Sie sind auf Seite 1von 4

QUESTES DA HISTRIA AOS ESTUDOS SOCIAIS 1.

Comente o perodo da Segunda Guerra Mundial at o final da dcada de 70 para a Histria: Da Segunda Guerra Mundial at o final da dcada de 70 foi um perodo de lutas pela especificidade da Histria e pelo avano dos Estudos Sociais no currculo escolar. Podem-se identificar dois momentos significativos nesse processo: o primeiro ocorreu no contexto da democratizao do Pas com o fim da ditadura Vargas e o segundo durante o governo militar. 2. Por que a Unesco interferiu na organizao curricular de Histria e na produo dos materiais didticos? E como deveria ser o contedo de Histria? Possveis perigos na nfase dada s histrias de guerras, no modo de apresentar a histria nacional e nas questes raciais, em especial na disseminao de ideias racistas e preconceituosas. A Histria deveria revestir-se de um contedo mais humanstico e pacifista, voltando-se ao estudo dos processos de desenvolvimento econmico das sociedades, bem como dos avanos tecnolgicos, cientficos e culturais da humanidade. 3. Fale da tendncia em substituir Histria e Geografia por Estudos Sociais: Essa proposta renovava o enfoque da disciplina que perdia o carter do projeto nacionalista cvico e moralizante, marcando a penetrao da viso norte-americana nos currculos brasileiros. Comente o ensino de Histria nos anos 50 e 60. Incio dos anos 50: e ao longo das dcadas de 50 e 60: E como a Histria era entendida? No incio dos anos 50 foi estabelecida uma nova seriao de Histria Geral e do Brasil para o ensino secundrio, por influncias de historiadores profissionais formados pelas universidades. Ao longo das dcadas de 50 e 60, sob inspirao do nacional-desenvolvimentismo, e da presena americana na vida econmica brasileira, o ensino de Histria, no nvel secundrio, voltou-se especialmente para o espao americano, fortalecendo o lugar da Histria da Amrica no currculo, com a predominncia da Histria dos Estados Unidos. A temtica econmica ganhou espao na disciplina com o estudo dos ciclos econmicos. A Histria era entendida a partir da sucesso linear dos centros econmicos hegemnicos da cana-de-acar, minerao, caf e industrializao. Paralelamente, introduziam-se, nos cursos das escolas experimentais e vocacionais, os programas de Estudos Sociais.
4.

5. Discuta os cursos introduzidos no ensino elementar, nas escolas primrias e no nvel secundrio: As experincias no ensino elementar centravam-se no desenvolvimento da ideia dos crculos concntricos, indicando o predomnio de um discurso de homogeneizao, de educao para o trabalho, de um preparo voltado para o advento do mundo urbano e industrial. No nvel secundrio foram propostos estudos econmicos baseados nos modos de produo, sob a influncia da historiografia marxista, como os do grupo que lanou uma produo didtica chamada Histria Nova, com uma abordagem histrica que enfatizava as transformaes econmicas e os conflitos entre as classes sociais, em detrimento da histria tradicional que valorizava o poltico e a trajetria vitoriosa da classe burguesa na consolidao harmoniosa do mundo moderno.

Nas escolas primrias, apesar das propostas de Estudos Sociais, prevaleciam os conhecimentos histricos baseados nas festividades cvicas, e nas sries finais preparavam-se os alunos com resumos da Histria colonial, imperial e republicana para atender ao programa dos exames de admisso. Comente a consolidao dos Estudos Sociais em substituio a Histria e Geografia: quando ocorreu e como ocorreu (consequncias): A consolidao dos Estudos Sociais em substituio a Histria e Geografia ocorreram a partir da Lei n. 5.692/71, durante o governo militar. Os Estudos Sociais constituram-se ao lado da Educao Moral e Cvica em fundamentos dos estudos histricos, mesclados por temas de Geografia centrados nos crculos concntricos. Com a substituio por Estudos Sociais os contedos de Histria e Geografia foram esvaziados ou diludos, ganhando contornos ideolgicos de um ufanismo nacionalista destinado a justificar o projeto nacional organizado pelo governo militar implantado no Pas a partir de 1964.
6.

7. Fale da organizao das propostas curriculares de Estudos Sociais: A organizao das propostas curriculares de Estudos Sociais em crculos concntricos tinha como pressuposto que os estudos sobre a sociedade deveriam estar vinculados aos estgios de desenvolvimento psicolgico do aluno, devendo, pois, partir do concreto ao abstrato em etapas sucessivas. Assim iniciava-se o estudo do mais prximo, a comunidade ou o bairro, indo sucessivamente ao mais distante, o municpio, o estado, o pas, o mundo. Os contedos ordenados hierarquicamente deveriam respeitar a faixa etria do aluno, por isso a histria do mundo no deveria ser ensinada na escola primria, por ser considerada distante e abstrata. 8. O que o aluno deveria dominar para compreender a Histria? Fale da linha do tempo e da viso linear dos acontecimentos: Essa viso da disciplina gerou os chamados pr-requisitos de aprendizagem, configurando-se a necessidade da aquisio de noes e de conceitos relacionados s Cincias Humanas. Para compreender a Histria o aluno deveria dominar, em princpio, a noo de tempo histrico. No entanto, o desenvolvimento dessa noo no ensino limitava-se a atividades de organizao do tempo cronolgico e de sucesso como dataes, calendrio, ordenao temporal, sequncia passado presente- futuro. A linha do tempo, amarrada a uma viso linear e progressiva dos acontecimentos, foi sistematicamente utilizada como referncia para distinguir os perodos histricos. Durante o governo militar ocorreram algumas transformaes no ensino e trouxe algumas consequncias. Comente-as. Essa viso da disciplina gerou os chamados pr-requisitos de aprendizagem, configurando-as a necessidade da aquisio de noes e de conceitos relacionados s Cincias Humanas. Para compreender a Histria o aluno deveria dominar, em princpio, a noo de tempo histrico. No entanto, o desenvolvimento dessa noo no ensino limitava-se a atividades de organizao do tempo cronolgico e de sucesso como dataes, calendrio, ordenao temporal, sequncia passado presente futuro. A linha do tempo, amarrada a uma viso linear e progressiva dos acontecimentos, foi sistematicamente utilizada como referncia para distinguir os perodos histricos.
9.

Por que os cursos de Licenciatura Curta surgiram? Em que eles contriburam? Para atender demanda de profissionais da rea de Estudos Sociais os governos militares permitiram a criao dos cursos de Licenciatura Curta o que contribuiu para o avano das entidades privadas no ensino superior e uma desqualificao profissional do docente.
10.

11. A dcada de 70 apresentou algumas mudanas para os profissionais do ensino. Comente-as. No decorrer dos anos 70 as lutas de profissionais, desde a sala de aula at a universidade, ganharam maior expresso com o crescimento das associaes de historiadores e gegrafos (ANPUH e AGB) que se abriram aos docentes, e seu engajamento na batalha pela volta de Histria e Geografia aos currculos escolares e extino dos cursos de Licenciatura de Estudos Sociais. DO RETORNO DA HISTRIA E DA GEOGRAFIA 1. Fale das mudanas ocorridas nos anos 80 e as conseqncias para o ensino: No processo de democratizao dos anos 80 os conhecimentos escolares passaram a ser questionados e redefinidos por reformas curriculares. As transformaes da clientela escolar composta de vrios grupos sociais que viviam um intenso processo de migrao, do campo para as cidades, e entre os Estados, com acentuado processo de diferenciao econmica e social, foravam mudanas no espao escolar. As novas geraes de alunos habituavam-se presena de novas tecnologias de comunicao, especialmente o rdio e a televiso, que se tornaram canais de informao e de formao cultural. Entrava pelas portas das escolas uma nova realidade que no poderia ser mais ignorada. O currculo real forava mudanas no currculo formal. Essas mudanas passaram a ser consideradas e discutidas pelos diversos agentes educacionais preocupados em absorv-las organizao e ao currculo escolar. O que gerou a discusso sobre o retorno da Histria e da Geografia ao currculo escolar? Os dilogos entre pesquisadores e docentes do ensino mdio, ao mesmo tempo em que se assistia a uma expanso dos cursos de ps-graduao em Histria, com presena significativa de professores de primeiro e segundo graus, cuja produo foi absorvida parcialmente pela expanso editorial na rea do ensino de Histria e da historiografia. As propostas curriculares passaram a ser influenciadas pelo debate entre as diversas tendncias historiogrficas. Os historiadores voltaram-se para a abordagem de novas problemticas e temticas de estudo, sensibilizados por questes ligadas histria social, cultural e do cotidiano, sugerindo possibilidades de rever no ensino fundamental o formalismo da abordagem histrica tradicional.
2.

3. A abordagem do ensino de histria era a Tradicional e foi criticada. Comente esta questo. Suas vertentes historiogrficas de apoio, quer sejam o positivismo, o estruturalismo, o marxismo ortodoxo ou o historicismo, produtoras de grandes snteses, constituidoras de macrobjetos, estruturas ou modos de produo, foram colocadas sob suspeio. A apresentao do processo histrico como a seriao dos acontecimentos num eixo espao-temporal europocntrico, seguindo um processo evolutivo e seqncia de etapas que cumpriam um trajetria obrigatria, foi denunciada como redutora da capacidade do aluno, como sujeito comum, de se sentir parte integrante e agente de uma histria que desconsiderava sua vivncia, e era apresentada como um produto pronto e acabado. 4. Surge a Histria Crtica e o que ela pretende? Desenvolver com os alunos atitudes intelectuais de desmistificao das ideologias, possibilitando a anlise das manipulaes dos meios de comunicao de massas e da sociedade de consumo.

5. Ocorrem novos estudos no mbito das cincias pedaggicas e o que mudou? Difundiam-se estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem nos quais os alunos eram considerados como participantes ativos do processo de construo do conhecimento. Uma perspectiva que, para o ensino de Histria, significava valorizar atitudes ativas do sujeito como construtor de sua histria, em consonncia com a viso de alguns educadores sobre propostas pedaggicas construtivistas. 6. Fale da ampliao dos currculos de Histria nas escolas de educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os contedos passaram a ser avaliados quanto s necessidades de atender um pblico ligado a um presentesmo intenso, voltado para idias de mudanas constantes do novo cotidiano tecnolgico. Os professores passaram a perceber a impossibilidade de se transmitir nas aulas o conhecimento de toda a Histria da humanidade em todos os tempos, buscando alternativas s prticas reducionistas e simplificadoras da histria oficial. 7. Comente os questionamentos sobre os mtodos de ensino, sobre os livros didticos e do ensino de Histria. Questionando-se sobre se deveriam iniciar o ensino da Histria por Histria do Brasil ou Geral alguns professores optaram por uma ordenao seqencial e processual que intercalasse os contedos das duas histrias num processo contnuo da Antiguidade at nossos dias. Outros optaram por trabalhar com temas e, nessa perspectiva, desenvolveram-se as primeiras propostas de ensino por eixos temticos. Para os que optaram pela segunda via, iniciou-se um debate, ainda em curso, sobre as questes relacionadas ao tempo histrico, revendo a sua dimenso cronolgica, as concepes de linearidade e progressividade do processo histrico, as noes de decadncia e de evoluo. Os livros didticos, difundidos amplamente e enraizados nas prticas escolares, passaram a ser questionados em relao aos contedos e exerccios propostos. A simplificao dos textos, os contedos carregados de ideologias, os testes ou exerccios sem exigncia de nenhum raciocnio so apontados como comprometedores de qualquer avano que se faa no campo curricular formal. Dessa forma, o ensino de Histria atualmente est em processo de mudanas substantivas em seu contedo e mtodo.

Das könnte Ihnen auch gefallen