Sie sind auf Seite 1von 6

Caso ClniCo

reabilitao orofacial

Interdisciplinaridade na reabilitao orofacial Caso Clnico

Adriano Figueiredo, mdico, especialista em cirurgia maxilofacial Antnio pinho Ferreira, mdico dentista, curso de especializao em prtese fixa sobre implantes e convencional e membro do corpo clnico da Ortopvoa Lda.

Joo Coimbra,
pvoa Lda.

mdico dentista, mestre em periodontologia e membro do corpo clnico da Ortopvoa Lda.

Maria de Ftima pereira, licenciada em prtese dentria e responsvel pelo laboratrio de prtese da OrtoAfonso pinho Ferreira, mdico dentista, professor catedrtico, especialista em ortodontia e director clnico
da Ortopvoa, Clnica de Ortodontia e Reabilitao Orofacial Lda.

Na sociedade atual, a imagem reveste-se de importncia crescente, quer num contexto social, de afirmao entre pares, quer inclusivamente num meio profissional, como incontornvel ferramenta comunicacional. Neste sentido, a importncia atribuda ao sorriso, enquanto carto de visita por excelncia e elemento basilar na consolidao da auto estima no ser humano, leva a que a procura e a exigncia dos nossos pacientes de tratamentos reabilitadores com resultados esteticamente sedutores e funcionalmente competentes sejam cada vez mais elevadas. Esta realidade exige da Medicina Dentria diversificao e diferenciao nas suas distintas vertentes e, da parte do Mdico Dentista,

assinalvel sensibilidade para identificar e ir ao encontro das expectativas do paciente e, simultaneamente, uma imprescindvel capacidade de dilogo com colegas de especialidades diferentes, para que um plano de tratamento possa ser concretizado de forma dinmica e eficiente. Apresentao do caso clnico Paciente do sexo feminino, 38 anos e 2 meses, dirigiu-se consulta com a motivao principal de no se encontrar satisfeita com a sua aparncia esttica, principalmente com o seu sorriso e a sua imagem de perfil. Em acrscimo, estava ainda descontente com a prtese que usava e confessou sentir dificuldades na mastigao.

38

DENTALpro n 58

Esteticamente, a paciente apresentava uma assimetria facial notria (laterognatia), com

desvio da linha mdia mandibular de 4mm para a direita, perfil cncavo e retrusivo.

O exame clnico permitiu registar a ausncia dos dentes 17, 16, 15, 14, 12, 11, 21, 22, 24, 26, 28,

38, 37, 36, 35, 45, 46, 47 e 48.

DENTALpro n 58

39

Caso ClniCo
A relao cntrica no se encontrava coincidente com a posio de intercuspidao mxima, tendo sido identificado um deslizamento mandibular anterior, com mordida cruzada anterior e mordida cruzada posterior bilateral.

Diagnstico Deformidade dento-facial onde era patente uma m-ocluso de Classe III inscrita num quadro esqueltico de Classe III (retromaxilia e promandibulia), agravada pela perda dos incisivos na adolescncia. O overjet era de -4 mm e o overbite era de 3 mm. A atrofia alveolar maxilar e mandibular, verificada por perda de dentes, atestava a impossibilidade de reabilitao fixa implanto-suportada. plano de Tratamento A necessidade de reabilitao orofacial extensa e a complexidade do caso levou a que o plano de tratamento delineado contemplasse duas

valncias distintas: a cirurgia maxilofacial para colocao de enxerto sseo e posterior correo ortogntica e o tratamento reabilitador com recurso a colocao de implantes e reabilitao com prtese fixa sobre dentes e implantes. O tratamento teve incio com a realizao de cirurgia para reconstruo maxilar e mandibular com autoenxertos sseos colhidos na calote craniana e elevao do seio maxilar direito com o mesmo tipo de material. A necessidade deste procedimento prendeu-se com o objetivo de recriar a estrutura ssea alveolar maxilar e mandibular, para que os implantes pudessem posteriormente ser colocados nos locais pretendidos.

40

DENTALpro n 58

A abordagem da calote craniana foi feita na rea parietal, de onde foram retirados vrios fragmentos sseos que, depois de remodelados, foram colocados nas reas alveolares atrficas da maxila e mandbula e imobilizados com parafusos de osteossntese.

Previamente, fez-se elevao do seio maxilar direito com abordagem clssica, tunelizao e preenchimento do espao conseguido com autoenxerto sseo triturado. Veja-se a TAC correspondente aos 6 meses de ps-operatrio.

Desta forma, mais tarde, procedeu-se remoo dos parafusos de osteossntese e colocao de implantes dentrios e reabilitao provisria, que possibilitasse uma ocluso estvel para posterior execuo de cirurgia ortogntica de avano maxilar.

Os implantes dentrios foram colocados nos locais correspondentes aos dentes 16, 14, 12, 22, 24, 36, 35, 45 e 46. Foram ainda preparados os dentes 26, 27, 33, 34, 43 e 44, para reabilitao com coroas cermicas totais.

>>

DENTALpro n 58

41

Caso ClniCo

Foi realizado o planeamento da cirurgia ortogntica com estudos cefalomtricos de previso, estudo de modelos montados em

articulador e execuo de cirurgia modelar, permitindo ter uma perspetiva do resultado final pretendido.

Na cirurgia laboratorial foram confecionados novos provisrios colocados em boca no dia da interveno ortogntica para simplificao e guia da mesma. Foi ento realizada a cirurgia ortogntica com osteotomia maxilar do tipo LeFort I com 5mm de avano maxilar e ligeira rotao para

centrar as linhas mdias cerca de 4,5mm. O tipo de osteossntese selecionado consistiu na fixao rgida interna com placas de osteossntese dos fragmentos sseos. De seguida, iniciou--se a fase ortodntica, com alinhamento e nivelamento da arcada mandibular.

Finalmente, realizou-se a reabilitao final. Dado que os caninos superiores no eram determinantes para o suporte e estabilizao da prtese a confeccionar e que existia tambm um acentuado desvio da linha mdia, foram extrados no momento da execuo da prte-

se definitiva. Conseguiu-se assim um melhor resultado oclusal e esttico com prtese fixa sobre os dentes 26, 27, 33, 34, 43, 44, e sobre os implantes 16, 14, 12, 22, 24, 36, 35, 45 e 46. A estrutura de toda a prtese final foi realizada em zirconia.

42

DENTALpro n 58

DENTALpro n 58

43

Das könnte Ihnen auch gefallen