Sie sind auf Seite 1von 63

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tecnologia de Impresso Offset - II

SENAI - SP, 2003.

Trabalho desenvolvido na Escola SENAI Theobaldo De Nigris Sob orientao da Diviso de Recursos Didticos da Diretoria de Educao do Departamento Regional do SENAI - SP

2 edio, revista e aumentada.

Coordenao Elaborao e Reviso

Joo Duchnicky Cleidson Gonalves Cludio Pereira de Macedo Pedro Augusto Casotti

Editorao Ilustrao Colaborao

Cleidson Gonalves Cleidson Gonalves Poliana Moreira Castro

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de So Paulo Escola SENAI Theobaldo De Nigris Rua Bresser, 2315 Mooca Cep 03162-030 So Paulo - SP

Telefone Telefax SENAI on-line E-mail Home page

(0XX11) 6097-6333 (0XX11) 6097-6305 0800-55-1000 senaigrafica@sp.senai.br http://www.sp.senai.br

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Sumrio

Soluo de molha Tintas Papel Compensao de imagem Clculo de penetrao total Gesto ambiental Bibliografia

05 11 27 39 46 48 62

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Soluo de molha

Como j foi abordado antes o processo de impresso offset baseado no princpio fsico-qumico, onde tinta (gordura) e gua (soluo de molha) no se misturam, assim a soluo de molha utilizada para diferenciar as reas de grafismo (imagem) e as contra grafismo (no imagem) da chapa. Alm de promover a separao entre as reas de grafismo e contra grafismo, a soluo de molha ajuda a manter a temperatura do sistema de entintagem estvel alm de interagir com a tinta gerando um emulsionamento controlado e mantendo viscosidade das tintas. So utilizados na soluo de molha aditivos que melhoram o desempenho da impressora e oferecem outros benefcios como a quebra da tenso superficial da gua, uma interao entre gua, tinta, papel, chapa e mquina e uma maior estabilidade durante a impresso, um desses aditivos a soluo de fonte. A soluo de fonte possui vrios componentes que oferecem uma srie de caractersticas a soluo, cada um desses componentes ir agir em uma determinada necessidade do processo, como, grau de emulsionamento, pH da soluo, entre outras, a soluo composta basicamente de: gua; cidos e ou seus respectivos sais; Estabilizadores de pH; Inibidores de corroso; Gomas naturais ou sintticas; Umectantes e surfactantes; Controladores de emulsionamento; Reguladores de viscosidade; Lubrificantes da blanqueta; Solventes; Bactericidas; Antiespumante; Corantes.
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

pH Significa potencial de hidrognio, que refere-se a quantidade de ons (H+) e (OH-). Em outras palavras pH a medida de acidez e alcalinidade da soluo de molha, quanto mais ons de (H+) mais cida a soluo e quanto mais ons de (OH-) mais alcalina a soluo. Arhenius definiu um cido como uma substncia contendo hidrognio que produz ons hidrognio (H+) em uma substncia que produz ons hidrxido (OH-) em uma soluo. H+(aq) + OH H2O

A escala de pH vai de 0 a 14, com ponto mdio 7 que representa a neutralidade da soluo, uma soluo com valor de pH abaixo de 7 uma soluo cida, uma soluo com valor de pH acima de 7 uma soluo alcalina. A escala de pH uma escala logartmica, o que representa que a variao de um nmero inteiro na escala representa um acrscimo de 10 vezes no pH (isso quer dizer que um pH de 5 10 vezes mais cido que um pH de 6). pH = - log (H+)

CIDO 0

NEUTRO

14 ALCALINO

As mquinas offset alimentadas por folhas (planas) e mquinas offset alimentadas por bobinas (rotativas) heat set usam geralmente um pH cido em torno de 4,5 a 5,5, j as mquinas offset alimentadas por bobinas cold set utilizam um pH alcalino em torno de 8,0 a 10,0 ou um pH neutro (7,0). O valor do pH est diretamente ligado tinta utilizada no processo, uma tinta metlica, por exemplo, exige um pH de 5,0 a 6,0. Um pH fora do padro pode causar problemas de processo e de produto, tais como:
6

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

pH muito cido: desgaste precoce da chapa, velatura, retardamento da secagem da tinta, perda de brilho e eleva a tenso superficial da gua. pH muito alcalino: ganho de ponto, perda de brilho, tendncia ao emulsionamento, desgaste da chapa, mudana de cor em algumas tintas.

Para monitorar o valor do pH podemos utilizar alguns mtodos como as fitas de papel indicador, que realiza a indicao do pH atravs da mudana da cor da fita. A fita ao ser mergulhada na soluo e confrontada com a tabela de cores contida na embalagem, de acordo com a cor da fita determina-se o valor do pH. Outro mtodo o pHmetro que atravs de um eletrodo especfico que mergulhado na soluo temos o valor expresso de forma digital e com total preciso. A condio bsica para que essa medio seja precisa, a calibrao do instrumento. Com a adio de soluo de fonte o valor de pH fica estvel, pois um dos componentes da soluo de fonte a soluo tampo que tem a finalidade de estabilizar o pH numa faixa preestabelecida.

Soluo Tampo Um tampo ou uma soluo tampo uma soluo que sofre apenas pequena variao de pH quando a ela so adicionados ons H+ ou OH-. uma soluo que contm um cido mais sua base conjugada, em concentraes aproximadamente iguais.

Condutividade Todas as caractersticas e propriedades que a soluo de molha deve ter para um maior desempenho, s podem ser obtidas satisfatoriamente quando as porcentagens indicadas de dosagem de soluo de fonte so rigorosamente seguidas. Para isso deve-se utilizar um mtodo de medio preciso e que tambm seja simples e rpido. O mtodo que oferece todas essas propriedades a condutividade eltrica. A condutividade eltrica a capacidade que uma soluo em meio aquoso tem de transmitir eletricidade. A soluo de fonte contm sais os quais transmitem eletricidade atravs dos seus ons, com isso quanto maior for a quantidade de soluo de fonte mais alta ser a condutividade eltrica, esta relao torna a condutividade eltrica
7

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

grandeza ideal para o controle e dosagem da soluo de fonte na soluo de molhagem. Para o monitoramento da condutividade utilizamos o condutivmetro que um aparelho com dois eletrodos que so colocados na soluo e transmitem eletricidade e um visor onde se faz a leitura. A unidade de medida da condutividade eltrica o micro simens (s). No existe um valor padro para a condutividade eltrica, o valor da condutividade deve ser estabelecido pelo impressor. J a mistura de porcentagem adicionada na soluo o fabricante, pois o que determina a condutividade de uma soluo a quantidade de aditivo que ela contm. Lembrando que a soluo de fonte deve ser compatvel com a tinta, a chapa e a mquina. Mas a algumas caractersticas que devem ser observadas. A gua pura no condutora de eletricidade. Mas, no entanto, a gua existente na natureza nunca pura, principalmente a gua que fornecida nas cidades que passa por processos de tratamento atravs da adio de produtos qumicos. Os metais e minerais contidos na gua se ionizam permitindo o fluxo da corrente gerando consequentemente a condutividade. muito comum a utilizao de lcool isoproplico na soluo de molha, o lcool isoproplico no conduz eletricidade, o que faz com que reduza a condutividade da soluo de molha, essa reduo est em torno de 400 s para 10% de lcool na soluo. Durante o processo de impresso a soluo de molha sofre a contaminao de resduos de tinta, p de papel, limpadores de chapa e outros produtos. Essa contaminao responsvel por uma diminuio da condutividade eltrica. A qualidade da gua utilizada e a temperatura da soluo so fatores que tambm influenciam a condutividade.

Tenso superficial Para se obter rpido acerto e continuidade na impresso, assim como boa limpeza da chapa, preciso que a chapa seja bem umectada, para isso a soluo de molha deve ter uma baixa tenso superficial.
8
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tenso superficial de um lquido a fora de coeso que se opem a extenso da superfcie do lquido, em outras palavras a fora que forma a gota, quando essa fora pequena o lquido pode se espalhar mais, quando essa fora maior o lquido espalha-se menos.

GUA

LCOOL

Com uma baixa tenso superficial podemos utilizar menos soluo de molha para umedecermos a mesma rea, isso proporciona menor quantidade de gua no processo o que representa um melhor equilbrio gua/tinta, maior brilho, maior nitidez na imagem, uma secagem mais rpida da tinta. A funo do lcool isoproplico na soluo de molha de diminuir a tenso superficial. Existem outros produtos que tambm diminuem a tenso superficial, mas o lcool o mais usado. O lcool tambm aumenta a viscosidade da soluo mudando sua transferncia pelo sistema. utilizada uma dosagem de aproximadamente 10% de lcool na soluo de molhagem.

Dureza A gua formada por hidrognio e oxignio (H2O), mas na prtica temos outros compostos adicionados a ela. A dureza da gua conseqncia destes outros compostos que existem na gua, principalmente o carbonato de clcio e o carbonato de magnsio. Podemos dizer que a dureza a quantidade de clcio e magnsio contidos na gua. Dependendo da porcentagem de ligaes de carbonato de clcio e carbonato de magnsio na gua classificada de muito mole at muito dura. Como medida para dureza da gua so usados os graus (usando a unidade "d"), onde 1d corresponde a 10 mg de xido de clcio por litro. Outra forma de representao o milimol por litro (mMOL/L) e partes por milho (ppm).
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Escala de dureza De 0 4 d = muito mole De 4 8 d = mole De 8 12 d = ligeiramente dura (ideal) De 12 18 d = meio dura De 18 30 d = dura De 30 32 d = muito dura

10

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tintas

Tinta uma substncia lquida ou pastosa, constituda basicamente de um meio aglomerante (verniz), um agente de cor (pigmento) e aditivos, que so aplicadas sobre os mais diversos substratos a fim de reproduzir a imagem de uma forma de impresso. O processo de impresso offset utiliza tintas pastosas a base de leos minerais e vegetais.

Caractersticas reolgicas das tintas Viscosidade - a resistncia que um fludo apresenta a tenso de cizalhamento (escorregamento). Rigidez - a resistncia que um fludo apresenta quando exercemos uma fora mnima para coloc-lo em movimento. Tack - a resistncia que uma pelcula de fludo apresenta em separar-se (dividirse em duas camadas). Tixotropia - a caractersticas que um fludo apresenta de rigidez aparente quando cessa o movimento das camadas

Linhas de tintas o conjunto de tintas (cyan, magenta, amarelo e preto ou cor especial) fabricadas especialmente para um determinado processo de impresso ou tipo de suporte ou aplicao. Alguns exemplos de linhas de tintas:

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

11

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tintas de set rpido So indicadas quando se deseja imprimir com certa velocidade ou em impressos com altssima carga de tinta, sendo mnimos os problemas de decalque. Essas tintas possuem um tack baixo, o que reduz ou elimina o arrancamento. Estas tintas so usadas em papeis ou cartes, com ou sem coating. Tintas Fresh (frescas) Estas tintas tm a qualidade de no secar (no formar pele ou cascas) no tinteiro e na rolaria da mquina. Impressas em suportes absorventes secando normalmente, sendo que essa secagem um pouco mais lenta. Tinta para laminados e folhas sintticas As tintas para estes suportes devem secar somente por oxidao. importante recordar que as folhas sintticas so impermeveis no absorvendo a tinta, por isso deve-se tomar cuidado com decalque. Tintas para impressos de segurana So tintas utilizadas para a impresso de cheques, vales transportes, aes, etc. Estas tintas so podem reagir a produtos qumicos, a luz, etc. Tintas U.V. Uma tinta ou verniz U.V. so compostos basicamente por: monmeros; oligmeros; pigmento; aditivos; fotoiniciadores.

Os monmeros so lquidos de baixa viscosidade, mas ao contrrio dos solventes das tintas convencionais, permanecem no revestimento aps este estar seco alm de ter a funo de fazer a ligao e reduzir a viscosidade dos oligmeros. Oligmeros (resina) apresentam cadeias moleculares de comprimento mdio. este componente que formar o filme seco. Os fotoiniciadores so compostos qumicos responsveis pela iniciao da reao de secagem quando so expostos luz U.V.

12

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Os pigmentos e aditivos utilizados nas tintas com secagem U.V. na maior parte so os mesmos utilizados nas tintas convencionais. Tintas Heat Set As tintas heat set so tintas utilizadas para impresso em mquinas rotativas com forno, onde sua secagem feita basicamente pela evaporao do solvente em um forno de secagem. Tintas Para Jornal Essas tintas so utilizadas para impresso em papeis altamente porosos em mquinas rotativas para jornal, importante salientar que essas mquinas tm altas velocidades e no possuem um sistema de secagem, por isso as tintas para jornal absorvidas pelo papel no tendo uma secagem final. Atxicas As tintas atxicas no possuem metais pesados em sua composio, sua utilizao destinada embalagens de brinquedos e produtos alimentcios. Escala de Tintas o conjunto das quatro cores bsicas de impresso que possuem valores colorimtricos especficos. Escala Europa Escala Din Escala Kodak Escala Pantone Escala Swop

Processo de secagem da tinta no suporte A secagem das tintas efetua-se segundo as suas caractersticas e as do suporte impresso e os processo mais comuns so: Penetrao; Penetrao seletiva; Oxidopolimerizao; Penetrao - evaporao - oxidao; Radiao.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

13

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Secagem por penetrao Este tipo de secagem ocorre no papel jornal onde, no momento da impresso, a tinta penetra integralmente nos poros (devido a dimenso). A tinta para jornal no sofre uma secagem real, pois ela apenas fica alojada nos poros do papel. Secagem por penetrao seletiva o processo de secagem aplicado em papis revestidos como o couch por exemplo, onde no momento da impresso os leos separam-se da tinta e penetram rapidamente no poros do papel. Na superfcie fica o pigmento incorporado coma resina, devido as dimenses maiores que o dos poros. Secagem por oxidopolimerizao Este processo geralmente ocorre em papis offset, onde a pelcula de tinta em contato com o ar sofre um processo de cura (endurecimento). Secagem por penetrao, evaporao e oxidao um processo combinado e normalmente utilizado em mquinas rotativas (Heat Set). No momento da impresso h uma secagem inicial, a seguir o impresso passa pelo forno onde ocorre a evaporao do solvente (leo mineral) e logo em seguida h o resfriamento do papel, forando a oxidao da tinta efetuando a secagem. Para que a reao fotoqumica responsvel pela secagem acontea necessrio que o foton seja absorvido por um dos componentes presente na tinta ou verniz (fotoiniciador). O fotoiniciador quando hesitado pelos fotons, se transformam em radicais livres que do incio a uma reao em cadeia. Essa reao hesitar os monmeros que ento serviro como ponte de ligao entre os oligmeros efetuando a secagem.

Aditivos para tinta offset Aditivos so componentes adicionados as tintas com o intuito de auxiliar na formao de algumas caractersticas especficas. Diluente mineral Reduz principalmente a viscosidade mas consequentemente o tack, podem ser lquidos ou pastosos. Dosagem ideal aproximadamente 2%.
14

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Em excesso pode causar: a) Velatura; b) Diminuio do brilho; c) Prejudica a fixao do pigmento; d) Acelera a secagem inicial da tinta. Diluente vegetal Reduz a viscosidade e consequentemente o tack, so lquidos. Dosagem ideal de 3 a 4%. Em excesso pode causar: a) Retardamento da secagem b) Velatura Pasta anti-tack. Reduz o tack da tinta sem reduzir a viscosidade. utilizado para suportes com tendncia ao arrancamento superficial. Dosagem ideal aproximadamente 5%. Em excesso pode causar: a) Perda de brilho b) Velatura Pasta anti-decalque Utilizada em impressos com alta carga de tinta e auxilia as tintas com tendncia a decalcar. Contm amidos especiais quimicamente tratados. Dosagem ideal aproximadamente 1%. Na impresso, o amido fica na superfcie da tinta, ocorrendo assim a separao da frente de uma folha ao verso da outra. Em excesso pode causar: a) Acumulo de partculas na rolaria b) Problemas com aceitao de vernizes e plastificao Pasta anti-atrito Melhora a resistncia ao atrito do impresso. utilizada em embalagens que no sero envernizadas e suportes de difcil fixao da tinta. Dosagem ideal aproximadamente 2%
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

15

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

A pasta anti-atrito contm cras em forma cristalina que ficam na superfcie dando o deslizamento necessrio. Em excesso pode reduzir o brilho Verniz mordente Aumenta o tack e a viscosidade das tintas. fabricado com verniz similar ao da tinta, porm de tack e viscosidade muito mais altos. Dosagem recomendada entre 5 e 10%. Em excesso reduz a secagem, pois, este fabricado sem secantes. Secantes Os secantes so fabricados base de sais orgnicos de metais pesados, como, cobalto, mangans, chumbo, e outros. A ao destes secantes por catalizao, isto , eles ajudam a fixar o oxignio pelas tintas sem que eles prprios se oxidem ou sequem. Dosagem recomendada de no mximo 2%. Em excesso pode causar: a) A tinta seca na rolaria b) Secagem apenas superficial Branco opaco utilizado para aumentar a opacidade e o poder de cobertura das tintas. Fabricado base de dixido de titnio, um pigmento branco. Adicionar o mnimo possvel. Em excesso pode causar: a) Acmulo na blanqueta b) Acmulo na rolaria Branco transparente Utilizado para diminuir o poder tintorial ou concentrao das tintas. Fabricado com vernizes similares ao das tintas. Pode ser adicionado em qualquer proporo.

Guia Pantone O guia Pantone foi criado pela empresa PANTONE Color Products and Services nos Estados Unidos. Essa empresa vende o direito de uso das frmulas para a confeco das cores primrias e imprime a prpria, vendendo a escala para todo o mundo.
16
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

O Guia Pantone um catlogo de cores especiais com 1.000 cores padres formadas pela combinao de 14 cores especiais e as 4 cores bsicas. Essas 1.000 cores contm a formulao e um cdigo de identificao reconhecido internacionalmente, isto , a mesmo vermelho ou azul pode ser impresso no Brasil e no Japo com a mesma tonalidade, tendo apenas como referncia o cdigo de identificao. Por isso, o guia Pantone serve para seleo, preparao e reproduo de cores. O guia Pantone impresso em papel revestido (couch) e em papel no revestido (offset). As cores impressas em papel couch so identificadas pela letra C (coated) ao lado do cdigo da cor e as cores impressas em papel offset so identificadas pela letra U (uncoated). As cores que formam o guia Pantone so: PANTONE Yellow 012 (PANTONE Yellow 012 021 (PANTONE Orange 021 PANTONE Warm Red PANTONE Red 032 PANTONE Rubine Red PANTONE Rhodamine Red PANTONE Purple PANTONE Violet PANTONE Blue 072 PANTONE Reflex Blue PANTONE Process Blue PANTONE Green PANTONE Black PANTONE Process Yellow PANTONE Process Magenta PANTONE Process Cyan PANTONE Process Black

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

17

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

PANTONER

PANTONE 9 pts PANTONE Yellow 4625U 7 pts PANTONE Warm Red 6 pts PANTONE Black

40.9 31.8 27.3

PANTONR

PANTONE 4 pts 1/2 7 pts 4635U 3 pts 11 pts

1/4

PANTONE Yellow PANTONE Warm Red PANTONE Black PANTONE Transp.. Wt..

20.5 15.9 13.6 50.0

PANTON 9 pts PANTONE Yellow 40 7 pts PANTONE Warm Red 9 4625 E 6 pts PANTONE Black U 31 8 27 3

PANTONE 2 pts PANTONE 3/4 1 pts PANTONE 4645U 1\2 1 pts PANTONE 1/2 16 pts PANTONE

1/4

Yellow Warm Red Black Transp.. Wt..

10.2 8.2 6.8 75.0

PANTONE 1 pts PANTONE 7/8 4655U pts PANTONE 3/4 pts PANTONE 1/4 19 pts PANTONE

1/8

Yellow Warm Red Black Transp.. Wt..

5.1 4.0 3.4 87.5

cdigo da tonalidade e tipo de papel

Formulao em partes

Formulao por gramas (frmula para 100g de tinta)

PANTONE 1 pts PANTONE 7/8 pts PANTONE 4665U 3/4 pts PANTONE 1/4 41 pts PANTONE

1/8

Yellow Warm Red Black Transp.. Wt..

2.6 2.0 1.7 93.7

C = papel couch (coated) U = pepel offset (uncoated)

PANTONE 1 pts PANTONE 7/8 pts PANTONE 4675U 3/4 pts PANTONE 1/4 85 pts PANTONE

1/8

Yellow 1.3 Warm Red 1.0 Black .8 Transp. Wt. 96.9

Preparao de cores especiais Procedimento para preparao de cor especial utilizando o guia Pantone. a) Analisar o original de cor confrontando com o padro pantone b) Analisar a frmula c) Providenciar as tintas. d) Pesar as tintas de acordo com a frmula. e) Misturar as tintas. f) Verificar a tonalidade atravs de batida com o dedo g) Efetuar correes necessrias, anotando o desvio de cor h) Tirar uma prova de Quick Peek i) Caso haja desvio de cor, efetue novamente os itens g e h.

Observaes sobre a preparao de tintas especiais: Na frmula apresentada no guia Pantone as quantidades so apresentadas de duas maneiras, em percentagem e em partes; A dosagem das tintas deve ser precisa para evitar distores de cor; Deve-se evitar contaminao das tintas;
18

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Uma primeira avaliao deve ser feita com a batida de dedo e com o quick peek em uma avaliao mais criteriosa; Para essa avaliao deve ser levado em conta as condies de iluminao e cor do papel impresso. Esses dois fatores influenciam muito no resultado da avaliao.

Prova de Quick Peek O Quick Peek um instrumento compacto preciso, barato e fcil de usar. utilizado para a confeco de provas de cor, para verificao da tinta pelo fabricante e/ou pelo impressor. Com o Quick Peek podemos saber se a cor a ser impressa est correta ou no, sem que seja necessrio colocar a tinta em mquina e fazer uma impresso; mostrar como a tinta muda de cor aps secar; verificar o tempo de secagem da tinta e indicar a quantidade de tinta a ser utilizada para a impresso em um determinado trabalho. O Quick Peek composto por: Barra de volume - esta barra de metal e utilizada para medir o volume de tinta a ser utilizado para a confeco de prova. Essa barra tem um furo com um dimetro grande e um outro com dimetro pequeno; Esptula - utilizada para encher os furos da barra de volume com tinta e raspar o excesso de tinta da mesma; Basto de metal - usado para forar a sada da tinta dos furos da barra de volume, depositando essa mesma tinta na placa de ao. Este basto tem uma ponta com dimetro pequeno e outra maior, conforme os furos da barra de volume; Rolo de mo - usado para distribuir a tinta sobre a placa de ao e para fazer a impresso no substrato que produzir a prova de cor; Placa de ao - onde distribudo a tinta uniformizando a pelcula.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

19

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Determinao dos volumes de tinta Pelcula de tinta Fina Normal Grossa Papis macroporosos (offset,
apergaminhado etc.

Papis microporosos
(couch, monolcido etc.)

1 furo grande 2 furos pequenos 2 furos grandes

1 furo pequeno 1 furo grande 2 furos pequenos

Procedimento para confeco de prova de cor utilizando o Quick Peek a) determinar a pelcula de tinta a ser aplicada no suporte; b) encher o(s) furo(s) correspondente a pelcula de tinta a ser aplicada e raspe qualquer excesso de tinta; c) depositar a tinta do(s) furo(s) sobre a placa de ao; d) distribuir a tinta sobre a placa de ao utilizando o rolo de mo at que essa fique com um filme uniforme; e) colocar um pedao de papel no qual ir imprimir sobre uma superfcie dura e lisa, preferencialmente de vidro; f) aplicar a tinta no papel utilizando o rolo de mo. Utilizar uma presso constante e o suficiente para se efetuar a impresso. Aps completado todos os passos da operao, estar pronta a prova de cor com um filme de tinta uniforme e exatamente da mesma cor do trabalho a ser impresso em mquina.

Clculo de consumo de tinta Existem vrias maneiras para calcular a quantidade necessria de tinta para a impresso de um trabalho qualquer. Uma das formas de determinar o consumo das tintas pela frmula SPANKSG. A frmula tem esse nome porque as letras que representam os fatores utilizados para o clculo. Essa a frmula mais utilizada (para determinar o consumo de tinta).

20

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Frmula Kg = S x P x A x N x K x S (G) 353 Onde S = Substrato (papel) Couch de primeira qualidade = 1,0 Couch de qualidade inferior = 1,2 Semi acetinados = 1,4 Cartes duplex = 2,0 Cartes coated = 1,5 Papel offset de boa qualidade = 1,6 Papel jornal = 1,8 Papeis e cartes tipo Kraft = 2,2 P = Processo de impresso Tipografia = 1,0 Offset = 0,5 A = rea de impresso m N = Nmero de lados a imprimir x nmero de impressos K = Caractersticas da imagem Impresso chapada = 1,0 Retcula 70% = 0,7 Retcula 40% = 0,4 Retcula 30% = 0,3 S texto = 0,2 SG = Peso especfico da tinta, quando possvel Cores de escala / preto e prata = 1,0 Cores transparentes (meios tons) = 1,2 Cores opacas (meios tons) = 1,7 Branco opaco/ ouro = 2,0

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

21

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Exemplo: Calcular o consumo de tinta para 50.000 folhas impressas em chapado, medindo 0,55 x 0,35m, pelo processo offset, com tinta azul europa em carto duplex. S = 2,0 P = 0,5 A = 0,55 x 0,35 N = 1 x 50.000 K = 1,0 SG = 1,0 2,0 x 0,5 x,1925 x 50.000 x 1,0 x 1,0 = 27,26 Kg 353 Outro mtodo utilizado para a obteno do consumo de tinta a curva de densidade, nesse mtodo utilizamos um grfico que relaciona quantidade de tinta necessria para obter a densidade da tinta.

22

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tambm podemos utilizar para calcular o consumo de tinta a seguinte frmula: Fator (g) x Formato (m) x Tiragem = Consumo de tinta (Kg) Chapada 1.000 Fator (g) = conforme tabela abaixo. Formato (m) = rea de impresso. Tiragem = n de folhas imprimir (frente/verso) Tipos de papis Couch Carto Alta Alvura Offset Fator 1.70 g 1.90 g 3.30 g 2.65 g

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

23

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Observaes O resultado obtido em Kg valido por uma impresso chapada (100%). Em impresses reticuladas, multiplicar o resultado conforme abaixo: Retcula: 70% = 0,7; 60% = 0,6; 50% = 0,5... Para textos, multiplicar o resultado obtido na frmula por 0,2.

Os valores de consumo de tinta obtidos atravs destes mtodos so uma estimativa, podendo sofrer variaes em funo da carga de tinta aplicada e o poder de cobertura da tinta.

Vernizes sobre impresso (VSI) A aplicao de verniz sobre impresso tem vrias finalidades: Aumentar o brilho e melhorar o aspecto geral. Melhorar a resistncia ao atrito. Eliminar problemas de bronzeamento.

Em alguns casos procuram-se resultados especficos com vernizes especiais: Vernizes para fosqueamento. Vernizes para blister

Os vernizes de sobre impresso (VSI) podem dividir-se em 4 grandes grupos : Vernizes a base de leo; Vernizes base de solventes; Vernizes base gua; Vernizes base se sistemas de reticulao por radiao.

Verniz base de leo So estes os mais antigos, baseados em veculos semelhantes aos das tintas. Desta forma, sua utilizao similar a elas, podendo ser aplicados em mquinas offset, em chapado direto, sem gua, ou com gua, quando se deseja sobre imprimir somente algumas reas ou fazer reserva. Podem aplicar-se sobre impressos secos ou ainda midos, neste caso, porm, tomando a precauo de que o verniz no arraste a tinta que est por baixo.

24

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

O set relativamente lento, motivo pelo qual devem tomar-se precaues nas pilhas, para evitar colarem as folhas umas s outras (blocagem). Secam por oxidao. importante que haja bastante oxignio arejando as pilhas. O brilho do VSI base leo muito bom, com boa resistncia ao atrito, porm, estas qualidades dependem tambm muito das condies do suporte. A tonalidade dos sobre impressos com VSI base de leo sempre amarelada, tonalidade que aumenta com a exposio luz.

Verniz base de solvente Estes vernizes tambm so conhecidos h muito tempo. So utilizados em mquinas envernizadoras ou calandras e aplicadas sobre impressos secos. A secagem deve ser acelerada passando os impressos por uma estufa com boa renovao de ar. Deve-se tomar precauo para no inalar os solventes, que so insalubres. Dependendo da qualidade da superfcie do suporte, o brilho e a resistncia ao atrito so muito bons. A tonalidade destes vernizes ligeiramente amarelada.

Verniz base de gua So constitudos geralmente por misturas de disperses estireno acrlicas, resinas estireno-acrlicas solubilizadas por neutralizao e aditivos como umectantes, disperses de ceras, formadores de filme, etc. So aplicveis em envernizadoras ou mquinas offset sobre impressos secos ou ainda midos. Em mquina de 2, 4 ou mais cores aplica-se o verniz no ltimo estgio, finalizando todo o trabalho de impresso num nico passe.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

25

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

As propriedades mais importantes do verniz base de gua so as seguintes: a) Aplicvel a suportes absorventes e no absorventes, sintticos e laminados; b) Totalmente inodoro e incolor, depois de seco; c) timo brilho, dependendo do suporte; d) Excelente resistncia ao atrito; e) Incrementa a produtividade na grfica: f) Folhas envernizadas pelo sistema mido-mido podem ser processadas, em muitos casos, aps 2 horas. g) Elimina ou reduz o uso do p antimaculador; h) Protege os trabalhos bronzeados; i) j) l) Aplicvel em mquinas envernizadoras, envernizadoras acopladas a impressoras, em sistemas de molha intermitente ou contnua; No inflamvel; Utilizvel para embalagem de produtos alimentcios; k) Resistente a temperatura acima de 200C; m) A secagem pode ser acelerada mediante radiao infravermelha (IR).

Vernizes base de sistema de reticulao por radiao Neste grupo se incluem vernizes que reagem s radiaes U.V (ultravioleta) ou E.B (radiao eletrnica). So vernizes especiais aplicados geralmente em camadas mais grossas, principalmente em suportes pouco ou no absorventes. A secagem, obtida por uma reao de reticulao por radiao, quase instantnea. O brilho e a resistncia ao atrito so excelentes.

26

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Papel

Gramatura o peso em gramas de um metro quadrado do suporte. O teste poder ser feito, cortando-se um metro quadrado do suporte e depois pesando-se esta rea. Normalmente no se procede assim, por dois motivos: Impossibilidade de se ter um metro do suporte. Necessidade de rapidez e facilidade de manuseio na realizao do teste.

Unidade g/m2 Aparelho Balana de peso bsico, balana analtica, etc. Determinao Normalmente determina-se da seguinte maneira: Corta-se uma rea pequena do suporte (10 x 10cm), pesando-se esta rea e atravs de uma regra de trs extrapola-se para 1 m2. Corta-se uma amostra do suporte (25 x 40 cm recomendado pela norma) e pesa-se numa balana apropriada, onde se obter diretamente o peso de um m2. Finalidade A gramatura afeta todas as propriedades fsicas do suporte e muitas das suas propriedades ticas.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

27

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Aspereza o grau de desuniformidade da superfcie do suporte. O termo usado aspereza, mas a indstria papeleira, de modo geral, denomina esta caracterstica de lisura. Como os prprios nomes indicam, um o oposto do outro. Unidade ml/min, m/Pa.s, s/100ml, etc. Aparelhos Gurley, Bendtsen e Bekk Determinao No Aparelho Bendtsen, a velocidade com que o ar passa entre um anel plano e circular e uma folha do suporte. Observao: Vrios aparelhos podem ser usados para a determinao da aspereza. Cada um deles fornece resultados diferentes entre si, fazendo-se necessrio indicar o nome do equipamento utilizado no teste. Finalidade A lisura influi na aparncia e na qualidade de impresso do suporte. Na impresso offset, devido a flexibilidade da blanqueta que transfere a tinta para o suporte, possvel imprimir em papis com superfcie rugosa.

Estabilidade dimensional o percentual de alongamento do suporte provocado pelo aumento do teor de umidade relativa do ambiente de 45% para 83% a 20C. Unidade % Aparelho Cmara condicional

28

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Determinao O teste feito, prendendo-se em fita do suporte no interior de uma cmara, onde provocamos uma variao no teor de umidade relativa do ar ambiente, uma temperatura constante, e depois medimos a expanso ou contrao verificada no suporte. Finalidade A falta de estabilidade dimensional, indica uma tendncia a problemas com suportes que requeiram mnimas variaes em suas dimenses, em aplicao como: impresso, corte-vinco, impresso de relevo, etc.

Umidade Unidade % Aparelhos Estufa e balana analtica Definio o teor de gua no suporte em termos percentuais. Determinao Genericamente, a determinao do teor de umidade feita da seguinte maneira: pesase o suporte, seca-se em estufa, pesa-se a mostra seca e calcula-se o valor percentual da diferena de peso sobre o peso da amostra antes de secar. % umidade = Peso antes Peso depois x 100 Peso antes Finalidade A umidade do suporte afeta vrias caractersticas como gramatura, resistncia fsica, estabilidade dimensional, propriedades eltricas etc. A umidade muito importante tambm na qualidade de vrios processos de beneficiamente como: revestimento, entintamento, impregnao, calandragem, impresso, estar sujeito a perder sua planura. A umidade deve ser controlada, pois os

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

29

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

problemas de falta de registro, encanoamento, rugas, eletricidade esttica e encrespamento esto relacionados com ela. Umidade baixa causa excesso de eletricidade esttica e umidade muito alta causa dificuldade de secagem da tinta. O papel costuma ser fornecido para impresso com um teor de umidade entre 4 a 7% e cartes de 7 a 10%, quanto a sala de impresso, deve estar em torno de 65% de umidade relativa.

Direo de fabricao da fibra ((Longitudinal/Transversal) Direo longitudinal: a direo paralela ao sentido de movimento da tela na mquina de papel ou carto. Direo transversal: a direo perpendicular ao sentido do movimento da tela na mquina de papel ou carto. Mtodo de Identificao Para cartes e papis de alta gramatura, basta curvar a folha. O sentido fibra se situar perpendicularmente dos dois lados da folha que apresentarem maior resistncia ao curvamento. Para papis de baixa gramatura basta cortar uma tira de papel para cada lado a ser identificado e proceder conforme a figura abaixo.

A tira que resistir mais ao curvamento estar no sentido longitudinal Critrio de avaliao O lote recebido dever estar com a fibra no sentido solicitado pelo departamento de compras.

30

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Importncia Considerando-se que os suportes possuem caractersticas diferentes nos dois sentidos, h que se verificar em que formato ser impresso, bem como aplicao, a fim de orientar o departamento de compras.

Tipos de papis Acetinados Papis que passaram por supercalandra onde receberam acabamento com brilho em ambas as faces. No tem revestimento couch. Este grupo divide-se em vrios subgrupos, que so destacados a seguir. Papel fabricado essencialmente com pasta qumica branqueada, supercalandro, com baixa carga mineral (at 10%), com ou sem linhas dgua e brilho caracterstico em ambas as faces. Usado geralmente para impresso. Bblia Papel fabricado com pasta qumica branqueada, gramatura mxima de 50g/m2, teor elevado de carga mineral e boa opacidade. Usado para confeco de bblias e certos impressos de espessura baixa, podendo conter linhas dgua. Bouffant Papel fabricado essencialmente com pasta qumica branqueada, no colado, com carga mineral acima de 10%, bem encorpado e absorve. Usado para impresso de livros, em servio geral de tipografia e mimeografia, podendo apresentar linhas dgua. Couch Papel para impresso, que rene todas as qualidades necessrias para a reproduo perfeita de clichs, conferidas pelo revestimento com cargas minerais em uma ou duas faces. Divide-se em subgrupos, que so destacados a seguir. Imprensa Papel para impresso de jornais e peridicos, fabricado principalmente com pasta mecnica ou mecanoqumica, na gramatura entre 45 e 56 g/m2, com ou sem linhas dgua no padro fiscal, com ou sem colagem superficial.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

31

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Jornal Papel para impresso, similar ao imprensa, porm sem limitao de gramatura, alisado ou monolcido. Usado para impressos comerciais, blocos de rascunho e outros. Monolcido Papel caracterizado pelo brilho em uma de suas faces, obtido em mquinas dotadas de cilindro monolcido. Distinguem-se, entre outros, os destacados a seguir. Papel fabricado essencialmente com pasta qumica branqueada, com brilho em uma das faces. Usado para rtulos, cartazes, sacolas, embalagens e papis fantasia. Offset Papel para impresso, fabricado essencialmente com pasta qumica branqueada com elevada resistncia da superfcie. Usado geralmente para impresso em offset. Apergaminhado Papel fabricado essencialmente com pasta qumica branqueada, alisado, colado e com boa opacidade. Usado para correspondncia em geral, formulrios, impressos, cadernos escolares e envelopes. Flor post Papel fabricado essencialmente com pasta branqueada, geralmente na gramatura at 32 g/m2, branco ou em cores. Usado geralmente para segundas-vias em correspondncia ou formulrios impressos. Kraft Papel para embalagem, cuja caracterstica principal a sua resistncia mecnica. So destacados, a seguir, subgrupos para melhor classificao. Kraft natural (sacos multifoliados) Papel fabricado com pasta qumica sulfato no-branqueada, essencialmente de fibra longa, geralmente na gramatura entre 80 e 90 g/m2. Altamente resistente ao rasgo, trao e com boa resistncia ao estouro. Usado essencialmente para sacos e embalagens industriais de grande porte. Para papelo ondulado Papel para embalagens, utilizado na fabricao de papelo ondulado. Distinguem-se vrios subgrupos, tal como segue.
32
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Miolo Papel fabricado com pasta semiqumica e/ou mecnica, e/ou aparas, tendo geralmente gramatura entre 120 e 150g/m2. Usado na confeco do miolo para papelo ondulado. Capa Papel fabricado com elevada porcentagem de fibras virgens, geralmente na gramatura mnima de 120 g/m2, em atendimento s especificaes de resistncia mecnica requeridas para construir capa ou forro das caixas de papelo ondulado. Podendo tambm ter propriedades mecnicas inferiores, devido utilizao de proporo considervel de matrias-primas recicladas. Higinico Papel para fim especfico. Quanto qualidade, diferenciam-se vrios subgrupos, que so destacados a seguir. Toalha Papel fabricado para fim especfico, natural ou em cores, na gramatura entre 25 e 50g/m2. Usado em folha nica ou dupla. Guardanapo Papel crepado ou no, fabricado com pasta qumica branqueada, incluindo ou no aparas de boa qualidade tratadas quimicamente, para fim especfico, na gramatura entre 18 e 25 g/m2, para uso em folha nica ou dupla, branco ou em cores. Leno Papel fabricado com pasta qumica branqueada, incluindo ou no aparas de boa qualidade tratadas quimicamente, na gramatura entre 15 e 18 g/m2, para uso em folhas mltiplas na confeco de lenos faciais ou de bolso, branco ou em cores. Cartes e cartolinas So cartes que se caracterizam essencialmente por sua elevada gramatura e relativa rigidez, conforme requerida para a produo de cartuchos, mostrurios, pastas, caixas pequenas etc. Carto Duplex Carto composto de forro e suporte, na gramatura entre 200 e 600 g/m2, usado na confeco de cartuchos, trazendo impresso ou no.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

33

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Forro Camada superior, geralmente fabricada com pasta qumica branqueada, monolcido, com ou sem tratamento superficial. Suporte Camada(s) inferior(es) fabricada(s) com pasta no-branqueada e/ou aparas.

Carto Triplex Carto cujo suporte forrado em ambas as faces. De usos e caractersticas semelhantes ao carto duplex. Carto Branco Carto de uma s massa, em uma ou vrias camadas, com acabamento de acordo com a finalidade e fabricado com pasta qumica branqueada. Distingui-se vrios subgrupos, que so destacados a seguir. Cartes em cores Cartes coloridos, usados principalmente para confeco de fichas e pastas para arquivo. Fabricados em uma ou mais camadas e diferenciados como segue. Papelo Carto de levada gramatura e rigidez. Fabricado essencialmente de pasta mecnica e/ou aparas, geralmente em vrias camadas da mesma massa. Sua cor, em geral, conseqncia dos materiais empregados na sua fabricao. Usado na encadernao de livros, suporte para comprovantes contbeis, caixas e cartazes para serem recobertos. Comercializado em diversos formatos e identificado por nmeros que indicam a espessura das folhas contidas em um amarrado de 25 quilos. Distinguem-se diversos subgrupos que vm a seguir. Papelo Madeira ou Papelo Paran o carto fabricado com fibras geralmente virgens de pasta mecnica ou mecanoqumica. O papelo pardo, obtido de pasta mecnica em toras pr-impregnadas com vapor, deve-se includo neste grupo. Cigarro Papel para fim especfico, fabricado com pasta qumica branqueada, de fibras txteis e/ou madeira, geralmente contendo carga mineral at 26%, com gramatura entre 13 e 25 g/m2. No colado, de alta opacidade, com marca dgua, velin ou marca filigrana,
34
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

com combustibilidade mecnica de cigarros e em resmas ou ento mortalhas quando para confeco manual. Desenho Papel para fim especfico, fabricado como pasta qumica, geralmente na gramatura entre 100 e 280 g/m2, com acabamento de mquina e tratamento na massa da superfcie de modo a resistir frico de borracha. Heliogrfico Papel para fim especfico, fabricado com pasta qumica branqueada, baixo teor de ferro, absoro uniforme, gramatura entre 40 e 120 g/m2, bem colado, alisado, branco ou levemente colorido.

Clculo com papis O formato de um papel indica a relao lateral de uma folha, sendo que quando citarmos devemos mencionar primeiro a largura e depois o comprimento, como por exemplo, 660 mm por 960 mm. Em 1922, na Alemanha, os formatos foram unificados atravs da tabela DIN*, sendo que estes tem uma proporo lateral, assim como a proporo que um lado tem para a diagonal de um quadrado. Os vrios formatos de cada tabela DIN recebe o nome de grupo 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, sendo que a rea do formato DIN A-0 corresponde a um metro quadrado, podendo ser dominado como formato ureo. *DIN - Deutsche Industrie Norm. Todos os formatos no refilados so 5% maiores que os formatos da tabela DIN., ou seja, refere-se a formatos refilados. A medida do DIN A-0 no refilado 86 x 122 cm, Ento a rea correspondente a 1,05 m. Um detalhe importantssimo dos formatos para impresso que devem ser maiores do que as dimenses finais com margem suficiente para a pina da mquina, tira de controle e refile final.
35

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

No Brasil, em 1969, ABNT fixou alguns padres referentes aos formatos de papis, adotando-se ento como dimenses bsicas para papel de escrita o formato com 21 x 29,7 cm. As sries B e C foram desenvolvidas como formatos auxiliares da srie A. Cerca de 28 pases adotaram a tabela DIN. Existem ainda os formatos AA (76 x 112 cm) e BB (66 x 96 cm), que so medidas brasileiras para papis e 55 x 73 cm para cartolina, conhecido como formato Rio (editorial).

Peso do papel Antigamente a indicao de peso do papel era feito em quilos por 1000 folhas, mas tecnicamente o correto expressar em g/m. Quando feito o clculo de peso para 1000 folhas deve-se observar as seguintes variveis: a) rea de uma folha; b) rea de 1000 folhas; c) Multiplicar o peso do m; d) Arredondamento: 0,001 Kg a 0,249 Kg para menos 0,250 Kg a 0,499 Kg para Kg 0,500 Kg a 0,749 Kg para menos 0,750 Kg a 0,999 Kg para 1 Kg

Frmulas para clculo com folhas Gramatura G = Peso rea O peso deve ser expresso em gramas e a rea em m.
36

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Peso em gramas (de uma pilha) P=AxGxN A rea deve ser em m e N corresponde ao nmero de folhas Nmero de folhas (em uma pilha) N AxG Altura em metros (de uma pilha) H 1000 Peso em quilos P = G x 0,3168 = GxN = P rea em m

Frmulas para clculo com bobinas Metragem M = PB T LxG Onde PB corresponde ao peso da bobina (g), T o peso do tubete (g) e L a largura da bobina. Peso da bobina PB = M x L x G Formatos Brasileiros Formato AA Smbolo AA 1/2 AA 1/4 AA 1/8 AA 1/16 AA 1/32 AA 1/64 AA mm 760 x 1120 560 x 760 380 x 560 280 x 380 190 x 280 140 x 190 90 x 140 Formato BB Smbolo BB 1/2 BB 1/4 BB 1/8 BB 1/16 BB 1/32 BB 1/64 BB mm 660 X 960 480 X 660 330 X480 240 X 330 160 X 240 120 X 160 80 X 120
37

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Tabela de Formatos Padres Formato A mm Smbol o A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 841 x 1189 594 x 841 420 x 594 297 x 420 210 x 297 148 x 210 105 x 148 74 x 105 52 x 74 Smbol o C0 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 917 x 1297 648 x 917 458 x 648 324 x 458 229 x 324 162 x 229 114 x 162 81 x 114 57 x 81 Formato C mm Smbol o B0 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 1000 x 1414 707 x 1000 500 x 707 353 x 500 250 x 353 176 x 250 125 x 176 88 x 125 62 x 88 Formato B mm

38

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Compensao de imagem

Cilindro porta-forma e seu respectivo calo O dimetro do cilindro porta forma apresenta em relao aos anis de controle, o suficiente para a aplicao da forma com os relativos calos. A espessura do revestimento do cilindro porta-forma pode oscilar correspondendo a um desnvel de 0,10 a 0,30 mm em relao ao anel de controle, quanto a medida da impresso na folha corresponde aquela da forma.

Relao de dimetro dos cilindros Temos visto que uma transferncia perfeito da imagem consegue-se somente no caso em que os cilindros giram em perfeito sincronismo. Mas, s vezes no sobra alternativa, mesmo que em prejuzo da qualidade de transferncia da imagem, com o objetivo de corrigir diferenas no registro ou por exigncia da folha. A longitude de imagem pode diminuir ou aumentar mudando o dimetro do cilindro porta-forma (caso mais freqente). O cilindro porta blanqueta no tem nenhuma influncia na longitude da imagem j que o mesmo serve como mero transmissor da imagem, ou seja, desde que os dimetros dos cilindros porta-forma e o contra presso sejam iguais (independente do dimetro do cilindro porta blanqueta) a longitude da imagem na impresso permanecer invarivel.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

39

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Modificaes da longitude impresa bastante comum, no caso de imprimir policromias, acrescentar-se folhas de revestimentos no cilindro porta-forma (0,10 a 0,20 mm para a primeira cor e 0,005 a 0,10 mm na segunda), a fim de prevenir e corrigir eventuais dilataes. Os construtores de mquinas que trabalham com anis de guia fora de contato, j se previnem de modo que as engrenagens dos cilindros possam girar com um leve deslocamento da distancia em seus eixos para que o impressor possa dosar a presso. Nas mquinas que trabalham com anis de guia em contato, a presso pode ser regulada somente mudando-se a espessura do revestimento dos cilindros j que a distncia dos seus eixos so inalterveis. Antes de tratamos dos casos tpicos, em que se costuma mudar o dimetro do cilindro porta-forma, consideremos primeiramente o que realmente acontece nesta operao. Sabemos que os cilindros giram movidos por engrenagens que rodam sobre a circunferncia primitiva com a mesma velocidade angular. Portanto, cada ponto da superfcie dos cilindros gira em ngulos iguais e sendo dimetros iguais cobrem arcos iguais. Deixamos ento fixo que os trs cilindros da mquina offset movem-se sob o mesmo ngulo de giro. evidente que ao modificar o dimetro do cilindro porta-forma no se modifica a longitude da imagem na forma, representada na figura por um arco, o que realmente varia o ngulo abrangido pela longitude constante da imagem. No cilindro contra-presso ocorre exatamente o contrrio que no cilindro porta-forma, pois a medida em que aumenta o seu dimetro aumenta tambm a longitude da imagem ou vice-versa. Vejamos agora os 3 casos que praticamente se apresentam nas variaes da longitude da impresso.

40

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

41

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Os cilindros encontram-se nas condies de perfeito giro. O dimetro do cilindro porta blanqueta menor que os outros dois na exata correspondncia do estiramento da blanqueta. Sobre a forma encontra-se uma imagem de longitude de 90. Quando giram os cilindros, a imagem 1-2 transfere-se a blanqueta e este transfere para a folha. Esta ltima transferncia 3-4 a mesma longitude que a imagem 1-2 da forma. Por conseqncia pelo aumento do dimetro do cilindro porta-forma a imagem no abrange o mesmo arco que no caso anterior. evidente que para obter a devida penetrao ser necessrio separar o cilindro porta-forma do cilindro porta blanqueta nas maquinas que trabalham com os anis guias fora de contato, ou retirar a espessura nas mquinas que trabalham com anis em contato. A longitude original 5-6 requer uma curva menor de 90 sobre o cilindro porta-forma. Suponhamos que a curva requerida seja de 89. Quando se transfere a imagem ao cilindro blanqueta, cilindro porta-forma necessitara de uma rotao de 89 somente. Simultaneamente, os cilindros contrapresso e de blanqueta giram sob a mesma curva. (velocidade angular). A causa consiste no fato de o dimetro do cilindro porta-forma ser superior ao do cilindro contra-presso. Esta relao de dimetros emprega-se na impresso das primeiras cores de uma policromia para prevenir e poder compensar depois (retirando revestimento de sob a forma) as possveis dilataes da folha. Temos aqui o caso inverso ao anterior e emprega-se na impresso das cores sucessivas primeira, na compensao pela dilatao da folha. Ao diminuir o dimetro, a imagem cobre uma longitude maior do porta-forma.

42

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Como conseqncia disto, a longitude da impresso original agora ocupa uma curva maior de 90 no cilindro porta-forma. Suponhamos agora que no lugar de uma folha fina, vamos imprimir uma folha com espessura maior, tendo neste caso o aumento do dimetro do cilindro contra presso. Com uma rotao de 90 obtm-se uma imagem, maior que a original. As relaes dos dimetros so iguais, porm os resultados so diferentes. Como j dissemos, os cilindros so obrigados a girar com a mesma velocidade angular das engrenagens. Portanto, quando se imprime sobre folha com espessura maior na impressora que no dispe de alojamento para revestimento no cilindro impressor, e interessa conservar as dimenses do original, torna-se necessrio aumentar o dimetro do cilindro portaforma na mesma proporo do contra presso.

Clculos de compensao da variao da imagem Como j sabemos, os casos mais freqentes de variao do comprimento da imagem so provocados pela estabilidade dimensional da folha. A maioria dos impressores procura compensar a variao alterando o dimetro do cilindro porta-forma em relao ao do contra presso, obtendo resultados geralmente satisfatrios embora de forma bastante emprica. sabido que o mtodo mais usado pelos impressores o da tentativa, na ausncia de dados mais profundos e frmulas que forneam um resultado tecnicamente mais exato. Vejamos ento quais seriam as formas de resolvermos este problema sem a perda de tempo experimentado: Diferena do raio do cilindro = 0,20 mm. Diferena do dimetro do cilindro = 0,40 mm. Diferena da circunferncia do cilindro = 0,40 mm x 3,1416 = 1,26 mm.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

43

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Se a imagem abrange 0,75 da circunferncia do cilindro, a imagem ficar alongada a ordem de 1,26 x 0,75 = 0,94 mm, que quase 5 vezes a espessura retirada do calo. Reciprocamente a imagem se contrai 0,94 mm ao colocarmos uma folha de 0,20 mm sob a forma. Do mesmo modo pode-se falar do aumento do comprimento da imagem provocada ao aumento da espessura da folha que se imprime. Por exemplo: se tivermos que imprimir uma folha de 0,40 mm de espessura a diferena ser: Espessura do material = 0,40 mm (aumenta em 0,40 mm o raio do cilindro) Diferena no dimetro =0,80 mm. Diferena da circunferncia do cilindro 0,80 x 3,1416 = 2,51 mm

Como a imagem ocupa 0,75 da circunferncia do cilindro a imagem ficar aumentada: 0,75 x 2,51 =1,88 mm De qualquer modo com a aplicao a correo dos revestimentos mais rapidamente do que por tentativa do tipo prtico. Se quisermos, por exemplo, corrigir a variao, aplicando a seguinte frmula, encontraremos com preciso o valor da incgnita, ou seja, o valor da espessura que se aumentar ou diminuir ao cilindro porta-forma. S = X.D 2L Onde: S= espessura que se tem de aumentar ou diminuir sob a forma. L= longitude da imagem na forma colocada no cilindro, medida com uma tira de papel. X= valor efetivo da variao (encurtamento ou alongamento) que se tem de obter. D= dimetro do cilindro, isto , o dimetro das engrenagens que correspondem depois ao dimetro do cilindro revestido nas condies normas de desenvolvimento. Portanto, se tivermos que variar 0,50 mm a medida de uma imagem em uma mquina cujo cilindro tem 300 mm de dimetro e a imagem sobre a forma mede 450 mm, teremos: S = X.D
44

S = 0,50 x 300 = 0,166 mm


Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

2.L

2 x 450

O dimetro do cilindro porta forma tem que modificar na ordem de 0,15 mm. Em resumo, aumentando o revestimento do cilindro porta-forma de 0,15 mm, diminuiremos o comprimento da imagem na ordem de 0,50 mm. Tambm certo, dizer que diminuindo o revestimento do cilindro porta-forma em 0,15, aumentaremos o comprimento da imagem na ordem de 0,50 mm. Por outro lado, quando o valor D e L permanece invarivel, o que seria o mesmo tamanho da imagem para uma mesma mquina, poderamos simplificar o clculo com uma simples multiplicao. Indicamos agora com a letra J a relao da diviso dos valores fixos: J= D 2L J= 300 2 x 450 = 0,33 mm

O que chamaremos de coeficiente de correo para aquela determinada mquina. Agora, aplicando a seguinte frmula obteremos o mesmo resultado: S x J = 0,50 x 0,30 = 0,15 mm

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

45

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Clculo de penetrao total

O clculo de penetrao total foi desenvolvido para determinar a faixa de contato ideal para regulagem dos rolos. Foi estabelecido atravs de testes que a penetrao do rolo entintador no rolo distribuidor (deformao do rolo) de 0,10 mm para que a presso esteja correta. Quanto maior a penetrao, maior a faixa de contato ou vice e versa. E para isso existe a seguinte frmula:

Onde: PT = Penetrao total R1 = Raio do rolo entintador R2 = Raio do rolo distribuidor F = Faixa de contato entre rolo 1 e 2 Exemplo Qual a faixa de contato ideal para uma perfeita regulagem entre o rolo distribuidor com um dimetro de 62,6 mm e o rolo entintador com dimetro 55 mm.

PT = 0,04896 + 0,055738 PT = 0,104698 A faixa ideal para a regulagem entre os dois rolos 3,5 mm. Existem outras frmulas para determinar a faixa de contato entre os rolos, mas todas levam o mesmo princpio do clculo de penetrao. A seguir temos outra frmula.
46
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

3 mm + 3. 100 Exemplo Qual a faixa de contato ideal para uma perfeita regulagem entre o rolo distribuidor com um dimetro de 72,6 mm e o rolo entintador com dimetro 62,5 mm 3 + 3. 100 D = 3 + 3 x 72,6 = 2,208 100 E = 3 + 3 x 62,5 = 1,905 100 2,208 + 1,905 = 4,113 A faixa de contato para a regulagem entre os rolos de 4,113 mm.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

47

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Gesto ambiental

Um breve histrico A percepo do significado de termos como meio ambiente, ecologia, poluio pelo Homem pode ser relacionada a escala de tempo e sua caminhada que foi por ele empreendida, desde a aproximadamente a 10.000 anos (8.000 a.C.), desde a descoberta da agricultura a at mais recentemente, 300 anos (1.750 d.C.), com a Revoluo Industrial, perodo que levou a uma marcante ruptura sociocultural, onde pontificou a massificao da produo em larga escala, concentrao demogrfica, com o uso intensivo de tecnologia (advento dos primeiros engenhos mquina a vapor, trem, tear etc.) A cincia levou algum tempo, para perceber, e a relacionar muitos dos males que afligiam a humanidade como subprodutos, se assim podemos dizer, do progresso. Fumaa originada pelas chamins pela queima do carvo na Europa, especialmente na Inglaterra, que deu origem ao famoso Fog londrino ou tambm as pssimas condies do Rio Tmisa (considerado rio morto) at o seu saneamento neste sculo. Ainda mais se considerarmos o quo poderia ser difcil admitir que o progresso, poderia gerar malefcios! De outro modo, era muito mais factvel a percepo dos efeitos danosos de algum tipo de poluio, quando aparentes. Quanto aos muitos males que levaram muito tempo e muita pesquisa, para serem relacionados a algum tipo de poluio. Por exemplo: Descoberta em 1973 pelos qumicos Rowland e Molina de que os fluorcarbonos (usados em refrigerao e aerossis) consumiam o oznio na atmosfera da Terra.

48

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

E assim em meados deste sculo medidas foram adotadas para limpeza do Tmisa e tambm visando a diminuio da poluio atmosfrica na Inglaterra. Segundo Barbiere (1997) a preocupao da sociedade com as condies do meio ambiente evoluiu lentamente, ao longo de trs etapas, a saber: Etapa 1 etapa Espao Local Motivo Ignorncia Negligncia Indiferena 2 etapa Regional dos recursos Aes De natureza e repressiva a interveno governamental 3 etapa Internacional Decorrente do tipo praticado pelas naes Questionamento metas de Instrumentos Multas controles Exigncia de estudos de Impacto Ambiental Conferncias mundiais promocionais por como a ONU, por exemplo. O surgimento da energia nuclear e o seu uso para fins blicos na Segunda Grande Guerra (1945), levaria, segundo Barbiere (1997), a humanidade a sensibilizar-se quanto ao seu poder de autodestruio. O perodo do ps-guerra trouxe um perodo de crescimento / desenvolvimento econmico e tecnolgico em escala mundial, que ficou conhecido como Os Anos de Ouro, assim designado por Hobsbawn Esse perodo, viu crescer infelizmente a magnitude dos problemas ambientais, que ultrapassaram as fronteiras das naes: poluio de rios internacionais, chuva cida, depresso da camada de oznio, efeito estufa, acidentes ecolgicos. A situao levou a comunidade internacional a discutirem alternativas e solues viveis para a questo do meio ambiente de modo a conciliar o progresso com equilbrio ambiental (desenvolvimento sustentvel). Os principais eventos organizados pela ONU sobre o tema, foram iniciados com a realizao em 1972 da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, marcada pelo conflito entre as naes subdesenvolvidas e as
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

reativa, corretiva Proibies

Gesto inadequada Acrescentam-se

de desenvolvimento das polticas e

desenvolvimento organizaes,

49

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

naes desenvolvidas, e pelo surgimento do conceito de eco desenvolvimento ou desenvolvimento sustentvel. Foi criada em 1983 pela Assemblia Geral da ONU, a Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), conhecida como Comisso Brundtland, que encerrou suas atividades em 1987, tinha como objetivo central a formulao de princpios do desenvolvimento sustentvel. Em 1992 foi realizada a, Eco 92, na cidade do Rio de Janeiro, o ltimo frum de discusso sobre meio ambiente, com a presena de 185 pases, e diversas organizaes no governamentais (ONGs) e delegaes empresariais. Neste evento foram elaborados programas de ao (agenda 21) que em sntese estabeleceu as medidas a serem tomadas pelas naes participantes, visando atingir o desenvolvimento sustentvel; que significa menor utilizao ou melhor uso dos recursos naturais, proporcionando a garantia e sobrevivncia das prximas geraes, regular o uso do CFC (clorofluorcarbonatos), emisso de dixido de carbono, erradicar a pobreza, medidas para preservao das florestas tropicais e tratar sobre a biodiversidade.

Legislao Ambiental no Brasil e em So Paulo Desde a poca do imprio j existia no Brasil legislao (quase sempre no cumprida) a respeito do controle da poluio. Eram posturas contra os odores e as imundcies nas ruas das cidades (referncia aos excrementos dos animais), normas para a disposio dos esgotos e lixo, e regras contra as queimadas de palha de cana e contaminao dos rios brasileiros. De uma forma geral, o carter da legislao sempre foi o de controlar emisses, muito embora apresentasse, dentre outros, aspectos preventivos subjacentes.

O saneamento Ambiental em So Paulo Por volta da Segunda metade da dcada de 50, a m qualidade das guas dos rios criava problemas operacionais para as indstrias na regio do ABC gerando inmeras manifestaes de desagrado frente aos poderes constitudos. A resposta veio em 1960, por meio de uma iniciativa das prefeituras da regio, com a criao da Comisso Intermunicipal para Controle da Poluio das guas e do Ar CICPAA, com atuao
50
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

nos municpios de Santo Andr, So Bernardo, So Caetano e Mau. A atuao da CICPAA deu incio ao de controle da poluio ambiental no Estado de So Paulo. Em 1970, com a extino da CICPAA so criados a Superintendncia de Saneamento Ambiental SUSAM e outros rgos como FESB e a CETESB, voltados ao combate da poluio do ar e das guas. Em 1975, com a fuso das entidades voltadas ao controle da poluio, surge a CETESB na forma como hoje conhecida. Um ano aps a criao da CETESB, foi aprovada a Lei 997 e seu Decreto 8468, dando perfis mais delineados ao controle da poluio no Estado de So Paulo e introduzindo o conceito do saneamento do meio ou, saneamento ambiental ( ar, guas e solo). Essa lei pioneira, abriu espao para iniciativas em outros estados e, de certa forma, influenciou no desenho da lei da Poltica Nacional de Meio Ambiente. Quinze anos aps, por volta de 1991, atravs de programas de cooperao internacional com a Agncia Americana de Proteo Ambiental, o Estado de So Paulo a CETESB comea a incorporar em suas aes, o enfoque preventivo dentro do conceito que a Norma ISO 14000 hoje prope. Trocas de informaes com pases europeus (Holanda, Inglaterra, Alemanha) que j se preocupavam h muito com a linha preventiva, e experincias espordicas realizadas pela CETESB por meio de estudos de tecnologias limpas, substituies de equipamentos e, de insumos energticos, permitam a formao de uma linha de pensamento voltada fortemente preveno da poluio. As ltimas legislaes promulgas no Estado de So Paulo (a Lei 9477/96), que estabelece o licenciamento renovvel e abre espao para o auto monitoramento, a Lei 9472/96, que explicita aes de preveno poluio , a Lei 9509/97, cuja regulamentao est sendo delineada em base a conceitos modernos de gesto ambiental e de preveno poluio), a Resoluo CONAMA 237 de 12 de 97 (que abre o licenciamento ambiental at nvel municipal) e a lei federal 9605/98 (que dispe sobre o crime ambiental) trazem novos ares ao sistema de meio ambiente, auxiliadas que foram em suas formulaes pela experincia acumulada pela CETESB. Essas leis tornam praticamente irreversvel, a caminhada em direo a um processo mais aberto e participativo, onde governo e entidades privadas vo trabalhar em conjuno, para melhoria da qualidade ambiental no pas.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

51

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

ISO 14001 Organizaes de todos os tipos esto cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou servios no meio ambiente, levando em considerao sua poltica e seus objetivos ambientais. Esse comportamento se insere no contexto de uma legislao cada vez mais exigente, do desenvolvimento de polticas econmicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteo ao meio ambiente e de uma crescente preocupao das partes interessadas em relao s questes ambientais e ao desenvolvimento sustentvel. As Normas Internacionais de gesto ambiental tm por objetivo prover s organizaes os elementos de um sistema de gesto ambiental eficaz, passvel de integrao com outros requisitos da gesto, de forma a auxili-las a alcanar seus objetivos ambientais e econmicos. Essas Normas, como outras Normas Internacionais, no foram concebidas para criar barreiras comerciais no-tarifrias, nem para ampliar ou alterar as obrigaes legais de uma organizao. A norma NBR ISO 14001 especifica os requisitos de tal sistema de gesto ambiental, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizaes e para adequar-se a diferentes condies geogrficas, culturais e sociais. A base desta abordagem representada na figura 1. O sucesso do sistema depende do comprometimento de todos os nveis e funes, especialmente da alta administrao. Um sistema deste tipo permite a uma organizao estabelecer e avaliar a eficcia dos procedimentos destinados a definir uma poltica e objetivos ambientais, atingir a conformidade com eles e demonstr-la a terceiros. A finalidade da norma NBR ISO 14001 equilibrar a proteo ambiental e a preveno de poluio com as necessidades scio econmicas. Convm notar que muitos dos requisitos podem ser abordados simultaneamente ou reapreciados a qualquer momento.

52

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Figura 1 Modelo de sistema de gesto ambiental da norma NBR ISO

14001
MELHORIA CONTNUA

ANLISE CRTICA PELA POLTICA AMBIENTAL VERIFICAO E AO CORRETIVA PLANEJAMENTO IMPLEMENTAO E OPERAO

A norma NBR ISO 14001 aplicvel a qualquer organizao que deseje: a) implementar, manter e aprimorar um sistema de gesto ambiental; b) assegurar-se de sua conformidade com sua poltica ambiental definida; c) demonstrar tal conformidade a terceiros; d) buscar certificao/registro do seu sistema de gesto ambiental por uma organizao externa; e) realizar uma auto-avaliao e emitir autodeclarao de conformidade com esta Norma. Todos os requisitos da norma NBR ISO 14001 se destinam a ser incorporados em qualquer sistema de gesto ambiental. O grau de aplicao depender de fatores como a poltica ambiental da organizao, a natureza de suas atividades e as condies eu que ela opera. A norma NBR ISO 14001 prov, em seu anexo As diretrizes informativas sobre o uso da especificao. O campo de aplicao para cada utilizao da norma NBR ISO 14001 deve ser claramente identificado. No processo grfico temos a produo de resduos em todas as etapas da produo de um produto impresso em offset, abaixo veremos as etapas do processo e quais os resduos so produzidos por elas.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

53

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

PROCESSO Processamento da imagem

RESDUO Filmes usados Revelador/ fixador Resduos na gua Dejetos industriais Componentes orgnicos volteis

Confeco da forma Resduos na gua

Acerto para impresso

Latas de tintas Resduos de tintas Componentes orgnicos volteis Latas de tintas/ verniz Envoltrio do papel

Impresso e secagem

Resduos de tintas Panos impregnados Chapas usadas Blanquetas Tubetes Soluo de molha saturada Solventes

Ps Impresso

Aparas Componentes orgnicos volteis Resduos de cola Resduos de verniz e plsticos

Produto final

Envoltrios de papel/ plsticos Caixas de papelo ondulado Cintas de amarrao

RESDUO

ORIGEM CLASSIFICA SSO NBR 14001

TRATAMENTO DESTINO

Aparas de papel Aparas de Bulbos de lmpadas fluorescentes


54

Sobras e desperdcio da produo Sobras e desperdcio da Lmpadas fluorescentes e de vapor de mercrio e UV das impressoras e da

II II

Reciclagem Aterro industrial (destruio) Reciclagem/ destruio

etiquetas adesivas produo

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

queimadas produo em geral Sucata de ferro Latas vazias, tambores, serrilhas e partes mecnicas inutilizadas em geral Sucatas de alumnio Sobras e desperdcios de chapas offset II Reciclagem copos e sacos plsticos em geral Embalagens de Latas e tambores vazios de impresso Lixo Orgnico Restos de alimentos do restaurante de varrio de ptios e sanitrios Legenda Classificao: Classe I perigosos Classe II no inertes Classe III Inertes II Aterro industrial e destruio I Reciclagem tinta de impresso e/ou com sobras de tinta II Reciclagem II Reciclagem / reutilizao

Sucata de plstico Tambores, tampas,

t Reciclagem um conjunto de tcnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produo de que saram. E o resultado de uma srie de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou esto no lixo, so desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclagem um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilizao) de um polmero no mesmo processo em que, por alguma razo foi rejeitado. O retorno da matria-prima ao ciclo de produo denominado reciclagem, embora o termo j venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operaes envolvidas. O vocbulo surgiu na dcada de 1970, quando as preocupaes ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente aps o primeiro
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

55

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

choque do petrleo, quando reciclar ganhou importncia estratgica. As indstrias recicladoras so tambm chamadas secundrias, por processarem matria-prima de recuperao. Na maior parte dos processos, o produto reciclado completamente diferente do produto inicial. Com a colaborao do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material muito importante, no apenas para diminuir o acmulo de dejetos, como tambm para poupar a natureza da extrao inesgotvel de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuio na preservao do meio ambiente. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produo mundial, os nmeros so assustadores. S o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia. aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma populao. Alm disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo produzido, como embalagens, garrafas, etc. Tipos de lixo Domstico (alimentos) Industrial (carvo mineral, lixo qumico, fumaas) Agrcola (esterco, fertilizantes) Hospitalar Materiais Radioativos (indstria medicina...) Tecnolgico (TV, rdios)

Em torno de 88% do lixo domstico vai para o aterro sanitrio. A fermentao produz dois produtos: o chorume e o gs metano. Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem (adubo). O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil reciclado!! Nos pases desenvolvidos como a Frana e Alemanha, a iniciativa privada encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens so considerados responsveis pelo destino do lixo e o consumidor tambm tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, preciso entregar a usada.
56
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Uma garrafa plstica ou vidro pode levar 1 milho de anos para decompor-se. Uma lata de alumnio, de 80 a 100 anos. Porm todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matria prima, sem perder as propriedades. Separando todo o lixo produzido em residncias, estaremos evitando a poluio e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indstrias. Alm disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou voc quer ter sua gua racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratrios. Algumas Vantagens Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma rvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que voc j jogou fora at hoje e imagine quantas rvores voc poderia ter ajudado a preservar. Cada 50 quilos de alumnio usado e reciclado, evita que sejam extrados do solo cerca de 5.000 quilos de minrio, a bauxita. Quantas latinhas de refrigerantes voc j jogou at hoje? Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Economia de energia e matrias-primas. Menos poluio do ar, da gua e do solo. Melhorar a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hbito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias pblicas. Gera renda pela comercializao dos reciclveis. Diminui o desperdcio. Gera empregos para os usurios dos programas sociais e de sade da Prefeitura. D oportunidade aos cidados de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram. Rebarbas geradas durante os processos de fabricao destes materiais, ou de sua converso em artefatos, ou ainda geradas em grficas;

Materiais que podem ser reciclados Papel Atualmente, a matria-prima vegetal mais utilizada na fabricao do papel a madeira, embora outras tambm possam ser empregadas. Estas matrias-primas so hoje processadas qumica ou mecanicamente, ou por uma combinao dos dois modos, gerando como produto o que se denomina de pasta celulsica, que pode ainda ser branqueada, caso se deseje uma pasta de cor branca. A pasta celulsica, branqueada
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

57

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

ou no, nada mais do que as fibras celulsicas liberadas, prontas para serem empregadas na fabricao do papel. A pasta celulsica tambm pode prover do processamento do papel, ou seja, da reciclagem do papel. Neste caso, os papis coletados para esse fim recebem o nome de aparas. O termo apara surgiu para designar as rebarbas do processamento do papel em fbricas e em grficas e passou a ter uma abrangncia maior, designando, como j foi dito, todos os papis coletados para serem reciclados. As aparas provm de atividades comerciais, e em menor quantidade de residncias e de outras fontes, como instituies e escolas. As aparas de papel podem ser recolhidas por um sistema de coleta seletiva, ou por um sistema comercial, utilizado h anos, que envolve o catador de papel e o aparista. Hoje, a fora que propulsiona a reciclagem de papel ainda econmica, mas o fator ambiental tem servido tambm como alavanca. A preocupao com o meio ambiente criou uma demanda por "produtos e processos amigos do meio ambiente" e reciclar papel uma forma de responder a esta demanda. Assim, os principais fatores de incentivo reciclagem de papel, alm dos econmicos, so: a preservao de recursos naturais (matria-prima, energia e gua), a minimizao da poluio e a diminuio da quantidade de lixo que vai para os aterros. Dentre estes, certamente o ltimo o que tem tido maior peso nos pases que adotam medidas legislativas em prol da reciclagem. 1 tonelada de papel reciclado evita o corte de at 20 rvores. Para fabricar 1 tonelada de papel reciclado so usados 2.000 litros de gua. Para produzir a mesma quantidade a partir da madeira gastam-se 100.000 litros. Reciclvel diferente de Reciclado: reciclvel quer dizer que o material poder ser reaproveitado, reciclado quer dizer que j foi submetido ao processo de reciclagem. Plstico Plsticos so artefatos fabricados a partir de resinas (polmeros), geralmente sintticas e derivadas do petrleo.

58

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Quando o lixo depositado em lixes, os problemas principais relacionados ao material plstico provm da queima indevida e sem controle. Quando a disposio feita em aterros, os plsticos dificultam sua compactao e prejudicam a decomposio dos materiais biologicamente degradveis, pois criam camadas impermeveis que afetam as trocas de lquidos e gases gerados no processo de biodegradao da matria orgnica. Sendo assim, sua remoo, reduo ou eliminao do lixo so metas que devem ser perseguidas com todo o empenho. A separao de plsticos do restante do lixo traz uma srie de benefcios sociedade, como, por exemplo, o aumento da vida til dos aterros, gerao de empregos, economia de energia, etc. Diviso dos Plsticos Os plsticos so divididos em duas categorias importantes: termofixos e termoplsticos. Os termofixos, que representam cerca de 20% do total consumido no pas, so plsticos que uma vez moldados por um dos processos usuais de transformao, no podem mais sofrer mais novos ciclos de processamento pois no fundem novamente, o que impede nova moldagem. Os termoplsticos, mais largamente utilizados, so materiais que podem ser reprocessados vrias vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformao. Quando submetidos ao aquecimento a temperaturas adequadas, esses plsticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. Como exemplos, podem ser citados: polietileno de baixa densidade (PEBD); Polietileno de alta densidade (PEAD); poli(cloreto de vinila) (PVC); poliestireno (PS); polipropileno (PP); politereftalato de etileno) (PET); poliamidas (nilon) e muitos outros. Processo de reciclagem do plstico Os plsticos usados, ao chegarem na fbrica recicladora, so levados a um processo de moagem, que os rasga em pequenos pedaos. Estes seguem para um lavador, que os limpa com fluxo de gua. Aps uma secagem, os pedaos plsticos vo para um picador, transformando-se em pedaos muito pequenos. Ocorre ento, o aquecimento deste material que, depois de derretido, passa por um molde e sai da mquina na forma de um fio contnuo. Este fio, aps resfriado, cortado em pequenos pedaos, que so a matria-prima pronta para a produo de
Escola SENAI Theobaldo De Nigris

59

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

plsticos reciclados. Esta matria-prima aquecida e moldada, resultando diversos objetos e utenslios para consumo. Metal Os metais so materiais de elevada durabilidade, resistncia mecnica e facilidade de conformao, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral. Quanto sua composio, os metais so classificados em dois grande grupos: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e ao) e os no-ferrosos. Essa diviso justifica-se pela grande predominncia do uso dos metais base de ferro, principalmente o ao. Entre os metais no-ferrosos, destacam-se o alumnio, o cobre e suas ligas (como lato e o bronze), o chumbo, o nquel e o zinco. Os dois ltimos, junto como o cromo e o estanho, so mais empregados na forma de ligas com outros metais, ou como revestimento depositado sobre metais, como, por exemplo, o ao. A grande vantagem da reciclagem de metais evitar as despesas da fase de reduo do minrio a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minrio e instalaes caras, destinadas produo em grande escala. Embora seja maior o interesse na reciclagem de metais no-ferrosos, devido ao maior valor de usa sucata, muito grande a procura pela sucata de ferro e de ao, inclusive pelas usinas siderrgicas e fundies. A sucata matria-prima das empresas produtoras de ao que no contam como o processo de reduo, e que so responsveis por cerca de 20% da produo nacional de ao. A sucata representa cerca de 40% do total de ao consumido no Pas, valor prximo aos valores de outros pases, como os Estados Unidos, onde atinge 50% do total da produo. Ressalta-se que o Brasil exporta cerca de 40% da sua produo de ao. Objetos de ao e de alumnio podem ser reciclados sempre, sem que haja perda de qualidade do material. Com a reciclagem do ao economiza-se 75% de energia usada para fabric-lo a partir do minrio de ferro. A reciclagem do alumnio ainda mais

60

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

vantajosa, pois reduz em 95% o gasto com energia em relao ao que seria necessrio para se produzir o alumnio a partir da bauxita.

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

61

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Bibliografia

OLIVEIRA Cideval de, DOMACOSKI Joo Carlos, SILVA Paulo Cezar Pereira da, KANCANE Solange. O papel das organizaes frente questo ambiental. Guarulhos 1999 (monografia do curso de mestrado em ADM).

DUTRA Caroline. www.carolinedutra.hpg.ig.com.br NBR ISO 14001/ 1996 SENAI-SP, GRAFINAL. Manual tcnico tintas offset. MANUAL Quick Peek OZASOL Soluo de molhagem nos processos offset. SUPERCOR. Informa Cor. Soluo de molhagem. So Paulo. PERES Wagner Ricardo. Folha de informaes tecnolgicas. SENAI. So Paulo. WALTHER Klaus. Molhagem em impresso offset. Artigo tcnico, revista abigraf, maro/ abril 1998. MLLER Peter. Impresso offset. Problemas e solues prticas, Grfica e Editora Hamburg. So Paulo. LATHAM Charles W. Offset Princpios bsicos de impresso. Associao brasileira de tcnicos grficos. Rio de Janeiro 1969. LATHAM Charles W. Offset Tcnica de impresso. Associao brasileira de tcnicos grficos. Rio de Janeiro 1969. ABTG, ABIGRAF. Guia prtico de Orientaes para questes de gesto ambiental na industria grfica. So Paulo 2001. CASALS Ricard. Offset Control de Calidad, tecnoteca. Barcelona 1999. ELDRED Nelson R. Chemistry for the grafic arts, 3 ed. GATF, Sewickley 2001.

62

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

Impresso Offset Tecnologia de Impresso Offset II

Escola SENAI Theobaldo De Nigris

63

Das könnte Ihnen auch gefallen