Sie sind auf Seite 1von 24

1

A imagem uma arma: a propsito de riscos e rabiscos no Bairro Alto


Sumrio

A cidade contempornea um artefacto cultural em constante mutao, o resultado de foras histricas e de dinmicas scio-culturais dspares. Diferentes usos e representaes do espao ajudam a compor este habitat, simultaneamente vibrante e complexo. O espao metropolitano , por isso, lugar de contendas de natureza simblica, colises entre vises e apropriaes do territrio que nem sempre convivem harmoniosamente. Afirmando-se como terreno hbrido que abriga diferentes actores e interesses, o Bairro Alto lisboeta um bom exemplo destas dinmicas conflituais. Neste artigo pretende-se reflectir sobre as linguagens visuais ilegais que nos ltimos anos foram preenchendo a paisagem deste local, suscitando a ateno dos media e medidas polticas e urbansticas por parte dos poderes pblicos. Este um lugar histrico da cidade, uma atraco turstica que exige preservao e dificilmente suporta intervenes que interfiram nesta imagem fabricada. O graffiti e a street art executados neste bairro so, neste artigo, entendidos como exerccios estticos e polticos, recursos expressivos tomados por diferentes actores numa cidade em constante negociao.

Palavras-Chave: Graffiti, Street-Art, Culturas Juvenis, Cidade, Bairro Alto

The contemporary city is a constantly shifting cultural artefact, the historical result of divergent socio-cultural movements. Different uses and representations of space contribute to the peculiar shape of this complex and vibrating habitat. Multiple visions and appropriations of space take place in this territory, turning the city in to a place of constant symbolic conflicts. The Bairro Alto in Lisbon, sheltering different agents, interests and wills, is a good example of this differing dynamics. In this article I propose a reflection concerning the illegal visual expressions that have recently invaded this historical district. Graffiti and street art are visual manifestations that can be understood as political and aesthetics devices, fundamental expressive resources in the negotiation of power and agency in the urban environment.

Key-Words: Graffiti, Street-Art, Youth Cultures, City, Bairro Alto

1 A imagem uma arma: a propsito de riscos e rabiscos no Bairro Alto

O artigo que aqui se inicia parte de uma reflexo mais genrica sobre a imagem e a visualidade na cidade, para se centrar num exemplo que considero particularmente interessante para o estudo das dinmicas contemporneas de apropriao do espao urbano que recorrem a dispositivos de natureza visual1. A cidade , neste contexto, tomada como artefacto cultural, uma fabricao histrica participada por agentes com poderes e desejos desiguais. Nesta arena conflitual habitam pessoas e comunidades com condies, vontades, prticas e representaes, dissemelhantes. A cidade espelha esta multiplicidade ontolgica com propenso a revelar-se na matria visvel do quotidiano. tona emergem sinais, social e culturalmente significativos, que contribuem para a fundao de um ecossistema simblico e comunicativo particular. Podemos, eventualmente, encarar a existncia de uma cultura visual urbana (Wells, 2007) dada a especificidade de agentes, gramticas e mecanismos de comunicao que conseguimos antever neste territrios. Percorridas quotidianamente por milhares de pessoas, as artrias metropolitanas oferecem uma vasta plateia aos produtores de contedos simblicos que, de alguma forma, almejam alcanar uma massa indistinta. A publicidade usa este potencial, colonizando a paisagem com mensagens que apelam satisfao dos desejos individuais e colectivos. O campo de visibilidade (Brighenti, 2007) tambm ideolgica e politicamente empregue pelas instncias oficiais que intentam disciplinar o territrio e os seus ritmos, sinalizando o seu domnio atravs das insgnias da ideologia oficial e do statu quo. Os cartazes publicitrios e partidrios, os monumentos aos heris da ptria ou as sinalticas de trnsito reportam-se aos modos legitimados de comunicao visual no espao pblico, amparados por uma justificao histrica e uma estrutura institucional. Estes smbolos correspondem, no fundo, a protagonistas de uma

As reflexes que se seguem decorrem, em grande medida, do projecto de Doutoramento em

Antropologia Visual dedicado ao estudo do Graffiti Urbano (Campos, 2007b), assente numa abordagem etnogrfica que me conduziu, entre outros lugares citadinos, ao Bairro Alto lisboeta tido como plo importante para a produo pictrica e simblica desta cultura. No mbito de um projecto de psdoutoramento tenho vindo a desenvolver uma anlise mais centrada na cultura visual urbana, nos diversos agentes e processos que concorrem para a formao de um ecossistema comunicacional particular. As imagens apresentadas neste artigo resultam de incurses fotogrficas realizadas ao longo de 2008 integradas neste projecto.

2 cosmoviso com disposio a perpetuar-se e que se legitima pela prpria existncia, tomada como realidade inegvel. No entanto, os consensos so frequentemente ameaados. A cidade no inteiramente disciplinada e muito menos estanque. A cidade , alis, e sempre foi, lugar de rebelio latente, abrigando um elevado potencial de ameaa hegemonia (Short, 1996). A materialidade urbana pode, assim, ser usada no apenas como mecanismo de imposio e manuteno de poder mas igualmente como refgio da resistncia, da contestao e da inverso da ordem. Uma arqueologia das expresses insurrectas na arquitectura urbana conduz-nos aos inevitveis exemplos das palavras de ordem do Maio de 68 Francs, s pichaes e murais polticos no Portugal da ditadura e do ps-25 de Abril, aos escritos e graffitis presentes no muro de Berlim ou na Palestina ou, mais recentemente, ao graffiti de inspirao hip-hop. Diversas situaes, histrica e geograficamente longnquas, anunciam a capacidade de actuao dos cidados nos interstcios fsicos e sociais da metrpole contempornea. No quotidiano, diferentes pessoas, agindo solitariamente ou em grupo, apropriam-se dos recursos concedidos pela matria urbana inserta num campo de visibilidade, operando na sombra da vigilncia do poder reivindicando uma voz atravs do nico canal que lhes acessvel: o espao pblico. Tomando por inspirao a paisagem visual do Bairro Alto lisboeta procurei reflectir sobre as questes de natureza ideolgica, poltica e esttica que se encontram no mago do seu aproveitamento enquanto suporte para a inscrio de uma complexa linguagem imagtica. Quem conhece esta rea ou est atento aos discursos mediticos sobre a mesma, certamente estar a par de um fenmeno recente, que gradualmente se foi convertendo num problema urbano. Nos ltimos anos este bairro foi invadido pelo graffiti e pela denominada street-art, situao que originou uma forte reaco de diversos agentes (residentes, media, poder poltico). Recentemente as autoridades urbanas, impelidas pelos media e por diferentes actores locais, decidiram agir, accionando um vasto projecto de limpeza urbana e de promoo de uma nova imagem para este territrio. Este foi o culminar de um processo de crescente visibilidade pblica de um conflito que deriva de uma coliso entre usos e representaes do espao antagnicos, uma manifestao dos distintos poderes e identidades que jogam no tabuleiro citadino. Na verdade, este um local que desperta diferentes representaes e imaginrios, pois , em grande medida, um espao hbrido, aglomerando uma multiplicidade de funes e actores, de lgicas culturais e genealogias histricosimblicas.

Imagens e vises metropolitanas

Apesar de ocuparem um lugar perifrico na agenda das cincias sociais, a imagem e a visualidade tm sido progressivamente entendidas como esferas relevantes para o entendimento da nossa condio civilizacional. Estas participam da constituio dos processos sociais, so elementos historicamente situados, primrios para a produo e representao da realidade. Tericos fundamentais para o pensamento social contemporneo como Simmel ([1908]1981, [1903]1997), Merleau-Ponty ([1961] 2006) ou Foucault, (1998), debruaram-se sobre o olhar como acto humano de inquestionvel importncia para a percepo, organizao e controlo do mundo. A dualidade associada viso, que distingue as propriedades epistemolgicas e estticas deste sentido humano tem uma longa histria. O olhar, para alm de permitir conhecer e categorizar aquilo que nos rodeia, faculta a inveno e fruio de bens visuais. Simmel ([1908]1981) concedeu particular importncia viso e troca de olhares na comunicao interpessoal, sendo um dos primeiros tericos a detectar a importncia deste dimenso para a constituio dos fenmenos sociais. Os percursos tericos em torno deste poderoso sentido conduzem-nos necessariamente sua historicidade. O olhar refm do tempo. Diferentes pocas marcam distintos modos de percepcionar, representar e pensar visualmente o mundo, patentes no uso do corpo e das suas sensorialidades, mas tambm nos artefactos culturais (Classen, 1997; Synnott, 1992; Sauvageot, 1994). Anne Sauvageot (1994) fala, ento, de um verdadeiro habitus perceptivo e mental, formado ao longo da nossa histria, em que a experincia transformada numa memria que nos permite codificar e descodificar visualmente a realidade. Uma histria das imagens e das tecnologias de representao reflecte as ideologias e as relaes de poder, o conhecimento e a racionalidade, a tecnologia e as tcnicas, os esquemas perceptivos e comunicativos que a humanidade, nas suas diferentes localizaes, utilizou ao longo do tempo. Se o olhar fundamental nossa orientao no mundo, as gramticas visuais colectivamente fabricadas revelam-se factores cruciais de classificao e interpretao do mundo. A imagem socialmente produzida funciona como texto, habitando um espao vivo, culturalmente estruturado em torno de cdigos e padres de comunicao. Esta , de acordo com Martine Joly, algo de heterogneo, rene e coordena, no mbito de um quadro (de um limite) diferentes categorias de signos: imagens no sentido terico do

4 termo (signos icnicos, analgicos), mas tambm signos plsticos: cores, formas, composio interna ou textura (e a maior parte do tempo tambm signos lingusticos) da linguagem verbal (Joly, 2001: 38). Ou seja, geralmente aquilo que entendemos por imagem uma unidade complexa, um objecto compsito de mltiplos signos que no so, necessariamente, de carcter pictrico. A imagem e a visualidade tm sido apontadas como elementos cada vez mais presentes e fundamentais na fabricao da cidade contempornea. Para George Simmel ([1903]1997) a metrpole vibrante produzia uma vigorosa impresso sobre os sentidos humanos, particularmente sobre a viso. Por seu turno Louis Wirth ([1938]1997), argumentava que a cidade valoriza o reconhecimento visual, condio indispensvel a uma orientao num meio urbano marcado pelo anonimato e por contactos sociais distantes e heterogneos. Outros autores, como Walter Benjamim ([1935]1997), Michel de Certeau (1984) ou Canevacci (1997), tambm abordaram a experincia ocular urbana e as relaes visualmente mediadas que se estabelecem no ambiente metropolitano. Diferentes agentes e instituies usam os recursos da visualidade2 na produo da cidade. No domnio da arquitectura e do mobilirio urbano, nas sinalticas regulamentadoras, na propaganda poltica e na publicidade, mas tambm nas expresses mundanas mais elementares, nos estilos corporais e nas modas estilsticas, nos graffitis e demais manifestaes de ornamentao dos espaos pblicos e privados, podemos descortinar as correspondncias facultadas pelo ver e pelo ser visto. Esta dimenso parece-me ganhar uma relevncia acrescida, se tivermos em considerao as observaes de diversos autores que alegam que produzimos uma sociedade crescentemente centrada na viso e na imagem (Robins, 1996; Jencks, 1995; Mirzoeff, 1999, Synnot, 1992; Classen, 1997). Os objectos com vocao visual inundam o nosso ecossistema comunicacional, presenteando-nos com uma enorme variedade de informaes que, alojadas em cartazes publicitrios, tursticos ou polticos, na televiso e no cinema, nos monitores de computador, nos transportes pblicos ou na imprensa, contribuem para uma intrincada rede de circulao de bens simblicos. A crescente oferta de dados visuais parece fortalecer a ligao ptica do homem com o ambiente circundante. Uma sociedade ocularcntrica e fortemente dependente das
2

Devemos estabelecer uma clara distino entre as noes de viso e de visualidade (Rose, 2001; Walker

e Chaplin, 1997). A viso est fundamentalmente relacionada com as capacidades fisiolgicas humanas para olhar o que nos rodeia. A visualidade, remete para a forma como o olhar construdo, de acordo com o contexto histrico, social e cultural.

5 tecnologias pticas e visuais, onde a existncia crescentemente alvo de visualizao (Mirzoeff, 1999), transporta para a superfcie do seu mundo material (materialidade do corpo, dos artefactos, do habitat, etc.) e para as relaes que o animam, esta forte disposio visualista e a preeminncia da imagem e do audiovisual na interaco humana.

Ordem e Caos na metrpole

Um mundo cognitiva e simbolicamente ordenado atributo essencial da vida colectiva, permite criar uma noo de pertena assente em vises partilhadas. A ordem outorgada realidade , portanto, o resultado de uma construo social (Berger e Luckman, 1990 [1966]). O habitat , consequentemente, objecto de uma categorizao e hierarquizao simblica, possui um sentido que vamos aprendendo, desde a infncia, a partir das denominaes e qualificaes atribudas aos seus mltiplos elementos. As coisas tm um lugar, uma funo e um sentido numa determinada mundividncia. No entanto, apesar das representaes hegemnicas que tendem a motivar posies relativamente consensuais na forma como a realidade colectivamente criada e aceite, a verdade que as sociedades complexas multiplicam as hipteses de dissenso e conflito entre vises antagonistas. Neste sentido, o territrio urbano consequncia amalgamada de formulaes colaterais e objecto de altercao em torno de contedos simblicos e prticas quotidianas. Massimo Canevacci, ao deambular por So Paulo, dava-nos conta de uma cidade polifnica:

A cidade polifnica significa que a cidade em geral e a comunicao urbana em particular comparam-se a um coro que canta com uma multiplicidade de vozes autnomas que se cruzam, relacionam-se, sobrepe-se umas s outras, isolam-se ou contrastam (...) (Canevacci, 1997:17)

Esta orquestra identificada por Canevacci reflecte discrepantes vontades comunicativas, diferentes tons e sentidos que, no obstante a aparente fragmentao, concorrem para a composio de um cenrio nico. A pertinncia desta metfora no nos deve fazer esquecer que esta polifonia subentende distintas capacidades e competncias, condies desiguais que favorecem a voz de uns e tendem a silenciar outros.

6 Vm estas consideraes a propsito do graffiti e de outras expresses similares inscritas no espao pblico. De um modo geral o cidado annimo aprendeu a falar de graffitis. De h cerca de duas dcadas para c, perodo em que os murais e as frases politizadas ps-25 de Abril cederam o lugar a protagonistas e emblemas de uma nova era, invocando outras referncias e bandeiras, fomo-nos acostumando a este termo estrangeiro, entretanto naturalizado. O que entendemos quando nos referimos ao graffiti? O termo aplica-se usualmente s inscries executadas no espao urbano citadino, em suportes diversos, como os muros, as paredes e variado mobilirio urbano, atravs da utilizao de diferentes instrumentos (geralmente o aerossol ou o marcador). Da que a definio comum abarque um conjunto extenso de actividades, cdigos e processos criativos. Neste podem inscrever-se expresses da denominada street art, obscenidades rebuscadas, frases romnticas, aclamaes desportivas, entre tantas outras demonstraes da inesgotvel competncia criativa do sujeito urbano. Porm, um tag no semelhante a uma palavra de ordem de um militante poltico, nem a uma declarao de amor, apesar de poderem recorrer a instrumentos e suportes idnticos. Estes possuem funes, objectivos e lgicas comunicacionais divergentes. Entendo neste artigo, semelhana do significado atribudo por Joan Gari (1995), o graffiti enquanto manifestao mural, de ordem verbal ou pictrica, derivada de um exerccio de expresso transgressivo3. Este autor distingue, porm, duas linhagens. Em primeiro lugar, o modelo europeu (ou francs), herdeiro de uma tradio de pensamento filosfico, potico e humorstico em forma de mxima e, em segundo lugar, o modelo americano, desligado do pensamento e artes oficiais e intimamente ligado aos meios de comunicao modernos4. Todavia, o fundamental nesta actividade a ideia de transgresso, uma manobra operada sobre uma superfcie proibida (Ramos, 1994; Gari, 1995; Figueroa-Saavedra, 2006; Campos, 2007). Entendo, pois, que o graffiti encerra um duplo sentido comunicacional. Em primeiro lugar, a mensagem em si, o contedo verbal ou icnico da mensagem com um determinado significado. Em segundo lugar, a transgresso em si, que ostenta desobedincia e recusa da norma. Os

Este um sentido mais lato, noutros contextos (Campos, 2006; 2007a; 2007b) abordei o graffiti numa

acepo mais restrita, tendo em considerao uma gramtica visual e um modelo cultural que se inspiram basicamente no movimento Hip Hop Norte Americano.
4

O mesmo autor alega, contudo, que o modelo americano actualmente hegemnico, facto que est

patente nas expresses mais visveis de graffiti por todo o mundo.

7 dois esto interligados, o contedo articula-se com o acto de infraco, fora deste contexto perde o seu valor. Havendo uma concepo mais consensual dos usos e significados atribudos ao habitat, partilhada pela maioria, poderamos certamente afirmar, sem receio de criar polmicas, que o graffiti interpreta uma voz minoritria e dissidente na cidade polifnica. O discurso oficial e dos media, que geralmente encontra eco no cidado comum, tendem a catalogar o graffiti como vandalismo, ou seja, uma agresso, uma violncia exercida sobre a cidade e, por extenso, sobre a sociedade. Uma inciso na corporeidade da sociedade que atinge o mago da sua alma colectiva. Fazer graffiti implica, portanto, no apenas um ataque materialidade ordenada do espao mas, e mais grave, quilo que de mais profundo reconhecemos numa comunidade humana: o significado do mundo. Da a incompreenso e represso que atingem o graffiti, pois este quebra convenes, abala convices e a harmonia do lugar, tal como entendido pelo discurso dominante. No por acaso, considerado sujo, desprovido de senso, simples poluio. Ocorre-me, a propsito das ideias de ordem, impureza e contaminao, buscar inspirao nas reflexes de Mary Douglas no seu ensaio Pureza e perigo (1991). Diznos esta autora que no Ocidente a ideia de pureza est particularmente associada ao conceito de higiene. No entanto, argumenta a mesma, se intentarmos um sentido mais profundo para a articulao dialctica entre pureza e impureza, descobrimos uma forte componente simblica que serve qualificao do universo fsico e social, sendo que a impureza essencialmente desordem (...) eliminando-a, no fazemos um gesto negativo; pelo contrrio, esforamo-nos positivamente por organizar o nosso meio (Douglas, 1991:14). Ou seja, o graffiti considerado uma forma de desordem, uma anomalia a abater num ecossistema comunicacional legitimado. A sua presena gera o risco de contgio, de propagao da toxicidade que ameaa abalar os alicerces sanitrios de uma cidade imaculada e as convices mais profundamente enraizadas na mente dos cidados. Da que, numa cidade disciplinada e higienizada, todas as formas de poluio (fsica ou simblica) sejam reprovadas, discriminadas, camufladas ou remetidas para a periferia de um espao hierarquizado. Carlos Fortuna (1999), a propsito de uma cidade desodorizada, faz aluso aos ambientes ftidos e s regies odorferas desagradveis relegadas para o espao fsico e social de fronteira, tidas por apangio dos marginais. A impureza tem, assim, fortes conotaes sociais. Os bairros dos pobres e excludos, os redutos dos marginais (alcolicos, toxicodependentes, etc.), so lugares pouco nobres,

