Sie sind auf Seite 1von 4

III ENCONT BRASIL TRO LEIRO DE DRUIDISMO E RECONSTR R RUCIONISM CELTA MO EBDRC

NOVO HAMBURGO/RS O 15 A 17 DE NOVEMBRO DE 2012 N

Caer Tabe ebuya (SP)

Caer Ynis r (S SC)

Ordem Wal O lonom (RS)

Brig gaecoi (P PB)

Caer Siddi/Temp de S plo Avalon n (SP)

C Caer s Ynis Cara (S SP)

Tribo da O Ona Parda a (SP)

Nem meton Sam mama (P PA)

Gor rsedd Ramo d de Carvalh ho (SP) Caer Itaobi r (S SP)

Belloveso os Isarnos (RS)

CRONOGRAMA
PRIMEIRO DIA 15/11/2012 (QUINTA-FEIRA) 12:00-13:00 acomodao 13:00-14:00 almoo 14:00-15:00 abertura 15:00-16:30 Marcos Reis (Caer Tabebuya, So Paulo/SP): Foras Xamnicas no Druidismo: ritos de cura inspirados nas Deidades e nos 3 Reinos.
Rito/roda de cura no qual cada pessoa poder receber uma ao de cura e inspirao profunda para tocar a alma de cada um, deixando-o melhor para si mesmo, para todos e para o mundo.

16:30-17:30 Joo Eduardo Schleich Uberti (Caer Itaobi/SP): O Altar em Rituais Drudicos: uma tentativa de construo a partir da anlise de altares politestas contemporneos.
O altar cltico por excelncia o fogo central de uma casa. Entretanto, em rituais pblicos, s vezes se faz necessrio um altar com elementos adicionais. Assim, a partir da exibio e explicao de imagens de altares contemporneos de outras religies politestas, ser debatido o significado do altar no rito pblico e proposta a criao de um altar pelos presente a partir dos simbolismos clticos.

17:30-19:00 Luiz Daudt (Stio So Luiz, Novo Hamburgo/RS): Ttulo. Descrio. 19:00-19:30 coffee break 19:30-21:00 Bellovesos Isarnos (Porto Alegre/RS): A Origem da Jurisdio dos Druidas.
Analisa a atividade dos druidas como rbitros entre as tribos gaulesas.

21:00-22:00 Jferson Matthes (Ordem Walonom, Porto Alegre/RS): Lua, uma tentativa.
Atravs de conexes novas, pretendo criar formas de construir um ritual lunar. Nessa atividade, irei apresentar possveis formas de celebrar a lua de ms a ms e facilitar a criao de tantas outras maneiras.

22:00 jantar SEGUNDO DIA 16/11/2012 (SEXTA-FEIRA) 11:00-12:00 Mariana "Maia" Lomelino (So Paulo/SP): Planejando sua ida a ire: como conhecer a Irlanda sem agncia de viagens.
Planejando a viagem, sites de apoio, planilhas com preos atualizados, dicas de onde e como fazer tours, o que levar, como se organizar e dicas gerais de como funcionam as coisas na Ilha Esmeralda.

12:00-13:30 almoo 13:30-15:00 Darona N Brighid (Nemeton Samama, Belm/PA): Os Sdhe e os Encantados: traando semelhanas e diferenas entre Druidismo e Encantaria amaznica.
Por meio de uma palestra em forma de roda-de-conversa, conheceremos um pouco sobre o universo da Encantaria amaznica: o que so os encantados ou caruanas, onde vivem, como se manifestam, quem o(a) paj ou curador(a) e como este(a) se relaciona com esses seres. A partir dessas informaes, sero traadas diferenas e, sobretudo, semelhanas entre algumas crenas e prticas da Encantaria e Pajelana com o Druidismo. Ao final da palestra, ser conduzida uma meditao.

15:00-16:00 Bellovesos Isarnos (Porto Alegre/RS): BindOgham.


Uso do Luthogam (um dos alfabetos ogmicos do Livro de Ballymote) na criao de sigilos mgicos.

16:00-17:30 Rowena Arnehoy Seneewen (Templo de Avalon - Caer Siddi, Itapetininga/SP): A linguagem corporal na viso celta.
O corpo est na alma e esse reconhecimento d ao corpo uma dignidade sagrada e mstica. Na espiritualidade celta, encontraremos uma nova ponte entre o visvel e o invisvel, que pode ser expressada na dana, na msica ou na poesia. Uma perspectiva baseada no livro Anam Cara O livro da sabedoria Celta, de John ODonohue, que descreve de forma potica a relao de amizade entre o corpo fsico e anmico. A integrao do homem com o Todo e o ambiente que o cerca; esto intimamente interligados, tal como um n celta, pois os nossos sentidos so considerados portais para o divino. Vamos abordar, tambm, os dile do corpo e como esses elementos podem ser trabalhados durante o nosso dia-a-dia. No incio da palestra teremos uma vivncia corporal, finalizando com uma breve meditao.

17:30-18:00 coffee break

18:00-19:30 Druida do Vento (Anastcio/ MS): Druidismo e Cultura Terena.


Explora brevemente o panorama histrico do Povo Terena, fazendo uma pequena mostra de sua cermica e objetos rituais e expondo mitologia e ritos do Povo Terena; traa um paralelo entre o druida e o xam Terena; encerra com uma vivncia em grupo.

19:30-20:30 Sheilla Pereira Sabbag Uberti (Caer Itaobi, So Paulo/SP): Processos naturais: nascer, viver e morrer com honra.
Retomando os processos naturais de nascimento, vida e morte. Porque o nascimento hoje exige um mdico? Porque a morte tem de ser escondida? Abracemos a vida com a honra que ela merece.

20:30-22:00 Andra ire e Simo Proena (Caer Tabebuya, So Paulo/SP): Danas Escocesas.
A atividade consiste em danas de casais em grupos, onde os casais interagem entre si e com os outros casais, promovendo entrosamento entre todos os participantes. So danas agitadas e alegres, propcias para uma celebrao.

22:00 jantar TERCEIRO DIA 17/11/2012 (SBADO) 12:00-13:30 almoo 13:30-15:00 Jferson Matthes (Ordem Walonom, Porto Alegre/RS): Uma sala de espelhos: conhecendo Walonom.
Possibilitar uma viso ampla e acertada sobre Walonom e seu trabalho, olhando de forma panormica e intimista, eis a inteno desta atividade.

15:00-16:00 Joanna Doarco (Tribo da Ona Parda, Jundia/SP): Respirando os Caminhos.


Exerccios respiratrios na criao de imagens mentais e a sua interpretao.

16:00-17:30 Jos Paulo Almeida (Caer Ynis, Florianpolis/SC): O Despertar: como os Druidas renasceram no sc. XVIII.
Nesta palestra falaremos sobre os aspectos que levaram ao Renascimento Drudico, sobre as linhagens surgidas nesse perodo e como influenciaram o druidismo moderno.

17:30-18:00 coffee break 18:00-19:30 Juliana Couto (Caer Ynis Cara/DNA - So Paulo/SP): Dndseanchas: encontrando seu lugar na Paisagem Sagrada.
Nesta palestra/vivncia, procuraremos entender o conceito de Dndseachas atravs de algumas histrias, buscando achar a religao com a paisagem, antes to natural aos Celtas e hoje to distante da maioria de ns.

19:30-21:00 Darona N Brighid (Nemeton Samama, Belm/PA): Sagradas: honrando a Terra e a Tribo. 21:00-22:00 Mesa-redonda: CBDRC.

Danas Circulares

Uma vivncia com danas circulares que celebram a Terra e a comunidade drudica brasileira, trazendo danas que evoquem tanto a cultura brasileira quanto a cltica. Discusso sobre o Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Cltico - CBDRC.

22:00 encerramento

Das könnte Ihnen auch gefallen