Sie sind auf Seite 1von 3

PROJETO DE LEI N

, DE 2008.

(Da Sra. Deputada Cida Diogo PT/RJ)

Acrescenta o artigo 58-A, ao texto da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispe sobre os registros pblicos e d outras providncias, criando a possibilidade das pessoas que possuem orientao de gnero travesti, masculino ou feminino, utilizarem ao lado do nome e prenome oficial, um nome social.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1. Esta lei tem como objetivo acrescentar o artigo 58-A, ao texto da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispe sobre os registros pblicos e d outras providncias, criando a possibilidade das pessoas que possuem orientao de gnero travesti, masculino ou feminino, utilizarem em documentos oficiais, ao lado do nome e prenome, um nome social. Art. 2 A Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo 58-A: Art. 58-A.. Qualquer cidado com orientao de gnero travesti, masculino ou feminino, poder requerer autoridade pblica expedidora o registro, no respectivo documento pessoal de identificao, de nascimento ou em qualquer outro documento oficial, ao lado do nome e prenome, de um nome social pblico e notrio que identifique sua condio de gnero. Art. 3. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

580CB9D825

*580CB9D825*

JUSTIFICAO O vertente projeto de lei foi construdo baseado em comprovaes histricas, que nos levam a acreditar na idia e na necessidade de garantir a utilizao do nome social de Travestis femininos e masculinos nos documentos de identificao, como condio de respeito aos conceitos de identidade de gnero, alm de ser uma forma de garantir que o indivduo no seja alvo de exposio, constrangimentos, aes violentas ou discriminatrias que na maioria dos casos iniciam-se aps apresentao de seus documentos. Sendo assim, apesar de a legislao no prever a mudana de sexo nem de prenome nos documentos em casos da espcie, tambm no a probe, o que de um modo ou de outro no resolve os problemas de Travestis femininos e masculinos, que enfrentam o conservadorismo da Justia, impulsionando ainda mais um quadro de vulnerabilidade social. os Travestis brasileiros esto fundamentalmente ligados ao direito, respeito e reconhecimento de sua identidade de gnero pelos poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. A utilizao de documentos que conflitam com sua identidade de gnero e conformao fsica expe quotidianamente Travestis femininas e masculinas, alm de respaldar aes de discriminao como o impedimento imposto a travestis de freqentarem a escola e o trabalho com vesturio condizente com a imagem que a pessoa faz de si mesmo. Afinal quem aceitaria um cheque ou carto de crdito de uma mulher que apresenta documentos masculinos ou vice-versa? Assegurar direitos igualitrios e insero social para todos

580CB9D825

*580CB9D825*

Alis, avanando no tratamento da temtica, h pouco tempo o Ministrio da Sade aprovou a carta dos usurios da Sade anexo da portaria numero 675. Esse documento consolidou uma conquista do segmento de Travestis que a partir desta data podero ser atendidas no SUS sendo identificados atravs de um nome social. O respeito Identidade de Travestis so passos evolutivos para a construo de uma sociedade mais justa e igualitria. De acordo com o Departamento de Apoio Gesto Participativa do Ministrio da Sade, a poltica de tratamento de GLBTT pelo nome social j vem sendo adotada nas unidades do SUS e apenas uma das medidas tomadas para atender s estratgias de gesto e de ao para essa populao e para subsidiar as discusses das conferncias estaduais, que tambm sero levadas para a I Conferncia Nacional de GLBT em junho prximo. Conferncia esta que colocar o Brasil na vanguarda e que ter como objetivo discutir polticas pblicas, avaliar o programa federal Brasil Sem Homofobia, e sensibilizar gestores, gerentes pblicos e toda a sociedade sobre os efeitos nocivos dos preconceitos que ainda sofre a populao de GLBT. com esse esprito de levar cidadania, respeito e dignidade aos cidados brasileiros com orientao de gnero travesti, masculino e feminino, que apresento essa proposta legislativa e, desse modo, espero contar com o apoiamento de meus nobres pares para a aprovao. Sala das Sesses, em 11 de maro de 2008.

Deputada Cida Diogo Deputada Federal PT/RJ

580CB9D825

*580CB9D825*

Das könnte Ihnen auch gefallen