Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAP CURSO DE LICENCIATURA DISCIPLINA DIDTICA APLICADA I PROF.

SRGIO COUTINHO

SNTESE DO TEXTO O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR

Trabalho apresentado a disciplina Didtica Aplicada I como requisito avaliativo do Curso Licenciatura em Histria da Universidade federal do Amap coordenado pelo professor Srgio Costa Coutinho.

Macap 2010

Introduo A presente sntese trata de trs tipos de saberes necessrios ao professor na execuo de sua prtica educativa: os saberes conceituais e metodolgicos, relacionados ao domnio do assunto que se vai ensinar; os saberes integradores, relacionados aos conhecimentos interdisciplinares, desenvolvidos em pesquisas; os saberes pedaggicos, conhecimentos diretamente relacionados com a prtica de ensino.

O saber e o saber fazer do Professor


O texto ao qual se refere esta sntese trata dos saberes que o professor precisa desenvolver para tornar-se um bom profissional e das implicaes que o no desenvolvimento desses saberes causam na pratica do ensino. Os referidos saberes citados pelos autores so os saberes conceituais e metodolgicos da rea de ensino, os saberes integradores e os saberes pedaggicos, que segundo os mesmos, so trs reas que so necessrias para proporcionar aos professores uma slida formao terica. Os autores iniciam o texto problematizando o que deve saber e saber fazer um professor em relao ao contedo a ser ensinado e as prticas utilizadas por ele em sala de aula. Segundo os autores os saberes conceituais e metodolgicos referem-se ao fato de que o professor deve saber o contedo que ir ensinar e ter boa integrao em classe, respeitar os saberes dos educandos e ter bom senso em sua pratica de ensino. Os autores tambm citam que a primeira fonte de conhecimento dos professores so os livros-textos, destacando que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodolgicos de sua rea, pois s conhecer o contedo bsico dos livros-textos no suficiente. Para facilitar o aprendizado, necessrio apresentar a origem do problema que gera a construo de tal conhecimento. Dessa forma pode-se associar o conhecimento com a problemtica levantada por ele. O segundo saber salientado pelos autores diz respeito aos saberes integradores que so os relacionados ao ensino dos contedos escolares e oriundos de pesquisas feitas na rea de ensino do contedo especfico. Esses saberes integradores so aqueles que referem-se capacidade do professor de relacionar os contedos afins de maneira a proporcionar a interdisplinaridade entre as reas, no ficando restrito a uma nica linha terica. Segundo os autores, por meio dos saberes integradores o professor no deve apenas saber analisar o ensino tradicional, ele deve ter a capacidade de procurar atividades inovadoras que levem o aluno a evoluir nos seus conceitos, habilidades e atitudes, mas necessrio tambm que ele saiba dirigir os trabalhos do aluno para que este realmente alcance os objetos propostos e tambm saber da existncia das concepes espontneas ao planejar o seu ensino e ter conscincia de que seus alunos chegam s aulas com conhecimentos empricos j constitudos e, portanto, no so uma tbula rasa. Contudo para ser um bom profissional os autores defendem que o professor deve dominar os saberes pedaggicos, que para vrios outros autores podem tambm ser pensados como saberes integradores, como por exemplo, o saber avaliar, o compreender as interaes professor-aluno, conhecer o carter social da construo do conhecimento, dentre outros. Portanto o professor precisa construir o saber-fazer em relao a teoria-prtica. As atividades de estgios direcionados para anlise crtica da escola e de seu ambiente devem fazer parte da formao de todos os professores.

Concluso

Na elaborao do texto percebemos que os trs saberes expostos pelos autores so essenciais a pratica de ensino, porem, como ressaltam os autores, no so os nicos a serem desenvolvidos para o formao de um timo profissional, pois necessrio entre outros tantos, principalmente dialogo entre professor e alunos para que permitam uma reflexo sobre estes saberes para alcanar os objetivos de uma proposta inovadora.

Referncia

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de & CASTRO, Amlia Domingues de. (orgs.). Ensinar a ensinar: Didtica para a escola fundamental e mdia. So Paulo: Pioneira, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen