Sie sind auf Seite 1von 4

Sedentarismo

Sedentarismo
O sedentarismo a falta de atividade fsica suficiente para o corpo e que tambm acaba afetando a sade e atrofiando os msculos. Quando se fala em atividade fsica, ela no est necessariamente apenas na prtica de esportes. As atividades fsicas podem ser caminhada at o trabalho, subir escadas, realizar alguns esforos fsicos ou at mesmo as donas de casa, que de certa forma fazem esforos, limpando suas casas. O Sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias dirias com qualquer tipo de atividade fsica, pessoas que no tem costume de fazer qualquer exerccio. Para sair da classificao do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana. A falta de atividade fsica causa o sedentarismo que como consequncia traz o aparecimento de doenas como a hipertenso, doenas respiratrias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e tambm distrbios cardacos. Hoje mais de 60% da populao no pratica nenhum tipo de atividade fsica.

A pratica da atividade fsica traz benefcios sade, como: o o o o o o o Ajuda a controlar o peso; Diminui a presso sangunea; Reduz o risco de desenvolver a presso alta; Diminui o risco de desenvolver doenas, como a diabete; Ajuda a manter ossos, msculos e articulaes saudveis; Ajuda a prevenir e diminuir a obesidade; Promove o bem-estar.

Sedentarismo

O Sedentarismo classificado como uma doena e atinge cada vez mais pessoas no mundo. Uma das principais causas so as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez no damos conta disso e mesmo sem saber a populao acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento. Existem muitas formas de se evitar o sedentarismo como: o o praticar atividades fsicas, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar bola com os amigos fazer alguns esforos no dia a dia, descer do nibus alguns pontos antes e completar o percurso fazendo caminhada; deixar o controle remoto de lado e levantar para mudar o canal da TV; procurar subir as escadas ao invs de usar o elevador, etc;

Essas so formas de se evitar o sedentarismo, alm de fazer muito bem sade. So pequenas mudanas da vida moderna e que no percebemos que podem fazer a diferena. O ideal apenas mudar os hbitos do dia a dia e mesmo sem tempo ou dinheiro voc consegue ter uma vida mais saudvel. Sedentarismo

O Brasil ainda um pas de sedentrios


2
O Brasil um pas de preguiosos. A pequena parcela da populao com disposio de calar um par de tnis para se exercitar formada majoritariamente por homens jovens e com alto poder aquisitivo. O futebol , disparado, o esporte mais praticado, seguido por corrida e caminhada. Essas so as principais concluses d maior pesquisa j feita sobre os hbitos esportivos dos brasileiros. Os resultados preocupam. indiscutvel que a prtica de esportes, associada urna alimentao regrada, est diretamente ligada a uma vida mais saudvel.

Estudos recentes deixaram ainda mais evidentes essa relao. Quem se exercita regularmente aumenta a expectativa de vida, reduz o risco de morte por infarto e derrame e combate a depresso e o stress. O Estudo sobre Prtica de Esportes foi conduzido por um ano pela filial brasileira da Spon+Markt, empresa alem com 25 anos de mercado e presena em 120 pases. Foram ouvidas 46308 pessoas a partir de 16 anos, em 130 cidades com mais de 200 000 habitantes de todos os estados. Dos entrevistados, 62% disseram jamais praticar atividade fsica. O ndice bem maior entre as mulheres do que entre os homens. " uma questo social. A maioria das mulheres precisa trabalhar fora e tambm cuidar da casa. Essa dupla jomada dificulta a prtica de esportes", afirma Cesar Gualdani, presidente da Sport+Markt. A faixa etria e a classe social tambm so fatores determinantes. Os jovens de maior renda tm mais informao sobre os benefcios da atividade fsica e mais acesso a clubes, parques e academias. Alm disso, passam menos horas presos no trnsito, ou seja, encontram tempo e disposio para se exercitar.

Sedentarismo

Das könnte Ihnen auch gefallen