Sie sind auf Seite 1von 13

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

A Criao do Blog Interdisciplinar para uma Escola Municipal de So Paulo1 Josete M. ZIMMER2 Mestranda da Universidade Aberta de Portugal RESUMO Este relato traz as experincias sobre a criao e manuteno de blogs interdisciplinares numa Escola Municipal da Prefeitura de So Paulo, no perodo em que a autora atuou nela como Professora Orientadora de Informtica Educativa (POIE). A criao dos blogs esteve atrelada ao projeto pedaggico e s atividades desenvolvidas em todos os nveis de ensino da unidade escolar. Alm de capacitar os professores nos horrios destinados formao, a POIE fazia atendimento aos alunos no seu horrio regular e tambm ps-aula. A ideia inicial foi de criar um blog em parceria com os alunos que faziam parte do Projeto Educom Rdio e Grmio, a fim de divulgar os projetos da escola. Esses alunos tornaram-se protagonistas no preparo de apresentaes e programas de rdio utilizando o computador e tambm na elaborao de outras atividades. Palavras Chave: Blog, Informtica Educativa, Interdisciplinaridade, Projeto Educom Rdio, Mata Atlntica.

INTRODUO Este relato apresenta a criao do primeiro blog na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tefilo Benedito Ottoni, que est localizada no Parque Ip, situada no km 19,5 da Rodovia Raposo Tavares, prxima divisa das cidades de So Paulo, Cotia, Taboo da Serra e Osasco, bem perto do Rodoanel Oeste. A escola est sob a legislao da Secretaria Municipal de Educao (SME) e funciona desde 02 de Fevereiro de 1988.

Relato de experincia sobre A criao do blog interdisciplinar para uma escola Municipal de So Paulo. Professora Especialista em Informtica Aplicada Educao, Mdias na Educao e Educao Online. Mestranda em Comunicao Educacional e Multimdia pela Universidade Aberta de Portugal. Tutora e Orientadora do Programa Mdias na Educao, MEC/NCE/USP/UFPE. jmzimmer@uol.com.br;

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

O prdio foi construdo na administrao do prefeito Jnio da Silva Quadros, que assinou o decreto para instituir o nome da escola como Tefilo Benedito Ottoni 3

Fig. 1 (Prdio da escola)

A escola funciona em dois perodos, manh (Ensino Fundamental II) e tarde (Ensino Fundamental I) e possui 615 alunos dos seis aos quinze anos. Ou seja, abrange do 1 ao 9 ano do Ensino Fundamental. No que se refere ao espao fsico, so 11 salas de aula, diretoria, secretaria, uma quadra esportiva coberta, um local para apresentaes de teatro, um refeitrio, uma sala de leitura com um grande acervo de livros, seis mesas redondas, com seis cadeiras cada. Possui um laboratrio de informtica equipado com conexo banda larga. O laboratrio de informtica e a sala de leitura so coordenados por professores designados: POIE e Orientador de Sala de Leitura (OSL). Esses dois ambientes so frequentados pelos alunos pelo menos uma vez por semana. So 46 professores, mais 4 da equipe gestora, 2 coordenadoras pedaggicas, 7 auxiliares tcnicos e 7 operacionais de apoio. Todos os professores possuem nvel superior. Dois professores possuem Mestrado e 5 professores so especialistas em suas reas de formao, incluindo a autora deste projeto que, no momento, professora voluntria na escola. Do total desses professores, 19 trabalham com alunos do 1 ao 4 ano, 27 trabalham com alunos do 5 ao 9 ano, e possuem graduao nas diversas disciplinas: Arte, Cincias, Educao Fsica, Geografia, Histria, Lngua Estrangeira (Ingls),
3

Lder da Revoluo de 1842, revolta originada das disputas politicas entre Liberais e Conservadores de So Paulo e Mnas Gerais.

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

Lngua Portuguesa e Matemtica. Entre os professores, uma est designada para trabalhar no laboratrio de Informtica, e outra est designada para a sala de leitura. Integrao da informtica educativa no projeto poltico pedaggico O Projeto Poltico Pedaggico da escola tem como eixo temtico Valorizao da vida, trabalhando relaes, eu e o outro, e tudo que nos envolve. Nesse contexto, a informtica est sob o mesmo eixo e permeia todas as disciplinas, em qualquer rea do conhecimento, como defende Valente (1999) a respeito do funcionamento da informtica na educao. Deste modo, o projeto de informtica educativa teve como objetivo integrar todas as disciplinas, pela via da interdisciplinaridade, que de acordo com Hugo Assmann (2007, p. 162), tem um enfoque pedaggico que se caracteriza por:
buscar algo mais que a mera justaposio das contribuies de diversas disciplinas sobre um mesmo assunto, e se esfora por estabelecer um dilogo enriquecedor entre especialistas de diversas reas cientficas sobre uma determinada temtica. Aplica-se a problemas, atividades e projetos que ultrapassem a capacidade de uma s rea disciplinar.

Ou seja, a interdisciplinaridade estabelece um dilogo entre as disciplinas, de modo que a mesma informao passe a ser tratada por diferentes reas sem descaracterizar os contedos prprios de cada uma. Sendo assim, com a chegada da internet na escola, a equipe de informtica educativa desenvolveu aes para que estudantes, professores, funcionrios, pais e comunidade fizessem uso crtico e criativo das tecnologias pela via da interdisciplinaridade. Desse modo, surgiu a iniciativa de criar o Blog TefiloEduc@4 em 2004, e mais tarde, com o envolvimento da escola em questes ambientais, foi criado o Blog Tefilo Educa na Mata. O primeiro blog teve como objetivo criar uma cultura de uso dos recursos digitais trazidos pela internet; incentivar o protagonismo infantojuvenil, e facilitar o acesso aos recursos tecnolgicos, favorecendo a realizao de projetos interdisciplinares. J o segundo blog, alm dos objetivos citados, tambm teve como alvo: sensibilizar a comunidade escolar sobre a importncia de conhecer a Mata Atlntica, de modo a identificar os elementos da paisagem e preserv-la; possibilitar a percepo de que a degradao ambiental interfere

http://teofiloeduca.blig.ig.com.br

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

na qualidade de vida das pessoas, e produzir conhecimento por meio do uso crtico e criativo das tecnologias digitais de informao e comunicao (TDIC), A abordagem terica do projeto teve como fundamentao a teoria sciointeracionista a partir de Vygotsky, segundo o qual a aprendizagem ocorre atravs das interaes do sujeito com o meio e com o outro. Nessa perspectiva, a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996) tambm serviu de apoio no sentido de promover entre os alunos a interao e a autoria, de modo a educar para a interveno nas aes desenvolvidas para o projeto da escola e no mundo.

Fig. 2 (1 post do blog Teofiloeduc@)

No laboratrio de informtica, os alunos realizaram atividades relacionadas sala de aula e ao projeto de valorizao da vida e do meio ambiente. O primeiro blog foi hospedado no IG5 por indicao dos prprios alunos da Rdio e Grmio da escola, que participavam do projeto Educom Radio 6. Vale dizer que o projeto inicial foi um site, mas o blog foi a opo selecionada por ser mais dinmico e permitir que alunos, professores, e comunidade interagissem postando seus comentrios. Esses alunos se prontificaram em atualizar o blog e tambm a atuarem como monitores durante as aulas de informtica educativa. A atualizao do blog foi realizada no perodo ps-aula (das 11h45min s 13h), uma hora e meia de aula semanal.
5 6

Internet Grtis Superviso de Ismar de Oliveira Soares e Coordenao de Patricia Horta. Disponvel em: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista9/projetos%209-1.htm Acesso em 09/09/2012.

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

No blog da escola, os alunos do Grmio criaram uma pgina personalizada e acrescentaram um link na pgina principal, conforme figura 3.

Fig. 3 (Blog do Grmio Tefilo Benedito Otoni -TBO)

A figura 4 demonstra a interao dos alunos tanto na construo do blog como na postagem de comentrios para o grupo. Houve ainda a participao de professores, alunos e comunidade, de modo que o blog passou a ser referncia para a escola e a comunidade.

Fig. 4 (Alunos do Grmio e Rdio)

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

Postagens, Visitas e Comentrios A figura 5 traz o contedo do texto de uma carta aberta escrita por alunos do 4 ano do Ensino fundamental, da Professora Celeste, em agradecimento pela aprovao do projeto de preservao da Mata. A postagem no blog foi feita por alunos do 7 ano, e enviada por correio tradicional Cmara dos Vereadores do Municpio de So Paulo.

Fig. 5 (postagem de alunos)

J na figura 6, temos a apreciao do projeto por um membro da comunidade, e tambm a visita dos alunos comentando a postagem.

Fig. 6 (comentrios no blog Teofiloeduc@)

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

Os demais alunos acessavam o blog apenas para visit-lo e deixar comentrios. Vale ressaltar que as salas de aula tinham uma mdia de 38 alunos distribudos em duplas. Por essa razo, a correo dos erros de lngua portuguesa era quase impossvel. Uma visita ao Blog Informtica Educativa7 O Blog Informtica Educativa Apoiando projetos Pedaggicos (fig. 7) foi criado por mim, autora deste projeto, logo aps o blog TeofiloEduc@. O motivo da sua criao foi de apoiar os trabalhos dos professores no laboratrio de informtica educativa, como tambm de divulgar os trabalhos dos alunos.

Fig. 7 (Blog Informtica Educativa)

Mais tarde o blog passou a ser um local de interao e compartilhamento. A motivao para continuar blogando vinha de comentrios dos visitantes conforme vemos em comentrios 1, 2, e na fig. 8. Comentrio 1
Ol professora Josete, meu nome (E), sou aluna da Universidade (U) no curso de Pedagogia, na modalidade Educao a distncia. Conheci seu blog atravs de uma pesquisa que estou fazendo para um trabalho, que ser produzir um blog. Gostaria de lhe parabenizar pelo seu belo trabalho, pois confesso que fiquei muito impressionada com tudo que visualizei e ouvi, com certa nfase para os documentrios que so brbaros. Ou seja, sem querer ser chata! O seu blog o mximo, digo isso pela criatividade, contextualizao, interatividade, pelos projetos e consequentemente por tornar esta ferramenta to rica para uma Educao mais crtica e comprometida com a tica. Obs: O meu blog est em fase de construo, assim que estiver pronto mando para senhora o endereo para passar l e deixar seu recado. No mais um grande abrao.

Comentrio 2
Ol! Prof Josete, sou me da sua aluna S. C., e desde j quero lhe dar os meus parabns pelo belo trabalho! Eu sou aluna do curso de "Pedagogia" da Faculdade (S), e tenho uma disciplina por nome de
7

http://jmzimmer.blog.uol.com.br

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012 "Tecnologia da Educao, na qual so abordados temas que contm no blog, h alguns meses, minha professora havia me pedido o endereo do site da escola, devido eu sempre estar comentando dos projetos que a escola possui, ela achou muito importante, e gostaria de divulgar esse trabalho para a faculdade, mais uma vez "Parabns"!

Fig. 8 (Comentrio de alunos)

Percebeu-se nos comentrios dos alunos e visitantes que, no contexto dos blogs, criam-se boas formas de comunicao e colaborao, de modo que, embora os alunos demonstrassem dificuldades na habilidade da escrita, o blog se traduziu numa forma de diagnosticar o que eles precisavam melhorar na aprendizagem. Alm disso, podemos observar no blog Informtica Educativa: apoiando projetos pedaggicos (fig. 8) que os alunos, alm de se expressarem de modo espontneo e autnomo, demonstraram capacidade crtica e interesse por blogs e tecnologias. O mesmo pode ser visto nos comentrios de outras pessoas. Embora houvesse a preocupao com os erros de lngua portuguesa cometidos por eles, entendemos que, nesse caso, poderamos relevar, uma vez que fazendo uso constante da leitura e da escrita, estavam comunicando-se e exercendo a autoria e autonomia (Freire, 1996). O Blog Tefilo Educ@ na Mata

Fig. 9 (Pgina inicial do Blog Teofilo Educ@ na Mata)

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

O Blog do Projeto TefiloEduc@ na Mata foi criado em 10 de junho de 2006 com o objetivo de registrar os projetos e aes desenvolvidas pela EMEF Tefilo Benedito Ottoni em prol da preservao da Mata Atlntica. Essa mata consiste em um fragmento remanescente localizado na Zona Oeste da cidade de So Paulo. Trata-se de uma rea de 1 milho e 300 mil metros quadrados que corria o risco de extino, tendo em vista que se pretendia construir ali um novo centro de abastecimento para a cidade de So Paulo. O histrico detalhado est registrado em udio e disponvel na mdia Youtube8 (editado e narrado por esta autora) e tambm, no prprio blog9 Teofilo educ@ na Mata. A ideia de criar um blog para a preservao da Mata Atlntica foi da Prof. Dr Silvana Santos, na poca presidente da Sociedade de Amigos do Bairro do Parque Ip (SABIPE)10. Nesse projeto houve ainda o apoio do Centro de Educao Ambiental da Previdncia, sob a coordenao do Prof. Ren Costa. O Blog Tefilo Educa na Mata est hospedado no servio do Blogger sob o endereo (http://teofilopreservamata.blogspot.com). Como esse servio permitiu a criao de pginas, foram criadas algumas que serviram como repositrio de atividades dos alunos e memrias da escola. No painel do blog o ttulo vem aparente e apresenta um layout simples na cor verde representando as cores da Mata Atlntica, uma faixa verde, onde esto os links para as suas pginas e, como podemos observar na figura 9, o blog tem as seguintes pginas: Home, Sobre o Projeto, Prmios e Reportagens, Blogs na Sala de Aula, Recursos Educacionais Abertos, Almanaque Educao, Sustentabilidade, Blog Informtica Educativa, Imagens, Alunos e Mdias na Educao. Aes, e aprendizagens por meio dos blogs A publicao do blog TeofiloEduc@ na Mata motivou aes como as trilhas com professores e alunos, a elaborao da rede temtica sobre a preservao da Mata Atlntica, o planejamento das atividades desenvolvidas no laboratrio de informtica juntamente com os professores e a parceria entre a Associao de Amigos do Bairro do Parque Ip e Centro de Educao Ambiental do Bairro da Previdncia. Alm disso, foi encaminhado para o Ministrio Pblico um abaixo-assinado para o plantio de 800

8 9 10

Vdeo Fragmento de Mata Atlntica. http://www.youtube.com/watch?v=x-5N5_01A8U (http://teofilopreservamata.blogspot.com.br/p/parque-tizo.html) Site da Sabipe: http://www.parqueipe.org.br/sabipe/

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

mudas de rvores que resultou na criao de uma ARIE (rea de Relevante Interesse Ecolgico). Na construo do blog os alunos aprenderam a criar contas de e-mail, fazer cadastro em servios da internet, formatar textos, editar fotos, selecionar e publicar contedos. Como resultado da divulgao do blog e demais aes da escola, em 2005, o Ministrio Pblico acatou a ao civil pblica preservando aquela rea da Mata Atlntica. E, em 2006, foi assinado o Decreto11 de criao do parque TIZO (Terras Institucionais da Zona Oeste), pelo governador do Estado de So Paulo. Com as aes realizadas pelos alunos e comunidade, e divulgadas no referido blog, a escola ganhou o prmio Paulo Freire de referncia em educao em 2006, e o prmio Construindo a Nao em 2007.12 Ainda h contato entre os ex-alunos protagonistas da Rdio e do Grmio e a professora autora deste projeto por meio das redes sociais. Todos esto cursando boas universidades em reas diversas e afins. Um exemplo disso do ex-coordenador da Rdio que est cursando Turismo na Universidade de So Paulo (USP) e continua envolvido com Educao Ambiental e ministrando palestras.

Fig. 10 (Ex-aluno coordenador da Rdio da escola)

11 12

Decreto n 50.597, de 27 de maro de 2006. http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimo/socioamb/teofilo.aspx

10

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

Em uma de suas palestras, o ex-aluno relatou aos alunos da escola a respeito da importncia de ter se envolvido com prticas educomunicativas. Essas prticas so defendidas por SOARES 200313,
[...] como sendo o conjunto das aes inerentes ao planejamento, implementao e avaliao de processos e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaos educativos, melhorar o coeficiente comunicativo das aes educativas, desenvolver o esprito crtico dos usurios dos meios massivos, usar adequadamente os recursos da informao nas prticas educativas, e ampliar a capacidade de expresso das pessoas [...]

Desse modo, SOARES 2011, juntamente com os pesquisadores do Ncleo de Comunicao e Educao da USP, reafirmam que estamos diante de um processo para alm dos antigos paradigmas entre educao e comunicao. Na verdade, o dilogo gerado da inter-relao dos dois campos a Educomunicao. Esta se materializa em algumas reas de interveno social, tais como: rea da educao para a comunicao, rea da mediao tecnolgica, rea da gesto da comunicao e rea da reflexo epistemolgica.
[...] Cada uma dessas tem sido tradicionalmente assumida como espao vinculado ao domnio, quer da educao, quer da educomunicao. Defendemos que cada uma dessas reas e seu conjunto sejam pensados e promovidos a partir da perspectiva da Educomunicao (SOARES em CITELLI 2011, P. 27).

De acordo com as ideias dos autores mencionados os alunos envolvidos nos projetos de informtica e rdio da escola tornaram-se verdadeiros protagonistas nos quesitos educao, comunicao e informao. Outros alunos envolvidos nesses projetos esto na rea de sistemas na FATEC (Faculdade de Tecnologia de So Paulo), outros cursando Direito, Educao e Educao Fsica. Os mais novos esto nas Escolas Tcnicas Estaduais de So Paulo (ETESP).

13

http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf

11

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

Concluso Embora esta investigadora no trabalhe mais na escola citada, continua voluntariamente apoiando o projeto Tefilo Educa na Mata e realizando oficinas de blogs para alunos e professores. A metodologia e o contedo das oficinas podem ser constatados nas apresentaes disponveis 14. A experincia foi muito rica para todos os envolvidos no processo. Foi tambm, inspiradora para os alunos que ainda engatinhavam nas tecnologias digitais de informao e comunicao, atualmente to difundida. Alm dos conhecimentos adquiridos, os alunos e professores passaram a acreditar na possibilidade de se fazer diferena na sociedade. Descobriram que, em grupo, possvel ter voz e fazer valer o que melhor para a comunidade, nesse caso, a preservao da Mata Atlntica. REFERNCIAS ALMEIDA, M. E. B. e VALENTE, J. A. Tecnologias e currculo: trajetrias convergentes ou divergentes? So Paulo: Paulus, 2011. ASSMANN, H. Reencantar a Educao: Rumo Sociedade Aprendente. 9. ed. Petrpolis: Vozes, 2007. CITELLI e COSTA (Orgs). Educomunicao: Construindo uma nova rea de conhecimento. So Paulo: Paulinas, 2011. EMEF Tefilo Benedito Ottoni. Projeto Poltico Pedaggico, 2011. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Histria teoria e pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus (Coleo Magistrio: Formao e Trabalho Pedaggico), 2001. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. 19. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GOMES, M.J. Blogs: um recurso e uma estratgia pedaggica. In MENDES, A; PEREIRA, I; COSTA, R. Atas do VII Simpsio Internacional de Informtica Educativa, Leiria: Escola Superior de Educao de Leiria, 2005. p. 311-315. GUTIERREZ, S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a insero das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores. 2004. Dissertao - UFRGS, Rio Grande do Sul.
14

Apresentao Web Currculo, 2010. http://www.slideshare.net/josete/apres-web-curriculo

12

IV Encontro Brasileiro de Educomunicao So Paulo, SP 25 a 27 de outubro de 2012

MORAN, J.M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Disponvel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm#diferentes. Acesso em: 20 ago. 2012. MORIN, E. Os Sete Saberes necessrios Educao do Futuro. 8. ed. So Paulo: Cortez, 2004. REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. 16. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. SOARES, I. O. Alfabetizao e Educomunicao: O papel dos meios de comunicao e informao na educao de jovens e adultos ao longo da vida. Disponvel em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/89.pdf Acessado em 07/09/2011.
VALENTE, J.A. O Computador na Sociedade do Conhecimento. Grfica da NIED UNICAMP, 1999

ZIMMER, J. M. Superao das barreiras para o uso da informtica por educadores. 2002. 121 p. Monografia de Concluso de curso (Ps-Graduao em Informtica Aplicada Educao) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen