Sie sind auf Seite 1von 3

Trilha da Vegetao Brasileira

Essa ao pedaggica tem por objetivo analisar a relao do ldico como facilitador da aprendizagem na sala de aula, tendo como propsito a construo do conhecimento. Atravs dessa anlise os alunos podero relacionar os biomas brasileiros de uma forma compreensiva sem precisar utilizar a memorizao como nica forma de assimilao do contedo. Assim, as crianas ficaram mais motivadas para explorar as suas capacidades, pois querem jogar bem, esforando-se para superar os obstculos cognitivos. Em seguida, abordaremos um jogo educativo chamado de trilha da vegetao brasileira:

Fotografia do jogo Trilha da Vegetao Brasileira

Regras do Jogo Objetivo: O principal objetivo do jogo chegar ao bioma mais importante do Brasil que a Floresta Amaznica, mas para que voc alcance esse objetivo ser preciso que passe por algumas etapas. Montagem: Cada grupo ter um cone colorido que ir coloc-lo no ponto de partida. Iniciar o jogo quem tirar o maior nmero no dado, e conseqentemente andar o nmero de casas que retirou no mesmo. Regras da trilha: Caso o cone pare em um dos quadrados coloridos, ocorrer: - Quadrado branco no sofrer nenhuma interferncia no jogo; - Quadrado verde avance uma casa; - Quadrado vermelho ser lanada uma pergunta relacionada ao tema e caso acerte avanar duas casas, caso erre voltar a sua posio anterior; - Quadrado laranja - troque a sua posio com a do ltimo jogador; - Quadrado preto volte ao incio do jogo; Vencedor: Ganhar o jogo quem chegar primeiro no bioma mais importante do Brasil (floresta Amaznica) Bonificao: O grupo vencedor receber 1,5 pontos pela atividade praticada, os demais grupos recebero 1,0 pontos, mas para que receba essa pontuao ser lanada uma pesquisa sobre o assunto que ser debatido posteriormente na sala de aula. Algumas das questes propostas ao jogo educativo: 1. Qual nico ecossistema exclusivamente brasileiro? 2. Quais caractersticas compem a Caatinga? 3. Por que a Caatinga apresenta uma aparncia esbranquiada? 4. Qual o clima predominante na Caatinga? 5. Por que a Caatinga esta passando por um processo de desertificao? 6. Quais as conseqncias da desertificao? 7. rvore tpica da Caatinga capaz de acumular gua em suas razes? 8. Bnus 9. Qual espcie vegetal mais representativa na Caatinga? 10. Cite algumas espcies de animais que se encontram na Caatinga? 11. Caracterize o solo da Caatinga. 12. Caracterize o relevo da Caatinga. 13. Qual o bioma voc poderia identificar em sua regio? 14. Qual a rea de ocorrncia da Caatinga? 15. Qual o principal rio da Caatinga? 16. Quais as causas que influenciam na devastao da Caatinga? 17. Bnus 18. Quais as causas para a extino de animas na Caatinga? 20. Quais as aves mais encontradas na Caatinga? 21. Quais as aves menos encontradas na Caatinga? 22. Quais as rvores da Caatinga que servem para a alimentao humana? 23. Quais os animais so mais caados? 24. Cite uma caracterstica das plantas pertencentes ao bioma Caatinga. 25. Cite a principal caracterstica das plantas da famlia dos cactos (mandacaru, xique-xique, etc). 26. Cite uma planta da Caatinga utilizada na medicina popular.

27. 28. 29. 30.

Qual a rvore que mantm suas folhas verdes no perodo de estiagem (seca)? Que rvore, originria da frica, foi introduzida na Caatinga e se tornou uma praga? Qual a principal funo das matas prximas aos rios, riachos e audes do bioma Caatinga? Cite uma caracterstica dos rios da Caatinga?

Respostas 1. A Caatinga 2. Presena de arbustos, razes profundas, folhas caduciflia, presena de espinhos, folhas pequenas ou ausentes, solo pedregoso, ... 3. Devido ao clima seco predominante neste bioma 4. Semirido 5. Porque h mal uso de seu solo e da sua vegetao pelo homem 6. Perda da biodiversidade (extino de animais e plantas), perda de solo pela eroso, diminuio da disponibilidade efetiva de recursos hdricos devido ao assoreamento de rios e reservatrios. 7. Umbuzeiro 8. Avance 2 casas 9. Os cactos 10. Veado, tatu, rolinha, raposa, pre, camaleo, ... 11. De forma geral, o solo raso, rico em minerais, mas pobre em matria orgnica. 12. Planalto e grandes depresses. 13. Caatinga 14. Regio Nordeste e norte de Minas Gerais 15. Rio So Francisco 16. O desmatamento e as queimadas 17. Avance 1 casa 18. Caa predatria, desmatamento, queimadas, ... 20. Galo-de-campina, golinha, rolinha, anum, gara-branca, casaca-de-couro, ... 21. Bico-de-osso, sofr, aviana, 22. Caj, umbu. cajarana, mandioca, caju, ara, jatob, siriguela, xique-xique, ... 23. Veado, tatu 24. Folhas caduciflias, pequenas ou ausentes, transformadas em espinho; razes profundas, troncos retorcidos, ... 25. Folhas modificadas em espinho como estratgia para diminuir a perda de gua 26. Aroeira, cumaru, amburana, juazeiro, jurema, mandacaru, ... 27. Juazeiro 28. Algaroba 29. Proteger os rios contra o assoreamento e a contaminao por defensivos agrcolas e para regular o microclima. 30. So intermitentes, em sua maioria (secam no perodo de estiagem)

Das könnte Ihnen auch gefallen