Sie sind auf Seite 1von 2

Qual procedimento deve-se obter quanto se tem acidente de trabalho e afastamento

Acidente de trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Ao acontecer um acidente dever socorrer o acidentado imediatamente, fazendo os primeiros socorros (lembrando que so apenas para manter a vitima viva e sempre com o intuito de levar o acidentado para os mdicos) e o levar imediatamente ao hospital para todos os cuidados. Aps o acidentado receber o diagnostico do mdico dever ser aberta uma CAT. O que CAT? a Comunicao de Acidente de Trabalho. Dever abrir todas as vezes que o trabalhador se acidentar, mesmo que o caso no seja com leso grave que tenha afastamento ou no do trabalho. Para qu serve? Para registrar a ocorrncia e servir de garantia legal para o trabalhador. Um pequeno ferimento, por exemplo, pode evoluir para situaes mais graves. Se o trabalhador tiver a CAT com o registro do acidente, poder comprovar que o seu problema teve origem no local de trabalho. Quem faz a CAT? A empresa. Mas se esta se recusar, o prprio trabalhador pode fazer, seus dependentes, o sindicato, o mdico que o atendeu ou qualquer entidade pblica. O Formulrio da CAT pode ser pedido no sindicato. Depois de preenchido, o documento deve ser registrado no setor de acidentes de trabalho do INSS. Quem fica com as cpias da CAT? O INSS, a empresa, o acidentado ou seus dependentes, o sindicato, o SUS e a DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

Investigao de acidente O local do acidente dever ficar isolado para que no haja mudana de ambiente e dever ser feito a investigao do acidente essa investigao dever ser feita o mais rpido possvel, claro respeitando primeiramente a integridade do acidentado. Caso o acidentado consiga participar da investigao melhor se no dever ser feito com as pessoas que presenciaram o acidente. A investigao de acidente deve ser feita de maneira muito cuidadosa, isto , uma verificao dos dados relativos ao acidentado (comportamento, atividade exercida, tipo de ocupao data e hora do acidente), possibilita a descoberta de determinados riscos. Temos, ento, determinada outra atividade de preveno de acidentes, baseada no s em conhecimentos tericos, mas tambm na descoberta de novos riscos e solues, com base na capacidade de deduo e/ou induo. A partir da descrio do acidente, de informaes recolhidas junto ao

chefe de seo ou encarregado, de um estudo do local do acidente, da vida pregressa do acidentado, poder o responsvel pela investigao determinar causas do acidente que originem uma nova atividade para o Servio de Segurana; podemos investigar. Por exemplo, as possibilidades de problemas psicolgicos levaram o trabalhador a se acidentar. Surge, ento, a figura do assistente social, do psiclogo, entre outros, para, em conjunto com o Servio de Segurana, desenvolver um novo programa de preveno de acidentes. A manuteno de um cadastro de acidentes, com informaes, relativas aos acidentes, adequadamente selecionados, permitir no apenas avaliar os resultados alcanados pela organizao de segurana, mas tambm orientar sobre quais as medidas de preveno que se fazem necessrias ou que devem ser a dotadas em carter prioritrio. Qualquer acidente um acontecimento inesperado ou no. Quando um trabalhador se acidenta, poder ocorrer uma leso. Esta leso, conseqncia do acidente, por si s constitui uma prova de que algum risco, ou alguma combinao de risco, no foi adequadamente corrigido. Portanto, uma srie de leses ocorridas em qualquer indstria ou em qualquer atividade industrial constitui o nico indicio de segurana aplicvel aquela indstria ou aquela atividade. Um nmero excessivo de leses constitui a prova de que o trabalho no est sendo realizado dentro das condies de segurana. A perfeio em matria de segurana poderia somente ser lograda se o trabalho sempre fosse executado e nunca ocorresse um acidente. Contudo, para podermos aplicar uma medida com relao s leses ocorridas, com a finalidade de determinarmos o grau de segurana alcanado, torna-se necessrio saber com que freqncia ocorre e a gravidade daquelas leses. Avaliao dos Resultados A maneira usual para a verificao das condies da indstria sem relao preveno de acidentes atravs do cadastro de acidentes. Alm do mais, o cadastro serve para: - avaliar se o programa de segurana est sendo bem orientado e bem conduzido. - avaliar se os gastos feitos com o programa esto sendo compensado. - criar interesse na preveno de acidentes. - determinar as fontes principais dos acidentes. - fornecer informao sobre os atos e condies inseguras.

Nota: com o aumento dos conhecimentos aumenta-se o interesse. Em conseqncia, dever-se fazer um amplo uso do cadastro em: - informao diretoria. - informaes aos supervisores reunies de segurana. - reunies de C.I.P.A. - Dever lanar o acidente na tabela mensal conforme pede a NR4. Dever propor medidas de correo e melhoria para que no haja mais acidentes pelo mesmo motivo do ocorrido. O mais importante tratar dos incidentes, desvios comportamentais e operacionais, pois assim acabaremos com o risco na sua raiz.

Das könnte Ihnen auch gefallen