Sie sind auf Seite 1von 8

1 IDENTIFICAO DOS PARTICIPANTES: Nome: Marco Tlio Cardoso Carminati Endereo: Rua Joo Scussel, n 1429

Pas: Brasil Telefone: (34) 3336-1224 E-mail: tuliocarminati@hotmail.com CPF: 106.470.686-05 RG: 17.356.823

Nome: Lucas da Silva Luiz Endereo: Rua Marechal Deodoro

Pas: Brasil Telefone: (16) 3831-2535 E-mail: lucas1@yahoo.com CPF: 419.237.16859 RG: 40.191.894-4

Nome: Lucas Vilas Boas Cardoso Endereo: Rua Elias Ferreira

Pas: Brasil Telefone: (34) 3336-4752 E-mail: lucas_vilashist@hotmail.com CPF: 057.692.695-70 RG: 20.457.614.87

Nome: Marcos Vincius da Silva Junior Endereo: Rua Olegrio de Queiroz

Pas: Brasil

Telefone: (34) 9109-6984 E-mail: rhep14may@hotmail.com CPF: 032.879.181-41 RG: 53.88178

2- TTULO TCNICO DO TRABALHO: A escalada da violncia escolar no Brasil .

3- INSTITUIO RESPONSVEL PELA REALIZAO DA PESQUISA Universidade Federal do Tringulo Mineiro.

4- REA DA PESQUISA: Educao.

5- LOCAL E DATA DA ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA: Secretaria do Curso de Histria, em 12 de junho de 2012.

6- LOCAL E DATA DA ENTREGA DA MONOGRAFIA FINAL: Secretaria do Curso de Histria, em 21 de novembro de 2012.

7- ORIENTADOR: Prof. Dr (a). Maria Clia Borges

8- JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

A violncia escolar est inserida em colgios pblicos ou privados. No importa a renda, escolaridade dos pais de alunos ou etnia. Atingem todos os segmentos da sociedade civil. Na elaborao da violncia escolar esto interrelacionados as causas, consequncias, fatores de risco, polticas para a diminuio da violncia escolar, ideias de preveno da violncia, anlises do uso de drogas na adolescncia, agresso fsica e verbal contra professores.
A maioria dos professores relatou que, nas escolas em que atuavam, as agresses entre eram bastante comuns. Observando os casos relatados, percebe-se que as agresses geralmente mais comuns eram os desentendimentos e conflitos entre os alunos. Para os professores esses casos estavam presentes em todos os nveis de ensino, inclusive nos mais elementares. (RUOTI, 2007, p. 121).

A violncia escolar engloba inmeros fatores de risco, dentre eles podemos mencionar a desestrutura familiar, maus tratos, uso de drogas ilcitas, uso de as metodologias inadequadas, professores mal preparados, os problemas sociais, o descaso governamental, dentre outros.
Mesmo no ocorrendo propriamente no espao escolar, a violncia que ocorre no entorno aumenta o sentimento de insegurana em muitas dessas escolas. Como nos casos em que ouvirmos histrias de escolas em reas dominadas pelo trfico, e que sofreram com as disputas entre grupos de traficantes, pois muitas vezes so reas estratgicas para a ao ou deslocamento dos criminosos locais. (RUOTI, 2007, p. 117).

O estudo tem como objetivo colaborar no entendimento e buscar alternativas da problemtica da violncia. Investiga-se a busca de saber sobre a escalada da violncia escolar e quais so os motivos influenciadores e os efeitos para os docentes dentro do ambiente escolar, especialmente no Ensino Fundamental Mdio das escolas brasileiras. A ausncia dos pais na participao da vida escolar do seu filho e falta de limites geram agresso fsica e verbal. A omisso dos pais acarreta danos, s vezes irreversveis para as vtimas, inclusive o baixo rendimento escolar e sequelas psicolgicas. e

Entre os espaos para desenvolver e aperfeioar o processo socializado e educativo est a escola. Portanto, seria esperado que, medida que a experincia com a escola aumentasse, esse comportamento cedesse lugar a outras formas pacficas de resoluo de conflitos. Contudo, vrios casos demonstram que tais comportamentos, alm de no sofrerem reduo ao longo do processo de escolarizao, tornam-se, muitas vezes ainda mais graves. (RUOTI, 2007, p. 121).

Alm disso, o trauma altera o comportamento do aluno e busca o isolamento social como maneira de fugir da realidade. Provavelmente no futuro, tragdias como a de Realengo possam se repetir e trazer a insegurana de cada membro que compe a comunidade escolar e, portanto um assunto bastante grave. Sem a presena ativa dos pais, cada vez mais aumentar a violncia, agresses contra colegas, afastamento de docentes, alm de casos de massacres. Mas como prevenir o problema?

Os programas mostram diversos focos de ateno. Em vrios deles, o centro de ao o prprio aluno. Em outros casos o objetivo do programa o apoio s escolas por meio dos seus docentes e diretores. Outra linha constitui aqueles programas que procuram incidir na formao do docente. Finalmente, em alguns casos se procura o fortalecimento de um trabalho em rede, com outros atores sociais (VISCARDI, 2003, p. 188).

Assim, importante investigar e conhecer mais sobre a violncia escola, em todo pas, principalmente como suas causas e consequncias, no Ensino Fundamental e Mdio.

9- DELIMITAO DO ASSUNTO

A pesquisa focar sobre a violncia escolar em Uberaba-MG, bem como suas causas e consequncias, nos Ensino Fundamental em duas Escolas Pblicas Municipais e uma Privada, nos ltimos dois anos.

10- OBJETIVOS 10.1 Geral: Compreender a violncia no ambiente escolar, pblicas ou particulares do Brasil, principalmente suas causas e consequncias no Ensino Fundamental e Mdio.

10.2 Especficos:

- Comparar os ndices de violncia nas escolas pblicas e privadas do Brasil, nos Ensino Fundamental e Mdio; - Identificar os fatores desencadeadores da violncia escolar; - Argumentar as provveis consequncias provenientes da evaso escolar; - Procurar rumos alternativos ou polticas pblicas para amenizar os ndices de violncia escolar.

11- PROBLEMATIZAO A violncia escolar podem gerar traumas permanentes para as vtimas, como, a falta de motivao para os estudos, no rendimento escolar e nos males psicossomticos. Em longo prazo podem surgir transtornos de ansiedade e de alimentao (bulimia, anorexia, bruxismo, alergias, depresso e ideias suicidas). Alis, a tragdia de Realengo demonstrou a fragilidade do poder pblico. A falta de polticas voltadas para a sade mental aumenta a possibilidade de ocorrer de tragdias no futuro, sendo de competncia dos professores, das autoridades polticas e da sociedade como um todo ajudar a melhorar esse meio. Por essa razo, confiamos que se torna uma tarefa de combat-la. Diante disso, crucial analisar sobre: qual a escalada da violncia escolar e quais so as contradies explicitadas, as causas e as consequncias para os

educadores, sociedade e discentes, especialmente nos Ensino Fundamental e Mdio do pas.

12- HIPTESES

- A falta de polticas voltadas para a sade mental aumenta a probabilidade de ocorrer um massacre. - Aproximadamente metade dos professores afirma que perde o estmulo ao trabalho devido violncia no ambiente escolar,. - A maior parte dos casos de massacres registrados em vrias escolas do mundo inteiro, os assassinos foram vtimas da violncia escolar. - A violncia escolar to greve que comea a acontecer logo nos primeiros anos escolares.

13- PLANO DE ASSUNTO INTRODUO CAPTULO I : OS NDICES DE VIOLNCIA ESCOLAR NAS ESCOLAS CAPTULO II: MDIO CAPTULO III: AS MALEFCIOS DA VIOLNCIA ESCOLAR CAPTULO IV: MEIOS DE COMBATE VIOLNCIA ESCOLAR. CONCLUSO. AS CAUSAS DA VIOLNCIA NOS ENSINO FUNDAMENTAL E

14- METODOLOGIA Para fazer esta pesquisa, ser realizado um embasamento terico a partir de consultas e referenciais especficas. A anlise de campo ser feita aplicao das entrevistas para os diretores de colgios pblicos e privados, pais, pedagogos e professores. A partir deste princpio,

ser elaborado um roteiro estruturado para as entrevistas, com perguntas que buscam as seguintes informaes: a) H algum aluno que vtimas anualmente de agresso fsica ou verbal; b) quais os principais motivos da violncia para com esse aluno; c) a escola realiza algum trabalho de preveno ou para auxiliar as vtimas em situao de risco; d) possvel combat-la ou diminuir a escalada da violncia escolar? Ser realizada tambm uma anlise com base na entrevista e se possvel nos documentos das escolas nos quais contm registros sobre o nmero de alunos evadidos nos ltimos dois anos. Os resultados coletados em cada parte sero estudados e comparados de maneira coerente, correlao entre as teorias pesquisadas e os dados colhidos atravs de anlise documental e resultados das entrevistas. Assim, o resultado final ser apresentado em forma de relatrio de pesquisa ou monografia para futuros eventos acadmicos.

15- CRONOGRAMA - No primeiro trimestre de 2012 ser feita a pesquisa bibliogrfica, buscando conhecer a situao da violncia escolar no municpio de Uberaba e nacional, nos Ensino Fundamental e Mdio.. - No segundo trimestre sero elaborados os roteiros para fazer as entrevistas. Elas sero testadas e reformuladas. - No terceiro trimestre ser feita o estudo de documentos, verificando nas escolas, o nmero de casos de agresses contra discentes ou docentes. - No quarto trimestre ser realizada uma pesquisa de todos os dados colhidos, mostrando os em forma de relatrio ou monografia.

16- REFERNCIAS G1. Saiba como evitar atitudes violentas dos filhos na escola. .. Disponvel em: < http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1060509-5604,00SAIBA+COMO+EVITAR+ATITUDES+VIOLENTAS+DOS+FILHOS+NA+ESCOLA.ht ml >. Acessado em: 01 mai. 2012.

VISCARDI, Nilia. Enfrentando la violencia en las escuelas: un informe de Uruguay. In: FILMUS, Daniel, et alii. Violncia na escola AmricaLatina e Caribe. Braslia: UNESCO, 2003. p. 153-205. Carta Capital. A falta de polticas de sade mental. Disponvel em: < http://www.cartacapital.com.br/politica/a-falta-de-politicas-de-saude-mental-segundokehl/ >. Acessado em: 01 mai. 2012. Veja. Agresso pode provocar traumas permanentes. Disponvel em:< http://veja.abril.com.br/especiais_online/bullying/ping.shtml>. Acessado em: 01 mai. 2012. Viviane de Oliveira; RUOTI, Caren. Violncia na Escola: um Guia para pais e professores. So Paulo: Imprensa Oficial, 2007. IPEA. O impacto da violncia nas escolas sobre a proficincia dos alunos. Disponvel em: < http://www.ipea.gov.br/ipeacaixa/premio2006/docs/trabpremiados/IpeaCaixa2006_Pr ofissional_02lugar_tema02.pdf>. Acessado em: 01 mai. 2012. MOORE, M. Tiros em Columbine (Bowling for Columbine). [Filme-vdeo]. Produo e direo de Michael Moore. Estados Unidos, United Artists Entertainment, 2002. DVD, 120 min. color. son. HICKMAN, D.. Hora Zero: Massacre no Colgio Columbine (Zero Hour: Massacre at Columbine High). [Filme-vdeo]. Produo e direo de David Hickman. Estados Unidos, Discovery Channel, 2004. TV, 43 min.. color. son. FANTE, C. Fenmeno BULLYING. 2. ed. Campinas: Verus Editora, 2005. Captulo 1 Fenmeno bullying. p. 27 90. FANTE, C. BRINCADEIRAS PERVERSAS: Mente & Crebro, Duetto Editorial, So Paulo, ed. 181, fevereiro 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen