Sie sind auf Seite 1von 2

Sistema de Ensino Energia Disciplina: Biologia Professora: Ana Batalha Alunas: Cristina Feiler dos Santos, Larissa Kock

Adriano e Thaynara Maestri Data: 04/11/11

Estudo Dirigido de Zoologia Reino Animal Filo Equinodermo

1)Caractersticas embrionrias Os equinodermos so triblsticos (isto que dizer que eles tm trs folhetos embrionrios ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (tecido de preenchimento, o celoma), deuterostmios (primeiro orifcio a ser formado o nus, com isso mostram-se mais evoludos que os seus antecessores) e apresentam simetria radial. 2)Habitat Todos os equinodermos vivem em habitat marinho.

3)Aspecto do corpo O esqueleto dos equinodermos formado por placas calcrias e coberto por uma fina camada epidrmica. O endoesqueleto ( mesodrmico) formado por espinho e pequenas placas de calcrio, que formam um rgido suporte. Alguns grupos possuem espinhos modificados chamados pedicelrios, possibilitando a vida livre. 4)Partes do corpo Possuem esqueleto interno (endoesqueleto) calcrio que expele espinhos salientes,recoberto pela epiderme simples. O ourio-do-mar que possui corpo quase esfrico e coberto de espinhos duros e mveis, entre esses espinhos existe pedicelarias, algumas com glndulas de veneno, e em suas extremidades encontra-se pequenas pinas com as quais o animal recolhe pequenos animais que ficam sobre seu corpo e tambm servem para defesa. Na superfcie do corpo do ourio-do-mar existem tambm os ps ambulacrrios, por meio dos quais o animal se locomove. 5)Digesto Possuem sistema digestivo completo (exceto os ofiuros), formado por boca, estmago, intestinos e nus. Alimentam-se de pequenos animais e algas. A presena de estomago uma caracterstica apenas dos equinodermos carnvoros, que possuem glndulas que produzem substancias digestivas. Como a estrela do mar, ela carnvora e possui uma digesto extracorprea, com os seus pequenos ps, ela fora a abertura das conchas das ostras, lana um suco digestivo dentro das conchas e ingere o corpo do molusco j digerido. Os ourios-do-mar se alimentam de algas, trituradas por uma estrutura rudimentar na cavidade oral, denominada lanterna-de-Aristteles, similares a dentes, que servem para raspar os alimentos, como as algas, que se encontram aderidos s rochas.

6)Respirao A troca gasosa feita por pequeninas brnquias prximas a boca e tambm por toda a extenso dos ps ambulacrrios. A respirao por meio de difuso. 7)Circulao Sistema ambulacral faz a circulao. No possuem sistema circulatrio tpico e nem mesmo corao, mas, existe um reduzido sistema de canais, onde circula um certo liquido incolor contendo amebcitos. 8)Excreo Para a eliminao de excretas no existe nenhum rgo especializado, a excreo facilitada pelo sistema ambulacrrio, pelo qual circula a gua no corpo dos equinodermos. 9)Reproduo Os equinodermos so animais de sexo separado e fecundao externa. Os rgos so simples, sem ductos genitais, geralmente existindo apenas gnadas. Os machos lanam os espermatozoides na gua e as fmeas lanam os vulos. No meio aqutico, o espermatozoide por sua vez, une-se ao vulo dando origem ao ovo. Dos ovos, nascem as larvas que se locomovem prximas a superfcie da agua por meio de clios. Passado um tempo, as larvas vo para o fundo do mar e se tornam em equinodermos adultos. 10)Classificao Asteirodea (asterides): representada pela estrela-do-mar. Echinoidea (equinides): representada pelo ourio-do-mar e bolacha-do-mar. Ophiuriodea (ofiurides): so parecidos com as estrelas-do-mar, mas com braos mais longos, so as chamadas serpentes-do-mar. Holothuroidea (holoturides): onde esto os pepinos-do-mar. Crinoidea (crindes): representada pelos lrios-do-mar.

11)Curiosidades, relaes com o meio, importncia econmica Os equinodermos so poucos usados como uma fonte de alimento, mas os habitantes da bacia do Mediterrneo degustam esse curioso filo. O filo equinodermo o maior filo que no possuem representantes em agua doce e nem em vida terrestre. Os equinodermos possuem alto poder de regenerao. Um exemplo disso a estrela-do-mar que cortada em vrios pedaos radialmente, depois de alguns meses regenerar em tantas estrelas as partes cortadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen