Sie sind auf Seite 1von 14

Notas do Editor

Ol a todos!!!

Ficha Tcnica
Editor :

Nmero 7 - Novembro 2012 EkosShop Apartado 245 8126-903 Quarteira Portugal

Aps uma ausncia um pouco mais longa, aqui estamos de volta com mais uma publicao da Ekosshop Magazine. No quisemos deixar passar o ano em branco sem divulgar ainda algumas dicas e informaes e dar a conhecer mais um dos talentos da aerografia que se encontram nesse Portugal fora, a saber, o profissional que assina seus trabalhos como Evilclown. Fizemos ainda uma pequena incurso pelo mundo da Body Art que se faz por a, nomeadamente, pelas estreias de festivais dedicados ao tema que ainda estiveram previstos para acontecer em 2012. Infelizmente estes foram adiados devido a factores logsticos. Prev-se que em 2013 teremos oportunidade de assistir em Portugal beleza de um ou mais eventos deste gnero. A terceira e ltima parte da lio Como Comear a Pintar com Aergrafo tambm poder ser lida neste nmero. Estamos por aqui e agradecemos o envio de sugestes, dicas e/ou ideias sobre a aerografia, que achem pertinentes para que possamos continuar a dar o nosso e vosso contributo para a divulgao desta arte. Boas Pinturas!!! Equipa Ekosshop

Direco Editorial : Anabela Francisco Direco Grfica : Lus Almeida Publicidade : Contacto : revista@ekosshop.com Web Site : http://ekosshop.com Publicao Online ( ISSN 1647-8533 )

Isento de Registo na ERC Lei de imprensa 2/99 -13 Jan, Art. 9, n.2

Os nossos agradecimentos ao EvilClown pela autorizao para utilizar uma das suas imagens como capa deste nmero.

Convidamos todos os profissionais e amadores desta arte a fazerem parte do nosso projecto de divulgao da aerografia ainda to pouco desenvolvida em Portugal. Solicitamos a todos os artistas (lusfanos) que partilhem algumas de suas experincias enviando-nos fotos de trabalhos realizados acompanhadas de informao sobre as mesmas. Tambm se agradece o envio de dicas e truques. Todas as fotos sero redimensionadas e os textos sero editados para adaptao ao espao na revista. Todos os direitos de autor sero garantidos na nossa divulgao e publicao dos textos e fotos.

uia do Iniciante Como Comear a Pintar com Aergrafo (III)


a figura anterior, iremos aplicar a tcnica no preenchimento de uma forma mais definida, neste caso o crculo. Desenha-se no centro de um folha branca, um crculo com um dimetro aproximado de 20 ou 30cm (dependendo do tamanho da folha que utilizar). Antes de comear a preencher-se o crculo, escolhese a fonte de luz, ou seja, o ponto onde a luz ir incidir. A parte a pintar ir ser o oposto de onde a luz estar a incidir. Esta tcnica permite um resultado com aparncia tridimensional. Se apontar a ponta do aergrafo em direco ao centro do objecto, poder conter a maior parte do sprayno interior do crculo. Certifique-se que segue a forma do objecto, neste caso o crculo. No tente sombrear o crculo atravessando o mesmo de lado a lado em linha recta, mas sim no interior da curva, seguindo a forma do crculo. Se preencher o crculo pintando de margem a margem, o resultado ser um ponto redondo e bi-dimensional, no um crculo harmonioso. Imagine que uma bola e tente dar-lhe vida com o aergrafo. O resultado final dever ser algo parecido com a figura abaixo:

Finalmente depois de muito treino at ao total domnio das tcnicas anteriores, chegamos fase final desta lio de como comear a pintar com o aergrafo. Embora estas tcnicas bsicas possam parecer pouco divertidas nesta altura, pois tratam-se de tcnicas que se aperfeioam com dedicao e treino, depois de as dominar, poder fazer praticamente tudo o que lhe apetecer, desde que a imaginao o permita. Agora debruamo-nos sobre o Shading / Sombreado. Para se comear com a tcnica de Shading / Sombreado, ir colocar o aergrafo num dos lados da folha (esquerdo ou direito conforme lhe der mais jeito), a uma certa distncia da folha, talvez algo entre os 15cm a 20cm. Abra o fluxo de ar e tinta muito levemente e movimente o aergrafo at ao lado oposto da folha em linha recta. Lembre-se de comear o movimento do aergrafo com o fluxo de ar aberto e depois ir abrindo o fluxo de tinta devagar, puxando o gatilho para trs, e conforme for chegando ao final da folha, voltar a soltar levemente o gatilho at s ter novamento o fluxo de ar sem tinta, terminando o movimento no final da folha. Com o fluxo de ar ligado, volte a colocar o aergrafo na posio inicial e repita o exerccio anterior, ligeiramente abaixo da linha anterior. O objectivo conseguir um Shading / Sombreado suave ao longo da folha sem sinais de paragens visveis no incio ou fim das pinturas. Pretende-se uma cobertura homognia e dentro da mesma tonalidade por toda a superfcie pintada ao longo da folha.

Estas tcnicas de Shading / Sombreado podem e devem ser aplicadas a outras formas. Um livro de colorir pode ser um ptimo livro de exerccios para treinar as tcnicas de Shading / Sombreado. Assim terminamos este artigo, esperamos que vos seja til na incurso pela parte tcnica da aerografia. BONS TREINOS!!!
ekosShop Magazine #7 Pag. 1

Aps diversas tentativas at se conseguir o Shading / Sombreado uniforme e no o riscado conforme exemplifica

ekosShop Magazine #7 Pag. 2

ody Painting A Arte de Pintar o Corpo


Houve novas iniciativas em 2012, seja pela parte da trueCOLOURSmakeup Artists seja por parte da FIBA (Festival Internacional BodyArt Portugal) que, com muita pena nossa e dos entusiastas, tiveram que ser adiadas devido a dificuldades logsticas. Prev-se a realizao destes eventos em Portugal durante o ano de 2013. Iremos estar atentos a desenvolvimentos nesta rea para vos manter ao corrente. Aproveitamos tambm para informar que abrimos recentemente um site / loja online especializada em materiais e tintas para o Bodypainting e Tatuagens temporrias, seja para aplicao tradicional seja para aplicao com aergrafo. As tintas e materiais que l constam esto principalmente vocacionadas para uso em festas, dramatizaes e caracterizaes fantasiosas para adultos e crianas. As condies, servios e modos de utilizao do site so idnticas s que utilizamos actualmente no site da ekosshop dedicado aerografia. Visitem e explorem as possibilidades : http://bodypainting.pt

Tem sido o nosso hbito, divulgar tudo o que encontramos que seja de uma forma ou de outra, a aplicao da aerografia, desde a forma mais utilitria como a recuperao de objectos, mais elevada expresso grfica e artstica. Neste mbito, natural que notassemos a presena da aerografia na arte da pintura da pele humana, naquilo a que conhecemos como Body e Face Painting e/ou Body Art. A aerografia tambm usada por profissionais a nvel de maquilhagem de rosto e caracterizao. Vo aparecendo tambm cada vez mais artistas plsticos que optam pela pele humana para usar como tela para sua expresso artstica com resultados verdadeiramente fantsticos. A forma mais antiga e conhecida de pintura no corpo a que se faz utilizando esponjas e pincis. Comeou-se a utilizar o aergrafo como ferramenta de preenchimento, um pouco como na ilustrao de posters nos tempos idos, e verificaram que se conseguia assim, um efeito uniforme e harmonioso das diversas tintas e tonalidades. Agora o aergrafo est cada vez mais presente na prpria concepo do desenho e no apenas como ferramenta de preenchimento. As tintas tradicionais eram espessas ou at em p, prprias para serem aplicadas com esponjas e pinceis de maquilhagem o que tornava a sua utilizao com o aergrafo bastante mais difcil, pois ao diluir as tintas manualmente, perde-se opacidade, durabilidade e outras capacidades da tinta. As marcas especialisatas na rea (Eulenspiegel, p.ex.), atentas ao desenvolvimento da arte e procura crescente de tintas mais lquidas para usar em aergrafos, foram criando linhas de tintas j preparadas para utilizao em aergrafo. Garantem assim um resultado final mais eficaz, resistente e duradouro para demonstraes em palcos por exemplo sob a influncia de luzes e transpirao das(os) modelos. Para demonstrar a celebrao da beleza do que se pode fazer em BodyPainting a nvel mundial, existem festivais que exaltam esta arte no seu esplendor, fantasia e espetculo como o caso do WBF (World Bodypainting Festival), que se realiza todos os anos na ustria, em Prtschach, normalmente em Julho. Em Portugal tm-se verificado tambm esforos para a realizao deste gnero de eventos, como foi o caso do 1 Festival BodyPainting Portugal, realizado em 2010 e organizado pela equipa da trueCOLOURSmakeup Artists.

ekosShop Magazine #7 Pag. 3

Alexandre Mascarenhas (EvilClown) Alexandre Mascarenhas nasceu a 08/03/1980 em Lisboa e estudou na escola de Belas Artes Antnio Arroio. Localizao actual - Queluz

ekosShop Magazine #7 Pag. 4 ekosShop Magazine #6 Pag. 4

Quais os Estilo(s) e/ou Tcnica(s) de Pintura Preferidos ou mais usados nos Trabalhos executados? Gosto de usar de tudo um pouco, desde as mscaras ao free hand e adoro criar texturas.

Que projectos para os tempos mais prximos? Gostava de dar alguns cursos baseado naquilo que fui aprendendo ao longo do tempo e gostava de experimentar caracterizao cinematogrfica.

O que o fez interessar-se pela aerografia? Sempre gostei de pintura e sempre tive uma paixo por capacetes, adorava ver os capacetes dos corredores de automveis e de motas, tanto assim que os meus dolos nem sempre eram os que ganhavam mas sim os que tinham os capacetes mais bonitos. Em 1996 um amigo pediu-me para pintar uma mota. Na altura no sabia ao que recorrer para fazer os desenhos na mota e sabia que com o pincel a coisa no iria ficar perfeita. Ento ele perguntou-me o que poderia fazer com um gnero de uma mini-pistola de pintura que servia para pintar kits. Agarrei no aergrafo de aco simples e descobri que conseguia fazer sombras e que com a ajuda de mscaras iria conseguir o efeito pretendido. A partir da comecei a investigar tudo sobre aergrafos e a prpria aerografia. Na altura a informao era muito limitada e basicamente tnhamos de aprender tudo sozinhos, no entanto julgo que foi a melhor maneira de comear. Desde essa altura que me apaixonei pela aerografia.

Que artistas mais o influenciaram? Inicialmente o Troy Lee por estar ligado pintura dos capacetes e por ter pintado alguns dos mais conhecidos capacetes de corredores do mundo motorizado. Hoje est mais comercial mas continuo a gostar da maior parte dos seus trabalhos. Gosto muito do Simon Murray da SM Designs, foi uma pessoa que me ajudou bastante a trabalhar com as tintas da auto-air colors. Acho que o Vincent Goodeve o monstro da aerografia e depois h tantos grandes nomes que quase impossvel nome-los a todos. E no esqueamos os Portugueses, andam por a autnticos artistas...

Qual tem sido percurso artstico e/ou profissional at data? No meu ver podia ser melhor, uma vez que s h cerca de 2 anos que resolvi divulgar mais os meus trabalhos. At data todos os trabalhos que fazia ou eram para amigos ou conhecidos dos amigos. H cerca de 2 anos comecei a divulgar mais os meus trabalhos e comearam a aparecer muitas pessoas interessadas. Estou focado essencialmente para a aerografia em capacetes, mas vou pintando um pouco de tudo...
ekosShop Magazine #7 Pag. 5 ekosShop Magazine #6 Pag. 5

ekosShop Magazine #7 Pag. 6

asso a Passo

Pintura / Textura em Azulejo Branco (Cortesia de Evilclown)

Material utilizado neste passo a passo: Superfcie a pintar Azulejo Mini-jet gun Fita mscara 3m Escova e canivete para o efeito de pedra Aergrafo iwata eclipse hp-cs Aergrafo badger 100 Tintas auto-air colors 3 Passo:

1 Passo: A superfcie utilizada para este tutorial um azulejo de cor branca. Comeamos por limp-lo e de seguida tiramoslhe o brilho com uma lixa fina (1000/1500). 2 Passo:

Depois de seco, com a ajuda de uma escova e um canivete, salpico o azulejo com cor preta. Esta tcnica pode ser executada de diferentes formas, mas no meu entender esta a mais correcta e mais fcil.

Como base utilizo um cinzento que aplicado em 3 suaves camadas, de maneira a que cubra todo o branco do azulejo e fique com uma camada de tinta uniforme. Utilizei tambm um secador entre as 3 camadas de maneira a ajudar a acelerar a secagem.
ekosShop Magazine #7 Pag. 7

4 Passo: De seguida fao o mesmo, mas desta vez com cor branca, resultando numa textura e aparncia tipo pedra.

O efeito ser este.

5 Passo: Aps a secagem, cubro a superfcie com fita de mscara e recorto 4 tringulos. Descolo o recortado e colo um pouco mais ao lado. Com o aergrafo com tinta branca, fao pequenos sombreados e com a ajuda de um carto acentuo os pontos a que quero dar tridimensionalidade. De seguida descolo a mscara e fao leves sombreados a branco. A inteno no cobrir mas sim dar um efeito de algo sobreposto na pedra que ser vidro.

6 Passo:

Terminada esta fase, na parte inferior do azulejo, com um aergrafo de ponta fina, fao umas rachas com cor preta, depois escolho o lado que quero fazer sombra e ao de leve passo com o aergrafo com a cor preta de maneira a que no cubra os rasgos e que se note a sombra dos mesmos.

ekosShop Magazine #7 Pag. 8

O efeito final ser este.

6 Passo: A seguir, com um x-acto do lado oposto s sombras, fao um efeito de brilho. Ateno: Como o fundo do azulejo era branco, pude fazer o contraste com o x-acto, caso a base fosse outra cor teria de fazer com o aergrafo.

7 Passo:

Para terminar, escolho onde quero fazer as sombras no vidro, isolo os tringulos de vidro e com o preto vou sombrear de maneira a criar sombra e profundidade.
ekosShop Magazine #7 Pag. 9

ekosShop Magazine #7 Pag. 10

ekosShop Magazine #7 Pag. 11

EKOSSHOP MAGAZINE
http://ekosshop.com revista@ekosshop.com #7 - Novembro 2012 2010-2012 EKOSSHOP

Das könnte Ihnen auch gefallen