Sie sind auf Seite 1von 27

F

Fotografia Tradicional
Na arte da fotografia, criatividade e tcnica andam juntas: aprenda sobre os principais temas e boas fotos! Fotografar se torna mais gratificante se seus resultados correspondem ao objetivo desejado: ngulo escolhido perfeito; iluminao com o efeito especial imaginado; realce da beleza do rosto em close; desfocalizao proposital do fundo para um ponto de interesse no primeiro plano, destacando-o dos demais. Para conseguir isso, preciso conhecer todo o potencial dos filmes e cmeras. Depois, com muita prtica e constante exerccio de observao, possvel obter resultados cada vez mais satisfatrios. Estas informaes bsicas e registro de imagens mostram, de forma ordenada e simples, os principais conhecimentos da arte fotogrfica. Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz. A luz , portanto, o elemento mais importante da fotografia, ao lado de mais quatro elementos bsicos: 1. Assunto 2. Cmera 3. Filme 4. Processamento (revelao) Para uma foto perfeita, necessrio dominar esses elementos bsicos, tendo seu pleno controle.

Luz
Por definio, luz a forma de energia radiante visvel. A luz indispensvel para sensibilizar o filme e nele formar as imagens fotogrficas. Logo, a qualidade de uma foto depende do controle da entrada de luz na cmera. Sempre que possvel, utilize o exposmetro - mais conhecido como fotmetro - para regular a cmera. Se no possuir fotomtro, leia com ateno a bula que acompanha cada filme para obter a orientao segura de regulagem. A luz pode ser:

Natural: luz do sol.

Artificial: luz incandescente, fluorescente, flash etc.

A luz que sensibiliza o filme refletida pelo assunto fotografado. Portanto, observe com cuidado a maneira pela qual o assunto est refletindo a luz. Os objetos polidos e brilhantes produzem fortes reflexos, que podem comprometer a qualidade da foto. As reas com diferenas de iluminao, isto , partes com muita reflexo de luz - ou muito claras - e partes com pouca reflexo - ou muito escuras - resultaro em fotos muito contrastadas. Procure manter sempre uniformidade de iluminao no assunto a ser fotografado.

Assunto
Tecnicamente, o assunto o que reflete a luz, ou seja, a luz incide sobre o assunto e por ele refletida com maior ou menor intensidade. Essa luz refletida passa atravs da lente da cmera e grava as imagens no filme. fundamental ver como o assunto reflete a luz e procurar obter melhores resultados dessa iluminao. Estude cuidadosamente os vrios efeitos produzidos pela reflexo da luz; mude a posio do assunto e das fontes de luz at conseguir o efeito desejado. Escolha do assunto Usando sua criatividade e tomando cuidados com a luz, voc pode fazer as mais diferentes fotos, nos mais variados ngulos. Procure fotografar cada assunto de diversos ngulos e com maneiras diferentes de iluminao. Os resultados podem ser surpreendentes.

Cmera fotogrfica
Faz fotografias com a utilizao da luz refletida pelo assunto que, passando atravs de sua lente, forma imagens em um material sensvel, que o filme. necessrio o completo conhecimento da cmera fotogrfica para conseguir bons resultados. Veja as partes que compem uma cmera e qual a funo de cada uma. Caixa prova de luz a estrutura bsica para a instalao dos demais componentes. Sua funo impedir a entrada de luz, a no ser aquela refletida pelo assunto, que deve passar pela abertura da lente. A penetrao de luz por outro local, que no seja a abertura da lente, poder produzir estrias escuras no negativo e claras no positivo. Esse defeito na cmera pode ser consertado em uma oficina especializada.

Abertura do diafragma A caixa prova de luz contm uma abertura onde instalada a lente. Por essa abertura passam os raios de luz que formam a imagem fotogrfica. Com a lente funciona um mecanismo chamado diafragma, cuja funo controlar a quantidade de luz que deve atingir o filme. As primeiras cmeras s possuam uma abertura de diafragma, o que limitava seu uso aos dias de sol.

As fbricas contornaram esse problema usando pequenas chapas metlicas com dois orifcios de dimetros diferentes. Assim, em dias de sol intenso, usa-se a abertura menor do diafragma. Este princpio utilizado nas cmeras mais simples.

Dias de sol: pequena abertura

Dias nublados: grande abertura

Posteriormente, foram produzidas cmeras com vrias aberturas, que permitem fotografar em diferentes condies de iluminao. Hoje as cmeras so dotadas de diafragmas com lminas de ao sobrepostas, que permitem selecionar as mais diferentes aberturas para as diversas condies de iluminao. As aberturas so indicadas pelos nmeros "f", tais como: f/22; f/16; f/11; f/8; f/5.6; f/4; f/2.8; f/2 e f/1.4. Quanto menor o nmero, maior a abertura do diafragma e vice-versa.

Obturador Controla o tempo de penetrao da luz na cmera para sensibilizar o filme. A velocidade de penetrao da luz indicada pelos nmeros: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 500, 1000 ou mais, dependendo da cmera, e ainda pelas letras B e T. Assim, a velocidade 1 permite a penetrao de luz por um segundo. Os demais nmeros representam fraes de segundo, calculados de forma que o tempo de entrada de luz seja reduzido pela metade toda vez que se mude de um nmero para outro imediatamente superior. Por exemplo: Ao mudar de 1 para 2, a luz entrar por meio segundo; pela velocidade 60, a luz entrar o equivalente a 1/60 de segundo, o que corresponde metade do tempo que entraria pela velocidade 30; os maiores nmeros - 250, 500, 1.000 ou mais - representam maior velocidade para ser usada com o assunto em movimento. Quando usar velocidade baixa (1/15 ou menos), a cmera deve estar apoiada em trip para evitar fotos tremidas ou borradas; as letras B e T so usadas para exposies superiores a um segundo. Nesses casos, a cmera tambm deve estar no trip; use "B" e mantenha o disparador pressionado

pelo tempo desejado. Quando soltar o disparador, o obturador se fechar. Usando "T", pressione o disparador para abri-lo e pressione novamente para fech-lo.
Lente Concentra os raios de luz na direo exata para formar a imagem ntida do assunto sobre o filme. Quando voc faz uma fotografia, a luz refletida pelo assunto passa atravs da lente e forma a imagem no filme. Mecanismo para prender e transportar o filme Toda cmera possui um mecanismo que mantm o filme na posio correta e permite moviment-lo para a prxima exposio, manualmente ou por "motor". O uso incorreto ou defeito nesse mecanismo podem acarretar fotos remontadas, mal-enquadradas ou fotogramas sem exposio.

Visor Atravs dele voc observa e enquadra o assunto. Lembre-se: o ngulo abrangido pela lente da cmera diferente do ngulo de viso de seus olhos. Portanto, a cmera vai registrar uma cena diferente da que voc v.

Filme
Composto de material sensvel luz, o filme tem a propriedade de gravar as imagens que passam atravs da lente da cmera. Existem filmes em tamanhos diferentes para diferentes cmeras. Verifique no manual de instrues da cmera o filme certo para ela e escolha o filme em funo do tipo de fotografia que voc deseja - cpias coloridas, slides ou cpias em preto e branco. O filme constitudo de uma base plstica - geralmente acetato de celulose, flexvel e transparente, sobre a qual depositada a emulso fotogrfica. Esta colocada no filme sobre uma fina camada de gelatina que contm cristais de prata, sensveis luz. Os cristais de prata, quimicamente chamados de haletos ou halogenetos de prata, podem ser mais ou menos sensveis luz. Ou seja, h um tipo de filme que exige maior quantidade de luz para gravar as imagens. Outros, permitem o registro com menos luz. A essa propriedade d-se o nome de sensibilidade.

Sensibilidade

A sensibilidade dos filmes indicada por nmeros do sistema ISO International Standards Organization (antigamente ASA ou DIN). O sistema DIN (alemo) ainda utilizado.

De ISO 25 at 64 So filmes considerados de baixa sensibilidade e indicados para grandes ampliaes.

De ISO 100 at 200 So filmes considerados de mdia sensibilidade, permitindo ampliaes maiores, com nitidez e definio. So indicados para uso geral.

De ISO 400 at 3200 So filmes considerados de alta sensibilidade e so indicados para fotos em locais de pouca iluminao, sem uso de flash ou para fotos de ao, que exigem maiores velocidades do obturador. Grandes ampliaes podem apresentar ligeira granulao.

Cdigo DX So barras impressas no magazine do filme que informam qual a sensibilidade e o nmero de poses. Esta leitura feita por um conjunto de sensores existente nas cmeras.

Como usar sua cmera


As cmeras fotogrficas podem ser classificadas como simples, automticas e ajustveis. Com qualquer uma voc consegue timas fotos, desde que conhea seu uso e suas limitaes.

Cmera simples controlada por duas aberturas:

sol (abertura pequena);

nublado (abertura grande).

O avano e rebobinamento do filme manual. No tem cdigo DX ( preciso regular a sensibilidade do filme manualmente). Foco fixo (1.20m a infinito). Alguns modelos possuem duas aberturas: sol (abertura pequena) e nublado (abertura grande). Outros modelos possuem apenas uma abertura. A cmera simples tem baixa velocidade do obturador, por isso, necessrio segur-la com firmeza. Procure um ponto de apoio, seja no rosto ou no corpo. A lente da cmera simples pr-ajustada para perfeita focalizao geralmente a partir de 1.20m. Assim, mantenha essa distncia mnima do assunto a ser fotografado, pois distncias menores resultaro em fotos fora de foco. Procure, atravs do visor, fazer o enquadramento do assunto a ser fotografado. Se estiver fotografando uma pessoa, coloque-a em destaque no quadro. Mantendo uma margem de segurana acima, abaixo e nas laterais, para evitar cortes de partes do corpo. No se esquea de observar as condies de luz: antes de cada exposio, ajuste a cmera para sol ou nublado. As cmeras simples no produzem boas fotos com luz artificial. Por isso, use o flash quando fotografar dentro de casa. Fotos contra o sol e na sombra no devem ser tiradas com cmeras simples. Cmeras de uso nico, tambm consideradas como "simples", podem, suprir a ausncia da cmera convencional. excelente para as seguintes situaes: iniciao fotogrfica, uso na praia (modelo aqutica para mergulho at 2.5m, surfistas etc), piscinas, viagens, quando voc esqueceu sua cmera permanente, etc. Todos os modelos, inclusive aqueles que possuem flash embutido, vm equipados com filme Kodak ISO 800, que permite fotografar em diversas condies de iluminao. Estas cmeras fazem parte do programa de reciclagem da Kodak. Cmera automtica Elas tm este nome porque tem uma fotoclula que determina a abertura do diafragma, a velocidade do obturador, ou ambos. Em geral tambm tem avano e rebobinamento de filme motorizado (automtico), flash com sensor que determina quando deve ser acionado e lente com pelo menos 3 passos de foco (1.20m, 3m e infinito). Elas possuem maior versatilidade que as cmeras simples, embora tenham limitaes que impedem sua utilizao sob determinadas condies de luz. Cmera ajustvel Dispe de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalizao do assunto. Sua principal caracterstica o fato de

poder trocar de objetivas (pode-se usar desde grande angulares at superteles). So as mquinas dos fotgrafos profissionais. Tm ainda recursos para fotos nas mais difceis condies de iluminao. Para isso, necessrio completo conhecimento da cmera e seus componentes, bem como de sua regulagem correta. Para regular corretamente, leia a bula que acompanha o filme, ou use o fotmetro. As cmeras ajustveis controlam a luz que deve sensibilizar o filme, pela abertura do diafragma e pela velocidade do obturador. Paralax As cmeras simples e alguns modelos de cmeras automticas tm o visor separado da objetiva da cmera. Este visor usado para o enquadramento. A figura ao lado mostra que o ngulo abrangido pelo visor no o mesmo da lente que faz a foto. A esta diferena d-se o nome de paralax. preciso, portanto, deixar margem de segurana acima e abaixo do assunto para evitar cortes. Algumas cmeras j possuem a chamada correo de paralax e isto consta do folheto que acompanha a cmera. Em outros modelos, essa correo marcada por uma, duas, ou mais linhas brancas, formando margens no visor. O assunto, nesse caso, deve ser enquadrado dentro do espao limitado por essas linhas.

Exposio luz, diafragma e obturador


Tabela de exposio luz do dia para ajustar cmeras sem exposmetro: Ajuste do obturador em 1/100 ou 1/125 de segundo Sol claro ou nebuloso, sobre areia clara ou neve Sol claro ou nebuloso, com sombras pronunciadas Nublado fraco (sombras suaves) Nublado claro (sem sombras) Sombra ao descoberto ou nublado denso f/16 f/11 f/8 f/5.6 f/4

Os filmes apresentam variaes na regulagem, por isso importante consultar a bula de cada filme. Veja agora como regular a sua cmera para as diversas condies de luz e assuntos.

Abertura do diafragma

Recapitulando: Para usar corretamente o diafragma, oriente-se pelos nmeros "f": f/22, f/16, f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2 e f 1.4. O nmero f/22 representa a menor abertura e f/1.4, a maior abertura. Os nmeros "f" controlam a quantidade de luz que deve penetrar na cmera e so calculados de tal maneira que, ao mudar de um nmero "f" maior para o imediatamente inferior, voc dobra a entrada de luz que passava pela abertura anterior. Assim, pela abertura f/16 entra o dobro de luz que entraria por f/22; por f/5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f/8, e assim por sucessivamente. Da mesma forma, quando voc muda a abertura de um nmero "f" menor para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Por exemplo: pela abertura f/2.0 entra a metade da luz que entraria por f/1.4; pela abertura f/11 entra a metade de luz que entraria por f/8.