8 cheiram mal, esto sujos e desarrumados, no so tolerados pela viso idlica de uma metrpole moderna. Como sugere Figueroa-Saavedra (2006) o graffiti, originalmente relegado para a penumbra, para os espaos marginais, como sejam os bairros desfavorecidos, as zonas degradadas, as fbricas abandonadas, as casas de banho pblicas. Nestes lugares no desafia a ordem, o problema surge com a sua aproximao ao centro urbano (que sugere uma violao simblica do centro, um desafio hegemonia). Podemos, porm, apesar da estranheza que esta afirmao possa causar no leitor, reconhecer no emprego de certas categorias poluidoras um expediente tctico para a explorao de fachadas individuais ou colectivas. Tomando de emprstimo as reflexes de Douglas, a impureza algo que abala a ordem, deve ser eliminada ou repelida para as margens. Consequentemente os elementos txicos representam a desordem, o desafio ao consenso, so um smbolo de um estado desestruturado, anmico ou antagnico. Como smbolo admitem um uso enunciativo, podem ser activamente tomados como uma unidade de sentido para a comunicao humana. Usar as inscries ilegais na cidade, como metfora de poluio e tumulto, uma demonstrao de dissidncia, uma ruptura na unanimidade e uma provocao lanada aos discursos hegemnicos. Jeff Ferrell (1996) ao estudar o graffiti hip hop fala-nos de uma espcie de sabotagem esttica5, uma forma de resistncia cultural que subverte modelos estticos, manipula as linguagens da cultura de massas e dos media, reconfigura a funcionalidade dos objectos urbanos, como as carruagens de comboio, os sinais de trnsito, os outdoors, etc. precisamente disso que falamos quando um comboio ou um edifcio imaculadamente branco se transformam em inusitadas telas coloridas. Choque, indignao pblica, reaco poltica, represso policial, resultam desta aco de guerrilha urbana. A desordem , simultaneamente, smbolo de perigo e de poder (Douglas, 1991). Jogar no domnio da visualidade factor de afirmao fundamental numa cidade carregada de smbolos. O que se pretende no graffiti, pichao, street-art e demais expresses, uma espcie de ocupao da paisagem urbana, a conquista de um espao de comunicao exposto para um pblico indeterminado. Este um jogo que opera no
5

Argumenta ainda Ferrell que o graffiti deve ser entendido em termos de crime, poder e resistncia, mas

igualmente tendo em considerao os imperativos estticos que se desenvolvem entre os writers e que fundam as bases de um idioma singular. Graffiti no uma simples actividade criminal, um crime de estilo, como indica o ttulo da sua obra (Ferrell, 1996).

9 campo da visibilidade que definido por Andrea Brighenti (2007) como arena que funciona na interseco de dois domnios, a esttica (relaes de percepo) e a poltica (relaes de poder)6. De acordo com este autor, a dimenso relacional que se estabelece e as assimetrias que a visibilidade prev, revelando distintas condies sociais, sugerem que este campo se pode converter num terreno para o desenvolvimento de estratgias. Parece ser este o caso de writers7 e demais pichadores, que procuram conquistar posies neste terreno da visibilidade, por um lado escapando, ao olhar da vigilncia estatal, por outro lado, abastecendo a cidade com novos signos, notoriamente visveis. A rua afigura-se uma arena de conflitos (Figueroa-Saavedra, 2006), loco de aco poltica, onde se defrontam os agentes do caos e da toxicidade (os writers e outros vndalos) e os agentes da ordem (as autoridades representadas pela polcia, pelos sistemas de vigilncia, pelas regulamentaes urbanas, etc.). A cidade afirma-se, apesar de tudo, como medium democrtico, acessvel aos desprovidos de poder e de recursos que aspiram a manifestar-se num espao pblico de comunicao. Jean Baudrillard, inspirando-se no Maio de 68 Francs, diz-nos que a rua a forma alternativa e subversiva de todos os massmedia, porque ela no , como estes, suporte objectivado de mensagens sem resposta, rede de trnsito distncia, ela o espao aberto da troca simblica da palavra (...) (Baudrillard, 1981: 225-226).

Poticas anmalas

O Bairro Alto, sendo um dos principais bairros histricos da capital portuguesa, uma das reas mais concorridas e afamadas do ponto de vista turstico. Para alm desta vocao turstica, este bairro desenvolveu nas ltimas trs dcadas uma slida economia noctvaga, convertendo-se ao longo dos anos num destino de peregrinao
6

Num interessante artigo Andrea Brighenti (2007) sugere que se constitua o campo da visibilidade como

uma categoria pertinente de reflexo e operacionalizao para as cincias sociais, um elemento fundamental ao estudo das dinmicas polticas contemporneas. Muitos outros autores j tinham proposto uma agenda cientfica mais atenta forma como a viso e a visualidade, nas suas diferentes configuraes, contribuem para a formatao das relaes sociais, para a definio das dinmicas possveis entre a estrutura a agncia e a distribuio de poder. Para uma breve inventrio destas temticas sugiro a leitura de Mirzoeff (1999), Robins (1996), Chaplin (1994), Walker e Chaplin (1997).
7

O writer algum que pinta a aerossol de acordo com uma srie de regras e convenes do graffiti de

tradio hip-hop. Esta uma denominao que remonta s origens desta actividade e que entretanto se manteve como smbolo de integridade cultural.

10 semanal de muitos jovens da rea metropolitana de Lisboa. Todavia, preserva ainda uma economia e formas de sociabilidade tradicionais, asseguradas pela contiguidade fsica e por relaes de vizinhana. Na verdade, opera-se neste territrio uma surpreendente metamorfose que acompanha a transio do dia para a noite, revelando as estranhas dualidades passveis de serem encontradas no interior de uma mesma fronteira. A vida diurna pontuada pelas lentas rotinas de um local habitado por uma populao envelhecida e pela suave azfama das economias de bairro (mercearias, drogarias, talhos, cafs, etc.). Pelo contrrio, o pr-do-sol anuncia o encerramento do comrcio tradicional e o retorno ao lar dos moradores, que so substitudos por uma nova estirpe de locatrios que paulatinamente vai preenchendo as ruas. Este bairro com alguma regularidade notcia, nem sempre pelas melhores razes. Nos ltimos anos, um novo problema social foi assinalado nesta zona urbana: a incontrolvel invaso do graffiti8. A street art9, tambm denominada por alguns de psgraffiti (Ganz, 2004), comeou recentemente a despontar neste bairro envelhecido. Neste contexto, o Bairro Alto detm um papel muito significativo e simbolicamente poderoso para o movimento lisboeta. Os media, particularmente a imprensa, tm tornado a questo especialmente visvel, dando conta do desagrado que esta situao origina nos diferentes agentes locais. Os relatos mediticos apresentam-nos como vitimas desta violncia visual os habitantes do bairro, os comerciantes ou os turistas, apanhados desprevenidos perante uma avassaladora mancha policromtica que, de dia para dia, vai aumentando, transformando as fachadas histricas anteriormente imaculadamente limpas em curiosas expresses de abstraccionismo. Ao circularmos pelo espao verificamos que este se encontra pejado de diferentes signos que nos sugerem um territrio fortemente investido em termos simblicos, com uma componente comunicacional que no escapa ao mais incauto caminhante. As diversas artrias por onde passamos possuem uma identidade particular

Ttulo

de

uma

notcia

do

Dirio

de

Notcias

de

Novembro

de

2004

(http://dn.sapo.pt/2004/11/28/pais/incontrolavel_invasao_graffiti.html).
9

A street art compreende um conjunto de expresses visuais, relativamente coerentes do ponto de vista

formal, simblico e ideolgico, que remetem para processos comunicacionais no-institucionais, informais e, na maioria dos casos, ilegais. A aproximao s artes plsticas e ao design evidente na maioria das propostas, demonstrando a permeabilidade caracterstica do graffiti e destas linguagens que lhe so prximas. Entre as diferentes manifestaes encontramos os stickers, os stencils ou posters, entre outros produtos hbridos que se inspiram em tcnicas e referncias iconogrficas variadas.

11 que advm das caractersticas daqueles que por l transitam, marcando os sentidos da circulao e os lugares eleitos para a confraternizao. Esta manifestao nas paredes dos desgastados edifcios do bairro, adquire um significado algo metafrico, espcie de figurao visual dos desregramentos nocturnos, da cacofonia ruidosa proveniente de mltiplas vozes e melodias, da mescla estilstica tecida por distintos grupos e tribos juvenis. A agitao e hibridez semitica que brotam da noite tomam forma nas fachadas, agora suas testemunhas materiais.

Fig.1 Parede repleta de tags

Fig. 2 Contrastes urbanos

12 Pina Cabral (2000), ao reflectir sobre as conexes entre hegemonia, marginalidade e liminaridade, faz uma distino interessante, entre os aspectos diurnos da vida social que correspondem as pessoas, coisas, processos e significados que recebem maior legitimao (Pina Cabral, 2000: 875) e os nocturnos que correspondem aos que so reprimidos e no encontram uma forma bvia de expresso (id., ibid.). Esta dualidade tem uma manifestao concreta na duplicidade presente no interior destas fronteiras urbanas. A noite parece instaurar uma inverso dos significados, admite o caos e o alvoroo, que se opem ordem e harmonia tuteladas pela luz solar. Machado Pais entende os territrios de liminaridade como territrios de atrito, onde a ordem dominante afrontada, transgredida, posta em causa (Pais, 2004:18). , pois, num contexto espacio-temporal de liminaridade que os desafios ordem e s convenes assumem outras propores, onde o proibido se torna permitido, onde o risco experimentado, onde se inventam novos significados para a realidade do quotidiano. As inscries em locais no previstos para o efeito reflectem a desobedincia a um normativo que estabelece regras claras num universo comunicacional controlado por poderes pblicos e privados. A transgresso simboliza, tambm, provocao moral e aos bons costumes, aos preceitos e s instituies. O acto pode ser extremado com a linguagem obscena e a iconografia indecorosa, num claro desafio etiqueta social. neste contexto, de profusa produo de uma expresso visual ilegal, que ganha corpo o ensaio de inovadoras intervenes estticas. A street art instalou-se no Bairro Alto, inaugurando uma galeria a cu aberto onde principiantes ou experimentados artistas, nacionais e estrangeiros, revelam as suas obras. Trabalhos pictricos de grande exigncia e complexidade so efectuados atravs de stencil, inmeros stickers colonizam os sinais de trnsito, fazendo companhia aos tags e a dbeis cartazes anunciando espectculos passados. O espao pblico adquire, deste modo, uma expresso amalgamada de signos e linguagens sobrepostos, inscrevendo distintas narrativas nas paredes anteriormente mudas. Enquanto texto revela-nos uma poesia visual catica, uma apologia do nonsense e do surrealismo, o produto de diferentes guies dirigidos por mltiplos actores sobre um mesmo palco. Neste patchwork pictrico descobrimos esboos de eminentes personagens, convivendo com bonecos annimos e figuras estilizadas que sugerem narrativas menos bvias. Imagens que fazem companhia a tiradas anarquistas, a mensagens de dio ou amor.

13
Fig. 3 -Stencil de Fernando Pessoa Fig 4 - Representao de um anarquista

Fig. 5 Imagem de um escafandrista

Fig. 6 Stickers num sinal de trnsito

14

Fig. 7 Tags e escritos

Fig. 8 Personagens em stickers

Ao considerarmos o tecido urbano enquanto texto, presumimos a existncia de diferentes escritores, agentes criadores de sentido. Ora o Bairro Alto enquanto texto, afigura-se um conjunto preenchido por diferentes contedos e gramticas, vozes desiguais que se sobrepem, amparam ou atropelam. Nele vislumbramos linguagens sugerindo narrativas ficcionadas, poesias enigmticas, declaraes biogrficas ou propaganda poltica. As paredes invocam personagens universais (humanizadas ou cartoonizadas), aconselham espectculos idos e outros por acontecer, descrevem situaes e glorificam entes annimos. Elocues mltiplas que compem linhas cruzadas que se amontoam, outorgando uma identidade singular paisagem. E esta uma paisagem essencialmente de imagens, retomando as ideias de Joly (2001), que nelas encontra diferentes tipos de signos (icnicos, plsticos e lingusticos). A peculiaridade destes modos de expresso decorre, em grande medida, da importncia de uma srie de elementos externos ao contedo da mensagem e que assumem crucial relevncia para o sentido que esta adquire. A materialidade protagonista vital do discurso. O relevo, a disposio e o enquadramento, a rugosidade ou o estado da superfcie, concorrem para uma composio impar, articulando-se com os traos e cromatismos propostos pelo seu autor. Joan Gari (1995) afirma que o graffiti rompe

15 com esta grande conveno ocidental do espao de representao rectangular, a janela para o mundo, fundada sobre uma racionalidade geomtrica que surge com a pintura mas se estende mais tarde a outros formatos e tecnologias como a fotografia, a televiso ou o cinema (Mirzoeff 1999). Como declara Gari (1995: 125), o discurso mural, com efeito, no tem direito a um espao sancionado onde pode ser exercido em igualdade de condies com outros discursos e por isso que no guarda nenhuma conveno representacional. A linguagem das fachadas converte-se em imagem tridimensional em constante mutao, companheira de um espao-tempo interventivo agindo sobre o visvel. A impresso de caos semitico favorecida por uma intertextualidade movedia, pelos vnculos difusos e desalinhados entre signos de natureza e origem dspar. Este um texto que se assemelha, em muito, ao desgnio surrealista e, principalmente, a um dos seus principais artifcios criadores: o cadvre exquis. E podemos encontrar alguns pontos de contacto entre estas expresses urbanas contemporneas e um dos principais movimentos artsticos do sculo XX. O movimento surrealista, pretendia banir as convenes neoclssicas da razo e da lgica, apelando ao inconsciente e s energias reprimidas e desterradas, fazendo emergir na arte e na literatura o irracional, paradoxal e absurdo (Ruhrberg, 1999:137). As frmulas tpicas do surrealismo, associaes automticas na literatura, ou a colagem e o cadvre exquis nas artes visuais jogavam com os domnios do tempo e do espao (Spies: 2002) no intuito de desencerrar o surpreendente e o desregrado. Tal como no processo de composio do cadvre exquis, ao circularmos pelo Bairro Alto adivinhamos diferentes mentes e mos laborando em tempos e espaos distintos, contribuindo para a produo de uma obra intersubjectiva. O resultado paradoxal e enigmtico, joga com articulaes irracionais e gera a surpresa no espectador. Por isso, ao calcorrear as ruas deste bairro relembramos a palavras de Arantes (1997), a propsito da cidade enquanto palimpsesto:

(...) caminhar pela cidade decifrar aos poucos, e pelo movimento, um palimpsesto. Reconhecendo e colocando em relao recproca textos anteriormente escritos a muitas mos, o transeunte vivifica o resultado de um trabalho social graas ao qual se mantm, pontilhando o tecido urbano, alguns fragmentos que perduram. Outros marcos, por processo anlogo, so apagados (Arantes, 1997: 265)

16
Fig. 9 Stencil, tags e throw-up

Fig. 10 - Stencil executado sobre tags, desenhos e escritos vrios

17

Fig. 11 Diferentes tempos, suportes e linguagens

Fig. 12 - Escritos e desenhos em dilogo

O graffiti e a street art sugerem uma dissociao entre a arte erudita (ou a cultura elevada) e aquilo que podemos denominar genericamente como a arte de rua, mais alicerada no dia-a-dia, no espao pblico, na cultura de massas e nas novas tecnologias. E no por acaso que este se assume como um domnio essencialmente juvenil. Paul Willis (1990), alega que existe uma hiper-institucionalizao das artes que as dissocia das vivncias do quotidiano, encerrando-as em redutos inacessveis e elitistas. Neste contexto as artes seriam sentidas mais como elementos de excluso do que incluso, pois para os jovens a produo e consumo estticos articulam-se com o lazer e o prazer (Willis, 1990). A fruio esttica mais prxima e fsica, pode-se tocar e sentir, colidindo com uma ideia de arte distanciada e contemplativa. Os bens estticos expem-se e criam-se nas paredes da cidade, no monitor do computador, nas cmaras digitais e no telemvel, nos corpos tatuados, nos cadernos de desenhos, no quarto ou numa garagem recheada de instrumentos musicais. A estetizao irrompe do quotidiano, com uma forte presena da visualidade que tudo abarca, da expresso corporal e do estilo, s tatuagens e piercings ou ao graffiti e street art. Isto aplica-se, igualmente, forma como o espao urbano usado (Magnani, 2002, 2005; Pais, 2005; Pais e Blass, 2004; Hollands, 1997; Skelton e Valentine, 1998). A cidade abraada como refgio

18 familiar e palco para a actuao de jovens que a inventam como depsito de signos que transcendem o seu contedo declarado, remetendo para formas de distino simblica e conflitos de natureza poltica (Pais e Blass, 2004). No caso particular que agora nos ocupa, este reduto citadino tomado como espao de fruio social, afectiva e esttica. Local de encontro, convvio e de excessos vrios decorado a condizer, acolhendo os emblemas das geraes mais novas, vozes contrastantes que se digladiam. Sugiro, pois, que a sujidade seja tomada simultaneamente como cdigo esttico e poltico. Esta produzida em contextos de liminaridade e de desregramento, de inverso dos sentidos e de libertao das energias nocturnas da vida social. Howard Becker num ensaio clebre (1963), advertia que os impulsos desviantes so experimentados com alguma regularidade pela maioria das pessoas10. Acolheramos esta energia latente, geralmente domada. Outros autores sugerem uma ligao entre a infraco, o prazer e o jogo, invocando a dimenso ldica e recreativa que decorre da violao das normas (Gari, 1995; Pais, 2004). E falamos de normas ideolgicas e estticas. Objectos com inteno artstica ou simples elementos poluidores brincam com os usos e os sentidos do espao, denunciam uma inteno comum de interferncia na urbe revelia dos poderes disciplinadores. Ao invadirem as paredes, reivindicando autonomia e domnio expressivo, agentes geralmente destitudos de poder social invertem as hierarquias correntes numa manobra de empowerment11. Os poderes pblicos, at aqui incapazes de lidar com o fenmeno, recentemente adoptaram uma postura mais incisiva no combate a este flagelo urbano, lanando um vasto programa de limpeza e conteno do graffiti no Bairro Alto12. Maior
10

Howard Becker no seu estudo sobre o desvio insinua, com alguma ironia, que ao invs de

perguntarmos porque os desviantes desejam fazer coisas que so desaprovadas poderamos, antes, questionarmos porque as pessoas convencionais no concretizam os impulsos desviantes que tm. (Becker, 1963: 26-27)
11

Os diferentes estudos presentes na obra organizada por Machado Pais e Leila Blass (2004) so bons

exemplos do poder da produo artstica e da partilha esttica na fabricao das identidades culturais, na afirmao poltica ou ideolgica dos jovens.
12

O denominado Plano integrado de interveno no Bairro Alto foi oficialmente lanado pelo Presidente

da Cmara Municipal de Lisboa (CML) a 13 de Outubro de 2008. Este um plano que envolve, moradores, comerciantes, Juntas de Freguesia, o Instituto de Turismo de Portugal, o Ministrio Pblico e demais autoridades de segurana, com o intuito de atacar os problemas de degradao do espao pblico e a falta de segurana que afectam o Bairro Alto, como consta da informao disponibilizada no site da CML (http://www.cm-lisboa.pt/?idc=42&idi=35209). A 16 de Outubro a CML assinou diversos acordos

19 policiamento, vdeo-vigilncia e punies mais severas, conjugam-se com uma aco de limpeza sistemtica de fachadas13. A contenda de ordem simblica entre imagens aparentemente antagnicas do territrio, resolvida pela supresso da actividade ilegal e contaminadora do imaginrio de um bairro tpico, reserva histrica de tipos arquitectnicos e sociais em vias de extino. Determinados usos do espao parecem colidir com a representao idlica de carto-postal que se pretende resguardar. A patrimonializao do bairro instaura uma certa aura de sacralidade que no convive bem com os excessos profanos da noite. Como assinala Douglas (1991:20), para ns os objectos e os lugares sagrados devem ser protegidos das impurezas. O sagrado e o impuro so plos opostos. Ou seja, nesta ordem urbana o graffiti e outras expresses visuais marginais dificilmente tm lugar.

Notas finais

Ao circularmos por metrpoles como Lisboa, So Paulo, Barcelona, Paris ou Londres encontramos a presena j familiar dos traos desenhados a spray que se anunciam, de modo mais ou menos ostensivo, no horizonte do turbilho visual citadino. No entanto, cada cidade tem a sua histria, na interseco de um complexo circuito de agentes e vontades, de vnculos culturais e estruturais dspares. Nos diferentes lugares onde eclode, o graffiti revela-nos uma particular forma de comunicar e de agir no territrio que no pode ser apartado das caractersticas dos seus agentes e das singulares dinmicas que se fundam entre os homens e o seu habitat. A cidade enquanto artefacto cultural transporta significado, est imbuda de ideologia, materializa representaes do espao social e fsico. No existe, todavia, um consenso. Como afirma Figueroa Saavedra (2006) a rua um campo de batalha onde se afrontam entidades com discrepantes vises, ideologias, intenes e discursos. Neste tabuleiro poltico as lgicas hegemnicas podem ser contestadas e fracturadas.
com a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), a Direco-Geral de Reinsero Social do Ministrio da Justia (DGRS) e a Associao Lisbonense de Proprietrios (ALP), de modo a estabelecer as competncias e normas de interveno em situaes delituosas relacionadas com as actividades de grafitismo naquele bairro histrico (http://www.cm-lisboa.pt/?idc=42&idi=35212).
13

Acrescente-se, ainda, a inteno de criar uma galeria de arte urbana num espao delimitado, propondo

uma verso devidamente domesticada desta forma de expresso.

20 As palavras e imagens das pginas precedentes serviram de guias a uma explorao destas dinmicas a partir de uma anlise de caso que considero particularmente interessante para a reflexo que me propus fazer. O Bairro Alto lisboeta que encontramos nos primrdios do sculo XXI lugar de liberdade e de criao, lugar de conflito e de disputa sobre as acepes de cidade. Este lugar usurpado cidade, transformado em galeria de exibio de artes e ideias demandando um pblico, suspendendo transitoriamente o poder das convenes e das hierarquias actuantes sobre o espao. Writers, street artist ou fortuitos pichadores, subjugam as paredes aos seus desejos, contrariando estruturas opressoras e manifestando capacidade de manobra nos interstcios de uma urbe no totalmente disciplinada. Ao faz-lo instauram uma nova ordem de comunicao no espao pblico, afirmam-se como fabricantes de bens simblicos produzindo para a um pblico. Uma nova rbita onde se jogam identidades, valoraes e hierarquias simblicas, desponta destes actos aparentemente elementares. So as vozes corruptoras na cidade polifnica (Canevacci, 1997) assemelhando-se, por isso, mesmo sem o querer, a dispositivos polticos. Agitam o pensamento hegemnico e as ideologias dominantes, provocam os poderes, reinventam paradigmas estticos e reivindicam novas formas de actuar sobre a cidade. Gostaria de terminar tomando, mais uma vez de emprstimo as palavras de Mary Douglas. Diz-nos a autora, no seu famoso ensaio, que a pureza inimiga da mudana, da ambiguidade do compromisso (Douglas, 1991:188), acrescentando que os smbolos relativos poluio so to necessrios como a cor negra numa tela. Por isso os homens introduzem a corrupo no tempo e no espao do sagrado (Id, Ibid:205).

Bibliografia ARANTES, Antnio (1997) A guerra dos lugares, in Carlos Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalizao, Oeiras, Celta, 259-270 BAUDRILLARD, Jean (1981), Para um crtica da economia poltica do signo, Lisboa, Edies 70 BECKER, Howard (1963), Outsiders. Studies in the sociology of deviance, New York, The Free Press BENJAMIN, Walter ([1935]1997) Paris, Capital do Sculo XX, in Carlos Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalizao, Oeiras, Celta, pp. 67-83 BERGER, John (1999), Modos de ver, Lisboa, Edies 70

21 BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas ([1966] 1990), A construo social da realidade, Petrpolis, Vozes. BRIGHENTI, Andrea (2007) Visibility: a category for the social sciences, Current Sociology, 55 (3): 323-342 CAMPOS, Ricardo (2006) Graffiti urbano e cultura visual contempornea, Actas do IV Congreso Internacional de investigacin y desarrollo sociocultural, Outubro de 2006, Universidad de Guadalajara (Mxico), DVD, AGIR. CAMPOS, Ricardo (2007a) Pintores de cidades, Le Monde Diplomatique, Abril, n6, II Srie CAMPOS, Ricardo (2007b), Pintando a cidade. Uma abordagem

antropolgica ao graffiti urbano, Dissertao de Doutoramento em Antropologia Visual, Lisboa, Universidade Aberta, (Policopiado) CANEVACCI, Massimo (1997), A cidade polifnica. Ensaio sobre a antropologia da comunicao urbana, So Paulo, Studio Nobel CERTEAU, Michel de (1984) The practice of everyday life, Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press CHAPLIN, Elizabeth (1994), Sociology and visual representation, London & New York, Routledge. CLASSEN, Constance (1997), Fundamentos de una antropologa de los sentidos, Revista Internacional de Ciencias Sociales, n. 153, Disponvel em:

<www.unesco.org/issj/rics153/classenspa.html.>, [Consultado em 20 de Maio de 2003] DAVIES, Penelope et al (2007) Jansons History of Art, New Jersey, Pearson Prentice Hall DOUGLAS, Mary (1991) Pureza e perigo, Edies 70, Lisboa FERRELL, Jeff (1996), Crimes of style. Urban graffiti and the politics of criminality, Boston, Massachussets, Northeastern University Press FIGUEROA SAAVEDRA, Fernando (2006) Graphitfragen. Una mirada reflexiva sobre el graffiti, Madrid, Ediciones Minotauro Digital FORTUNA, Carlos (1999), Identidades, percursos, paisagens culturais. Estudos sociolgicos de cultura urbana, Celta Editora, Oeiras FOUCAULT, Michel (1998), Vigiar e Punir, Petrpolis, Editora Vozes GANZ, Nicholas (2004), Graffiti world Street art from five continents, London, Thames & Hudson

22 GARI, Joan (1995), La conversacin mural Ensayo para una lectura del graffiti, Madrid, Fundesco HOLLANDS, Robert (1997), As identidades juvenis e a cidade Newcastle e a cultura Geordie in Carlos Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalizao, Oeiras, Celta, 207230 JENKS, Chris (1995), The centrality of the eye in western culture: an introduction, in Chris Jencks (Ed.) Visual Culture, London and New York, Routledge, 1-25 JOLY, Martine (2001) Introduo anlise da imagem, Lisboa, Edies 70 MAGNANI, Jos Guilherme (2002) De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana, Revista Brasileira de Cincias Sociais, Vol.17, n49: 11-29 MAGNANI, Jos Guilherme (2005) Os circuitos dos jovens urbanos, Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, V.12, N.2: 173-205 MERLEAU-PONTY ([1961] 2006) O olho e o esprito, Lisboa, Vega MIRZOEFF, Nicholas (1999), An introduction to visual culture, London and New York, Routledge. PAIS, Jos Machado (2004), Introduo, in Jos Machado Pais e Leila Maria Blass (Coord.), Tribos urbanas Produo artstica e identidades, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, 11-22 PAIS; Machado (2005) Jovens e cidadania, Sociologia, Problemas e Prticas, n 49: 53-70 PAIS, Jos Machado e BLASS, Leila Maria (Coord.) (2004) Tribos urbanas Produo artstica e identidades, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais PARK, Robert E. (1997 [1915]), The city: suggestions for the investigation of human behaviour in the urban environment, in Ken Gelder e Sarah Thorntobn (Eds.), The subcultures reader, London and New York, Routledge, 16-27. PINA CABRAL, Joo de (2000), A difuso do limiar: margens, hegemonias e contradies, Anlise Social, vol. XXXIV, n 153: 865-892. RAMOS, Clia (1994), Grafite, Pichao & Cia, So Paulo, Annablume ROBINS, Kevin (1996), In to the image, London & New York, Routledge ROSE, Gillian (2001) Visual Methodologies An introduction to the interpretation of visual materials, London, Thousand Oaks, New Delhi, SAGE Publications RUHRBERG, Karl (1999) Volume I Pintura, in Karl Ruhrberg et al, Arte do Sculo XX, Koln, London, Madrid, New York, Paris, Tokyo, Taschen

23 SIMMEL, George ([1908]1981) Essai sur la sociologie des sens, in Idem Sociologie et pistmologie, Paris, PUF, 223-238 SIMMEL, George ([1903]1997) A metrpole e a vida do esprito, in Carlos Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalizao, Oeiras, Celta, 45-65 SAUVAGEOT, Anne (1994), Voirs e savoirs Esquisse de une sociologie du regard, Paris, Presse Universitaires de France SKELTON, Tracey e VALENTINE, Gill (Eds.) (1998), Cool Places. Geographies of Youth Cultures, London-New York, Routledge. SHORT, John (1996) The urban order, Massachusetts, Blackwell SPIES, Werner (2002) Introduction, in Werner Spies (Org.) La revolution Surrealiste, Paris, Centre Pompidou, 15-40 SYNNOTT, Anthony (1992), The eye and I: a sociology of sight, International Journal of Politics, Culture and Society, Vol 5, n 4, pp. 617-636 WALKER, John e CHAPLIN, Sarah (1997), Visual culture: an introduction, Manchester e New York, Manchester University Press WELLS, Karen (2007) The material and visual cultures of cities, Space and Culture, Vol.10, n2: 136-144 WILLIS, Paul (1990), Commom Culture: Symbolic Work at Play in Everyday Cultures of the Young, Milton Keynes, Open University Press. WIRTH, Louis ([1938] 1997), O urbanismo como modo de vida, in, Carlos Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalizao, Oeiras, Celta, 45-65

Das könnte Ihnen auch gefallen