Sie sind auf Seite 1von 16

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Uso do vdeo online como sintoma de alternativa para a TV na era digital


1

Andr Fagundes Pase Resumo Com a crescente indefinio do padro da TV Digital em alguns pases do mundo e a adaptao do modelo analgico para o digital, no s observamos a repetio das mesmas lutas pr padres do comeo do sculo XXI bem como uma pluralidade de alternativas para o vdeo digital. Diante deste impasse, exemplos indicam que a Internet pode ser uma alternativa para o escoamento desta produo, permitindo uma democratizao da informao que dificilmente ser vista nos aparelhos de TV. Palavras-chave Internet; televiso; vdeo online; IPTV O fenmeno da integrao dos aparelhos no novo. A sala das casas foi modificada nos anos 40 com a presena do rdio e depois da televiso, que tambm era vendida em um nico mdulo integrado. Este hbrido de mvel e eletrodomstico tambm contava com um prato para LPs. Mais adiante, a difuso dos reprodutores de fita cassete e os rdios com transistores culminaram nos walkmans, marca registrada da Sony que virou substantivo.

A unio ou modificao dos dois meios de comunicao em um foi observado em outros casos, como os 3 em 1 dos anos 80 (LP, rdio e cassete) e os telefones celulares no sculo XXI. Com a popularizao da musica digital no formato MP3 e das conexes atravs da porta USB, a Phillips lanou em 2002 o eletrodomstico Expanium. O microsystem inovou ao aceitar dados vindos do computador e reproduzir nas caixas de som tradicionais.

Apesar das alteraes, a juno de um meio ou outra tecnologia com outra no resultou na modificao da linguagem, apenas houve uma justaposio de duas vantagens na formao de um construto diferente. Srgio Bicudo, no artigo Cultura Digital e Arquitetura da Informao, indica que isto fruto da digitalizao da comunicao.

Trabalho apresentado ao NP Tecnologias da Informao e Comunicao, do VI Encontro dos Ncleos de Pesquisa da Intercom Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Comunicao Social pela FAMECOS/PUCRS. Professor de Jornalismo Online do curso de Jornalismo da Instituio. Contato por e-mail: afpase@pucrs.br .

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Tecnicamente, com o processo de digitalizao, todas as mdias podem se fundir. Todo tipo de informao pode ser traduzido em uma estrutura binria de bits e, como tal, ser processado por qualquer tipo de eletro/eletrnico digital, telefone, computador ou assemelhado que exista ou venha a ser inventado. A utilizao no definida pela limitao tecnolgica e sim pela adequao ao uso, quanto ao local comodidade, interatividade e praticidade (BICUDO, 2004, p 101)

O avano da informtica, processo que iniciou nos anos 80 com a popularizao da microinformtica bem representada pelo fenmeno das vendas de aparelhos em magazines -, resultou no uso habitual dos computadores. A formao das redes, alm do posterior aumento da largura das bandas de transmisso, aliada com a digitalizao da comunicao, serviu como base para o trfego de contedo multimdia na Internet. Um interessante estudo da evoluo da Grande Rede foi realizado por Manuel Castells em A Sociedade em Rede.
A Internet tem tido um ndice de penetrao mais veloz do que qualquer outro meio de comunicao na histria: nos Estados Unidos, o rdio levou 30 anos para chegar at 60 milhes de pessoas; a TV alcanou esse ndice de difuso em 15 anos; a Internet o fez apenas trs anos aps a criao da teia mundial. (CASTELLS, 1999, p. 439)

A origem da digitalizao do vdeo leva aos anos 80. Seguindo a tendncia dos compact discs, a indstria ofereceu alta resoluo sob a forma dos laser discs, que ficaram restritos ao pblico de musica erudita. Na seqncia, o sinal da TV foi reforado com os receptores digitais nos anos 90, operando na televiso paga. A digitalizao da televiso tornou-se um horizonte, com sua distncia reduzida atravs de aparelhos de melhor definio, como a High Definition Television (HDTV). Se na implantao da televiso convencional houve uma difuso de formatos que fatiou o mundo em PAL, PAL-M e SECAM, a TV transmitida digitalmente tambm tem seus diferentes padres. Este registro est presente no livro Uma Histria Social da Mdia (2003), de Asa Briggs e Peter Burke, que registra a evoluo de passos descritos anteriormente em um tom de anlise e antecipao de tendncias por Nicholas Negroponte em Vida Digital (1995).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Chineses, europeus, americanos e japoneses possuem seus sistemas especficos, enraizados em fatores culturais e na indstria local. Questes como a presena ou no do e-mail, alem da interatividade, variam de pais para pais em virtude do padro definido para cada territrio, tornando as normas locais e incompatveis entre si. Fenmeno til para as indstrias, governos e entidades de pesquisa, que podem desenvolver produtos especficos e at mesmo pesquisar possibilidades para os mercados, como no Brasil. Para o advogado norte-americano Lawrence Lessig, mentor do projeto de reviso do copyright Creative Commons

(http://www.creativecommons.org), a guerra dos padres da TV mais uma das disputas mundiais pela definio de um sistema de comunicao, com seus reflexos econmicos e tambm sociais.

Mas a encruzilihada digital, expresso usada por Srgio Caparelli e Vencio Lima em Televiso: Desafios da Ps-Globalizao (2004) para definir o momento atual, entre os caminhos da televiso e da Internet, torna-se cada vez mais confusa e repleta de oportunidades com o desenvolvimento das comunicaes. Este fenmeno de transformao recorda a prpria origem do meio televisivo, com pluralidade de formatos.

Neste contexto, no apenas empresas de comunicao, mas profissionais free-lancers, realizadores cinematogrficos e usurios amadores das tecnologias audiovisuais conseguem escoar a sua produo reprimida atravs da Internet. O material que no exibido atravs da televiso acaba nos arquivos do formato torrent, nas pginas e nas trocas de arquivo. Alem disso, a facilidade de sites como o You Tube fazem com que cada pessoa transmita a sua mensagem e sem pagar por espao em um servidor online.

Na metade da primeira dcada do sculo XXI, observamos indefinies e alternativas para a transmisso audiovisual digital. Para uma melhor compreenso das definies, formataes e caminhos que formarama televiso e depois contrastar com a Internet, necessrio recordar o incio da televiso. Conforme sintetizam Asa Briggs e Peter Burke, a transmisso dos sinais televisivos envolve um processo de varredura de uma imagem por um feixe de luz em uma srie de linhas seqenciais movendo-se de cima para baixo e da esquerda para direita.
3

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Quando a luz passa por ela, cada parte da imagem produz sinais que so convertidos em impulsos eltricos, fortes ou fracos. Posteriormente, estes impulsos so amplificados e transmitidos pelo cabo ou pelo ar, por ondas de rdio que so reconvertidas em sinais de luz na mesma ordem e mesmo valor do original. (BRIGGS; BURKE, p. 179, 2004)

As pesquisas iniciais mostravam diferenas no modo como essa leitura das imagens reais feita e repassada para as ondas de rdio. O primeiro modelo foi atravs da varredura mecnica, que contava com um disco giratrio perfurado, e outro utilizava uma captao eletrnica. Paul Nipkow desenvolveu o projeto de um captador mecnico em 1885 na Alemanha, mas no colocou em pratica (BRIGGS; BURKE, p. 179, 2004). Este mtodo foi utilizado no artigo de Constantin Perskyi apresentado no Congresso Internacional de Eletricidade na Feira Mundial de Paris no dia 25 de agosto de 1900. Alm de ser o primeiro registro da palavra televiso, o trabalho ainda remete s pesquisas de Nipkow. (WIKIPEDIA, 2006)

Ainda na Europa, o Boris Rosing finalizou um modelo de captao e transmisso de sinais com um tubo de raios catdicos utilizado para exibir os sinais recebidos na cidade de So Petersburgo em 1907. A soluo definitiva para a transmisso tambm nasceu do leste do continente. O uso de uma emisso contnua de eltrons agregada com a capacidade de acumulao e armazenamento de eltrons secundrios durante o processo de varredura foi proposto pelo hngaro Klmn Tihanyi em 1926 com patente publicada em 1928 (WIKIPEDIA, 2006).

