Sie sind auf Seite 1von 9

Modelo para a formatao dos artigos

Autor 1 (FAHOR) autor_1@fahor.com.br Autor 2 (FAHOR) autor_2@fahor.com.br Autor 3 (FAHOR) autor_3@fahor.com.br

Resumo Na indstria existem vrios processos de usinagem utilizados para efetuar o acabamento de peas, como o lixamento, polimento, lapidao e brunimento. No decorrer deste artigo, iremos tratar do processo de usinagem de acabamento realizado em cilindros de combusto interna chamado de brunimento, que apesar de ser pouco conhecido um dos mais importantes para peas cilndricas. O brunimento um processo de usinagem que tem por finalidade a correo de erros de usinagem, defeitos no interior da pea, espelhamento e ovalizao. um processo de baixa rotao e grande presso, onde normalmente a ferramenta percorre o interior da pea no sentido vertical, enquanto gira lentamente, formando um padro hachurado com um ngulo desejado, normalmente o ngulo de hachuramento depende da funo da pea. O nosso artigo tem por finalidade fazer uma comparao de duas ferramentas de materiais diferentes no brunimento de cilindros de motores de combusto interna, observando as condies de acabamento e comparando a fora de atrito entre o cilindro e os anis do pisto. Palavras chave: Brunimento, cilindro, comparao.

1. Introduo O brunimento um processo de usinagem de acabamento, empregado em peas cilndricas, que produz um padro hachurado nas peas, esse padro por sua vez tem a finalidade de facilitar a lubrificao do cilindro e a refrigerao do conjunto, uma vez que capaz de reter os fluidos que realizam essas mesmas funes, alm de reduzir o atrito entre duas peas. um processo muito utilizado na fabricao de mancais, camisas de compressores e cilindros de motores, sendo que normalmente o ltimo processo na fabricao de cilindros, outros uso do brunimento a retificao de peas. Segundo R.de Souza et al., a qualidade do brunimento tem influencia impactante no desempenho, consumo, emisso de poluentes, vida til e outros parmetros de desempenho de um produto. Um brunimento de qualidade deve apresentar um padro hachurado bem definido, com ngulo determinado, normalmente variando entre 90 e 120 conforme a aplicao mas podendo variar dependo da aplicao pretendida. do interesse do grupo fazer uma comparao entre vrias ferramentas de brunimento e seu desempenho no brunimento de cilindros, bem como a sua relao com os anis escolhidos por sua caractersticas, verificando a eficincia de cada ferramenta para definir aquela que melhor realiza a funo

desejada. A inteno deste artigo mostrar atravs da experimentao prtica, a importncia do uso da ferramenta adequada no brunimento de cilindros e mostrar tambm a importncia desse processo, pouco valorizado, na indstria e no desempenho do conjunto cilindro-pisto. Segundo Tung e McMillan, 2004 os motores a combusto interna (MCI) so amplamente aplicados e so considerado uma alternativa vivel para os requisitos de versatilidade e custo, tornando-se facilmente encontrado em operao, isso indica que os MCI continuaro dominando o mercado de veculos.

3. Mtodos e Tcnicas O presente trabalho foi realizado em uma oficina mecnica juntamente com a Retificadora Unio, ambas localizadas na cidade de Santa Rosa tendo como objetivo comparar dois processos de brunimento de cilindros de motores e ver qual dos dois tem um melhor apresenta uma melhor rugosidade e conseqentemente ter um melhor desempenho e durabilidade utilizando um anel retangular do Tipo-P onde no requer anis com formatos especiais. Os anis tm uma participao importante no rendimento do motor, pois ele que veda e faz a compresso do mesmo, minimiza o Blow-by que so os gases da combusto que vazam entre os anis e cilindro e vo para o crter, controla o filme de leo na parede do cilindro, e ajuda na dissipao de calor dos pistes transmitindo o calor gerado na fase de combusto para o cilindro, pois o mesmo est envolvido pela gua do bloco. Outro passo importante entender o que acontece com os anis nas 4 fases de um motor ciclo Otto. No ciclo de Admisso que a faze da compresso , os anis so forados para cima, auxiliando na vedao do cilindro. Os anis vedam o cilindro auxiliando na aspirao do ar/combustvel em um motor aspirado. No ciclo de Compresso que a faze de compresso os anis so forados para baixo. Quando o anel forado para baixo entre a canaleta do pisto e os anis de compresso cria-se folga em torno de 0,15 mm dependendo dos pistes e anis, a compresso do motor entra por esse espao e vai atrs dos anis e fora os anis contra a parede do cilindro auxiliando na vedao do motor e diminuindo o blow by. Nessa fase quando o anel no adequado para o projeto do motor ou a folga entre pontos de anel est excessiva, h uma grande perda de compresso e potncia do motor. No ciclo de combusto, os anis so forados para baixo rapidamente, e h uma pequena fuga de gases atravs da folga entre a ponta do anel. Nesse ciclo os anis tem uma grande importncia na troca de calor, pois so eles que transmitem o calor do pisto para o cilindro, e do cilindro para o sistema de arrefecimento. No ciclo de escape os anis so forados para a parte inferior da canaleta. Os anis na 4 fase do motor trabalham para cima e para baixo. Outro ponto importante a rotao do trabalho dos anis. Os anis por si s trabalham virando, trabalho esse que esta ligado diretamente ao processo de brunimento. Se os anis ficassem parados haveria um calor excessivo entre pisto e cilindro ocasionando perda de potencia e at mesmo o engripamento do conjunto mvel (anis, pisto e cilindro). Baseado nestas caracteristicas e na importncia que os anis tem no desempenho do motor, partimos para o processo de brunimento que alm de ser processo de usinagem por abraso baixa velocidade, utilizando uma

ferramenta abrasiva na qual todos os gro ativos esto em contato com a superfcie da pea para remoo de material melhorando a preciso das superficies internas tambem tem papel importante com e desempenho do motor.
A norma DIN 8580 prev classificao de acordo com o processo de usinagem, e o brunimento se enquadra ao grupo de processos de usinagem com ferramenta de geometria no definida, pois no existe uma aresta de corte com geometria definida e sim gros abrasivos com tamanho mdio.

No nosso estudo, no primeiro caso foi utilizado um brunidor de pedra fabricado com abrasivos convencionais utilizando o carboneto de silcio em sua composio, o qual aplicado em ferros fundidos, materiais no ferrosos, camisas e blocos de motores. Brunimos um cilindro de um motor CHT que, utiliza o tipo de camisa mida, com a ferramenta acoplada em uma furadeira do tipo profissional mantendo a velocidade de corte e a presso de contato constante num tempo total de 5 minutos. O brunidor de pedra possuia uma granulometria de 150 e o tamanho mdio das partculas de 120 microns valores tabelados. Aps o trabalho utilizamos um rugosimetro Mitutoyo Surftest 301para fazer a medio da rugosidade do cilindro e consequentemente obtivemos o seguinte grfico.

Figura 1 Grfico de Rugosidade. Fonte: Retificadora Unio (2011)

Este grfico mostra os picos e os vales obtidos aps o brunimento de pedra num espao de 1mm dentro do cilindro, medio feita pelo rugosimetro. Os vales so depsitos de leo que so benficos para um bom assentamento de anis, e os picos so microsalincias da superfcie dos cilindros que os anis tem que quebrar. Aps o trabalho de brunimento feito um prassentamento utilizando uma escova especial para fazer uma quebra parcial

dos picos fazendo com que os anis tenham uma vida til maior e que este motor no tenha perda de rendimento.

Figura 2 Cilindro Brunido. Fonte: Acadmicos (2011)

Mesmo com um pr-assentamento esse processo convencional e manual no tem uma boa proporcionalidade entre vales e picos. Os ngulos de brunimento esto fora do especificado conforme figura 2. No segundo caso a ferramenta utilizada foi de diamante com ganulometia de 150 microns e o tamanho mdio das partculas de 120 microns mesma caracteristiacas do brunidor de pedra porm a ferramenta estava acoplada numa mquina especfica para o trabalho, com velocidade de corte relacionada ao tipo de brunidor e a presso de contato regulada pelo sistema hidrulico num tempo total de 5 minutos, o cilindro utilizado foi de um motor de kombi mas possui o mesmo material do motor CHT. Utilizou-se o mesmo rugosimetro Mitutoyo Surftest 301 para anlise de rugosidade onde nos deu o seguinte grfico.

Figura 3 Grfico de Rugosidade. Fonte: Retificadora Unio (2011)

Este grfico mostra uma proporcionalidade entre picos e vales tendo um bom depsito de leo e picos uniformes. Aps o pr-brunimento os picos quebraram numa uniformidade tendo uma boa superfcie de contato com os anis, sem comprometer muito o seu assentamento.

Figura 4 Cilindro Brunido. Fonte: Acadmicos (2011)

Neste caso os ngulos do brunimento ficaram entre 30 e 60 o recomendado pelos fabricantes conforme mostra figura 4. Utilizou-se nos dois processos leos solveis que so empregados como fluidos de brunimento no trabalho com peas de ferro fundido e brunidores diamantados. So emulses na base de 3% a 6% com 1,5% de um agente de deslizamento. Os lubrificantes alm de diminuir o coeficiente de atrito melhora tambem na macro e microestrutura do cilindro. Age diretamente na limpeza e remoo dos cavacos alm da desobstruo dos poros do brunidor. Vale ressaltar que o fludo tambem desempenha a funo de estabelizador de temperatura evitando assim a ocorrncia de erros dimensionais.