Velocidade do obturador Como j vimos, o obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar na cmera para sensibilizar o filme. Essas velocidades so indicadas pelos nmeros: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 250, 500, 1000, ou mais, e pelas letras B e T. Quando voc regula a velocidade no nmero 1, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais nmeros representam fraes de segundo e so calculados de maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, toda vez que voc mudar de um nmero para outro imediatamente superior. a combinao abertura do diafragma/velocidade do obturador que torna possvel obter fotos nas mais diversas condies de iluminao. Por exemplo, se voc regular a velocidade em 1, a luz entrar por um segundo; quando mudar para 2, reduz o tempo para meio segundo. Assim, se voc regular a velocidade para 60 (1/60 de segundo), a luz entrar pela metade do tempo que entraria em 30 (1/30 de segundo) e assim sucessivamente. Dessa maneira, os nmeros 125, 250, 500, 1000, ou mais, representam as maiores velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para paralisar o movimento do assunto. Para usar baixas velocidades (30, 15 ou menos), deve-se colocar a cmera em um trip ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas. As letras B e T so utilizadas para tempos de exposio maiores que um segundo. Assim, use a B mantendo o obturador pressionado durante o tempo que necessitar para a exposio; a letra T exige que se pressione o obturador para abrir e depois para fechar. No caso das letras B e T, a cmera tambm deve estar no trip ou firmemente apoiada.

Velocidade x abertura, focalizao e profundidade


Veja agora, na ilustrao "bula do filme" (ao lado), as indicaes necessrias para a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Partindo das indicaes da bula, ou fotmetro, voc pode variar as regulagens para diversas situaes. Por exemplo: em dia de sol - diafragma f/11; velocidade 1/125. Se voc mudar a abertura do diafragma para f/8, vai entrar o dobro de luz. Se voc mantiver a velocidade 1/125 a fotografia ficar superexposta. Assim, para que a fotografia saia correta preciso compensar o excesso de entrada de luz, com a velocidade mais rpida do obturador para 1/250. Este esquema orientar voc sobre as possveis alteraes na regulagem, sem comprometer a qualidade da foto. Partindo de uma combinao inicial de dia de sol, - f/11 a 1/125 voc pode fazer as seguintes modificaes para obter boas fotos, dependendo das circunstncias: f/16 a 1/60 f/11 a 1/125 f/8 a 1/250 f5.6 a 1/500 f/4 a 1/1000 Assim, em uma cena normal, use f/11 a 1/125; para fotografar uma corrida de bicicletas e paralisar a ao, use f/5.6 a 1/500; no caso de corrida de automvel, use f/4 a 1/1000 para paralisar a ao; se a foto for feita em dia nublado escuro, a bula do filme KODAK ISO 100 d a seguinte indicao: Agora, compare as duas tabelas: as regulagens variam muito de um dia de sol para um dia nublado. Antes de determinar a regulagem, consulte a bula do filme e no se esquea deste ponto: Se voc abrir o diafragma em um ponto, permitir o dobro da entrada de luz, que permitir o dobro da entrada de luz, que deve ser compensada aumentando um ponto na velocidade do obturador. f/1.4 a 1/1000 f/2 a 1/500 f/2.8 a 1/250 f/4 a 1/125 f/5.6 a 1/60 f/8 a 1/30 Para conseguir a regulagem correta, o ideal usar o exposmetro da cmera (tambm conhecido como fotmetro). Trata-se de um instrumento dotado de clula fotossensvel, que mede a intensidade de luz refletida pelo assunto. Com esse dispositivo voc ter a indicao exata de vrias velocidades e

aberturas do diafragma que podem ser usadas em cada situao.

Focalizao Outro recurso da cmera ajustvel a focalizao do assunto atravs da prpria objetiva. Girando o anel de focalizao, voc obtm o ajuste na devida distncia da cmera/assunto para reproduzir nitidamente as imagens no plano focal. A maioria das cmeras de hoje em dia tem o foco automtico, que um telmetro interno que determina exatamente a distncia cmera/assunto. Naquelas que permitem o ajuste manual do foco, o anel de distncia contm a escala em metros e em ps que tambm facilita a focalizao. Profundidade de Campo Os controles de focalizao, de qualquer tipo, em geral so fceis de operar. Mas, para aproveit-los ao mximo, importante saber que, quando voc focaliza um motivo, a profundidade de campo - zona de foco aceitvel na frente e atrs do assunto - varia enormemente, conforme o tamanho da abertura, a distncia do assunto cmera e a distncia focal da objetiva. Adquirindo prtica em controlar a profundidade de campo, voc pode aumentar o impacto de qualquer fotografia. A abertura do diafragma o fator mais importante na determinao da profundidade de campo. Quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo e vice-versa.

Um exemplo: com f/16 numa objetiva normal, focalizando um assunto a 5 metros de distncia, tudo ficar focado desde 2,5 metros frente da cmera at o infinito. Com f/5.6 a zona ntida ir de desde cerca de 1 metro frente do assunto at mais ou menos 2 metros atrs. Com f/2, apenas o assunto ficar ntido. A distncia focal da objetiva tambm influi na profundade de campo. Com a mesma abertura do diafragma, a profundidade de campo ser tanto maior quanto menor for a distncia focal de sua objetiva. Portanto, uma objetiva grande angular d mais profundidade de campo com, digamos diafragma 11 do que uma objetiva normal com este mesmo diafragma. Mono-reflex As cmeras reflex de uma s objetiva so tambm chamadas mono-reflex (para diferenciar das antigas cmeras reflex de duas objetivas). So mais prticas, pois a focalizao feita pela prpria objetiva. Em razo dessa operao, as cmeras monoreflex mostram, atravs do visor, o assunto exatamente como vai sair na foto, pois a paralaxe no existe. Uma vez pressionado o obturador, o espelho se levanta para que a luz possa atingir o

filme, formando a mesma imagem vista pelo fotgrafo. Quando o espelho levantado, o observador perde, por instantes, a viso da cena. Estas cmeras permitem o uso de teleobjetivas e grande angular com facilidade, pois as lentes so intercambiveis. Pode-se tambm adaptar acessrios como lentes de aproximao e tubos de extenso. Apesar de todos esses recursos, as cmeras ajustveis exigem os mesmos cuidados das cmeras simples e compactas (automticas) para obter fotos de boa qualidade:

Segurar a cmera com firmeza.

Ajustar corretamente a distncia do assunto (quando usar foco manual). As cmeras ajustveis permitem a focalizao a partir de 45cm ou menos. No anel de focalizao, indicada a distncia mnima.

Enquadrar o assunto corretamente.

Observar as condies de luz e regular a cmera de acordo com a bula do filme ou pela indicao do exposmetro.

Praticar muito com a cmera, pois s assim obter resultados cada vez melhores.

Anotar as regulagens feitas em cada foto e estudar depois os resultados. Assim voc saber quais as modificaes necessrias para as prximas fotos.

Acessrios para cmeras


As cmeras mono-reflex so as mais adequadas para a utilizao de acessrios, em razo de permitirem a focalizao atravs da prpria objetiva. Objetiva normal A lente ou objetiva normal aquela cuja distncia focal corresponde medida da diagonal do negativo. As cmeras que utilizam filme 135 (35mm) teriam uma distncia focal normal de 43mm. Os fabricantes, no entanto, consideram normais as lentes de 45, 50 ou 55mm. As mais usadas so as de 50mm. Teleobjetiva a lente que possui uma distncia focal maior que a objetiva normal. As mais usadas so as de distncia focal de 85, 105, 200, 300, 400, 500, 1000mm ou mais. A funo da teleobjetiva aumentar o tamanho da imagem no

negativo. Quanto maior a sua distncia focal, maior a imagem formada. Para se calcular exatamente o aumento da imagem, divida a distncia focal da teleobjetiva pela distncia focal da objetiva normal. Por exemplo: Distncia focal da teleobjetiva = 200mm Distncia focal da objetiva normal = 50mm Dividindo 200 por 50 voc obtm 4, que corresponde ao nmero de vezes a que foi multiplicado o tamanho da foto, a partir da lente normal. A teleobjetiva diminui o ngulo de tomada da foto medida que aumenta o tamanho da imagem. A teleobjetiva de 200mm abrange um ngulo de aproximadamente 12 graus, enquanto a lente normal alcana um ngulo de 50 graus. O livro de instrues da cmera sempre traz uma tabela indicando as teleobjetivas para serem usadas e seus ngulos de abrangncia. As teleobjetivas so indicadas para situaes em que difcil a aproximao do assunto, como nos esportes, de crianas, animais e retratos. A teleobjetiva requer muita prtica e cuidados na sua utilizao.

Grande angular A lente grande angular possui distncia focal menor que a normal. Suas distncias focais mais comuns so de 35mm e 24mm. Ela aumenta o ngulo de tomada. Quanto menor a distncia focal, maior ser seu ngulo de abrangncia. As objetivas normais de 50mm tm um ngulo de, aproximadamente, 50 graus. Enquanto a grande angular de 35mm alcana um ngulo maior, em torno de 65 graus; a de 28mm atinge at 75 graus e a lente de 24mm, cerca de 85 graus. Estes valores podem sofrer pequenas variveis, de acordo com as cmeras. Por isso, importante consultar o manual para saber o valor exato de cada objetiva. Existe ainda a lente angular especial de 180 graus, conhecida tambm como olho-de-peixe (fisheye). A lente grande angular til por abranger um ngulo maior. Ela usada para conseguir efeitos especiais. Seu uso requer muita prtica. Macro-objetiva A macro-objetiva uma lente para fotos de assuntos pequenos, como flores, insetos, reprodues de livros, revistas etc. A macro-objetiva permite a reproduo de 1 por 1, ou seja, a imagem do mesmo tamanho do assunto. Ela pode tambm ser usada como lente normal, com regulagem at o infinito. Objetiva zoom

Possui um dispositivo especial que permite a substituio de vrias teleobjetivas, pois conta com distncias focais variveis. As mais comuns so de 35-70mm ou 70-200mm. Assim a objetiva zoom de 35-70mm pode funcionar como uma grande angular de 35mm, uma lente normal de 50mm ou uma teleobjetiva de 70mm, ou em qualquer dos valores intermedirios. Como as outras lentes, a objetiva zoom requer muita prtica e habilidade. Tubo ou anel de extenso Como a macro-objetiva, os tubos de extenso so utilizados para fotos dos assuntos a pequena distncia, como insetos, flores, reprodues de fotos de livros ou revistas. Os tubos de extenso so encontrados em jogos de trs, podendo ser utilizados em conjunto ou separados. So adaptados entre o extenso corpo da cmera e a objetiva. Com o uso de trs tubos, possvel reproduo de 1 por 1, ou seja, do tamanho natural do assunto. Fole de extenso Tem a mesma utilizao dos tubos de extenso, s que mais verstil. dotado de uma cremalheira de preciso que permite fotografar com maior facilidade que os tubos. Da mesma forma, adaptado cmera entre o corpo e a objetiva. Filtros Servem para ajustar a cor da luz de uma cena de maneira que os tons reproduzidos no filme correspondam ao que os olhos percebem, pois os filmes no interpretam as cores da mesma forma que o olho humano. Outros filtros servem para aumentar o contraste entre elementos de mesma luminosidade que, sem filtro, resultaria em tons de cinza quase idnticos. Por exemplo, um filtro amarelo permite escurecer o cu azul, acentuando o detalhe das nuvens brancas. Um filtro amarelo esverdeado permite destacar um tom de pele de um fundo que tenha folhagens verdes. No caso de filmes em cores o filtro deixa passar a luz de sua prpria cor e impede, em diferentes propores, a passagem de luz de outras cores. De um modo geral, as cores prximas passam e as cores complementares ficam bloqueadas. Os filtros reduzem a quantidade de luz que penetra na cmera. Por isso, preciso ajustar a exposio de acordo com o valor de cada filtro. Voc pode criar efeitos que vo do azul ao vermelho com qualquer um dos filtros usados nas fotos preto-e-branco ou filtros mais densos de compensao de cor. Os filtros mais usados so UV (ultravioleta), que incolor, e o "skylight", levemente mbar. O primeiro absorve a radiao ultravioleta que aparece como um vu azulado no fundo de cenas distantes. O segundo tambm reduz os efeitos da radiao ultravioleta, mas sua colorao atenua o tom azulado dos dias nublados.

Existem ainda filtros com mltiplas aplicaes, como o polarizador, que pode ser usado tanto com filmes preto-e-branco como em cores, para reduzir reflexos, escurecer um cu azul, penetrar a nvoa atmosfrica e acentuar algumas cores.

Flash
Quando no h luz suficiente para fotografar, a deciso lgica usar o flash. Algumas cmeras avisam quando seu uso necessrio. No h segredo no uso do flash, desde que voc conhea bem o seu equipamento. Dicas gerais: Reflexos Preste ateno quando houver fundos brilhantes ou culos na cena, pois produziro brilhos desagradveis quando o flash estiver apontando diretamente para eles. Coloque-se em ngulo quando fotografar com fundos tais como: espelho, vidraas ou revestimentos brilhantes. Pea s pessoas com culos para virar um pouco a cabea ou tirar os culos.

Reflexos vermelhos Os olhos de algumas pessoas (e dos animais) podem refletir a luz do flash com um brilho vermelho. Para evitar este reflexo interno do olho, acenda todas as luzes do aposento - a maior luminosidade ajudar a diminuir o tamanho da pupila. Alm disso, se for possvel, aumente a distncia entre o flash e a objetiva da cmera. Em algumas cmeras possvel usar um extensor para o flash. Finalmente, afaste-se, nos limites permitidos pelo flash, para que os reflexos fiquem menos intensos.

Faixa de distncias Com cmeras simples, fotografe dentro dos limites de distncia recomendados pela cmera, tipo de flash e filme. Com outras cmeras, a faixa de distncias para expor corretamente determinada pela sensibilidade do filme, diafragma e, eventualmente, pelo modo de operao do flash.

Primeiro plano superexposto Qualquer pessoa ou objeto que estiver mais prximo que o limite da faixa do flash ficar superexposto e muito claro na fotografia. Componha a cena de modo que o motivo principal esteja mais prximo que todas as outras coisas, mas dentro do limite de distncias do flash.

Grupos Pessoas que estejam a diferentes distncias da cmera recebem diferentes quantidades da luz do flash - algumas ficam muito claras, outras muito escuras. Procure fazer com que todas as pessoas estejam aproximadamente mesma distncia do flash.

Flash para cmeras simples Para obter fotos bem-expostas com uma cmera simples, mantenha o assunto na faixa de distncia do flash - em geral, de 1 a 4 m. Use pilhas novas (de preferncia as pilhas Kodak especialmente desenvolvidas para cmeras fotogrficas) e mantenha os contatos da pilha, na cmera, limpos. Com flashcubes, magicubes ou flipflash, verifique se uma lmpada nova est em posio antes de bater. Flash eletrnico O tipo de flash de uso mais popular com cmeras 35mm o eletrnico. Antes de procurar sua combinao flash-cmera, leia as instrues a seguir. 1. Para obter uma boa exposio com cmeras que tenham flash embutido, confira se a sensibilidade do filme est corretamente marcada. Com um flash avulso, ajuste a sensibilidade do filme no flash e observe as situaes de ajustes. 2. Se for necessrio, regule a velocidade recomendada pelo manual da cmera para flash eletrnico. A velocidade do obturador no influi na exposio, uma vez que a durao do flash , geralmente, 1/1000s ou menos. No entanto, o uso de velocidades altas produzir fotografias parcialmente expostas com obturador de plano focal ou subexpostas com um obturador de ris. 3. Focalize cuidadosamente. A distncia cmera-motivo determina a exposio, com flashes embutidos. 4. As cmeras sem flash embutido tm uma sapata para acessrios que pode ou no ter contatos eltricos. Colocando um flash com contatos eltricos na sapata, so feitas as ligaes necessrias. Cmeras ou flashes mais antigos podem no ter contatos. Ligue o (cabo PC) - que normalmente acompanha o flash - ao flash e cmera. Se houver mais de um contato na cmera, escolha o que estiver marcado com um "X" - os outros so para flashes de lmpada. 5. O flash leva algum tempo para ficar pronto para a prxima foto (tempo de recarga). A lmpada-piloto acende quando o flash estiver carregado. Quando a lmpada-piloto demorar muito para acender, troque as pilhas "alcalinas".

Flashes embutidos e conjugados Algumas cmeras 35mm tm um flash embutido ou podem ser ligadas a um flash especial, formando um sistema conjugado. Ligue o flash, focalize e faa a foto. A cmera e o flash, juntos, regulam automaticamente a exposio. As cmeras com flash embutido dependem do ndice ISO marcado na cmera. Quando o flash separado, pode ser necessrio marcar a sensibilidade do filme num dial do flash. Existem cmeras que funcionam automaticamente com qualquer flash, desde que voc siga as instrues e faa, previamente, as regulagens necessrias, como indicar o modo de operao do flash ou o nmero-guia. importante focalizar cuidadosamente para obter fotos ntidas e uma exposio correta. (A focalizao controla tambm a abertura do diafragma). Flashes automticos controlados por fotoclula Os flashes automticos projetados para operar com qualquer cmera so comandados por fotoclulas. Ao regular o ndice ISO no flash, e escolher um diafragma e um modo de operao correspondente, a fotoclula passa a controlar a quantidade de luz emitida pelo flash, medindo a intensidade de luz refletida pelo assunto. Para cada combinao diafragma/modo de operao, a fotoclula pode controlar o rendimento do flash numa determinada faixa de distncia. Para operar corretamente este tipo de flash, leia com ateno o manual de instrues. Com um flash automtico (com fotoclula), voc decide a faixa de distncias necessrias e o modo de operao do flash, e ento regula a abertura. Nas cmeras mais modernas, como as cmeras Advantix da Kodak, usado o flash sensalite, que mede a distncia e a luminosidade do ambiente e regula o disparo do flash automaticamente. O flash garantir uma exposio correta para tal. Marque a sensibilidade do filme no flash.

Flashes manuais
Flashes manuais para cmeras automticas ou manuais Os flashes mais baratos ou mais antigos usam toda a potncia para cada disparo. Para se obter fotografias com exposio correta preciso regular a cmera. Uma vez que a velocidade ser sempre a mesma (conforme a recomendao do manual de instrues da cmera - em geral 1/30, 1/60 ou 1/125 de segundo), voc s ter que regular a abertura. Eis um caso tpico explicado passo a passo: 1. Ligue o flash na cmera. Se a sapata no tiver contatos, ligue-o com um cabo PC. 2. Marque o ndice ISO do filme que estiver usando no dial-calculador do flash. 3. Regule a cmera com a velocidade indicada para flash. 4. Ligue o flash.

5. Focalize o motivo. 6. Verifique na escala de distncias da objetiva a distncia entre o flash e o motivo, supondo-se que o flash est acoplado cmera. (A exposio baseiase sempre na distncia entre o flash e o motivo e no entre a cmera e o motivo). 7. Marque a distncia no dial-calculador do flash para saber a abertura. 8. Regule a abertura do diafragma. 9. Bata a foto O processo demora apenas alguns segundos. Muitas pessoas regulam sua cmera para 3 metros e fotografam apenas desta distncia, principalmente em festas.

Nmeros-guia A proliferao dos sistemas automticos de flashes quase apagou da memria uma frmula que era usada para calcular a regulagem do diafragma quando se usa flash. Ela pode ser muito til num aperto. Eis como funciona: Se voc souber o nmero-guia para a combinao flash/filme que estiver usando, fcil calcular a abertura sabendo a distncia flash-motivo. Basta dividir o nmero-guia pela distncia - o resultado ser a abertura do diafragma ou um nmero muito prximo dela. Veja o exemplo abaixo. Frmula do nmero-guia - O nmero-guia de um flash 25 com um filme de ISO 100. A distncia flash-motivo 3 de metros: 25 : 3 = f/8 (arredonde se for necessrio) Freqentemente, o nmero-guia para determinado flash dado para uma nica sensibilidade de filme. Faa os clculos da mesma maneira, porm, some ou subtraia pontos de diafragma conforme o indicado pelo acrscimo ou decrscimo de sensibilidade do filme que estiver usando. (Se estiver usando um filme de ISO 100 e mudar para um de ISO 200, faa os clculos usuais com o nmero-guia e depois escolha o diafragma seguinte, menor.)

Manuseio e cuidado Os piores inimigos de um flash eletrnico so pilhas gastas e uso espordico. Particularmente no caso dos modelos recarregveis importante fotografar com flash todos os meses. O ideal tirar as pilhas e guard-las em local arejado e fresco. Assim, voc aumenta a durao das pilhas e protege os contatos do flash. Tire as pilhas com o flash ligado e com carga total nos capacitores, para proteger o flash enquanto estiver guardado. Ao usar

novamente, coloque-as no flash e prepare o capacitor disparando o flash, manualmente, vrias vezes. Lembre-se que as pilhas fracas podem diminuir a vida de seu flash.

Flash com luz do dia Uma forma de reduzir o contraste entre as reas de luz e de sombra com sol intenso "encher" estas sombras com luz de um flash eletrnico. (Os resultados podem ser satisfatrios mesmo com uma cmera simples. Experimente e veja).

Como colocar o filme


To importante quanto saber regular a cmera colocar o filme corretamente. So vrios os tamanhos e embalagens dos filmes para serem utilizados em diferentes tipos de cmeras. Vejamos, por exemplo, a colocao de um filme 35mm numa cmera manual: Filme 135 (35mm) O filme 135 o mais utilizado pelos fotgrafos amadores e vem embalado em "magazine" com a ponta para fora. esta a seqncia para a sua colocao na cmera: 1. Abra a parte traseira da cmera e puxe o boto de rebobinar. Coloque o filme no espao correspondente e empurre de volta o boto. Puxe a ponta do filme at o carretel receptor.

2. Encaixe as perfuraes do filme sobre a roda dentada e prenda firmemente a ponta do filme no carretel receptor. (lado oposto)

3. Antes de fechar a parte traseira da cmera, avance o filme at que as perfuraes dos dois lados se encaixem nas duas rodas dentadas do transportador. Verifique se o filme est realmente preso ao carretel receptor e ento feche a cmera.

4. As cmeras que usam este tipo de filme tm um marcador de exposies automtico. Nas cmeras dotadas de sistema "easy-loading", siga as instrues do item 1, apenas encaixando a ponta do filme sobre o carretel receptor e leve em considerao as instrues contidas no manual. Algumas cmeras simples ainda usam filmes 110 e 126, acondicionados em cartuchos

plsticos prova de luz, cujo encaixe no exige tcnica especial. Basta abrir a cmera e coloc-lo na posio correta, fechar a tampa e girar a alavanca de transporte at travar. Dessa forma voc estar em condies de tirar a primeira foto. Depois de cada exposio, gire a alavanca at travar novamente. Proceda assim at o final do filme. Depois gire a alavanca at que todo o papel protetor passe pela janela da cmera, abra a cmera, retire o cartucho e envie para processamento.

Regras simples para obter boas fotos


Depois de estudar os cinco temas que envolvem o exerccio da fotografia luz, assunto, cmera, filme e processamento - voc est apto a fotografar. Existem, porm, alguns conselhos para no se cometer erros e aperfeioar cada vez mais seu gosto pela fotografia. Fotografar de perto Observe as fotos dos bons fotgrafos: no h espao vazio. O assunto de interesse est enchendo o fotograma. por isso que as fotos ficam mais sugestivas e interessantes. Um assunto observado pelo visor, ou mesmo um detalhe, podem resultar em belas fotos. Uma foto feita de perto elimina o excesso de fundo e o efeito desagradvel do segundo plano. Enquanto isso, um close mostra apenas os detalhes absolutamente essenciais, alm de oferecer maior impacto foto. Pequenos animais e flores, por exemplo, quando fotografados de perto, podero mostrar detalhes nunca observados. Para fotografar de perto, entretanto, necessrio tomar certos cuidados: - Utilizar lentes de aproximao, tubos ou fole de extenso, ou ainda macroobjetiva. - Usar trip ou ponto de apoio para a cmera. - Observar com ateno o enquadramento, com cuidado especial para as cmeras com visor que necessitam de correo de paralaxe.

Eliminar o fundo Um dos problemas que prejudicam a boa fotografia o fundo. Os grandes mestres da fotografia afirmam que fundos mal escolhidos podem estragar completamente as fotos. Uma foto em que no houve preocupao com o fundo por parte do fotgrafo, pode apresentar: - Muita coisa atrapalhando e se misturando com o assunto em primeiro plano. - Fundos como um poste, uma rvore, um ramalhete de flores ou outro objeto, se aparecerem atrs da cabea de uma pessoa, causam impresso desagradvel. Para melhorar o fundo da foto, voc deve:

- Mudar o ngulo de tomada da fotografia, at conseguir eliminar o efeito desagradvel. - Mudar a posio do assunto. - Utilizar grande abertura do diafragma, com velocidade do obturador adequada s condies de iluminao. Isso diminui a profundidade de campo e desfocaliza o fundo.

Planejar com antecedncia Um dos pontos bsicos para melhorar suas fotos o planejamento antecipado do que vai ser fotografado. Pense nos seguintes pontos: O que vou fotografar? Quais as condies de luz e de ambiente? Que filmes deverei utilizar? Que acessrios sero necessrios? Depois, verifique se o equipamento est em ordem: pilhas do flash novas, lentes limpas, cabo de conexo do flash. Confira as condies de luz, consulte a bula do filme ou o fotmetro, regule a abertura do diafragma e velocidade do obturador de acordo com a sensibilidade do filme e as condies de luz, veja, atravs do visor, qual o ngulo que lhe dar melhor enquadramento e composio do assunto. Lembre-se de que todo o processo fotogrfico pode ser controlado por voc, antes de apertar o disparador. A nica coisa que no pode ser planejada a reao ou expresso da pessoa a ser fotografada. Ela deve ser natural. Para captar uma expresso caracterstica de uma criana, por exemplo, preciso, alm de todo o preparo antecipado, a oportunidade para conseguir o gesto, o olhar, o sorriso. Nesse momento, a teleobjetiva ajudar bastante, pois permite que o fotgrafo se mantenha afastado do assunto, facilitando a desinibio e a expresso natural. Enquadrar bem Procure enquadrar o tema corretamente, observando o alinhamento das linhas horizontais e verticais da cmera. Enquadramento significa composio, isto , a seleo e o arranjo que se deve fazer do assunto, antes de fotograf-lo. Voc pode conseguir a melhor composio do assunto de vrias maneiras: - Coloque alguma coisa no primeiro plano para preencher os espaos vazios. Um porto, uma rvore ou uma pessoa, para servir de moldura cena.

- Ao fotografar pessoas, procure deix-las em destaque, para ocupar a maior rea do fotograma. O espao ocupado pelas pessoas deve ser maior na frente do que atrs. - As pessoas devem ser fotografadas em atitudes naturais, assim voc conseguir maior beleza e naturalidade em suas fotos. Evite poses rgidas e foradas. Procure conversar com a pessoa para mant-la despreocupada. Quando perceber o momento oportuno, acione o disparador e voc ver que os resultados sero bem melhores. - Acostume-se a escolher o ngulo a ser fotografado, atravs do visor da cmera. Procure examinar o assunto de vrios ngulos: mais perto, mais longe, de cima para baixo, de baixo para cima. Analise bem todos os ngulos e escolha o que mais lhe agradar e s ento aperte o disparador. Se tiver dvidas, tire duas ou trs fotos de ngulos diferentes e assim ser mais fcil estud-las para escolher a melhor depois. - Procure observar atentamente as fotografias feitas por outras pessoas. Os erros cometidos podem ser evitados nas suas fotos. Esse exerccio ajudar a melhorar sua tcnica fotogrfica. Se voc quiser aperfeioar o seu gosto pela arte fotogrfica, visite as exposies de fotografia, consulte lbuns de reproduo de fotos premiadas, com senso crtico. Observe cada detalhe, procurando descobrir a regulagem utilizada, os efeitos conseguidos com lentes, filtros e as possveis modificaes que tornariam a foto ainda melhor. Assim, voc estar aguando a sua capacidade de observao. Cada vez que analisa uma foto, em todos os seus aspectos, voc passa a tirar uma srie de concluses sobre seu prprio trabalho e sua imaginao comea a vislumbrar uma infinidade de assuntos a serem fotografados.

Composio fotogrfica
A definio de composio fotogrfica simples: a seleo e os arranjos agradveis dos assuntos dentro da rea a ser fotografada. Os arranjos so feitos colocando-se figuras ou objetos em determinadas posies. s vezes, na mudana do ngulo de tomada, voc pode deslocar sua cmera suavemente, acarretando uma mudana na composio. Alguns instantneos podem se tornar boas composies, mas a maioria das boas fotografias so criadas. Como voc cria boas fotos? Primeiro, aprendendo as normas bsicas para uma boa composio. Aps ter aprendido o elementar, voc concluir que uma foto bem composta, frequentemente envolve planejamento cuidadoso e, s vezes, pacincia. Voc concluir que as normas de composio se tornaro parte de suas idias quando estiver procurando motivos fotogrficos e, em breve, elas sero algo normal para voc. Neste programa, iremos discutir simplicidade, regra dos

teros, linhas, equilbrio, enquadramento e fuses. Considere estes itens no como regras, mas como simples orientaes. A primeira e, talvez, a mais importante das orientaes, baseia-se na simplicidade. Procure formas que dem maior ateno visual ao centro de interesse da foto. Uma das formas seria selecionar um fundo suficientemente uniforme, que no roube a ateno que o assunto principal merece. Portanto, voc pode simplificar suas fotos e reforar o centro de interesse selecionando fundos simples, evitando assuntos no-relacionados com o assunto principal e chegando mais perto. Se voc quer fazer o centro de interesse um pouco mais dinmico, desloque-o ligeiramente fora do centro. Voc pode usar a regra dos teros como um guia para a colocao do assunto fora do centro da rea fotografada. Vejamos como funciona: Antes de tirar a foto, imagine a rea da fotografia dividida simultaneamente em trs teros verticais e horizontais. As interseces dessas linhas imaginrias sugerem 4 opes para a colocao do centro de interesse para uma boa composio. A opo depende do assunto e como voc quer que ele seja apresentado. Voc deve sempre considerar a direo do movimento dos assuntos e, geralmente, deixar espao frente, dentro do qual possam se movimentar. Voc pode usar diagonais como linhas de conduo a fim de proporcionar um direcionamento na foto. um caminho simples e fcil para os olhos seguirem em direo ao assunto principal. Voc pode tambm usar linhas repetidas para chamar a ateno do observador para o centro de interesse. Uma das mais comuns e atrativas linhas usadas na composio a chamada curva em S. Conseguir bom equilbrio tambm faz parte das recomendaes para uma boa composio. O enquadramento e a disposio dos assuntos foram todos cuidadosamente selecionados a fim de poderem criar uma foto bem equilibrada. Equilbrio perfeito simplesmente arranjar as formas, as cores, as reas de luz e sombra que se complementam mutuamente para dar uma aparncia bem equilibrada. Enquadramento o nosso quinto item para melhorar uma composio fotogrfica. Isto , enquadrar o centro de interesse harmoniosamente com os objetos que

se encontram em primeiro plano. Isto d fotografia uma sensao de profundidade, necessria para que a foto no seja considerada to-somente um instantneo. Lembre-se: ns vemos as coisas em trs dimenses, portanto, mais freqente do que se imagina as pessoas concentrarem-se somente no assunto principal e no perceberem que o fundo est interferindo. Evitar fuses a nossa sexta orientao para uma melhor composio. A fuso de fundo desagradvel, e poder roubar a ateno do centro de interesse. Fuses de fundo so objetos ou linhas que esto excessivamente juntas ao assunto principal. Neste caso, a rvore parece estar saindo da cabea da menina.

Fotos de movimento
As fotos com paralisao e movimento permitem que voc preserve um momento rpido emocionante, de modo que depois voc possa visualizar o movimento muitas vezes.
Como congelar o movimento A tcnica mais comum usar alta velocidade de obturador. Movimentos em ngulos retos e movimentos em close so os mais difceis de paralisar. Movimentos em diagonal, em direo cmera ou se afastando dela e movimentos distantes so mais fceis. Determinados tipos de movimento tm um ponto culminante um instante sutil em que o movimento quase para. Basta estar atento para apertar o disparador no ponto culminante. Para criar sensao de velocidade, como na foto abaixo, acompanhe o movimento do assunto com a cmera. O assunto sair ntido e o fundo, borrado Fotos noturnas Cenas de rua bem iluminadas, parques de diverses, fogueiras, edifcios iluminados e fontes luminosas so alguns assuntos excelentes para boas fotos noite. O melhor horrio para fotos noturnas ao ar livre pouco antes da escurido total, quando ainda existem no cu tonalidades de azul e laranja. Fotografar ao ar livre noite fcil, principalmente devido aos resultados satisfatrios que voc obtm com uma grande variedade de exposies. Exposies curtas tendem a deixar as sombras escuras e a registrar cores nas reas brilhantes, por exemplo, anncios luminosos. Exposies mais longas tendem a desbotar as reas mais brilhantes, mas apresentam mais detalhes nas sombras.

Parques de diverses bem iluminados so assuntos fascinantes para fotos noturnas luz ambiente. Voc pode criar notveis configuraes luminosas, registrando os riscos desenhados pelo trfego noturno. Ao fotografar fogos de artifcio, coloque a cmera sobre um trip, abra o obturador em B e registre vrias exploses antes de fech-lo. Glossrio

Cmera automtica: Incorpora um dispositivo medidor de luz que ajusta automaticamente o diafragma ou o tempo de exposio ou ambos, para garantir uma exposio correta. Cmera escura: Sala ou quarto prova de luz, onde so processados filmes e papis fotogrficos; o mesmo que quarto escuro. Cmera reflex "SLR": Cmera de uma s lente (Single Lens Reflex), em que a prpria objetiva funciona tambm como objetiva do visor. Nela h um espelho que reflete a imagem, atravs de um prisma para o visor, no nvel dos olhos. Ao ser feita a fotografia, o espelho se levanta, momentaneamente, para dar passagem aos raios luminosos que sensibilizaro o filme. Nessas cmeras, no h efeito de paralaxe. Cmera semi-automtica: Incorpora um exposmetro, tambm conhecido como fotmetro, para medir a luz que a cmera "v". Essa indicao feita, geralmente, em termos de abertura do diafragma e usada para o ajuste manual do diafragma (no "f") da prpria cmera. Cmera simples: Aquela em que h pouco ou nada a ajustar. Geralmente, a cmera simples tem apenas uma ou duas aberturas do diafragma (sol e nublado), foco fixo (no h necessidade de ajustar a distncia) e uma ou duas velocidades do obturador. Composio: o arranjo dos elementos de uma fotografia, o assunto principal, primeiro plano, fundo e motivos secundrios. Cpia de contato: A que feita expondo-se o papel fotogrfico em contato direto com o negativo. Definio: a clareza nos detalhes e contornos. Depende da dimenso do menor ponto da imagem que pode ser gravado no filme com a objetiva que se est usando. Densidade: o grau de enegrecimento do negativo (ou da cpia), que determina a quantidade de luz que pode atravess-lo (ou refletir dele). Um negativo superexposto mais denso que um normal ou subexposto. Distncia focal: Distncia entre a objetiva e um ponto determinado, onde se forma a imagem focalizada de um assunto a grande distncia, quando a objetiva est focalizada para o infinito. A distncia focal de uma objetiva determina o tamanho da imagem na fotografia.

Emulso: Camada fina de material sensvel luz (geralmente constitudo de sais de prata cristalizados, suspensos em gelatina) na qual se forma a imagem, nos filmes e papis fotogrficos. Exposio: Tempo durante o qual a luz deve incidir sobre o material sensvel (filme ou papel) para formar a imagem fotogrfica. A exposio controlada pelo obturador e pela abertura do diafragma. Exposmetro: Instrumento dotado de clula fotossensvel empregado para medir a intensidade da luz que refletida por um objeto. usado para determinar a exposio correta para obter uma boa fotografia. No Brasil tambm conhecido por fotmetro. Filme Pan ou Pancromtico: Filme sensvel a todas as cores do espectro para gravar imagens em preto-e-branco com aproximadamente a mesma gama de tonalidades do olho humano. Filtro: Vidro ou outro material transparente em cores, que se usa diante da objetiva, com finalidades especiais, como acentuar o azul do cu. Foco Fixo: Diz-se da cmera em que no h possibilidade de ajuste da distncia entre a objetiva e o assunto. Fole: Parte flexvel da cmera que une a objetiva ao corpo da cmera e serve para afastar ou aproximar a lente do plano focal. Grande Angular: Objetiva capaz de incluir no negativo rea maior que a coberta pela objetiva normal. Granulao: Tamanho dos cristais da emulso dos filmes ou papis fotogrficos. A granulao aumenta quanto maior for a sensibilidade do filme e tambm com o tamanho da ampliao do negativo. Lente de Aproximao: Lente simples que colocada diante da objetiva para fazer fotos com distncia menor do que a normalmente permitida pela objetiva. Luminosidade: A maior abertura de diafragma (no "f" menor) permitida por uma determinada objetiva. Negativo: Filme processado que apresenta uma imagem negativa da imagem do original. As partes claras do original aparecem escuras no negativo, e as partes escuras aparecem claras. Os negativos so usados para fazer cpias e ampliaes. Negativo Fraco: Aquele que foi subexposto, pouco revelado ou ambos; o negativo fraco tem menor densidade que o negativo normal. Nmero "f": O mesmo que abertura do diafragma.

Objetiva: Componente ptico da cmera para captar e focalizar os raios luminosos de forma a produzir uma imagem ntida no filme. Objetiva Luminizada: a objetiva recoberta por uma camada de material transparente, destinada a reduzir a quantidade de luz refletida pela lente. Objetiva Zoom: Objetiva em que se pode variar a distncia focal. Obturador: Uma cortina, lminas ou outro tipo de cobertura mvel, para controlar o tempo da incidncia da luz sobre o filme. Obturador Central: aquele que opera entre dois elementos da objetiva. Obturador de Cortina: Funciona como uma cortina e se localiza frente do filme, permitindo que a luz, atravs de uma fenda, incida sobre ele. Paralaxe: a diferena de ngulo entre o campo de viso da objetiva e do visor. O ngulo percebido atravs do visor diferente do ngulo "visto" pela objetiva. Positivo: Imagem em uma cpia ou transparncia. Tem as mesmas relaes de tonalidades que as da cena original. Quarto Escuro: O mesmo que cmera escura. Sensibilidade: a propriedade da emulso fotogrfica em gravar a imagem em maior ou menor tempo de exposio. representada por nmeros (como 25, 64, 100, 125, 200, 400 etc). Esse nmero, indicativo da sensibilidade do filme fotogrfico, sengundo padres ISO (International Standards Organization), utilizado no ajuste dos exposmetros (fotmetros). Quanto maior esse nmero, maior ser a sensibilidade do filme. Slide: Transparncia fotogrfica geralmente em cores, montado em molduras para projeo. Subexposio: Condio que se nota quando um negativo atingido por pequena quantidade de luz produzindo negativos claros e, como conseqncia, cpias e ampliaes muito escuras. A subexposio em slides torna-os muito escuros. Superexposio: Condio que se nota quando um filme atingido por quantidade excessiva de luz, produzindo negativos muito escuros e, conseqentemente, cpias muito brancas. A superexposio em transparncias ou slides deixa-os muito claros. Telmetro: Dispositivo ptico para medir distncias. Hoje, na maioria das cmeras, esse dispositivo conjugado com a objetiva, de forma a possibilitar a focalizao perfeita do assunto.

Teleobjetiva: Uma objetiva que faz a imagem aparecer maior no filme, dando a impresso de que o assunto est mais prximo da cmera do que na realidade. Transparncia ou Slide: Imagem fotogrfica gravada no filme que pode ser vista ou projetada (luz que atravessa o filme).

Das könnte Ihnen auch gefallen