Apesar das experincias, a transmisso de imagens ao vivo, em tons de cinza foi realizada por John Logie Baird. Em 26 de janeiro de 1926, o escocs convidou

membros da imprensa e comunidade cientfica para uma demonstrao pblica do sistema. A disputa por um padro dominante de tecnologia de televiso no mercado norte-americano foi classificada por Hal Hellman como uma das mais energticas j observadas na rea. Em Great Feuds of Technology, o autor resgata a histria de David Sarnoff e Philo T. Farnsworth nas dcadas de 20 e 30. As pesquisas europias chamaram a ateno do jovem Farnsworth e da empresa RCA. Enquanto o primeiro

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

trilhou caminho prprio, a empresa buscou contratar especialistas no novo tema para repetir o domnio mostrado no meio radiofnico.

Vladimir Zworykin, aluno de Rosing na Rssia, desenvolveu um projeto para viso distancia de um modo eltrico, mas abandonou os projetos e migrou para os Estados Unidos em 1920. No novo continente, desenvolveu pesquisas para a Westinghouse, mas os relatos sobre um sistema de varredura eltrica para a captao das imagens no receberam ateno por parte da diretoria da empresa (HELLMAN, 2004).

O imigrante russo decidiu buscar apoio com uma empresa focada na comunicao, sem o interesse nos eletrodomsticos como a Westinghouse. David Sarnoff j era conhecido pelo seu trabalho no meio radiofnico e a RCA era referncia no rdio. O executivo contratou Zworykin e financiou as suas pesquisas em 1929.

A disputa pelos padres envolveu processos judiciais e at o testemunho de um professor de Farnsworth. A RCA utilizou o seu poder de lobby junto outras empresas e terminou definindo o padro vigente para o mercado norte-americano. (HELLMAN, 2004).

Paralelo a isso, as transmisses na Inglaterra tambm surgiram de forma mais oficial na dcada de 30. O consrcio EMI-Marconi ofereceu um sistema sem elementos mecnicos, j todo eletrnico, enquanto Baird apresentou evolues eletromecnicas com base nas pesquisas do norte-americano Farnsworth. Ambos iniciaram testes abertos com material da BBC, mas o interesse nas comunicaes de modo comercial cessou com a 2 Guerra Mundial, retornando com o fim do conflito e j com o formato PAL (BRIGGS; BURKE, p. 182, 2004).

Conforme observado diante do resgate da origem da televiso, as perspectivas digitais refletem conflitos presentes na origem do meio. A definio de padres pelos governos dos paises, pesquisas de formatos incompatveis e jogos de mercado no so prticas do sculo XXI, mas do DNA televisivo.

No sculo XXI, horizonte digital, os estudos de Srgio Caparelli observam as regras desta expanso, muitas vezes conseqncia de normas antes estabelecidas para a
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

comunicao tradicional nas dcadas de 60 e 70. Grandes grupos de comunicao, conforme descrito em Televiso: Desafios da Ps-Globalizao, j buscam adaptaes, quando no ditam regras, para a nova realidade. A obra, escrita com Vencio A. De Lima, descreve este cenrio com a devida observao das tendncias.

Antnio Brasil criticou as divies dos sietemas da TV Digital e o papel do Brasil neste contexto no livro Telejornalismo, Internet e Guerrilha Tecnolgica. A TV Digital est repleta de promessas que demandam mais pesquisas. Assim como em outras pocas, promessas tecnolgicas ou revolues nomeio televisivo (...) so conversas de bom sedutor interessado em ganhar dinheiro. (BRASIL, 2002,p. 362)

Voltando ao texto de Bicudo, encontramos uma anlise do atual momento do setor no pas. "O momento tecnolgico favorvel propagao global da informao, o que possibilita a pases relegados a um "terceiro plano", como o Brasil, propor solues criativas, apontando caminhos diferentes dos que vm dos centros mais "desenvolvidos". " (BICUDO, 2004, p. 101)

Estes estudos foram realizados durante o perodo de incubao do Sistema Brasileiro de Televiso Digital. A proposta de uma plataforma nica e 100% brasileira proposta pelo governo federal tranformou-se e os prprios prazos para a transmisso na Copa do Mundo de 2006 foram colocados em dvida no final do primeiro trimestre do corrente ano. As propostas do padro DVB, da Europa, e ISDB, do Japo, descartando o ATSC norte-americano.