4. Resultados e discusses A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecnicos ela que influi na qualidade de deslizamento, resistncia ao desgaste, possibilidade de ajuste do acoplamento forado, resistncia oferecida pela superfcie ao escoamento de fluidos e lubrificantes, qualidade de aderncia que a estrutura oferece s camadas protetoras, resistncia corroso e fadiga, vedao e aparncia. Para levantar os resultados obtidos e ver se os componentes mecnicos esto de acordo, utilizou-se o Rugosimetro Mitutoyo Surftest 301 onde foram levados em consideraes trs paramtros tradicionais para a caracterizao da superfcie que so Ra, Rz e Rmax. No primeiro caso do cilindro de um motor CHT, a rugosidade mdia (Ra) obteve o resultado de 1.33 microns, ja a rugosidade mdia (Rz) caracterizou-se por 8.1 microns e a rugosidade mxima (Rmx) obteve-se 5.0 microns A curva de Abboutt-Firestone que a representao grafica da variao do parametro razo material do perfil em funo de diferentes nveis de comprimento avaliado foi a seguinte.

Figura 5 curva de Abboutt-Firestone. Fonte: Retificadora Unio (2011)

Esta uma curva que apresenta uma superficie suave onde no possui muitos picos. No primeiro caso mantemos a velocidade e a presso de contato constante fazendo com que os ngulos ficassem muito planos e fora do desejado confome mostra figura 2. Essa prtica trs algumas consequncias desfavorveis para um bom funcionamento do motor. Os anis de pisto vibram, h um elevado desgaste das canaletas e anis, distribuio insuficiente de leo e lubrificao insatisfatria. Isso porque um processo manual no conseguindo encontrar a velocidade e presso de contato indicados para o processo. No segundo caso onde utilizou-se o cilindro de uma KOMBI os resultados foram os seguintes:A rugosidade mdia (Ra) foi de 2.91 microns, a rugosidade

mdia (Rz) foi de 10.3 microns e a rugosidade mxima (Rmx) foi de 5.6 microns. A curva de Abboutt-Firestone teve as seguintes caractersticas:

Figura 6 curva de Abboutt-Firestone. Fonte: Retificadora Unio (2011)

Esta curva representa uma superfcie pontuada tendo picos e vales em concordncia. No processo automatizado obtivemos os ngulos hachureados desejados {figura 4} entre 30 e 60 fazendo com que tenha um amaciamento correto dos anis, o filme de leo bem distribuido, no h vibraes e engripamento dos anis e sem contar o bom rendimento que o motor ter.
Alm de conferir camisa boas caractersticas geomtricas, o brunimento automatizado de camisas de cilindro objetiva principalmente a obteno de uma superfcie com rugosidade controlada, exibindo pequenos vales e microsulcos apos um pre-brunimento, servindo estes de alojamento para o leo lubrificante

Todos estes benefcios porque o processo controlado, respeitando as caractersticas da ferramenta de diamante e as caractersticas da mquina. Pode-se observar as diferenas de rugosidade com as duas ferramentas a de pedra e a de diamante e tambem os seus ngulos hachureado. A vida til, a segurana operacional e a economia de um motor so fortemente influenciadas pelo conjunto mvel composto de cilindros, leo, anis e pistes. O ajuste do motor atravs de um brunimento correto tem importncia fundamental na macrogeometria do cilindro (circularidade e paralelismo) e na qualidade da superfcie dos cilindros. O funcionamento dos cilindros depende das caractersticas do material, do formato macrogeomtrico em relao usinagem, da fixao e distoro da pea, assim como das caractersticas da superfcie que so determinadas por meio do brunimento.O material utilizado nas peas mais dura tem um melhor acabamento no processo de brunimento, porem a sua granulometria superior a 150 microns. O ngulo hachureado depende da relao da velocidade do movimento alternativo pela velocidade perimetral. No brunimento comum a prtica de se estabilizar a velocidade perimetral e ento variar a velocidade do movimento alternativo para se obter o ngulo desejado do hachureado.

Fica claro que para o anel retangular do Tipo-P ter um bom desempenho e uma vida til maior o processo automatizado e a ferramenta de diamante a mais apropriada por apresentar o angulo hachureado dentro das especificaes e possuir picos uniformes facilitando o deslizamento dos anis e ter uma boa compresso onde o motor no perde potncia e no tem um desgaste prematuro do mesmo.

Figura 7 Cilindro Brunido automatizado. Fonte: Retificadora Unio (2011)

Das könnte Ihnen auch gefallen