Sie sind auf Seite 1von 3

Resumo informativo Raimundo N.

Martins dos Santos1 O presente trabalho tem como finalidade evidenciar de forma resumida o capitulo sete, Marx: Politica e Revoluo, da coletnea Os clssicos da poltica organizado por Francisco C. Weffort . O referido captulo tem seu corpo divido em duas partes, uma que comenta sobre a contextualizao histrica referente obra de Marx numa poca onde a revoluo fazia-se presente em boa parte do continente Europeu , sobretudo na Alemanha. E a sua segunda parte tem se seu corpo literrio dedicado aos fragmentos selecionados de algumas das obras de Karl Marx. Logo nas primeiras abordagens o autor exterioriza um breve histrico a respeito do ano em que nasceu Marx e o que este filsofo presenciou ao longos de sua vida em meados do seculo XIX, sendo que logo em seguida, esse momento histrico de sua vida seria melhor pintado pela prpria pessoa de Marx no decorrer de sua trajetria intelectual. Segundo o autor, o terico alemo concentra suas crticas em tempos ligados, principalmente ao da emergncia da burguesia e do proletariado, surgimento do capitalismo industrial e da consolidao das naes e dos Estados modernos, dinamismo modernizador, que fora bem ilustrado em uma de suas obras denominadas de O manifesto comunista e especialmente, em O capital. Mais adiante, no que se intitula Do direito a economia, Weffort nos diz que o roteiro do pensamento de Marx est explicito no clebre Prefcio de Constituio crtica da economia poltica, de 1859. Onde Marx comeou, nos anos de 1841-1843, pelos estudos do direito, da filosofia e de histria, buscando estabelecer uma reviso crtica da teoria dialtica hegeliana a qual, diga-se de passagem, foi de grande influncia para as formulaes tericas de Marx, ainda que seja "pelo avesso", como muitos gostam de colocar. Apenas em um momento posterior surgem os textos mais propriamente revolucionrios e uma efetiva crtica economia poltica. Vale lembrar, que o roteiro que vai do direito e da filosofia economia pode ser entendido tambm como uma chave do mtodo de Marx e como um critrio para localizarmos o sentido que ele atribuiu poltica. Entretanto, no h de ser irrelevante para a considerao que Marx haveria de dar poltica o fato de que, no roteiro da formao do seu pensamento, no apenas a critica do direito e da filosofia de Hegel que antecede a sua critica da economia poltica'. [Weffort, p. 230].
1

- Acadmico do 1 perodo de Direito - FACDO

No que se refere a Atualidade da revoluo, Weffort nos aponta, recorrendo a Luckcs, sobre a noo de uma proximidade da revoluo em que esta, continuaria o ncleo da doutrina marxista Isso porque a poca em que vivia Marx foi das mais propcias a revolues. Segundo o comentador, "em 1848 Marx esperava, j para o ano seguinte, uma guerra mundial como resultado de uma insurreio que considerava inevitvel por parte da classe operria inglesa". Entretanto, j em 1850, a esperana de Marx seria a de que uma nova revoluo no poderia explodir at que uma nova crise capitalista se tornasse emergente, porm esta crise no culminou na revoluo esperada pelo pensador, esfriando assim o seu entusiasmo. Nesse contexto, Weffort faz uma importante observao dizendo que a teoria da revoluo bem mais do que um fruto dos entusiasmos de Marx. A lgica da revoluo est embutida na prpria lgica das contradies do sistema capitalista. E isso, precisamente, que permite a Marx falar de uma unidade da teoria e da prtica, ou como diz ainda Lukcs, [p. 232]: O materialismo histrico enquanto expresso terica da luta pela emancipao do proletariado s poderia ser apreendido e formulado teoricamente no instante histrico em que ele j havia sido posto na ordem do dia da histria em sua atualidade prtica. No que se refere a emancipao social e emancipao poltica, observamos uma espcie de democracia radical de Marx, em que nos apontado duas classes sociais que se polarizavam, a classe do proletariado e classe da burguesia, ou seja os limites entre essas duas classe formularia um confronto entre as emancipaes sociais e polticas. E assim comprometerias a ideias de liberdade e igualdade. Ainda seguindo o raciocnio de Weffort , os limites da mencionada emancipao estaria, portanto, em suas insuficincias, em uma concepo abstrata da universalidade dos direitos. A to sonhada liberdade e igualdade prometidas a todos os homens revelam-se, com isso uma iluso, ou seja, a questo do proletariado, surge com toda sua fora. Dito de outro modo: a verdadeira emancipao poltica s pode se realizar no mbito da emancipao social, isto , no mbito da revoluo do proletariado, [p.239]. O prximo ponto a ser comentado por Weffort diz respeito ao estado e a transio para o socialismo em que para Marx, em O manifesto tem sua confiana centrada na utilizao do Estado como instrumento para a revoluo do proletariado, em que ir-se-ia de par com a convico

de que, no Estado moderno, a burguesia conquistara, finalmente, a hegemonia exclusiva do poder poltico no Estado. Est ligada a essa ideia de uma hegemonia exclusiva da burguesia a frase famosa - O governo do Estado moderno no mais do que uma junta que administra os negcios comuns de toda a classe burguesa. Ainda sobre o tpico supramencitado, o autor acrescenta que nestas circunstncias, o primeiro passo para da revoluo operria a elevao do proletariado a classe dominante e a esse primeiro passo Marx designa como a conquista da democracia, [p.242] No que se refere ao ultimo tema Atualidade de Marx, explana Weffort ser a proximidade da revoluo a grande questo sobre esse tema, mas para falar com propriedade retomado o assunto obre a atualidade da revoluo e em outras palavras faz a seguinte indagao. Como pensar, nos dias de hoje, uma revoluo em termos marxistas? Nesse sentido, Weffort aponta para a necessidade de se pensar uma nova concepo para a luta pela emancipao humana e universal, atentando para o fato de que mesmo a obra de Marx deve ser lida hoje com olhos mais crticos, considerando o momento histrico de sua formulao e nas transformaes que ocorreram at ento, [p.247].

Das könnte Ihnen auch gefallen