As inovaes tecnolgicas apresentadas pelas universidades, como os mdulos SORCER e SAINT da PUCRS, foram desvalorizadas pelo Ministro das Comunicaes Helio Costa em janeiro de 2006. Mesmo com aspectos relevantes e robustos perante os outros padres de emisso digital, os estudos no foram colocados em pratica conforme fora previsto para os membros das academias envolvidas no projeto e afirmadas em cartas de requisio de pesquisa assinadas inclusive pelo autor deste trabalho e que no podem ser publicadas em virtude de um acordo de no revelar as informaes (nondisclosure act) assinado em 2004.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Com alteraes no cronograma proposto pelo Ministrio das Comunicaes, o Brasil mostrou forte interesse pelo padro japons, mas a escolha permanece em aberto, mesmo com jornais do porte da Folha de So Paulo garantindo a escolha. Por trs de todo o processo, h uma escolha que no envolve apenas a economia, mas tambm a campanha para a reeleio do Presidente Lus Incio Lula da Silva.

As atuais emissoras de televiso abertas do Brasil mostraram interesse no padro japons, inclusive com uma campanha reforando o atual carter aberto e livre. Em segundo plano est a manuteno das atuais concesses e caractersticas deste novo padro, que mantm a atual grade de sete canais na transmisso terrestre. Alm disso, a transmisso do contedo para dispositivos mveis realizada pela emissora e no tambm por operadoras de telefonia celular, o que manteria tambm a transmisso para um seleto grupo de empresas do meio.

A outra forma, o DVB europeu, trabalha com um espectro de canais maior e com contedo mvel transmitido pelas empresas de telefonia, em melhor situao financeira que as redes de televiso. Neste jogo poltico-econmico, o governo brasileiro, conforme reportagem da Folha de So Paulo (2006), teria interesse em escolher o formato nipnico, com adaptaes. As empresas telefnicas receberiam a concesso para a explorao do servio de IPTV, uma televiso totalmente via protocolo IP, o mesmo da Internet.

Ao passo que a definio do padro brasileiro adiada, mesmo com sucessivos movimentos dos grupos financeiros, a digitalizao dos vdeos via Internet e na produo do material aumenta. Apesar de ser analgica em boa parte do mundo, a produo para TV cada vez mais utiliza tcnicas digitais e abandona padres analgicos de edio, redao e armazenamento. Se a parte do backstage da televiso est nesse universo, os aparelhos recm agora caminham para isso, com a presena das televises de LCD ou plasma, mas ainda caras.

J os computadores agregam cada vez mais recursos e aplicaes multimdia, compensando eventuais trocas do aparelho por atualizaes de softwares ou incluso de mais recursos de memria. O cenrio fica completo com as conexes com a Internet, que oferecem mais velocidade e contam com tabelas de preo, alem do acesso discado
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

gratuito. Ou seja, o computador aos poucos agrega para si recursos antes do campo audiovisual.

Um interessante exemplo desta interseco est nos programas de televiso digitalizados disponveis para download. A quarta temporada do seriado 24 Horas exibida apenas nos Estados Unidos, mas cerca de uma hora aps a sua exibio j possvel encontrar o arquivo com o episdio digitalizado na Internet. Fs da srie de outras partes do mundo podem assistir na tela ou at mesmo exportar o sinal do computador para o televisor. A base do sinal digital.

Aps observar este tipo de troca de arquivo, Mark Pesce mapeou a troca de arquivos com o seriado Battlestar Galactica. Produzido por uma parceria entre emissoras norteamericanas e inglesas, foi exibido em 18 de outubro de 2004 na Amrica. O pblico europeu apenas veria em janeiro de 2005, mas espectadores que gravaram o episdio inicial converteram em formato DivX;), para ser visto no computador, horas depois da primeira transmisso. Os dados foram divulgados em uma palestra realizada no dia 6 de maio de 2005 na Australian Film Television and School em Sydney e o autor ainda afirmou que a TV como conhecemos normalmente morreu neste dia (relato disponvel em http://www.mindjack.com/feature/piracy051305.html).

A distncia entre o computador e a televiso diminuiu, e aparelhos como o iMac (do tamanho de uma tela de 20 polegadas, http:llwww.apple.com), o seu clone Sony Vaio e o MacMini, aliados a sistemas adaptados como o Windows Multimedia Edition (http:llwww.microsoft.com), reforam a presena da comunicao no computador, que passa a ser um centro de mdia domstico.

Esse fato deve ser observado em conjunto da anteriormente citada informatizao dos aparelhos.

"O quadro atual no indica que o computador ser o centro das mdias, e, sim, que todas as mdias j se tornaram, ou tornaro em breve, computadores. ..Na verdade, parece incrvel que a televiso ainda no seja um "computador" ou ao menos digital. II (BICUDO,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

2004, p. 102).

A juno da televiso com computador foi reforada por Nicholas Negroponte em Vida Digital. Na obra, lanada em 1995, o autor recorda as disputas por padres e ainda afirma que "a chave para o futuro da televiso parar de pensar nela como televiso. Pensar em termos de bits beneficia sobretudo a TV. Os filmes so, tambm eles, apenas um caso particular de transmisso de dados. " (NEGROPONTE; 1995, p. 53). A manuteno do pensamento oposto a esse, segundo Negroponte, est na base das empresas, "redutos do antigo pensamento analgico" (p. 44). Um indicador desta filosofia a aposta da Microsoft na InternetTV, lanada em janeiro de 2005.

Aos poucos, o prrpio padro de transmisso ao vivo da TV alterado. A variedade de funes do TiVo (e seus clones, como o embutido no receptor da SKY+) permite que o instantneo seja freado, que o agora ganhe contornos de um arquivo acessado em streaming direto, sem falar nas facilidades para gravao e programao - tudo em bits.

Enquanto no existem regras, o uso feito pelas empresas de comunicao constri o caminho. A publicao dos vdeos ao lado de matrias em texto, grficos e udio da CNN apresentada em 2001 foi adaptada para diferentes padres, como os gols da Copa do Mundo de 2002 vistos pelo Yahoo!. Se outrora unidos e volumosos os arquivos eram bem recebidos, o streaming tambm serviu para driblar as baixas conexes nas transmisses de programas menores ou pequenas matrias.

Mesmo compactados, shows como a volta de Paul McCartney ao Cavern Club na Inglaterra foram divulgados para o mundo ao vivo. A nica exigncia era ter um determinado software, no caso o Windows Media, para visualizar. em novembro de 1999, 3 milhes de mquinas (por analogia para compreenso de dados na rede, cada mquina equivale a no mnimo um usurio) acessaram a transmisso do evento. 0 recorde foi quebrado por Madonna em dezembro de 2000, 9 milhes acessaram o site da MSN para ver apenas seis msicas (THE GUARDIAN, 2005).

Alm da necessidade apenas da troca ou atualizao do software no computador, o

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

vdeo "cortado", como conhecido nos ambientes de produo, permite que uma programao exibida ganhe uma sobrevida na Internet. Se antes uma reportagem era repetida nos telejornais de uma emissora, por exemplo, agora ela est disponvel para que o pblico veja a qualquer mo mento.

Este formato, previsto principalmente por Negroponte, foi reforado com o lanamento do Globo Media Center em 2003. O contedo da TV foi quebrado em partes menores, inclusive com a reduo das novelas a pequenos trechos. No campo jornalstico, matrias so disponibilizadas aps a exibio na TV convencional. Se o norteamericano afirmou que "o horrio nobre o meu" (1995, p. 165), possvel afirmar que a ordem de valores na apresentao de um programa tambm particular. Quem no deseja ver as notcias de economia pode apenas clicar nos vdeos esportivos ou, em um exemplo na rea do entretenimento, possvel ver as cenas finais do captulo da novela antes de abrir o arquivo com as primeiras imagens do captulo.

Este modelo do streaming das televises tambm gerou uma fonte de renda para as emissoras com arquivos grandes. A Globo, h 40 anos no ar, criou uma rea paga com um banco de dados que continua a crescer. Imagens dos anos 70 e 80 preservadas em arquivos agora voltam para a programao, mas focada para a necessidade de cada usurio, e ainda servem com

O servio de broadcast na web ganhou flego com sites como o Google Video (http://video.google.com) e o You Tube (http://www.youtube.com). De acordo com nmeros do site, apenas no You Tube so exibidos mais de 30 milhes de videos por dia (ESTADO DE SO PAULO, 2006). O custo para a hospedagem do material, que fica em streaming na rede, gratuito. Toda a liberdade e democratizao prevista para o formato da televiso digital encontra vazo na Internet. Mesmo o problema do alto custo de um microcomputadro combatido atualmente, com propostas do porte do laptop de US$ 100.

Nesse novo contexto da comunicao, tambm necessrio olhar o papel do internauta. George Gilder, na obra Telecosmo, argumenta que as grandes larguras de banda vo

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

alterar ainda mais a informtica e as comunicaes. Para ele, "a televiso, de alta potncia e baixa opo, morrer. Est rapidamente cedendo espao largura de banda de baixa potncia da Internet com uma mirade de opes." (2001, p. 309).

Justapondo os pensamentos de Gilder, Negroponte e Bicudo, observamos que h um novo consumidor da informao. Ele tanto o flanur do ciberespao (Lemos, 2002, p. 78) como tambm o tradicional espectador da TV acostumado com a troca de canais. No apenas consumidor, mas tambm trabalha a mesma, interagindo com ela desde as escolhas da programao at o fato de indicar um vdeo para download para um amigo atravs de um sistema de mensagens instantneas. O pblico torna-se fruidor, degustador dos dados que recebe.

Lorenzo Vilches aborda o comportamento do pblico e possveis caminhos para o estudo disso em a Migrao Digital. "Mas hoje os conceitos de emissores-receptores no so adequados para a rede.. Devem-se definir novas categorias, para enfrentar a nova natureza dos meios, dos pblicos e dos acessos." (183)

O comportamento do pblico, que hoje ocupa boa parte da sua conexo para o download - visto que 30% do trfego da rede de dados passando pela rede Bit Torrent (WIRED, 2004). Sistemas como o TiVo para TV e rdio permitem que usurio no s grave, mas manipule o armazenamento da mdia ao seu bel prazer. Ainda h o RSS, libertando o leitor online de recursos grficos mais robustos e alguns anncios - criando um processo de acelerao da informao.

Conforma afirma Lorenzo Vilches em A Migrao Digital (2001), "a pesquisa de audincia se deslocar, cada vez mais, para o estudo do status do usurio epara a sua nova funo como pea-chave da convergncia dos meios." (p. 21)

No ambiente domstico digital, o contedo diz quanto vai durar, a sua importncia ou relevncia para o usurio ou um grupo vai determinar o seu nmero de acessos. A audincia no mais por pessoas vendo, mas por acessos, que necessitam de um raio-x das conexes e sistemas utilizados. Alm disso, a alta capacidade de back- up permite

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

que o pblico faa seus arquivos, muitas vezes sem controle do que est guardado.

Os telephones celulares tambm entraram na lista dos aparelhos reprodutores de linguagens. Mesmo com as atuais restries dos formatos de TV Digtal no momento da transcrio para os dispositivos movies, o caminho do material feito no computador e disponibilizado na Internet serve para levar contedo rico nos locais com area de cobertura da telefonia.

No ambiente do vdeo pelo computador, o uso atravs dos dispositivos mveis muitas vezes nem precisa de uma nova formatao, em virtude da capacidade dos aparelhos de acessar a Internet. Alm disso, os celulares que acessam a web contam, na sua maioria, com e- mail, formando pequenas unidades "genricas" dos microcomputadores tradicionais.

Este caminho mais acessvel pode ser uma alternativa econmica para o futuro. Para as empresas, o processo de digitalizao iminente, mas ainda necessria uma democratizao maior dos microcomputadores com recursos multimdia. A prpria placa de som, item avanado para o ano de 1995, dez anos depois faz parte das configuraes standard.

O fluxo inverso, colocar a informtica na TV, esteve nas metas de empresas como a Microsoft, que inclusive assinou uma parceria com a Globo.

"O acordo previa, na poca, o desenvolvimento conjunto de aes de TV Digital, Web TV e a construo de um portal de Internet. 0 projeto chegou a ser desenvolvido, mas Globo e Microsoft acabaram divergindo, aos 42 minutos do segundo tempo, sobre qual caminho seguir. " (VIEIRA, 2003, p. 180)

Mesmo

com

manuteno

das

iniciativas

antigas,

como

WebTV

(http:llwww.webtv.com/) e a tentativa de interligao via Bluetooth entre o Windows XP edio Media Center, que no obteve sucesso em apresentao relaizada em janeiro de 2005, a nova vedete da empresa a IPTV, uma televiso atravs do protocolo IP .

