Sie sind auf Seite 1von 3

PROJETO SPED (CONTBIL, FISCAL E NF-E)

O Projeto SPED (Sistema Pblico de Escriturao Digital) que de mbito NACIONAL sendo gerenciado pela RECEITA FEDERAL, tem como objetivo a uniformizao das informaes apresentadas ao fisco, com a entrega nica de arquivo que dever conter os dados da movimentao empresarial, no sentido de substituir vrias obrigaes acessrias existentes atualmente, atendendo assim, as diferentes esferas do poder e seus rgos fiscalizadores. O Decreto 6.022 de 22 de Janeiro de 2007 instituiu o SPED, apresentando no seu Art. 2, o objetivo de sua aplicao: Art. 2o O Sped instrumento que unifica as atividades de recepo, validao, armazenamento e autenticao de livros e documentos que integram a escriturao comercial e fiscal dos empresrios e das sociedades empresrias, mediante fluxo nico, computadorizado, de informaes. Vale destacar que o SPED compreende trs subprojetos, sendo: SPED Contbil SPED Fiscal NF-e SPED Contbil O SPED Contbil tem por objetivo a substituio da emisso dos livros contbeis (Dirio e Razo) em papel pela gerao apenas em meio digital. Os livros Dirio e Razo sero representados por um mesmo conjunto de informaes. Livros abrangidos (IN RFB n. 787/2007): Dirio Razo Balancetes Dirios Balanos Fichas de Lanamento 1. Quem est obrigado a partir de 2008? Empresas que receberam a carta de "Acompanhamento Econmico Diferenciado, conforme Portaria RFB 11.211/2007, e sujeitas tributao do LUCRO REAL.

2. Quem est obrigado a partir de 2009? Toda empresa cuja forma de apurao do imposto de renda seja pelo Lucro Real. 3. Sobre o Programa Validador e Assinador (PVA) Foi disponibilizado na pgina do SPED www.receita.fazenda.gov.br/sped, contendo alm das funcionalidades de validao, envio e consulta dos dados entregues, a visualizao da escriturao na tela. 4. Referente entrega do arquivo A entrega do arquivo magntico ser feita anualmente, sempre at o ltimo dia til do ms de Junho do ano subsequente ao perodo que se referem os dados. Ex. Os livros contbeis referentes ao ano de 2008 sero entregues at o dia 31/06/2009. 5. Multa pela no apresentao A multa pela no entrega do arquivo no prazo de R$ 5.000 por ms de atraso. SPED Fiscal O SPED Fiscal tem por objetivo a substituio dos diversos livros fiscais existentes (Entrada, Sada, Apurao de ICMS, etc.) e das diversas declaraes e obrigaes acessrias relativas a outros tributos (IPI, PIS/COFINS, DIPJ, etc.) pela gerao unificada em arquivo digital. Livros abrangidos (Ato COTEPE 11/2007 e 09/2008): Registro de Entradas Registro de Sadas Registro de Apurao ICMS Registro de Apurao IPI Registro de Inventrio 1. Quem est obrigado a partir de 2009? O Manual de Orientao atual foi institudo atravs do ATO COTEPE n 09/2008, de 18.04.2008 e a Receita Federal publicou o Protocolo ICMS CONFAZ n 77/2008, de 18.09.2008, divulgando as empresas obrigadas a apresentar o EFD Escriturao Fiscal Digital a parti de 1.01.2009. Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) O Projeto Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) tem o objetivo de inovar o modelo atual de emisso de documentos fiscais impressos. Ele visa substituir o documento em papel por um documento eletrnico, devidamente certificado e seguro, simplificando as obrigaes dos contribuintes e ao mesmo tempo, o acompanhamento operaes comerciais pelo fisco. Obrigatoriedade NF-e: Protocolo 88/2007 de 14/12/2007 (Atual Prococolo 68/2008 de 04/07/2008), onde em sua Clusula Primeira est estabelecida a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) para os seguintes contribuintes:

A partir de Abril/2008: I - fabricantes de cigarros; II distribuidores ou atacadistas de cigarros;... A partir de Setembro/2008: VI - fabricantes de automveis, camionetes, utilitrios, caminhes, nibus e motocicletas; VII - fabricantes de cimento;... O Estado do Mato Grosso foi o nico a incluir em seu Regulamento do ICMS RICMS a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) para outros contribuintes no inclusos no Protocolo 88/2007. Em seu pargrafo 3 do Artigo 198-A do RICMS destacam-se os seguintes contribuintes: VI - comrcio atacadista em geral, inclusive de autopeas, de material de construo ou de veculos automotores; IX comrcio, indstria ou exportao de soja; X estabelecimentos que realizem operaes interestaduais ou de exportao com acar, lcool, algodo, arroz, borracha, couro bovino, laticnios, madeira, milho, soja;

A previso para incio do ano de 2009 as outras Unidades da Federao tambm inclurem a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) para o "Comrcio Atacadista em Geral.

Sistema SIAGRI AGRIBUSINESS Prezado Cliente, Informamos que a equipe SIAGRI SISTEMAS j desenvolveu sua ferramenta de NOTA FISCAL ELETRNICA (NF-e) e que j estamos trabalhando com nfase no acompanhamento e no desenvolvimento das solues necessrias ao cumprimento do SPED Contbil (ECD - Escriturao Contbil Digital) e SPED Fiscal (EFD Escriturao Fiscal Digital). Assim que tivermos uma posio de data de liberao estaremos comunicando a todos. Equipe SIAGRI SISTEMAS

Eduardo Sousa Purcena Instrutor eduardo.purcena@siagri.com.br http://www.siagri.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen