Sie sind auf Seite 1von 15

TNEIS DE VENTO (BAIXO SUBSNICO)

Luiz Henrique Monqueiro Centro Tcnico Aeroespacial (CTA) Instituo de Aeronutica e Espao (IAE) / Tnel de Vento (ASA-L) Praa Marechal do Ar Eduardo Gomes, n 50. So Jos dos Campos - SP mlhenrique@hotmail.com Lus Fernando Gouveia de Moraes Centro Tcnico Aeroespacial (CTA / Tnel de Vento) Instituo de Aeronutica e Espao (IAE) / Tnel de Vento (ASA-L) Praa Marechal do Ar Eduardo Gomes, n 50. So Jos dos Campos - SP lfgmoraes@netscape.net Resumo. Na concepo de veculos aeroespaciais so necessrias algumas simulaes e ensaios, que forneam evidncias objetivas de que o prottipo atende as especificaes relativas segurana, a performance e a confiabilidade. Entre os testes realizados no prottipo encontram-se os ensaios e simulaes realizadas em tneis aerodinmicos (tneis de vento). Neste artigo evidencia-se a importncia dos tneis de vento no projeto e desenvolvimento de um veculo aeroespacial e especificam-se as atividades neles realizadas, bem como algumas metodologias empregadas com esta finalidade. O tnel aerodinmico no 2 (TA-2) do Centro Tcnico Aeroespacial (CTA) atua na prestao de servios, visando a apoiar os projetos aeroespaciais, bem como dar suporte ao desenvolvimento tecnolgico do pas. Palavras-chaves: Tnel de vento, ensaio, modelo e aerodinmica. 1. Introduo.

Os tneis de vento so fundamentais para projetos aeroespaciais e pesquisas aerodinmicas. Alm disso, os ensaios neles realizados constituem-se atividades multidisciplinares e de alto grau de complexidade cientfico-tecnolgica. O tnel aerodinmico n 2 (TA-2) uma instalao que reproduz um escoamento de ar de maneira controlada (contnua ou intermitente), com baixo nvel de turbulncia e de modo repetitivo, o qual vai interagir com modelo posicionado na seo de ensaio, com baixo nvel de turbulncia e de modo repetitivo. Sendo assim, possui a finalidade de simular escoamentos ao redor dos modelos, determinando as cargas e interaes aerodinmicas sobre eles, e verificar se os requisitos do projeto foram alcanados. O TA-2 classificado como um tnel baixo subsnico, pois atinge velocidades de at 500 km/h. Nestas condies, o ar no interior do tnel comporta-se como um fludo incompressvel (a massa especfica do ar no varia com a velocidade do escoamento). Na concepo e desenvolvimento de um tnel de vento baixo subsnico deve-se levar em considerao os princpios fsicos da conservao da massa e energia. Em um tnel de vento a temperatura, a presso dinmica e a presso baromtrica, so grandezas que devem ser rigidamente controladas, pois so parmetros de entrada, que possibilitam a determinao dos parmetros de sada: velocidade, massa especfica e a viscosidade do escoamento.

Para a determinao das foras e momentos atuando no modelo, os tneis de vento devem possuir dispositivos utilizando clulas de cargas ou strain gage. Os sinais emitidos por estes sensores so condicionados, aquisitados, analisados e posteriormente reduzidos e adimensionalizados. O processo de adimensionalizao dos resultados garante que os resultados obtidos, no modelo em escala, podem ser empregados no prottipo real. Para elaborao deste processo vale-se da utilizao dos fundamentos da anlise dimensional e da semelhana dinmica. Neste artigo aborda-se- as caractersticas fsicas do tnel aerodinmico n 2 (TA-2) do CTA, bem como, os mtodos utilizados para a determinao das foras e momentos atuantes no modelo e a sua respectiva matriz de calibrao. Sero tambm exemplificados os processos para aquisio da presso dinmica e conseqentemente a determinao da velocidade do escoamento. As equaes de transferncias sero utilizadas para exemplificar os trs sistemas de eixos utilizados em tneis de vento e o processo de adimensionalizao dos resultados sero demonstrados. Espera-se com este artigo, demonstrar a importncia dos tneis de vento para o desenvolvimento tecnolgico do setor aeroespacial, bem como prover informaes de aplicao geral sobre as atividades neles realizadas. 2. Caractersticas do Tnel Aerodinmico n 2 (TA-2)

O TA-2 um tnel de vento baixo subsnico, ou seja, atinge velocidades de at 500 km/h. Suas paredes so confeccionadas em concreto armado, que confere excelente performance com relao vibrao estrutural. O TA-2 um tnel de circuito fechado e, portanto, possui a vantagem de economizar energia, pois, uma vez energizado, o escoamento permanece recirculando e, devido ao fato da seo de ensaio ser fechada, haver um melhor controle sobre as condies de ensaio. Este tipo de tnel possui a desvantagem de ser mais caro e complexo. O escoamento no TA-2 gerado por um motor eltrico de 1600 hp e atinge at 400 rpm. Este motor possui uma hlice com 8,4 m de dimetro e 7 ps de passo varivel. Como o motor eltrico, e est no interior do tnel, haver aquecimento do escoamento. De modo a reduzir este aquecimento, existem (prximo s paredes e localizadas 5m a jusante da hlice) comportas responsveis pela extrao de ar aquecido do interior do tnel. Como uma parte do ar retirada do interior do tnel, outras comportas - independentes daquelas e dispostas 1 m aps - tem a funo de injetar ar externo, na mesma quantidade, porm mais frio, para o interior do tnel. Com isto, a temperatura do escoamento permanece sob pequena variao (da ordem de 5 graus Celsius).

As dimenses do TA-2 esto devidamente representadas na fig.1 abaixo: Troca de ar 27 m 1600 HP = 8,4m 400 RPM

70 m

Seo de Ensaio

Figura 1. Dimenses Externas do TA-2. A seo de ensaio o local onde o modelo fixado e submetido ao do escoamento. Esta seo possui 2,1m de altura por 3m de largura e 3 m de comprimento. O nvel de turbulncia no interior da seo de ensaio da ordem de 1%. A seo de ensaio do TA-2 encontra-se exemplificada na fig.2.

Figura 2. Seo de Ensaio do TA-2. Para se obter a velocidade especificada anteriormente, o TA-2 vale-se do Princpio do Tubo de Venturi, ou seja, utiliza-se um convergente que possui a finalidade de diminuir a rea da seo reta

transversal ao duto e, assim, aumentar a velocidade. O tubo de Venturi encontra-se representado na fig.3.

Seo Divergente
Seo Convergente

Figura 3. Tubo de Venturi. 3. Determinao da Presso Baromtrica, Temperatura, Massa Especfica e Viscosidade.

Os valores da presso baromtrica e da temperatura so obtidos atravs de um sensor de presso baromtrica (transdutor de presso) e um termopar, que so calibrados e rastreados a organismos internacionais. Estes valores so fornecidos em milivolts e so condicionados e tratados pela cadeia de medidas do tnel. Atravs dos fatores de correo, a presso baromtrica ser transformada em milmetros de mercrio (mmHg) e a temperatura em graus Celsius (C). Uma vez determinada presso baromtrica local e a temperatura no interior do tnel, podemos, atravs da equao dos gases perfeitos (Clasius Clayperon), obter as equaes Eq. 1 e a Eq.2 e calcular a massa especfica e a viscosidade.
P.v = n.R.T P.v = m m R P P.133,1. .R.T P = . .T = = R mol v mol 287.(T + 273,16 ) .T mol

(1)

Onde: a massa especfica em kg/m3, P a presso absoluta em mmHg, T a temperatura em graus Celsius, n o nmero de moles, mol do ar ( 0,028 Kg/mol), R a constante universal dos gases perfeitos ( 8,314 J/mol/K), v o volume em m3. De maneira semelhante obtm-se a viscosidade absoluta.
293 + 110 T + 273,16 = 18 x 10 . . 293 T + 273,16 + 110
6 1,5

(2)

Onde: a viscosidade absoluta ou dinmica (em unidades de S.I.),

T a temperatura em graus Celsius. 4. Determinao da Presso Dinmica e da Velocidade do Tnel

Para a determinao da velocidade do escoamento e da presso dinmica recorre-se a vrios princpios fsicos. Um dos princpios a ser utilizado o Princpio da Conservao da Massa. Observando-se a fig.4 abaixo, conclui-se que no h nem perda e nem acmulo de massa nas sees 1 e 2, se o escoamento estiver em regime permanente. Portanto, a massa permanece constante.

Figura 4. Simulao de Escoamento Permanente em Seo de rea Constante. Na fig.4 temos: m1 = m2 = m = constante Sendo assim, analisa-se a variao da massa ao longo do tempo. Temos: m1/t = m2/t = m/t = cte. Portanto, tem-se a origem da equao da continuidade e define-se a Eq. 3, Eq. 4 e Eq 5.

(3) (4) (5)

1 .Q1 = 2 .Q2 = .Q = cte 1 .V1 .A1 = 2 .V2 .A2 = .V .A = cte

Como no caso do TA-2, considera-se que o escoamento incompressvel, portanto, a massa especfica () considera-se constante e a variao da temperatura considera-se desprezvel. Sendo assim, a equao da continuidade definida pela Eq. 6.
V1 .A1 = V2 . A2 = V .A = cte

(6)

Onde: V a velocidade do escoamento, A a rea da seo transversal reta do tubo ou duto. Outro princpio fsico utilizado no TA-2 o Princpio da Conservao da Energia. A energia total do escoamento igual soma das parcelas de energia cintica, potencial e interna, a qual encontra-se definida na Eq. 7. Podemos calcular a energia por unidade de volume dividindo-se todas as parcelas de energia por uma unidade de volume. Assim obtm-se a Eq. 8, que encontra-se exemplificada abaixo.
Energia Total = 1 .m.V 2 + m.g .h + p .v 2

(7)

Onde: m a massa do fluido do escoamento, g a acelerao da gravidade local, h a diferena de altura entre dois pontos nas linhas de corrente do escoamento, p a presso, V a velocidade, v o volume. A energia por unidade de volume a definio de presso e a massa por unidade de volume a definio da massa especfica. Os pontos de energia so analisados numa mesma linha de corrente, sendo assim, a diferena de altura zero e a energia potencial nula. Portanto, define-se a Eq. 9 como sendo:
Pr esso Total = 1 . .V 2 + Pr esso Esttica 2

1 .m.V 2 Energia total m.g .h p .v = 2 + + v v v v

(8)

(9)

Portanto, define-se a presso dinmica (q) como sendo a diferena entre a presso total e a presso esttica. Determina-se a presso dinmica pela Eq. 10 e no TA-2, a mesma, obtida pelo Tubo de Pitot Esttico como demonstrado na fig.5.
Pr esso Total Pr esso Esttica = 1 . .V 2 2

q=
2.q

1 . .V 2 2

(10)

V=

para ( q ) em mmH 2O ou

(11)
V= 2 . q .9 ,8 .287 .( T + 273,16 ) para ( q ) em mmHg P .133,1

Figura 5. Tubo de Pitot Esttico utilizado no TA-2. 5. Determinao das Foras e Momentos Aerodinmicos

O TA-2 possui uma balana tipo piramidal de seis componentes, sendo 3 foras e 3 momentos. Esta balana da marca Taller & Cooper e destina-se as medir as foras de sustentao, arrasto e lateral, e tambm, os momentos de arfagem, guinada e rolamento. A fig.6 exemplifica o modelo da Balana Taller & Cooper.

Figura 6. Esquema da Balana Taller & Cooper.

Para a calibrao desta balana so utilizados uma cruz de calibrao, 10 roldanas, 14 pratos e cabos de ao. Aplica-se nos pratos massas calibradas e assim, determina-se a fora e o momento resultante. A montagem da cruz de calibrao encontra-se representada na fig.7.

Figura 7. Montagem da Cruz de Calibrao da Balana. 6. Adimensionalizao dos Resultados

As foras encontradas nos fluidos em escoamento incluem aquelas foras devidas inrcia, viscosidade, presso, gravidade, tenso superficial e compressibilidade. A razo entre duas foras quaisquer ser adimensional. As foras de inrcia so muito importantes na maioria dos problemas de mecnica dos fluidos. A razo entre a fora de inrcia e a fora viscosa leva ao Nmero de Reynolds (Eq. 12). Nmero de Reynolds definido como sendo a razo entre a fora de inrcia e a fora viscosa.
Re = Fi .V 2 . L2 .V . L = = .V . L Fv

(12)

Onde: L o dimetro do tubo ou o comprimento caracterstico Uma aeronave de grande porte possui um Re igual a 10 milhes. Para se igualar o Re do modelo ao Re da aeronave utiliza-se a Eq. 13.
L VModelo = VRe al . Re al L

Modelo

(13)

Se a velocidade do tnel no atingir os valores determinados pela Eq. 13, pode-se realizar um ensaio de meia maquete, conforme a fig.8, aumentando o L do modelo. Portanto, aumentando-se o L do modelo, diminui-se a velocidade a ser atingida pelo tnel para se igualar o Re.

Figura 8. Ensaio de Meia Maquete. 7. Aplicaes Aeronuticas de um Tnel de Vento

Como descrito anteriormente, os tneis de vento destinam-se a medir cargas aerodinmicas atravs da reproduo do escoamento sob o corpo a ser ensaiado. Os ensaios aerodinmicos destinam-se a determinar as foras de sustentao, arrasto e lateral. Determinam-se, tambm, os momentos de rolamento arfagem e guinada. O modelo pode ser girado em um ngulo , ou seja, simulando uma guinada e tambm, pode ser girado em um ngulo , simulando o prottipo cabrando ou picando. Com esses procedimentos podemos levantar curvas extremamente importantes para a anlise do comportamento aerodinmico de uma aeronave, tais como: Curva CL x Alfa e a Curva Polar de Arrasto. O aeroflio Clark Y possui a curva polar de arrasto demonstrado na fig.9.

Figura 9. Curva Polar de Arrasto do Aeroflio Clark Y.

Figura 10. Maquete da Aeronave F-18E no Langley Research Center NASA 8. Aplicaes Automobilstica de um Tnel de Vento

As indstrias automobilsticas utilizam-se dos tneis de vento para proporcionar as melhores formas aerodinmicas para os seus veculos. Um projeto automobilstico leva em considerao as formas aerodinmicas, pois as mesmas, proporcionam um maior ou um menor arrasto e uma maior ou menor aderncia do veculo ao solo. Tais propriedades implicam em maior ou menor consumo de combustvel e tambm na segurana do automvel. Baseado nestes fatores a indstria automotiva testa seus veculo em tneis apropriados para esta finalidade. Ensaios de veculos em tneis de vento esto demonstrados na fig.11 e fig.12.

Figura 11. Ensaio de Visualizao com Fumaa.

Figura 12. Ensaio para Determinao de Cargas Aerodinmicas 9. Ensaios No Usuais Realizados em Tneis de Vento

A diversidade de corpos, que so submetidos aos efeitos de fluido escoando, muito grande. Muitas vezes, estes corpos devem ser ensaiados em tneis de vento para se certificar de que sua performance atinge as metas especificadas ou se sua estrutura resiste s cargas e esforos a que so submetidos. Cita-se como exemplo o efeito do escoamento sobre uma bola de futebol (fig.13), a ao do vento sobre uma ponte, navios, casas, edifcios e antenas (fig.14). Ensaios deste tipo so menos usuais, mas j foram realizados com sucesso no TA-2.

Figura 13. Ensaio de Uma Bola de Futebol

Figura 14. Ensaio de Uma Antena 10. Tneis de vento no Mundo Existem inmeros tneis de vento espalhados pelo mundo. Estes tneis so das mais variadas dimenses, faixas de velocidade e aplicaes. Sabe-se que quanto maior for o desenvolvimento tecnolgico de um pas, maior ser o nmero de tneis operacionais existente. Desta forma, ratificase a grande importncia que os tneis de vento possuem para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico de uma nao. Os tneis de grandes dimenses e que conseguem abrigar na sua seo de ensaio um modelo de tamanho real, ou at mesmo a prpria aeronave, so chamados de Full Scale. Existem tambm os Tneis Pressurizados, que possuem a finalidade de aumentar o nmero de Reynolds. Pressurizando o escoamento, aumenta-se a massa especfica () e, assim, eleva-se o Re.

L = R

(14)

Com a diminuio da temperatura do escoamento, a viscosidade absoluta () tambm ir diminuir, elevando o nmero de Reynolds. Como exemplo, os Tneis Criognicos, que possuem injeo de nitrognio em seu interior, permitindo a reduo na temperatura do escoamento para ( 180 C). Com isto, o nmero de Reynolds pode ser aumentado em at 20 vezes. As figuras a seguir mostram os tneis de alguns pases.

Figura 15. Tnel Aerodinmico 2 So Jos dos Campos Brasil

Figura 16. DNW Alemanha

Figura 17. Tnel Full Scale Nasa Langley - USA 11. Concluso. 12. 13. No incio do sculo XX, quando os programas computacionais ainda no existiam, iniciaram-se os estudos para utilizao de maquetes na soluo de problemas envolvendo escoamentos e que no admitiam uma soluo analtica. Atualmente, a Engenharia faz uso e confia nos dados obtidos a partir de modelos testados em tneis de vento. A justificativa para a crescente utilizao dos diversos tipos de tneis de vento deve-se ao custo do modelo ser significativamente menor do que o prottipo. Alm disso, alguns clculos analticos s podem ser realizados por aproximao, e neste ponto, os testes realizados em tneis de vento podem atribuir resultados mais confiveis e seguros ao projeto. Embora os softwares desenvolvidos para clculos de fenmenos envolvendo fluidos sejam aperfeioados freqentemente, praticamente impossvel, desenvolver e projetar um prottipo aeroespacial baseado somente nesta metodologia. Conseqentemente, a indstria aeroespacial projeta e desenvolve seus produtos, valendo-se dos clculos analticos tericos, dos dados obtidos nos ensaios em vo e nos tneis de vento. Portanto, os tneis de vento so ferramentas essenciais para o desenvolvimento tecnolgico da indstria aeroespacial nacional. 14. 15. 16. Referncias Bibliogrficas. Fox, A. T.; McDonald, R. W. Introduction to Fluid Mechanics - John Wiley & Sons, sixth edition, 2004, USA. Moraes, L. F.G.- TA-2 Metodologia de Ensaio - Vol.1 primeira edio, 2004, Brasil Pope, A.; Rae, W. H.; Barlow, J. Low Speed Wind Tunnel Testing John Wiley & Sons, third edition, 1999, USA. Vennard, J. K.; Street, R. L. - Elementos de Mecnica dos Fluidos - Guanabara Dois, quinta edio, 1978, Brasil 13. Os Autores.

Luiz Henrique Monqueiro suboficial da Fora Area Brasileira e presta servios h mais de 14 anos no tnel de vento (TA-2) do Centro Tcnico Aeroespacial (CTA). Possui Curso Superior Seqencial em Tecnologia Aeroespacial na UNIVAP e leciona no curso de mecnica de aeronaves no CEPHAS, ambos em So Jos dos Campos. Lus Fernando Gouveia de Moraes engenheiro mecnico e de armamento graduado no IME, possui mestrado em engenharia aeronutica (aerodinmica) no ITA, curso de especializao em tcnicas aeronuticas e espaciais na Frana. Possui 10 anos de experincia no tnel de vento do CTA e estagiou no tnel de vento ONERA F-2 (Frana). Alm disso, professor de aerodinmica I e II na UNIVAP e professor no CEPHAS.

Das könnte Ihnen auch gefallen