Sie sind auf Seite 1von 6

CURSO TCNICO EM EDIFICAES

INSTALAAO DE FORRO ARMADO E ESTRUTURADO

Salvador 2012

INSTALAO DE FORRO DRYWALL

Os forros drywall so constitudos de chapas de gesso acartonado parafusadas em perfis de ao galvanizado ou em peas metlicas. So utilizados no acabamento de ambientes e podem embutir instalaes, rebaixar tetos, alm de permitirem a criao de elementos decorativos. A diferena bsica entre os diversos tipos de forros drywall est na estrutura de suporte s chapas e se estas so removveis ou no. Os forros podem ser classificados em quatro tipos: estruturados, perfurados, armados e removveis. Os trs primeiros so fixos, formam superfcies monolticas e so executados com chapas com bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformizao da superfcie. O quarto tipo, o removvel, constitudo por chapas com bordas quadradas ou retangulares. A utilizao dos forros precisa ter como base um projeto que leve em considerao todas as exigncias e limitaes da arquitetura, sua segurana, o grau de exposio a que as vedaes externas estaro submetidas e a localizao de portas e janelas. Um projeto bem-feito reduz custos e futuras manifestaes patolgicas, como fissuras. O passo-a-passo a seguir mostra a instalao de um forro drywall estruturado. O forro montado com perfis metlicos (tabicas) fixados na parede por meio de parafusos e de tirantes chumbados no teto, onde so acoplados os reguladores (ou niveladores). O perfil metlico usado nesse caso a tabica lisa. A estrutura fixada na laje superior e nas paredes laterais por meio de guias, perfis, tirantes e suportes niveladores. O acabamento final e vedao das juntas so feitos com fitas apropriadas e massa especial para esse fim. Depois, basta pintar.

As ferramentas necessrias para o servio so: martelo, alicate, trena, nvel laser, furadeira, parafusadeira, linha de marcao de nvel, estilete, lpis de carpinteiro, tesoura de corte de perfis metlicos.

PASSO-A-PASSO FORRO DRYWALL ESTRUTURADO

Passo 1 Use a trena, o nvel laser ou nvel de bolha para marcar o alinhamento da parede, determinando a localizao correta da estrutura perifrica (perfis

metlicos) e dos pontos de referncia, que devem estar definidos no projeto. Corte as chapas de gesso de acordo com as medidas especificadas em projeto. Com o auxlio de uma mangueira de nvel (foto),marque nas paredes a altura em que o forro deve ficar. Faa tambm a marcao dos cantos das paredes.

Passo 2 Marque todo o permetro das paredes com o fio traante (ou de marcao) na altura em que o forro ser instalado. Depois, use a trena para medir o comprimento da parede (foto) que servir para a tabica lisa (perfil metlico) a ser fixada na parede para suporte da placa do forro.

Passo 3

Use a tesoura para corte de perfis metlicos para cortar a tabica na mesma medida das paredes. Ser necessrio fazer um corte no mesmo ngulo que o do encontro das paredes, neste caso, a 45 (foto).

Passo 4

Inicie a colocao dos perfis perimetrais. Posicione a tabica de acordo com a marcao e comece a fix-la com a parafusadeira na parede em todo o permetro marcado. Fixe as guias na parede com espaamento mximo de 60 cm. Em seguida, faa a marcao para a colocao dos tirantes que sustentaro os reguladores na laje do teto com espaamento a cada 60 cm, em linha reta. Esses sero os suportes das guias na laje superior. Observe o correto alinhamento da guia superior (laje) com a guia inferior (piso).

Passo 5 Os tirantes devem ter a mesma altura que foi marcada nas paredes com o fio de giz ou linha traante, ou seja, no comprimento do rebaixamento do teto. Aps a fixao dos tirantes na laje, faa a dobra do tirante e pendure o regulador na ponta.

Passo 6

Mea e corte as tabicas. Encaixe-as no suporte nivelador de maneira que fiquem firmes. Ajuste o nvel dos perfis na altura correta do rebaixo do teto (foto).

Passo 7

Use a parafusadeira para unir perpendicularmente as tabicas do teto com as tabicas fixadas nas paredes. Os parafusos devem estar distanciados a 20 cm entre si e a 10 mm da borda. Coloque a placa de gesso e comece a parafus-la nas tabicas perpendiculares. As instalaes eltricas e de incndio ficaro embutidas dentro do forro. Numa segunda etapa, os instaladores de eltrica e de incndio faro os cortes na placa de gesso para puxar os fios e instalar as lmpadas e sprinklers.

Passo 8

Aplique uma primeira camada de massa ao longo das juntas entre as chapas de gesso. Depois coloque a fita especial para drywall sobre o eixo da junta, pressionando com uma esptula. Aplique outra camada de massa com desempenadeira, para um acabamento uniforme.

REFERNCIA

http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacaofinanciamento-imobiliario/105/artigo170487-1.asp < acesso em 09.11.12 s 9:45 >

Das könnte Ihnen auch gefallen