Sie sind auf Seite 1von 1

BPMN 2.

0 - NOTAO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGCIO


Baixe o estncil da Cymopara Microsoft Visio no nosso Portal do Conhecimento www.cymo.com.br/blog/bpm/bpmn

EVENTOS
So ocorrncias que disparam, interrompem, mudam ou finalizam o processo. So classificados como eventos de incio, intermedirios ou de fim, dependendo do momento em que ocorrem no processo. EVENTOS DE INCIO
Indicam o incio do processo, onde e como comea. So representados por um crculo com a linha fina. O smbolo dentro do crculo indica o que dispara o processo. Smbolo Tipo
Operao

ATIVIDADES DO PROCESSO
ATIVIDADES
Atividade menor parte de um processo. Ela uma ao, no uma funo, nem o estado de um produto ou servio. o que fazer, por isto deve ser escrita com o verbo no infinitivo. Smbolo Tipo Descrio
Forma mais bsica de representao de uma atividade. No determinado se a atividade feita por uma pessoa ou sistema. Atividade executada por uma pessoa, em um sistema ou no.

SUBPROCESSOS
um conjunto de atividades que pode ser detalhado dentro do processo ou em um outro fluxo a parte. uma rotina que ocorre independente do processo pai, e pode ser repetida em outros processos.

EVENTOS INTERMEDIRIOS E LIMITES (Nvel 2)


Representam algo que ocorreu durante o processo, depois do incio e antes do final. So representados por um crculo com linha dupla se distinguem por alguns fatores: se emitem ou recebem um sinal, se interrompem ou no o processo e sua localizao no fluxo (eventos limites). Eventos limites so posicionados na borda da atividade.
Evento limite da atividade com interrupo do processo Evento limite da atividade sem interrupo do processo

EVENTOS DE FIM
Indicam o fim do processo ou subprocesso ou de um caminho deles. Normalmente um processo ou subprocesso contm mais de um deles. So representados por um crculo com a linha grossa. O smbolo dentro do crculo indica o que o processo entrega / envia ao final. Smbolo Tipo Exemplo Descrio
Quando o processo finaliza nenhum tipo de sinal enviado.

Smbolo

Tipo
Subprocesso Minimizado

Exemplo

Descrio
Significa que o que dispara o processo no foi determinado. Seu uso recomendado quando o processo iniciado por um participante interno ao processo. Subprocessos sempre comeam com evento indeterminado. O processo disparado por uma informao externa ao processo. Uma boa prtica utilizar o conector de fluxo de informao ligando o participante externo ao evento de incio. Abaixo do smbolo especifica-se o tipo de informao. Este smbolo no pode ser utilizado em subprocessos. Ex.: Pedido de compra. O processo disparado numa determinada data, horrio ou tem um recorrncia temporal. Ex.: Toda segunda-feira. Primeira sexta-feira do ms. Dia 01. 17:00h.

Indeterminada

Tipo

Envio

Recebimento

Indeterminado

Indeterminado
Gerncia

Automtica Indeterminado Quando o processo finalizado dispara uma informao externa ao processo. indicado utilizar o conector de fluxo de informao ligando o evento de fim ao participante externo que receber a informao. Este trmino um caso especial. Quando o fim do processo ou subprocesso alcanado, imediatamente todo o evento finalizado, ou seja, caso existam atividades ocorrendo em paralelo, estas tambm sero finalizadas. Nota: no caso do sub-processo, ese evento finaliza somente o subprocesso e no o processo "pai". Este evento no emite nenhum sinal ao seu trmino. O processo ou subprocesso finaliza devido a um erro. Quando ocorre no nvel de subprocesso, ele finaliza somente o subprocesso, e seu resultado, deve ser recebido por um evento limite da atividade que disparar um caminho de exceo do processo "pai". Ex: Cadatro recusado por restrio do cliente. um tipo de evento de fim por erro. S que ele utilizado somente em subprocessos de transaes. Transaes so atividades simultneas e dependentes. O seu resultado, como o evento de erro deve ser recebido por um evento limite de cancelamento que disparar um caminho de exceo ou outro fim do processo. Ex.: Cancelamento de uma viagem. Nota: Subprocesso de transaes refere-se execuo de mutilplas atividades de tal forma que nem todas podem ser concludas com xito, de forma que o processo deve ser revertido, ou retroceder a um determinado ponto. Ex.: Transferncia de recursos on line entre bancos.

Subprocesso Expandido no processo

Informativo

Humana

Atividade executada por um sistema. Totalmente automtica, sem interferncia humana. Subprocesso Expandido mas detalhado em outro fluxo (ou pgina) Subprocesso Ad- Hoc (A ordem de execuo das atividadades no definida)

Informativo Determinante Temporal

Informativo

Crtica

Temporal

Erro Erro

Atividades crticas so aquelas que apresentam: -Maior complexidade de execuo -So executadas por vrias pessoas -Impactam diretamente no resultado do processo. -Representam risco ambiental, de fraude ou de segurana.
Este smbolo de atividade crtica no padro da notao BPMN. utilizado na metodolgia da Cymo para identificar atividades crticas que precisam de controle.

Mltiplos eventos

O processo disparado por qualquer um dos tipos de sinais representados pelos eventos de incio. Exemplo: O processo inicia-se mensalmente ou a pedido. ( Nvel 2)

Cancelamento

Call Activity (Atividade de referncia a outro processo)

Sinal O processo disparado por um sinal transmitido / publicado para vrios processos e no para um processo especfico. Por no ser um sinal para um processo especfico, no pode ser utilizada a seta de fluxo de informao ligada a ele. Ex.: O Sistema ERP emite um sinal indicando que um novo cliente foi cadastrado no sistema. Isso pode disparar o processo de relacionamento com o cliente, contas a receber, etc. (Nvel 2) O evento disparado somente quando uma condio acontece. Por ser uma condio, o evento continuamente monitorado at que a condio se torne verdadeira para que o processo inicie-se. Exemplo: Estoque < 10 itens. (Nvel 2) Cancelamento

Mltiplo

PARTIES, CONECTORES E ARTEFATOS


PISCINAS e RAIAS (FAIXAS FUNCIONAIS)
Piscinas
FUNO A piscina o retngulo que representa o processo. Pode ser horizontal ou vertical e normalmente o nome do processo escrito no topo do diagrama ou do lado esquerdo.

Sinal externo ao processo

Condicional

Sinal Compensao

FUNO

Condicional

O processo finaliza e emite um sinal que pode disparar outros processos. Mas o processo emissor no identifica para quem est enviando este sinal. Exemplo: Suspeita de fraude. ( Nvel 2)

PROCESSO

Raias (Faixas funcionais)


As raias so faixas funcionais. Normalmente representam as funes de um processo (vendas, marketing, comercial, fiscalizao,etc) mas tambm podem representar unidades organizacionais e at cargos. Utilizada para demonstrar quem responsvel pelas atividades ao longo do processo.
A notao no tem nenhuma regra para demonstrar as interfaces na sequncia do fluxo de atividades e de mensagens entre as faixas funcionais.

Conexo de fluxo

DIRECIONADORES DE FLUXO
Direcionam o processo, dividindo ou convergindo as atividades no fluxo. Normalmente representam um ponto de controle no processo.
Smbolo Tipo Exemplo Descrio
o conceito do "ou exclusivo", ou seja, direciona o fluxo e um caminho invalida o outro. Quando utilizado como receptor, indica que se A ocorrer, B invalidado e C ocorre. Ou Se B ocorrer, A invalidado e C ocorre, ou seja, um caminho ou outro dispara o fluxo no caminho normal. Normalemente, um direcionador "ou exclusivo" foi utilizado antes, conforme demonstrado na figura. A representao ao lado, demonstra a mesma situao que a anterior. a representao do receptor "ou exclusivo" implcito no fluxo. Note que esta representao significa "OU" quando entra na atividade. Diferente do direcionador paralelo implcito, apresentada a seguir, que representa "E".

PARTICIPANTES EXTERNOS
Participantes externos so entidades, reas, clientes que interagem com o processo com troca de informaes, documentos, etc, mas que o gestor do processo no tem autoridade sobre as atividades realizadas por eles. A interface entre o participante externo e o processo feito atravs do conector de fluxo de informao. Como no possivel gerenciar as atividades do partipante externo, elas no so detalhadas na raia. Ela fica em branco s como o nome do participante mesmo.

Smbolo

Tipo

Exemplo

Descrio
Direciona o fluxo para caminhos paralelos, sem predecesso entre as atividades, no necessariamente ao mesmo tempo. o conceito do "E".

Smbolo

Tipo

Exemplo

Descrio
Direcionador de fluxo para caminhos paralelos mas independentes, ou seja, mais de uma alternativa pode ser verdadeira, mas no necessariamente todas devem ocorrer. o conceito do "OU", mas no exclusivo. Quando usado como receptor, representa que o processo aguarda todas as alternativas habilitadas para disparar a prxima atividade. Significa o "E/OU".

cliente

CONECTORES
Fluxo do processo Caminho padro do processo Fluxo de informao

Direcionador de caminho inclusivo (OR)


?

Direcionador caminho exclusivo (XOR)

Direcionador de caminho paralelo (E)

Receptor de fluxo Ou

Receptor de fluxo inclusivo (E)

Pode ser suprimido do fluxo, representando as setas saindo diretamente da atividade para caminhos paralelos. Ambas esto certas. S que quando optar por uma representao, utliz-la em todo o fluxo.

Receptor de fluxo E/OU

Fluxo de documentos

ARTEFATOS
Texto

Quando utilizado como receptor de fluxo, significa que para que a atividade da sequncia do fluxo comece, todos os caminhos convergentes para o receptor devem ocorrer antes.

Direcionador de caminho mltiplos eventos

uma outra forma de caminho exclusivo. S que nesta forma, representa que o fluxo segue o caminho do evento que acontecer primeiro

Informao complementar

Marcador temporal indica que as atividades do processo devem ocorrer at aquela marcao. Exemplo: At o 5. dia til / At 12:00h.

Das könnte Ihnen auch gefallen