Sie sind auf Seite 1von 18

DIREITO EMPRESARIAL III (Ttulos de Crditos) Prof.

Marcelo Sgarb

1 BIMESTRE Aula 01 21/02/2011 Direito obrigacional diferente do direito cambial. Aula 02 28/02/2011

Crdito:

Consiste no direito a uma prestao futura que se baseia, fundamentalmente, na confiana (boa-f) com base na necessidade de se conseguir uma circulao de riquezas do que a seria conseguida atravs de outro mtodo.

Conceito: art. 887 CC.

Art. 887. O ttulo de crdito, documento necessrio (crtula original) ao exerccio do direito literal (o que est escrito no ttulo) e autnomo (o ttulo se desprende da operao comercial, valendo o consentimento das condies entre as partes) nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei.

Aula 03 07/03/2011 Carnaval Recesso

Aula 04 14/03/2011

Caractersticas dos Ttulos de Crdito:

A) Representam sempre um crdito

Representa crdito, dinheiro, pecnia. No se realiza outra operao seno crdito. B) Executividade art. 585 CPC No auto executvel, pois no se executam sozinhos. C) Nulidade D) Negociabilidade Os ttulos de crdito existem para circular.

Princpios:

Cartularidade:

o documento necessrio previsto em lei, ou seja, o ttulo de crdito exige um substrato fsico para ser considerado vlido/original. O ttulo de crdito exige um documento em papel, no podendo estar rasurado.

Literalidade:

S tem validade o ttulo de crdito o que estiver grafado na crtula, desde que, no desvirtue a natureza do instituto. O que no for proibido pode, dependendo do caso, ser considerado como no escrito ou como limitador dos direitos contidos na crtula. S vale o que est escrito no ttulo, no do que no est no ttulo, pode ser pedido. As partes at podem respeitar esse acordo verbal.

Autonomia:

O ttulo emitido se desvincula do negcio jurdico que lhe deu origem, passando a ter vida autnoma. O ttulo de crdito existe para pagamento, assim que e realizado o negcio ele j est feito e acabado, ele passa a ser autnomo. Contudo, nem todo o ttulo de crdito autnomo, pois o ttulo de crdito pode ter sido dado como arras, nesse caso, no h executividade do ttulo, necessrio um processo de conhecimento, pois no se fala em autonomia deste ttulo.

2 subprincpios da Autonomia:

Abstrao:

Os ttulos se a abstrataem do negcio jurdico original.

Inoponibilidade:

No podem ser oponveis os defeitos do negcio.

Os nico vcios que podem ser oponveis so os vcios da vontade, exemplo, ttulo que foi roubado, etc.

Aula 05 21/03/2011 Faltei (caderno da Idalice) Classificao dos Ttulos de Crditos

1) Quanto circulao:

a) Nominais: quando se identifica o beneficirio direto (credor).

b) Portador: aquele que no identifica o beneficirio.

Obs.: quando no houver lei especfica sobre o ttulo de crdito, rege-se atravs do CC.

2) Quanto hiptese de emisso:

a) No Causal: no depende de negcio jurdico especfico a motivar sua emisso (letra de cmbio, cheques, notas promissoras).

b) Causal: depende de negcio jurdico especfico. Ex.: duplicatas/canhoto, cdula de crdito geral (ttulos atpicos, tomada de dinheiro: mobilirio, plantao de soja), warrant (cdula de depsito, garantia).

3) Quanto estrutura:

a) Ordem de Pagamento: ordenamento a algum que pague a terceiro, a ordem que vai determinar a quem se dirige este crdito (o devedor pode se confundir com o ordenado utilizado atravs do cheque). Ex. Duplicata. b) Promessa de pagamento: quando o devedor promete determinado valor (no aceite). Em regra geral precisa de aceite, exceto o cheque que a concordncia do crdito pelo ordenado. (no aceita os termos do ttulo). Ex.: Nota Promissria.

4) Quanto forma (no absoluta):

a) Livre: so aqueles que no tm exigncias detalhada de forma e condies (exigncias formais). Ex.: Letra de cmbio, notas promissrias (tem elementos identificadores), duplicata. b) Vinculado: so ttulos que possuem formas restritas previstas em lei, cujo os elementos previstos so obrigatrios e necessrios. Ex.: Cheque (tamanho, forma, regulamentos,...), Cdulas de Crdito (so instituies financeiras, pode emitir).

