Sie sind auf Seite 1von 2

05/11/12

11/09/2012 13h21

Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paraolmpicos de 2016 e pesadelo para pessoas com mobilidade re

Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paraolmpicos de 2016 e pesadelo para pessoas com mobilidade reduzida
AFP No Rio de Janeiro
Marcelo Fonseca/Brazil Photo Press/AE

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (segundo esq.) mostra a bandeira paralmpica trazida de Londres

Munida de pacincia, Viviane Macedo, pentacampe brasileira de dana em cadeira de rodas, enfrenta o pesadelo dirio de milhes de pessoas com mobilidade reduzida no Rio de Janeiro, que em quatro anos recebero os Jogos Paraolmpicos: locomover-se de um lugar para o outro. Vrios nibus passam a toda velocidade e a ignoram. Outros no esto adaptados para recebe-la. E quando finalmente um deles obrigado a parar por um fiscal de trnsito, o mecanismo para a subida da cadeira de rodas dele no funciona. Os desafios so inumerveis. No h caladas, ou elas esto cheias de poas dgua. Os semforos no tm som. No existem rampas, ou elas so to ngremes que obrigam os que tm mobilidade reduzida a fazer uma fora brutal para subi-las. Muitos elevadores do Metr esto quebrados, e os txis se negam a carrega-los. quase impossvel tomar um nibus nesta cidade, afirmou a bailarina de 35 anos, que decidiu se mudar para Copacabana para poder tomar o Metr, que no rio s tem duas linhas e cobre parte da zona mais turstica da cidade. Alm disso, ela no sabe se poder viver por muito mais tempo na cidade. A Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olmpicos e Paraolmpicos do Rio-2016, e o boom petroleiro inflacionaram os preos, e o seu aluguel subiu mais de 100% em um ano. Viviane, que teve poliomielite quando criana mesmo tendo sido vacinada, no recebe nenhuma ajuda estatal e est em processo contra a Prefeitura, espera de uma prtese computadorizada que custa 30 mil dlares. Ela s esquece de tudo quando dana, especialmente samba e zouk, uma espcie de lambada mais sensual. Mas para chegar at o salo onde ela treina e ensina s crianas com deficincia, ela arrisca a sua vida, avanando com sua cadeira pelas ruas entre carros, nibus e motos que passam zunindo ao seu lado, porque as caladas esto cheias de obstculos. A dana sobre cadeira de rodas ainda no um esporte olmpico, mas Viviane espera que nos Jogos Paraolmpicos do Rio, que em setembro de 2016 vai acolher cerca de 4.200 atletas de mais de 150 pases, deixem um legado para todos.

uol.com.br//rio-de-janeiro-sede-dos-jogos-paraolimpicos-de-2016-e-pesadelo-para-pessoas-c

1/2

05/11/12

Rio de Janeiro, sede dos Jogos Paraolmpicos de 2016 e pesadelo para pessoas com mobilidade re

Srgio Cabral, Eduardo Paes, Carlos Arthur Nuzman, Andrew Parsons e Natlia Mayara participaram da apresentao da bandeira paraolmpica no Rio

Mais da metade da frota de nibus do Rio adaptada para carregar as pessoas de mobilidade reduzida (contra 100% dos de Londres, sede dos Jogos de 2012), mas muitas vezes o mecanismo est quebrado, ou o motorista no encontra as chaves para acion-lo, ou at no sabe utiliz-lo. O prefeito prometeu que o sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit), escolhido para Rio-2016, ser adaptado para pessoas com deficincia. Mas onde o trabalho j comeou, na Barra da Tijuca, foram construdas rampas muito ngremes, afirmou Teresa Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos dos Deficientes (IBDD), em entrevista AFP. O cego tem que ser um aventureiro no Rio. Um amigo meu estava do outro lado da rua onde fica o Instituto de Cegos, onde est o nico semforo sonoro da cidade, e foi atropelado, contou. Viviane chega Copacabana pelo Metr, depois de pedir ajuda a um funcionrio para descer as escadas, visto que o elevador no funciona. No famoso calado da orla, ela afirma ter problemas nos banheiros pblicos. No h um s banheiro que tenha acessibilidade para deficientes em toda a costa da praia. Voc precisa trazer um penico ou aguentar. Quando desembarcou no Rio de Janeiro com a bandeira Paraolmpica vinda de Londres, nesta segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes prometeu que a cidade ir mudar. Vamos transformar essa cidade. Transform-la em algo acessvel e amigvel para as pessoas com mobilidade reduzida tem que ser um compromisso dos cariocas. Que a chegada da bandeira nos inspire, afirmou. Os atletas brasileiros foram grandes protagonistas dos Jogos Paraolmpicos de Londres, onde conquistaram 43 medalhas e ficaram com o stimo lugar no quadro de medalhas. Mas o retorno para o Brasil pode ser difcil para muitos, admitiu Amaral. O atleta muitas vezes passa por um momento de glria, e volta a uma dura realidade no Brasil: no tem profisso nem emprego, ningum respeita os seus direitos, explicou Tereza, lembrando que alguns atletas chegaram a passar fome depois de ganhar o ouro. Andrew Parsons, presidente do Comit Paraolmpico Brasileiro, delimitou: O Brasil tem um longo caminho a percorrer em termos de incluso social de pessoas com deficincia, admitiu, ainda em Londres.

1996-2012 UOL - O melhor contedo. Todos os direitos reservados.

uol.com.br//rio-de-janeiro-sede-dos-jogos-paraolimpicos-de-2016-e-pesadelo-para-pessoas-c

2/2

Das könnte Ihnen auch gefallen