12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Esta tentative requer uma conexo com banda larga e um computador ligado ao televisor, que atua como monitor. A Internet j utilizada pelo pblico, que hoje conta com dois milhes de assinantes dos services de acesso por banda larga do total de 14 milhes de internautas brasileiros (IBGE, 2004) e precisaria de pequenas atualizaes. Um modelo parecido poderia at mesmo ser adotado no Brasil, mas com a devida nfase em protocolos de Software Livre e computadores com custo reduzido. Atualmente, a web tambm serve de base para complementos da programao da TV. Assim como o cinema, que chega a ter pginas fictcias de alguns filmes - como foram criados sites para Blair Witch, Artificiallntelligence e Eternal Sunshine of the Spotless Mind, entre outros (IMDB, 2005) -, a televiso explora isso em alguns seriados. Mas a srie 24 Horas, que tambm criou os episdios para a srie, inovou em 2003. No incio da 3 temporada, a atriz Elisha Cuthbert, que interpreta Kim Bauer, participou de um chat em vdeo sobre a srie, dando pistas sobre os novos programas

(http:l/www.fox.com).

Esta sada da Televiso pelo IP, no necessariamente pelos padres da Microsoft, tambm tem um carter mais aberto, sem as restries de grandes grupos na definio dos padres. Um exemplo disso o Adultinternet. TV, "canal" de televiso com contedo adulto e de acesso pago via Internet. O mesmo vale para grupos alternativos, como a Ciranda da Notcia (www.ciranda.net), que publicou material jornalstico independente e licenciado para publicao em outros meios desde que citada a fonte.

Outro ponto interessante a abertura da Internet para novos padres, novas formas de compactar contedo multimdia com menor tamanho de bytes e melhor qualidade. Isto preserva a abertura para o desenvolvimento de novos sistemas sem a padronizao em escala industrial proposta pela TV Digital e o seu set- up box de acesso.

Uma nfase no vdeo via Internet sedimenta um caminho mais democrtico e criativo, alm de j conhecido pelo pblico, sem a necessidade de uma nova alfabetizao digital. O mesmo processo de incluso realizado atualmente serviria para as transmisses. Alternativas como a do Participatory Culture, que hospeda videos online de forma gratuita, e do Yahoo Videos, espao de transmisso/armazenamento virtual

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

para u surios do GMail, permitem um uso da capacidade multimedia da rede sem a associao a um grupo de comunicao ou mesmo empresa.

Outro ponto interessante a agilidade deste paradigma, que acompanha o ritmo da rede e permite ao usurio ter no seu aparelho diversos sistemas de codificao e decodificao, como se contasse com diferentes tipos de televisor em casa. Alm disso, a interatividade j nativa e bastaria apenas adaptar messengers ou mesmo criar pginas em HTML ou SMIL como suporte para a criao de caminhos e escolhas.

A adoo de padres, como pretende o governo brasileiro, pode ter resultados no futuro, mas continua a ser gestada nos escritrios federais e passvel de presses externas de indstrias. O caminho da informtica, dentro das suas devidas propores, delega o desenvolvimento, avano e publicao do contedo no apenas para as grandes, mas tambm para pequenas empresas - o que reflete nos pequenos usurios que juntos formam a grande "massa" da cibercultura.

Em uma conversa com Anthony Giddens relatada no livro En El Lmite, Will Hutton afirma que Los capitalistas saben que se puede ganar una fortuna mediante la exploracin de nuevas tecnologas, pero nadie puede saber de antemano qu tecnologa va a triunfar. (HUTTON in GIDDENS, 2002, p. 39). Na era da informao e da convergncia de mdias, j observamos veculos de diferentes naturezas convivendo entre si. A disputa por padres no tem um resultado definido, mas o modo como cada uma destas novas alternatives de video sera usada pelo pblico vai ajudar a definir o futuro desta comunicao.

Como viso, as polticas do setor de cada pais definem o comportamento do usurio, relao que ocorre de modo inverso no universo informtico. A liberdade para escolhas e sistemas regida pelas possibilidades de cada usurio e de acordo com a finalidade do equipamento e dos programas que sero utilizados. O mesmo fenmeno, no apenas uma economia liberal para iniciativas mas sim de um controle de padres mais flexveis e compatveis, pode ser visto com relao as tecnologias de internet sem fio no padro WiFi e na prpria Internet. O padro HTML, por exemplo, no conta com registros e

14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

patentes para um grupo ou empresa, mas as mesmas desenvolvem aplicaes e contedos alicerados por este formato.

No incio do ano, jornais como Estado de So Paulo e Folha de So Paulo anunciaram 2006 como o ano da Web 2.0. Esta indicao de um novo patamar da grande rede foi realizada apos observar no apenas sites com mais servios ou novo design, mas sim a migrao para a web de servios e at mesmo de programas, como os editores de texto.

Alem disso, sites como o Flickr, MySpace e You Tube colocam online a expresso do Internauta em fotos e vdeos, potencializando blogs e pginas feitas de modo mais simples. A representao do imaginrio online do internauta torna-se mais completa.

Paralelo a isso, a televiso enfrenta a sua digitalizao. Meio tradicional, no enfrentava um processo de alterao na sua concepo de transmisso desde a entrada da televiso colorida nas dcadas de 60 e 70. Nos anos seguintes, adaptou-se com o desenvolvimento do controle remoto, dos videojogos e dos videoscassetes. Na virada do sculo, a TV Digital foi definida, mas definies polticas e de mercados influenciaram no processo.

Neste contexto de pr-converso para o digital, demandas reprimidas do meio audiovisual - como filmes em curta- metragem, edies feitas de modo simples e vdeos produzidos por profissionais freelancers encontraram um caminho para chegar at o pblico. Videocasts como o Rocketboom (http://www.rocketboom.com) ou a gama de arquivos indexados no You Tube (http://www.youtube.com) indicam que a Internet pode ser uma alternativa para a produo de material em vdeo mesmo com os sistemas de TV digital.

Se observado o histrico da televiso, as invenes e definies de padro provocaram disputas e at mesmo guerras comerciais no comeo do sculo XX. Neste contexto online, a sua exploso, como vista nos dias atuais da web, pode prover uma alternativa democrtica para a expresso audiovisual e digital dos cidado conectados. Talvez no tenham o poder de atingir o imenso pblico da TV, mas agora contam com um espao para experimentar e dialogar de forma direta com seu pblico.

15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXIX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao UnB 6 a 9 de setembro de 2006

Referncias bibliogrficas

BICUDO, Srgio. Cultura Digital e Arquitetura da Informao in LEO, Lcia. Derivas: Cartografias do Ciberespao. So Paulo: AnnaBlume, 2004. BRASIL, Antnio C. Telejornalismo, Internert e GuerrilhaTecnolgica. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2002. BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Histria Social da Mdia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. CAPARELLI, Srgio; LIMA, Vencio. Televiso: Desafios da Ps-Globalizao. So Paulo: Hacker Editora, 2004 CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. CREATIVE COMMONS. Los Angeles, Estados Unidos, 2005. Disponvel em http://www .creativecommons.org FOX. Nova York, Estados Unidos. Disponvel em http://www.fox.com GILDER, George. Telecosm. Nova York, EUA: Free Press, 2000 HELLMAN, Hal. Great Feuds in Technology Ten of the livest disputes ever. Hoboken, New Jersey, Estados Unidos: Wiley, 2004. HUTTON, Will; GIDDENS, Anthony. En El Lmite. Madri, Espanha: Spanish Language Books, 2002 IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Braslia. Disponvel em http://www.ibge.gov.br IMDB -Internet Movie DataBase. Nova York, 2003. Disponvel em http://www.imdb.com LEMOS, Andr. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2002 LESSIG, Lawrence. Entrevista concedida ao autor em 28 janeiro de 2005 durante o V Frum Social Mundial. NEGROPONTE, Nicholas. Vida Digital. So Paulo: Companhia dasLetras, 1996, 2a edio PESCE, Mark. Piracy is Good? Disponvel em http://www.mindjack.com/feature/piracy051305.html. Sydney, Austrlia, 2005. SBTVD. Campinas, 2005. Disponvel em http://sbtvd.cpqd.com.br. TELESSERIES. Porto Alegre, 2005. Disponvel em http://www.telesseries.com.br THE GUARDIAN, Londres, Inglaterra. Disponvel em http:/ /www .guardian .co. uk/online/story/O ,3605,407586,00. html. VILCHES, Lorenzo. A Migrao Digital. Rio de Janeiro: Loyola, 2001 WIRED. Nova York, Estados Unidos, 2005. Disponvel em http://www.wired.com

16

Das könnte Ihnen auch gefallen