5) Quanto origem ou definio:

a) Prpria: so os ttulos utilizados para mera liquidao da dvida (em geral pode ser classificado nos ttulos causais, s serve para pagamento). b) Imprpria: quando utilizo o ttulo para outras operaes para sua realizao (ex.: letra de cmbio), depende da realizao de outros atos.

Aula 06 28/03/2011

Transferncia de Titularidade:

Ttulos so reconhecidos como bens mveis. A cambiariedade uma das maiores caractersticas dos ttulos, tanto que no prprio C.C. existe determinao que veda o impedimento de endosso, art. 890 CC.

Sucesso de Direitos:

Pelo princpio da cartularidade a transferncia da condio de credor da obrigao anotada no ttulo se faz com a transmisso do documento correspondente. Art. 893 CC com a transferncia so transmitidos todos os direitos que lhe so inerentes aplicao analgica do art. 83, III CC.

Obs.: Penhor: ato privado. Penhora: ordem judicial.

Ttulo ao Portador:

aquele que no identifica o beneficirio. A transferncia do ttulo ao portador se d com a simples transmisso.

Ttulo Nominal: Quando se identifica o beneficirio direito (credor). O ttulo contm a identificao do beneficirio. Na verdade, este ttulo no pode restringir a obrigao. Em regra, s o beneficirio poderia receber. O que h aqui uma cesso de crdito e no uma transmisso de ttulo. O devedor deve dar sua anuncia.

Temos 02 elementos bsicos: -Obrigao certa de um devedor a um credor imediato especfico; -Faculta-se ao credor nomeado que ordene que se faa o pagamento outrem no. Este ato nominado de endosso que ato unilateral que preserva autonomia, independncia e abstrao em relao ao negcio jurdico original. Regra geral, na Lei uniforma (CC/2002) o endossante no responde, salvo se assumir a responsabilidade, art. 914 CC. Obs.: Lei Uniforme Cdigo Civil. O que no estiver regrado em lei especfica aplica-se o CC. Responsabilizao do endossante:

-Pelos ttulos regidos pelo CC o endossante no responde mais pelo ttulo, salvo clusula em contrrio, art. 914 CC. -Para os demais ttulos com lei especial vale o que for expresso na legislao.

Forma: 910 CC, endosso somente com assinatura no verso, se for no anverso (frente) ser aval (ttulo avalizado). Por isso, quando assinar na frente deve especificar o ato junto com a assinatura.

Aula 07 04/04/2011

Endosso em Branco: Endosso feito sem a identificao do beneficente (endossatrio).

Endosso em Preto: Endosso com a identificao do endossatrio.

Endosso Imprprio:

Endosso que no transfere a titularidade (propriedade). Penhor ou Cauo: aqui dado como garantia de uma operao (o endossatrio deve tomar todas as precaues para garantia do ttulo - execuo, protesto, cobrana, etc.). Mandato: endosso feito apenas com o objetivo de cobrana (apresentao).

Obs.: Portador: transferncia por simples transmisso. Nominal: transferncia por endosso. Endosso em branco: trago os efeitos do ttulo do portador. Endosso em Preto: no gera os efeitos.

Aula 08 11/04/2011

Endosso Mandato: Art. 917 CC

- No transfere titularidade, a menos que esteja expresso. - mandato para o endossatrio exercer alguns direitos do endossante. - Se d com a assinatura e as expresses:

Endosso mandato Ou Endosso para cobrana Ou Em mandato

- Segue as regras gerais do administrador de negcios. - Pode conter restries expressas de poderes: no protestar/no executar.

Contm restrio geral de transferncia, ou seja, no transfere titularidade a menos que seja expresso, art. 917, 1CC. Em regra pode haver novo endosso, mas somente na mesma qualidade. Pode ser vedado expressamente art. 916, 1CC.

Endosso cauo ou penhor:

outra espcie de endosso imprprio que, em regra, no transfere titularidade. Aqui a entrega do ttulo se d na modalidade de penhor ou cauo, ou seja, uma garantia de determinado negcio. Aquele que est com a garantia passa a ser o depositrios, assim, deve zelar pelo bem em garantia. No caso, o endossatrio deve zelar por esta garantia. Com isso os personagens so chamados de: Endossante pignoratcio; Endossatrio pignoratcio. Pignoratcio aquele que tem a coisa em garantia. - Segue as regras gerais do penhor (art. 1419 CC) naquilo que for aplicvel. - H entrega do ttulo com as expresses por cauo.

Endosso cauo ou (no recomendvel)/por garantia :

- Tudo conforme o artigo 918 CC. - Poder ser feito na forma do 1.458 CC. - O endossatrio tem as obrigaes do artigo 1459 CC. - Novo endosso, em regra, tambm s pode ser dado na mesma qualidade, art. 918, 1 CC.

Aula 09 18/04/2011 Prova.

2 BIMESTRE

Aula 10 25/04/2011 Dano, Perda ou Extravio do Ttulo Art. 908 e 909 CC Art. 907 a 913 CPC

So resolvidos pelas seguintes aes:

1.Ao de substituio do ttulo (912 CPC): -Danos parciais ao ttulo. Quando o ttulo est rasurado, quando a cartularidade do ttulo est comprometida por deteriorao, etc. Requisitos da inicial: dano parcial do ttulo e apresentao do ttulo, alm dos requisitos do 282 do CPC. A ao dirigida em face do devedor.

2. Ao de Anulao e Substituio dos Ttulos (907, II CPC): -Dano Total. Quando o ttulo foi totalmente extraviado. Pede-se um ttulo novo em decorrncia de seu perecimento. Portanto, deve-se primeiramente pedir a anulao do ttulo e posteriormente a substituio. A ao dirigida em face do devedor.

3.Ao Reivindicatria (907, I CPC): Neste caso tambm no se exige apresentao do ttulo. A ao dirigida a reaver o ttulo de que retm injustamente. A ao dirigida contra aquele que possui o ttulo injustificadamente, isto , contra quem retm o ttulo, pode ser contra o devedor ou credor.

Obs.: Nas trs aes o efeito da deciso judicial erga omnes.

Aval Art. 897 CC

instituto exclusivo do Direito Cambirio. Fiana (garantia na pessoa, ex. contrato de locao, se o devedor no pagar cobra do fiador) diferente de Aval (garantia na coisa).

No aval o avalista declara que ir pagar o ttulo nas mesmas condies que o devedor originrio (avalizado). Nas mesmas condies = Solidariedade. O devedor pode executar qualquer um, tanto o devedor quanto o avalista. Veja que na fiana, primeiramente deve-se executar o devedor originrio, e somente aps tentar cobrar este que se pode cobrar do fiador. O aval no pode ser parcial. Portanto, havendo meno de que o aval parcial, entende-se que este aval inexistente, pois ningum pode ser forado a ser avalista.

Forma: Assinatura na frente do ttulo; Com assinatura na frente ou no verso com os dizeres por aval. Com a assinatura na frente ou no verso coma expresso sob aval de fulano.

Se assinatura estiver no verso e nada estiver mencionado considerado endosso.

Aula 11 02/05/2011 Faltei. Caderno Emlia.

Unilateralidade e autonomia do aval (897 CC): Aval negcio jurdico unilateral onde o terceiro garante o pagamento do ttulo nas mesmas condies do devedor principal. O avalista responde pelo aval independente das condies em que ofereceu a garantia (899,2 CC). Da mesma forma o aval tambm no se vincula ai negcio jurdico que deu origem ao ttulo.

Avalista tem que ser capaz, licitude do objeto e repeito a forma se houver. Depende totalmente do avalista. Aval solidariedade. Objetivo: circulao de riquezas.

Direito de Regresso: O avalista tem o direito de regresso contra os devedores (avalizados).

Protesto: Ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e/ou descumprimento de obrigaes originadas em ttulos e outros documentos de dvida. Formal tem forma, solene e especfico (vai para os livros de registros). Protesto no ato somente para pagamento, mas para falta de pagamento, falte de aceite, e devoluo.

Atos privativos dos tabelies. Lei 9492/97. Artigo 21 da lei de protesto diz 03 tipos de protestos: -Falta de pagamento; -Falta de aceite; -Falta de devoluo.

Exigibilidade do Protesto: Deve ser efetuado at o 3 dia til do vencimento, para vincular os demais devedores. Smula 43 e 54 STJ. Pode-se executar um ttulo de crdito em at 03 anos. Prescrio dos dados arquivados em protesto: em regra at 05 anos.

