Sie sind auf Seite 1von 5

EXAME NEUROLGICO

1. EQUILIBRIO Dana dos tendes Ataxia Cerebelares Sinal de Romberg - Caracterizado por oscilao ou queda ao fechar os olhos, indica comprometimento das vias de sensibilidade proprioceptivas conscientes. Se houver latncia e lado preferencial para queda, estamos diante de leso vestibular, e denominamos o sinal de Romberg vestibular ou pseudoRomberg. Pede-se ao paciente que mantenha os braos estendidos para frente, com os indicadores apontando para os indicadores do examinador, e que procure no se desviar dessa posio, com os olhos fechados. Nas sndromes vestibulares, observa-se desvio lento de ambos os membros superiores para o mesmo lado da leso, enquanto na sndrome cerebelar unilateral, apenas o membro superior ipsilateral leso cerebelar desvia para o lado afetado observa-se a postura, o balano dos membros superiores e a presena de alteraes como alargamento da base, irregularidade dos passos e desvios. 2. MARCHA Observa-se a postura, o balano dos membros superiores e a presena de alteraes como alargamento da base, irregularidade dos passos e desvios. Marcha em bloco - pobreza dos movimentos de balano passivo associados dos membros superiores - Sndromes extrapiramidais e Doena de Parkinson. Marcha ebriosa - leses cerebelares, observamos as pernas afastadas, o andar titubeante, com passos irregulares, ora amplos, ora pequenos, impedindo a marcha em linha reta. Marcha talonante - as pernas esto afastadas e os ps batem fortemente contra o cho, observada em leses das vias sensitivas. Marcha escarvante - ocorre por dficit de flexo dorsal do p e dos artelhos, secundrio a leses dos nervos fibular, citico ou da raiz de L5. O paciente, com atitude de p cado, tende a fletir a coxa exageradamente, a fim de evitar que os artelhos esbarrem no solo. Marcha ceifante - Leses piramidais, em que se observa movimento em forma de arco realizado pelo membro partico, semelhante ao movimento de uma foice.

3. MOTRICIDADE Fora Membros Inferiores - Manobra de Mingazzini e Manobra de Barr Oscilaes

Membros Superiores - Movimentos de oponncia entre o polegar e cada um dos dedos, de abrir e fechar as mos, de flexo e extenso dos punhos e dos antebraos, de abduo e de aduo dos braos e de elevao dos ombros. Em seguida, os movimentos so realizados contra a resistncia oposta pelo examinador. manobra dos braos estendidos, o paciente sentado ou em p mantm os membros superiores estendidos para frente no plano horizontal, com os dedos afastados entre si. Tnus Inspeo - Movimentos involuntrios. As atrofias musculares acompanham as leses do neurnio motor inferior. Palpao - miosites - os msculos podem apresentar consistncia endurecida. movimentao passiva, o examinador realiza movimentos das diferentes articulaes, avaliando a resistncia oferecida. Amplitude. Hipotonia (movimentos amplos) ou hipertonia (movimentos curtos ou ausncia de movimentos, como se as partes estivessem soldadas). O sinal da roda denteada observado na rigidez plstica dos parkinsonianos e caracteriza-se por resistncia ao estiramento muscular, com interrupes, de modo semelhante ao que se observa quando se movimenta uma engrenagem defeituosa. O sinal do canivete indica espasticidade, caracterstico da leso piramidal. Caracteriza-se por grande resistncia muscular inicial ao estiramento, que cessa bruscamente, semelhante ao que ocorre ao abrir ou fechar um canivete. Reflexos Profundos - estiramento rpido do msculo causado pela percusso do tendo, realizada com o auxlio do martelo neurolgico. Diz-se que h hiperreflexia, sinal caracterstico das leses piramidais, quando a resposta esperada obtida ao percurtir-se um dos pontos de exaltao. A hiporreflexia ou arreflexia caracterstica da sndrome do neurnio motor inferior. Presena de clnus - uma das caractersticas da leso piramidal Superficiais - Nesta classe de reflexos, os estmulos so realizados sobre a pele ou mucosas e provocam contraes musculares Reflexo cutneo-plantar - excitao da planta do p, em sua margem interna preferencialmente, no sentido pstero-anterior, provoca flexo plantar do hlux e dos artelhos. Utilizando-se uma esptula ou um objeto de ponta romba. O sinal de Babinski, que consiste na extenso lenta do

hlux, mais facilmente obtido quando se estimula a parte lateral da planta do p e indicativo de leso piramidal. Coordenao Incline o corpo para frente, para os lados e para trs. Capacidade de levantar-se da cama para sentar-se sem auxlio das mos. A coordenao apendicular testada por meio das provas index-nariz, index-index e calcanhar-joelho, realizadas com os olhos abertos e fechados. Ataxia apendicular A diadococinesia, capacidade de realizar movimentos alternados e sucessivos, avaliada por meio de movimentos alternados de pronao e de supinao das mos Sndromes cerebelares SENSIBILIDADE Dolorosa agulha descartvel Ttil algodo Trmica tubos de ensaio Profunda - cintico-postural visa verificar se o paciente tem noo da posio dos segmentos em relao ao prprio corpo - Solicita-se ao paciente que, de olhos fechados, diga a posio assumida por segmentos deslocados passivamente pelo examinador. Vibratria ou palestesia - pesquisada com o auxlio de um diapaso (ou de palestesmetro), que colocado sobre salincias sseas. Ttil - grafestesia (reconhecimento de letras ou nmeros desenhados na pele do paciente) ou da discriminao de dois pontos.

4.

OBS: Sinal de Lasgue: caracteriza-se por dor lombar irradiada para a face posterior do membro inferior quando este elevado passivamente e em extenso pelo examinador, que, com a outra mo, impede que o joelho seja fletido.

5. NERVOS CRANIANOS Nervo Olfatrio (I nervo) Exame alternado de cada narina com odores variados (caf, perfume, chocolate). Nervo ptico (II nervo)

Acuidade visual Campo visual Fundo de Olho Nervos culo-motor (III Nervo), Troclear (IV Nervo) e Abducente (VI Nervo) Msculo Reto medial Reto superior Reto inferior Oblquo inferior Oblquo superior Reto lateral Funo Aduo Elevao e incicloduo Abaixamento e excicloduo Elevao e excicloduo Abaixamento e incicloduo Abduo

Inervao nervo culo-motor nervo culo-motor nervo culo-motor nervo culo-motor nervo troclear nervo abducente

As pupilas devem ser observadas quanto a forma, dimetro, simetria e quanto presena do reflexo fotomotor direto e consensual, e reflexo de acomodao. Deslocando o indicador frente dos olhos do paciente Nervo Trigmeo (V Nervo) O nervo trigmeo dividido em dois componentes: sensitivo e motor. A poro sensitiva responsvel pela sensibilidade da face; a poro motora inerva os msculos mastigatrios. Feche a boca com fora. A palpao dos msculos masseter e temporal durante o fechamento da boca Nervo Facial (VII Nervo) O nervo facial responsvel pela motricidade da mmica da face. Durante seu trajeto fora do tronco cerebral, agregam-se a ele algumas fibras que se situam entre o nervo facial e o vestbulo-coclear, que constituem o nervo intermdio. O nervo intermdio responsvel pela sensibilidade gustativa dos dois teros anteriores da lngua e pela inervao parassimptica da glndula lacrimal e das glndulas salivares sublingual e submandibular. Solicitamos ao paciente que realize movimentos como franzir a testa, fechar os olhos com fora contra a resistncia do examinador, mostrar os dentes (como num sorriso forado) Nervo Vestbulo-coclear (VIII Nervo) Vertigem Nistagmo Funo auditiva surdez, ocorrncia de zumbidos. Com um diapaso, compara-se a audio de ambos os ouvidos. Conduo area. A conduo area superior conduo ssea (processo mastide). Nervo Glossofarngeo (IX Nervo) e Nervo Vago (X Nervo) Participam da inervao motora e sensitiva da faringe.

Leses desses nervos causam disfagia alta, cujo sintoma comum o refluxo nasal de alimentos. Leso do vago acompanha-se de disfonia por paralisia de corda vocal, e leso do glossofarngeo causa comprometimento da gustao do tero posterior da lngua. Reflexo palatino - elevao do palato mole e retrao simultnea da vula quando se toca esta ou o palato com uma esptula. Reflexo farngeo - elevao e constrio da faringe, retrao da lngua e sensao de nusea, em resposta excitao da parede posterior da faringe com uma esptula. Nervo Acessrio (XI Nervo) O nervo acessrio composto por duas pores: nervo acessrio bulbar e nervo acessrio espinal. O nervo acessrio bulbar inerva a laringe, e sua leso est associada a alterao na fonao e na respirao. O nervo acessrio espinal essencialmente um nervo motor, que inerva o msculo esternocleidomastideo e a poro superior do msculo trapzio. Fora do esternocleidomastideo - solicita-se ao paciente que vire a cabea livremente e contra a resistncia. Nervo Hipoglosso (XII Nervo) Motilidade da lngua Verifica-se se h assimetria, atrofia ou fasciculaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen