Sie sind auf Seite 1von 6

Centro de Estudos Educativos de An

Teste de Avaliao Escrita das componentes terica e prtica Disciplina: Biologia e Geologia Durao da Prova: 90 minutos Professora: Clara Gomes Nome do aluno: 10 ano de Escolaridade Ensino Secundrio 17 de outubro 2012 Verso 1 N.: Turma:

Grupo I O sistema Terra depende das interaes entre os diferentes subsistemas. O ciclo tectnico dependente do dinamismo interno e influencia o dinamismo externo, como por exemplo o ciclo das rochas. Muitas vezes ocorrem sequncias de acontecimentos que alteram temporariamente as condies de equilbrio dos subsistemas. Por exemplo, uma grande erupo pode expelir para a atmosfera uma quantidade de cinzas to elevada que pode provocar mudanas climticas traduzidas em inundaes em determinados locais, secas noutras regies e, eventualmente, afetar a produo vegetal e as cadeias alimentares. Esporadicamente, podem ocorrer alteraes no sistema Terra to drsticas que criem desequilbrios graves responsveis pela extino de muitas espcies. Os esquemas A e B da Figura 1 representam dois tipos de sistemas, respetivamente, fechado e aberto. 1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaos e obter uma afirmao correta, nas alneas que se seguem. 1.1. Os subsistemas terrestres diferem do planeta Terra porque trocam ____ sendo considerados sistemas ____. A. energia [...] fechados. B. energia [...] abertos. C. matria [...] fechados. D. matria [...] abertos. 1.2. Ambos os sistemas tm em comum o facto de trocarem __ com o meio, estando esta representada pela(s) __. A. energia *+ projeo da bola. B. energia *+ setas. C. matria *+ projeo da bola. D. matria *+ setas. 1.3. Uma grande erupo pode expelir uma quantidade de cinzas to grande que pode provocar mudanas climticas, o que significa que a _____ so subsistemas abertos e ___. A. geosfera e atmosfera [...] interdependentes. B. geosfera e atmosfera [...] independentes. C. biosfera e atmosfera [...] interdependentes. D. biosfera e atmosfera [...] independentes. 1.4. O ciclo tectnico dependente da ____ e responsvel pelas transformaes que ocorrem no ciclo ___. A. energia solar [...] hidrolgico. B. energia solar [...] das rochas. C. energia geotrmica [...] hidrolgico. D. energia geotrmica [...] das rochas. 2. Faa corresponder a cada uma das letras (de A a H), que caracterizam interaes entre subsistemas, o nmero (de I a V) da chave que os identifica. Afirmaes A. A composio da atmosfera terrestre atual torna possvel a respirao. B. O Homem tem vindo a explorar de modo descontrolado os combustveis fsseis. C. A fotossntese um processo que utiliza o dixido de carbono atmosfrico. D. As erupes vulcnicas libertam grandes quantidades de gases e calor. E. O ciclo hidrolgico caracterizado por vrios processos, entre eles a precipitao. F. A decomposio da matria orgnica (hmus) fundamental na formao do solo. G. A concentrao de dixido de carbono tem vindo a aumentar devido ao aumento do trfego automvel. H. A gua o principal constituinte de todos os seres vivos, havendo necessidade de repor as suas perdas.

Verso 1

Chave I. Atmosfera e Biosfera II. Atmosfera e Geosfera III. Atmosfera e Hidrosfera IV. Biosfera e Geosfera V. Biosfera e Hidrosfera

3. Considere os seguintes dados: O CO2 retm grande parte da radiao emitida pela superfcie da Terra, contribuindo para o efeito de estufa. O CO2 atmosfrico dissolve-se na gua e precipita formando o calcrio. O CO2 utilizado pelas plantas na fotossntese. O CO2 libertado na respirao dos seres vivos. Faa corresponder a cada uma das letras (de A a H), que demonstram a importncia do dixido de carbono, o nmero (de I a III) da chave correspondente. Afirmaes Chave A. Na biosfera ocorre uma permanente circulao e reciclagem de CO 2. I Afirmao apoiada pelos dados. B. A formao de calcrio maior a temperaturas baixas. II Afirmao contrariada pelos dados. C. A circulao de CO2 restrita aos subsistemas hidrosfera e atmosfera. III Afirmao sem relao com os D. O aumento da solubilidade do CO2 na gua diminui o efeito de estufa. dados. E. O CO2 o gs mais abundante da atmosfera de Vnus. F. A atmosfera um sistema fechado. 4. O clima da Terra est em constante mudana porque os subsistemas terrestres registam alteraes. Explique como que a alterao do dixido de carbono da atmosfera influencia os outros subsistemas e coloca em risco o equilbrio do planeta Terra.

Grupo II
O Grand Canyon encontra-se no territrio dos Estados Unidos da Amrica. O seu vale foi modelado pelo rio Colorado durante milhares de anos. medida que as suas guas percorriam o leito, aprofundou-o ao longo de 446 km. Mede 6 a 29 Km de largura e atinge a profundidade de 1600 metros. Cerca de 2000 M.A. de histria geolgica da Terra foram expostos pelo rio, medida que este e os seus afluentes meteorizavam e erodiam camada aps camada de sedimentos. O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedio cientfica ao local foi dirigida pelo Mayor John Wesley Powell, no final da dcada de 1870. Powell referiu-se s rochas sedimentares expostas como pginas de um belo livro de histrias. No entanto, a rea era j ocupada por nativos americanos. considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turstico visitado por milhares de turistas.

1. Seleciona a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos, de modo a obteres uma afirmao correta. 1.1. Aplicando o princpio da ____ sequncia II, podemos afirmar que o estrato ___ o mais recente. A. Horizontalidade () 1 B. Horizontalidade () 4 C. Sobreposio () 1 D. Sobreposio () 4 1.2. O princpio da identidade paleontolgica leva-nos a concluir que o ____ da sequncia I ____. A. Arenito () tem todos a mesma idade; B. Argilito () tem a mesma idade que o argilito da sequncia II C. Calcrio () tem a mesma idade que o calcrio da sequncia II D. Clcrio () mais recente que as rochas metamrficas da mesma sequncia.

Verso 1

1.3. Se o estrato 3 tiver fossis de ____, ento podemos admitir que ____. A. Amonites () se formou na era paleozoica; B. Amonites () o estrato 2 no tem fsseis de trilobites C. Trilobites () se formou na era mesozoica; D. Trilobites () o estrato 2 no tem fsseis de amonites. 1.4. Os melhores fsseis de ____ para datar relativamente os estratos do Grand Canyon so aqueles que tm ____ distribuio ao longo dos seus 1600 m de profundidade e uma ____ distribuio ao lingo dos seus 446 km de extenso. A. Fcies () reduzida () vasta B. Idade () reduzida () vasta C. Fcies () vasta () reduzida D. Idade () vasta () reduzida 2. Seleciona a opo que completa corretamente a afirmao: Da anlise da figura podemos concluir que A. O granito mais antigo que o calcrio B. O estrato 1 mais antigo que a falha C. O xisto e gnaisse da sequncia I so mais recente que o calcrio da sequncia II D. O estrato 1 mais recente que a falha. Faz corresponder a cada uma das letras de A a E, a designao da respetiva rocha, indicada na chave. IArenito A- Rocha sedimentar detrtica no consolidada IIArgila B- Rocha sedimentar detrtica consolidada IIICalcrio comum C- Rocha sedimentar biognica IVCarvo D- Rocha sedimentar qumiognica VXisto E- Rocha metamrfica VIGnaisse VIIGranito VIIIMrmore

3.