Aula 12 09/05/2011 Obs.: Tambm pode ser utilizado o protesto para: -Provar a mora para o pedido de falncia (art. 94 da Lei 11.105/95); -Provar a mora no contrato de alienao fiduciria (art. 2 do DL 911/69)

Regra geral para o lugar do protesto:

A)Lugar do Aceite ou do Pagamento; B)Domicilio do sacado;

Sustao e cancelamento do protesto:

-Sustao do Protesto:

uma ao cautelar que objetiva evitar o ato de protesto (arquivamento). Sustao o ato de suspender, sustar. A sustao deve ser proposta antes do registro de protesto (dentro de 3 dias). uma ao provisria, portanto aps, dever ser proposta ao principal. Nasceu como cautelar inominada, hoje tem previso na Lei 9492/97 Ao Cautelar de Sustao de Protesto. Caso o protesto j tenha sido tirado, a ao respectiva ser a anulatria (ao de conhecimento) cumulado com pedido de antecipao de tutela ou pedido cautelar.

-Cancelamento:

O cancelamento do ttulo se d com o cumprimento do ato sob protesto (anuncia do credor) sendo levado ao cartrio. Isto , fazer o pagamento, pegar o recibo de quitao, e as custa do cartrio (esta ser paga pelo devedor ou credor, conforme quem tenha dado causa ao protesto).

Na responsabilidade Civil os requisitos: fato, nexo causal e prejuzo so concomitantemente. Na responsabilidade de protesto indevido no necessrio provar o prejuzo, basta o comportamento do autor do protesto.

LETRA DE CMBIO

Ttulo no causal. uma ordem de pagamento que determinada pessoa passa outra, para que pague a um terceiro a soma em dinheiro nela indicada. O aceite no requisito de validade do ttulo de crdito. Ainda que o devedor no aceite o ttulo, este continua sendo vlido, pois pode se cobrar o primeiro devedor.

Aula 13 16/05/2010 Professor no veio. Aula 14 23/05/2011

LETRA DE CMBIO uma ordem de pagamento, uma autorizao de se fazer um pagamento.

Personagens da Letra de Cmbio: A)Sacador: quem emite o ttulo, quem d a ordem. B)Sacado: quem recebe a ordem e deve cumprir a ordem, o devedor. C)Tomador: credor que receber o pagamento.

Aceite: Ato que efetivamente vincula os sacado ao ttulo, neste caso, a letra de cmbio, onde o sacado d sua concordncia com os termos apresentados. A recusa do aceite antecipa o vencimento.

Conceito: declarao cambiria facultativa, eventual e sucessiva pelo qual o sacado se compromete ao pagamento do ttulo de forma a tornar-se o principal devedor (no caso de letra de cmbio ao dar o aceite o sacado substitui o sacador na condio de devedor principal). No corpo do ttulo.

Aula 15 30/05/2011 Cont. Aceite: Portanto por ser emitida pelo sacador (em regra) a letra de cmbio precisa do aceite do sacado. A recusa do aceite antecipa o vencimento do ttulo (independente da modalidade do aceite).

O aceite pode ser, em regra, de 2 formas:

-No aceitvel: quando o aceite s pode ser tomado no vencimento. Logo, no pode ser apresentado antes do vencimento, e nesta hiptese havendo a recusa, no se antecipa o vencimento!!! -Aceite com data certa: onde se estipula data para o aceite (havendo recusa antecipa o vencimento).

-Sem data expressa (ou quando no for a 1 hiptese): o aceite pode ser tomado at a data do vencimento. E havendo a recusa antecipa o vencimento.

Vencimento da letra de cmbio: Pode se dar conforme uma das hipteses abaixo: A)Letra com data certa: vencimento com data pr-determinada; B)Letra a vista: vencimento na data da emisso (normalmente quando o sacado o prprio sacador); C)Letra a certo termo de vista: vencimento aps determinado prazo para o aceite; D)Letra a certo termo de data: o prazo de vencimento comea a correr aps determinada data (a prescrio inicia a partir de vencimento).

NOTA PROMISSRIA promessa de pagamento, pelo qual o emitente se obriga a pagar ao beneficirio (ou a quem ordenar) determinado valor.

Requisitos: A)Denominao; B)Promessa de pagamento; C)Nome da pessoa que emite e assinatura; D)Data em que passada o valor; E)Local para o pagamento (em regra o domicilio do devedor);

CHEQUE ordem de pagamento a vista, sacado contra a instituio financeira, para que pague a pessoa indicada ou ao seu portador, determinada quantia.

Personagens no Cheque: A)Emitente ou Sacador: quem detm a titularidade do depsito ou crdito;

B)Sacado: quem detm o depsito (instituio financeira). C)Tomador: o beneficirio.

Requisitos: Alm do padro (ou numerao) determinado e a autorizao de funcionamento da instituio o cheque possui outros requisitos: I Palavra Cheque; II Ordem de Pagamento; III Nome do Banco; IV Indicao do lugar do pagamento; V Indicao da data e do lugar onde o cheque passado; VI Assinatura do emitente.

Modalidades: A)Visado: declarao efetuada no cheque (verso) datada e por quantia igual para que o Banco deposite conta do emitente; B)Administrativo:

Aula 16 06/06/2011

Cheque Ps-Datado: Cheque uma ordem de pagamento a vista. H duas formas para apresentao: -Depsito; -Desconto em caixa.

Prazo de apresentao: O Cheque tem dois prazos para pagamento (30/60 dias e 12 meses). 30 dias: mesma praa (local de emisso do cheque) 60 dias: praas diferentes. Entretanto, pela Lei do Cheque, este podem ser pagos pelo banco em at 12 meses da emisso.

Revogao ou Contraordem:

Art. 35 da lei 7357/85 (Lei do Cheque). Ordem dada ao banco parra que no se pague cheques aps o prazo de apresentao. Obs.: O cheque continua tendo executividade, mas por via judicial, por ser um ttulo de crdito, sendo que o prazo desta ao de trs anos. Passado o prazo de execuo do ttulo de crdito, ainda se tem o prazo de cinco anos para propor ao monitria (cobrana), sendo que esse prazo prescricional.

Sustao: Ato pelo qual o titular da conta (depositante/correntista) ordena o no pagamento do cheque. A sustao por desacordo comercial exclusiva dos bancos, no podendo o pessoa fsica argui-la. A sustao no impede a exigibilidade judicial do pagamento do ttulo, ficando o banco, portanto obrigado a fazer o pagamento. A sustao pode ocorrer por furto, roubo ou emisso.

Cancelamento de Folha ou Talonrio: Ato de cancelamento do cheque ou talonrio independente da emisso. Deve ser fundamentado, onde, se for ordem dada ao banco dever ser justificada pelo correntista (fazer boletim de ocorrncia). ato preventivo, pois alm dos casos de furto e roubo, pode se dar por perda ou extravio. Sendo que pode primeiramente pedir a sustao (por ser mais rpido) e depois o cancelamento.

Diferenas: A sustao pode ser feita somente pelo correntista, enquanto que o cancelamento pode se dar tambm por parte do banco, por exemplo, roubo de malote. A sustao se refere a um cheque especfico, j o cancelamento pode ser tambm do talonrio. Na sustao ocorre a suspeno do pagamento de um cheque, no cancelamento deve o correntista justificar por boletim de ocorrncia. A sustao s pode ser feito correntista e o cancelamento pelo correntista ou banco.

DUPLICATA

Lei 5474/68. Fatura (normalmente para 30 dias). A duplicata surge para substituir a fatura. a cpia da fatura, que se torna ttulo de crdito e pode ser colocado em circulao. um ttulo causal, pois deve estar vinculado a um negcio jurdico. comerciante que emite a duplicata e a triplicata. Atualmente a duplicata se faz junto com nota fiscal para fins de facilitar a tributao. O ponto mais importante da duplicata assinatura, pois esta atesta o recebimento dos itens ali contidos, no podendo justificar eventual defeitos aps assinar. A assinatura a prova de o cliente recebeu a mercadoria e ir por ela pagar.

Aula 17 13/06/2011 Cont. Duplicata

Fatura: Documento emitido em todo contrato de compra e venda mercantil entre partes domiciliadas no Brasil onde se descreve a operao feita e as mercadorias, cujo prazo de pagamento ser no inferior a 30 dias. Obs.: Pela lei possvel hoje a unificao da fatura com a nota fiscal. A nota fiscal agora a prpria fatura.

Duplicata: A partir da emisso da fatura se extrai uma cpia-duplicata-correspondente para a reapresentao do crdito contido na operao mercantil. Pode ser emitida tambm para a prestao se servios.

Requisitos: A)Denominao, data e nmero de ordem B)Nmero da fatura C)Vencimento D)Qualificao do vendedor e do comprador E)Valor F)Praa de pagamento G)Clusula ordem

H)Declarao de exatido I)Assinatura do emitente A duplicata deve ser numerada (nmero de ordem), pois necessita de livro de registro. No se confunde com o nmero da fatura, esta na prpria fatura, o nmero de ordem aquele que consta no livro registro que poder ou no coincidir com nmero da fatura, dependendo do momento em que lanado.

Das könnte Ihnen auch gefallen