Sie sind auf Seite 1von 87

1 FELISBERTO AUGUSTO DA FONSECA

MATIZES E (PRE) CONCEITOS DA MULATA NAS OBRAS: A ESCRAVA ISAURA E O CORTIO

Dissertao apresentada ao Curso de Mestrado em Cincias da Linguagem como requisito parcial obteno do grau de Mestre em Cincias da Linguagem. Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientadora: Prof. Doutora Jussara Bittencourt de S.

TUBARO, 2006

2 FELISBERTO AUGUSTO DA FONSECA

MATIZES E (PRE) CONCEITOS DA MULATA NAS OBRAS: A ESCRAVA ISAURA E O CORTIO

Esta dissertao foi julgada adequada obteno do grau de Mestre em Cincias da Linguagem e aprovada em sua forma final pelo Curso de Mestrado em Cincias da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Tubaro SC, 03 de agosto de 2006.

______________________________________________________ Prof. Dra. Jussara Bittencourt de S - Orientadora Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul ______________________________________________________ Prof. Dr. Luiz Alberto Marques - Avaliador Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul ______________________________________________________ Prof. Dra. Marilia Silva dos Reis - Avaliadora Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DEDICATRIAS

A Deus, razo da minha existncia; A Virgem Maria, minha eterna me e protetora; A ris, minha querida me, que me deu a vida e nunca me negou nada, mesmo nos momentos mais difceis possibilitou os meus estudos; Jos Carlos meu pai, muitas saudades; Rosemara, meu verdadeiro e eterno amor, que sempre compreendeu os momentos de ausncia; Minha querida Zez, simplesmente muito obrigado.

AGRADECIMENTOS

professora Dra. Jussara Bittencourt, orientadora, por ter tido pacincia e compreenso comigo durante o perodo de escrita; Ao professor Dr. Fbio Rauen, coordenador do Curso de Mestrado em Cincias da Linguagem, exemplo de professor e de amigo; Aos professores do Curso de Mestrado em Cincias da Linguagem, pela dedicao e amizade; Aos funcionrios do Curso de Mestrado em Cincias da Linguagem, em especial a Sheila T.Viana Bardini.

EPGRAFE

Quero a igualdade de homens e de raas Quero ver do africano a destra solta, Inda que eu tenha de ir cantar nas praas As estrofes sangrentas da revolta. (Jos do Patrocnio)

RESUMO

Esta dissertao prope uma leitura dos romances A Escrava Isaura, de Bernardo Guimares, e O Cortio, de Alusio Azevedo, tendo como eixo para reflexo uma investigao dos matizes e do preconceito da mulata nas referidas obras. Parte-se, inicialmente, de reflexes sobre a arte literria, localizando-as e contextualizando-as no perodo da edio das obras. A anlise dos matizes e do preconceito da mulata representadas pelas personagens Isaura e Rita Baiana procura destacar e avaliar as diferentes abordagens dadas pelos autores do sculo XIX. Ao centrar-se nas personagens Isaura e Rita Baiana, este estudo quer trazer discusso como a linguagem utilizada pelos autores, em seus enredos e dilogos, coloca em cena reflexes e desvelamentos do preconceito racial na sociedade brasileira da segunda metade do sculo XIX. Tais elementos contribuem para referendar a arte literria como importante enunciado para a leitura dos tempos e das sociedades, dentre outros. Palavras-chave: matizes, preconceito, escravido.

ABSTRACT

This dissertation proposes an analysis of the novels A Escrava Isaura by Bernardo Guimares and O Cortio by Alusio Azevedo, and it has as support for reflection an investigation about of the shades and of the prejudice of the mullata in the respective works. Initially, reflections are done about the literary art, finding the context in the period of publishing of the works. The analysis of the shades and of the prejudice of the mullata performed by characters Isaura and Rita Baiana, tries to emphasize and to estimate the different approaches done by authors of the XIX century. This study when it focus the characters Isaura and Rita Baiana discusses the language used by the authors in their plots and dialogues, put in scene reflections and it uncovers the racial prejudice in Brazilian society in the second half of XIX century. These elements contribute to validate the literary art as an important presentation to analyse the time and the societies, among others. Key words: shades, prejudice, slavery.

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................................................................................. 9 2. SOBRE A LINGUAGEM LITERRIA........................................................................................................ 11 2.1 ARTE ........................................................................................................................................................... 11 2.2 DEFINIES .................................................................................................................................................. 13 2.3. LITERATURA: ARTE EM PALAVRAS .............................................................................................................. 16 2.4. LINGUAGEM LITERRIA .............................................................................................................................. 19 3. O PENSAMENTO RACIAL NO SCULO XIX.......................................................................................... 24 3.1. A QUESTO DO NEGRO NO BRASIL NO SCULO XIX ...................................................................................... 24 3.2. O RACIALISMO ROMNTICO ........................................................................................................................ 30 3.3. O ROMANTISMO BRASILEIRO: TEMAS E IDEOLOGIAS ................................................................................. 35 4. MATIZES E (PRE)CONCEITOS DA MULATA NAS OBRAS: A ESCRAVA ISAURA E O CORTIO ............................................................................................................................................................................... 38 4.1. A ESCRAVA ISAURA .................................................................................................................................... 38 4.2. O CORTIO .................................................................................................................................................. 61 5. METODOLOGIA ........................................................................................................................................... 79 6. CONSIDERAES FINAIS.......................................................................................................................... 81 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................................................... 85

1. INTRODUO

A proposta desta dissertao investigar como so colocadas em cena personagens miscigenadas, mulatas, em enredos editados no sculo XIX. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa centra-se na anlise comparativa, a partir dos pontos e contrapontos das obras A Escrava Isaura 1, 1875, de Bernardo Guimares e O Cortio 2, 1890, de Alusio Azevedo, procurando demonstrar os elementos que evidenciam, mesmo em condies de miscigenadas e escravas, as personagens Isaura, de Bernardo Guimares, e Rita Baiana, de Alusio Azevedo, que, por serem apresentadas com matizes diferentes recebem tratamentos distintos. A escolha dessas obras decorre do fato de se verificar sua relevncia no contexto na histria da Literatura Brasileira e tambm de entend-las como importantes vieses para a leitura da linguagem literria e contextualizao do sculo XIX. Justifica-se que, mesmo sendo o discurso sobre preconceito racial ter sido substitudo por preconceito tnico, opta-se ainda nessa pesquisa por utilizar o termo racial, uma vez que se recorre a referenciais tericos que do esta abordagem.

Numa fazenda da cidade de Campos, no Rio de Janeiro, vivia Isaura, uma belssima escrava que fora criada como filha pela me de seu patro, o cruel Lencio. Isaura tivera uma educao esmerada, era culta, sabia cantar e tocar piano. Embora casado com Malvina, que era muito amiga de Isaura, Lencio comea a atormentar a jovem com propostas amorosas, que ela rejeita. Desesperada com essa situao e ameaada por Lencio, ela foge com o pai para Recife, onde conhece lvaro, um jovem rico, abolicionista e republicano. Os dois acabam se apaixonando. lvaro a salvao de Isaura. O narrador focaliza a ascenso do vendeiro portugus Joo Romo, dono do cortio e de uma pedreira, cujos empregados, alm de morar nos casebres alugados por ele, endividam-se ao comprar fiado em sua venda. Atravs dessa explorao, Joo Romo vai enriquecendo, auxiliado por sua amante e empregada, a escrava fugida Bertoleza, para quem ele havia forjado uma carta de alforria. O maior desejo do vendeiro adquirir boa posio social, como a de seu patrcio Miranda, que mora no sobrado encostado ao cortio. Movido pela ambio, no hesita em usar de todos os recursos para acumular fortuna e ficar noivo da filha de Miranda. Para livrar-se de Bertoleza, que poderia constituir um obstculo sua ascenso, denuncia a fuga da escrava aos antigos donos, que vo busc-la com a polcia. Ela, percebendo a traio, suicida-se.

10 Estabelece-se uma articulao entre certas condies histricas particulares que, constituindo o pano de fundo sobre o qual se ope e em que se integra literatura, afetam-na, sugerindo-lhe a temtica e o tratamento desta, em face de algumas das expectativas e presses que atingem o escritor brasileiro. Investiga-se se h uma explicao do comprometimento da literatura com o preconceito de cor. Desta forma, procura-se analisar como a literatura brasileira da segunda metade do sculo XIX, no caso especial, as obras A Escrava Isaura e O Cortio, representam a mulata. O enfoque dado ao tema advm da pesquisa bibliogrfica efetuada em dois plos de relacionamento, o literrio e o sociolgico, no qual se constatou o esteretipo de mulata, que constitui um membro da sociedade brasileira em que se espelham contradies e inconsistncias sobre a maneira de nossa sociedade organizar-se. Essa dimenso dialtica da mulata ganha maior intensidade, medida que ela passa a constituir personagem literria, pois como se procurou demonstrar, a mulata atua na trama de fico, sem chegar a ter conscincia de que um agente de precipitao, provocador do remate da narrativa. Os prprios escritores, em sua maneira de utilizao da mulata como personagem, tambm revelam uma familiaridade com o preconceito que envolve esse tipo, que j no chegam, ao que tudo indicam, a ter conscincia de que manipulam um esteretipo. Propem-se, no segundo captulo, algumas reflexes sobre a Arte Literria, discutindo e demarcando o lugar do objeto de investigao. Recorrem-se pelas consideraes e reflexes de enunciados da teoria de Aristteles, Plato, Immanuel Kant, Hegel e Mikhail Bakhtin. Na seqncia, no terceiro captulo, so apresentadas consideraes acerca do pensamento racial no sculo XIX, abordando a questo do negro no Brasil no sculo XIX, o racionalismo romntico e as ideologias do romantismo brasileiro. Procura-se aporte terico nas

11 concepes de Antonio Candido, Gilberto Freyre, Roger Bastide. Traz-se discusso sobre elementos que refletem a ideologia da elite brasileira detentora do poder no sculo XIX, e tambm a situao social do negro nessa poca. No captulo seguinte, elabora-se, a partir do referencial terico, a anlise de como a linguagem utilizada pelos autores Bernardo Guimares e Alusio Azevedo, na construo dos enredos e representao de suas personagens, podem estar demarcando a manifestao do preconceito racial em um tempo onde o Brasil j uma nao legalmente instituda. No quinto captulo, apresenta-se a metodologia adotada na pesquisa. E, por fim, no sexto captulo, so anunciadas as consideraes finais.

2. SOBRE A LINGUAGEM LITERRIA

2.1 ARTE

Aristteles3 define a arte como uma disposio suscetvel de criao, acompanhada de razo verdadeira. Distingue da ao moral interna, cujo fim est no querer da pessoa, independente da essncia artstica. Considera que a finalidade da arte est numa obra exterior ao artista, atravs da qual ele consegue realizar uma determinada vontade.

Filsofo grego nascido em 384 a.C. em Estagira, regio da Macednia (Os Pensadores: Aristteles Vida e Obra. So Paulo: Nova Cultural, 1996).

12 Aristteles, assim como Plato, considera a arte imitao da vida. Mas o imitar na concepo platnica significa ato de copiar, isto , admite a arte como uma construo sujeita a modelos anteriores, encontrados na natureza; na concepo de Aristteles, a chamada concepo aristotlica, a arte imita a vida nas suas virtualidades criadoras, ou seja, tal como a vida, a arte simplesmente cria a mimese. A arte, qualquer que seja a sua definio, uma causa profunda, mais inconsciente do que consciente mais instintiva que racional, qualquer coisa que repercute no lado noturno e desconhecido de ns, que lana ecos e ressonncias desde as profundezas do nosso oceano interior.4 As obras de arte tm em si mesmas seu mrito intrnseco. No ofcio do poeta narrar o que aconteceu, mas sim representar o que poderia acontecer; ou seja, o que possvel, segundo a necessidade e a verossimilhana. Para Plato, o conceito de belo artstico coincide com o belo natural, isto , se diz de acordo com uma determinada frmula consagrada de beleza. Aristteles, por usa vez, admite que o belo artstico depende da natureza da obra. Assim, muitas coisas que na realidade so repugnantes, podem aparecer belas, quando se contemplam suas imagens mais fiis. O belo, ento, passa a ser aquilo que expressivo.

TAVARES, Hnio. Teoria Literria.Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. p.17.

13

2.2 DEFINIES

Para Immanuel Kant5, Esttica e Lgica so disciplinas conjuntas. As regras de uma so teis outra e, por conseguinte, se esclarecem mutuamente. Porm, a verdade esttica se distingue da verdade lgica. Segundo Kant, o rosto de uma mulher deixar de ser belo quando contemplado atravs de um microscpio (fotografia versus raios x).6 Na sua obra Crtica da razo pura7, Kant emprega a palavra esttica no seu sentido etimolgico, pois afirma que o objeto da esttica transcendental a exposio de formas. Por isso que a esttica de Kant, a esttica kantiana, conhecida como a esttica de formas, antes da experincia. A certeza esttica subjetiva, pois basta para ela o apoio da autoridade ou o basear-se na opinio de grandes homens. A perfeio esttica com freqncia serve de ajuda para distinguir os pensamentos. Desta forma, a perfeio esttica acaba se transformando num meio para a lgica (num veculo). A perfeio lgica, por sua vez, a base de todas as demais, sendo a esttica um simples enfeite, adorno da lgica. A idia esttica uma representao da imaginao que acompanha um determinado conceito Est ligada com uma determinada verdade de representaes particulares que no se pode encontrar nela nenhuma expresso que assinale um determinado conceito.

Filsofo, nascido na Prssia em 1724 (KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. Os Pensadores: So Paulo: Nova Cultural, 2000). Id. ibid. Id. ibid.

6 7

14 A arte no beleza pura que possa dispensar do conceito. beleza aderente que supe um conceito, em torno do qual se fixa. A beleza, por sua vez, uma finalidade percebida em um objeto, a parte da representao de um fim. E a observao da beleza inteiramente contemplativa, desinteressada, indiferente realidade do objeto e livre de toda representao de sua utilidade. Beleza aquilo que reconhecido sem conceito, como objeto de uma satisfao necessria. Para Georg Wilhelm Friedrich Hegel8, toda arte manifestao sensvel da idia. A idia o contedo da arte e sua forma a configurao sensvel e imaginativa. Segundo Hegel, estes dois elementos devem integrar-se, formando um todo; mas para isso necessrio que o contedo, destinado a converter-se em obra-de-arte se mostre, em si mesmo, capaz de tal transformao. Caso no seja possvel, o resultado ser uma unio lastimvel forma potica com contedo prosaico inadequado. Atravs de uma forma sensvel deve transparecer, sempre, um contedo ideal, pois a forma se espiritualiza com esta luz ideal. O fim da arte consiste em tornar to pouco perceptvel, e possvel, o contedo da vida cotidiana e o modo que ele se manifesta; empregar a atividade criadora do esprito; libertar o aspecto racional das coisas para apresent-las numa forma exterior, a qual exprima a sua ntima verdade. A arte procura revelar a verdade, representar, de modo concreto e figurado, aquilo que agita a alma; representar a adequao da realidade ao concreto. A arte tem seu fim em si mesma, que o de apresentar a verdade em forma sensvel; qualquer outro fim lhe estranho. O Belo a manifestao sensvel da idia. O real uma espcie de corpo que o filsofo ter que desnudar para que ele possa apreender a Idia do real. Hegel distingue o belo

Filsofo alemo nascido em 1770 em Stuttgart. (HEGEL, Georg W.F. Esttica: a Idia e o Ideal. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 2000).

15 chamado natural do belo artstico, inferiorizando o primeiro em relao ao segundo. Considera belo natural inferior porque no participa, seno secundariamente, do esprito. O natural s desperta como beleza mediante o estado dalma que o acolhe e destaca.O belo artstico superior ao natural porque sendo produto do esprito, participa da verdade e s o esprito verdadeiro. A arte uma forma de manifestao do esprito que, produzindo o belo, deve encontrar em si mesma a idia de beleza, da qual deve partir para defini-la. Para Hegel, a arte encarada sob um prisma histrico-social, ou seja, a grandeza artstica nivelada grandeza histrica e social. Hegel tambm define o belo em termos de forma, pois atravs da forma que o belo artstico se diferencia do belo natural, j que pelo contedo eles se identificam. Para Benedetto Croce9, o fato artstico difere do fato cientfico, principalmente pelo efeito total pretendido pelos seus criadores. O todo que determina as qualidades das partes. Arte conhecimento e atos intuitivos; Cincia conhecimento lgico e ato intelectivo. A arte um conhecimento intuitivo que independe do conhecimento intelectual. Arte , antes de tudo, intuio, cujo conceito puro no deve ser confundido com outros conceitos, como percepo, que a apresentao do real, conhecimento da realidade emprica; noo espacial e temporal, que so categorias intelectuais, apercebidas aps as intuies e sensao, que matria informe que o esprito no pode apreender em si prprio. A obra-de-arte no tem objetivos extrnsecos, no devendo, portanto, ser julgada como tal. Seu propsito est em sua prpria expresso; independente da cincia, daquilo que til, da moral entre outras. A arte amoral e no imoral; ilgica e no lgica. Dessa forma,

16 no leva em conta a histria, a psicologia, a filosofia, a esttica, a especificidade dos gneros literrios, muito menos as biografias. Julgar uma obra-de-arte reproduzi-la em si mesma. Todo contedo artstico , antes de mais nada, linguagem. Portanto, tentar separlo da sua linguagem apenas mutilao, apenas dano. Existe uma identificao total entre o artista-criador, a obra-de-arte e o receptor. Para Heidegger10, um dos modos em que a verdade se desdobra se d atravs do ser obra-de-arte. Instalando um mundo e fazendo vir a terra, a obra a efetividade do combate no qual se conquista a ecloso do ente em sua totalidade, ou seja, a verdade. O existencialismo alemo, na crtica literria, significou um retorno ao texto, ao verdadeiro objeto da literatura; uma rejeio psicologia, biografia, sociologia, histria cultural.

2.3. LITERATURA: ARTE EM PALAVRAS

Em sua obra Potica11, Aristteles diz que a literatura a arte da palavra e faz um debate crtico sobre a natureza e o valor da criao literria. Aristteles partiu das obras-de-arte de literatura grega como Homero, os lricos e os trgicos, nas quais procurou observar as caractersticas e as qualidades, com interesse ontolgico, procurou saber em que consistia o fato literrio, sem nenhuma preocupao normativa de mostrar como ele deveria ser. Surgiu, da, um grande divisor de guas. Enquanto Plato12 segue um mtodo de raciocnio normativo e dedutivo, o de Aristteles ontolgico e induti-

Historiador, crtico e filsofo italiano nascido em 1866 na Itlia (PADOVANI, Umberto & CASTAGNOLA, Lus. Histria da Filosofia. So Paulo: Melhoramentos, 1990. p. 467). Considerado o maior filsofo do existencialismo nascido em 1889, na Alemanha (Id. ibid. p. 487). ARISTTELES. Potica. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996. PLATO. Dilogos. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996.

10 11 12

17 vo. Aristteles no legislou, exps. Descreveu o fato literrio fazendo a descrio de suas funes e, atravs destas, atribua-lhe valor. Defendeu a literatura das acusaes de falsa, trivial, nociva, intil e imoral que lhe eram feitas. Horcio assimilou muita coisa de Aristteles, mas o interpretou luz de seu credo platnico. Por isso, quando, no Renascimento, os humanistas italianos divulgaram e comentaram a obra de Aristteles, o mundo renascentista no o acolheu bem, terminando por confundi-lo com Horcio, a quem estava familiarizado. Somente tempos depois, quando do advento da Esttica, atravs de Kant, de Hegel, de Croce, que a teoria aristotlica sobre a literatura veio a ser compreendida e valorizada. Para Aristteles, todas as modalidades poticas existentes na literatura grega, pica, lrica, trgica e cmica dependem da imitao (mimese), isto , do formas de imitao. Considerando as obras-de-arte como imitao, Aristteles as discrimina segundo o objeto imitado, o meio de imitao e a maneira pela qual essa imitao ocorre. Assim sendo, distingue poesia de outras formas de arte e estabelece os princpios dos gneros literrios j consagrados como o pico ou narrativo, o lrico e o dramtico. A tragdia difere da comdia quanto ao objeto da imitao: enquanto a tragdia retrata homens hericos, superiores aos homens da vida real, a comdia se interessa em retratar homens ditos triviais, inferiores aos homens da vida real. A epopia distingue-se da tragdia pelo modo de imitao, mas se iguala pelo objeto imitado, fato este que se repete entre a comdia e a poesia satrica. Um pintor e um poeta motivados pela mesma paisagem, o primeiro procuraria imit-la fazendo uso da forma e da cor; ao passo que o segundo a imitaria servindo-se da palavra, da qual exploraria todas as suas potencialidades denotativas, conotativas, rtmicas e musicais. Essas duas imitaes se diversificam atravs do meio utilizado.

18 O artista age de acordo com a lei da probabilidade ou da necessidade. Uma falsidade histrica pode ser uma verdade ideal; uma impossibilidade provvel pode parecer mais real que uma possibilidade improvvel. Na obra-de-arte literria tudo deve ser provvel, verossmil e necessrio. Ela apresenta suas prprias unidades e perfeies, possuindo o seu universo de probabilidades no qual a verdade pode ser reconhecida e valorizada. A probabilidade potica resulta do relacionamento entre as partes interiores da obra, independendo da ordem externa das coisas. Esta concepo permite que, no universo potico, uma dita impossibilidade conveniente possa ser prefervel a uma possibilidade dita inconveniente. (...) a obra do poeta no consiste em contar o que aconteceu, mas sim coisas as quais podiam acontecer, possveis sob o ponto de vista da verossimilhana ou da necessidade (Potica, IX). O objeto da poesia a verdade geral e operante. No aquela verdade individual e local, mas a verdade que, no repousando sobre o testemunho externo, testemunho de si mesma. A poesia difere da histria porque enquanto a histria se dedica s coisas acontecidas, a poesia interessa-se pelas coisas possveis de acontecer. A poesia difere da cincia. O problema est em obter uma perfeita interpretao daquilo que Aristteles quis dizer com possvel, particular e mais bem. No em metrificar ou no que diferem o historiador e o poeta; a obra de Herdoto podia ser metrificada; no seria menos uma histria com o metro do que sem ele. A diferena est em que um narra acontecimentos e outros fatos que podiam acontecer. Por isso a Poesia encerra mais filosofia e elevao do que a Histria; aquela enuncia verdades gerais, esta relata fatos particulares (Potica, IX).

19

2.4. LINGUAGEM LITERRIA

Segundo Domcio Proena Filho13, a fala ou o discurso, usado no cotidiano um instrumento da informao e da ao, no exigindo na maioria das vezes uma atitude interpretativa. A significao das palavras, nesse caso, est configurada nas relaes do idioma no qual se fala. A fala comum, do dia-a-dia, se caracteriza pela sua transparncia. O discurso literrio est a servio da criao literria. O texto da literatura um objeto da linguagem ao qual se associa uma representao de realidades fsicas e emocionais mediatizadas pelas palavras da lngua na configurao de um objeto esttico. O texto repercute em ns na medida em que revele emoes profundas, coincidentes com as que em ns se abriguem como seres sociais. 14 O discurso literrio traz a marca da opacidade, abre-se a um tipo especfico de descodificao ligado capacidade e ao universo cultural do receptor. Com isso, ocorre um alto ndice de multissignificao dessa modalidade de linguagem. Ao caracterizar no texto literrio um uso especfico e complexo da lngua, os signos lingsticos, as frases, assumem significados variados e mltiplos. A multissignificao uma das marcas fundamentais do texto literrio. o trao que autoriza ler, em A Escrava Isaura, de Bernardo Guimares, uma idealizao da mulher, principalmente em se tratando da mulher branca, que o caso da personagem Isaura; a multissignificao, tambm, o trao que autoriza ler, em O Cortio, de Alusio Azevedo, a degradao do ser humano, vivendo em condies desumanas e de forma miservel.

13 14

PROENA FILHO, Domcio. A Linguagem Literria. Srie Princpios. So Paulo: tica, 2001. Id. ibid. p. 7-8.

20 O sentido da palavra totalmente determinado por seu contexto. H tantos sentidos possveis quanto contextos possveis. No entanto, no por isso que a palavra deixa de ser apenas uma. Ela no se desagrega em tantas palavras quantos forem os contextos nos quais ela pode se inserir. Essa unicidade da palavra no somente assegurada pela unicidade de sua composio fontica, h tambm uma unicidade inerente a todas as suas significaes. Conciliar a polissemia da palavra com sua unicidade se d atravs da dialtica. Segundo Mikhail Bakhtin15, a linguagem humana no possui pluralidade de competncias, porm a linguagem literria, que a representao da vida, possui pluralidade de competncias, entre elas a polifonia, a polissemia e o dialogismo. Bakhtin chamou de polifonia a pluralidade de vozes e de vises manifestadas numa narrativa, sem que nenhuma delas se torne objeto, principalmente no sentido em que este termo usado na psicologia e na sociologia, mas todas elas desfrutando da condio de sujeito, capazes, portanto, de dialogarem entre si e de se responderem mutuamente. A polifonia bakhtiana pode ser considerada uma faceta do dialogismo, pois uma multiplicidade de idias acaba se submetendo a uma confrontao e a posterior interiorizao de cada uma delas em todas as demais, determinando, como conseqncias, o desaparecimento de uma 3 pessoa da narrao. Dialogismo uma categoria essencial da natureza da linguagem, antes de qualquer coisa, antes mesmo que a linguagem entre no universo esttico; a linguagem concreta, o momento verbal bakhtiniano dialgico desde o incio; nenhuma significao se instaura, em nenhum evento concreto, sem a presena de, no mnimo, dois centros de valor.16

15 16

BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. TEZZA, Cristvo. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. p. 232.

21 Na obra A Escrava Isaura, a protagonista representa a voz de uma mulher do sculo XIX, alfabetizada, possuidora de uma esmerada formao cultural (toca piano e fala francs), miscigenada e escrava. Lembrando o Dilogo Socrtico, onde o acontecimento s de natureza discursiva, tratando de questionar e provar um conceito, definio, fazendo uso da palavra, passando esta a representar o homem e s suas atividades, concomitantemente; transporta para uma multiplicidade de idias que entram em confronto com a personagem. A voz de Isaura representa, sim, as mulheres do sculo XIX, letradas, cultas, brancas, porm no as escravas, pois estas no tinham acesso s letras, boa formao cultural, viviam na situao de cativas, umas vidas miserveis; e as miscigenadas, na maioria das vezes, tambm estavam na mesma situao das escravas negras. A verdade, como diria Scrates no processo da maiutica17, revela que as vozes de Isaura e de Malvina representam a sociedade branca do sculo XIX, enquanto as vozes de Rosa e de Andr representam os escravos da sociedade do sculo XIX, que trabalham para seu senhor. possvel depreender-se que havia tratamento diferenciado, por parte dos senhores, em relao aos escravos. Havia os escravos da casa, pajens e mucamas, que trabalhavam prximos aos senhores e se trajavam bem, recebendo tratamento diferenciado do restante dos escravos, os da senzala ou da roa. No caso de Isaura, essa diferenciao acentuada por ser ela cria da casa e predileta da me de Lencio e, depois, companheira de sua mulher. O preconceito racial est presente na voz narrativa e nos personagens, sem excluir a prpria Isaura. Ao chorar esta sua triste sina, desabafa: ... era melhor que tivesse nascido bruta e disforme, como a mais vil das negras 18. A simptica sinh Malvina, desconhecendo ainda as investidas amorosas do marido para com Isaura, assim a consola ao v-la chorosa:

17

Maiutica processo dialtico e pedaggico onde se multiplicam as perguntas com a finalidade de se obter, pela induo dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto questionado; dirigido pelo mestre, o procedimento leva os discpulos a revelarem a verdade que trazem consigo. GUIMARES, Bernardo. p. 49.

18

22 s formosa e tens uma cor linda, que ningum dir que gira em tuas veias uma s gota de sangue africano 19. E em outro momento: s mui linda e bem prendada para te inclinares a um escravo 20. A virtude e a beleza, no romance, esto intimamente associadas brancura da pele, trao esse que a voz narrativa impe a Isaura a todo o momento, atingindo por vezes o cmico: ... com um dos alvos e mimosos artelhos preso por uma corrente cravada parede 21. Na obra O Cortio, os mundos do cortio e do sobrado representam vozes distintas; enquanto Marciana, meio ensandecida pela fuga da filha, desejada e tem todos os seus trastes jogados na rua por Romo, o sobrado do Miranda resplandece em festa, com os brindes pela concesso do baronato. Lado a lado, luxo e misria como que reproduzem as tendncias da pintura na segunda metade do sculo XIX. A polissemia trata da multiplicidade de sentidos, a literatura seria, ento, um lugar onde as palavras sugerem, apontam para a possibilidade de vrios sentidos. O autor Bernardo Guimares, na obra A Escrava Isaura, cumula a protagonista de tantas perfeies que o resultado, como inevitvel, vem a ser pouco convincente. A mulher, na literatura romntica, sempre idealizada. Porm Isaura tem de ser duplamente idealizada: por ser herona do romance e como compensao pelo fato ser mestia. Na enumerao obsessiva de graas e virtudes, Bernardo Guimares tenta serenar os preconceitos conscientes e inconscientes do leitor branco, naturalmente a quem o livro se destina. Para que corresponda ao tipo da ideal herona romntica, Isaura precisa ser endeusada. Para que o leitor se identifique com o puro amor de lvaro, que deseja Isaura para esposa, esta precisa ser branca.

19 20 21

Id. ibid. p. 13. Id. ibid. p. 13. Id. ibid. p. 115.

23 O mesmo vale com relao possvel leitora, que dificilmente sentiria identificada a uma negra ou mulata. Isaura, logo, pode ser escrava. Porm, uma escrava branca. O dialogismo coloca a linguagem literria em interlocues com outros textos, com outras situaes. Na obra A Escrava Isaura, em determinado momento, Lencio com o objetivo de ter Isaura mais prximo de si, prepara um casamento de aparncia entre a herona e o disforme jardineiro Belchior. Na obra NotreDame de Paris (Nossa Senhora de Paris ou O Corcunda de Notre-Dame), de Victor Hugo22, o diablico dicono Frollo tambm arranja uma pseudo - unio entre a bela Esmeralda e o disforme, vesgo e surdo Quasmodo. A literatura de fico tem, tambm, exemplos de personagens usurrios, mesquinhamente apegadas ao dinheiro como O Avarento, de Molire23 e o velho Eugnie Grandet, de Balzac24. Mais ou menos nos mesmos moldes, Alusio Azevedo concebe Joo Romo, descrevendo-lhe a ganncia em significativo pargrafo I, inteiramente confirmado por acontecimentos posteriores:
Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecunirio. S tinha uma preocupao: aumentar os bens. Das duas hortas recolhia para si e para a companheira os piores legumes, aqueles que, por maus, ningum compraria; as suas galinhas produziam muito e ele no comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda.

22 23 24

Victor Hugo (1820 1870) escritor romntico francs. Jean-Baptiste Poquelim (1622 1673), que tomou logo em incio de carreira o nome de Molire. Honor de Balzac (1799 1850) escritor romntico francs.

24

3. O PENSAMENTO RACIAL NO SCULO XIX

3.1. A QUESTO DO NEGRO NO BRASIL NO SCULO XIX

O sculo XIX foi, no Brasil e em todo o continente, a poca em que o negro tornou-se um problema. Antes, durante os sculos iniciais da colonizao, o trfico e a explorao de escravos africanos redundaram em fonte de lucros to frtil e vital para as metrpoles europias que o processo escravista, do qual o escravo tornou-se os ps e as mos, desenvolveu-se sem questionamentos, salvo a exceo de vozes isoladas que se levantaram em defesa dos escravizados. A frica, por sua vez, era to pouco conhecida, estava de tal modo distante das preocupaes das naes expansionistas que foi relativamente fcil para os que tinham interesses escusos, os idelogos oficiais, associarem a idia da escravido aos benefcios que o ingresso no seio da civilizao crist catlica traria para aqueles selvagens pagos que, segundo eles, talvez nem alma tivessem. Essa viso da escravido como um bem positivo para os escravizados seria o argumento de muitos escravocratas em debates ao longo do sculo XIX25. A perpetuao dessa mentalidade fazia-se necessria aos empreendimentos governamentais e de particulares os quais dependiam, basicamente, de um tipo de colonizao e de uma economia fundamentados no regime servil e dele dependentes.26 27

25 26 27

VENTURA, Roberto. Bacharis em luta: crtica, histria e polmica em Slvio Romero. LIMA, Lana Lage da Gama. Rebeldia negra e abolicionismo. Rio de Janeiro, Achian, 1981, p. 146. A este respeito ver tambm: PINSKY, Jaime. A Escravido no Brasil.

25 Estava, pois, o abolicionismo, como conscincia crtica do sistema escravista, limitado pelos interesses de classe daqueles que o conduziram. Entretanto, a escravido, alicerce da colonizao no Novo Mundo, em pleno sculo XIX, mostrava-se obsoleta, em declnio. Os ecos do iluminismo francs setecentista, o liberalismo, o iderio romntico, as novas conquistas da cincia e da indstria acentuavam a cada dia a inviabilidade da manuteno da escravido. Os protestos abolicionistas surgiam na Europa e nas Amricas denunciando o escndalo do mercado de seres humanos. Tornava-se mais evidente que, alm do descalabro moral, tambm em termos econmicos a escravido era um entrave ao progresso burgus e ao desenvolvimento capitalista industrializado. No Brasil, a partir da extino do trfico de navios negreiros, em 1850, acelerouse a decadncia da economia e o eixo de prestgio deslocou-se para o sul do pas. Assim sendo, desde o final da dcada de 1860, especialmente as idias liberais, abolicionistas e republicanas fermentavam no novo cenrio nacional onde as classes mdias urbanas ocupavam posio de crescente destaque28 29 30. Um dos anseios da elite dominante brasileira era poder ingressar no grupo privilegiado das naes progressistas. O Brasil era o ltimo pas do continente a libertar seus escravos, vivia o paradoxo de observar com interesse as transformaes do mundo moderno, aplaudindo suas conquistas, e ser internacionalmente apontado como o derradeiro reduto reacionrio de uma instituio falida. A inteligncia nacional com Silvio Romero o qual dizia que at 1868, no Brasil, a autoridade das instituies monrquicas, eclesisticas e a prpria escravido no haviam sofrido o mais leve abalo (um tanto exagerado), com Martins Pena, que antes da campanha abolicionista fizera aluses esparsas sobre o tema no teatro (Os dous

28 29

COSTA, Cruz. Contribuio histria das idias no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1967. A este respeito ver tambm: BERND, Zil. Introduo Literatura Negra.

26 ou o ingls maquinista), marca excepcionalmente para a poca o tema da escravido, e Castro Alves, com seus versos abolicionistas, fez da escravido seu verdadeiro tema literrio na ltima fase do perodo romntico (e por que no dizer, tambm, libertrio das marcas que o prprio Castro Alves trazia a cor parda), cada vez mais permevel ao pensamento europeu, absorvia avidamente as teorias da filosofia positivista de Augusto Comte, e o evolucionismo de Charles Darwin. Hiplito Taine com o determinismo do meio, tambm encontrou discpulos brasileiros. Porm, conciliar as luzes da nova cincia, o otimismo do esprito moderno, as aspiraes da ptria com as exigncias de uma sociedade especificamente agrria e de carter aristocrtico se tornava difcil. A hesitao por parte dos nossos intelectuais, durante tanto tempo, em engajar-se efetivamente no movimento abolicionista ocorreu porque na sua grande maioria pertenciam s camadas privilegiadas da populao que se beneficiava, direta ou indiretamente, da escravido.31 Em 1868, formou-se um partido liberal e, dois anos mais tarde, uma ala dos progressistas fundava o partido republicano que, entre suas vrias reivindicaes, propunha a substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre. O tema abolicionismo tornou-se cada vez mais o centro das discusses.32 33 34 Todavia, observa-se muito mais obras escritas sobre a escravido do que sobre o negro. Antes da abolio era a instituio servil que estava em xeque, no a pessoa do negro escravizado, de forma que pouca ateno foi dada a ele, enquanto indivduo ou enquanto cole-

30 31 32 33 34

A este respeito ver tambm: BERND, Zil. Negritude e Literatura na Amrica Latina. A este respeito ver tambm: HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminao e Desigualdades Raciais no Brasil. NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. A este respeito ver tambm: BERND, Zil. Racismo e Anti-Racismo. A este respeito ver tambm: BROOKSHAW, David. Raa & Cor na Literatura Brasileira.

27 tividade como o caso da obra O navio negreiro, 1868, de Castro Alves e O Comendador, 1856, de Pinheiro Guimares. A literatura, apenas na segunda metade do sculo XIX, ocupou-se com mais freqncia dos escravos, criando personagens representado a raa explorada. Entretanto, ao falarem do negro, falavam mais de si e de seus prprios preconceitos, projetando, sobre o negro, noes arraigadas reveladoras do racismo h sculos latente no pensamento ocidental, reforado pela viso cientificista das raas humanas da segunda metade do sculo XIX. Isto acontece, por exemplo, na obra O demnio familiar, 1859, de Jos de Alencar e na obra Mauro, o escravo, 1864, de Fagundes Varela. No primeiro, o enredo gira em torno dos esforos de um criado negro para mudar os planos de casamento de seu senhor em sua prpria vantagem. O culpado descoberto, libertado por seu dono, mas expulso de casa com as seguintes palavras: Toma: a carta de liberdade, ela ser a tua punio de hoje em diante, porque as tuas faltas recairo unicamente sobre ti; porque a moral e a lei te pediro uma conta severa de tuas aes.35
36

No segundo, o enredo gira em torno do escravo Mauro

que se vinga de seu senhor depois deste haver violado e assassinado sua irm. Contudo, o poeta no mostra escrpulos em sua descrio da violncia da fria de Mauro e de sua medonha aparncia fsica, sem dvida destinada a aproxim-lo de uma besta:
Tens os olhos encovados, De fundos visos cercados; Sinistros sulcos deixados Por atroz vcios talvez; A fronte escura e abatida, Roxa a boca comprida, A face magra tingida Da morte na palidez. 37
35 36 37

ALENCAR, Jos de. O demnio familiar. Rio de Janeiro, MEC, 1957. p. 168. A este respeito ver tambm: RABASSA, Gregory. O Negro na Fico Brasileira. VARELA, Lus Nicolau Fagundes. Obras completas. Rio de Janeiro, 1943. p. 41.

28 Jos de Alencar, Fagundes Varela, Joaquim Manuel de Macedo38 abordavam seu assunto com a firme inteno de confirmar suposies etnocntricas sem cogitarem de dar ao negro a oportunidade de expressar as prprias idias, inclusive a respeito de si prprio. semelhana de um ventrloquo, esses autores pertencentes elite dominante davam voz, faziam falar um negro que imaginavam existir e desejavam confirmar39. Com argcia observara Montesquieu40, cem anos antes, impossvel supor que essas pessoas sejam homens; porque, se os supusssemos humanos, comearamos a crer que ns prprios no somos cristos (cap. XV). Isso explica a reiterao de imagens caricaturais pelos elitistas: um outro trabalho na criao de personagens negros. Surgiram os esteretipos benevolentes, inspirados pelo racialismo romntico. Por outro lado, surgiram os antagnicos, contraditrios, ora so vistos como naturalmente indolentes, ora como bestas de carga, nascidos para o trabalho pesado; ora dotados de uma hiper-sexualidade perigosssima, o caso da famosa mulata, ora como dessexualizados; ora estpidos, ora astutos e ladinos; ora leais at a auto-imolao, ora potencialmente traioeiros. Dessa forma, percebe-se que os clichs favorveis e desfavorveis criados sobre o negro e sobre o mulato. Multiplicam-se na literatura brasileira a partir da segunda metade do sculo XIX, ao gosto das fantasias dos escritores Manuel Antnio de Almeida, com a obra Memrias de um sargento de milcias, o qual apresenta a mulata Vidinha que pura graa, beleza, vida, alm de ser irresponsvel; Jlio Ribeiro com a obra A Carne tem no enredo a personagem Lenita, a herona branca do romance, que teve seus instintos

38

MACEDO, Joaquim Manuel de. As vtimas-algozes. So Paulo: Scipione, 1991. A principal averso de Macedo pelos negros, mesmo no sendo escravos, provinha de sua falta de tolerncia e de entendimento da herana cultural africana que permaneceu com os escravos no curso das geraes. A maior parte da literatura das dcadas centrais do sculo XIX exalta a natureza suave, passiva e fiel do escravo, sintetizada ao mximo na pea O Cego, de Joaquim Manuel de Macedo, um dos porta-vozes literrios da elite plantadora de caf: Serei grato e fiel eternamente / Sou vosso escravo no! Sou mais do que isso / Sou co fiel, que a vossos ps vigia!. Montesquieu. Do Esprito da Lei.

39

40

29 sexuais despertados pela proximidade dos escravos na fazenda de seu pai, e por seu testemunho de prticas promscuas entre eles; e Alusio Azevedo com a obra O Cortio na qual a mulata Rita Baiana controlada inteiramente por sua prpria sensualidade e capricho. A estereotipagem sugeria a presena de um certo temor diante do negro, alm dos problemas de conscincia que a sua presena acusadora trazia ao autor branco. Apesar de todas as possveis racionalizaes que aquele empreendesse, o negro representava uma ameaa e um enigma. O autor pertencente elite dominante, no o conhecendo, no sabendo nada de sua vida prpria, preferiu inventar um negro estereotipado, fixado em tipos mais ou menos benevolentes, porm sempre calcado em terrveis vises preconceituosas, e com a sensao de superioridade. Schwarcz a esse respeito diz: No Brasil, particularmente, o negro apareceu caracterizado antes de tudo enquanto expresso de sua raa.
41

Assim, tendo em mente su-

postos atributos biolgicos, interpretados luz da prepotente cincia do perodo, os tericos da poca impunham uma imagem absolutamente negativa do homem de cor perante os outros tipos raciais que compunham a populao brasileira.42 nhecido, colocando-o em limites previsveis. A abolio tornava-se inevitvel. O que fazer com aquela multido de seres despreparados, sem acesso a bens materiais e culturais que era o problema. A verdade que no foram tomadas providncias concretas e abrangentes no sentido de propiciar ao ex-escravo condies para uma participao efetiva na sociedade. Em lugar disso, a noo corrente aps
43

Era uma forma de domar o desco-

41 42

A este respeito ver tambm FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidados em So Paulo no final do sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 22. A este respeito ver tambm: CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e histria literria.

43

30 a abolio era de que o branco, tendo dado ao negro a liberdade, desvinculava-se de qualquer obrigao posterior para com ele: o problema agora era seu, no do branco.44 O negro, apesar de estar presente nos lares dos brancos, em suas terras e quintais, continuava desconhecido. Conhec-lo, na realidade, no chegou a ser motivo de interesse. Onde quer que ele aparecesse na literatura, os esteretipos e clichs multiplicavam-se, em detrimento de uma autntica tentativa de perceber o outro, o diferente.

3.2. O RACIALISMO ROMNTICO

Somente no sculo XIX que a preocupao com a raa45 46 tornou-se uma questo sria no pensamento ocidental. No significa que o preconceito do europeu diante de povos de pele mais escura tenha, ento, nascido. No decorrer da expanso da Europa, desde o incio dos tempos modernos, os brancos haviam subjugado, escravizado ou exterminado outras raas. Com isso, desenvolveu-se neles uma srie de atitudes depreciativas diante dos povos vencidos, em parte advindas de sua arrogncia de vitoriosos, entretanto funcionando como elemento da ideologia colonialista. No caso especfico dos negros, quando a escravido foi acrescentada cor como base de estigmatizao, surgiram diversos padres antinegros que foram capazes de sobreviver prpria abolio formal da escravatura.

44

COSTA, Emilia Viotti da. Da Monarquia Repblica: momentos decisivos. So Paulo: Brasiliense, 1987. p.228. SCWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidados em So Paulo no final do sculo XIX. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 23. A este respeito ver tambm: SCWARCZ, Lilia Moritz. O Espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil 1870 1930.

45

46

31 Tais atitudes e padres, cultivados no decorrer dos sculos da colonizao, podem ser considerados racistas se relacionarmos racismo a preconceito racial e discriminao. Segundo Fredrickson47, o racismo seria uma teoria pseudocientfica, postulando a inferioridade inata e permanente de outras raas. Nesse sentido, teria suas razes no pensamento biolgico do sculo XVIII, todavia s veio a influenciar fundamentalmente no sculo seguinte. Houve uma interao bsica entre as concepes raciais e as ideologias sociais e polticas da poca em que desmoronou o sistema escravista. Os defensores de teorias racistas foram homens que falavam em nome de certos grupos e defendiam determinados interesses (econmicos, polticos e sociais). Com freqncia, os donos do saber eram tambm donos do poder. Embora no Brasil no tenha tido, durante o perodo do romantismo, obras cientficas ou pseudocientficas48 sobre o negro como, por exemplo, O Mulato e O Cortio, ambas de Alusio Azevedo (estas surgiriam apenas a partir das ltimas dcadas do sculo XIX), acompanharam-se com ateno as novas teorias desenvolvidas no exterior. Dessa forma, como em tantos outros setores do pensamento nacional, adotou-se uma srie de noes sobre diferenas raciais absorvidas de culturas ditas mais civilizadas. Na Europa e nos Estados Unidos, desde o incio da dcada de 1820, comearam a surgir dvidas sobre a ingnua teoria iluminista de que as diferenas na pigmentao fossem resultado do clima e de outros fatores ambientais, e de que as diferenas mentais, morais e psicolgicas estivessem condicionadas ao ambiente. Essas dvidas no surgiram toa.

47

FREDRICKSON, George. The black image in White mind. The debate on afro-american character and destiny. New York, Harper and Row, 1971. Passim BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1985.

48

32 A partir do momento em que o trabalho escravo tornou-se inadequado ao desenvolvimento capitalista, os nimos, as objees escravido aumentaram. O abolicionismo deixou de representar apenas o pensamento de humanitrios excntricos, tornando-se, internacionalmente, forte movimento poltico. Assim, os defensores da escravido buscaram crescentemente o apoio da cincia como forma de preservar a instituio que estava decadente. O pensamento reacionrio ainda preso ao mercantilismo e ao sistema servil reagia contra as novas formas que j se anunciavam do capitalismo industrializado, e necessitava de um corpus de idias fundamentado de forma cientfica, dando crdito noo de que os negros fossem, por razes inalterveis de raa, moral e intelectualmente inferiores aos brancos. Passava a ser uma tentativa desesperada de preservar a escravido, validando-a a partir da noo da superioridade prpria dos senhores sobre os escravos. A partir da, o racismo cientfico cresceu concomitantemente crise da escravido e viria a se desenvolver com novo mpeto no ltimo tero do sculo XIX, perodo correspondente expanso das potncias industriais a disputarem novas colnias e novos mercados. No Brasil, mesmo aps a abolio, as teorias racistas no exprimiram somente modelos externos defendendo os interesses colonialistas ou imperialistas. Serviram elas, tambm, como instrumento conservador e autoritrio, justificando o poderio das elites sobre a plebe, formada por elementos tnicos supostamente inferiores. Segundo Sartre49, o preto, como o trabalhador branco, vtima da estrutura capitalista de nossa sociedade; tal situao desvenda-lhe a estreita solidariedade, para alm dos matizes de pele, com certas classes de europeus oprimidos como ele; incita-o a projetar uma sociedade sem privilgio em que a pigmentao da pele ser tomada como simples acidente.

49

SARTRE, Jean Paul. Reflexes sobre o racismo. p. 110

33 Durante o perodo romntico no Brasil onde se conviveu com a crise do sistema escravista, mas no se presenciou seu desfecho, houve a tenso entre a crena na liberdade e na responsabilidade humana e as teorias do determinismo biolgico ou ambiental o negro talvez no fosse inferior em sua essncia, mas o seria em virtude das circunstncias. Na mentalidade coletiva do sculo XIX, foram se inserindo os argumentos racistas que visavam, de incio, manuteno da ordem escravocrata e depois preservao de uma sociedade elitista em que o negro e seus descendentes permanecessem nas camadas mais baixas da pirmide social. Nossa sociedade culta do sculo XIX foi sufocada com as sofisticadas especulaes cientificistas do eminente Dr. Josiah Clark Nott, que anunciou que Deus criara as raas como espcies distintas.50 Esses argumentos depreciadores do negro eram extremamente variados. Alguns alegavam a falta de civilizao no continente africano; outros argumentavam diferenas biolgicas, anatmicas e fisiolgicas, que explicariam a inferioridade intelectual do negro; e a natureza infantil era o argumento que o tornava inadequado para as responsabilidades da liberdade. Argumentos apresentados de natureza religiosa, especificamente cristos, eram extrados de determinadas leituras do Antigo Testamento. O racismo dito cristo via a escravido como um regime ameno e desejvel para o negro. Os africanos, abrigados num pas cristo, viviam melhor do que na frica, infestada de paganismo. Ao mesmo tempo, selecionavam-se episdios do Antigo Testamento em que a escravido parecia ser endossada. Um desses episdios narra a conhecida Maldio de Cana.51 No, sabedor de que seu filho Cam, pai de Cana, vira sua nudez e quisera mostr-la aos irmos, disse: Maldito seja Cana! (...) Que ele seja o ltimo dos escravos de seus irmos!

50 51

TAINE, Hippolyte. Sa vie et sa correspondance. Bblia Sagrada. Livro do Gnesis 9, 20-27.

34 Este episdio foi especialmente propcio a racionalizaes racistas uma vez que, aqui, a prpria Bblia v como natural a escravizao por expiao de culpas ancestrais. Nossos escritores romnticos como Joaquim Manuel de Macedo em sua obra As vtimas-algozes; Jos de Alencar em O demnio familiar e Fagundes Varela em Mauro, o escravo no estiveram contrrios a tantas noes racistas. Dentre todas, a atitude racial predominante na literatura romntica foi aquilo que Fredrickson 52denominou racialismo romntico. Constitui o racialismo romntico numa viso paternalista e pretensamente humanitria do homem negro, caracterizando-o como o cristo natural, um ser humilde, infantil e dcil, mais preocupado com a felicidade do outro do que com a sua prpria, capaz de sacrificar-se at a auto-imolao pelos seres amados, em especial pela famlia do bondoso senhor. Assim sendo, o negro teria em si as virtudes mais nobres da humanidade, aquelas enaltecidas pelo verdadeiro esprito do cristianismo. Essa concepo foi adotada tanto por escravocratas quanto por abolicionistas. Os primeiros tinham a noo de que a escravido no fosse um mal, mas um verdadeiro bem, proporcionando proteo e abrigo aos frgeis negros, incapazes de zelar pelos prprios interesses, dado o elevado grau de seu altrusmo. Para os inimigos da escravido, todavia, o racialismo romntico centrava-se na idia paternalista de que o negro, por ser to vulnervel, merecia o amparo contra a usura e a explorao dos mais fortes e poderosos. O mais famoso romance abolicionista da literatura norte-americana, A cabana do Pai Toms, de Harriet Beecher Stowe, adota uma postura diante do negro tpica do racialismo romntico. Na obra A escrava Isaura, embora suas afinidades com A cabana do Pai Toms tenham sido com freqncia assinaladas pela crtica, parece que esta obra revela uma imagem do negro distinta da proposta pelo racialismo romntico, pois o negro, ali, no bom e vir-

52

Op. cit.

35 tuoso por ser negro, ao contrrio. A bondade, no livro de Bernardo Guimares, no est associada raa negra em si a mulata Isaura to mais bela e virtuosa quanto menos demonstra ter sangue africano. Isso aproxima, de mais um argumento de cunho racista que foi e tem sido bastante utilizado por pretensos amigos do negro a ideologia do branqueamento. Atravs desse pensamento, a miscigenao seria um comportamento sexual a estimular, no no sentido de entrelaamento entre negros e brancos, mas visando ao branqueamento da populao. O racismo dito cientfico pelos crticos nas obras O mulato e O cortio cresceu durante o decorrer do sculo XIX, atingindo ainda mais do que os romnticos, os realistas e os naturalistas. Porm, o racialismo romntico, o humanitarismo paternalista, que foi de um modo geral abraado por nosso romantismo, criou um negro sob medida para as necessidades do branco. Pintando-o como criana grande e esquivando-se de v-lo como adulto, passava um verdadeiro atestado de incompetncia mental do homem negro e o descartava de forma sutil de uma convivncia de iguais.

3.3. O ROMANTISMO BRASILEIRO: TEMAS E IDEOLOGIAS

Ao enfocar o romantismo brasileiro, considera-se como ponto de partida sua filiao aos movimentos romnticos europeus. A filiao deu-se tambm no sentido cronolgico o romantismo teve seu bero na Alemanha, ainda no sculo XVIII.53

53

BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1985.

36 Os autores romnticos pretendiam descer da torre de marfim neoclssica no apenas nas novas formas que assumiu a expresso potica. Tambm no sentido de viso do mundo, a literatura romntica queria ser libertria, democrtica, popular. Mesmo assim, houve lugar tambm para o conservadorismo mais arraigado. Na verdade, o movimento romntico correspondeu s vozes, por vezes otimistas e triunfantes, por vezes desencorajadas da burguesia que ascendia socialmente, cujos valores eram, na maioria dos casos, valores das classes mdias urbanas. O romantismo manteve-se, assim, distante das preocupaes do proletariado, embora os pobres tenham sido tema freqente da poesia e do romance dos autores romnticos.54 Embora continuando a pensar como uma inveno da Europa, o nosso romntico desejava realizar uma literatura nacional, algo que exprimisse a nossa realidade. Foi, sem dvida, o nico paradoxo vivido pelo autor romntico. Jovem nao55
56

recentemente indepen-

dente da metrpole europia voltava-se para a valorizao da terra, do homem e das coisas brasileiras. Todavia, tinha-se de conviver com certas contradies inerentes ao prprio processo scio-poltico por que passava a nao brasileira. A independncia de Portugal no representou uma ruptura com a antiga metrpole. Pelo contrrio, fortaleceu a relao com a metrpole portuguesa. Isto ocorreu porque D. Pedro I, no processo de independncia do Brasil, em 1822, contou com o apoio da aristocracia rural, a qual desejava manter o latifndio, a monocultura e, principalmente, a mo-de-obra escrava africana. Alm disso, seu pai, D. Joo VI, governava a metrpole portuguesa tendo em outrora, 1808, com a fuga da famlia real portuguesa para o Brasil, criado a Biblioteca

54 55 56

Id. ibid. MOTA, Carlos Guilherme. Brasil em perspectiva. Rio de Janeiro, Bertrand, 1988. A este respeito ver tambm: VELOSO, Mariza & MADEIRA, Anglica. Leituras Brasileiras: itinerrios no pensamento social e na literatura.

37 Nacional, o Jardim Botnico e a misso Francesa, trazendo artistas para o Brasil. Havia criado um lao muito forte com o pas. Desta forma, o processo de independncia, em tese, teria iniciado em 1808, porm no em sua totalidade, pois, os laos econmicos e culturais continuariam.57 58 Alm dos compromissos de lealdade com o imperador, outro e mais forte motivo a explicar o predomnio das tendncias conservadoras no romantismo brasileiro foi o fato de que, na grande maioria dos casos, nossos autores provinham das classes abastadas. Quer egressos da antiga nobreza, quer aspirantes nobreza recm-criada, quer filhos de comerciantes e de profissionais liberais, os jovens bacharis que se reuniam em So Paulo, Recife ou na Corte encontravam-se, de alguma forma, comprometidos com o latifndio, o escravismo e a economia de exportao, alicerces da sociedade brasileira oitocentista. No de se admirar que tenha havido uma acomodao entre os ideais libertrios do credo romntico e a situao de classe de seus proponentes, inseridos em um regime monrquico conservador. Ao mesmo tempo em que nossos escritores aplaudiam aqueles ideais com entusiasmo, mostravam-se cautelosos ao cristaliz-los em forma literria. Um caso concreto a obra A escrava Isaura, de Bernardo Guimares, na qual o autor cria uma personagem escrava, porm branca, bela e culta, fugindo do modelo de escravo, negro ou pardo, feio e nada culto. A inquietao do homem romntico pde desprender-se com mais desenvoltura, apenas na ltima fase do romantismo, a qual correspondeu ao enfraquecimento do regime monrquico e ao fortalecimento dos movimentos republicano e abolicionista. Mesmo assim,

57 58

Id. ibid. A este respeito ver tambm: LIMA, Oliveira. Formao Histrica da Nacionalidade Brasileira.

38 alguns temas continuaram a ser evitados e certos tabus conservaram-se presentes. Um deles foi a real significao da comunidade negra no Brasil. 59 60

4. MATIZES E (PRE)CONCEITOS DA MULATA NAS OBRAS: A ESCRAVA ISAURA E O CORTIO

4.1. A ESCRAVA ISAURA

Isaura, filha natural de Miguel e de uma escrava do Comendador Almeida, a protagonista. Criada como se fosse filha da casa, aos dezessete anos Isaura v-se cortejada por todos os homens que dela se aproximam. Entre a galeria de seus admiradores encontramos, inicialmente, Lencio, filho do comendador, e Belchior, jardineiro dos Almeida, figura de aspecto disforme. Ao assdio de ambos, Isaura responde sempre negativamente. Ao primeiro,

59 60

A este respeito ver tambm: BERND, Zil. Literatura e Identidade Nacional. A este respeito ver tambm: RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro.

39 porque, alm de casado, uma pessoa para a qual o que vale apenas a satisfao dos desejos carnais. O segundo Isaura rejeita pelo fato de no ter com ele afinidade de qualquer espcie. A situao complica-se quando, morto o pai de Lencio, este, desobedecendo mais uma vez a ltima vontade da me, recusa-se a alforriar a bela escrava. Vendo-se senhor absoluto da situao, Lencio investe toda a sua ambio em cima da indefesa moa. Quando tudo parece perdido, o pai de Isaura vem em seu socorro. Aproveitando-se da ausncia de Lencio, Miguel leva a filha para longe do tirano. Com a fuga, inicia-se uma segunda fase na vida de Isaura. Em Recife, protegida pelo nome falso de Elvira, conhece o belo e voluntarioso lvaro. A paixo entre os dois imediata. Perdidamente apaixonados, o jovem recifense resolve apresentar Elvira / Isaura para a sociedade pernambucana. No baile em que se d a apresentao, a vida da infeliz jovem complica-se outra vez. Entre os presentes, encontra-se Martinho, que, atravs do Jornal do Comrcio, soubera da fuga de Elvira / Isaura. Movido pela ambio, resolve reencaminhar a escrava a seu dono, a fim de fazer jus rgia recompensa prometida. Entretanto lvaro impede que tal fato ocorra ao se dispor a tutelar a fugitiva, enquanto a justia decide seu destino. Mais uma vez a maldade de Lencio atinge Isaura. Este, ao saber que sua escrava estava em Recife, vai at l, para lev-la de volta ao cativeiro. Tem incio, ento, ao terceiro momento da narrativa. De volta propriedade dos Almeida, vemos Lencio, que, diante da recusa constante de Isaura, est pronto a desferir seu golpe mortal contra aquela que ousou repudi-lo.Ele se mostra desejoso de dar liberdade escrava, mas sob a condio de que ela se case com Belchior. Convencida pelo pai, Isaura aceita o sacrifcio. Miguel mostra-lhe uma carta na qual lvaro dizia ter-se casado. Mais uma trama srdida de Lencio.

40 Porm, no momento em que todos, na sala principal da casa-grande, esperam a chegada do padre e do tabelio para que o casamento seja realizado, ocorre a grande surpresa: lvaro, munido de documentao que o torna proprietrio de todos os bens de Lencio, enfrenta a desfaatez do tirano. Frente ao inesperado, Lencio desnorteado, sai da sala, apanha uma arma e se mata. Os diferentes conflitos da narrativa so colocados semelhana do que ocorre num livro de pera: a ao o dado mais importante a ser considerado pelo autor. O narrador exerce mais a funo de ponto que de relator propriamente dito. As personagens, aps uma breve apresentao, so colocadas em cena representando o papel que lhes cabe. O enredo tem incio com a descrio da magnfica fazenda dos Almeida, protagonistas da histria, no municpio de Campus de Goitacases, margem do Paraba, estado do Rio de Janeiro. Longe da fazenda, a natureza ostentava-se ainda em toda a sua primitiva e selvtica rudeza; prximo a ela, a mo do homem tinha convertido a bronca selva.61 Essa descrio prpria das obras romnticas, herana do neoclassicismo (arcadismo), com suas cenas buclicas, campestres, idealizadas. A apresentao da protagonista, a escrava Isaura paradoxal. Primeiro descreve sua voz como sendo melodiosa, suave, apaixonada e de timbre mais puro e fresco que se pode imaginar. Depois, lembrando o leitor que Isaura escrava, acrescenta na descrio de sua voz um tom velado e melanclico de uma cantiga que parece sufocar uma alma solitria e sofredora:

61

GUIMARES, Bernardo. p. 11.

41
Desdo bero respirando Os ares da escravido, Como semente lanada Em terra de maldio, A vida passo chorando Minha triste condio.

Os meus braos esto presos, A ningum posso abraar, Nem meus lbios, nem meus olhos No podem de amor falar; Deu-me Deus um corao Somente para penar.62

A descrio fsica de Isaura foge aos padres estticos que se pressupe a uma escrava.
A tez como o marfim do teclado, alva que no deslumbra, embaada por uma nuana delicada, que no sabereis dizer se leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada. O colo donoso e do mais puro lavor sustenta com graa inefvel o busto maravilhoso. Os cabelos soltos e fortemente ondulados se despenham caracolando pelos ombros em espessos e luzidos rolos, e como franjas negras escondiam quase completamente o dorso da cadeira, a que se achava recostada. 63

Ao dizer que o vestido de Isaura parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vnus nascendo da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas 64, o narrador compara a imagem da herona a Vnus65, a deusa grega da Beleza,

62 63 64 65

Id. ibid. pp. 12-13. Id. ibid. p.13 Id. ibid. p.14 Segundo a mitologia, deusa do Amor e da Beleza, que nasceu da espuma formada sobre o mar pelo smen do Cu. Na Antigidade, a deusa Vnus era a personificao da natureza e o princpio passivo da gerao, agindo sob diversas manifestaes (Ceres, Juno, Diana, Isis...). Pensavam tambm que ela era a causa que produz e desenvolve as sementes de todas as coisas na umidade... a natureza, me das coisas ou criadora. Smbolo da feminilidade e da seduo, para os alquimistas, a deusa da volpia que atrai a alma no corpo pela perspectiva de uma existncia langorosa, sensual e indolente...ensina a amar a vida por si mesma, aumentando seus encantos, esquivando-se aos que a vida tem de rude. (Dicionrio dos Smbolos, 1993).

42 acentuando a formosura e perfeio das formas de Isaura. Ao mesmo tempo, as associaes espuma do mar e a anjos surgindo dentre brumas vaporosas acentuam a idia de alvura, brancura que inerente ou se irradia do corpo de Isaura.66 Os encantos da gentil cantora eram ainda realados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinria azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada... Uma pequena cruz de azeviche presa ao pescoo por uma fita preta constitua o seu nico ornamento.67 Porm, voltando a lembrar o leitor que Isaura uma escrava, o narrador descreve-a usando vestido de chita ordinrio e uma pequena cruz de azeviche presa ao pescoo por uma fita preta. Observa-se uma ntida marca da religio oficial do perodo monrquico, o catolicismo, o qual fazia parte tambm do poder estatal. Isaura escrava, porm branca e catlica, assimilou a cultura branca, branqueou-se. O canto de Isaura um canto de profundo recolhimento. O autor compara sua voz ao canto de uma sereia e caso no seja, ao de um anjo. Ainda no incio da obra, no captulo I, Malvina68 diz que Isaura deve ter-se apaixonado por algum: Vamos l, confessa; tens um amante, e por isso que lamentas no teres nascido livre para poder amar aquele que te agradou, e a quem caste em graa, no assim?... Perdoe-me, Sinh Malvina; - replicou a escrava com um cndido sorriso. Est muito enganada; estou to longe de pensar nisso! ...e s mui linda e bem prendada para te inclinares a um escravo, s se fosse um escravo, como tu s, o que duvido que haja no mundo.69

66

Sntese de todas as cores, o branco a luz e os antigos a fizeram a cor da divindade: os egpcios embrulhavam os defuntos num lenol branco para mostrar que a morte libera a alma pura de seu envlucro carnal perecvel. Participam do simbolismo do branco e emblemas de pureza, virtude e castidade: o vestido branco das que vo fazer a primeira eucaristia e da noiva, o buqu de flor de laranjeira, de lis, da pomba, o linho, o marfim, o diamante, a neve...(Dicionrio dos Smbolos, 1993). Id. ibid. p. 14. Esposa de Lencio. Mulher linda, encantadora, vaidosa e cheia de bondade em seu corao. Porm, movida pelo cime do marido, volta-se contra Isaura. Id. ibid. p. 15.

67 68

69

43 Esse fato ocorre em virtude de Isaura estar pensativa e melanclica. Isaura diz que no, porm Malvina a rebate e diz que natural se apaixonar, mas no por um escravo, s se for um escravo prendado como ela. Percebe-se nessa introduo que o modelo de escravo (negro, cabelo pixainho, sem a instruo do branco) no condiz com a descrio da nossa herona. Isaura recebeu aquilo em que consistia a educao feminina da poca, dirigida a casa e aos sales, e destinada s moas de famlias ricas: aprendizado da leitura e da escrita; trabalhos de agulha; fundamentos religiosos; aprendizado de msica e de lnguas estrangeiras, noes de arte, como o desenho. Posto que criada na sala, e empregada quase sempre em trabalhos delicados, todavia ela era hbil em todos os gneros de servio domstico: sabia fiar, tecer, lavar, engomar, e cozinhar to bem ou melhor do que qualquer outra.70 No captulo II, para explicar a origem de Isaura, o narrador descreve que a protagonista era filha de uma linda mulata, que fora por muito tempo a mucama favorita e a criada fiel da esposa do comendador.71 Uma referncia sensualidade e a lascividade da mulata. Ela no apenas uma mulata, ela uma linda mulata. A mulata que ir dar luz Isaura, luta no incio aos caprichos do comendador Almeida, esposo de Malvina, e proprietrio das terras, da fazenda e dos escravos. A mulata foge aos caprichos lascivos, alm de ser descrita, mais uma vez, como linda mulata. O pai de Isaura tambm foge do padro de feitor, aquele que tortura, maltrata os escravos. Sua descrio totalmente amenizada pelo autor: O feitor porm, que era um bom portugus ainda no vigor dos anos, e que no tinha as entranhas to empedernidas como o seu patro, seduzido pelos encantos da mulata, em vez de trabalho e surras, s lhe dava carcias e

70 71

Id. ibid. p. 46. Id. Ibid. P. 19.

44 presentes, de maneira que da a algum tempo a mulata deu luz da vida a gentil escravinha, ...72 Observa-se que os pais biolgicos73 de Isaura divergem das mulatas e dos feitores da poca, para no dizer dos demais personagens mulatos e feitores da obra. Em tese, so bons como a filha. Isaura, porm, herdara do pai que fora expulso da fazenda, os traos finos e delicados, e no os traos da me, mulata. A submisso feminina da mulher branca, assim como a submisso da mulher mulata, esta por sua condio muitas vezes de escrava, e em outros casos como alforriada, esto presentes na obra. A esposa do comendador Almeida, quando viva, tendo condies para alforriar Isaura, no o fez, esperou a iniciativa de seu esposo, pois dizia ter Isaura como uma filha que no teve em seu casamento. O comendador, por sua vez, no gostava do capricho que sua esposa tinha para com a escrava Isaura: Est a se esmerando em criar uma formidvel tafulona, que l pelo tempo adiante h de lhe dar gua pela barba.74 S depois do casamento que Lencio comea a observar com ateno a beleza de Isaura: S depois de casado Lencio, que antes disso poucas e breves estadas fizera na casa paterna, comeou a prestar ateno extrema beleza e s graas incomparveis de Isaura.75 Para manter os dispositivos morais, que embora incapazes de vencer sua vontade pessoal, eram necessrios ordem social vigente, alm de serem necessrios reputao de chefe de famlia, o senhor branco soube recorrer ao argumento da irresistibilidade e amoralidade

72 73

Id. ibid. p. 19. A persistncia do branco em sua procura de mulher fora de seu grupo tnico para intercurso sexual, embora se processando fora da unio matrimonial, ocorria sombra da vida conjugal e, alm dos aspectos moral e legal, j assinalados atrs, afetava tambm aspectos econmicos da organizao ento vigente. A massa de populao hbrida, produzida por esses intercursos, crescia numericamente, sem alcanar correspondente condio qualitativa para atender s exigncias da produo, vindo a constituir assim uma constante ameaa ordem estabelecida.SAFFIOTI, Heleieth I. B. A Mulher na sociedade de Classes: Mito e Realidade. So Paulo, Quatro Artes, 1969. p. 174. Id. ibid. p.20

74

45 da mulher de cor, principalmente a mulata, como elementos eficazes a justificar os impulsos extraconjugais masculinos, sem maiores problemas morais por parte do conquistador. Conhecido dito popular afirma: 76 branca para casar, mulata para f..., negra para trabalhar. Casouse com Malvina, esteretipo da mulher branca; Isaura mesmo sendo de cor branca, exala o cheiro da mulata, de forma mais suave do que nas obras naturalistas, o puro desejo; e as demais negras da fazenda como tia Joaquina que servem para o trabalho, somente como fora de labuta. Alm disso, a voz de Lencio confirma que se casara com Malvina no por amor, mas por especulao: ... sentira apenas por ela essa paixo, que se leva no gozo dos prazeres sexuais, e com eles se extingue.77 Lencio que dono de Isaura far tudo para t-la, mesmo que para isso empregue a violncia. o desejo, a volpia falando mais alto. Percebe-se o encanto, a seduo que a mulata provoca no branco.Isto porque a mulata reunia peculiaridades fsicas da branca e da negra, constituindo-se num tipo de beleza prpria. Observa-se que Lencio conversa com seu cunhado Henrique, sobre Isaura, exaltando-lhe a beleza, transparecendo certo cinismo e lascivas interiores. Henrique, por sua vez, fica rubro, pois sendo uma personagem digna e de nobre alma 78 no v a escrava da mesma maneira que seu cunhado. Para ele, Henrique, Isaura por ser branca, no o seduz. Para Lencio, sim, pois a personagem que representa o poder escravocrata. Lencio encarna o amordesejo.

75 76 77 78

Id. ibid. p. 22 In: FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. p.104 GUIMARES, Bernardo. p.22 Id. ibid. p.22

46 Outra descrio da beleza mpar de Isaura, que destoa do padro da mulata, ocorre quando Lencio e Henrique chegam s oito horas da manh para tomar caf e encontram Isaura bordando. Lencio diz a Henrique: Ento, que te parece? Segredava Lencio a seu cunhado. Uma escrava desta ordem no um tesouro inaprecivel? Quem no diria, que uma andaluza da Cdis, ou uma Napolitana?....79 Isaura comparada, pelo seu porte e beleza, a uma gua da raa Andaluzia. Henrique, nesta mesma passagem, diz que Isaura coisa melhor, respondendo que uma perfeita brasileira (observa-se um paradoxo na anlise: se ela, Isaura, branca como o teclado de marfim do piano, descrio do incio da obra, como pode ser a perfeita brasileira, lembrando que a brasileira seria mulata?). Lencio vai resolver esse impasse dizendo o contrrio, que ela superior brasileira, fazendo uma aluso mulher da Europa, subjetivamente. Lembrando que no Brasil, naquela poca, havia muitos brasileiros, esses sim, eram os brasileiros, era o pensamento da poca. Isaura, em algumas cenas, comparada a utenslios e jias: Isaura como um traste de luxo, que deve estar sempre exposto no salo. Querias que eu mandasse para a cozinha os meus espelhos de Veneza?.... 80 Eu morreria de dor, se me visse forado a largar mo da jia inestimvel, que o cu parece ter me destinado....81 Em outra, como descrita no pargrafo anterior, comparada a um animal (uma gua): Quem no diria, que uma andaluza da Cdis, ou uma Napolitana?. Henrique, por vezes, faz esquecer que Isaura uma escrava, pois ela branca. Ao mesmo tempo em que fica extasiado diante dela, por razo de sua beleza, logo se lembra que faz papel ridculo, pois se trata de uma escrava.

79 80 81

Id. ibid. p.23. Id. ibid. p.24. Id. ibid. p.59.

47 Porm, Henrique como se estivesse enfeitiado, volta a cortejar a escrava: -No; ainda no vi nenhuma que te iguale, Isaura, eu te juro. Olha, Isaura; ningum mais do que eu est nas circunstncias de conseguir a tua liberdade... Alm da liberdade ters tudo o que desejares... 82 Isaura, com toda a sua beleza, fica horrorizada com tudo que Henrique lhe prope: - Meu Deus! exclamou Isaura com um ligeiro tom de mofa;...83. Observa-se nessas duas passagens, que Isaura por ter a pele branca, clara, comparada a uma dama da corte por Henrique, que promete os cus, em troca de seu amor. Se fosse verdadeiramente mulata, isso no aconteceria, muito menos se fosse negra. A voz de Henrique, pedindo-lhe um beijo, Isaura!... Por piedade84 a prova que Isaura foge completamente dos padres estticos da escrava negra e da escrava mulata85, no que diz respeito pele, e tambm no que diz respeito aos servios domsticos e aos prazeres sexuais. Tanto Lencio quanto Henrique disputam Isaura. Ela se v como uma presa a ser devorada por dois tigres.86 No captulo IV, Isaura como uma pedra preciosa, todos que a vem a desejam. Lencio percebe e a ameaa: verei forado a desterrar-te desta casa, e a esconder-te em algum canto, onde no sejas to vista e cobiada....87 Isaura nica, e a voz narrativa de Len-

82 83 84 85

Id. ibid. p.26. Id. ibid. p.26. Id. ibid. p. 26. Id. ibid. p. 26. Alm de clara, Isaura de uma retido moral inabalvel, mesmo quando enfrenta a tentao nas promessas mais irresistveis com que lhe acenam, ou quando se defronta com ameaas terrveis. O assdio que lhe faz Henrique, jovem cunhado de seu amo Lencio ilustra bem as propostas tentadoras: Alm da liberdade ters tudo o que desejares, sedas, jias, carros, escravos para te servirem, e achars em mim um amante extremoso, que sempre te h de querer, e nunca te trocar por quanta moa por esse mundo, por bonita e rica que seja, porque tu s vales mais que todas elas juntas. Id. ibid. p. 28. Id. ibid. p.29

86 87

48 cio demonstra sua preocupao em esconder o seu bem mais precioso dos demais olhos de cobia. O individualismo, uma das caractersticas do movimento romntico tpico dos heris, os quais resistiam com dignidade a todos os percalos da vida, est tambm presente na obra. Essa caracterstica vem somar com o idealismo da personagem Isaura, a escrava branca, criada pelo autor e muito bem recebida pela sociedade brasileira do sculo XIX. Isaura lembrava da sorte de sua infeliz me, a qual os escravos velhos da casa haviam contado e do futuro terrvel que carregara.88 Isaura, ento, preferia ... antes morrer como sua me, vtima das mais cruis sevcias, do que ir por suas mos lanar uma nuvem sinistra no cu at ali to sereno e bonanoso de sua querida senhora.89 Ao mesmo tempo em que a herona prefere morrer a contar Malvina das ameaas que sofre por parte de Lencio; outra caracterstica romntica est presente, a melancolia. A tristeza de Isaura, as tentaes de Lencio que no a deixam em paz.90 No captulo V, ao lado da bela Isaura, branca, bonita, herona, o autor Bernardo Guimares criou o tpico representante da Idade Mdia91, o qual simbolizava as mais baixas vis criaturas, o monstro 92. Esse monstro o deformado Belchior, jardineiro da fazenda de Lencio. Isaura tambm, como branca, preconceituosa. Sua marca est na sua voz narrativa ao se deparar com Belchior: Valha-me Deus! pensou Isaura ao dar com os olhos no jardineiro. Que sorte a minha! Ainda mais este!... este ao menos de todos o mais suportvel; os

88 89 90 91

Id. ibid. p.30 Id. ibid. p.30 Id. ibid. p.30 Assim como na obra Notre-Dame de Paris (Nossa Senhora de Paris) conhecida como o Corcunda de NotreDame, de Victor Hugo, um colosso disforme, vesgo e surdo, Quasmodo, representado como uma encarnao da arquitetura gtica, a alma da Catedral, o qual se apaixona pela graciosa e infeliz Esmeralda, perseguida pela ambio do dicono Frollo. GUIMARES, Bernardo. p.31

92

49 outros me amofinam, e atormentam: este s vezes me faz rir.93 Pode-se notar que ao branquear, Isaura assume valores da sociedade branca e escravocrata do sculo XIX, no aceitando aquele que no fosse branco e perfeito. Victor Hugo, em Notre-Dame de Paris onde o homem disforme se apaixona pela herona branca e boa; Lepreince de Baumont, em A Bela e a Fera, mostra a moa bonita e boa, tambm, apaixona-se por uma fera, Bernardo Guimares tambm far com que Belchior, o disforme, apaixone-se pela bela Isaura.94 As trs obras apresentam relaes dialgicas quando o tema o homem disforme que se apaixona por mulher venturosa. H uma relao lgica de identidade. Os homens disformes, a priori, no estariam dentro dos padres estticos aceitos pela sociedade. Porm, ao contrrio das obras mencionadas, Isaura ir desprez-lo. No captulo VI, Isaura por ser branca, bonita, dotada de encantos fsicos e por aguar a gula sensual de Lencio, dispensada por Malvina dos trabalhos como mucama95. Mucama era a escrava negra, moa e de estimao que era escolhida para ajudar nos servios caseiros ou para acompanhar as pessoas da famlia. Isaura no era negra, mas escrava, porm era dotada de uma variedade de habilitaes, as quais seriam desperdiadas se a mantivessem como mucama. O valor para libertar Isaura alto, significando que Isaura o mais puro prazer de Lencio.96 Mesmo sendo alto o valor para libertar Isaura, isso no significa que ela tenha os mesmos valores da mulher branca daquela poca. Roger Bastide explica que evitava-se o

93 94 95 96

Id. ibid. p.31 Id. ibid. p.32 Id. ibid. p. 37 Id. ibid. p.38

50 reconhecimento formal da igualdade social entre o branco e o negro ou o mulato.97 Desta forma, preservou-se o status do branco. O fato de Isaura reclamar ao pai que dois (Henrique e Lencio), num s dia, ofereceram-lhe a liberdade, mas a que preo98, vem reforar a tese de que a mulata reunia peculiaridades fsicas da branca e da negra, constituindo-se num determinado tipo de beleza sui generis: a de mulher branca, com o acrscimo dessa pontinha de fogo, dessa lascvia atraente que lhe d o sangue negro, segundo consta.99 Com isso, passou a ser exaltada pela sua beleza e, ao mesmo tempo, ser cobiada por seus atrativos sexuais, os quais tanto a comprometiam. Viu-se presa aos assdios, s promessas e aos mimos, como roupas, enfeites, entre outros. O pai de Isaura tambm difere dos feitores e dos homens comuns da poca. Embora se trajasse pobremente, porm com alinho e limpeza, tinha trato e linguagem de homem polido. Senhor Miguel, como era conhecido, era filho de uma nobre e honrada famlia de miguelistas, que havia emigrado para o Brasil.100 No captulo VII, contrapondo-se beleza, simpatia e bondade de Isaura est Rosa. Esta difere daquela por ser negra.
Esbelta e flexvel de corpo, tinha o rostinho mimoso, lbios um tanto grossos, mas bem modelados, voluptuosos, midos e vermelhos como boninas, que acabam de desabrochar em manh de abril. Os olhos negros no eram muito grandes, mas tinham uma viveza e travessura encantadora. Os cabelos negros e anelados podiam estar bem na cabea da mais branca fidalga de alm-mar. Ela, porm, os trazia curtos e mui frisados maneira dos homens. Isto longe de tirar-lhe a graa, dava sua fisionomia zombeteira e espevitada um chiste original e encantador. Se no fossem os brinquinhos de ouro...tom-la-eis por um rapazote maroto e petulante.101

Enquanto Isaura praticamente branca, Rosa descrita como mulata quase branca. Enquanto a boca de Isaura pequena, a de Rosa tem lbios um tanto grossos, que lhe defi-

97 98 99

BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em So Paulo. p.86 GUIMARES, Bernardo. p.41 BASTIDE, Roger e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em So Paulo. p. 205 Id. ibid. p. 39 Id. ibid. p.43

100 101

51 nem melhor as caractersticas raciais (os mulatos e os negros apresentam lbios mais grossos que os lbios dos brancos); e enquanto Isaura tem cabelos longos, Rosa os tem curtos. A diferena maior o aspecto de voluptuosidade que se d figura de Rosa em contraposio idia de angelitude e pureza da personagem Isaura. Em contrapartida, Isaura uma figura mais feminina, enquanto Rosa descrita com a aparncia de um rapazote. Por ser negra102, morar na senzala e realizar trabalhos pesados, Rosa nutre um sentimento de inveja em relao Isaura. Isto ocorre porque Isaura, sendo escrava como Rosa, no habitava a senzala sequer trabalhava com as demais escravas. Suas atividades estavam restritas, num primeiro momento, casa grande, servindo de companhia sinh Malvina, tocando piano nas festas, cosendo com sua sinh, entre outras tantas atividades restritas, em tese, s mulheres brancas. Por habitar a casa grande, Isaura sofre da inveja e da lngua felina de Rosa ao fazer aluso de que aquela, morando sozinha com Lencio Malvina havia ido morar com seu pai estaria satisfazendo sexualmente seu senhor, fato este habitual para Rosa, que outrora servira ao senhor Lencio: - Agora fica fazendo s vezes de Sinh Malvina, acudiu Rosa com seu sorriso maligno e zombateiro.103 O sentimento negativo que move a ira de Malvina contra Isaura se d pelo cime do marido, ou seja, Malvina sente que Lencio nutre um louco amor por Isaura; Rosa por sua vez movida pela inveja de Isaura, que tem privilgios que ela no tem. Desta forma, as duas apresentam sentimentos inferiores, que jamais so apresentados como componentes do carter superior da herona.

102

V-se atravs dos velhos anncios de 1825, 1830, 35, 40, 50, a definida preferncia pelos negros e negras altas e de formas atraentes bonitas de cara e de corpo e com todos os dentes da frente. O que mostra ter havido seleo eugnica e esttica de pajens, mucamas e molecas para o servio domstico. (Casa Grande & Senzala. Gilberto Freire. p.396). Id. ibid. p.44.

103

52 Bernardo Guimares aproveita, quando da passagem de Isaura no salo das escravas, para discorrer sobre mulatas e seus decotes, no se preocupando em branquear as mulheres que descreve, pois no necessita exaltar qualidades morais capazes de realar as injustias do cativeiro. Alm de Rosa, j descrita anteriormente como sendo faceira e gentil, corpo esbelto e flexvel, est Juliana: bonita e sacudida, mas inda mais bonita e mais bem feita que Rosa. A escrava tia Joaquina, em algumas passagens, citada como velha crioula: ... bradou com voz severa a velha crioula; ...continuou a crioula velha; ...murmurou enfadada a velha crioula.104 Tia Joaquina, por sua vez, refere-se Isaura como sendo pomba sem fel; bonita e civilizada como qualquer moa branca.105 Por essas passagens em que grande o interesse pelo fsico e total desinteresse pela sorte das mulatas, niveladas em seus destinos de escravas com as negras e crioulas, o autor Bernardo Guimares deixa bem claro que, menos que a situao humana de Isaura, sua beleza de mulher branca, premiada por uma educao prpria de grande dama, com mestres de msica, de dana, de italiano, de francs, de desenho...106 que lhe tornava injusto o cativeiro. A natureza suave, passiva e fiel do escravo est tambm presente.
Isaura procurava ser humilde como qualquer outra escrava, porque a despeito de sua rara beleza e dos dotes de seu esprito, os fumos da vaidade no lhe intumesciam o corao, nem turvavam-lhe a luz de seu natural bom senso. No obstante porm toda essa modstia e humildade transluzia-lhe, mesmo a despeito dela, no olhar, na linguagem e nas maneiras, certa dignidade e orgulho nativo, proveniente talvez da conscincia de sua superioridade, e ela sem o querer sobressaa entre outras, bela e donosa, pela correo e nobreza dos traos fisionmicos e por certa distino nos gestos e ademanes. Ningum diria, que era uma escrava, que trabalhava entre as companheiras,....107 - Isaura, - disse Lencio, continuando o dilogo... fica sabendo que agora a tua sorte est inteiramente entre as minhas mos.

104 105 106 107

Id. ibid. pp. 44, 45. Id. ibid. p. 45. Id. ibid. p. 45. Id. ibid. p.46.

53
- Sempre esteve, senhor, - respondeu humildemente Isaura. 108

A existncia do esteretipo do Escravo Fiel do Escravo Desprezvel na realidade no questiona a instituio da escravatura em si. Grande parte da literatura desse tipo somente apareceu como resultado da influncia do livro de Beecher Stowe, A Cabana do Pai Toms, traduzido para o portugus e publicado duas vezes nos anos 50 do sculo XIX. Guimares faz questo de destacar, alm da passividade de Isaura, as suas excepcionais qualidades quando permite que a herona freqente a alta sociedade de Recife. No obstante, como uma moa que recebeu uma educao esmerada, Isaura apresentar, em alguns momentos, conscincia da sua condio de branca, e o martrio que ser alva e bela: Meu Deus! Meu Deus!... j que tive a desgraa de nascer cativa, no era melhor que tivesse nascido bruta e disforme, como a mais vil das negras, do que ter recebido do cu estes dotes, que s servem para mais amargurar-me a existncia?.109 lvaro tambm questionara o fato de Isaura ter nascido branca, ter recebido uma esmerada formao e, mesmo com esse diferencial, permanecer cativa: ... que retm no mais infamante cativeiro uma criatura cheia de virtudes, prendas e beleza....110 Por ser branca, Isaura assimila sua condio preconceituosa ao repelir Andr, escravo e pajem, que ao abord-la para conversar sobre seus sentimentos para com ela, tenta abra-la: E dizendo isto o maroto do pajem, avizinhando-se de Isaura, foi-lhe lanando desembaraadamente o brao em torno do colo, como quem queria falar-lhe em segredo, ou talvez furtar-lhe um beijo. Alto l! exclamou Isaura repelindo-o com enfado.111

108 109 110 111

Id. ibid. p.58. Id. ibid. p.49. Id. ibid. p.122. Id. ibid. p.50.

54 Porm, ao contrapor Isaura s outras escravas de condio inferior, Andr evidencia a incorporao dos valores dos brancos e o preconceito do negro contra o prprio negro: No, no Isaura; Deus me livre de te ofender; pelo contrrio di-me deveras dentro do corao ver aqui misturada com esta corja de negras beiudas e catinguentas uma rapariga como tu, que merece pisar em tapetes e deitar em colches de damasco.112 Alm de Andr, Isaura tambm ir rejeitar Belchior no por ser negro, mas por ser disforme. Tenham-me debaixo do mais rigoroso cativeiro, ponham-me na roa de enxada na mo, descala e vestida de algodo, castiguem-me, tratem-me enfim como a mais vil das escravas, mas por caridade poupem-me este ignominioso sacrifcio!.... 113 Est se referindo a sua unio com Belchior.
Eu sou linda, dizem; fui educada como uma rica herdeira; inspiraram-me uma alta estima de mim mesma com o sentimento do pudor e da dignidade da mulher; sou uma escrava, que faz muita moa formosa morder-se de inveja; tenho dotes incomparveis do corpo e do esprito; e tudo isto para que, meu Deus!?... para ser dado de mimo a um msero idiota!... Pode-se dar mais cruel e pungente escrnio!?... .114

No captulo VIII, a seduo que a escrava Isaura desperta em Lencio, prova da lascividade que a escrava mulata despertava em seus senhores. O violento e cego amor, que Isaura lhe havia inspirado, o incitava, a saltar por cima de todos os obstculos, a arrostar todas as leis do decoro e da honestidade, a esmagar sem piedade o corao de sua meiga e carinhosa esposa, para obter a satisfao de seus frenticos desejos.115 Roger Bastide e Florestan Fernandes116 explicam que dois seriam os motivos, a priori, que favoreciam a procura do prazer sexual fora dos laos familiares legais. Um deles

112 113 114 115 116

Id. ibid. p. 49. Id. ibid. p.133. Id. ibid. Id. ibid. p.52. BASTIDE, Roger & FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em So Paulo. p.87.

55 seria a escassez de mulheres brancas e a outra, a proibio de se buscar a satisfao sexual dentro da constelao perifrica da famlia grande. Sobravam, ento, as escravas. A insistncia de Lencio nas investidas contra Isaura, mesmo contra a vontade dessa, faz com que sua mulher Malvina passe a olhar a bela escrava com olhos de censura.
... a prpria Malvina, depois da cena escandalosa em que colhera seu marido, dirigindo a Isaura palavras enternecidas, comeou a olh-la com certa desconfiana e afastamento, terrvel efeito do cime, que torna injustas e rancorosas as almas ainda as mais cndidas e benevolentes. A senhora, com o correr dos dias, tornava-se cada vez menos tratvel e benigna para com a escrava, que antes havia tratado com carinho e intimidade quase fraternal.117

O adultrio era moralmente condenado, porm o adultrio do branco com uma escava, fosse ela negra ou mulata, no era condenado, pelo contrrio, a persistncia do homem branco na procura de mulher fora de seu grupo tnico, para suas aventuras sexuais, ocorridas fora da unio matrimonial, aconteciam sombra da vida conjugal. Uma prova que Isaura no se encaixa nesse esteretipo, de mulher para aventuras sexuais fora do matrimnio, se processa no dilogo de Lencio com a herona:
- Escuta, Isaura; s muito criana, e no sabes dar s coisas o devido peso. Um dia, e talvez j tarde, te arrependers de ter rejeitado o meu amor. - Nunca! exclamou Isaura. Eu cometeria uma traio infame para com minha senhora, se desse ouvidos s palavras amorosas de meu senhor .118

Ao mesmo tempo em que Lencio trata Isaura como branca, de forma delicada, cortes, lembra-se que a mesma no passa de uma escrava: Lembra-te, escrava ingrata e rebelde, que em corpo e alma me pertences, a mim s e a mais ningum.119 Uma passagem na qual se percebe que a escravido deve existir, mas somente para os negros, que so feios, disformes e no para Isaura, que linda, perfeita, decorre da con-

117 118 119

GUIMARES, Bernardo. p.56. Id. ibid. pp.58-59. Id. ibid. p.60.

56 versa entre Miguel e sua filha, Isaura: Livre s tu, porque Deus no podia formar um ente to perfeito para vot-lo escravido.120 Pode-se perceber que a voz narrativa de Miguel bem clara, ou seja, caso sua filha fosse um ente no perfeito, negra, estaria condenada escravido, como ela o oposto, branca, linda, prendada, Deus no a fez para o crcere. No captulo IX, ao associar a figura de Isaura imagem da Madona121, o narrador faz entrever uma viso da mulher que prpria do Romantismo, que a mulher idealizada. Associada s idias e ideais de pureza, castidade e fidelidade, sua imagem, dessa forma, se presta a ser veculo das concepes religiosas da poca, ou seja, o amor santo e a mulher amada por ele se santifica. No captulo X, a obra trata da questo diviso de classes. Segundo Roger Bastide122,os princpios nos quais se estabeleciam o grau de nobreza do indivduo pressupunham um duplo reconhecimento: de que ele se achava livre da suspeita de condio mecnica (princpio estamental) e de que ele possua sangue limpo, estando por conseguinte isento de toda raa de mcula de Judeu, ou outra qualquer mcula (princpio de integridade social da camada dominante). A fuga de Isaura e de seu pai Miguel para o Recife, e a presena deles nos saraus da sociedade recifense, uma forma de mostrar, mais uma vez, que Isaura to branca como qualquer outra moa da corte do Rio de Janeiro ou da prpria sociedade de Recife, fazendo com que possa freqentar sem ser notada pela diferena de sua cor, mas sim por ser a mais bela da sociedade.

120 121 122

Id. ibid. p.59. Id. ibid. p. 62. BASTIDE, Roger & FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em So Paulo. p. 84.

57 A descrio do prdio onde a mais prestigiada sociedade do Recife freqentava e os comentrios sobre a bela Isaura, proferidos por lvaro a seu amigo Geraldo, prova de que Isaura, tanto pelos seus dotes fsicos branca e bela - como pelos seus dotes culturais, integrou-se ao ambiente desconhecido. um lindo prdio onde uma sociedade escolhida costuma dar brilhantes saraus. Alguns estudantes dos mais ricos e elegantes, tambm costumam descer da velha Olinda em noites determinadas, para ali virem se espanejar entre os esplendores e harmonias, entre as sedas e perfumes do salo do baile....
Mas creia-me, Dr. Geraldo, ela a criatura mais nobre e encantadora que tenho conhecido. No mulher; uma fada, um anjo, uma deusa!....123 Eu a julgaria antes uma princesa destronizada, se no soubesse que um anjo cado do cu. 124

Mais uma vez, Isaura comparada a uma fada, a um anjo, a uma deusa, a uma rainha sem trono. Isaura, desta forma, a representao, o smbolo da perfeio, aquela que se torna inatingvel, inacessvel. Tpica representante da escola romntica. O oposto da personagem Bertoleza, de O Cortio. Lencio, Henrique, lvaro e os convivas do baile no Recife, todos se entusiasmam com a beleza de Isaura. O que varia apenas a forma assumida por esse entusiasmo: quando a herona tida por branca, a admirao toda respeito, porm torna-se declarada manifestao de sensualidade, quando Isaura colocada em sua condio de escrava. A personagem Isaura, quando da sua ida ao Recife, muda de nome, pois uma escrava foragida; passa a se chamar Elvira: a livre. A descrio que as pessoas do baile fazem de Elvira (Isaura) demonstra que a personagem de fato e de direito branca, bela e encantadora:
-... de uma beleza deslumbrante! - Que porte de rainha!... - Que olhos de andaluza!... - Que magnficos cabelos! - E o colo!...que colo!...no reparaste?...

123 124

GUIMARES, Bernardo. pp. 64-65. Id. ibid. p. 67

58
- E como se traja com to elegante simplicidade! Assim murmuravam entre si os trs cavalheiros como impressionados por uma apario celeste.125

O personagem lvaro, pode-se dizer, o tpico e nico representante abolicionista. Segundo a voz narrativa do autor, lvaro tinha dio a todos os privilgios e distines sociais, e intil dizer que era liberal, republicano e quase socialista. Com tais idias, lvaro no podia deixar de ser abolicionista exaltado, e no o era s em palavras.126 A questo da abolio vista na presente obra de um ngulo muito particular, empobrecendo a discusso e o alcance das idias apresentadas no romance. A voz narrativa de lvaro, entretanto, faz meno a dois comentrios sobre o problema da escravido, ainda que de forma superficial, sem se aprofundar na questo:
- Infame e cruel direito esse, meu caro Geraldo. j um escrnio dar-se o nome de direito a uma instituio brbara, contra a qual protestam altamente a civilizao, a moral e a religio.127 Deplorvel contingncia, a que somos arrastados em conseqncia de uma instituio absurda e desumana.128

O narrador revela-se igualmente antiescravocrata e revoltado contra as injustias da lei e das injunes sociais que permitem a opresso do mais forte sobre o mais fraco (no caso, o escravo). A forma verbal somos refora a idia de participao do eu do narrador. O amor entre lvaro e Isaura tipicamente romntico, pois aproxima, pelo corao, pessoas que esto em lugares totalmente opostos na escala social. Ele branco, rico e detm o poder econmico e poltico; ela escrava fugida. O fato de lvaro no se importar sobre a procedncia de Elvira (Isaura), vem corroborar com a tese que Elvira (Isaura) branca.
Quanto origem e procedncia de Elvira, era coisa de que nem de leve se preocupava, e nunca se lembrou de indagar. A distino de classes repugnava a seus princpios e sentimentos filantrpicos. Fosse ela uma princesa que o destino obrigava a andar foragida, ou tivesse o bero na palhoa de algum pobre pescador, isso lhe era indiferente. 129

125 126 127 128 129

Id. ibid. p. 69. Id. ibid. p. 71 Id. ibid. p. 105. Id. ibid. p. 121. Id. ibid. p. 93.

59 Observa-se que em nenhum momento lvaro faz referncia Elvira como sendo escrava, morando na senzala; refere-se a ela como podendo ser uma princesa foragida ou filha de um pobre pescador. A descrio de Isaura, a qual consta no anncio sobre escravos foragidos, redigida pelo prprio Lencio, foge, mais uma vez, do esteretipo do escravo de cor negra:
Cor clara e tez delicada como de qualquer branca; olhos pretos e grandes da mesma cor, compridos e ligeiramente ondeados; boca pequena, rosada e bem-feita; dentes alvos e bem dispostos; nariz saliente e bem talhado; cintura delgada, talhe esbelto, e estatura regular; tem na face esquerda um pequeno sinal preto, e acima do seio direito um sinal de queimadura, mui semelhante a uma asa de borboleta. Traja-se com gosto e elegncia; canta e toca piano com perfeio.130

lvaro ir buscar no livro do Gnesis, do Antigo Testamento, para justificar o seu amor e a possvel unio com Elvira / Isaura, o exemplo do patriarca Abrao que amou a escrava Agar e abandonou Sara, sua mulher 131. A marca do preconceito aparece, de forma subjetiva, na voz narrativa de lvaro quando o mesmo se refere beleza como sendo privilgio somente dos no cativos:
cus! possvel que uma moa to linda seja uma escrava!.132 assombroso! quem diria, que debaixo daquela figura de anjo estaria oculta uma escrava fugida!133 Escrava! exclamou lvaro.... Pureza de anjo, formosura de fada, eis a realidade! Pode um homem ou a sociedade inteira contrariar as vistas do criador, e transformar em uma vil escrava o anjo que sobre a terra caiu das mos de Deus?.134

Mas quem ser esse bruto e desalmado fazendeiro, que conserva no cativeiro uma to linda criatura?. 135

Caso fosse feia e negra, no haveria problema em mant-la no cativeiro.


- E tambm quem nos diz, que no corpo da escrava no se acha assinalada uma alma de anjo?....136

130 131 132 133 134 135 136

Id. ibid. pp.91-92. Id. ibid. p. 106. Id. ibid. p. 92. Id. ibid. p. 93. Id. ibid. p. 107. Id. ibid. p. 101. Id. ibid. p. 93.

60 Aqui h uma meno quela mxima popular altamente preconceituosa que diz: Negro de alma branca; negro por fora, branco por dentro. A voz narrativa de lvaro em conversa com seu colega Geraldo, mostra que sendo abolicionista mantm Isaura escondida, em segurana, longe do perigoso Lencio. Porm, o fato de mant-la escondida ocorre porque Isaura uma escrava de cor branca, um anjo, como o prprio lvaro diz: Eu no dou couto, nem capeio a uma escrava; protejo um anjo, e amparo uma vtima inocente contra a sanha de um algoz.137 Por outro lado, a mesma voz narrativa se mostra s vezes paradoxal, quando diz quanto v e ridcula toda a distino, que provm do nascimento e da riqueza,...138 Outra passagem que demonstra que Isaura em nenhum momento foi vista por lvaro como sendo uma escrava: Escrava tu!... no o s, nunca o foste, e nunca o sers. Pode acaso a tirania de um homem ou da sociedade inteira transformar em um ente vil, e votar escravido aquela que das mos de Deus saiu um anjo digno do respeito e adorao de todos?139 Depois de ser entregue ao seu verdadeiro dono, Lencio, e preparar-se para a hedionda farsa do casamento arranjado com o jardineiro Belchior140, Isaura consegue ser libertada graas a lvaro, o qual comprara todos os ttulos de dvida de Lencio, passava a ser a partir de ento, senhor de todos os ttulos e de todas as suas terras e escravos. Lencio suicidase.

137 138 139 140

Id. ibid. p. 114. Id. ibid. p. 103. Id. ibid. p. 117. Id. ibid. p. 137.

61 No final da obra, lvaro define o carter superior de Isaura: Levanta-te, mulher generosa e sublime!... a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mo de esposo!....141 Ainda que Isaura fosse branca, linda, prendada, a marca do preconceito se faz presente, mesmo no final da obra, como se o autor quisesse lembrar o leitor que tendo a herona todas as qualidades inerentes a ela, no deixava de ser uma escrava, uma mulata branca, de pai branco e me mulata.

4.2. O CORTIO

A fabulao tem como tema uma habitao coletiva fluminense, nos fins do sculo XIX. Construiu-a Joo Romo, portugus ambiciosamente inescrupuloso, s custas da explorao do prximo e do emprego de todos os ardis, desde a pequena diferena no metro e no peso at o furto declarado. Pouco a pouco, vai adquirindo terrenos volta de sua tasca e l erigindo pocilgas onde abriga e espolia a ral e os trabalhadores de sua pedreira, situada nos fundos do cortio. Assim, vo se sucedendo os dramas annimos daquele conglomerado de marginais: Rita Baiana, mulata faceira, Pombinha, menina inocente que se prostitui, Jernimo, portugus brioso que cede aos dengues da mulata Rita Baiana, Florinda, Leocdia entre outros. Enquanto isso, Joo Romo, ajudado pela negra Bertoleza, criada e amsia, enriquece. Mas a mudana de Miranda para o sobrado vizinho incita-o a sonhar com ascender socialmente. E tanto faz que acaba casando com Zulmira, filha do outro. Denunciada ao antigo dono, Bertoleza suicida-se, e o romance termina.

141

Id. ibid. p. 148.

62 O enredo tem incio com a descrio de Joo Romo que vir a ser uma das personagens centrais do romance:
Joo Romo foi, dos treze aos vinte e cinco anos, empregado de um vendeiro que enriqueceu entre as quatro paredes de uma suja e obscura taverna nos refolhos do bairro de Botafogo; e tanto economizou do pouco que ganhara nessa dzia de anos, que, ao retirar-se o patro para a terra, lhe deixou, em pagamento de ordenados vencidos, nem s a venda com o que estava dentro, como ainda um conto e quinhentos em dinheiro. Proprietrio estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se labutao ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delrio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privaes. Dormia sobre o balco da prpria venda, em cima de uma esteira, fazendo travesseiro de um saco de estopa cheio de palha.142

O dado mais importante desse passado miservel de Joo Romo o fato de ter economizado tanto do pouco que ganhou nos parcos anos, principiando-o no seu delrio e na sua ambio de enriquecer, s custas de muitas privaes. Bertoleza descrita logo no incio do captulo I:
Uma quitandeira, vizinha de Joo Romo, crioula trintona, escrava de um velho cego residente em Juiz de Fora e amigada com um portugus que tinha uma carroa de mo e fazia fretes na cidade. Bertoleza tambm trabalhava forte; a sua quitanda era a mais bem afreguesada do bairro. De manh vendia angu, e noite peixe frito e iscas de fgado; pagava de jornal a seu dono vinte mil-ris por ms, e, apesar disso, tinha de parte quase o necessrio para a alforria. Um dia, porm, o seu homem, depois de correr meia lgua, puxando uma carga superior s suas foras, caiu morto na rua, ao lado da carroa, estrompado como uma besta.143

Depois do acontecido, foi o pretexto para Joo Romo insinuar-se primeiro como confidente; mais tarde como o caixa, o procurador, o conselheiro e, por fim, amante da crioula, usando as economias dela para ampliar seus prprios negcios. A marca do preconceito racial em relao Bertoleza est na voz narrativa de Joo Romo: ... mostrou grande interesse por esta desgraa,....144 Alm do termo crioula, usado por Joo Romo. ... demnio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar....145

142 143 144 145

AZEVEDO, Alusio. O Cortio. p. 19. Id. ibid. p. 19. Id. ibid. p. 19. Id. ibid. p. 21.

63 Bertoleza representa degraus para a ascenso de Joo Romo. Ela vista como objeto de uso e explorao, o que servir para torn-lo cada vez mais rico e prestigiado. Por outro lado, Bertoleza evidencia o preconceito do negro contra o prprio negro, ao procurar uma raa superior para se aproximar logo aps a morte de seu companheiro: Bertoleza no queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raa superior sua.146 Observa-se que o narrador utiliza o termo raa superior sua, confirmando a tese de que realmente existia uma raa superior, no caso a europia. A esse respeito, Rousseau diz:
H trezentos ou quatrocentos anos que os habitantes da Europa inundam as outras partes de mundo, e publicam sem cessar novas narrativas de viagens ou relatrios, e estou persuadido de que s conhecemos homens europeus; ainda parece, diante dos ridculos preconceitos que no desapareceram mesmo entre os homens letrados, que cada qual, sob o nome pomposo de estudo do homem, faz apenas o dos homens do seu pas. Os particulares podem ir e vir, mas parece que a filosofia no viaja, de tal maneira a de cada povo pouco apropriada para outro. 147

Bertoleza passa a representar o papel de caixeiro, de criada e de amante.148 E a promessa de uma carta de alforria, feita por Joo Romo, ficar somente na promessa, pois o caixeiro falsificara a alforria de Bertoleza, tomando-lhe todo o dinheiro que guardar para alcanar a to sonhada liberdade. No captulo II, o narrador descreve Miranda como sendo, negociante portugus, estabelecido na Rua do Hospcio com uma loja de fazendas por atacado, e agora de mudana para os lados do cortio, porque a filha Zulmirinha crescia muito plida e precisava de lar-

146 147

Id. ibid. p. 20. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. p. 110. AZEVEDO, Alusio. O Cortio. p. 21.

148

64 gueza para enrijar e tomar corpo, casado com D. Estela149, se faz tambm preconceituosa em relao a Joo Romo e Bertoleza: ...um sujo, que no pusera nunca palet, e que vivia de cama e mesa com uma negra!.150 A criadagem da famlia de Miranda descrita com demritos: ... Isaura, mulata ainda moa, moleirona e tola, que gastava todo o vintenzinho que pilhava em comprar capil na venda de Joo Romo; uma negrinha virgem, chamada Leonor, muito ligeira e viva, lisa e seca como um moleque, conhecendo de orelha, sem lhe faltar um termo, a vasta tecnologia da obscenidade, e dizendo, sempre que os caixeiros ou os fregueses da taberna, s para mexer com ela, lhe davam atracaes....151 Observa-se nessa passagem que as criadas so uma mulata que no sabe ou no consegue guardar suas economias, e uma negra virgem que conhece todas as obscenidades s de ouvi-las. No caso da escrava Isaura152, no h aluso se a mesma ou no mais virgem, pois a mulata simboliza a sensualidade, a lascividade; j no caso da negra Leonor, o narrador faz questo de afirmar que se trata de uma negrinha virgem, deixando claro que brancas para casar, mulatas para f... e negras para trabalhar.153 No captulo III, por se tratar de uma obra naturalista, o narrador descreve o amanhecer no cortio, dando ao leitor um aspecto animalesco daquela habitao coletiva:
Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. ... uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. ... os homens, esses no se preocupavam em no molhar o plo, ao contrrio metiam a cabea bem debaixo da gua e esfregavam com fora

149

uma senhora pretensiosa e com fumaa de nobreza, levada da breca e que dera ao marido, nos treze anos de casada, toda sorte de desgostos. Une-os mtuo dio, porque Miranda pilhou-a em flagrante delito de adultrio, mas reteve-a junto a si por interesse. (O Cortio) Id. ibid. p. 32. Id. ibid. p. 35. GUIMARES, Bernardo. In: FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. p.104.

150 151 152 153

65
as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas da mo. As portas das latrinas no descansavam, era um abrir e fechar de cada instante, um entrar e sair sem trguas.154

A figura de linguagem responsvel por esta humanizao do cortio a prosopopia ou personificao. Enquanto Bertoleza, que negra, trabalha de manh at noite, Rita Baiana, que mulata, detentora da sensualidade e da lascividade, vive intensamente. No cortio, ao perguntarem do paradeiro da mulata, a voz narrativa da personagem Machona responde: A Rita Baiana? Sei c! Faz amanh oito dias que ela arribou! Leocdia, explicou que a mulata estava com certeza de pndega com o Firmo.155 No captulo V, o narrador diz que Jernimo156, portugus que aparece para trabalhar na pedreira de Joo Romo saiu da roa para no ser igualado aos negros: Para continuar a servir na roa tinha que sujeitar-se a emparelhar com os negros escravos e viver com eles no mesmo meio degradante, encurralado como uma besta, sem aspiraes, nem futuro, trabalhando eternamente para outro.157 Percebe-se o ntido preconceito j enraizado no trabalhador branco do campo que prefere a zona urbana a viver na zona rural, pois l (no campo) se sente como negro, escravo, sem aspiraes, sem futuro. No captulo VI Rita Baiana retorna ao cortio depois de um perodo de ausncia. recebida com um coro de saudaes, o verdadeiro prazer: No vinha em trajo de domingo; trazia casaquinho branco, uma saia que lhe deixava ver o p sem meia num chinelo de polimento com enfeites de marroquim de diversas cores. No seu farto cabelo, crespo e reluzente, puxado sobre a nuca, havia um molho de manjerico e um pedao de baunilha espetado por um gancho. E toda ela respirava o asseio das brasileiras e um odor sensual de trevos e plantas aromticas. Irrequieta,

154 155 156

AZEVEDO, Alusio. pp. 41-42. Id. ibid. pp. 47-48. Era um portugus de seus trinta e cinco anos a quarenta anos, alto, espadado, barbas speras, cabelos pretos e maltratados caindo-lhe sobre a testa, por debaixo de um chapu de feltro ordinrio; pescoo de touro e cara de Hrcules, na qual os olhos, todavia, humildes como os olhos de um boi de canga, exprimiam tranqila bondade. (O Cortio) Id. ibid. p. 60.

157

66
saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia para a direita e para a esquerda, pondo mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam a sua fisionomia com um realce fascinador.158

Alm de toda sua sensualidade, Rita Baiana demonstra tambm uma certa promiscuidade. A voz narrativa de Bruno confirma tal comportamento: - Paixes da Rita! Exclamou o Bruno com uma risada. Uma por ano! No contando as midas!.159 Alm disso, casamento para Rita Baiana o inferno.160 Enquanto Rita Baiana aclamada por todos do cortio, est modestamente arrumada, cheirosa, odor das plantas aromticas, Bertoleza o oposto: ... sempre suja e tisnada, sempre sem domingo nem dia santo, l estava ao fogo, mexendo as panelas e enchendo os pratos.161 Bertoleza, sendo negra e escrava, aparece estereotipada como resignada, passiva e feia, ao lado da individualidade e da beleza da mulata, Rita Baiana, interpretada como produto de sua positiva descendncia branca e no da negativa origem negra. No captulo VII, Rita Baiana descrita como volvel, de acordo com o esteretipo da mulata sensual, dotada de um comportamento impetuoso, modos fogosos, que tudo parece exp-la a corresponder, agindo assim, s expectativas sociais que a envolvem e condicionam seu modo de ser: Ele tinha paixa pela Rita, e ela, apesar de volvel como toda a mestia....162 Todos os gestos de Rita so referidos a efeitos sensoriais: sofreguido de gozo carnal, requebrado luxurioso, ofegante, prazer grosso que nem azeite, gemido pro-

158 159 160 161

Id. ibid. pp. 65-66. Id. ibid. p. 66. Id. ibid. p. 66. Id. ibid. p. 65.

67 longado, a carne lhe fervia toda. Alm disso, a descrio faz-se alternar de perodos longos e perodos curtos, de advrbios de tempo estrategicamente colocados como o depois, insinuando com muita preciso os movimentos lentos, ora vertiginosos da dana. To provocantes eles so, que produzem resultados devastadores em Jernimo: Naquela mulata estava o grande mistrio, a sntese das impresses que ele recebeu chegando aqui.163 Jernimo tambm a descreve com extrema sensualidade, feita de pecado: E viu Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braos nus, para danar... os meneios da mestia melhor se acentuavam, cheios de uma graa irresistvel, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraso, com muito de serpente e muito de mulher.
164

Rita; s ela, s aquele demnio, tinha o mgico segredo daqueles movimentos de cobra amaldioada; aqueles requebros que no podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante.165 A fixao da imagem negativa da mulata a qual serviu, desde o incio, para concretizar um lado menos elogioso, embora literariamente muito utilizvel na vida humana, o das aventuras pecaminosas, de conseqncias as mais diversas, pouco resistidas, mesmo pelos chefes de famlia tidos por virtuosos, marcar a personagem Jernimo que ser enfeitiado pela mulata Rita Baiana: ... compreendeu perfeitamente que dentro dele aqueles cabelos

162 163 164 165

Id. ibid. p. 71. Id. ibid. p. 82. Id. ibid. p. 81. Id. ibid. p. 82.

68 crespos, brilhantes e cheirosos, da mulata, principiavam a formar um ninho de cobras negras166 e venenosas, que lhe iam devorar o corao.167 A imagem negativa da mulata que se coloca como destruidora de homens (especificamente no caso Jernimo), e o texto do livro do Gnesis que atravs de uma forma mtica (mito de origem para o povo Hebreu e Cristo) apresenta a figura feminina Eva atentando a figura masculina representada por Ado (convencendo-o a tomar um fruto da nica rvore proibida por Deus, a rvore da Sabedoria), evidenciam um dialogismo na medida em que as figuras femininas so apresentadas como sendo, cada uma no seu contexto, a personificao do mal. No captulo VIII, Jernimo no pensa em mais nada, somente na mulata Rita Baiana, ele a deseja ardentemente: ... queria a mulata, porque a mulata era o prazer, era a volpia, era o fruto dourado e acre destes sertes americanos, onde a alma de Jernimo aprendeu lascvias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes.168 As conseqncias dessa seduo vo desde a perda do emprego na pedreira de Joo Romo, a separao com Piedade, sua esposa, a sada do cortio, um ferimento de navalha e at o crime de homicdio contra o mulato Firmo. O homem branco est melhor equipado do que o mulato na luta pela sobrevivncia porque possui as qualidades necessrias para viver sob a lei da selva. Firmo, o mulato, atrado a uma praia solitria e espancado at a morte. Supremacia do branco.

166

A cor preta, negao da luz, smbolo nulo, do erro, do que no e se associa noite, ignorncia, ao mal, ao que est errado. Indica a ignorncia, nascida do mal e de todas as paixes egostas e odiosas. (Dicionrio de Smbolos). Id. ibid. p. 83. Id. ibid. p. 169.

167 168

69 Jernimo, destrudo pela mulata Rita Baiana, passa de um imigrante portugus trabalhador e honesto a um brasileiro intil e dado a vcios169. O aspecto mais original da caracterizao que Alusio Azevedo faz da mulata que essa caracterizao serve de smbolo para o Brasil. A voluptuosidade de Rita Baiana reflete a abundncia e a sensualidade da natureza brasileira, que para os Naturalistas o meio, o ambiente, governam o carter. Dessa forma, a verdadeira nativa do Brasil, era o produto e, logo, o reflexo de seu ambiente natural:
Naquela mulata estava o grande mistrio, a sntese das impresses que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se no torce a nenhuma outra planta; era o veneno era o acar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha de caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo.170

No captulo IX, o contato de Jernimo com a mulata Rita fez com que ele se abrasileirasse. Passara a tomar todas as manhs uma xcara de caf bem grosso, e tragava dois dedos de parati.171 Jernimo, como um bom imigrante portugus, no era dado a esse hbito. Uma transformao, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia... E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hbitos singelos de aldeo portugus: e Jernimo abrasileirou-se.172 Enquanto se observa de um lado, a mulata Rita enfeitiando os homens, seduzindo-os com sua sensualidade, seu jeito brejeiro, de outro lado est Bertoleza, a negra escrava, que aparece sempre trabalhando duro, suja e ensebada: Bertoleza, como uma grande

169

LOBATO, Monteiro. Criou com Jeca Tatu um smbolo do caboclo preguioso na primeira verso, doentio e subnutrido a partir das demais verses. Id. ibid. p. 82. Id. ibid. p. 96. Id. ibid. p. 96.

170 171 172

70 colher de zinco gotejante de gordura, apareceu porta, muito ensebada e suja de tisna; e, ao ver tanta gente reunida, gritou para seu homem....173 Quando no est trabalhando duro Bertoleza descrita dormindo pelo autor, nesse caso ressaltando-lhe apenas o seu lado negativo: ... ao lado dele (Romo) a crioula roncava, de papo para o ar, gorda, estrompada de servio, tresandando a uma mistura de suor com cebola crua e gordura podre.174 Ao acordar, o mesmo se repete pela voz narrativa do autor: A crioula s descansou quando, muitas horas adiante, depois de mudar-lhe a roupa, o viu pegar no sono; e, da apouco, s quatro da madrugada, erguia-se ela, com estalos de juntas, a bocejar, fungando no seu estremunhamento pesado, e pigarreando forte.175 Enquanto o esteretipo negativo da mulata imoral evoluiu em direo a uma reabilitao tornando-a smbolo da beleza e do desejo nacional; a negra, por sua vez, no foi includa, continuou fora dos padres de beleza, como j mencionado anteriormente, passando a ser esteretipo da feia, da resignada e, em muitos casos, da malvada. No captulo X, Bertoleza ofendida por Romo e, de forma resignada a exemplo do escravo fiel no diz nada, cala-se: ... por mais de uma vez mandara Bertoleza coisa mais imunda, apenas porque esta lhe fizera algumas perguntas concernentes ao servio.176 Rita Baiana sempre destacada pela sua graa, sensualidade e beleza: A Rita Baiana essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada! divina! Nunca danara com tanta graa e tamanha lubricidade!177 Com toda essa sensualidade, a mulata Rita Baiana des-

173 174 175 176 177

Id. ibid. p. 103. Id. ibid. p. 116. Id. Ibid. p. 132. Id. ibid. p. 114. Id. ibid. p. 123.

71 perta nos homens o mais baixo dos instintos, sendo muitas vezes comparada a animais: E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio.178 Alm de ser destacada sempre pela sua beleza e sensualidade, Rita disputada pelos homens como se fosse uma mercadoria. Porm, ao mesmo tempo em que fruto dessa disputa, parece gostar: Estavam j todos assustados, menos a Rita que, a certa distncia, via, de braos cruzados, aqueles dois homens (Jernimo e Firmo) a se baterem por causa dela; um ligeiro sorriso encrespava-lhe os lbios.179 No captulo XIII, Joo Romo, mais uma vez, sente asco em relao Bertoleza, demonstrando que enquanto ele ascende socialmente, ela continua cada vez mais sem perspectiva de melhorar de vida: Bertoleza que continuava na cepa torta, sempre a mesma crioula suja, sempre atrapalhada de servio, sem domingo nem dia santo, essa, em nada, em nada absolutamente, participava das novas regalias do amigo; pelo contrrio, medida que ele galgava posio social, a desgraada fazia-se mais e mais escrava e rasteira.
180

Percebe-se,

tambm, o tratamento preconceituoso dispensado Bertoleza por parte de Joo Romo, ao cham-la vrias vezes de crioula; Bertoleza era o mal 181; O dente que no presta... 182; ...preta fedorenta...; ...diabo daquela negra. 183 A superioridade da raa branca, tese desenvolvida pelos darwinistas sociais que consideravam um fator primordial para o desenvolvimento e a tese de Spencer sobre a sobrevivncia dos mais capazes, na qual o fraco estava inevitavelmente fadado a sucumbir em sua forada competio com o forte, est presente na obra no fato de Rita Baiana preferir o

178 179 180 181 182

Id. ibid. p. 123. Id. ibid. p. 125. Id. ibid. p. 150. Id. ibid. p. 211 Id. ibid. p. 217.

72 portugus Jernimo ao mulato Firmo: ... mas desde que Jernimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranqila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestia reclamou os seus direitos de apurao, e Rita preferiu no europeu o macho de raa superior. 184 Jernimo, mais do que nunca, deseja a mulata, pois ela representa a volpia e o prazer: ... e queria a mulata, porque a mulata era o prazer, era a volpia, era o fruto dourado e acre destes sertes americanos, onde a alma de Jernimo aprendeu lascvias de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes. 185 A liberdade de Rita Baiana advm de sua sensualidade, que ela sabe explorar para manter cativos os homens, evitando cair na armadilha do casamento. Dessa forma, Rita tinha vrios homens os quais dispensava quando se cansava deles. A voz narrativa de Piedade relata essa situao: um diabo de uma mulata assanhada, que to depressa era de Pedro como de Paulo! Uma sirigaita, que vivia mais para a folia do que para o trabalho! Uma peste, que.... 186 Enquanto Joo Romo, que mudou seu modo de ver a vida e de viver, querendo participar da alta sociedade e sonhando com o ttulo de Baro; Bertoleza permaneceu na mesma condio social que tinha antes de se juntar a Joo Romo: escrava. Porm, confirmando a tese do escravo fiel, Bertoleza mantm-se leal ao seu patro cuidando do seu patrimnio quando do incndio no cortio: O vendeiro s pode voltar trouxa das garrafas s cinco horas da manh, quando Bertoleza, que fizera prodgios contra o incndio, passava pelo

183 184 185 186

Id. ibid. p. 154. Id. ibid. p. 169. Id. ibid. p. 169. Id. ibid. p. 180.

73 sono, encostada na cama, com a saia ainda encharcada dgua, o corpo cheio de pequenas queimaduras. 187 A marca do preconceito est, tambm, na voz de Miranda ao tecer um comentrio para si de como Joo Romo, sendo to esperto, havia se metido com aquela crioula: Pena estar metido com a peste daquela crioula! Nem sei como um homem to esperto caiu em semelhante asneira!. 188 Ao lado de Miranda, Botelho, o agregado da famlia, tambm se manifesta preconceituoso: ...porque aquela casa que se estava fazendo, e os ricos mveis encomendados, e mais as pratas e as porcelanas que haviam de vir, no seriam decerto para os beios da negra velha!.
189

Maldita preta dos diabos! Era ela o nico defeito, o seno, de um homem to

importante e to digno!. 190 Bertoleza que no era mulata, mas sim, negra, no desejava mais o amor de Joo Romo, queria o amparo na velhice, por isso trabalhava muito. Bertoleza demonstra uma espcie de misto entre a compreenso do que se passava com Joo Romo e ao mesmo tempo o estranhamento de sua mudana: E Bertoleza bem que compreendia tudo isso e bem que estranhava a transformao do amigo. Ele ultimamente mal se chegava para ela e, quando o fazia, era com tal repugnncia, que antes o no fizesse. 191 Na sua obscura condio de animal de trabalho, j no era o amor o que a msera desejava, era somente confiana no amparo da sua velhice, quando de todo lhe faltassem as foras para ganhar a vida. 192

187 188 189 190 191 192

Id. ibid. p.187. Id. ibid. p.189. Id. ibid. p. 192. Id. ibid. p. 192. Id. ibid. p. 193. Id. ibid. p. 193.

74 Como toda escrava negra, ao contrrio da mulata que era detentora da liberdade, Bertoleza no reclama seus direitos de companheira de trabalho e de amante de Joo Romo, sofre calada, lembrando o mito do escravo fiel: A desgraada muita vez sentia-lhe cheiro de outras mulheres, perfumes de cocotes estrangeiras, e chorava em segredo, sem nimo de reclamar seus direitos. 193 No era ausncia de nimo que lhe faltava, Bertoleza provavelmente sabia que mesmo sendo alforriada algo que de fato no acontecera no teria condies de estar altura de Joo Romo, pois era negra numa sociedade carioca do final do sculo XIX que olhava e continuou a olhar o negro, mesmo com o advento da Repblica (1889) de forma diferenciada, preconceituosa. Bertoleza era o exemplo de fidelidade para com Joo Romo. Era a primeira a levantar e a ltima a deitar, no sobrando tempo para cuidar de si: ...era a primeira a erguer-se e a ltima a deitar-se; de manh escamando peixe, noite vendendo-o porta, ....; sempre sem domingo nem dia santo, sem tempo para cuidar de si, feia, gasta, imunda, repugnante,.... 194 Rita Baiana, ao contrrio, dedicava seu tempo de folga ao lazer, estando sendo asseada: Com o asseio da mulata a sua casinha ficou, todavia, que era um regalo; tinha cortinado na cama, lenis de linho, fronhas de renda, muita roupa branca, para mudar todos os dias, toalhas de mesa, ... .195 A morte de Firmo, por sua vez, soa para Rita Baiana como algo natural. a superao do branco sobre o mulato: A morte de Firmo no vinha nunca toldar-lhes o gozo da

193 194 195

Id. ibid. p. 193. Id. ibid. p. 193. Id. ibid. p. 195.

75 vida; quer ele, quer a amiga, achavam a coisa muito natural. O facnora matara tanta gente; fizera tanta maldade; devia, pois acabar como acabou! . 196 Rita Baiana, ao contrrio de Bertoleza que trabalhava duro pensando na velhice, era gastadeira, prdiga; alm de ser volvel como toda mulata: Rita era desperdiada e amiga de gastar larga; no podia passar sem uns tantos regalos de barriga e gostava de fazer presentes. 197 Rita, volvel como toda a mestia.... 198 O esteretipo da libertinagem da mestia, de seus amores clidos, ardentes, serve a Alusio Azevedo para mostrar que a mulher de cor desempenha papel til na aculturao do imigrante, no caso o portugus. O esteretipo auxilia afastar Jernimo de sua esposa Piedade e, conseqentemente, de toda sua tradio cultural. Teorias como a do filsofo francs Hiplito Taine, segundo a qual o homem produto da raa, do meio e do momento, estavam em moda no sculo XIX, gerando uma concepo mecanicista das leis fsicas e morais do universo. A decadncia social e afetiva de Jernimo e Piedade enquadrada em princpios como esse. Toda a honradez e a dignidade no trabalho, que trouxeram da ancestralidade portuguesa, perderam por fora da convivncia no cortio. Prticas como a do adultrio, do crime passional, do roubo e da bebedeira, corriqueiras naquela sociedade de miserveis, foi subjetivamente integrando os valores do casal, a despeito de remorsos e sentimentos de culpa. Por influncias semelhantes que tambm Pombinha cai na vida (captulo XXII). O narrador antev o mesmo destino para a filha de Jernimo: A cadeia continuava e continuaria interminavelmente; o cortio estava preparando uma nova prostituta naquela pobre menina desamparada, que se fazia mulher ao lado de uma infeliz me bria.

196 197

Id. ibid. p. 196. Id. ibid. p. 199.

76 O negro, ao contrrio do mulato, sempre foi mencionado como sendo feio, ruim, a vista dos prprios negros traz desgraa, racialmente um animal199 entre outras citaes. Desta forma, Bertoleza depois de ter contribudo durante anos para que Joo Romo tivesse um rentvel patrimnio e ascendesse socialmente, no interessava mais t-la por perto, ela agora era ruim, feia, e tornara-se um grande problema para Joo Romo, principalmente no tocante a seu compromisso matrimonial com Zulmira, filha de D. Estela: pensava em Bertoleza que, a essas horas, dormia l embaixo, num vo de escada, aos fundos do armazm, perto da comua. Mas que diabo havia ele de fazer afinal daquela peste?... E coava a cabea, impaciente por descobrir um meio de ver-se livre dela. ...D. Estela ia marcar o dia do casamento. O diabo era a Bertoleza. 200 Retirar Bertoleza da vida de Joo Romo era, naquele momento, a maior dificuldade que ele tinha. Joo Romo ao comear ascender socialmente, passa a se importar com que as pessoas dizem a seu respeito
201

, pois passara a freqentar a alta sociedade carioca do

final do sculo XIX, repleta de pompa e circunstncia. E a Bertoleza? Gritava-lhe do interior uma voz impertinente. exato! E a Bertoleza?... repetia o infeliz, sem interromper o seu vai-e-vem ao comprido da alcova. Diabo! E no poder arredar logo da vida aquele ponto negro; apag-lo rapidamente, como quem tira da pele uma ndoa de lama! Que raiva ter de reunir aos vos mais fulgurosos da sua ambio a idia mesquinha e ridcula daquela inconfessvel concubinagem! E no podia deixar de pensar no demnio da negra, porque a maldita ali estava perto, a rond-lo ameaadora e sombria.... 202 Joo Romo sentindo-se ameaado pela presena daquela que em outrora foi seu brao direito, agora tinha que faz-la desaparecer, ainda que fosse preciso mat-la: Bertoleza devia ser esmagada, devia ser suprimida, porque era tudo que havia de mau na vida dele!

198 199 200 201 202

Id. ibid. p. 200. BASTIDE, Roger. Estudos Afro-Brasileiros. p. 121. AZEVEDO, Alusio. O Cortio. p. 209. Id. ibid. p. 213. Id. ibid. p. 210.

77 Seria um crime conserv-la a seu lado!. Sim! era preciso acabar com ela! despach-la! sumi-la por uma vez!... E se ela morresse?.... 203 Na poca em que Joo Romo vivia como um animal, sem asseio, sem alimentar-se direito, morando de forma subumana, roubando material de construes para construir seu cortio, ele no era asno e Bertoleza era importante. Com o processo, no de branqueamento porque Joo Romo j branco, mas o processo de transformao scio-econmica pelo qual passou Joo Romo, o fez olhar para si e tachar-se de asno e de se arrepender de no ter despachado antes a maldita negra Bertoleza. 204 Joo Romo lamenta a morte de Agostinho o qual era novo, esperto, inocente, no prejudicava ningum; ao passo que Bertoleza que era diabo, um demnio de crioula, continuava agarrado existncia. 205 Bertoleza descrita como sendo forte e para o resto do sculo.206 Essa frase vem corroborar com a tese de que o negro era superior ao branco no que diz respeito a sua fora de produo, ou seja, resistia s intempries e s longas jornadas de trabalho vivendo em condies subumanas e com parca alimentao. Botelho ao se referir Bertoleza como sendo um problema no o trata como um grande problema, mas como um pontinho que preciso pr a limpo... coisa insignificante, mas... 207 Bertoleza no incio era importante para Joo Romo atingir seus objetivos, concretizar seus projetos, dos quais a escrava acreditava que tambm fazia parte, ledo engano. Bertoleza no incio boa: - Esta mulher meteu-se comigo, quando eu principiava minha vida...

203 204 205 206 207

Id. ibid. p. 211. Id. ibid. p. 211. Id. ibid. p. 214. Id. ibid. p. 215. Id. ibid. p. 215.

78 Ento, confesso... precisava de algum nos casos dela, que me ajudasse... e ajudou-me muito, no nego! Devo-lhe isso! no! ajudar-me ajudou!...mas..., no final trambolho: Agora um trambolho que lhe pode escangalhar a igrejinha! o que !. 208 A voz narrativa diz que precisava de algum nos casos dela. Quem esse algum nos casos dela? uma negra, mais ningum, e uma negra foragida a qual se pode perfeitamente enganar com uma suposta carta de alforria. Bertoleza agora era o dente que no prestava 209. A soluo seria eliminar de vez Bertoleza, arranc-la de sua vida. Bertoleza, por sua vez, desabafa:
- Ah! Agora eu no me enxergo! Agora eu no presto para nada! Porm, quando voc precisou de mim no lhe ficava mal servir-se de meu corpo e agentar a sua casa com o meu trabalho! Ento a negra servia para um tudo; agora no presta para mais nada, e atira-se com ela no monturo do cisco! No! assim tambm Deus no manda! Pois se aos ces velhos no se enxotam, por que me ho de pr fora desta casa, em que meti muito suor do meu rosto?...Quer casar, espere ento que eu feche primeiro os olhos; no seja ingrato! 210

A partir do desabafo de Bertoleza, Joo Romo auxiliado por Botelho decidem de vez em acabar com o dente que no presta, referindo-se Bertoleza. O plano de Botelho entreg-la para o seu verdadeiro proprietrio, visto que a escrava encontra-se foragida. Joo Romo, por sua vez, acredita que seria melhor deix-la ir, no entreg-la ao seu dono. Botelho lembra Joo Romo que ela negra: Bola! no foi voc que a fez negra!... 211, fazendo com que o agora homem de negcios no volte atrs dos seus objetivos matrimoniais com Zulmira. O final de Rita Baiana, que mulata, supe-se de eterna seduo, luxria, prazer; j o final de Bertoleza tpico do escravo que no fiel. Botelho que havia planejado tudo

208 209 210 211

Id. ibid. p. 216. Id. ibid. p. 217. Id. ibid. p. 218. Id. ibid. p. 227.

79 com o filho do proprietrio da escrava j se encontra prximo estalagem. Bertoleza sempre trabalhando, quando surpreendida pelo filho do seu dono:
Bertoleza, que havia j feito subir o jantar dos caixeiros, estava de ccoras no cho, escamando peixe, para a ceia do seu homem, quando viu para defronte dela aquele grupo sinistro. Reconheceu logo o filho mais velho do seu primitivo senhor, e um calafrio percorreu-lhe o corpo. Num relance de grande perigo compreendeu a situao; adivinhou tudo com a lucidez de quem se v perdido para sempre: adivinhou que tinha sido enganada; que a sua carta de alforria era uma mentira, e que o seu amante, no tendo coragem para mat-la, restitu-a ao cativeiro. 212

Bertoleza cercada pela polcia no demora muito a decidir o melhor para si; prefere a morte, o suicdio, a se entregar e voltar a ter a vida de antes, a de escrava. O trmino da obra mais uma realidade que uma ironia. Joo Romo, no exato momento em que Bertoleza tira sua prpria vida, recebe uma comitiva de abolicionistas os quais o presenteiam com um diploma de scio benemrito. Parafraseando o grande escritor Nlson Rodrigues, diria ele: a vida como ela .

5. METODOLOGIA

Na realizao deste estudo utilizada pesquisa bibliogrfica, conceituando e historicizando a literatura romntica e realista, atravs das obras A Escrava Isaura, de Bernardo Guimares e O Cortio, de Alusio Azevedo, enfocando a maneira de como constituda a linguagem literria e do Brasil Imperial escravocrata da segunda metade do sculo XIX. A presente dissertao resultado do seguinte percurso metodolgico: 1. Leitura do material bibliogrfico que resulta na fundamentao terica apresentada nos captulos que seguem. O primeiro captulo terico trata da Linguagem Literria,

212

Id. ibid. p. 230.

80 abordando a arte, a literatura, a arte em palavras, e a linguagem literria. Para isso foram utilizados tericos como Aristteles, Plato, Immanuel Kant, Hegel e Mikhail Bakhtin ao se enfocar conceitos como arte, literatura e linguagem literria. 2. O segundo captulo terico trata do Pensamento Racial no sculo XIX, abordando a questo do negro no Brasil no sculo XIX, o racialismo romntico e as ideologias do romantismo brasileiro. Foram utilizados tericos como Antnio Cndido, Gilberto Freyre, Roger Bastide. Procurou-se refletir sobre a ideologia da sociedade brasileira detentora do poder no sculo XIX, conseqentemente o pensamento romntico, alm de demonstrar a situao social do negro naquele sculo. 3. O terceiro captulo desenvolve-se sob a luz das teorias apresentadas, a anlise das linguagens das obras A Escrava Isaura e O Cortio. 4. O quarto captulo elabora-se a partir da anlise de como foi utilizada a linguagem pelos autores Bernardo Guimares e Alusio Azevedo, na construo dos enredos e da representao de suas personagens, em uma nao j constituda de fato e de direito (em decorrncia da independncia do Brasil), porm demarcando a manifestao do preconceito racial existente. 5. No quinto captulo apresenta-se a metodologia de natureza descritiva, a qual foi utilizada na pesquisa. 6. No sexto captulo, as consideraes finais.

81

6. CONSIDERAES FINAIS

Inicialmente procurou-se apresentar algumas reflexes sobre a arte literria, discutindo-se sobre sua importncia na cultura das sociedades. Dando prosseguimento s reflexes desta pesquisa, evidenciou-se a questo do negro no Brasil do sculo XIX, poca em que o escravo se tornava um problema, devido aos movimentos abolicionistas e s teorias filosficas e cientificistas que assolavam a Europa. Foi colocada ainda a questo racial, preocupao sria no pensamento ocidental, destacando-se diferentes reflexes sobre os temas e as ideologias que perpassaram no romantismo e no realismo do sculo XIX. A Independncia parecia acenar para mudanas, o nosso escritor romntico queria provar uma literatura nacional. J o autor realista parecia procurar no esconder as mazelas que ainda prevaleciam da poltica escravista. Logo, a mudana ainda demoraria em acontecer. A mulata entrou para a literatura pelos versos sensuais do grande poeta baiano, conhecido pelo codinome boca do inferno, Gregrio de Matos Guerra, sem se livrar, a partir da, de desempenhar o mesmo papel romanesco. verdade que no entrou desprovida de encantos e sem o reconhecimento de certas qualidades que lhe foram sendo invariavelmente associadas como inerentes: bons sentimentos, senso de solidariedade humana, alegria, vigor fsico, graa, beleza, senso esttico, gosto pela vida, certas habilidades domsticas, muita higiene pessoal e muita musicalidade. graa ao danar e ao cantar. Em contrapartida, no menos destacados so os seus defeitos: irresponsabilidade, sensualidade, amoralismo, infidelidade entre outros. Na anlise das obras, procurou-se evidenciar que os matizes da mulata so elementos determinantes para fazerem com que as abordagens diferenciem.

82 A personagem Isaura, de Bernardo Guimares, recebe no enredo que protagoniza um final feliz por representar o esteretipo do escravo nobre. Fica, ento, evidenciado que a herona uma escrava branca: A tez como o marfim do teclado, alva que no deslumbra, embaada por uma nuana delicada, que no sabereis dizer se leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada.213 A equivalncia de negritude com beleza, inocncia com pureza moral era inimaginvel pela sociedade branca do sculo XIX, a qual estava completamente condicionada ao simbolismo tradicional de branco e preto. Alm disso, Isaura vence seu amo cruel, perverso. A combinao de beleza negra e vitria negra teria sido, desta forma, subversiva moral e socialmente. Quando, a exemplo de outras obras o escravo estava em posio de superar o branco ou de mostrar um determinado grau de integridade moral ou educacional, sua cor no era mencionada, ou se salientava que sua cor era branca. Isaura no era s dotada de esprito superior, mas tambm tinha recebido a mais fina e esmerada educao. Isaura tambm foi a primeira e, conseqentemente, a ltima mulata excepcional, dentro dos padres romnticos de cor e de beleza de Bernardo Guimares, a aparecer na literatura. a tpica personagem a qual o leitor do sculo XIX se identificava pela sua beleza e pela sua cor, branca. Isaura tambm comparada com o conto de fadas Cinderela, de Charles Perrault. Certamente, tal como um conto de fadas, a virtude entra em contato com o mal e triunfa. Lencio, o perverso proprietrio de escravos que tenta seduzir Isaura e a maltrata quando ela o recusa, derrotado por lvaro, o heri humanitrio e aristocrata da literatura romntica.

213

GUIMARES, Bernardo. A Escrava Isaura. p.13.

83 Pouco foi falado sobre a cor negra porque o propsito da obra era levar ao pblico da poca, sculo XIX, uma herona que estivesse dentro dos padres hericos, ou seja, bela, branca, culta, defensora de causas humanitrias e tambm delicada. A literatura no forosamente uma representao do meio, pode ser uma luta contra este, um protesto contra os preconceitos, ou mais simplesmente uma fuga, uma evaso longe da dureza das tenses raciais, o caso de A Escrava Isaura. Assim, Isaura definitivamente a representante da sociedade do sculo XIX, a moa branca, culta, bela, que defende o respeito s minorias, porm em nenhum momento da obra ela faz aluso abolio da escravido. Tal fato d-se porque Isaura no negra, branca, de origem manuelina por parte do seu pai, e por ter tido uma esmerada educao e ter vivido na casa grande. J a personagem Rita Baiana, de Alusio Azevedo, aparece como o esteretipo da mulata lasciva e sensual. A mulata dana com sensualidade, com meneios (...) cheios de graa irresistvel, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraso, com muito de serpente e muito de mulher.214 Rita Baiana a todos envolve e anima. simptica, afvel, brincalhona, carnavalesca. Porm, como esteretipo da mulata, volvel, irresponsvel, amoral e dada luxria. Sabe explorar sua sensualidade para manter cativos os homens, evitando cair na armadilha do casamento. Comparada muitas vezes a animal, pelo comportamento mpar da mulata, Rita Baiana faz jus a essa comparao. Seu lado animal faz com que os homens, tambm comparados a animais no por serem mulatos, mas por estarem inseridos no movimento naturalista, procurem-na como bichos. O cheiro da mulata, semelhante ao dos animais no cio, exala o

214

AZEVEDO, Alusio. O Cortio. p. 88.

84 puro prazer, a volpia, a luxria que leva os homens perdio, como ocorreu com Jernimo que largou a esposa Piedade para se aventura com a mulata. A linguagem na obra O Cortio, ao contrrio da obra A Escrava Isaura, abordou o matiz, mostrando o incio e final da negra Bertoleza e o incio e o final da mulata Rita Baiana. O mulato estava em grau de superioridade em relao ao negro. Isto se deve ao fato do negro, mesmo aquele que era alforriado, no ser aceito na sociedade, e quando o era se dava de forma altamente velada. Para Rita Baiana supe-se que continuou naquela mesma vida, com Jernimo, danando, cantando e seduzindo os homens atravs de sua cor e de seu cheiro; Bertoleza, ao contrrio de Rita Baiana, por ser negra e escrava, teve um final trgico, o suicdio. Mesmo que este estudo coloque em anlise as representaes dos diferentes matizes da mulata na literatura do sculo XIX, no mbito de todo acervo que foi editado, em especial dos romances, ainda que em grande nmero de mulatos / pardos, prudente afirmar que ocorreram poucas representaes, e ainda raras protagonistas mulatas como representantes da sociedade do sculo XIX. Isto se deu principalmente por ser a elite dominante da sociedade brasileira do sculo XIX, latifundiria e branca. Fica deste estudo a proposta de que a anlise dos diferentes matizes e sua representao na literatura merece ser ainda investigada, pois a edificao da identidade do povo brasileiro passa pelas diferentes etnias / raas e a literatura um importante instrumento para reflexes.

85

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALENCAR, Jos de. O demnio familiar. Rio de Janeiro: MEC, 1957. ARISTTELES. Vida e Obra. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996. AZEVEDO, Alusio. O Cortio. So Paulo: FTD, 1998. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BALZACK, Honor. Eugnia Grandet. Traduo de Olinda Ferreira. So Paulo: Melhoramentos, 1957. BASTIDE, Roger. Estudos Afro-Brasileiros. So Paulo: Perspectiva, 1973. ______________e FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em So Paulo. 2 ed. So Paulo: Ed. Nacional, 1959. BERND, Zil. Introduo Literatura Negra. So Paulo: Brasiliense, 1998. __________. Literatura e Identidade Nacional. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992. __________. Negritude e Literatura na Amrica Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. __________. Racismo e Anti-Racismo. So Paulo: Moderna, 1985. BOSI, Alfredo. Dialtica da colonizao. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. __________. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1985. BROOKSHAW, David. Raa & Cor na Literatura Brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. CANDIDO, Antnio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e histria literria. So Paulo: Queiroz Editor, 2000. COSTA, Cruz. Contribuio histria das idias no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. COSTA, Emlia Viotti da. Da Monarquia Repblica: momentos decisivos. So Paulo: Brasiliense, 1987.

86 FERNANDES, Florestan. A Integrao do Negro na Sociedade de Classes. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1965. FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. So Paulo: Global, 2003. ______________. Sobrados e Mucambos. So Paulo: Global, 2004. GUIMARES, Bernardo. A Escrava Isaura. So Paulo: FTD, 1998. HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminao e Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Esttica: A Idia e o Ideal. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 2000. HUGO, Victor. O Corcunda de Notre-Dame. Rio de Janeiro: Editora Trs, 1973. JULIEN, Nadia. Dicionrio dos Smbolos. So Paulo: Rideel, 1983. KANT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 2000. LIMA, Lana Lage da Gama. Rebeldia Negra e Abolicionismo. Rio de Janeiro: Achian, 1981. LIMA, Oliveira. Formao Histrica da Nacionalidade Brasileira. So Paulo: Topbooks, 2000. LOBATO, Monteiro. Idias de Jeca Tatu. 13 ed. So Paulo: Brasiliense, 1969. MACEDO, Joaquim Manuel de. As Vtimas-Algozes: Quadros da escravido. So Paulo: Scipione, 1991. MONTESQUIEU. Do Esprito das Leis. So Paulo: Martin Claret, 2000. MOTA, Carlos Guilherme. Brasil em Perspectiva. Rio de Janeiro: Bertrand, 1993. NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. So Paulo: Nova Fronteira, 2000. PADOVANI, Umberto & CASTAGNOLA, Lus. Histria da Filosofia. So Paulo: Melhoramentos, 1990. PINSKY, Jaime. A Escravido no Brasil. So Paulo: Contexto, 2000. PLATO. Dilogos. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1996. POQUELIM, Jean Baptiste. O Avarento. Rio de Janeiro: Otto Pierre editores, 1980. PROENA FILHO, Domcio. A Linguagem Literria. Srie Princpios. So Paulo: tica, 2001. RABASSA, Gregory. O Negro na Fico Brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.

87 RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ROMERO, Slvio. Histria da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1954. ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755). So Paulo: Martin Claret, 2005. Bblia Sagrada. Edio Pastoral. So Paulo: Editora Ave-Maria, 1999. SAFFIOTI, Heleieth I. B. A Mulher na Sociedade de Classes: Mito e Realidade. So Paulo: Quatro Artes, 1969. SARTRE, Jean Paul. Reflexes sobre o Racismo. Trad. J. Guinsburg. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1960. SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trpicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. ______________________. Retrato em Branco e Negro. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. _____________________. O Espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil 1870 1930. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. TAINE, Hippolyte. Sa vie et sa correspondance. Paris: Hachette, 1950. TAVARES, Hnio. Teoria Literria. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. TEZZA, Cristvo. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo.Rio de Janeiro: Rocco, 2003. VARELA, Lus Nicolau Fagundes. Obras Completas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1943. VELOSO, Mariza & MADEIRA, Anglica. Leituras Brasileiras: itinerrios no pensamento social e na literatura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen