Sie sind auf Seite 1von 9

TECNOLOGIA DE VEDAES VERTICAIS CAPTULO 1: FUNDAMENTOS

Nestas notas de aulas, as vedaes verticais sero inicialmente localizadas no conjunto do edifcio, buscando-se recuperar o seu enfoque sistmico. Na seqncia, sero abordados suas FUNES e REQUISISTOS FUNCIONAIS, propondo-se, ainda, uma CLASSIFICAO para as mesmas. 1.1 CONCEITUAO A vedao vertical pode ser entendida como sendo um subsistema do edifcio constitudo por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ao de agentes indesejveis. Pode-se dizer que seja o invlucro do edifcio. 1.2 O EDIFCIO COMO UM SISTEMA Encarando-se o edifcio como um sistema, do ponto de vista construtivo pode-se dividi-lo nas seguintes partes: Fundaes Estrutura Vedaes Verticais Esquadrias Instalaes Revestimentos das Vedaes Verticais Vedaes Horizontais Revestimentos das Vedaes Horizontais Cobertura Impermeabilizao Outros

Considerando-se o aspecto funcional do edifcio, pode-se dizer que as esquadrias e o revestimento vertical so partes inerentes vedao vertical. Porm, do ponto de vista construtivo natural que sejam abordados separadamente, em funo principalmente da seqncia de execuo destas atividades no conjunto dos servios. Cabe observar ainda que, apesar do estudo em separado de cada um destes subsistemas, eles fazem parte de um conjunto maior que o edifcio; e assim sendo, possuem relaes intrnsecas, que sempre devem ser observadas durante todas as etapas de produo.

1.3 FUNES A principal funo da vedao vertical est contida na sua prpria definio, ou seja: o subsistema do edifcio constitudo por elementos destinados compartimentao e definio vertical dos espaos internos, bem como, ao controle da ao de agentes indesejveis. Alm disso: serve de suporte e proteo para as instalaes do edifcio, quando embutidas; e cria as condies de habilidade para o edifcio, juntamente com as esquadrias e os revestimentos, que a rigor fazem parte das vedaes.

Para desempenhar tais funes, este subsistema deve apresentar determinadas propriedades ou requisitos de desempenho, que tambm podem ser denominados requisitos funcionais, dentre os quais se destacam:
q q q q q q

Desempenho trmico (principalmente isolao); Desempenho acstico (principalmente isolao); Estanqueidade gua; Controle da passagem de ar; Proteo e resistncia contra a ao do fogo; Desempenho estrutural deformabilidade); Durabilidade; Custos iniciais e de manuteno; Padres estticos (de conforto visual) e Facilidade de limpeza e higienizao. (estabilidade, resistncias mecnicas e

q q q q q

Controle de ilumino (natural e artificial) e de raios visuais (privacidade);

1.4 IMPORTNCIA NO CONJUNTO DO EDIFCIO A importncia das vedaes verticais vai alm do que seu custo representa no custo total do edifcio, uma vez que as vedaes: determinam as diretrizes para o planejamento e programao da execuo, pois podem estar:

no caminho crtico da obra; determinam o potencial de racionalizao da produo, na medida em que interferem com as instalaes eltricas e hidro-sanitrias, com as esquadrias, com a impermeabilizao e com os revestimentos; determinam grande parte do desempenho do edifcio como um todo, por serem responsveis pelos aspectos relativos habitabilidade tais como: conforto, higiene, sade, segurana de utilizao; tm profunda relao com a ocorrncia de problemas patolgicos, como fissuras, descolamento de revestimentos, entre outros; e ainda,

em muitos casos constituem a prpria estrutura do edifcio como nos edifcios construdos com alvenarias estruturais ou painis portantes e podem ser ainda, parte acessria da estrutura, quando servem de travamento da estrutura de concreto armado.

1.5 CLASSIFICAES Como salientado anteriormente, a Vedao Vertical compreende o fechamento propriamente dito (vedos), os revestimentos, as aberturas e esquadrias. Assim, quando se fala em requisitos de desempenho est-se referindo ao desempenho do conjunto. E estes requisitos so exigidos em maior e menor grau de intensidade conforme a posio que a Vedao ocupa no edifcio. Observe-se, por exemplo, a diferena, enquanto nveis de exigncia dos requisitos de desempenho, de uma vedao vertical localizada num subsolo em contato com o meio exterior e de uma vedao vertical que separa dois dormitrios. Assim sendo, as vedaes verticais podem ser estudadas sob diversos pontos de vista. Por isso, prope-se uma classificao segundo diferentes enfoques, destacados a seguir.

1.5.1 Quanto Funo Quanto funo que desempenha no conjunto do edifcio, as vedaes verticais podem ser divididas em: envoltria externa ou vedao de fachada - proteo lateral contra ao de agentes externos; de compartimentao Interna ou divisria interna diviso entre ambientes internos a uma mesma edificao; de separao ou divisria entre unidades e rea comum.

1.5.2 Quanto Tcnica de Execuo Quanto tcnica de execuo empregada na produo das vedaes, elas podem ser divididas em: por conformao: so as vedaes verticais moldadas ou elevadas no prprio local, com o emprego de gua, denominada usualmente de construo mida ou wet construction. Trata-se das vedaes em alvenaria ou de painis moldados no local; por acoplamento a seco: so as vedaes verticais montadas a seco, sem a necessidade do emprego de gua, usualmente denominadas construo seca ou dry construcion. Trata-se de vedaes produzidas com painis leves; por acoplamento mido: so as vedaes verticais montadas com solidarizao com argamassa. Trata-se de vedaes, produzidas com elementos pr-moldados ou pr-fabricados de concreto.

1.5.3 Quanto Mobilidade A mobilidade de uma vedao refere-se facilidade ou no de sua remoo do local no qual fora inicialmente aplicada. Assim, quanto mobilidade, as vedaes verticais podem ser divididas em: fixas: so as vedaes imutveis, que necessitam receber os acabamentos no local. Em caso de transformao do espao, os elementos constituintes dificilmente so recuperveis. desmontveis: so as vedaes passveis de serem desmontadas com pouca degradao. A remontagem ir requerer a reposio de algumas peas e levar mais tempo para a execuo dos ajustes necessrios. removveis: so as vedaes passveis de serem montadas e desmontadas facilmente, sem degradao dos elementos constituintes. Trata-se de elementos totalmente modulares; mveis: trata-se de divisrias empregadas na simples compartimentao dos ambientes, no estando vinculadas a nenhuma outra parte do edifcios (divisrias baixas).

1.5.4 Quanto Densidade Superficial A densidade superficial de uma vedao refere-se relao entre a sua massa pela rea que ocupa. Assim, quanto densidade superficial, as vedaes verticais podem ser divididas em: leves: so as vedaes verticais no estruturais, de densidade superficial baixa, sendo o limite convencional de aproximadamente 100Kg/m; e pesadas so as vedaes verticais que podem ser estruturais ou no, de densidade superficial superior ao limite pr-determinado de aproximadamente 100Kg/m.

1.5.5 Quanto Estruturao A estruturao de uma vedao refere-se s suas caractersticas de sustentao no edifcio. Assim, quanto estruturao, as vedaes verticais podem ser divididas em: estruturadas: so as vedaes que necessitam de uma estrutura reticular de suporte dos componentes da vedao (por exemplo, painis de gesso acartonado, divisrias de madeira, etc.). auto-suportante: so as vedaes que no necessitam de uma estrutura de suporte dos componentes da vedao, como o caso de todos os tipos de alvenaria. pneumticas: so as vedaes verticais sustentadas a partir da injeo de ar comprimido. So de pouco uso atual. Pode-se citar como exemplo os galpes em lona.

1.5.6 Quanto Continuidade do Pano Essa classificao considera a relao entre a continuidade do pano, em funo da distribuio dos esforos pelo mesmo. E, com isso, as vedaes verticais podem ser divididas em: monolticas: quando a absoro dos esforos transmitidos vedao feita por todo o conjunto dos elementos, que trabalham solidariamente, como por exemplo o caso das alvenarias; modulares: quando a absoro dos esforos transmitidos vedao feita pelos componentes de modo individual, em funo da existncia de elementos de juntas, como o caso dos painis de gesso acartonado, por exemplo.

1.5.7 Quanto ao Acabamento Essa classificao considera o momento em que o acabamento da vedao vertical incorporado a ela. Assim, segundo esse enfoque, as vedaes verticais podem ser divididas em: com revestimento incorporado: trata-se das vedaes verticais que so posicionadas acabadas em s eus lugares definitivos, sem a necessidade de aplicao de revestimentos a posteriori. o caso, por exemplo, dos painis prmoldados de concreto com prvia aplicao de cermica e das divisrias leves com estrutura em colmia e acabamento com chapas de laminado melamnico; com revestimento a posteriori: tratam-se das vedaes verticais que so executadas em seus lugares definitivos, sem a aplicao prvia de revestimentos. o caso, por exemplo, das alvenarias de um modo geral e dos painis de gesso acartonado; sem revestimento: so as vedaes verticais que no necessitam da aplicao de revestimentos. Podem ser utilizadas aparente ou receberem unicamente uma pintura. o caso de alguns tipos de alvenaria, cujas caractersticas lhe garantem estanqueidade.

1.5.8 Quanto Continuidade Superficial Essa classificao est relacionada continuidade visual da vedao vertical. Segundo esse enfoque, as vedaes verticais podem ser divididas em: descontnuas: nos casos em que as juntas entre componentes ficam aparentes; contnuas: nos casos em que as juntas no so aparentes.

1.6 TIPOS DE VEDAO VERTICAL Em funo da classificao anteriormente proposta, pode-se definir claramente cada um dos tipos de vedao vertical mais empregados, quais sejam: paredes de alvenaria ou macias; painis leves;

painis pr-moldados ou pr-fabricados; fachada cortina; e esquadrias.

1.7 TERMINOLOGIA TCNICA Refere-se terminologia utilizada para os elementos constituintes das vedaes verticais. Dessa forma pode-se definir: 1.7.1 Parede: um elemento da vedao vertical que pode ser envoltria externa, de compartimentao interna ou de separao; produzida por conformao ou por acoplamento mido; fixa; pesada; auto-suportante; monoltica; com revestimento a posteriori ou sem revestimento; descontnuas. As paredes podem ser sub-classificadas em funo de seu desempenho funcional como estrutura, em: estruturais: atua como estrutura portante do edifcio; de contraventamento: tem funo de aumentar a rigidez da estrutura reticulada e absorver os esforos decorrentes da deformao do prtico; e de vedao: atua somente como componente de vedao.

a) Paredes de Alvenaria O termo alvenaria pode ser definido como: componente complexo, conformado em obra, constitudo por tijolos ou blocos unidos por si por juntas de argamassa formando um conjunto rgido e coeso. A partir dessa definio pode-se fazer uma classificao das alvenarias segundo o material empregado. Essa classificao apresentada a seguir: TIPOLOGIA

CLASSIFICAO PELO MATERIAL

DE ALVENARIA

DE BLOCO DE CONCRETO DE BLOCO CERMICO DE BLOCO DE CONCRETO CELULAR DE BLOCO DE SOLO CIMENTO DE PEDRA

b) Paredes macias moldadas no local As paredes macias so aquelas obtidas por moldagem no local, empregando-se frmas laterais, com a possibilidade de uso de diferentes materiais. A sua classificao ocorre em funo dos materiais utilizados, como segue:

MACIAS

DE CONCRETO DE SOLO CIMENTO DE TAIPA DE CONCRETO CELULAR

c) Paredes Macias pr-fabricadas ou pr-moldadas So aquelas constitudas pelo acoplamento de painis pr-moldados ou prfabricados, podendo ser sub-classificadas em: autosuportante: envoltria externa, de compartimentao interna, ou de separao; por acoplamento a seco ou mido; desmotvel ou removvel; leve ou pesada; descontnua; modular; com revestimento incorporado, a posteriori ou sem revestimento.

Exemplos: de concreto; de alvenaria; de gesso; de concreto celular; de argamassa armada (macio ou vazado) estruturados: envoltria externa, compartimentao interna, separao; de acoplamento mido; fixo ou desmotvel; leve ou pesado; descontnuo; modular, com revestimento incorporado, a posteriori ou aparente.

Exemplos: de concreto; em painel entubado; de concreto celular; em concreto leve; de argamassa armada

Outros tipos de vedaes

DRYWALL de gesso acartonado: compartimentao interna; acoplamento seco; fixa/desmontvel; leve; estruturada; modular; contnua; com revestimento a posteriori; de outros materiais: compartimentao interna; acoplamento seco; desmontvel/removvel; leve; estruturada; modular; descontnua; com revestimento incorporado.

FACHADA CORTINA Definio: envoltria externa; por acoplamento seco; desmotvel ou removvel; leve; estruturada; modular, descontnua, o prprio revestimento. ESQUADRIAS Definio: envoltria externa por acoplamento seco; desmotvel ou removvel, leve, autosuporte, modular, descontnuo, no exige revestimento.

1.8 PARMETROS PARA ESCOLHA DA VEDAO VERTICAL A escolha de uma vedao vertical para um determinado empreendimento deve ser realizada considerando-se os seguintes parmetros:

A adequao dos requisitos funcionais s exigncias do usurio (todos relativos aos requisitos de desempenho); A considerao dos aspectos construtivos, ou seja:
P P P P

Facilidade de montagem; Produtividade; Rapidez de execuo; Necessidade de mecanizao e de equipamentos.

Aspectos ligados ao uso e manuteno, ou seja: a flexibilidade e removibilidade da parede. Cabe observar que a Vedao Vertical interfere profundamente no processo construtivo do edifcio. Assim sendo, uma deciso postergada pode inviabilizar o emprego de uma srie de alternativas. Portanto, sua escolha deve ser feita de imediato, juntamente com a concepo estrutural.

Das könnte Ihnen auch gefallen