Sie sind auf Seite 1von 4

O processo o instrumento de exerccio da ao perante o poder judicirio. Nesta senda, temos os processos de conhecimento, de execuo e cautelar.

. PROCESSO DE CONHECIMENTO: tem por finalidade a declarao do rgo jurisdicional a respeito de qual das partes tem direito a pretenso deduzida. PROCESSO DE EXECUO: o instrumento do processo de conhecimento, que gera a eficcia deste no mundo ftico. Ex: Requerido condenado a pagar certa quantia em dinheiro, no satisfaz voluntariamente a sentena, executa-se. PROCESSO CAUTELAR: um instrumento para garantir futura eficcia dos provimentos de conhecimento e execuo, haja vista, a morosidade muitas vezes, do poder Judicirio. (contraditrio e ampla defesa).

PROCESSO DE CONHECIMENTO
- Condies da ao - Possibilidade jurdica do pedido (como o prprio nome j diz o pedido dever estar em conformidade com o ordenamento jurdico. Ex de impossibilidade jurdica do pedido: usucapio de bens pblicos. A CF em seu art. 183 e 191 e o CC em seu art. 102 vedam a aquisio de bens pblicos pelo instituto do usucapio, outro exemplo de praxe a cobrana de dvida de jogos de azar) - Legitimidade ad causam (o art 6 do CPC claro quando dispe que ningum poder ir a juzo pleitear ou defender direito alheio, salvo quando permitido por lei, hiptese ento que temos a legitimao extraordinria ou substituio processual, que o caso por exemplo do condomnio onde um nico condmino que possui parte ideal ingressa em juzo para pleitear ao reivindicatria. - Interesse de agir ou processual (s haver interesse de agir qdo houver necessidade de ingressar com a ao para conseguir o que deseja e qdo houver adequao da ao, ou seja, ao prpria para o pedido) - Elementos da Ao - Partes (como o prprio nome j diz autor e ru, MP qdo necessrio) - Causa de pedir ( constituda pelo fatos e fundamentos jurdicos) - Pedido (aquilo que o autor quer obter do poder judicirio ante a resistncia do requerido em conceder-lhe) - Pressupostos processuais: - De existncia: A doutrina elenca - petio inicial;(em razo do princpio da inrcia da jurisdio, em regra o incio de um processo somente se d pela iniciativa das partes atravs da petio inicial, documento pelo qual o autor invoca a prestao jurisdicional) - Juiz regularmente investido na jurisdio; (bvio que para que o processo exista necessrio se faz que seja proposto perante um juiz regularmente investido na jurisdio)

- capacidade postulatria (a lei exige a interposio de pea processuais por quem possua conhecimentos tcnico-jurdicos, sendo assim a capacidade postulatria aquela conferida ao advogado) Se ausentes quaisquer destes conseqentemente o processo inexiste. pressupostos de existncia

- De validade; - competncia absoluta; (o juiz tem que ter competncia absoluta para analisar a questo) - petio inicial apta; (preencher todos os requisitos do 282 do CPC) - ausncia de coisa julgada; - ausncia de litispendncia; (2 demandas idnticas) - ausncia de perempo; (prevista no art. 268 do CPC perda do direito de ao conferido ao autor entrou com o processo 3 vezes e por erro deixou ser extinto) - Juiz imparcial; (ausncia de suspeio e impedimento / reconhecidos de oficio ou por meio de exceo) - intimao obrigatria do MP (quando necessrio); etc - ausncia de coluso entre as partes (princpio da boa-fe, sem inteno de fraudar a lei ou terceiros) Os pressupostos processuais se no verificados levam o processo nulidade absoluta.

- conexo e continncia A conexo pressupe a existncia de no mnimo duas aes que possuem algo em comum tramitando em locais diferentes. O art. 103 do CPC claro quando dispe que.... EX.: Ao revisional com pedido liminar de manuteno da posse e ao de busca e apreenso. Observe-se que a conexo s deve acontecer se no tiver sido proferida sentena em nenhum dos processos. A continncia est prevista no art. 104 do CPC, ou seja, precisamos de duas aes que tenham as mesmas partes, mesma causa de pedir, porm pedidos

diferentes, ou seja, um pedido abrange o pedido da outra, por exemplo, uma ao pedindo para anular determinada clusula de um contrato e outra ao pedindo para anular o contrato por inteiro.

- Sentenas As sentenas proferidas em sede de processo de conhecimento so denominadas de acordo com a natureza do provimento: - declaratrias; como o prprio nome j diz, declaram ou no a existncia de uma relao jurdica em uma determinada situao de fato (art. 4 do CPC) - constitutivas; so aquelas que criam, modificam ou extinguem uma relao jurdica. So consideradas positivas ou negativas - condenatrias; so aquelas que apresentam uma sano e a partir desta deciso que a parte passa a obter um ttulo executivo que possibilita a reparao do dano causado (observando trnsito em julgado) - mandamental (o autor pleiteia uma ordem para algum, e ningum mais, adotar um comportamento predeterminado. - executiva (o autor pede que extraia um bem da esfera jurdica do ru e passe para a sua esfera. Petio Inicial (art. 282, CPC) Documentos Indispensveis (art. 283, CPC) Emenda a inicial (art.284, CPC) Art. 285 A Pedido (art. 286 - 294, CPC) Valor da causa (258 - 261, CPC) Deferimento ou indeferimento da petio inicial (art. 295 e 296, CPC) S um parnteses aqui, se o requerido j tiver sido citado da ao, ou seja, o juiz considerou a petio inicial apta, e a em preliminar de contestao o requerido alega a inpcia da inicial, o juiz ao verificar novamente concorda com o requerido de que efetivamente aquela inicial est inepta o que o juiz far, visto que no pode mais indeferir a petio inicial? R.: extinguir o processo sem resoluo do mrito. Citao (art. 213, CPC) Resposta do ru (297 299, CPC) O ru tem opo de responder ao processo no prazo de 15 dias (que o praxe), ou permanecer inerte (instituto da revelia previsto nos art.s. 319 a 322 do CPC), ou ainda reconhecer juridicamente o pedido (no confundir com confisso que qdo se admite como verdadeiros os fatos alegados pelo autor, neste caso, reconhecer juridicamente o pedido aceitar o que o autor est pedindo, passando a anlise somente dos pedidos)

Se o ru optar por responder poder fazer isso atravs de contestao, exceo ou reconveno. Contestao (art. 300 - 303, CPC) defesas preliminares destina-se a apontar os vcios no processo (art. 301, CPC) peremptrias (vcio insanvel) Se o juiz acolher a tese da defesa extingue o processo sem resoluo do mrito. Ex.: ilegitimidade de parte dilatrias (vcio sanvel) Se o juiz acolher pode ser sanada pelo juiz Ex.: suspeio do juzo, o juiz declina a competncia, ou pode ser sanada pela parte Ex.: alegao de falta de documento indispensvel, se o juiz acolher a parte dever juntar sob pena de extino do processo sem resoluo do mrito. defesas de mrito o requerido apresenta sua defesa, opondo-se a pretenso deduzida pelo autor. direta impugnao dos fatos constitutivos. Impugna diretamente os fatos e ou as conseqncias jurdicas do autor. nus da prova do autor. P.ex. qdo nego o fato. indireta a princpio concorda com o autor com relao aos fatos, porm alega em sua defesa a existncia de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor. nus da prova do requerido. Ex.: Em uma ao de cobrana ou de obrigao de fazer, concorda que existia a obrigao, porm informa que houve o pagamento, ou que a obrigao foi realizada (defesa de mrito indireta peremptria). Ou ainda em uma execuo de contrato o ru alega que no cumpriu sua parte do contrato pq o autor tambm no cumpriu a parte dele (defesa de mrito indireta dilatria). P.ex. reconheo em partes, sim, porm..... OBS.: a estrutura a ser seguida na contestao, de acordo com a doutrina, a mesma traada no art. 282 do CPC O requerido em contestao tem que alegar toda a matria de defesa sob pena de precluso A regra da precluso porm possui 3 excees que podem ser alegadas a qualquer momento: # fato superveniente # matria que pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz (condies da ao) # qdo a lei expressamente autorizar (a nica hiptese prevista a prescrio). Exceo (art.s 304 314, CPC) embora encontre-se no captulo reservado defesa do ru, particularmente entendo que se trate de espcie de incidente processual que visa assegurar a imparcialidade do juiz. Pode ser proposta tanto pelo autor quanto pelo ru. A exceo de incompetncia a nica que pode ser proposta somente pelo ru. 15 dias (leia-se da data de conhecimento dos fatos) Reconveno (art.s 315 - 318, CPC) Ex.: numa cobrana, o ru, alega que tb tem um crdito do autor. Instruo (produo de provas)

Das könnte Ihnen auch gefallen