Grupo III Era aps era, o planalto do Colorado foi crescendo como um bolo de camadas de arenito, calcrio, argilito e xisto argiloso. Estes estratos, criados por mares, rios e ventos e depois comprimidos pelo tempo, foram iados, afundados e elevados por violentas foras tectnicas. Os vulces espalharam lava sobre eles, o vento e as guas atacaram-nos e uma das mais acessveis lies de geologia do planeta tomou forma. H mais de um sculo, os gelogos comearam a registar as origens dos estratos que se exibem nas paredes dos canyons e das mesas. Com uma idade aproximada de 180 milhes de anos, o arenito navajo formou-se ao longo de 15 milhes de anos, camada aps camada, resultando da deposio de areias sopradas pelo vento. Em certos lugares, o depsito atinge mais de 600 metros de espessura, colorido por xidos de ferro. De onde surgiu to grande quantidade de areia? Tanto quanto parece, uma enorme quantidade ter vindo das montanhas dos Apalaches, bem longe a leste. O gelogo Jeffrey Rahl e os seus colegas descobriram pistas sobre a sua origem em minsculos cristais de zirco conservados no arenito. Os istopos radioativos presentes nos zirces do arenito navajo condizem com os zirces dos Apalaches, montanhas que, em tempos recuados, eram to altas como os Alpes.

1. Selecione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Os arenitos e argilitos do planalto do Colorado so_____e formam estratos que alternam com calcrios, que so_____. A. rochas sedimentares quimiognicas [...] rochas metamrficas B. rochas sedimentares detrticas mveis [...] rochas sedimentares quimiognicas C. rochas sedimentares quimiognicas [...] rochas sedimentares detrticas consolidadas D. rochas sedimentares detrticas consolidadas [...] rochas sedimentares quimiognicas

Verso 1

2.

Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. A lava espalhada pelos vulces sobre os estratos do planalto do Colorado formou rochas____, com cristais de____dimenses, como, por exemplo,____. A. Magmticas intrusivas [...] grandes [...] granito B. Magmticas intrusivas [...] pequenas [...] basalto C. Magmticas extrusivas [...] pequenas [...] basalto D. Magmticas extrusivas [...] grandes [...] granito Identifique o agente de geodinmica externa responsvel pelo transporte das areias que formaram o arenito navajo.

3.

4. Selecione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Os cristais de zirco encontrados no arenito navajo so___ que o prprio arenito e os istopos radioactivos presentes nestes cristais permitiram conhecer___. A. Mais antigos [...] o local de origem da areia que constitui o arenito B. Mais recentes [...] a idade do arenito C. Mais antigos [...] a idade do arenito D. Mais recentes [...] o local de origem da areia que constitui o arenito 5. Seleciona a opo mais correta que completa a afirmao seguinte: A formao do planalto do Colorado e do Grand Canyon so acontecimentos geolgicos que podem ser interpretados luz do: A. Catastrofismo B. Neocatastrofismo C. Uniformitarismo D. Gradualismo Considere que num determinado cristal de zirco do arenito navajo est presente o par de istopos U/ Pb. 235 9 207 O tempo de semi-vida do istopo-pai, U, de 0,7 x IO anos. Sabendo que foram encontrados 25% de Pb A Idade desse arenito ser (em milhes de anos): A. 700 M.A. B. 350 M.A. C. 1400 M.A D. 7000 M.A. Explique o significado da afirmao: "Estes estratos, criados por mares, rios e ventos e depois comprimidos pelo tempo, foram iados, afundados e elevados por violentas foras tectnicas." Grupo IV Observa as figuras seguintes. A ilustra as fronteiras entre placas tectnicas e B representa os dois tipos de fronteiras entre placas tectnicas e diferentes unidades estruturais (X e Y) da zona mais superficial da Terra. Nas questes seguintes assinala as opes corretas.
235 207

6.

7.

1.

1.1. A. B. C. D.

A letra X representa A crosta continental A endosfera A litosfera A astenosfera

Verso 1

1.2. Qual a letra do esquema B, que representa os movimentos de conveco? A. letra C B. letra D C. letra A D. letra B 1.3. Segundo a Teoria da Tectnica de Placas, as correntes de conveco do manto so responsveis A. pela formao das cadeias montanhosas. B. pelo vulcanismo e pelas inverses de polaridade do campo magntico. C. pela actividade ssmica e pela mobilidade das placas litosfricas. D. pela deriva dos continentes e pela expanso dos fundos ocenicos. 1.4. O processo de formao da crosta ocenica e separao das placas ocorre A. Nos riftes B. Nas falhas transformantes C. Nas zonas de subduo D. Nos limites convergentes 1.5. Identifique os tipos de fronteiras ilustrados na figura A, pelos nmeros l, II e III. 1.6. Refira como esto na atualidade as placas Indiana e Euro-asitica e as placas da Antrtida e da Austrlia. 2. Leia com ateno o texto seguinte e responda s questes. [...] J por volta de 1620 Bacon chamara a ateno para a similitude dos contornos continentais, mas sem sugerir que tivessem estado alguma vez agregados. O primeiro a falar de uma deslocao dos continentes superfcie da Terra foi Pellegrini, em 1848, mas atribuiu o fenmeno a causas sobrenaturais, relacionando-o com o Dilvio bblico. Foi em 1912 que Wegener apresentou a sua teoria comunidade cientfica. Segundo uns, j se interessava pelo assunto desde 1903; para outros, a ideia foi-lhe sugerida mais tarde, pela observao do desprendimento das placas de gelo polar, no mbito do processo de formao dos icebergues. A proposta de Wegener s veio a afirmar-se definitivamente com o artigo publicado em 1968, no Journal of Geophysical Research, por trs sismlogos norte-americanos: Lynn Sykes, Brian Isaacks e Jack Oliver. A superfcie da Terra formada por uma casca rgida, com cerca de 100 quilmetros de espessura que envolve uma camada pastosa, viscosa. Essa casca rgida est dividida num certo nmero de regies independentes que deslizam sobre a camada viscosa, modificando as suas posies relativas e as respectivas linhas de separao. O material que as constitui renova-se permanentemente. Como um tapete rolante, as placas recm-formadas percorrem um trajecto mais ou menos longo e voltam a mergulhar no interior da Terra. 2.1. Qual das personalidades referidas no texto no revela aqui ideias mobilistas? 2.2. Transcreva a passagem do texto que remete para ideias catastrofistas. 2.3. Identifique, no mbito da teoria da tectnica de placas, o significado das seguintes expresses utilizadas no ltimo pargrafo do texto, tendo em conta o respectivo contexto: A. casca rgida; B. camada pastosa, viscosa; C. regies independentes; D. linha de separao. 2.4. Faa corresponder uma letra da chave a cada uma das afirmaes que se indicam de seguida. Chave: Afirmaes: A limites divergentes 1 As placas litosfricas encontram-se em rota de coliso. B limites convergentes 2 Uma placa litosfrica mergulhada por baixo de outra. C limites conservativos 3 Ocorre deslizamento lateral entre as placas. 4 As placas litosfricas afastam-se devido a foras de tenso. 5 Ocorrem ao longo das falhas transformantes. 6 Verifica-se formao de nova crosta ocenica. 7 A actividade vulcnica muito intensa. 8 Atuao de foras de compresso. 2.5. As placas de gelo corresponderiam a continentes, deslocando-se sobre um fundo ocenico a gua do mar. Explique a analogia que Wegener ter estabelecido entre a deslocao dos continentes e o fenmeno de desprendimento das placas de gelo polar.
Grupo I
1.1 1.2 1.3 1.4 2 3 4 1.1 1.2

Grupo II
1.3 1.4 2 3 1 2 3

Grupo III
4 5 6 7 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5

Grupo IV
1.6 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5

10

10

10

10

15

10

10

10

Verso 1

Verso 1

Das könnte Ihnen auch gefallen