Sie sind auf Seite 1von 4

VARIAO LINGUSTICA

Variao Estilstica: No h falante/escritor que fale/escreva da mesma forma. Temos um estilo prprio, que expressa nosso ponto de vista sobre o mundo e a sociedade; ele a bagagem que acumulamos com nossas experincias pessoais e nicas. Essas experincias se manifestam no nosso vesturio, andar, comportamento e, lgico, na nossa fala e escrita. Quando articulamos a fala e a escrita, fazemos mais escolhas da ordem do significado (semnticas) do que escolhas morfolgicas ou sintticas. As selees pessoais esto interligadas, normalmente, com as situaes de uso da lngua. Um mdico em uma conferncia far escolhas lingusticas diferentes daquelas que usa quando conversa com os filhos, vizinhos ou colegas de outras profisses. Variao Sociocultural: Extremamente ligada variao estilstica. Destacam-se os usos diferenciados por faixa etria, principalmente os das crianas, dos jovens (a gria) e dos idosos (esses com termos e formas que vo caindo em desuso). Os jovens, em busca de sua identidade, costumam criar formas prprias de expresso, transformando o significado dos termos ou criando uma sintaxe prpria. Assim, entre os jovens, temos as tribos dos surfistas, dos skatistas, dos rappers, dos mauricinhos, das patricinhas, dos punks, e assim por diante. Na variao por sexo, o uso do diminutivo, por exemplo, mais comum na fala das mulheres do que dos homens. Provavelmente, por conta da preocupao de evitar palavras mais afetivas, devido avaliao social de seu machismo. Outra variao interessante a de determinados grupos profissionais (jargo). Muitos tm terminologia prpria, como advogados, mdicos, mecnicos, jogadores, policiais etc. H ainda os intelectuais, que costumam falar por meio de aluses e citaes. Variao Geogrfica: Alm da mudana de lngua de uma regio para a outra do planeta, temos as variaes dentro de um mesmo pas que fala uma mesma lngua. A lngua portuguesa mostra diferenas de fala e escrita em Portugal e no Brasil, e mesmo dentro destes pases temos regies que apresentam marcas especficas, principalmente na fala. Essas variaes tambm so denominadas regionalismos, dialetos ou falares locais. A variao geogrfica, diferente das outras citadas, representa fatos sociais de uma determinada regio e interiorizada por todos os falantes, j que sua aprendizagem ocorre, na maioria das vezes, no ambiente familiar e permanece como marca de identidade do grupo social. Variao Histrica: A lngua no se diversifica apenas no espao social, pessoal ou interpessoal; ela se diversifica tambm no tempo. Uma variante divulgada por um grupo social em determinada poca, pode ser abandonada no transcorrer do tempo, ficando sua marca somente no registro escrito. Palavras, expresses ou construes no mais usadas so denominadas arcasmos. J os neologismos so adotados e propagados por grupos sociais e acabam se juntando lngua como variantes aceitas e reconhecidas. Em tempos de tecnologia, palavras vo sendo assimiladas, como os termos especficos da informtica, e outras vo adquirindo novos significados.

Tipos de assaltos

Assalto gacho:

- " guri, fica atento Bah, isso um assalto... Levanta os braos e te aquietas, tch! No tentas nada e cuidado que esse faco corta uma barbaridade. Passa as pila pra c! E te manda a la cria, se no o estrago vai ser grande, tch!!!"

Assalto mineiro:

- " s, presteno... Isso um assarto, uai... Levanta os brao e fica quietim quesse trem t chei de bala... Mi pass logo os trocado que eu num t bo hoje. Vai andando, s! T esperando o qu, uai?"

Assalto paulista:

- "A, meu... Isso um assalto, fal... Levanta os brao, meu... Passa a grana a. Mais rpido, sino vai ter pipoco, que eu ainda preciso peg a bilheteria aberta pra compr o ingresso pro jogo do Crintins, meu... P, se manda que a casa cai pro seu lado mano, fal..."

Assalto carioca:

- "Seguinte, bicho... Tu te deu mal. Isso um assalto. Passa a grana e levanta os brao, rap... No fica de bobeira que eu atiro bem ... Vai andando e se olhar pra trs tu vai virar presunto. E anda logo que eu t com pressa, cara! Tem jogo do Mengo daqui a pouco!!!"

Assalto baiano:

- " meu rei...Isso um assalto... Levanta os braos, mas no se avexe no... Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado... Vai passando a grana bem devagarinho. Num repara se o berro t sem bala, mas pra no ficar muito pesado... No esquenta meu irmozinho. Vou deixar teus documentos na prxima encruzilhada."

Assalto cearense:

- "Ei bixim... Isso um assalto... Arriba os braos e num se bula nem faa muganga... Passa vexado o dinheiro seno eu meto essa pexera no teu bucho e boto teu fato pra fora... Perdo meu Padim Cio, mas que t com uma fome da mulesta dos cachorro!!!

Assalto braziliense:

- "Votem em mim! Eu prometo fazer muitas coisas por vocs! Prometo consertar esse pas, prometo investir na sade, educao e na economia! Vou fazer maravilhas por esse pas! Nos meus governos passados, eu j construi aeroportos, pontes e hospitais. J fiz projetos que salvaram milhes de vidas e renderam dezenas de milhes de empregos! E agora, se vocs votarem em mim, prometo fazer o dobro! Ou melhor, o triplo! Votem em mim!" Qual profissional utilizaria este tipo de linguagem?

1. Delegado, cercamos a residncia do suspeito conforme a operao. Mas, infelizmente, o meliante se evadiu. 2. O mtodo de avaliao ineficaz, pois contraria toda a perspectiva interacional da relao ensino-aprendizagem. 3. O quadro est evoluindo positivamente. Apesar de complexa, a interveno far cessar a hemorragia da ruptura da artria sacular cerebral comunicante esquerda.

4. Infelizmente a marcao no meio de campo no funcionou e sobrecarregou nossa defesa. Mesmo perdendo, partimos pro contra ataque e quase empatamos. 5. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito, ou causar prejuzo a outrem, fica obrigado a reparar o dano. 6. Aloha, bro! Me amarrei naquele tubo maneiro que voc pegou.

Que tipo de variedade lingustica voc encontra nos trechos abaixo? 1. Putz, estou exausta! Dei um rol por todo o shopping pra descolar uma roupa super transada para a balada de hoje noite. Achei uma que show de bola. A galerinha vai achar maneira, ta ligada? 2. Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e prendadas. No faziam anos: completavam primaveras... Os janotas, mesmo sendo rapages, arrastavam suas asas. E se levavam tbua, o remdio era tirar o cavalinho da chuva... 3. - Tu aceitas uma bergamota? - O que isso? - Tu no conheces? este tipo de laranja. - Ah! Ns aqui conhecemos como tangerina. 4. - Doutor, eu t me mijando direto... - Ento, voc me diz que est com incontinncia urinria! - doutor. E tambm tenho muito trabalho pra fazer coc, sabe? - Bom, neste caso voc tambm tem dificuldades em evacuar!

Das könnte Ihnen auch gefallen