Sie sind auf Seite 1von 9

1

1) PROBLEMATIZAO
Como bom tomar um banho quente num dia frio de inverno; secar os cabelos com o secador; ir at a cozinha fazer torradas bem quentinhas na torradeira para acompanhar aquele caf que acabou de sair da cafeteira eltrica, no ? Mas espere a, o que tem nesses aparelhos que ao lig-los rede eltrica, funcionam?

UM RESISTOR ELTRICO
O resistor eltrico um dispositivo que est presente no cotidiano das pessoas de diferentes formas. Ainda que no seja muito perceptvel, seus efeitos ou, na pior das hipteses, a falta deles faz com que seja bastante notado. Uma forma de perceber a ao desse dispositivo atravs do motor da geladeira. Voc j reparou como quente atrs dela? Algumas pessoas tm o pssimo hbito de colocar pano de prato, ou at cala jeans, para secar prximo ao motor da geladeira, o que ocasiona um esforo do motor e acaba fazendo com que mais energia seja consumida. Tambm possvel not-lo atravs do aquecimento de alguns aparelhos em funcionamento, por exemplo: a TV, o DVD, o computador, os carregadores de pilhas e os celulares, enfim, aparelhos eltricos ou eletrnicos em geral. Quando um chuveiro eltrico queima ou quando se opta pela compra de outro modelo, procura-se saber se o seu aquecimento bom. O elemento do circuito do chuveiro responsvel pelo aquecimento da gua o resistor eltrico. Ser, ento, que os resistores tm apenas a funo de transformar energia eltrica em trmica? A partir de agora, voc conhecer um pouco mais os resistores eltricos e obter respostas para diversas questes do dia-a-dia.

Figura 12, 3, 4: Ilustraes de diversos tipos de resistores eltricos.

2) PERGUNTAS-CHAVE
2.1) Faa um levantamento dos eletrodomsticos e de outros dispositivos eltricos ou eletrnicos da sua casa. Selecione dez e liste-os na primeira coluna da tabela a seguir. Assinale um X na segunda coluna para aqueles que voc considera que possuem resistor(es) em seus circuitos, ou seja, so resistivos. Eletrodomstico ou dispositivo eletrnico Resistivo

2.2) Como voc explica o aquecimento do aparelho de TV durante seu funcionamento? 2.3) O que , na sua concepo, resistncia eltrica? 2.4) Nas instalaes eltricas dos imveis (casas, apartamentos, prdios) so usados fios de cobre. Voc considera que h algum motivo especial na escolha desse metal? Justifique.

3) CONCEITOSCHAVE5
3.1) Resistor componente eltrico cuja funo transformar energia eltrica em energia trmica. utilizado tambm para limitar a intensidade da corrente em determinados trechos do circuito eltrico. Os resistores so feitos, geralmente, de ao, tungstnio ou carvo. 3.2) Resistncia eltrica (R) a medida da dificuldade que um condutor oferece ao deslocamento de eltrons livres. A unidade de medida no Sistema Internacional (SI) o ohm (). Ela uma propriedade de cada material, sendo assim, depende da substncia que constitui o resistor. A geometria do resistor tambm interfere no valor da resistncia eltrica. Por exemplo, suponha que seja aplicada a mesma tenso nas extremidades de trs pedaos de fio, constitudos de um mesmo material, porm com dimenses diferentes, conforme Figura 2 a seguir, na qual L indica o comprimento do fio e S a rea de sua seco reta:

2L L

2S S S

Figura 2: Representao de fios com diferentes dimenses.

Verifica-se que: quanto maior o comprimento do fio (L), maior a resistncia eltrica (R), menor a intensidade da corrente eltrica; quanto maior a rea da seco reta (S), menor a resistncia eltrica, maior a intensidade de corrente eltrica. Logo: R = L/S, onde a resistividade eltrica, propriedade que cada material apresenta em frear a circulao de seus eltrons livres. medida, no SI em m A resistividade dos materiais sofre mudanas com a variao da temperatura. Na tabela 1 so mostrados os valores da resistividade de alguns materiais a 20 C. Material prata cobre ouro alumnio tungstnio ao carvo Resistividade (10-8 m) 1,6 1,7 2,4 2,8 5,6 18 1500

Tabela 1: Resistividade de alguns materiais com temperatura a 20C.

Nos esquemas de circuitos eltricos, so utilizados smbolos para diferenciar os condutores que possuem resistncia eltrica daqueles em que a mesma considerada desprezvel, conforme mostra a Figura 3. R0 (a) R0 (b)
Figura 3: (a) smbolo adotado para representao de condutores com resistncia eltrica desprezvel; (b) smbolo de condutores que possuem resistncia eltrica.

3.3) Lei de Ohm a intensidade da corrente eltrica que atravessa um condutor depende da diferena de potencial eltrico (ddp) aplicada em seus extremos. Quando a intensidade da corrente (i) e a ddp (U) variam, mantendo-se diretamente proporcionais pela constante de proporcionalidade R, ou seja, a razo entre U e i constante, escreve-se: U = Ri, e diz-se que o condutor hmico, caso contrrio, denominado no-hmico. 3.4) Efeito Joule ocorre quando um condutor eltrico slido, percorrido por uma corrente, tem parte da energia de seus eltrons livres, cujo movimento constitui a corrente, transformada em energia trmica. Isso promove um aquecimento no condutor, ou seja, quando os eltrons livres colidem com os tomos e molculas do condutor, h liberao de energia trmica. 3.5) Potncia (P) e Energia Eltrica (E) - a potncia mede o desempenho dos aparelhos eltricos, ou seja, indica a quantidade de energia eltrica consumida, em cada segundo, por um aparelho durante seu funcionamento. P = E/t A unidade de medida no SI watts (W) que representa Joule (medida de energia) por segundo (medida de tempo). Nas contas de luz, a energia no medida em Joule, mas em quilowatthora (kWh), sendo assim, a potncia pode ser calculada em kW e o tempo em hora (h). Lembrando que: 1 quilowatt = 1 kW = 1 000 W = 103 W. 1 kWh = 3 600 000 J

4) ATIVIDADES EM GRUPO
Pressupe-se que antes da realizao desta atividade os alunos j tenham estudado conceitos bsicos de eletrodinmica, tais como: corrente eltrica, intensidade de corrente eltrica, diferena de potencial eltrico. O professor pode iniciar a atividade, entregando o texto da problematizao para os alunos e lendo junto com eles. A fim de ilustrar a problematizao, sugere-se que sejam levados para a sala de aula diferentes tipos de resistores, tais como os ilustrados na Figura 1, de modo que os alunos possam manuse-los. Depois, dividir a turma em grupos de, no mximo, 5 alunos e entregar as perguntas-chave, dando tempo para eles discutirem entre si e respond-las. Sugerese a impresso das perguntas-chave em Braille para o(s) APNEE, como forma de favorecer sua autonomia no processo de discusso e explicitao de concepes junto aos seus colegas de grupo.

Sem fornecer as respostas corretas s perguntas-chave, prope-se a interao professor-turma, atravs da promoo de um breve debate entre os grupos. Em seguida, sugere-se a explorao do kit, como instrumento facilitador, tanto na organizao das idias e dos modelos explicativos dos alunos no decorrer da atividade, quanto na construo do modelo cientfico. Esta etapa da aula deve ser enriquecida com o uso de cartelas com a apresentao de fios de diferentes materiais e dimenses e com os smbolos adotados para a representao de resistncias desprezvel e diferente de zero em alto relevo, conforme exemplos ilustrativos na Figura 4.

Figura 4: Ilustraes com exemplos de cartelas

A critrio do professor, os alunos devem fazer individualmente, ou em grupos, a avaliao da aprendizagem. Esta etapa possibilitar que o professor perceba a evoluo conceitual de seus alunos. A fim de permitir o aprofundamento do contedo, correlacionando-o com situao cotidiana proposto o texto Choque e resistncia6 para leitura e discusso. Para melhor incluso do(s) APNEE, sugere-se que todo material impresso e entregue aos alunos sem necessidades especiais educacionais seja, tambm, impresso em Braille para aquele(s) que tenha(m) deficincia visual.

5) CONSTRUO E MONTAGEM DO KIT


5.1) Material necessrio:

1 placa de compensado com dimenses de (20 cm x 130 cm x 1 cm); 3 ripas de compensado com dimenses de (3 cm x 130 cm x 1 cm); 126 pregos 13x18 com cabea; 100 bolinhas de gude idnticas e de tamanho mdio; adesivo instantneo universal; cola de madeira; 18 pregos 8x8 para madeira; 1 caixa de papelo ou de MDF com tamanho compatvel com a largura da placa de madeira.

5.2)

Construo:

Cole, usando a cola de madeira, as 3 ripas de compensado na placa, sendo duas nas laterais e uma no meio, conforme Figura 5.

Figura 5: Ilustrao das ripas fixadas na placa.

Use os pregos 8x8 para melhor fixao das ripas na placa. A 25 cm da lateral menor da placa inicie a fixao dos pregos 13x18 (Figura 6), da seguinte maneira: em uma das partes, fixe os pregos formando cerca de 21 fileiras com quatro pregos em cada, espaados igualmente e a uma distncia que permita a passagem das bolinhas de gude com facilidade; na outra parte da placa, faa o mesmo nmero de fileiras de pregos, mas, ao invs de 4, coloque 2 pregos por fileira (Figura 7).

25 cm

Figura 6: Posicionamento da primeira fileira de pregos em relao lateral menor da placa.

Fileiras de 4 pregos Fileiras de 2 pregos

Figura 7: Arranjos de pregos na formao das fileiras.

Aps a montagem, passe o adesivo instantneo entre os pregos e a placa de compensado para melhor fixao. Para evitar que as bolinhas de gude caiam no cho, sugere-se que durante o uso do kit, uma caixa de papelo ou MDF seja acoplada placa (Figura 8).

Figura 8: Caixa de papelo acoplada placa.

5.3)

Como Funciona o Kit:

Escolha uma das partes (esquerda ou direita da placa) e coloque no espao sem pregos cerca de 30 bolinhas de gude. Segure as bolinhas de modo que elas no se alinhem e nem movimentem. Incline a placa e libere as bolinhas (Figura 9).
Figura 9: Incio do movimento das bolinhas.

Repita o procedimento para inclinaes maiores da placa, que no devem ultrapassar 60. Os alunos devem ser indagados sobre a relao entre a inclinao da placa e o fluxo de bolinhas (efeitos visual e sonoro). Os procedimentos e questionamentos anteriores devem ser repetidos para a outra parte da placa, devendo ser explorada, para uma mesma inclinao da placa, a comparao entre o fluxo de bolinhas nas duas partes. Espera-se que os alunos percebam que na parte onde h mais pregos existe maior resistncia ao movimento das bolinhas. O kit possibilita o uso de analogias: inclinao ddp; fluxo de bolinhas corrente eltrica; fileiras de pregos resistncia eltrica.

6) SUGESTES PARA A AVALIAO DA APRENDIZAGEM


6.1) Defina, em poucas palavras, o que efeito Joule. 6.2) Qual a diferena entre uma lmpada incandescente de 40 W - 127 V e uma de 100 W 127 V? 6.3) Entre vrios fios de mesmo material, se voc tiver que usar o de maior resistncia, escolher: a) b) o curto e grosso o curto e fino c) o longo e grosso d) o longo e fino

6.4) O que consome mais energia eltrica: um banho de 30 minutos em um chuveiro eltrico de potncia 5.000 W ou uma lmpada de 60 W que permanece ligada durante 24 horas? Justifique. 6.5) Quando um forno eltrico ligado a uma rede eltrica de 120 V, a potncia dissipada de 1440 W. Nessas condies, determine: a) a energia eltrica, em Wh, consumida pelo aparelho durante 10min; b) a intensidade de corrente; c) a resistncia eltrica. 6.6) Por que temos que trocar a resistncia de um chuveiro quando ele queima? Por que ao trocarmos a resistncia temos que deix-la em contato com a gua antes de ligar a chave seletora na posio quente ou morna?

7) SUGESTO CONTEDO

PARA

APROFUNDAMENTO

DO

Leitura e discusso do texto Choque e Resistncia.

Choque e Resistncia
Voc provavelmente j deve ter levado um choque em uma torneira eltrica, no registro do chuveiro ou em outra instalao eltrica. Quando estamos submetidos a uma tenso, uma corrente eltrica passa por nosso corpo e por isso sentimos o choque. O valor dessa corrente eltrica depende das condies de nosso corpo. Os tecidos internos so bons condutores de eletricidade; a pele seca um mau condutor. Normalmente, a resistncia eltrica de nossa pele grande e limita o impacto de uma corrente eltrica, caso a tenso aplicada no seja muito grande. Com a pele seca, no tomamos nenhum choque se submetidos tenso 12V, mas, se a pele estiver mida, a resistncia eltrica cai muito e podemos levar um choque considervel. Por que s vezes tomamos um choque ao ligarmos um chuveiro ou uma torneira eltrica? A gua, em contato com o resistor dos aparelhos, conduz corrente eltrica para os aparelhos e da para o encanamento. Assim, se tocarmos na torneira e estivermos em contato direto com o cho, uma corrente ser conduzida atravs de nosso corpo para o cho. Para evitar que isso ocorra, deve-se ligar aos aparelhos o que denominamos fio terra. Este fio conduz corrente eltrica para a terra. Como o fio metlico melhor condutor de eletricidade que o corpo humano, isto , tem resistncia menor, a corrente eltrica praticamente desviada para o fio, evitando o choque.

Projeto-aula elaborado no 1 semestre letivo de 2009 pelas licenciandas em Fsica, Carolina Tereza de Arajo Xavier, Karla Silene Oliveira Marinho, Lolita Lutz de Souza e Ludmila Barbosa Salgado; 2 Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/fisica/resistores.htm>. Acesso em 18 de junho de 2009. 3 http://www.milcomp.com.br/resistor.jpg 4 http://www.brasilescola.com/upload/e/resistores2BR(1).jpg 5 FSICA: FILHO, Aurlio Gonalves; TOSCANO, Carlos. Volume nico. Editora Scipione. 1 edio. So Paulo, 2007. FSICA: SAMPAIO, Jos Luiz; CALADA, Caio Srgio. Volume nico. Atual Editora. 2 edio. So Paulo, 2005. FSICA: GASPAR, Alberto. Volume nico. Editora tica. 1 edio. So Paulo, 2008. 6 FSICA: FILHO, Aurlio Gonalves; TOSCANO, Carlos. Volume nico. Editora Scipione. 1 edio. So Paulo, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen