Sie sind auf Seite 1von 5

Plano de Aula 1: TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA

Tema A distino entre o texto argumentativo e o texto narrativo Estrutura do Contedo


1. Tipologia Textual: 1.1. texto narrativo 1.2. texto descritivo 1.3. texto dissertativo 1.4. texto injuntivo

2. Caractersticas de semelhana e de diferenciao entre cada um dos tipos de texto 3. Tipologia textual e macro-estrutura das peas processuais 4. Narrativa jurdica a servio da argumentao de teses

Aplicao Prtica Terica

Todo profissional do Direito, quando descreve o tipo de atuao profissional que escolheu, associa essa atividade tarefa argumentativa. Os exemplos de advogados, promotores e defensores bem sucedidos baseiam-se em uma atuao ? argumentativa ? brilhante que convena o magistrado da necessidade de conceder a tutela jurisdicional dos direitos daqueles que representam em juzo. Inicialmente, fundamental ressaltar a ideia de que essa atuao profissional deve ser marcada pela eficincia tcnica e persuasiva, mas nunca pode perder de vista a tica e a moral. Lembremos que antes mesmo dos sistemas jurdicos positivados, o homem deveria pautar sua conduta pelos valores universais do que certo e justo. Diante desse cenrio geral, precisamos lembrar, ainda, que o papel principal do direito compor conflitos e que a atividade processual marcada pelo contraditrio e pela ampla defesa. Em outras palavras, quando um advogado atuar no Judicirio para defender os interesses de seu cliente, ter a certeza de que est ali para ajudar na soluo de um conflito social cuja composio no foi conseguida pelas partes sem o auxlio de terceiros. Cada um dos envolvidos na demanda enxerga os fatos de uma maneira, ou seja, cada qual atribui aos fatos do caso concreto uma interpretao distinta (a que mais lhe interessa). A argumentao jurdica caracteriza-se, especialmente, por servir de instrumento para expressar a interpretao sobre uma questo do Direito, que se desenvolve em um determinado contexto espacial e temporal. Ao operar a interpretao, impe-se considerar esses contextos, ater-se aos fatos, s provas e aos indcios extrados do caso concreto e sustent-la nos limites impostos pelas fontes do Direito. Parece claro que nenhum juiz pode apreciar um pedido sem conhecer os fatos que lhe servem de fundamento. Conforme ressalta Fetzner1[1], a narrao ganha status de maior relevncia, porque serve de requisito essencial produo de uma argumentao eficiente. por essa razo que se costuma dizer que a narrao est a servio da argumentao. Resumidamente, um profissional do Direito deve recorrer ao texto argumentativo para defender seu ponto de vista, mas para o sucesso dessa tarefa, precisa ter, antes, uma boa narrao, na qual foram expostos os fatos de maior relevncia sobre o conflito debatido. Para melhor compreender as caractersticas que distinguem narrao e argumentao, observe a tabela.

NARRAO
Qual o Objetivo? Expor os fatos importantes do caso concreto a ser solucionado no Judicirio. Como o fato tratado? Cada fato representa uma informao que compe a histria da lide a ser conhecida no processo. Qual o tempo verbal utilizado? Pretrito ? o mais utilizado, porque todos os fatos narrados j ocorreram. (Ex.: o empregado sofreu um acidente); Presente ? fatos que se iniciaram no passado e que perduram at o momento da narrao. (Ex.: o empregado est sem capacidade laborativa); Futuro ? no utilizado porque fatos futuros so incertos. Qual a pessoa do discurso? Utiliza-se a 3 pessoa, por traduzir a imparcialidade necessria atividade jurdica. Como os fatos so organizados? Os fatos so dispostos em ordem cronolgica, ou seja, na mesma ordem em que aconteceram no mundo natural. Quais seus elementos constitutivos? Uma narrativa bem redigida deve responder,

ARGUMENTAO
Qual o Objetivo? Defender uma tese (ponto de vista) compatvel com o interesse da parte que o advogado representa. Como o fato tratado? O fato (informao) narrado aqui retomado com o status de elemento de persuaso; um elemento de prova com o qual defende a tese.
Qual o tempo verbal utilizado? Presente ? tempo verbal mais adequado para sustentar o ponto de vista. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador); Pretrito ? deve ser usado para retomar os fatos (provas / indcios) relevantes da narrao, com os quais defender a tese. (Ex.: o autor deve ser indenizado por seu empregador porque sofreu um acidente no local de trabalho); Futuro ? deve ser usado ao desenvolver as hipteses argumentativas. (Ex.: o trabalhador deve receber o benefcio do INSS, pois, caso contrrio, no ter como se sustentar).

Qual a pessoa do discurso? Tambm se utiliza a 3 pessoa, pela mesma razo. Como os fatos so organizados? Os fatos e as ideias so organizados em ordem lgica, ou seja, da maneira mais adequada para alcanar a persuaso do auditrio. Quais seus elementos constitutivos? Antes de redigir uma argumentao consistente, sempre que QUESTOpossvel, s seguintes perguntas: a) O qu? (fato gerador); b) quem? (partes); tente refletir sobre, pelo menos, as seguintes questes: a) Qual o fato gerador do c) onde? (local do fato); d) quando? (momento primeiro como? (maneira como os fatos So apresentados dois textos adiante. Em do fato); e) lugar, identifique se esses textos so narrativos ou tese que ser defendida? C) com que fatos sustentar essa tese?meio da conflito? b) qual a argumentativos. Em seguida, procure justificar sua resposta por d) ocorreram); f) por qu? (motivaes da lide). cpia de alguns fragmentos pontuais. Voc pode usar como parmetro a tabela explicativatipos de argumento dever utilizar? Que anterior. Qual a natureza do texto? O texto narrativo tem natureza predominantemente Qual a natureza do texto? O texto argumentativo tem funo persuasiva por Texto 12[1] informativa. Suahoje que eu defendo que o advogado e qualquer cidado podem gravar as conversas travadas em mesa de audincia, sem a necessidade de avisar aos excelncia. No de funo persuasiva est atrelada fundamentao. Quanto parcialidade: Uma do Magistrado que a preside. Antigamente, isso eraQuanto parcialidade: No h como defender uma tese sem adotar um presentes, entre eles a pessoanarrativa pode ser simples (imparcial) ou impossvel de ocorrer por conta do tamanho dos gravadores e da necessidade de estarem valorada, dependendo da pea a produzir. posicionamento. so argumentao valorada. prximos de quem falava para obteno ntida da voz. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, Todainmeras as ?traquitanas? que gravam voz a distncia e com excelente resultado em termos de qualidade de audio. No vejo e nem nunca vi nenhuma ilicitude nisso. As audincias so pblicas, quem as grava busca o registro de tudo para sua posterior orientao e tambm, em eventuais casos, para o exerccio pleno da sua defesa (art.5, LV da CRFB). Filmar recai na mesmssima hiptese. Hoje j existe projeto em curso de implantao ? nas Varas que contam com processos eletrnicos ? de se gravar a voz e filmar a imagem de todos, criando um melhor registro ao processo e alcance de uma maior transparncia e publicidade. O saldo positivo de se gravar proporcionar a todos os que participam daquele momento de embate jurdico o respeito, a cordialidade, o tratamento polido, evitar ironias, crticas pessoais, assdio processual/judicial, etc. Enfim, no faz mal algum gravar tudo, pois quem no deve no teme. (...)

Texto 23[2]

O autor, de reputao ilibada, dirigiu-se empresa-r a fim de adquirir automvel novo, para comemorar o dia dos pais vindouro, com sua esposa e filha, assinando declarao como instrumento comprobatrio do termo de responsabilidade assumido (documento n 137/12). Nestes termos, as partes combinaram, de comum acordo, que o automvel novo estaria disponvel para o autor cinco dias depois. No entanto, para absoluta surpresa do autor, no dia combinado o automvel sequer havia chegado concessionria. Ressalta-se que o autor j havia, nesta data, entregue seu veculo empresa-r, encontrando-se em situao de completo desamparo. A esposa do autor, neste nterim, foi acometida de mal sbito, tendo sido o seu atendimento prejudicado devido demora para chegar ao hospital, j que teve de ir de txi. A entrada na seo do pronto-socorro do hospital foi registrada s 21 horas do dia17 de junho de 2012, conforme documento em anexo (documento n ___) e, at a consumao do atendimento e respectiva medicao, suportou intensas dores, no podendo sequer se locomover sem auxlio de terceiros.

1[1] CAVALIERI FETZNER, Nli Luiza (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de argumentao jurdica. Rio de Janeiro: Forense, 2009, captulo 2.

3[2] Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/16842/indenizacao-em-relacao-de-consumo-juizado-especial>. Acesso em: 20 jun. 2012.

Procedimentos de Ensino Em primeiro lugar, importante destacar que so muito raros os textos puros, ou seja, integralmente narrativos, descritivos ou dissertativos. Temos de observ-los em termos de predominncia de certos padres, que determinam sua classificao. Pode ser interessante o professor indicar qual a tipologia aplicvel a cada um dos incisos do artigo 282 do CPC e outros semelhantes, em que se observam as partes que estruturam as peas processuais. Sempre que for possvel, interessante levar outras peas para discutir o mesmo contedo, com auxlio de datashow ou retroprojetor. Quanto a questes objetivas: Muitos esforos tm sido reunidos para garantir a aprovao dos nossos alunos na OAB e obter bons resultados no Enade. Sabemos que fazer provas e resolver questes exige do avaliado habilidades e competncias que no podem ser exercitadas apenas nos perodos finais; ao contrrio: funo primordial do professor das disciplinas de primeiros perodos contribuir de forma vigorosa para esse sucesso, incentivando a prtica reiterada de soluo de questes semelhantes s aplicadas nesses exames. com essa mentalidade que contamos com sua contribuio para, sempre que possvel, resolver as questes objetivas de exames anteriores do Enade.
Consideraes Adicionais

Na narrativa, os fatos so vividos por personagens em determinado lugar e tempo. Existindo um narrador que assume duas perspectivas bsicas diante do texto agindo como uma personagem ou como um mero observador.
objetiva - apenas informa os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que est noticiado. de cunho impessoal e direto. subjetiva - leva-se em conta as emoes, os sentimentos envolvidos na histria. So ressaltados os efeitos psicolgicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens. Elementos bsicos da narrativa: Fato - o que se vai narrar (O qu ?) Tempo - quando o fato ocorreu (Quando ?) Lugar - onde o fato se deu (Onde ?) Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem ?) Causa - motivo que determinou a ocorrncia (Por qu ?) Modo - como se deu o fato (Como ?) Conseqncias (Geralmente provoca determinado desfecho)

Conforme ressalta Fetzner, a narrao ganha status de maior relevncia, porque serve de requisito essencial produo de uma argumentao eficiente. por essa razo que se costuma dizer que a narrao est a servio da argumentao. Cada um dos envolvidos na demanda enxerga os fatos de uma maneira, ou seja, cada qual atribui aos fatos do caso concreto uma interpretao distinta (a que mais lhe interessa), conforme se verifica no grfico adiante: Argumentao: tese e contestao da proposio por essa razo que se costuma dizer que a narrao est a servio da argumentao. Um profissional do Direito deve recorrer ao texto argumentativo para defender seu ponto de vista. Mas para obtenha sucesso, precisa ter, antes, uma boa narrao, dos fatos de maior relevncia sobre o conflito debatido. Para melhor compreender as caractersticas que distinguem narrao e argumentao, observe a tabela. A contextualizao da disciplina Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica Essa cotextualizao diretamente ligada a necessidade de continuidade do trabalho de produo das peas processuais iniciado na disciplina anterior, buscando: Reconhecer as diferenas entre texto narrativo e texto argumentativo. Compreender a relevncia da narrao para a produo da argumentao. Identificar que a parte argumentativa da pea inicial refere-se ao Do Direito.
Petio Inicial
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da ____ Vara ____ da Comarca ______

Seo I Dos Requisitos da Petio Inicial Art. 282. A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru. Art. 283. A petio inicial ser instruda com os documentos indispensveis propositura da ao.

Parte descritiva Parte narrativa Parte argumentativa Parte injuntiva

Qualificao das partes Dos fatos Do direito Do pedido


1- _____________________; 2- _____________________; 3- _____________________; Das provas Do valor da causa

Plano de Aula 2: Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica


Tema

Silogismo a servio da argumentao.


Estrutura do Contedo

1. Silogismo 1.1. definio 1.2. estrutura

2. Silogismo e Positivismo 3. Silogismo e Argumentao 4. Razoabilidade e argumentao silogstica

Aplicao Prtica Terica O ensino de Direito no Brasil fundou suas razes em forte influncia do chamado Positivismo jurdico. Segundo essa doutrina, os profissionais que atuam na soluo de conflitos levados ao Judicirio deveriam encontrar o sentido do direito no sistema de normas escritas que regulam a vida social de um determinado povo. De acordo com os adeptos dessa teoria, portanto, a prtica jurdica deveria limitar-se aplicao objetiva das normas vigentes ao caso concreto que se pretendia analisar, por meio de um mtodo denominado silogismo. Esse mtodo caracteriza-se por uma operao lgica em que compete ao juiz amoldar os acontecimentos da vida cotidiana norma proposta pelo Estado. Na prtica, o silogismo[1][1] apresenta trs proposies ? premissa maior, premissa menor e concluso ? que se dispem de tal forma que a concluso deriva de maneira lgica das duas premissas anteriores. Mas ser que a lei deve ser aplicada a qualquer custo, ou cabe ao magistrado interpretar a vontade do legislador e usar a norma com razoabilidade? Nesse sentido, vamos refletir sobre o caso concreto que se l. Caso Concreto "AMAR FACULDADE, CUIDAR DEVER", DIZ MINISTRA. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) condenou um pai a indenizar em R$ 200 mil a filha por "abandono afetivo". A deciso indita. Em 2005, a Quarta Turma do STJ havia rejeitado indenizao por dano moral por abandono afetivo. O caso julgado de So Paulo. A autora obteve reconhecimento judicial de paternidade e entrou com ao contra o pai por ter sofrido abandono material e afetivo durante a infncia e adolescncia. O juiz de primeira instncia julgou o pedido improcedente e atribuiu o distanciamento do pai a um "comportamento agressivo" da me dela em relao ao pai. A mulher apelou segunda instncia e afirmou que o pai era "abastado e prspero". O Tribunal de Justia de So Paulo (TJSP) reformou a sentena e fixou a indenizao em R$ 415 mil. No recurso ao STJ, o pai alegou que no houve abandono e, mesmo que tivesse feito isso, no haveria ilcito a ser indenizvel e a nica punio possvel pela falta com as obrigaes paternas seria a perda do poder familiar. A ministra Nancy Andrighi, da Terceira Turma, no entanto, entendeu que possvel exigir indenizao por dano moral decorrente de abandono afetivo pelos pais. "Amar faculdade, cuidar dever", afirmou ela na deciso. Para ela, no h motivo para tratar os danos das relaes familiares de forma diferente de outros danos civis. "Muitos magistrados, calcados em axiomas que se focam na existncia de singularidades na relao familiar - sentimentos e emoes -, negam a possibilidade de se indenizar ou compensar os danos decorrentes do descumprimento das obrigaes parentais a que esto sujeitos os genitores", afirmou a ministra. "Contudo, no existem restries legais aplicao das regras relativas responsabilidade civil e o consequente dever de indenizar/compensar, no direito de famlia". A ministra ressaltou que, nas relaes familiares, o dano moral pode envolver questes subjetivas, como afetividade, mgoa ou amor, tornando difcil a identificao dos elementos que tradicionalmente compem o dano moral indenizvel: dano, culpa do autor e nexo causal. Porm, entendeu que a paternidade traz vnculo objetivo, com previses legais e constitucionais de obrigaes mnimas. "Aqui no se fala ou se discute o amar e, sim, a imposio biolgica e legal de cuidar, que dever jurdico, corolrio da liberdade das pessoas de gerarem ou adotarem filhos", argumentou a ministra. No caso analisado, a ministra ressaltou que a filha superou as dificuldades sentimentais ocasionadas pelo tratamento como "filha de segunda classe", sem que fossem oferecidas as mesmas condies de desenvolvimento dadas aos filhos posteriores, mesmo diante da "evidente" presuno de paternidade e at depois de seu reconhecimento judicial. Alcanou insero profissional, constituiu famlia e filhos e conseguiu "crescer com razovel prumo". Porm, os sentimentos de mgoa e tristeza causados pela negligncia paterna perduraram, caracterizando o dano. O valor de indenizao estabelecido pelo TJ-SP, porm, foi considerado alto pelo STJ, que reduziu a R$ 200 mil, valor que deve ser atualizado a partir de 26 de novembro de 2008, data do julgamento pelo tribunal paulista.

Questo discursiva
No caso concreto apresentado, percebe-se que o Judicirio reconheceu o direito indenizao por danos morais decorrentes de abandono afetivo. At ento, entendia-se que o amor um bem jurdico no exigvel, razo pela qual as indenizaes eram sistematicamente negadas. Releia a afirmao da Ministra Nancy Andrighi acerca dessa questo: "Muitos magistrados, calcados em axiomas que se focam na existncia de singularidades na relao familiar - sentimentos e emoes -, negam a possibilidade de se indenizar ou compensar os danos decorrentes do descumprimento das obrigaes parentais a que esto sujeitos os genitores". Com base nas informaes recebidas na aula de hoje, comente, em at 10 linhas, a citao da Ministra Nancy Andrighi. Utilize, para tanto, os conceitos discutidos na aula de hoje.

Consideraes Adicionais

A compreenso do direto por muitos profissionais, na atualidade, passa ainda pela aplicao silogstica da norma jurdica. Razovel ou no a deciso, a sociedade fica merc da norma positivada, ao invs de a lei servir sociedade em seus fins morais e ideolgicos.

Silogismo a servio da argumentao.


Definio de Argumento Conceitual: Um argumento um conjunto de proposies que utilizamos para justificar (provar, dar razo, suportar) algo. A proposio que queremos justificar tem o nome de concluso; as proposies que pretendem apoiar a concluso ou a justificam tm o nome de premissas. (Antnio Padro, Algumas noes de lgica, 2012 ) Estrutural: O termo argumento designa um conjunto de proposies em que se procura justificar ou defender uma delas (a concluso ) com base nas restantes (as premissas ). Definio de Silogismo: um termo filosfico com o qual Aristteles designou a argumentao lgica perfeita, constituda de trs proposies declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, possvel deduzir uma concluso. (Por MATOS, Jos A. (SP) em 13-04-2008) Todo homem mortal (premissa maior) Scrates homem (premissa menor) Scrates mortal (concluso) A primeira, Premissa maior, deve ser universal - todo ou nenhum (no pode ser alguns)- pois sua caracterstica a universalidade. A segunda, Premissa menor, ser especfica. Entre elas deve haver uma ideia comum. Essa a condio indispensvel para um silogismo verdadeiro. ESTRUTURA DO SILOGISMO

[1][1] FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de argumentao jurdica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008, captulo 1.

Plano de Aula 3: TEORIA E PRTICA DA ARGUMENTAO JURDICA


Tema

Demonstrao e argumentao
Estrutura do Contedo

1. Procedimento demonstrativo 1.1. Caractersticas 1.2. Meios de prova e argumentatividade


Aplicao Prtica Terica

2. Argumentao 2.1. Caractersticas 2.2. Relao entre demonstrao e argumentao

Fetzner[1] reconhece que a demonstrao pode auxiliar a argumentao a alcanar seus objetivos. Segundo os autores, a demonstrao caracteriza-se por ser um meio de prova, fundado na proposta de uma racionalidade matemtica, a qual operacionalizada pela lgica formal silogismo. H provas testemunhais, documentais, periciais, etc. A demonstrao caracteriza-se por meio de prova que auxilia na construo dos argumentos. A ttulo de exemplo, reconheamos que, para desenvolver uma argumentao que convena o magistrado da procedncia do pedido de alimentos, necessrio demonstrar que realmente o requerido tem essa obrigao de alimentar o requerente, ou seja, fundamental que a parte autora demonstre a paternidade para o juiz, sem a qual no tem qualquer serventia o fundamento jurdico selecionado. Quais os meios de prova admitidos pelo Direito no tocante comprovao (demonstrao) da paternidade? Questo Observe as quatro fontes abaixo que apresentam informaes sobre os meios de prova admitidos em direito para a comprovao da paternidade.
1) Art. 1.605 do Cdigo Civil: na falta, ou defeito, do termo de nascimento (certido), poder provar-se a filiao por qualquer modo admissvel em direito: I - quando houver comeo de prova por escrito, proveniente dos pais, conjunta ou separadamente; II - quando existirem veementes presunes resultantes de fatos j certos. 2) STJ Smula n 301 (18/10/2004) Ao Investigatria - Recusa do Suposto Pai - Exame de DNA Presuno Juris Tantum de Paternidade. Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno jris tantum de paternidade. 3) Jurisprudncia (Ao de investigao de paternidade. Processo nmero...) CIVIL E PROCESSUAL. AO INVESTIGATRIA DE PATERNIDADE. DESISTNCIA DA PRPRIA MENOR, POR SUA TUTORA. DESCABIMENTO. DIREITO INDISPONVEL. APURAO DA VERDADE REAL. EXAME DNA POSITIVO. CONFORMAO DO PAI INVESTIGADO. I. O direito ao reconhecimento da paternidade indisponvel, pelo que no possvel tutora da menor desistir da ao j em curso, ao argumento de que a adoo que se propunha ela prpria fazer era mais vantajosa tutelada, e que, a todo tempo, seria possvel autora novamente intentar igual pedido, por imprescritvel. II. Caso, ademais, em que j houvera, inclusive, a realizao de teste de DNA, com a confirmao da paternidade investigada, sendo interesse da menor e do Estado a apurao da verdade real. III. Corretos, pois, a sentena e o acrdo estadual que, rejeitando o pedido de desistncia, julgaram procedente a ao investigatria. IV. Recurso especial no conhecido. 4) Leia o artigo adiante: A edio do Dirio Oficial da Unio de 30/7/2009 traz a ntegra atualizada da Lei 8.560/02, que regula a investigao de paternidade de filhos nascidos fora do casamento. A nova norma estabelece a presuno de paternidade no caso de recusa do suposto pai em submeter-se ao exame de cdigo gentico (mais conhecido como exame de DNA) em processo investigatrio aberto para essa finalidade. Atualmente, a Justia brasileira j tem reconhecido a presuno de paternidade nesses casos. Agora, com a lei, a recusa do ru em se submeter ao exame de cdigo gentico (DNA) gerar a presuno de paternidade. Entretanto, a presuno de paternidade dever ser apreciada em conjunto com o contexto mais amplo de provas, como elementos que demonstrem a existncia de relacionamento entre a me e o suposto pai. No se poder presumir a paternidade se houver provas suficientes que demonstrem a falta de fundamento da ao. Os precedentes A paternidade presumida j entendimento pacificado no Superior Tribunal de Justia desde 2004. Existe at uma smula sobre o tema, a 301, publicada em novembro daquele ano. O entendimento comeou a ser consolidado em 1998. Com base no voto do ministro Ruy Rosado, a 4 Turma decidiu que a recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA no caso concreto, marcado por 10 vezes, ao longo de quatro anos aliada comprovao de relacionamento sexual entre o investigado e a me do menor gera a presuno de veracidade das alegaes do processo (REsp. 13.536-1). Em outro caso, o ministro Bueno de Souza levou em conta o fato de o suposto pai ter se recusado, por trs vezes, a fazer o exame. A injustificvel recusa do investigado em submeter-se ao exame de DNA induz presuno que milita contra a sua resignao, afirmou (REsp. 55.958). A 3 Turma tambm consolidou essa posio ao decidir que, ante o princpio da garantia da paternidade responsvel, revela-se imprescindvel, no caso, a realizao do exame de DNA, sendo que a recusa do ru de submeter-se a tal exame gera a presuno da paternidade, conforme acrdo da relatoria da ministra Nancy Andrighi (REsp. 25.626-1). Vrios e antigos so os julgamentos que solidificaram essa posio at que o tribunal decidisse sumular a questo, agilizando, dessa forma, a anlise dos processos com esse intuito nas duas turmas da 2 Seo, especializada em Direito Privado. Com informaes da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justia. Sugerimos ler a ntegra da Lei n. 8.560/02. (http://www.conjur.com.br/2009-jul-30/leia-integra-lei-investigacao-paternidade)

Com o contedo ministrado na aula foi possvel compreender que a demonstrao est a servio da argumentao. Aps a leitura das fontes acima indicadas, verificou-se que a prova demonstrativa (DNA) pode ser eventualmente dispensada, se houver fundamentadas razes para isso. Vamos fazer um exerccio de raciocnio? Indique outras situaes jurdicas em que a prova demonstrativa a mais adequada para construir a argumentao jurdica, mas a impossibilidade de sua produo autoriza o uso de outras provas, flexibilizando o rigor jurdico em nome da busca da verdade.
[1] FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de Argumentao Jurdica: da teoria prtica. Rio de Janeiro: Forense, 2010, captulo 2.3.

Consideraes Adicionais A demonstrao muitas vezes procedimento indispensvel para comprovar a verdade das alegaes apresentadas. H situaes, porm, como a realizao do exame de DNA, em que a produo da prova tcnica, de natureza demonstrativa, esbarra em outros direitos, o que exige do advogado uma verdadeira ponderao de interesses para avaliar qual fundamento jurdico deve predominar. Acreditamos que a presente reflexo, auxiliada pela pesquisa jurisprudencial, dar condies de perceber a vlida relao entre demonstrao, argumentao e produo de provas. A fim de ilustrar a resposta, duas de diversas outras sugestes possveis:

1) Quando um prdio desmoronou, no Centro do Rio, derrubando dois outros, suspeitou-se de que uma obra que fora realizada em um dos andares seria a responsvel pelo desastre. Como comprovar isso se a estrutura do prdio nem mais existia? Os especialistas sugeriam que seria impossvel realiar percia (prova demonstrativa) em meio a tantos destroos. Vale lembrar que alguns corpos sequer foram encontrados ao final das buscas. possvel dizer que a impunidade far-se-ia inevitvel? Claro que no. Outras provas podem ser utilizadas, como fotos da estrutura original do prdio, comparadas com outras mais recentes; testemunhas, entre outras.

2) Um goleiro do Flamengo foi acusado de matar a me de seu filho, mas o corpo da vtima nunca foi encontrado. certo que a presena do cadver auxiliaria na comprovao da
materialidade e talvez at da autoria, por meio de exame cadavrico ou outros meios demonstrativos possveis. A ausncia do corpo impede a condenao do ru pelo crime de homicdio? Claro que no! Outras provas no demonstrativas podem ser usadas para substitu-las. Ademais, diversos indcios podem ter ?fora de prova?.

Consideraes Adicionais
Demonstrao e argumentao A Demonstrao (Por Prof.Joalde Gonalves Bandeira,2011) Caracteriza-se por ser um meio de prova, fundado na proposta de uma racionalidade matemtica, operacionalizada pela lgica formal silogismo. Usa termos sem qualquer tipo de ambiguidade, definidos de forma rigorosa. Usa linguagens formalizadas, com regras estabelecidas para alm de qualquer dvida. Estabelece verdades que tm o estatuto de evidncia. imune ao contexto comunicativo No se dirige a um auditrio Baseia-se em axiomas que no carecem de discusso (so considerados evidentes).
o Todo leo um felino o A gua, em estado puro, ferve a 100C. o Os metais so bons condutores.

imune ao contexto comunicativo A demonstrao na argumentao


A ttulo de exemplo, reconheamos que, para desenvolver uma argumentao que convena o magistrado da procedncia do pedido de alimentos, necessrio demonstrar que realmente o requerido tem essa obrigao de alimentar o requerente, ou seja, fundamental que a parte autora demonstre a paternidade para o juiz, sem a qual no tem qualquer serventia o fundamento jurdico selecionado.

A Argumentao (Por Prof.Joalde Gonalves Bandeira,2011) Argumentar expor de forma encadeada um conjunto de argumentos (razes) que justificam uma concluso. Por outras palavras, um argumento um conjunto de premissas (razes, provas, ideias) apresentadas para sustentar uma tese ou um ponto de vista. Dirige-se a um auditrio. O comportamento do orador decisivo Lida com verdades que no ultrapassam o horizonte do provvel. A estratgia seguida na argumentao tem uma grande importncia no que se refere adeso do auditrio. Os argumentos (premissas) so mais ou menos provveis. Muitas pessoas so susceptveis de serem convencidos que os mesmos verdadeiros, mas nem todas iro concordar com esta posio. No assenta em axiomas: tudo est em discusso, mesmo a premissa mais importante.
A liberdade de expresso um direito. O consumo de drogas deve ser penalizado Nenhuma guerra lgtima.

Usa a linguagem natural, por isso est sujeita a ambiguidades e a equvocos. A concluso est longe de gerar uma unanimidade, depende do contexto comunicativo Quadro sntese Demonstrao
Campo de aplicao Ponto de Partida Tipo de Lgica Tipo de linguagem Relao ao contexto Relao ao auditrio Palavra definidora Cincias Lgico-dedutivas Proposies indiscutveis Formal, Bivalente, Constringente Simblica Independente do contexto Impessoal Prova

Argumentao
Cincias sociais e humanas Proposies discutveis Informal, Polivalente, Flexvel Natural Contextualizada Pessoal Justifica

Demonstrao A concluso universal, decorrendo de forma necessria das premissas, e impe-se desde logo conscincia como verdadeira; As provas so sem margem de erro e no esto contaminadas por fatores subjetivos ou de contexto. Assume um carter impessoal. S se admite uma nica concluso. Argumentao A concluso mais ou menos plausvel; As provas apresentadas so susceptveis de mltiplas interpretaes, frequentemente marcadas pela subjetividade de quem argumenta e do contexto em que o faz. Procura-se acima de tudo, convencer algum que uma dada tese prefervel sua rival. H vrias respostas possveis. Toda a argumentao implica deste modo o envolvimento ou comprometimento de algum em determinadas teses. Referncia Bibliogrfica
ALVES, Marco Antnio Sousa. Revista Pginas de Filosofia, v.1, n.2, p. 61-78, jul/dez 2009 BANDEIRA, Joalde Gonalves. Teoria e prtica da argumentao jurdica. Aula ministrada na Estcio- FIB. Salvador, 2011 FETZNER, Nli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES, Nelson; VALVERDE, Alda. Lies de argumentao jurdica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008, captulo 1 CAMARGO, Margarida Maria Lacombe. Hermenutica e argumentao: uma contribuio ao estudo do direito. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. 15 ed. So Paulo: tica, 2002 GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1977. KOCH, Ingedore. Argumentao e Linguagem. So Paulo: Cortez, 1987. KCHE, Vanilda S.; BOFF, Odete Maria; PAVANI, Cinara F. Prtica Textual: atividades de leitura e escrita. 2006 PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentao: a nova retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen