Sie sind auf Seite 1von 10

MOS E DEDOS: TCNICA, SADE E SUCESSO PARA O CLARINETISTA

Hands and fingers: technique, health and success for the clarinet player

Fernando Jos Silveira

fernandounirio@hotmail.com

Resumo: Este artigo tem como finalidade demonstrar a importncia da ergonomia para a execuo da clarineta. Disserta sobre os bons hbitos do msico-instrumentista para seu sucesso profissional e para a preveno de doenas relacionadas ao ato da execuo de um instrumento musical. Enfatiza as necessidades ergonmicas do instrumento para o aluno iniciante e correlaciona, ainda, a postura adequada dos braos e mos do instrumentista como condio para o desenvolvimento tcnico satisfatrio do msico. Palavras-chave: Clarineta; Posio das mos; Ergonomia; Tcnica: sade. Abstract: This article aims to demonstrate the importance of ergonomic for the clarinet playing. It speaks about the musicians good habits, which will contribute for professional success and to prevent sickness related to the instrumental performance. It emphasizes the importance of a well constructed instrument for the beginner and, yet, the importance of an appropriated posture of the arms and hands for the technical development of the clarinetist. Keywords: Clarinet; Hand position; Ergonomics; Technique; Health.

Introduo
O estudo inicial da clarineta contempla variadas preocupaes de professores dentre os quais embocadura e respirao talvez sejam as mais lembradas. Ao estudante iniciante, deve-se priorizar, sim, toda a tcnica bsica da clarineta. Porm, existe uma srie de problemas fsicos decorrentes da despreocupao, de alguns professores, no que diz respeito a outros aspectos tcnicos da clarineta e que podero causar problemas de ordem mdica, a mdio e longo prazos.
Muito pouco dito sobre esta rea [posio das mos] nos tratados sobre a clarineta e manuais dos iniciantes. [...] O professor deve ser to preocupado com a posio das mos quanto com a formao da embocadura. Uma perfeita posio das mos ir melhorar, tremendamente, a afinao e a tcnica. (WARNICK, 1992, p. 165-167)

No recente o relato de deformaes e outras patologias mdicas decorrente da m formao tcnica incluindo-se aspectos fsico-posturais dos msicos. Entre os instrumentos de sopro, podem-se destacar deformaVol. 6 - N 2 - 2006

MSICA HODIE

51

es labiais nos instrumentistas de bocal, dores de cabea nos obostas, deformaes de coluna e dores no pescoo nos saxofonistas e, nos clarinetistas, alm de problemas relacionados embocadura, dores nos braos, punhos e dedos, decorrentes, a primeira vista, do peso do instrumento. Segundo Thrasher; Chesky (1998) em suas pesquisas,
Todos os problemas [mdicos] com clarinetistas esto relacionados com a embocadura e com o polegar da mo direita. [...] 52% [dos clarinetistas consultados] informaram problemas relacionados com o polegar ou o pulso da mo direita. (p. 24-27)

Durante a carreira como msico de orquestra e como professor, no foi difcil verificar, em colegas e alunos, patologias relacionadas com o esforo fsico necessrio para a execuo musical. Na orquestra, onde os msicos so requeridos a atuar num ritmo de ensaio mnimo de trs horas dirias, podese perceber que alguns clarinetistas so obrigados a usar protees nos dentes, em funo de dor labial imposta pelo esforo demasiado da embocadura1 ou, ainda, de posicionar o instrumento, erroneamente, sobre os joelhos, em decorrncia de dores e da fadiga do brao, antebrao, punho e polegar direitos. Efeitos similares podem ser observados em atletas. interessante notar que, o clarinetista, assim como o atleta, no sente tanta dor durante a performance, mas sim, aps (WILSON, 2001, p. 39-41). Ambas [as atividades, a do msico e a do atleta] envolvem um treinamento muscular, que inclui longas horas dirias de prtica visando, em geral, uma apresentao pblica onde o msico ou atleta dever demonstrar habilidade e eficincia (ANDRADE; FONSECA, 2000, p. 120). Com o passar do tempo, a doena pode evoluir para um caso constante e crnico de dor e deformaes no polegar, que podero, em ltima instncia, incapacitar o msico execuo da clarineta. Segundo a experincia docente do autor, a reclamao mais comum dos alunos de clarineta referente a dores labiais e no polegar direito, este ltimo devido incapacidade fsica de sustentar o instrumento, o que acaba desestimulando e dificultando aos alunos o aprendizado da clarineta. Esses aspectos so agravados, quando o aluno tem idade igual ou inferior a doze anos e no apresenta preparo ou porte fsico para a sustentao do peso do instrumento. No se pode deixar de lado a informao de que os msicos constituem um dos principais grupos de risco de adoecimento ocupacional (COS52
MSICA HODIE
Silveira, F. J. (p. 51-60)

TA, 2005). Isto foi enfatizado, tambm, por Andrade; Fonseca (2000) no que se refere aos instrumentistas de corda, listando diversos msicos profissionais que paralisaram sua atividade por fora da LER (leso por esforo repetitivo). Relatos recentes sobre pesquisas na rea de anato-fisiologia relativa aos msicos em geral, do conta da necessidade do alongamento e fortalecimento muscular para a atividade do msico. Estas pesquisas demonstram que os msicos cada vez mais procuram solues, para minimizar problemas oriundos do uso inadequado do corpo no exerccio de sua profisso [...] (RAY; ANDREOLA, 2005, p. 22). Pelo que se pode avaliar, a incluso do alongamento na rotina do msico encerra apenas uma mudana de hbito, que poder trazer inmeros benefcios, dentre eles o aumento da flexibilidade de seus movimentos (RAY; ANDREOLA, 2005, p. 25). A escolha de instrumento adequado condio fsica e ao nvel tcnico do musico outro fator que pode contribuir para a preveno dos problemas aqui levantados As fbricas de instrumentos, de uns anos para c, tm investido em pesquisa, na inteno de adaptar seus instrumentos s necessidades do mercado tanto profissional quanto de estudantes. Em conseqncia disso, j h novos materiais sintticos para a substituio da madeira na confeco da clarineta. Houve um avano significativo na sua construo acstica (principalmente nos instrumentos feitos a mo), porm as fbricas ainda esto muito mais interessadas no mercado profissional, deixando em segundo plano o importante segmento de instrumentos para estudantes, responsvel por toda a vida futura do clarinetista. fundamental que o aluno iniciante tenha um instrumento que o auxilie no aprendizado: facilitando no somente a emisso do som e a execuo musical, mas tambm na ergonomia do instrumento em relao ao corpo do aluno. Nem sempre o instrumento de madeira o mais indicado para o aluno iniciante. H alguns casos em que o instrumento de material sinttico (plstico ou ebonite), por ser mais leve, facilitar que o aluno suporte o peso do instrumento sem maiores problemas (Silveira, 1998). H, ainda, a possibilidade do uso de um cordo que, assim como no saxofone, o auxilie a suportar o peso do instrumento, pelo menos nos primeiros anos de estudo. Nesse raciocnio, o presente artigo tem como finalidade elucidar alguns dos problemas relacionados posio da mo direita do clarinetista, responsvel pelo esforo da sustentao do peso do instrumento, explanar sobre o posicionamento dos dedos, na clarineta, para uma melhor digitaVol. 6 - N 2 - 2006

MSICA HODIE

53

o e, ainda, asseverar que a preveno [das leses musculares] deve fazer parte da rotina de todo msico (PEDERIVA, 2004, p. 57).

2. O problema
Segundo Pino (1980), patente o extremo esforo imposto ao polegar direito durante a performance musical do clarinetista, o que agravado, sobremaneira, por uma posio no natural da mo, do punho, do movimento altamente repetitivo dos dedos da mo e do pouco planejamento ergonmico do instrumento em relao ao corpo do clarinetista. Logo, o cansao fsico e o stress mecnico dos tendes esto diretamente ligados a uma boa ou m postura durante a execuo musical (CHESKY; KONDRASKE; RUBIN, 2000). As conseqncias de uma m postura no sero sentidas apenas no brao direito, mas sero irradiadas, talvez em menores propores, para todo o lado direito do corpo. Segundo Thrasher; Chesky (1998):
Os problemas musculares informados do lado direito do corpo podem ser associados com a rotina do esforo associada ao pulso do brao direito. Aproximadamente 40% dos clarinetistas informaram problemas nesta rea. Quando mo direita e dedos foram indicados como lugar de problemas, pde-se detectar o pulso direito como rea problemtica mais que outros lugares. Isto corrobora com estudos anteriores sobre o caso. (p. 24-27)

Ainda segundo Pino (1980), a clarineta sempre foi construda para que a mo humana se adaptasse fcil e rapidamente a ela. Porm, aps este estudo, constata-se que esta afirmativa no de todo verdadeira. Pode-se observar, hoje, que muitos dos fabricantes de instrumento tm trocado o suporte fixo do polegar direito pelo suporte regulvel nos seus instrumentos da linha profissional. Isso, com certeza, teve como objetivo permitir um maior conforto e ergonomia na sustentao do instrumento. O peso do instrumento, motivao maior da preocupao em relao ao posicionamento do seu suporte, tem sido, sistematicamente, reduzido atravs da retirada dos anis metlicos de proteo do instrumento, localizados na campana (pavilho), no barrilhete e no corpo inferior da clarineta. Mesmo com o suporte regulvel, em alguns casos, impossvel posicion-lo para a melhor posio da mo, dado que, nesses casos, o suporte fixado no instrumento em uma posio muito baixa.
54
MSICA HODIE
Silveira, F. J. (p. 51-60)

Observando-se, atenciosamente, a posio natural da mo humana, pode-se constatar que o polegar se encontra ligeiramente acima do posicionamento do dedo indicador (Figura 1). Isso permite a concluso de que esta a posio na qual a mo se encontra na sua posio mais relaxada.

Figura 1: Posio natural da mo direita.

Analisando-se, por exemplo, o ponto de fixao do suporte de sustentao de uma clarineta da marca Buffet Crampom, modelo R13 e modelo RC2 instrumento padro, usado por boa parte dos profissionais no mundo inteiro (Figura 2), de simples percepo que, dada a sua fixao, o polegar forado a posicionar-se muito abaixo do dedo indicador. Isso faz com que o polegar obrigue a sustentar o instrumento em uma posio completamente desfavorvel, isto , muito abaixo da linha do dedo indicador.

Figura 2: Posicionamento do suporte em clarineta Buffet RC com suporte fixo. Note-se a posio do primeiro anel muito acima da posio do suporte do polegar.
Vol. 6 - N 2 - 2006

MSICA HODIE

55

Claramente a execuo da clarineta envolve foras sobre o polegar direito para sua sustentao, muitos movimentos repetitivos dos dedos e uma postura no natural do polegar e pulso direitos. (CHESKY; KONDRASKE; RUBIN, 2000, p. 34-36). Ora, se de fcil percepo que o suporte se encontra em posio desfavorvel, por que no corrigir isso? Mencionando a atitude das fbricas de instrumento, realmente, no se consegue textualizar um motivo, forte o suficiente, para que se continue com esse erro. A troca de posio fcil e no gera gastos. Porm, prefere-se apostar na conscientizao dos professores, profissionais e alunos, dado que, mesmo que a fbrica posicione erroneamente o suporte, fcil, rpido e barato o seu posicionamento correto, executado por um tcnico em conserto de instrumentos musicais (Figura 3).

Figura 3: Correto posicionamento do suporte. Note-se o posicionamento do suporte na mesma altura do posicionamento do primeiro anel do corpo inferior. (Na foto uma clarineta marca Selmer modelo Signature).

Em contato mantido com Domingos Svio Carvalho (CARVALHO, 2001), um dos mais qualificados e requisitados tcnicos em manuteno de clarinetas do Brasil, este informa que a mudana de posio do suporte da clarineta um servio que demora, em mdia, dez minutos. Tal mudana no causa nenhum dano, estrutural ou esttico, ao instrumento e custa, em mdia, menos de cinco dlares. Isto proporciona uma boa configurao [...] [do instrumento] que essencial para evitar sobrecargas posturais e fadiga [...] (COSTA, 2005, p. 55). H, ainda, aqueles que defendem o uso contnuo do cordo de sustentao para retirar, do polegar direito, boa parte do peso do instru56
MSICA HODIE
Silveira, F. J. (p. 51-60)

mento (THRASHER; CHESKY, 1998; WILSON, 1990). Haveria a fixao definitiva de um anel para a conexo desse cordo. Esse procedimento resolveria, sim, o problema. Porm, essa radicalizao s seria necessria, caso houvesse uma indicao mdica para um problema que o instrumentista j possusse ou, ainda, seria indicado para um aluno iniciante que no apresentasse condies de desenvolvimento fsico para a sustentao do instrumento. Caso contrrio, o correto posicionamento do suporte seria suficiente para terminar e/ou prevenir o problema. Para alguns clarinetistas o uso do cordo incomodaria a movimentao da mo esquerda. Alm das particularidades fsicas relativas sade do clarinetista, o correto posicionamento do suporte do polegar da mo direita trar, sem dvida, facilidades digitao do instrumento. O fato de o suporte estar posicionado, mais ou menos, na mesma altura do primeiro anel do corpo inferior, colocando o polegar no mesmo patamar do indicador e, conseqentemente, proporcionando a correta postura dos dedos, da mo e do brao direitos, facilitar os movimentos dos dedos, assim como diminuir a fadiga fsica imposta ao pulso e brao direitos diminuindo, tambm, a possibilidade da LER. O posicionamento correto do polegar o segredo da posio correta do restante dos dedos. Logo, o correto posicionamento do polegar (leiase, tambm, dos polegares) far com que todos os outros dedos encontrem seu correto posicionamento, contribuindo para melhorias na afinao e na tcnica do instrumentista (WARNICK, 1992). Alm dos polegares, outro par de dedos de suma importncia para o correto posicionamento das mos so os mnimos. Assim como o polegar, os dedos mnimos servem para regular a posio de todos os outros dedos. Formam, os dedos mnimos com os polegares, os pilares de posicionamento das mos, pois servem de referncia para que os outros dedos encontrem, mais facilmente, o posicionamento junto aos seus buracos e chaves de ao. Sendo assim, se o dedo indicador da mo direita tiver necessidade de acionar alguma das chaves laterais da clarineta, e se o mnimo se encontrar sob a chave do f grave (chave 3 - f/d), posicionamento correto para esse dedo, o indicador ter maior facilidade de, aps acionar as chaves laterais, voltar a sua posio correta (Figura 4). Segundo Warnick (1992), deve-se evitar que o dedo mnimo seja posicionado atrs do instrumento, solto no ar ou descansando no corpo do instrumento. Posicionando-se
Vol. 6 - N 2 - 2006

MSICA HODIE

57

daquela maneira, ser mais fcil que a mo adquira uma postura relaxada e curva, ideal para a execuo da clarineta (EISLER, 1992). Alem disso, o correto posicionamento do dedo mnimo da mo esquerda, sob a chave do mi grave (chave 1), trar as mesmas facilidades apresentadas anteriormente, ressaltando-se que, quando do uso das chaves 8 e 9 (sol# e l de garganta) pelo indicador da mo esquerda, todo o conjunto de dedos da mo esquerda ter maior facilidade para voltar para seus buracos de ao3.

Figura 4: Correta posio das mos e dedos.

Importante destacar que, os alunos adquirem vcios de digitao durante os anos de estudo que, se no corrigidos, podero acompanh-lo durante toda a sua vida profissional. Tais vcios, alm de no contriburem em nada para a boa digitao do instrumento, prejudicam a afinao, proporcionam uma tendncia maior ocorrncia de sons indesejveis (i.e. guinchos), alm de afetar, em alguns casos, a esttica do performer. comum, por exemplo, que os alunos s fechem os buracos da clarineta, no mesmo momento em que comeam a soprar no instrumento facilitando a ocorrncia de guinchos. Tambm comum que, em uma nota longa (normalmente nas posies entre o mi da primeira linha e o si bemol da terceira linha, e no d e si agudos) o instrumentista abra completamente a mo, posicionando os dedos muito longe de seus buracos e chaves de ao ou repousando na madeira do instrumento. Alm de anti-esttico, tal fato pode prejudicar a afinao de determinadas notas e a agilidade do instrumentista.
58
MSICA HODIE
Silveira, F. J. (p. 51-60)

Concluses
O posicionamento das mos e dos dedos, como foi visto, de extrema importncia para o desenvolvimento do aluno, sua sade, para a manuteno diria da tcnica e para o sucesso profissional do clarinetista. Foram vistos diferentes aspectos positivos que podem ser conseguidos por meio de uma fixao adequada do suporte do polegar da mo direita: a manuteno da sade e a agilidade tcnica foram os mais destacados. Indicou-se a necessidade da ateno, por parte dos professores, para a correta posio das mos e dedos, j que a preveno dos males decorrentes de uma m postura no to difundida. Um ensino preventivo que possibilite ao aluno apropriar-se dos conhecimentos obtidos em campos como a ergonomia pode contribuir efetivamente para a manuteno de sua sade [...] (COSTA, 2005, p. 61). Destacou-se tambm que os aspectos da performance ligados ao uso do corpo so to importantes quanto quaisquer outros fundamentos do ensino do instrumento, no caso, a clarineta. Espera-se que as sugestes e as reflexes aqui apresentadas sirvam de inspirao para clarinetistas que estejam dispostos a considerar simples atitudes e mudanas de hbitos que podero melhorar a qualidade de sua vida profissional4.

Notas
1

O uso contnuo de protees labiais s recomendado a instrumentistas que possuam uma arcada dentria cujos dentes apresentem acentuado desnvel ou/e estejam sob um regime severo de trabalho. O uso contnuo de protees poder estar relacionado a uma presso exagerada do maxilar e dever ser corrigida. Refere-se aos modelos mais antigos que possuem suporte fixo. Os modelos fabricados a partir de 2001 possuem suporte regulvel. Porm, o seu posicionamento no permite que a regulagem seja corretamente feita. Importante destacar que, nos alunos iniciantes, o fato de o dedo mnimo posicionar-se sob a chave 1 dificulta a emisso de guinchos provocados pelo vazamento de ar, prevenindo o incorreto posicionamento do dedo anelar que no conseguiria tapar, satisfatoriamente, o seu respectivo buraco de ao. O autor agradece a colaborao no envio de material literrio pelo Professor David Niethamer, Clarinetista Solista da Orquestra Sinfnica de Richmond, EUA, ao Professor Elione Alves de Medeiros (UNIRIO), autor das fotos publicadas neste artigo e ao Professor Cristiano Alves (UFRJ), pelo emprstimo da Clarineta Buffet Crampon RC usada na figura 2 deste artigo. MSICA HODIE

Vol. 6 - N 2 - 2006

59

Referncias:
ANDRADE, Edson; FONSECA, Joo Gabriel Marques. Artista-atleta: reflexes sobre a utilizao do corpo na performance dos instrumentos de cordas. In: BORM, Fausto (Ed.). Per Musi. v. 2. Belo Horizonte: UFMG, 2000, p. 118-28. CARVALHO, Domingos Svio Novaes do Prado. Comunicao pessoal, 06 nov. 2001. COSTA, Cristina Porto. Contribuies da ergonomia sade do msico: consideraes sobre a dimenso fsica do fazer musical. In: RAY, Sonia (Ed.). Msica Hodie. v. 05, n. 2. Goinia: UFG, 2005, p. 53-63. CHESKY, Kris S.; KONDRASKE, George; RUBIN, Bernard. Explore the biomechanics of clarinet performance. In: GILLESPIE, James (Ed.). The Clarinet v. 27, n. 2. Texas, EUA: International Clarinet Association, 2000, p. 34-36. EISLER, David. Calisthenics for clarinetists. In: Woodwind Anthology v. 2. Illinois: The Instrumentalist Publishing Company, 1992, p. 373-375. PEDERIVA, Patrcia. A aprendizagem da performance musical e o corpo. In: RAY, Sonia (Ed.). Msica Hodie. v. 4, n. 1. Goinia: UFG, 2004, p. 45-61. PINO, David. The clarinet and clarinet playing. Nova Iorque, EUA: Dover, 1980. RAY, Sonia; ANDREOLA, Xandra. O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicaes In: RAY, Sonia (Ed.). Msica Hodie. v. 5, n. 1. Goinia: UFG, 2005, p. 21-34. SILVEIRA, Fernando Jos. Quero estudar clarineta. Como comear?. In: Jornal dos Msicos. Rio de Janeiro: Sindicato dos Msicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, fev./mar. 1998, p. 08. THRASHER, Michael; CHESKY, Kris. Medical problems of clarinetists: results from the U.N.T. musician health survey. In: GILLESPIE, James (Ed.). The Clarinet v. 25, n. 4. Texas, EUA: International Clarinet Association, 1998, p. 24-27. WARNICK, Edward. Clarinet hand positions. In: Woodwind Anthology v. 2. Illinois: The Instrumentalist Publishing Company, 1992, p. 165-167. WILSON, Heston. The thumb solution. In: GILLESPIE, James (Ed.). The Clarinet. Texas, EUA: International Clarinet Association, Maio de. 1990.

BIOGRAFIA!!!!

60

MSICA HODIE

Silveira, F. J. (p. 51-60)

Das könnte Ihnen auch gefallen