Sie sind auf Seite 1von 28

1

1.0 - Previdncia Social *Conceito A Previdncia Social foi criada para proteger o trabalhador e seus dependentes das incertezas da vida. Tem o dever de substituir a remunerao do trabalhador, quando estiver afastado de sua atividade laboral. No entanto, para haver Previdncia Social necessrio que o trabalhador contribua. No existindo pagamento, a proteo no ser previdenciria e sim assistenciria, a qual estendida a qualquer pessoa. *Previdncia Social e Seguridade Social Previdncia Social - Assegura proteo apenas de uma parte da populao, os trabalhadores subordinados e os seus dependentes. Seguridade Social - o conjunto de medidas com as quais o Estado, agente da sociedade, procura atender necessidade que o ser humano tem direito de acordo com a lei. No entanto, a previdncia social onerosa, isto , para que a pessoa esteja amparada, precisar contribuir, enquanto, que a seguridade nem sempre ser contributiva.

2.0 - Empresa Conceito

a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 14 do Regulamento do Custeio).
*Contribuio da Empresa Lei 8.212/91 - Art. 22 A contribuio a cargo da empresa Seguridade Social, alm do disposto no art. 23, de : I - vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos

decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, nos termos da lei no do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. II - para o financiamento da complementao das prestaes por acidente do trabalho, dos seguintes percentuais, incidentes sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos: a - 1% (um por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidente seja considerado leve; b - 2% (dois por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerada mdio; c - 3% (trs por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerado grave. III - vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais que lhe prestem servio; IV - quinze por cento sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios, relativamente a servios que lhe so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho.

10 - No caso de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedade de crdito imobilirio, sociedade corretoras, distribuidoras de ttulos e valores mobilirio, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crdito, empresas de seguros privados e de entidades de previdncia privada aberta e fechada, alm das contribuies referidas neste artigo e no artigo 23, devida a contribuio adicional de 2,5% (dois vrgula cinco por cento) sobre a base de clculo definida nos incisos I e II deste artigo.
*Contribuio da Empresa Rural As contribuies incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural, industrializada ou no, substituem as contribuies a cargo da empresa, correspondentes a 20%, destinada a Seguridade Social, e a 1% 2% ou 3%, conforme o caso, acrescido de 6%, 9% ou 12%, para financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade de laborao decorrente dos riscos ambientais do trabalho e que ensejem a concesso da aposentadoria especial, incidentes sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhador avulso, sendo devidas por:

O produtor rural, inclusive a agroindstria, exceto a de piscicultura, carcinicultura, suinocultura e a de avicultura, dever recolher, alm daquelas incidentes sobre a comercializao da produo rural as contribuies: 3

a)descontadas dos segurados empregados e dos trabalhadores avulsos incidentes sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms; b)incidentes sobre o total das remuneraes ou das retribuies pagas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais; c)incidentes sobre o valor bruto da nota fiscal ou da fatura de prestao de servios de cooperados emitida por cooperativa de trabalho; d)devidas a outras entidades e fundos, incidentes sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer titulo, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos. *Contribuio Social Sobre o Faturamento A contribuio sobre o faturamento j existia antes da Constituio Federal de 1988. Foi criada atravs do Decreto Lei n. 1.940, de 25 de maio de 1982, com a denominao de FINSOCIAL e tinha como finalidade custear investimento de carter assistencial em alimentao, habitao popular, sade, educao e amparo ao pequeno produtor. Com a finalidade de cobrir o custeio do sistema de Seguridade Social, criado pela Constituio de 1988, foi editada a Lei n 7.787/89, que em seu artigo 7 estabeleceu: A alquota da contribuio para o FINSOCIAL. Atualmente, denomina-se COFINS (contribuio social para financiamento da seguridade social), cuja alquota de 3% (trs por cento), tendo como base de incidncia a receita bruta mensal das vendas de mercadorias, de mercadorias e servios, e de servios de qualquer natureza. O IPI, destacado em separado no documento fiscal, e as vendas canceladas, das mercadorias devolvidas e os descontos concedidos incondicionalmente a qualquer ttulo, no integram a base de clculo da contribuio em estudo. Tambm esto obrigados ao pagamento da contribuio social sobre o faturamento as entidades desportivas e clubes de futebol. Ficam isentas da contribuio as sociedades civis de profisso regulamentada, conforme disposto no Decreto Lei n. 2.429, de 14 de abril de 1989. Tambm, no so mais contribuintes as instituies financeiras.

*Contribuio Social sobre o Lucro Assim como a contribuio social sobre o faturamento, a contribuio sobre o lucro e dispositivo previsto na Constituio Federal de 1988, como encargo das empresas, constando no art. 195, inciso L

Aps a previso constitucional, essa contribuio foi criada atravs da Lei n. 7.689 de 15 de dezembro de 1988. A Lei n 8.212/91 trata da contribuio sobre o lucro a cargo da empresa, no art. 23, II, que aps a alterao pelo art. 19 da Lei n.o 9249 de 26 de dezembro de 1995, est assim redigida: 9% (oito por cento) sobre o lucro lquido do perodo-base antes da proviso para o imposto de renda. Estabelece ainda a Lei 8.212/91 que as instituies como banco comercial, bancos de investimentos, banco de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedade de crdito imobilirio, sociedade corretoras, distribuidoras de ttulos e valores mobilirios, empresas de seguros privados e de crdito e entidades de previdncia abertas e fechadas, recolhero alquota de 18% (dezoito por cento) sobre o lucro.

*Contribuio sobre a Receita de Concursos de Prognsticos


A Lei 8212/91 trata desse tipo de contribuio, em seu artigo 26 e pargrafos, conforme segue:

"Constitui receita da Seguridade Social e renda lquida dos concursos de prognsticos. Consideram-se concursos de prognsticos todos e qualquer concurso de sorteios de nmeros loterias, apostas, inclusive as realizadas em reunies hpicas, nos mbitos federal, estadual, do Distrito Federal e

municpios".

Para efeito do disposto neste artigo, entendem-se por renda lquida o total da arrecadao, deduzido os valores destinados ao pagamento de prmio de imposto e de despesas com a administrao, conforme fixado em lei, que inclusive estipular o valor dos direitos a serem pagos s entidades desportivas pelo uso de suas denominaes e smbolos.

*Outras Receitas
A Constituio Federal, em seu art. 195, estabelece que a seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - dos empregadores, incidentes sobre a folha de salrio, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; III - sobre a receita de concursos de prognsticos. As demais receitas do sistema esto delineadas no art. 27 da Lei n.o 8212/91 e que passamos a relatar.

*Constituem outras receitas da Seguridade Social:


1- as multas, a atualizao monetria e os juros moratrios; 2- a remunerao recebida por servios de arrecadao fiscalizao e cobrana prestada a terceiros; 3- as receitas provenientes de prestao de outros servios e de fornecimento ou arrendamento de bens; 4- as demais receitas patrimoniais e financeiras; 5- as doaes, legados, subvenes e outras receitas eventuais; 6- 50% (cinqenta por cento) dos valores obtidos e aplicados na forma do pargrafo nico do art. 243 da CF; 7- 40% (quarenta por cento) do resultado dos leiles dos bens apreendidos pela Secretaria da Receita Federal; 8- outras receitas previstas em legislao especficas. As companhias seguradoras que mantm o seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de vias terrestres, de que trata a Lei 6.194, de 19 de dezembro de 1974, devero repassar seguridade social 50% (cinqenta por cento) do valor total do prmio recolhido e destinado ao Sistema nico de Sade - SUS, para custeio da assistncia mdico-hospitalar dos segurados vitimados em acidente de trnsito.

3.0 - Contribuio e Reteno na Cesso de Mo-de-Obra


A empresa contratante de servios prestados mediante cesso de mo-de-obra ou empreitados, na forma do artigo 31 da Lei 8212/91, na redao que lhe foi dada pela Lei 9711, de 20 de novembro de 1998, dever reter 11% (onze por cento) do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servio e recolher ao INSS a importncia retida, em nome da empresa contratada. valor retido na forma da lei ser compensado pela empresa contratada, referente ao mesmo estabelecimento ou obra de construo civil da empresa que sofreu a reteno, quando do recolhimento das contribuies previdencirias devidas sobre a folha dos seus trabalhadores. A reteno antecipa somente as contribuies destinadas Previdncia Social, ficando a contratada sujeita ao recolhimento das contribuies destinadas a outras entidades ou fundo, arrecadado pelo INSS, vedado compensao de valores retidos sobre esta rubrica.

Considera-se cesso de mo-de-obra a colocao disposio da empresa contratante, em suas dependncias ou nas de terceiros, de trabalhadores que realizem servios contnuos, relacionados ou no com sua atividade fim, quaisquer que sejam a natureza e a forma de contratao, inclusive por meio de trabalho temporrio na forma da Lei n 6019/74. Servios contnuos so aqueles que constituem necessidade permanente da contratante, de natureza repetitiva, ligados ou no a sua atividade fim, ainda que sua execuo seja realizada de forma intermitente ou por diferentes trabalhadores. Empreitada a execuo, contratualmente estabelecida, de tarefa ou de obra ou de servio, por preo ajustado, com ou sem fornecimento de material ou de equipamentos, que podem ou no ser utilizados, realizada nas dependncias da empresa contratante, nas de terceiros ou nas da empresa contratada, tendo como objeto um fim especifico ou resultado pretendido. Dispensa da Reteno. A empresa contratante estar dispensada de fazer a reteno, quando: O valor retido em nota fiscal fatura ou recibo for inferior ao limite mnimo estabelecido pelo INSS para recolhimento em documento de arrecadao. (atualmente R$ 29,00 (vinte e nove reais). A contratada no possuir empregados, o servio for prestado pessoalmente pelo titular ou scio e quando o faturamento do ms anterior for igual ou inferior a 2 (duas) vezes o limite mximo do salrio-de-contribuio, cumulativamente. Podero ser deduzidas da base de calculo da reteno as parcelas que estiverem discriminadas na nota fiscal, na fatura ou no recibo e que correspondam:

Ao custo da parcela in natura,fornecida pela contratada de acordo com os programas


de alimentao aprovados pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, e em conformidade com a legislao prpria. Ao fornecimento de material contratualmente estabelecido e cujo valor no pode ser superior ao de aquisio, comprovado por documento fiscal. utilizao de equipamentos pertencentes contratada, indispensveis execuo do servio, desde que contratualmente estabelecido e cujo valor de aluguel tambm esteja estimado em contrato.

Destaque da Reteno. Quando da emisso da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios, a contratada dever destacar o valor da reteno correspondente a 11% (onze por cento) do valor do servio, com o titulo de RETENO PARA A PREVIDENCIA SOCIAL. O valor retido, destacado na forma da Lei, no deve ser deduzido do valor total do respectivo documento, surtindo efeito apenas no ato da quitao dos servios.

A falta de destaque da reteno quando da emisso da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios impossibilita a contratada efetuar a compensao ou solicitar restituio, salvo se comprovado o recolhimento pela contratante do valor efetivamente retido. A importncia retida dever ser recolhida pela empresa contratante, em documento de arrecadao identificado com a inscrio do estabelecimento da empresa contratada no CNPJ/MF e com a razo social daquela seguida da razo social da empresa contratante, at o dia dois do ms seguinte ao da data da emisso da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios ou no primeiro dia til subseqente, se no houver expediente bancrio no dia dois.

*Das obrigaes.
A empresa prestadora dos servios dever elaborar GFIP distintas, por obra de construo civil ou por estabelecimento da empresa tomadora de servios, utilizada os cdigos de recolhimento prprios da atividade, conforme norma prevista no Manual de Orientao da GFIP, aprovado pela Resoluo/INSS 19/2000. O contratado dever elaborar folha de pagamento e Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informao Previdncia Social distintas para cada estabelecimento ou obra de construo civil da empresa contratante do servio. As importncias retidas no podem ser compensadas com contribuies arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social para outras entidades. A empresa contratante de servios executados mediante cesso ou empreitados de mo-de-obra dever reter onze por cento do valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios e recolher a importncia retida em nome da empresa contratada.

*Reteno da Contribuio do Contribuinte Individual


A empresa ainda obrigada a arrecadar a contribuio previdenciria do contribuinte individual a seu servio, mediante desconto na remunerao juntamente com as contribuies a se cargo at o dia dois do ms seguinte ao da competncia, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dias dois. A contribuio corresponde a 11% (onze por cento) do total da remunerao paga, devida ou creditada, a observado o limite mximo do salrio-de-contribuio. A empresa que remunerar contribuinte individual dever fornecer a este, comprovante de pagamento pelo servio prestado consignando, alm dos valores da remunerao e do desconto feito a ttulo de contribuio previdenciria, a sua identificao completa, inclusive com o nmero no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica

(CNP)) e o nmero de inscrio do contribuinte individual no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, consoante os dados a seguir: Valor da remunerao Descontos efetuados (IRRF, ISS e INSS); A identificao completa do prestador de servio (nome, endereo, CPF e inscrio na Previdncia Social); A identificao completa da empresa contratante (razo social, CNP] e endereo completo). O cuidado que o financeiro deve ter quanto ao limite mximo do salrio-decontribuio, o contribuinte individual que prestar servios, no mesmo ms a mais de uma empresa, dever informar a cada empresa, o valor ou valores recebidos sobres os quais j tenha incidido o desconto da contribuio mediante a apresentao do comprovante de pagamento previsto em lei.

4.0 - Segurados da Previdncia Social *Empregados


O empregado torna-se segurado obrigatrio da Previdncia Social no momento do incio da relao de trabalho com a empresa. A definio de empregado encontra na legislao trabalhista que a C L T,segundo a qual se trata de "pessoa fsica que presta servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio" (art. 3). Esta definio refere-se apenas aos trabalhadores urbanos, pois os rurais tm suas normas contidas na Lei n.o 5889, de 8 de junho de 1973, cujo conceito encontramos no art. 2. "Empregado rural toda pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico, presta servio de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio". A contribuio do empregado dar-se- pela tabela apresentada pela Previdncia Social, observado o limite mnimo e mximo de contribuio.

*Trabalhador Avulso
A previdncia Social considera trabalhador avulso aquele que, sindicalizado ou no, presta servio de natureza urbana ou rural, sem vnculo empregatcio, a diversas empresas, com intermediao obrigatria do sindicato da categoria.

*Empregado Domstico
A CLT define empregado domstico como sendo, de um modo geral, "os que prestam servios de natureza no econmica pessoa ou famlia no mbito residencial destas."

facultada a incluso do empregado domstico no Sistema do FGTS de que trata a Lei 8036/90, nos termos do FGTS de que trata a Lei n.? 8036/90, nos termos da Lei n. 5859/72, com redao dada pelo art. 1 da MP n. 1.986/99 e suas reedies, regulamentadas.
A incluso poder ocorrer a partir da competncia maro 2000 e dar-se- pela efetivao do primeiro depsito, realizado pelo empregador domstico/contribuinte, em conta vinculada aberta para este fim especfico em nome do trabalhador. A incluso supracitada reveste-se de carter irretratvel em relao ao respectivo vnculo empregatcio. Para a realizao do recolhimento ao FGTS e da prestao de informaes Previdncia Social, o empregador domstico/contribuinte dever estar inscrito no Cadastro Especfico do INSS (CEI) e o empregado no Cadastro do PIS/PASEP ou no Cadastro de Identificao de Contribuinte Individual (CICI) do INSS. O empregador/contribuinte utilizar-se- exclusivamente da Guia do recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social (GFIP) avulsa, adquirida no comrcio, para realizao do recolhimento do respectivo encargo mensal devida ao empregado domstico.

Para se habilitar ao seguro-desemprego, o trabalhador dever apresentar ao rgo competente do Ministrio do Trabalho e Emprego: a)Carteira de Trabalho e Previdncia Social, na qual constar a anotao do contrato de trabalho domstico e a data da dispensa, de modo a comprovar o vnculo empregatcio, como empregado domstico, durante pelo menos 15 meses nos ltimos 24 meses;

b) Termo de resciso do contrato de trabalho atestando a dispensa sem justa causa; c)Comprovantes do recolhimento da contribuio previdenciria e do FGTS, durante o perodo referido na alnea 'a " na condio de empregado domstico; d)Declarao de que no est em gozo de nenhum benefcio de prestao continuada da Previdncia Social, exceto auxlio-acidente e penso por morte;

e)Declarao de que no possui renda prpria de qualquer natureza, suficiente a sua


manuteno e de sua famlia. Na contagem do tempo de servio de que trata a alnea 'a' do item 4 deste trabalho, sero considerados os meses em que foram efetuados depsitos no FGTS, em nome do trabalhador como empregado domstico, por um ou mais empregadores.

O benefcio do Seguro-desemprego do empregado domstico corresponder a 1 salrio mnimo e ser concedido por um perodo mximo de 3 meses, de forma contnua ou alterada, a cada perodo aquisitivo de 16 meses.

*Contribuinte Individual
De acordo com as alteraes, introduzidas pela Lei 9876/99, trouxe a nova classificao para o Contribuinte Individual, a saber: a)- a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade agropecuria ou pesqueira, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de prepostos e com auxlio de empregados, utilizado a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua; b)- a pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade de extrao mineral garimpo, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de proposto, com ou sem o auxlio de empregados, utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua;

c)- o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa, quando mantidos pela entidade a que pertencem, salvo se filiados obrigatoriamente Previdncia Social em razo de outra atividade ou a outro regime previdencirio, militar ou civil, ainda que na condio de inativo;
d) - revogado e)- o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social; f)- o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor no empregado e o membro de conselho de administrao de sociedade annima, o scio solidrio, o scio de indstria, o scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direo em cooperativa, associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o sndico ou administrador eleito para exercer atividade de direo condominial, desde que recebam remunerao; g)- quem presta servio de natureza urbana ou rural, em carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de emprego; h)- a pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no. Consoante o artigo 124 do Regulamento da Previdncia Social, diz que o contribuinte individual, manifeste interesse em recolher contribuies relativas a perodo
11

anterior sua inscrio, a retroao da data do incio das contribuies ser autorizada, desde que comprovado o exerccio de atividade remunerada no respectivo perodo, observado o disposto nos 70 a 14 do art.216 e no art. 239. Art. 216 II - os segurados contribuinte individual e facultativo esto obrigados a recolher sua contribuio, por iniciativa prpria, at o dia quinze do ms seguinte quela a que as contribuies se referirem, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dia quinze, facultada a opo prevista no; 15 - facultado aos segurados contribuinte individual e facultativo, cujo salrio seja igual ao valor de um salrio mnimo, optar pelo recolhimento trimestral das contribuies previdencirias, com vencimento no dia quinze do ms seguinte ao de cada trimestre civil, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dia quinze. 16- Aplica-se o disposto no pargrafo anterior ao empregador domstico relativamente aos empregados a seu servio, cujos salrios-de-contribuio sejam iguais ao valor de um salrio mnimo ou inferiores nos casos de admisso, dispensa ou frao do salrio em razo de gozo de benefcio.

'*Segurado Especial
A partir do texto constitucional e da Lei na 8212/91, com as alteraes da Lei na 8398/92, seguida da Ordem de Servio INSS/DISES n. 78 de 9 de maro de 1991, considera-se segurado especial: ''o produtor; o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais, o pescador artesanal e o assemelhado, que exercem suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores de 14 anos ou a estes equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente, com o grupo fam iliarrespectivo."

*Segurado Rural
segurado empregador rural, assim como os trabalhadores rurais, tinha sistema diferenciado dentro da Previdncia Social. Unificado o tratamento ao trabalhador rural, tendo os mesmos benefcios do trabalhador urbano, o empregador rural tambm mereceu do legislador o mesmo tratamento dos empresrios urbanos. Por fora da Lei na. 8.212/91, conforme disposto em seu art. 197, passa a ser segurado obrigatrio do Regime Geral da Previdncia Social, o empregador rural, que passa a contribuir na forma do art. 21 da respectiva Lei, enquadrando-se na escala de salriobase,(salrio de contribuio, de acordo com a Lei 9876/99). A Lei 8212/91 igualou os trabalhadores rurais aos urbanos em termos de custeio, quando empregados. Para as empresas o recolhimento de contribuies previdencirias sobre a folha de pagamento manteve-se at julho de 1994. A

Lei 8870, de 15 de abril de 1994 voltou a criar a contribuio sobre produto rural para as empresas que exercessem essas atividades, mantendo a contribuio dos empregados de empresas rurais, sobre folha de pagamento.

*Segurado Facultativo
Segurado facultativo o maior de 16 anos que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social, mediante contribuio, desde que no esteja exercendo atividade remunerada que o enquadra como segurado obrigatrio da previdncia social. As pessoas que podem filiar-se facultativamente, entre outros: a dona-de-casa; o sndico de condomnio; quando no remunerado; o estudante; o brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior; aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social; o membro do conselho tutela de que trata o artigo 132 da Lei n 8069, de 23 de julho de 1990, quando no esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; o bolsista e o estagirio que prestam servio a empresa de acordo com a Lei n 6494, de 1977; o presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social; e, o brasileiro residente ou domiciliado no exterior.

A segurada facultativa tem direito ao salrio-maternidade e quando cumprida a carncia de 10 contribuies. Para o auxlio-doena, a carncia de 12 contribuies, exceto, no caso de acidente.

5.0 - Inscrio
Considera-se inscrio de segurado para efeitos da previdncia social o ato pelo qual o segurado cadastrado no RGPS, mediante comprovao dos dados pessoais e de outros elementos necessrios e teis a sua caracterizao, ou atravs do nmero de

identificao do trabalhador no PIS/PASEP. Assim a pessoa que exerce atividade por conta prpria e que j inscrita no PIS ou no PASEP, se empregado domstico, se contribuinte individual, se facultativo ou se segurado especial, bastando informar, no campo "cdigo de pagamento" o respectivo nmero. (Instruo Normativa De/INSS nO 57/2001, art.29) A inscrio do segurado empregado e trabalhador avulso ser efetuada diretamente na empresa, sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra; dos segurados empregados domsticos, contribuintes individuais, facultativos e segurado especial no INSS, vedada a inscrio post mortem, exceto para segurado especial.
O segurado contribuinte individual, facultativo e empregado domstico podem se escrever com a utilizao da internet ou com a do servio telefnico 0800. No obstante a inscrio s ser efetivada com o primeiro recolhimento da contribuio previdenciria.

13

6.0 - Manuteno e Perca da Qualidade de Segurado.


I.O segurado mantm a qualidade de segurado independentemente de contribuio, nas seguintes situaes:

II. Sem limite de prazo quem est em gozo de benefcio; III. At doze meses aps a cessao de benefcio por incapacidade ou aps a cessao
das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela previdncia social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; IV. At doze meses aps cessa a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; V. At doze meses aps o livramento, o segurado detido ou recluso; VI. At trs meses aps o licenciamento, o segurado incorporado as Foras Armadas para prestar servio militar; e

VII. At seis meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

O prazo do inciso II ser prorrogado para at vintee quatro meses, se o segurado j tiver pago mais de cento e vinte contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado.

O prazo ainda citado acima ser acrescido de doze meses para o segurado desempregado, desde que comprovada esta situao por registro no rgo prprio do Ministrio do Trabalho e Emprego. A perda da qualidade de segurado ocorrer no dia dezesseis do segundo ms seguinte ao trmino dos prazos fixados neste texto.

7.0 - Dependentes
So as pessoas que dependem economicamente do segurado, cujos os direitos so: penso por morte, auxlio-recluso e se for o caso peclio. Os dependentes, consoante o artigo 16 do Decreto 3048/99, so: I - O cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado de qualquer condio, menor de vinte e um anos ou invlidos; II - Os pais;

III - O irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 anos ou invlido;

Par. 3 - Equipara-se aos filhos, nas condies do inciso I, mediante declarao escrita do segurado e desde que comprove a dependncia, na forma estabelecida no pargrafo 8 do art. 22, o enteado e o menor que esteja sob sua tutela e no possua bens suficientes para o prprio sustento e educao. Uma vez concedido um benefcio aos dependentes da primeira classe, por exemplo, e uma vez perdendo estes a qualidade de dependentes (falecimento, maioridade, etc.) o benefcio no se transfere para os das classes seguintes. Considera-se companheiro (a) a pessoa que mantenha unio estvel com o (a) segurado (a) desde que inscrito (a) pelo (a) mesmo (a) nessa condio. Considera-se unio estvel aquela verificada entre o homem e a mulher como entidade familiar, quando forem solteiros, separados judicialmente, divorciados ou vivos, ou tenham prole em comum, enquanto no se separarem (Regulamento dos Benefcios, art. 16, par. 5 e 6).

Entende-se por filhos os legtimos, os legitimados, os ilegtimos, e os adotivos. Todavia, os filhos legtimos so os nascidos de pais casados, de acordo com a lei civil. Os legitimados so os que adquirem a qualidade de legtimos, em virtude de casamento posterior dos pais. (Os ilegtimos so os que no provem de casamento legtimo, isto , ao tempo da concepo, ter casado com o pari, porque entre eles no havia nenhum impedimento para se unirem pelo matrimnio (ambos eram solteiros, por exemplo), e b) esprios, quando os filhos provm de unio proibida por lei. o caso, por exemplo, em que um dos pais era casado no civil; e, os adotivos so os adotados de acordo com a lei, em que se cria uma relao de parentesco entre pai e filho. Em tal caso, o filho adotivo equiparado ao filho legtimo, legitimado ou ilegtimo. A adoo feita por escrita pblica, que dever ser averbada no registro de nascimento do adotado (art. 375 do Cdigo Civil).

De acordo com artigo 17 do Decreto 3048/99, a perda da qualidade de dependente ocorre: I - para o cnjuge, pela separao judicial ou divrcio, enquanto no lhe for assegurado a prestao de alimentos, pela anulao do casamento, pelo bito ou por sentena judicial transitada e julgado; II - para a companheira ou companheiro, pela cessao da unio estvel com o segurado ou segurada, enquanto no lhe for garantida a prestao de alimentos; I - para o filho e o irmo, de qualquer condio, ao completarem vinte e um anos de ll idade ou pela emancipao, salvo se invlidos; e IV - para os dependentes em geral: a) pela cessao da invalidez; ou b) pelo falecimento.

15

A inscrio dos dependentes referente a cnjuge e filhos, ser efetuada na empresa se o segurado for empregado, no sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra, se trabalhador avulso, e no Instituto Nacional do Seguro Social, nos demais casos.

8.0 - Salrio-de-Contribuio
Consoante os ditames do art. 28 da Lei n. 8.212/91 e o art. 37 do Regulamento de Custeio da Seguridade, o salrio-de-contribuio, o salrio sobre o qual incide a contribuio para a Previdncia Social, obedecidos os limites mnimo e mximo previsto em lei. O artigo 214 do Decreto 3048/99, trouxe no seu pargrafo nono s verbas que no tero incidncia para a previdncia social; dentre elas citamos algumas: a)Os benefcios da previdncia social, nos termos e limites legais, salvo o salriomaternidade; b)A ajuda de custo e o adicional mensal recebido pelo aeronauta, nos termos da Lei 5929/73;

c)A parcela in naturarecebida de acordo com o programa de alimentao aprovado pelo


Ministrio do Trabalho e Emprego, nos termos da Lei 6.321/76;

d)As importncias recebidas a ttulo de frias indenizadas e o respectivo adicional

constitucional, inclusive o valor correspondente dobra da remunerao de frias de que trata o artigo 137) da CLT;

e)Indenizao compensatria de quarenta por cento do montante depositado no Fundo de


Garantia do Tempo de Servio, como proteo ou sem justa causa;

relao de emprego contra despedida

f) Indenizao por tempo de servio anterior a 05 de outubro de 1988; g) Indenizao por despedida sem justa causa do empregado nos contrato por prazo determinado, consoante o artigo 479 da CLT; h) Incentivo a demisso; i) Aviso-prvioindenizado;

j) Indenizao prevista no artigo 9 da Lei 7238/84;


k) Abono de frias na forma do artigo 143 e 144 da CLT; I) Licena prmio indenizada;

m) Ajuda de custo previsto no artigo 470 da CLT; n) As dirias desde que no excedam a cinqenta por cento do salrio; o) A participao do empregado nos lucros ou resultado da empresa, quando paga ou creditada de acordo com a lei especfica; p)Ressarcimento de despesas pelo uso de veculo do empregado e o reembolso creche pago em conformidade com a legislao trabalhista, observado o limite mximo de seis anos de idade da criana, quando devidamente comprovadas as despesas realizadas; e q)O valor da multa paga ao empregado em decorrncia da mora no pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso do contrato de trabalho, conforme previsto no pargrafo 8 do art. 477 da CLT.

9.0 - Salrio-de-Benefcio
O salrio-de-benefcio , em resumo, a mdia de um determinado nmero de salrios mensais sobre os quais o segurado efetuou contribuies para a Previdncia Social.

A Lei 8213/91, no seu artigo 28 diz que o valor do benefcio de prestao continuada, inclusive o regido por norma especial, exceto o salrio-famlia e o salriomaternidade, ser calculado com base no salrio-de-benefcio.

Para as aposentadorias por idade e por tempo de contribuio, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-benefcio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodocontributivo, multiplicado pelo fator previdencirio.

Para as aposentadorias por invalidez e especial, auxlio-doena e auxlioacidente na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondente a oitenta por cento de todo o perodo contributivo.

Para o segurado filiado previdncia social at 28 de novembro de 1999, inclusive o oriundo de regime prprio de previdncia social, que vier a cumprir as condies exigidas para a concesso dos benefcios do Regime Geral de Previdncia Social, no clculo do salrio-de-benefcio ser considerada a mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, correspondente a, no mnimo, oitenta por cento de todo o perodo contributivo decorrido desde a competncia julho de 1994.

Nos casos de auxlio-doena e de aposentadoria por invalidez, contando o segurado com salrios-de-contribuio em nmero inferior a sessenta por cento do nmero de meses decorridos desde a competncia julho de 94 at a data do incio do benefcio, o salrio-benefcio corresponder soma dos salrios-de-contribuio dividido pelo nmero de contribuies mensais apurado.

17

O perodo em que o segurado estiver em auxlio-doena ser contado considerandose como salrio-de-contribuio, no perodo, o salrio-de-benefcio que serviu de base para clculo do valor do auxlio-doena, reajustado nas mesmas pocas e bases dos benefcios em geral (art. 29 par. 5). O 13 salrio, segundo o art. 30 par. 6 do Regulamento, no pode ser considerado no cmputo do salrio-de-contribuio.

10.0 - Benefcios

* Aposentadoria por Invalidez:


Aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida a carncia exigida quando for o caso, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena for considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe-paga enquanto permanecer nessa condio, a concesso de aposentadoria por invalidez depender da verificao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo da previdncia social, podendo o segurado, as suas expensas, fazer-se acompanhar de mdico de sua confiana,como prev artigo 43 do Regulamento da Previdncia Social. A data do inicio da aposentadoria por invalidez contada a partir do dia imediata ao da cessao do auxlio-doena; o valor da aposentadoria corresponde a 100% do salriode-benefcio. Se o segurado necessitar de assistncia permanente de outra pessoa, nesse caso, o valor da aposentadoria ser acrescido de 25%. Este acrscimo ser devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal, e ser recalculado quando o benefcio que lhe deu origem for reajustado. O acrscimo no poder ser incorporado ao valor da penso futura. Ele cessa com a morte do segurado, no sendo incorporado ao valor da penso por morte. Se o aposentado retorna voluntariamente atividade, sua aposentadoria automaticamente ser cancelada; e se for verificada sua capacidade atravs de percia mdica, o benefcio cessar de imediato se o perodo de incapacidade no ultrapassar a cinco anos; sendo superior, o pagamento do benefcio cessar gradativamente durante dezoito meses, aps a capacidade. (primeiro semestre receber 100% do beneficio; segundo semestres 50% e terceiro semestre 25%)

* Aposentadoria por Idade:


A aposentadoria por idade (anteriormente denominada aposentadoria por velhice) devida ao segurado que completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos, se mulher, uma vez cumprido o perodo de carncia de 180 (cento e oitenta) contribuies.

O trabalhador rural ora enquadrado como segurado obrigatrio do Reqime de Previdncia Social, pode requerer a aposentadoria por idade, no valor de um salrio mnimo, durante quinze anos a partir de 25 de julho de 1991, desde que comprove o exerccio de atividade rural ainda que de forma descontnua, no perodo imediatamente anterior ao requerimento do benefcio,em nmero de meses idntico carncia do referido benefcio.

Estatuto do Idoso - Lei 10.741/03 Artigo 30 A perda da condio de segurado no ser considerada para a concesso da aposentadoria por idade desde que a pessoa conte com, no mnimo, o tempo de contribuio correspondente ao exigido para efeito de carncia na data de requerimento do beneficio". Artigo 34

Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que no possuam meios para prover sua subsistncia nem de t-Ia provida por sua famlia, assegurado o benefcio mensal de 1 (um) salrio mnimo, nos termos da Lei Orgnica da Assistncia Social Loas. (sem contribuio) Pargrafo nico
O benefcio j concedido a qualquer membro da famlia nos termos do caput no ser computado para os fins do clculo da renda familiar per capita a que se refere a Loas

*Aposentadoria por Tempo de Contribuio

De acordo com o artigo 32 do Decreto 3.265/99, as aposentadorias por idade e por tempo de contribuio, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-decontribuio correspondente a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicado pelo fator previdencirio.

Reza o artigo 188-A do Decreto 3265/99, que para o segurado filiado previdncia social at 28 de novembro de 1999, inclusive o oriundo de regime prprio de previdncia social, que vier a cumprir as condies exigidas para a concesso dos benefcios do Regime Geral de Previdncia Social, no clculo do salrio-de-benefcio ser considerada a mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio, correspondente a, no mnimo, oitenta por cento de todo o perodo contributivo decorrido desde a competncia julho de 1994. 19 Para efeito da aplicao do fator previdencirio, ao tempo de contribuio do segurado ser adicionado: a) cinco anos, quando se tratar de mulher;

b)cinco anos, quando se tratar de professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental mdio; c)dez anos, quando se tratar de professora que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental mdio; 1 - A aposentadoria por tempo de contribuio do professor que comprove, exclusivamente, tempo de efetivo exerccio em funo de magistrio na educao infantil, no ensino fundamental ou no ensino mdio, ser devida nos termos do pargrafo 8 do art. 201 da Constituio. Par.7 do art. 201 da Constituio Federal.

'' assegurada aposentadoria no regime geral da previdncia so c ia l nos termos da lei,


obedecidas as seguintes condies ": I - 35 (trinta e cinco) anos de contribuio, se homem, e 30 (trinta) anos de contribuio, se mulher; II - 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em 5 (cinco) anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar, nestes includos o produtor rural. o garimpeiro e o pescador artesanal. Par.8 - Os requisitos a que se refere o inciso I do pargrafo anterior sero reduzidos em 5 ( cinco) anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio.

*Aposentadoria Especial Segundo o artigo 64 do Regulamento da Previdncia Social, a aposentadoria especial devida ao segurado que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridadefsica

O artigo 60 da Lei 9732/98 prev que o acrscimo a que se refere o 6 do art. 57 da Lei n. 8213/91, ou seja, acrscimo das alquotas em 12%, 9% ou 6%, conforme a atividade exercida pelo segurado a servio da empresa que permita a concesso especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio.

Art. 20 da Lei 9732/98.

Os 1 e 2 do art. agente agressivo a passamde vigorar comearecomendao sobre a sua adoo seguinte redao: do 58 da Lei n. 8213/91 limites a tolerncia .pelo estabelecimento respectivo. b) Art. 58 Para as aposentadorias cujo direito tenha sido adquirido at 13.12.98, no 1 A comprovao da o enquadramento da atividade especial para aposentadorias. descaracteriza efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser feita mediante formulrio, na forma estabelecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em do laudo tcnico acondies de Neste caso, dever, obrigatoriamente, constar laudo tcnico de informao ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do existncia e uso de tecnologia de proteo coletiva. trabalho nos termos da legislao trabalhista.

Contudo, o disposto no ser aplicado se do laudo constar informao de existncia 2 - Do elaudo tcnico referido no pargrafo que diminua a intensidade do agente agressivo aos uso de tecnologia de proteo coletiva anterior constar informao sobre a existncialimites de tolerncia estabelecidos. ou individual que diminua a intensidade do de tecnologia de proteo coletiva agente agressivo a limites de tolerncia e recomendao sobre a sua adoo pelo estabelecimento respectivo. que at 16.12.98, cumpriram os requisitos para a obteno de Nota: Os segurados aposentadoria especial tm direito a requer-Ia a qualquer tempo.

*Laudo Tcnico

A Diretoria Colegiada do INSS expediu a Instruo Normativa n. 7/2000, que dispe sobre a exigncia benefcio do salrio maternidade devidouso seguradas da Previdncia Social, O de informao sobre a existncia e o s de tecnologia de proteo individualindependente de serem enquadradas na condio de empregada, empregada domstica, contribuinte em laudo tcnico de condies ambientais expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho, desegura especial itens adiante. individual, trabalhadora avulsa, acordo com os ou facultativa. O benefcio do salrio maternidade ser concedido existncia e Ficou disciplinado que a exigncia da informao sobre aem virtude de: o uso de - Parto, inclusive o antecipado; tecnologia de proteo individual em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho Aborto no do trabalho expedido - por mdico criminoso; ou engenheiro de segurana do trabalho, nos termos da - Adoo de criana; legislao trabalhista, somente ser aplicada s aposentadorias em que os - Obteno de guarda judicial de criana 14.12.98 (data da requisitos foram preenchidos a partir de para fins de adoo. publicao da lei

*Salrio-Maternidade

9732/98, que alterou as leis 8212 e 8213/91).

considerado parto, para fins de concesso de salrio maternidade, o evento ocorrido a partir da 23 semana (6 nova redao aos 10 e 2 em caso de natimorto. No o o A respectiva Lei deu meses de gestao), inclusivedo artigo 58 da Lei n 8213/91,bastante a fixao de tal prazo, se qual passa a dispor: ocorrer nascimento com vida antes desde perodo (6 meses de gestao), tambm estar caracterizado a ocorrncia do parto. Art. 58 - A relao dos agentes nocivos qumicos, fsicos e biolgicos ou associados O prazo de durao do salrio-maternidade, em para de de concesso de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica considerados caso fins nascimento de filho da segurada, ainda que o trata seja antecipado ou definida pelo nasa sem vida da aposentadoria especial de que parto o artigo anterior serque a criana Poder Executivo. - 120 dias, com inicio at 28 dias antes, mais o dia do parto, e trmino 91 dias depois dele. Em caso de adoo de criana ou obteno de guarda judicial para fins de adoo, a durao do benefcio depender da exposio do segurado sendo de 120 dias, ser feita 1 A comprovao da efetiva idade da criana adotada,aos agentes nocivospara criana com at mediante 1 ano de idade; acima de 1 ano e at 4Instituto60 dias; e, de Seguro Social - INSS, formulrio, na forma estabelecida pelo anos - Nacional depois dos 4 anos at completar 8 anos - 30 dias. seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais emitido pela empresa ou

do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho nos termos da legislao trabalhista. 2 - Do laudo tcnico referido no pargrafo anterior devero constar informaes sobre a existncia de tecnologia de proteo coletiva ou individual que diminua a intensidade

21

Aborto No Criminoso - art. 395 da CLT Em caso de aborto no criminoso, comprovado por atestado mdico oficial, a mulher ter um repouso remunerado de 2 (duas) semanas, ficando-lhe assegurado o direito de retornar funo que ocupava antes do seu afastamento .

"Tratando-se do aborto no criminoso, comprovado por atestado mdico fornecido pelo SUS, o SM corresponder a duas semanas (14 dias)."
Neste caso, indispensvel a avaliao mdico-pericial.

Dos Encargos e do Abono Anual - 4/12 do 13 Salrio O artigo 250 da Instruo Normativa n 57/2001, aduz que o dcimo salrio (abono anual) pago pelo INSS, correspondente ao perodo em que a segurada esteve em gozo de salrio-de-contribuio, a base de clculo para a contribuio Previdncia Social e para o Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS. No obstante, no artigo 251 diz que o recolhimento previdencirio relativo ao dcimo - terceiro salrio (abono anual) do salrio maternidade da empregada dever ser efetuado pelo empregador, por meio de GPS, a ser quitada at o dia 20 de dezembro do ano a que se referir o respectivo recolhimento.

Nos termos do 6 do art. 93 do RPS ficou estabelecido que, para os afastamentos iniciados a contar de 29.11.99, o abono anual (13 salrio proporcional ao perodo de salrio-maternidade) ser pago pelo INSS, juntamente com a ltima parcela paga em cada exerccio. *D Valor do Salrio-Maternidade - art. 398 da CLT o Durante o perodo a que se refere o art. 392, a mulher ter direito ao salrio integral, e quando varivel, calculado de acordo com a mdia dos 6 (seis) ltimos meses de trabalho, bem como os direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter funo que anteriormente ocupava. O valor do SM ser pago da seguinte forma:

a)- empregada, consiste numa renda mensal a igual a sua remunerao integral, no sujeito ao limite mximo do salrio-de-contribuio;

b)- trabalhadora avulsa corresponde ao valor de sua ltima remunerao integral equivalente a um ms de trabalho, no sujeito ao limite mximo do salriodecontribuio; c)- empregada domstica igual ao valor do seu ltimo salrio-de-contribuio, sujeito ao limite mximo do salrio-de-contribuio;
d) - especial equivalente ao valor de um salrio-mnimo;

e) O contribuinte individual e facultativa corresponde a um doze avos da soma dos doze


ltimos salrios de contribuio, apurados em perodo no superior a quinze meses, sujeito ao limite mximo do salrio-de-contribuio.

23

Independe de carncia a concesso do salrio-maternidade para as seguradas empregadas, empregada domstica e trabalhadora avulsa.

*Comprovantes - prazo de conservao


O empregador deve conservar, durante dez anos, os comprovantes e os atestados correspondentes para exame pela fiscalizao do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

* Atestados Mdicos
Compete aos rgos do Sistema nico de Sade (SUS) fornecer os atestados mdicos necessrios, inclusive para efeitos trabalhistas, e neles inserir, alm dos dados mdicos necessrios, os perodos e a data de incio do afastamento do trabalho. Quando o parto ocorrer sem acompanhamento mdico, o documento deve ser fornecido pela percia mdica do INSS. De acordo com o art. 394 da CLT, e mediante atestado mdico, mulher grvida facultado romper o compromisso resultante de qualquer contrato, desde que este seja prejudicial gestao.

* Amamentao
Aduz o art. 396 que para amamentar o prprio filho, at que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher ter direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um. Pargrafo nico. Quando o exigir a sade do filho, o perodo de seis meses poder ser dilatado, a critrio da autoridade competente. Durante o perodo de afastamento da domstica, cabe ao empregador recolher apenas a parcela da contribuio a seu cargo (12% do salrio-de-contribuio at o teto de RS 1.328,25). .

* Reembolso-Creche
Consoante os ditames do artigo 389 da CLT, os estabelecimentos em que trabalhem pelo menos 30 mulheres, com mais de dezesseis anos de idade, tero locais apropriados onde seja permitido s empregadas guardar sob vigilncia e assistncia os seus filhos no perodo de amamentao. A exigncia do respectivo artigo poder ser suprida, por meio de creches distritais mantidas, diretamente ou mediante convnios, com outras entidades pblicas ou

privadas, pelas prprias empresas, em regime comunitrio, ou a cargo do SESI e SESC ou entidades sindicais, obedecidas as seguintes condies: a)a creche distrital dever estar situada, de preferncia, nas proximidades da residncia das empregadas ou dos estabelecimentos ou em vilas operrias;

b)nos casos de inexistncia das creches previstas na alnea "ali cabe autoridade
competente a faculdade de exigir que os estabelecimentos celebrem convnios com outras creches, desde que os estabelecimentos ou as instituies fornecem transportes sem nus para as empregadas;

Ficam as empresas e os empregadores autorizados a adotar o sistema de reembolso-creche, em substituio ao local apropriado onde seja permitido s empregadas manter sob vigilncia e assistncia os seus filhos no perodo de amamentao, desde que obedeam s seguintes exigncias:

a)o reembolso-creche dever cobrir, integralmente, as despesas efetuadas com o


pagamento da creche de livre escolha da empregada-me, ou outra modalidade de prestao de servio desta natureza, pelo menos at os seis meses de idade da criana, nas condies, prazos e valor estipulados em acordo ou conveno coletiva, sem prejuzo do cumprimento dos demais preceitos de proteo maternidade; b)o benefcio dever ser concedido a toda empregada-me, independentemente do nmero de mulheres do estabelecimento e sem prejuzo do cumprimento dos demais preceitos de proteo maternidade; c)as empresas e os empregadores devero dar cincia s empregadas da existncia do sistema e dos procedimentos necessrios para a utilizao do benefcio, com a fixao de avisos em locais visveis e de fcil acesso para os empregados.

* Auxlio-Recluso
O auxlio-recluso ser devido, nas mesmas condies da penso por morte, aos dependentes do segurado recolhido priso que no receber remunerao da empresa nem estiver em gozo de auxlio-doena, aposentadoria ou abono de permanncia em servio, desde que o seu ltimo salrio-de-contribuio no seja inferior ou igual ao valor estabelecido em lei. O requerimento do benefcio deve ser instrudo com certido do efetivo recolhimento do segurado priso, firmada pela autoridade competente. A data do incio do benefcio corresponde data do efetivo recolhimento do segurado priso, se requerido at trinta dias depois desta, ou na data do requerimento se posterior.

27
25

Em caso de morte do seguro em auxlio-recluso, passar a receber automaticamente em penso por morte.

* Auxlio-Doena
O auxlio-doena ser devido ao segurado que, depois de cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos. O pargrafo primeiro do artigo 71 do Regulamento da Previdncia Social diz que no ser devido o auxlio-doena ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social j portador de doena ou leso invocada como causa para a concesso do benefcio, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. Ser devido auxlio-doena, independentemente de carncia, aos segurados obrigatrios e facultativos, quando sofrerem acidente de qualquer natureza. (2 do art. 71 do RPS) O auxlio-doena devido a contar do dcimo sexto dia do afastamento da atividade para o segurado empregado, exceto o domstico, que comea a contar da data de entrada do requerimento, quando requerido aps o trigsimo dia do afastamento da atividade, para todos os segurados. A avaliao da incapacidade do segurado feita pelo Setor de Percias Mdicas do INSS. Concedido o benefcio, o segurado passa a receber 91% do salrio-de-benefcio. O auxlio-doena devido tambm ao segurado que exerce mais de uma atividade abrangida pela previdncia social urbana, mesmo no caso de incapacidade apenas para o exerccio de uma delas. Nesta hiptese, o auxlio-doena ser em relao atividade para a qual o segurado estiver incapacitado, considerando-se para efeito de carncia somente as contribuies relativas a essa atividade. Se nas varias atividades o segurado exercer a mesma profisso, ser exigido de imediato o afastamento de todas, consoante os ditames do artigo 73 10 e 2. O segurado em gozo de auxlio-doena obrigado a submeter-se a exames mdicos, independentemente de sua idade e sob pena de suspenso de benefcio

* Penso por morte


A penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a catar da data: a. do bito, quando requerida at trinta dias depois deste; b. do requerimento, quando requerida aps o prazo previsto no inciso I; ou

c. da deciso judicial, no caso de morte presumida. O valor mensal da penso por morte ser de cem por cento do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento. O cnjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, que recebia penso de alimentos, receber a penso em igualdade de condies com os demais dependentes, cujo valor ser rateado entre todos, em parte iguais. (artigos 111 e 113 do RPS)

O pagamento da cota individual da penso cessa pela morte do pensionista ou quando o pensionista menor completar 18 anos, salvo se for invlido; cessar tambm, pela emancipao, exceto se a emancipao for decorrente de colao de grau cientifico em curso de ensino superior. A morte presumida da direito a penso em carter provisrio, mediante sentena declaratria de ausncia, expedida por autoridade judiciria, a contar da data de sua emisso ou em caso de desaparecimento do segurado por motivo de catstrofe, acidente ou desastre, a contar da data da ocorrncia, mediante prova hbil. E, se ocorrer o reaparecimento do segurado, neste caso, o pagamento da penso cessar imediatamente, ficando os dependentes desobrigados da reposio dos valores recebidos, salvo m-f. (artigo 112 RPS). A penso por morte no est sujeita a carncia. O poder Executivo tentou, atravs de artigo includo no projeto de que resultou a Lei 9032/95, instituir a carncia de 12 meses para a concesso da penso, mas a pretenso foi rejeitada pelo Legislativo.

*Salrio-Famlia
O pagamento do salrio-famlia condicionado apresentao de: a)- Certido de Nascimento do filho ou da documentao relativa ao equiparado ou ao invlido; b)quando menor de 7 anos de idade obrigatrio a apresentao do atestado de vacinao ou documento equivalente, no ms de maio, a partir do ano 2000;

c)a partir de 7 anos de idade obrigatria a apresentao de comprovante de freqncia


escola, nos meses de maio e novembro a partir do ano 2000. No caso de menor invlido que no freqente a escola por motivo de invalidez, deve ser apresentado atestado mdico que confirme esse fato. A comprovao de freqncia escolar ser feita mediante apresentao de documento emitido pela escola, na forma da legislao prpria, em nome do aluno, onde

27

consta o registro de freqncia regular ou de atestado de estabelecimento de ensino, A contribuio do segurado especial para a seguridade social ser de 2,5%, sobre a atestando a regularidade da matrcula e freqncia escolar do aluno. receita bruta da comercializao da produo rural; podendo, contribuir, facultativamente na forma de contribuinte individual. No ms em que tenha algum recebimento de salrio, o empregado no prejudicado no salrio-famlia por faltas injustificadas, perda da remunerao do repouso semanal e em feriado, suspensosegurado especiallicena no o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais, Considera-se disciplinar ou - o produtor, remunerada, pois essas hipteses no constam como de e seus assemelhados, que exeram suas atividades, individualmente ou o pescador artesanalpagamento proporcional; se, em razo dessas circunstncias, nenhum salrio for devido, o salrio-famlia ou sem auxlio eventual de terceiros, bem como seus em regime de economia familiar, comtambm no pago, porque no contribuindo para a previdncia nesse ms, o empregado no tem direito de salrio famlia de idade ou a deles respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores ao dezesseis anoscorrespondente. equiparados, desde que trabalhem comprovadamente com o grupo familiar respectivo. O artigo 82 do RBPS dispe que o salrio-famlia deve ser pago a partir da data da entrega empresa da certido o entendimento dedo comprovante de vacinao a atividade Para a previdncia social de nascimento e regime de economia familiar - obrigatria; no diz o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia comprovao em que ms; assim, o clculo proporcional no nascimento, o que vale para a e exercido de tutela, guarda e existncia de enteado. E no sem do nascimento, mas da entrega da em condies de mtua dependncia e colaborao, contautilizao de empregado. Entende-se certido. Proporcional, ainda, o clculo na resciso em condies 86, IV do RBPS), que como terceiro, o trabalho realizado ocasionalmente, do contrato (art.mtua colaborao,o no vale para a cessao de tutela e guarda existindo subordinao nem remunerao. desvinculao de enteado. O artigo 29 do Regulamento da Previdncia Social exige carncia para concesso O artigo 84 do RBPS tratou por igual da doena e do acidente no ms em que tem dos seguintes benefcios: incio o auxlio-doena, a empresa a paga o SF por inteiro. Do dia primeiro em diante, o pagamento passa mensais, nos casos de que recebe orientao da empresa no verso a)doze contribuies a ser feito pelo INSS, auxlio-doena e aposentadoria por invalidez; e do requerimento de auxlio-doena, onde consta o nmero de quotas e o nome dos dependentes.
b)cento e oitenta contribuies mensais, nos casos de aposentadoria por idade, tempo de Integral o salrio-famlia no ms de morte da criana ou complemento de idade contribuio e especial; (art. 86 do RBPS). c)dez contribuies mensais, para a segurada contribuinte individual, facultativo e especial para 11.0 - Carncia obteno do salrio-maternidade.

Com base no art. 26 do Decreto 3048/99, o perodo de carncia o tempo correspondente ao nmero mnimo de contribuies indispensveis para que o beneficirio *Independem de carncia os seguintes benefcios: faa jus ao benefcio, considerado a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. a)penso por morte, auxlio-recluso, salrio-famlia e auxlio-acidente de qualquer natureza; Para o segurado especial, considera-se perodo de carncia o tempo mnimo de efetivo exerccio de atividade rural, ainda para a seguradadescontnua,inclusive a nmero de b)salrio-maternidade, quando for concedida que de forma empregada, igual ao domstica. meses necessrio concesso do benefcio requerido. Todavia, para o segurado especial no contribuinte individual, o perodo de carncia de que trata este item, contado na forma do disposto do art. 62, "in verbis':

' Aprova de tempo de servio, considerado tempo de contribuio na forma do art. 60,
observadas, no que couberem as peculiaridades do trabalhador autnomo e do segurado facultativo, e feita mediante documentos que comprovem o exerccio de atividade nos perodos a serem contados, devendo esses documentos ser contemporneos dos fatos a comprovar e mencionar as datas de incio e trmino e, quando se trata de trabalhador avulso, a durao do trabalho e a condio em que foi prestado. "

Das könnte Ihnen auch gefallen