Sie sind auf Seite 1von 19

Mdulo 6 Afogame nto e acidentes de mergulho

Apresentao do Mdulo A maioria das pessoas, quando pensa em acidentes relacionados com a gua, lembra somente do afogamento. No entanto, acidentes de navegao, de esqui aqutico, de mergulhos ou outros podem causar obstruo das VA, fraturas, hemorragias e ferimentos em tecidos moles. Outros tipos de acidentes, como quedas de pontes e acidentes com veculos motorizados, tambm podem envolver a gua. Nesta aula voc estudar os principais aspectos relacionados a esses tipos de acidentes.

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Citar os tipos de acidentes que podero ocasionar afogamento; Conceituar o termo afogamento; Descrever os problemas especficos relacionados com os acidentes de mergulho em grandes profundidades.

Estrutura do Mdulo Este mdulo est dividido nas seguintes aulas: Aula 1 Afogamento Aula 2 Acidentes de mergulho

Aula 1 Afogamento

1.1. Principais tipos de acidentes aquticos O afogamento certamente o maior problema enfrentado em todos os acidentes relacionados com a gua, e pode ser ocasionado por diversos tipos de acidentes, tais como mergulhos em guas rasas, abusos de lcool antes de entrar na gua, cibras ou desmaios durante a prtica de natao, acidentes com veculos aquticos, quedas de pontes, etc. Alm do afogamento propriamente dito, h tambm outros tipos possveis de acidentes na gua, tais como a sndrome de imerso (choque trmico) e a hipotermia (perda de calor corporal).

Os acidentes na gua esto frequentemente associados com obstrues de vias areas, parada cardiorrespiratria, traumas na cabea e pescoo, traumas internos e hipotermia.

Afogamento Pode-se conceituar o afogamento como o resultado de uma asfix ia por imerso ou submerso em qualquer meio lquido ou simplesmente como uma sufocao na gua. Essa sufocao pode ser provocada pela inundao das vias areas ou pelo fechamento da epiglote, estimulada pela presena de lquidos (espasmo de laringe). Nos dois casos, o resultado final ser a asfixia (hipxia) resultante da falta de oxignio.

Afogamentos

A consequncia mais importante da imerso prolongada na gua sem ventilao a hipoxemia. A durao da hipxia (baixa concentrao de oxignio no fluxo sanguneo) o

fator crtico na determinao da condio da vtima. Por esse motivo, os emergencistas devem se empenhar ao mximo para restabelecer o mais rpido possvel a ventilao e a perfuso da vtima afogada. Importante! No atendimento emergencial a vtimas de afogamento, antes de iniciar a RCP, faa duas ventilaes de resgate.

1.2. Classificao de afogamento

1.2.1. Afogamento seco Um dos fenmenos iniciais no contato com o meio lquido um espasmo da glote, visando a evitar a penetrao da gua nas vias respiratrias. Em alguns indivduos esse espasmo no vencido por outros fatores que surgem posteriormente, sofrendo o paciente de asfixia a seco, sem lquido nos alvolos pulmonares.

1.2.2. Afogamento em gua doce No afogamento por gua doce, os alvolos pulmonares so invadidos por um lquido hipotnico (menos concentrado) em relao ao plasma, provocando (processo osmtico) a passagem de um considervel volume hdrico (relativo gua) dos pulmes para a corrente sangunea, podendo atingir um montante de 3 a 4 litros em poucos minutos. Da surgem vrios distrbios hidrossalinos: inicialmente h uma baixa de todos os eletrlitos por hemodiluio. Posteriormente, com a rotura das hemcias, elementos como o potssio caem na corrente sangunea, contribuindo para a intoxicao do msculo cardaco, j bastante enfraquecido pela hipxia, ocasionando parada cardaca.

1.2.3. Afogamento em gua salgada Nesse tipo de afogamento, a gua salgada leva aos alvolos pulmonares uma soluo hipertnica (mais concentrada) em relao ao plasma, que atra lquido da corrente

sangunea (processo osmtico). Os alvolos so invadidos por um lquido albuminoso, responsvel pela espuma expelida pelo afogado. A hipovolemia resultante provoca uma concentrao maior dos eletrlitos no sangue, subindo a taxa de magnsio. O msculo cardaco para por esgotamento e anxia proveniente da dificuldade no transporte do pouco oxignio ainda existente.

1.3. Reflexo mamfero do me rgulho Os seres humanos tm algo em comum com muitos outros mamferos. Isso chamado de reflexo mamfero do mergulho. Quando mergulhamos em gua fria de modo que a cabea fique submergida, o corpo envia mais sangue oxigenado para o crebro, pulmes e corao e este diminui a frequncia dos batimentos cardacos. Quanto mais fria a gua, mais oxignio ser armazenado nesses locais. Por isso, uma vtima de afogamento tem que receber os cuidados da reanimao at mesmo quando no estiver respirando h 10 minutos ou mais. Muitos pacientes nessas condies foram reanimados com sucesso.

1.4. Atendime nto pr-hospitalar 1.4.1. Avaliao da cena Atente para o mecanismo do trauma ou da leso, se for o caso. Cheque o nmero de vtimas. Solicite recursos adicionais.

1.4.2. Abordagem ao paciente Retirada do paciente Deixe que a vtima agarre o objeto, e ento puxe-a. Muito cuidado no resgate de vtimas que ainda se encontram na gua. Caso a vtima esteja na gua, o emergencista dever tentar pux- la para fora dela, jogando algo que flutue, puxando-a ou pegando uma embarcao para chegar at ela.

Importante! No tente fazer um salvamento na gua, a menos que voc tenha sido treinado para isso. Nunca tente fazer um salvamento na gua sozinho ou sem recursos. Caso contrrio, ao invs de ser uma pessoa que far o salvamento, voc provavelmente se tornar uma vtima! Leso de coluna provocada por me rgulho e m local raso ou acidente com embarcao Tenha cuidado especial com possveis leses na coluna. Considere qualquer paciente inconsciente como tendo trauma de coluna vertebral. Traumas no pescoo (coluna cervical) e no restante da coluna vertebral ocorrem durante muitos acidentes relacionados com a gua. A retirada de uma pessoa da gua quando h suspeita de leso de coluna envolve os mesmos princpios de socorro usados em qualquer outra vtima que apresente igualmente suspeita de tal leso. Geralmente a vtima com leso na coluna encontrada dentro da gua, inconsc iente e em decbito ventral. O emergencista dever socorrer a vtima desvirando-a, com o cuidado de no mobilizar sua cabea e pescoo. Com o auxlio de um segundo emergencista, a vtima deve ser imobilizada em uma maca rgida e posteriormente transportada para um hospital.

Leso na coluna vertebral fratura provocada por acidente de mergulho

Vmitos Cuidado com os vmitos. As vtimas de afogamento que so ressuscitadas tm grande probabilidade de vomitar; por isso o emergencista deve estar pronto para limpar as vias areas quando isso ocorrer. Os vmitos nos afogados submetidos RCP permanecem como principal fator de complicao durante e aps a ressuscitao. Ao contrrio do que se preconizava anos atrs, a posio da vtima de afogamento em gua salgada e que necessita manobras de ressuscitao na areia deve ser paralela linha do mar, de forma a evitar vmitos e aspiraes, que ocorrem com maior freq uncia com a posio ceflica mais baixa. Ao chegar areia, coloque o afogado em posio paralela gua, de forma que o emergencista fique com suas costas voltadas para o mar, e a vtima com a cabea do seu lado esquerdo, de maneira que, ao colocar a vtima na posio lateral de segurana, ela venha a ficar sobre o lado direito, preservando assim o pulmo esquerdo. A indicao anterior objetivava drenar gua dos pulmes da vtima por gravidade, mas no mais recomendada. Muitas vezes, o paciente tem gua no estmago. Isso poder fazer resistncia aos seus esforos ventilatrios. Quando isso acontecer, voc deve lembrar que parte do ar de suas ventilaes vai para o estmago do paciente, mesmo que voc tente ajustar suas ventilaes.

Posio lateral de segurana

As regras atuais, da Associao Americana do Corao (American Heart Association) e da Cruz Vermelha americana, pedem para que o emergencista no tente retirar a gua ou o ar do estmago do paciente (a menos que tenha um aspirador porttil disponvel), devido ao risco de levar o material do estmago para as vias areas e provocar uma obstruo ou aspirao. Quando ocorrer uma distenso gstrica, reposicione as vias areas e continue a ressuscitao, tendo certeza de que as ventilaes feitas so lentas e profundas.

Importante! Inicie os procedimentos de reanimao to logo seja possvel e mantenha-os at a entrega do paciente no ambiente hospitalar. Quanto mais fria a gua, maior a chance de o paciente sobreviver.

Perguntas importantes Por que temos que posicionar as vtimas de afogamento em decbito lateral direito? Devido anatomia do pulmo. Visualize a rvore brnquica e observe uma inclinao mais acentuada do lado esquerdo e uma angulao menor do lado direito. Devido a essa formao, h facilidade de entrada de gua no pulmo direito; por isso consideramos que ele seja o mais comprometido. Se posicionarmos o paciente do lado esquerdo, poder haver uma transferncia de lquido do pulmo direito para o esquerdo, comprometendo a funcionalidade dos dois pulmes. Desse modo, deixamos o paciente do lado direito porque
Fonte: http://bioterra.blogspot.com/2009_03_01_a rchive.html

consideramos que o pulmo direito j est comprometido e procuramos preservar o esquerdo.

Por que aconselhvel que a cabea fique mais elevada que o tronco? Quando uma pessoa se afoga em meio lquido, ela aspira e ingere gua. Grande parte da gua vai para o estmago e pode propiciar o vmito. O paciente com a cabea mais elevada dificulta o vmito devido gravidade, o que no acontece quando ele est com a cabea mais baixa, pois essa posio facilita a regurgitao.

Hipotermia Preste ateno aos sinais e sintomas da hipotermia. Todos os pacientes que sofrerem acidente na gua devem receber cuidados para prevenir o choque (hipoperfuso). Mantenha o calor corporal para evitar e tratar a hipotermia.

1.5. O insucesso Esteja preparado e saiba lidar com o insucesso. Como emergencista, voc dever ser realista ao lidar com afogamentos. Muitos pacientes podem no ser reanimados com sucesso. Os efeitos da gua nas vias areas e a falta de oxignio no crebro podem ser muitos severos para o organismo suportar. Voc poder reanimar alguns pacientes e descobrir, posteriormente, que eles morreram aps 48 horas, devido a pneumonia, danos pulmonares ou cerebrais. Mesmo quando voc der o melhor de si, alguns pacientes morrero; porm, voc dever dar a todos oportunidade para sobreviverem.

bito por afogamento

Aula 2 Acidentes aquticos Alm dos acidentes na gua j vistos anteriormente, os emergencistas devem estar igualmente preparados para prevenir e enfrentar o atendimento de acidentes de mergulho a grandes profundidades. Os acidentes de mergulho podem produzir embolia traumtica (presena de bolhas de gs no sangue, que podem vir a romper tecidos pulmonares provocando pneumotrax) ou a doena da descompresso. A seguir voc estudar sobre cada uma delas.

2.1. Embolia traumtica Ocorre quando o mergulhador, ao ter inspirado ar em um equipamento qualquer no fundo, volta superfcie sem o exalar durante a subida. Esse efeito provocado pela Lei de Boyle, pois medida que a presso externa diminui, o volume de ar no interior dos pulmes aumenta. Como os pulmes tm uma elasticidade limitada, poder haver uma hiperdistenso alveolar e, em casos extremos, podero romper-se, criando bolhas de ar na corrente sangunea.

2.1.1. Sinais e sintomas da e mbolia Mudana de comportamento (o paciente parece embriagado); Viso embaraada; Dores torcicas; Sangue espumoso na boca e nariz; Convulses, fraqueza geral em um ou mais membros; Sensao de formigamento ou paralisia nos braos e pernas.

2.2. Doena da descompresso Ocorre normalmente naqueles indivduos que emergiram muito depressa de um mergulho profundo e longo. Quando o mergulhador emerge rapidamente, as bolhas de nitrognio podem ficar presas nos tecidos corporais e depois serem lanadas na circulao sangunea.

2.2.1. Sinais e sintomas da doena Fadiga, dor forte nos msculos e articulaes; Formigamento ou paralisia; Respirao difcil ou com esforo; Dores torcicas; Perda da conscincia e grandes manchas na pele.

Importante! Fique preparado para reaes tardias; normalmente os sinais e sintomas aparecem de 1 a 48 horas aps o acidente.

2.3. Tratamento pr-hospitalar O tratamento das situaes vistas anteriormente consiste basicamente na identificao do problema e no transporte urgente do paciente para tratamento em um centro especializado Hiperbrico). Coloque o paciente deitado sobre o lado esquerdo e incline seu corpo de modo que a cabea fique um pouco mais baixa, deixando-o assim durante o transporte, mas no mais do que 10 minutos. (Centro de Tratamento de Trauma

Durante o transporte do paciente ao hospital, deve ser evitada a utilizao de aeronaves, pois esse fato diminui ainda mais a presso externa ao corpo do paciente, podendo agravar as leses.

Perguntas importantes Por que na doena descompressiva as vtimas devem ser posicionadas em decbito lateral esquerdo? Diferentemente do afogamento, na doena descompressiva no h gua nos pulmes; por esse motivo, deixamos o paciente do lado esquerdo como em outras emergncias clnicas. O retorno da circulao sangunea se concentra do lado direito e o paciente posicionado do lado esquerdo facilita o retorno sanguneo. Se o contrrio acontecer e o paciente estiver deitado do lado direito, haver maior presso nos vasos que retornam o sangue para o corao.

Por que aconselhvel que a cabea fique mais baixa que o tronco? Diferentemente do afogamento, na doena descompressiva no h gua no estmago e as bolhas de nitrognio se concentram nas partes mais altas. Por es se motivo aconselhvel o paciente estar com o corpo mais elevado para evitar maior concentrao de bolhas em nvel cerebral.

2.4. Outros proble mas 2.4.1. Sndrome de imerso (choque trmico) A sndrome de imerso ou hidrocusso, chamada de choque trmico, na verdade uma sncope desmaio desencadeada pela exposio sbita gua com uma temperatura de pelo menos 5 C abaixo da temperatura corporal.

2.4.2. Hipotermia Apresenta-se quando a temperatura central est menor que 35 C. A hipotermia leve vai de 35 a 32 C, a moderada de 32 a 28 C e a severa abaixo de 28 C. As estruturas centrais os rgos internos e a musculatura profunda produzem cerca de 70% desse calor; o restante produzido pela superfcie pele, gordura subcutnea e musculatura mais superficial. Esse fato explica a variao na medio da temperatura corporal quando aferida por via oral, axilar ou anal.

Vt ima co m hipotermia

Tratamento da hipote rmia Retire as roupas molhadas. Aquea o paciente. No oferea bebida alcolica. Oferte oxignio. Transporte para o hospital.

Devemos ter muito cuidado com a hipotermia nos pacientes de acidentes aquticos, pois, como a gua tima condutora, fica fcil compreender que uma pessoa submersa em gua fria perca calor muito mais rpido do que se estivesse deixada ao relento a condutividade da gua 32 vezes maior que a do ar. A regulao da temperatura feita pelo hipotlamo. A primeira resposta corporal a vasoconstrio perifrica. A seguir, temos o aumento do tnus muscular, que aumenta a produo de calor em at 50%. Com tremores, essa produo do calor aumenta em at 5 vezes. Porm, de todos os mecanismos de defesa, o comportamental, ou seja, a prtica de procurar um abrigo aquecido, saindo do ambiente frio, ainda o mais eficaz.

Finalizando... Neste mdulo voc estudou que: Alm do afogamento propriamente dito, h tambm outros tipos possveis de acidentes na gua, tais como a sndrome de ime rso (choque trmico) e a hipotermia (perda de calor corporal); Os acidentes na gua esto frequentemente associados com obstrues de vias areas, parada cardiorrespiratria, traumas na cabea e pescoo, traumas internos e hipotermia; O atendimento pr- hospitalar envolve a avaliao da cena e a abordagem ao paciente; Cuidado especial deve ser dado a possveis leses na coluna, vmitos e hipotermia; Os emergencistas tambm devem estar igualmente preparados para prevenir e enfrentar o atendimento de acidentes de mergulho a grandes profundidades. Os acidentes de mergulho podem produzir embolia traumtica (presena de bolhas de gs no sangue, que podem vir a romper tecidos pulmonares provocando pneumotrax) ou a doena da descompresso.

Exerccios

1. O afogamento resultado de uma asfixia por __________ ou _________ em qualquer meio lquido ou, simplesmente, uma sufocao na gua. Os termos que completam corretamente as lacunas acima so: (A) Imerso ou aspirao (B) Imerso ou submerso (C) Inundao ou hemodiluio (D) Submerso ou hemodiluio

2. O mergulhador que perde a conscincia durante a subida ou muito pouco tempo depois dela deve receber atendimento imediato, pois provavelmente estar sofrendo de: (A) Choque trmico (B) Embolia traumtica (C) Trauma hiperbrico (D) Doena descompressiva

3. Se o paciente proveniente de um acidente de mergulho apresentar uma temperatura central menor que 30 graus Celsius, desenvolveu: (A) Choque trmico (B) Embolia (C) Hipotermia (D) Hidrocusso

4. Aps a realizao com sucesso do resgate da vtima de afogamento, o emergencista dever posicion- la de forma que melhore sua respirao da seguinte forma: (A) Decbito lateral esquerdo (B) Decbito dorsal (C) Decbito ventral (D) Decbito lateral direito

Gabarito 1B/2= B/3=C /4 =D

Das könnte Ihnen auch gefallen