Sie sind auf Seite 1von 4

FACULDADE NOVAUNESC TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA DISCIPLINA: DESCARTES DE RESIDUOS. PROF SAMUEL PIMENTEL.

GERENCIAMENTO DE RESDUOS QUIMICOS.

ISANNARA FERNANDES.

TERESINA, ABRIL DE 2011.

Os pequenos geradores de resduos, assim com os grandes, devem ter um programa eficiente de gerenciamento de resduos com o mesmo grau de exigncia por parte do Estado, tendo como objetivo primeiro minimizar os danos causados pela disposio adequada dos resduos qumicos nos corpos receptores disponveis. A implementao e manuteno de um PGRQ demanda a adoo de trs conceitos importantes: gerenciar resduos no sinnimo de gerao zero de resduos; s se pode gerenciar o que se conhece; o gerador do resduo e responsvel por ele. E sua operacionalizao envolve o compromisso explicito da UG em manter o PGRQ, um inventrio do passivo ambiental e do ativo gerado na rotina da UG. O compromisso formal dos responsveis pela UG em implementar e manter esse programa e importante porque envolve todo o pessoal ligado diretamente as atividades que geram resduos, e grande parte destas pessoas estar engajada em alguma atividade adicional. O inventario do passivo identifica, qualifica e quantitativa a maior parte dos resduos qumicos estocados na UG, independente do seu estado fsico, para propor o tratamento adequado a sua destinao final. Este deve ser identificado e caracterizado, mas a ausncia de rtulos ou deterioramento nos produtos e misturas complexas prejudica na caracterizao. A caracterizao preliminar deve dizer se o resduo inflamvel, corrosivo, reativo ou toxico. Depois de identificado e caracterizado o resduo deve ser avaliado para um possvel reaproveitamento, ai deve-se considerar a avaliao econmica do passivo; recuperao, reuso e tratamento in situ; tratamento fora da unidade e destinao final. Numa segunda etapa os resduos podem ser novamente caracterizados gerando a seguintes correntes segregadas: cidos, bases, orgnicos, inorgnicos, slidos, lquidos, gasosos e oxidantes. Essa desagregao pode ser aprimorada continuamente sob os aspectos do custo/beneficio e risco/beneficio.

O reaproveitamento e a disposio final requerem pesquisas criteriosas, pois as opes so muitas e os custos podem ser elevados, mas a prioridade deve ser dada as atividades que minimizem o passivo. O inventario do ativo composto de todo resduo gerado na rotina na UG. A hierarquia do PGRQ uma serie de atitudes dadas em uma seqencia decrescente de prioridades: otimizar a UG, minimizar a proporo de resduos perigosos, segregar e concentrar as correntes de resduos, promover o reuso interno, reciclar o componente material ou energtico co resduo, manter todo resduo na sua forma mais passvel de tratamento e dispor o resduo de maneira segura. A UG em sua rotina deve procurar otimizar para no ter gastos desnecessrios. Na minimizao deve conter uma serie de atitudes que culminam num produto final nico, reduzindo tanto em sua quantidade como no seu potencial de impacto no meio ambiente. Nos laboratrios a minimizao contempla a mudana do macro para a microescala e a substituio dos reagentes q mudanas nos procedimentos, essas atitudes geralmente no requerem exagerado custo de capital. A microescala da UG vantagens na segurana, pois torna o laboratrio menos salubre; tempo, pois o tempo gasto em um volume menor de resduos bem menor; economia, pois apresenta grande economia em termos de reagentes e aspectos ambientais, pois h uma maior conscientizao das responsabilidades ambientais. Varias determinaes realizadas em laboratrios so feitas seguindo procedimentos imutveis aceitos internacionalmente, para garantir a fidedignidade e rastreabilidade dos dados obtidos. Mas essa aparente imutabilidade no corresponde a realidade, pois grande

parte desses procedimentos vem sofrendo atualizaes constantes, de modo a adequar a nova realidade. A possibilidade de utilizao de um material no estado em que se encontra, sem que para isso no seja necessrio submet-lo a qualquer processo, chama-se reuso. Enquanto que a utilizao de um resduo ou o seu contedo energtico aps submet-lo a algum tipo de processamento chamada de reciclagem. A maneira mais racional e menos onerosa de manter o resduo gerado numa forma que facilite sua destinao final segreg-lo em diferentes correntes. A UG ter pelo menos cinco correntes diferentes de resduos, mas isso no a impede de ter mais. A tcnica usada para designar a forma e o local escolhido para receber definitivamente qualquer resduo descartado chamada de disposio final.

Das könnte Ihnen auch gefallen