Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUO

ANLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO ENTRE EMPRESAS GANHADORAS DO PRMIO NACIONAL DA QUALIDADE (PNQ) E EMPRESAS ATUANTES NO MESMO SETOR

GUSTAVO DE OLIVEIRA FERREIRA

Projeto de pesquisa na modalidade de iniciao cientfica apresentado em Engenharia exigncia de Produo para

como

parcial

solicitao de bolsa de iniciao cientfica.

Orientador: Prof. Dr. Vagner Cavenaghi

BAURU ABRIL 2012

1. INTRODUO

Com globalizao, queda de barreiras econmicas e evoluo tecnolgica, o mercado consumidor impondo novas exigncias, houve mudana no modo de gerir uma empresa ou qualquer outro empreendimento. Assim, desenhou-se um novo cenrio de negociao, o qual obrigou que as organizaes passassem por uma mudana organizacional, operando em redes dinmicas abertas, visando o continuo aprimoramento da qualidade, por meio de modelos eficazes de gesto. De acordo com o Ministrio da Cincia e Tecnologia, Brasil (2007), em 1990 foi lanado pelo Governo Federal Brasileiro o Programa Brasileiro de Qualidade e produtividade (PBQP) o qual teve como misso apoiar o esforo da indstria brasileira em modernizar-se, por meio da promoo da produtividade e qualidade, com a finalidade de aumentar a competitividade de bens e servios produzidos no pas. Em 1992 surge o Prmio Nacional da Qualidade (PNQ), com a finalidade de avaliar e premiar as empresas que melhor se qualificarem em um conjunto de critrios avaliativos, que se seguidos pelas organizaes, pode lev-las a um nvel superior de qualidade de seus produtos e servios e elevar o desempenho do negcio. O Prmio Nacional da Qualidade trabalha com a ideia de que empresas de Classe Mundial, por definio, so organizaes capazes se serem competitivas em qualquer lugar do mundo, e por isso devem estar sempre atenta as mudanas que esto ocorrendo nos principais plos de referncia, as inovaes e surgimento de tendncias, mas contudo sem deixar de refletir a realidade nacional. O Modelo de Excelncia da Gesto MEG, matriz de avaliao para o PNQ, o resultado baseado em 11 fundamentos e oito critrios. Os fundamentos podem ser definidos como os pilares e a base terica de uma boa gesto. Esses fundamentos so colocados em prtica por meio dos oito critrios. So eles: Fundamentos: pensamento sistmico; aprendizado organizacional; cultura de inovao; liderana e constncia de propsitos; orientao por processos e informaes; viso de futuro; gerao de valor; valorizao de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social. Critrios: liderana estratgia e planos; clientes; sociedade; informaes e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

2. OBJETIVO, DELIMITAO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

As organizaes para conseguirem se manter no mercado competitivo que se encontra, devem sempre atender as exigncias e necessidades dos clientes, assim como devem estar em constante adequao as mudanas do ambiente em que esto inseridas, visando que suas atividades possam efetivamente cumprir o importante papel de agregar valor a organizao, e assim se mantendo competitiva em sua rea de atuao. Com esse referencial o PNQ um processo contnuo de mobilizao, promovendo uma continua auto-avaliao e procura por melhorias de padres ou at mesmo a quebra dos mesmos, alm de buscar por novos paradigmas. O objetivo desta proposta de pesquisa o estudo de empresas participantes do PNQ e, por meio da anlise de desempenho dessas empresas em um determinado perodo, comparlas com outras empresas do mesmo segmento econmico e que no participaram do processo do PNQ, analisando os indicadores de desempenho disponveis. A questo de pesquisa : as empresas que adotaram o MEG possuem efetivamente um desempenho superior? Essas empresas alcanaram o sucesso empresarial desejado e os benefcios que a utilizao do MEG proporciona organizao? Nesta pesquisa busca-se responder estas questes por meio da anlise comparativa entre empresas que ganharam o PNQ e empresas atuantes do mesmo segmento econmico que, possivelmente no concorreram ao prmio, permitindo conhecer o perfil de desempenho de gesto de organizaes brasileiras num determinado segmento econmico e, consequentemente, seu nvel de competitividade. A hiptese a ser testada que as empresas vencedoras do PNQ possuem desempenho superior s demais empresas do segmento econmico a que pertencem.

2.1 Delimitao A pesquisa ter por escopo o estudo do desempenho de empresas concorrentes, atuantes no mesmo setor econmico da empresa ganhadora do Prmio Nacional da Qualidade - PNQ, com a avaliao dos dados relativos a seus resultados e buscando entender se esse resultado decorrente do uso do Modelo de Excelncia de Gesto no caso da empresa ganhadora do PNQ.

2.2 Justificativa Desde sua criao em 1992, a cada ano seus Critrios de Excelncia so atualizados, visando adaptao e adequao s novas realidades do ambiente empresarial e econmico, assim possibilitando s empresas participantes o aumento da sua competitividade em um ambiente mundial. Com o dinamismo do cenrio empresarial, as empresas se tornam, cada dia mais competitivas, visando conseguir se manter no mercado. O Modelo de Excelncia da Gesto (MEG) atualizado a cada ciclo possibilitando a insero de dimenses de avaliao da gesto conforme as necessidades das organizaes e o ambiente que atuam. A pesquisa tem o intuito de fazer um comparativo do desempenho de empresas ganhadoras do PNQ e empresas do mesmo que no participaram do PNQ.

3. METODOLOGIA

Lakatos e Marconi (1991), Minayo (1993) e Gil (1999) demonstram a importncia da cincia, o objetivo da pesquisa e a importncia do cientista, respectivamente. Segundo Minayo (1993, p. 34), pesquisa uma atividade bsica das cincias na sua indagao e descoberta da realidade, Gil (1999, p. 42) afirma que o objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos. Conforme Lakatos e Marconi (1991), deve-se levar em considerao que os dados por si s nada dizem, preciso que o cientista os interprete, isto , seja capaz de expor os verdadeiros significados e compreender as relaes mais amplas que podem conter. Conclu-se que a pesquisa um conjunto de aes, propostas para encontrara soluo para um problema, tendo por base procedimento sistmicos e racionais. Por meio de coletneas a cerca do tema qualidade, sero selecionadas duas empresas do mesmo setor de atuao, de capital aberto ou as que se utilizam de polticas de governana corporativa pois estas so mais acessveis a essa pesquisa, assim requerendo-se apenas uma triagem para a escolha da mais indicada. Uma das empresas seria reconhecida pelo PNQ e a outra no teria participado do processo. Sero analisados os dados dos indicadores financeiros coletados com o intuito de se analisar os resultados encontrados, produzindo informaes relevantes para investidores, administradores e o pblico em geral. Portanto, ser realizada uma pesquisa descritiva,

exploratria,

aplicada,

documental,

bibliogrfica

quantitativa,

pois

envolve,

respectivamente, o uso de tcnicas padronizadas de coletas de dados, envolve levantamento bibliogrfico, gera conhecimento para a aplicao prtica, vai ser elaborada a partir de matrias que no receberam tratamento analtico, elaborada a partir de material j publicado e requer o uso de estatstica bsica. Para que se possa atingir o objetivo, algumas premissas sero utilizadas: Entender o significado prtico de cada indicador financeiro como calculado e qual sua utilidade. Identificar empresas de capital aberto ou polticas de governana do mesmo setor de mercado. Levantar seus dados conforme os indicadores escolhidos atravs do material bibliogrfico disponibilizado. Confrontar os dados de cada setor para avaliar a diferena nos resultados encontrados e verificar se a causa tem ou no correlao com o ttulo do PNQ concedido a empresa, e o analisar o desempenho financeiro das empresas, atravs da utilizao de estatstica bsica. Encontrar um referencial terico econmico para o resultado apresentado juntamente com a identificao do resultado comparativo encontrado. Especificamente, este estudo exploratrio tem por meta analisar dados financeiros das empresas vencedoras e no vencedoras do PNQ e por meio destes, medir a eficincia das empresas na utilizao de seu capital social prprio.

4. REFERNCIAS GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. So Paulo: Atlas, 1999 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientfica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1991 MYNAYO, Maria Ceclia de Souza. O desafio do conhecimento. So Paulo: Hucitec, 1993.

5. CRONOGRAMA

Ms Atividade Levantamento bibliogrfico Coleta e anlise de dados Redao do relatrio de pesquisa 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

6. PLANO DE ATIVIDADES

1. Levantamento bibliogrfico: nesta fase da pesquisa busca-se no conhecimento existente sobre o tema e a rea de pesquisa, as referncias histricas, a situao atual e as perspectivas de evoluo que o tema apresenta. Dentro do tempo estimado para essa fase, busca-se o estado da arte sobre os processos de premiaes no Brasil e no exterior no campo da excelncia de gesto. 2. Coleta e anlise de dados: aps os conhecimentos bsicos que envolvem os processos de premiao, ter incio o processo de observao e coleta de dados das empresas escolhidas como objeto de estudo, conforme o objetivo proposto. Sob a tica do objetivo proposto e depois de concluda a coleta de dados, ter incio o processo de anlise dos dados visando responder as questes de pesquisa. 3. Redao do relatrio de pesquisa: finalizado o processo de levantamento bibliogrfico e anlise de dados ter incio a redao do relatrio de pesquisa conforme a recomendao das normas tcnicas para trabalhos cientficos. Espera-se que a pesquisa proporcione a redao de artigos cientficos que possibilitem a comunicao em eventos acadmicos (congressos nacionais e internacionais) e peridicos (nacionais e internacionais) devido ao interesse atual sobre o tema nos diversos continentes do mundo.

Das könnte Ihnen auch gefallen