Sie sind auf Seite 1von 2

CAPTULO II Direitos e deveres sociais

Artigo 71. Cidados portadores de deficincia

1. Os cidados portadores de deficincia fsica ou mental gozam plenamente dos direitos e esto sujeitos aos deveres consignados na Constituio, com ressalva do exerccio ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados. 2. O Estado obriga-se a realizar uma poltica nacional de preveno e de tratamento, reabilitao e integrao dos cidados portadores de deficincia e de apoio s suas famlias, a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para com eles e a assumir o encargo da efectiva realizao dos seus direitos, sem prejuzo dos direitos e deveres dos pais ou tutores. 3. O Estado apoia as organizaes de cidados portadores de deficincia.

CAPTULO III Direitos e deveres culturais

Artigo 73. Educao, cultura e cincia

1. Todos tm direito educao e cultura. 2. O Estado promove a democratizao da educao e as demais condies para que a educao, realizada atravs da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superao das desigualdades econmicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do esprito de tolerncia, de compreenso mtua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participao democrtica na vida colectiva. 3. O Estado promove a democratizao da cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidados fruio e criao cultural, em colaborao com os rgos de comunicao social, as associaes e fundaes de fins culturais, as colectividades de cultura e recreio, as associaes de defesa do patrimnio cultural, as organizaes de moradores e outros agentes culturais. 4. A criao e a investigao cientficas, bem como a inovao tecnolgica, so incentivadas e apoiadas pelo Estado, por forma a assegurar a respectiva liberdade e autonomia, o reforo da competitividade e a articulao entre as instituies cientficas e as empresas.

Artigo 74. Ensino

1. Todos tm direito ao ensino com garantia do direito igualdade de oportunidades de acesso e xito escolar. 2. Na realizao da poltica de ensino incumbe ao Estado: a) Assegurar o ensino bsico universal, obrigatrio e gratuito; b) Criar um sistema pblico e desenvolver o sistema geral de educao pr-escolar; c) Garantir a educao permanente e eliminar o analfabetismo; d) Garantir a todos os cidados, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigao cientfica e da criao artstica; e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino; f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligao do ensino e das actividades econmicas, sociais e culturais; g) Promover e apoiar o acesso dos cidados portadores de deficincia ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessrio; h) Proteger e valorizar a lngua gestual portuguesa, enquanto expresso cultural e instrumento de acesso educao e da igualdade de oportunidades; i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da lngua portuguesa e o acesso cultura portuguesa; j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivao do direito ao ensino.

Das könnte Ihnen auch gefallen