Sie sind auf Seite 1von 3

Gramtica (4 questes)

Advrbios
Conceito: Palavra invarivel* (no possui flexes) que especifica as circunstncias (tempo, local, modo, intensidade, etc.) de um verbo. Um modo mais simples de defini-los afirmar que os advrbios desempenham em relao aos verbos o mesmo papel que os adjetivos em relao aos substantivos. *Excees: os advrbios de lugar, modo e intensidade podem ser flexionados no grau diminutivo ou aumentativo (exemplos: pouco - pouquinho; longe - longssimo); os advrbios de modo bem e mal admitem o grau comparativo de superioridade (melhor e pior). Classificao: Os advrbios so classificados de acordo com as circunstncias ou ideias complementares que eles exprimem. Existem sete classificaes de advrbios: 1. Advrbios de afirmao: exprimem certeza positiva. Exemplo: certamente. 2. Advrbios de dvida: exprimem dvida (quem diria?). Exemplo: talvez. 3. Advrbios de negao: exprimem certeza negativa. Exemplo: de modo algum. 4. Advrbios de intensidade: exprimem graus variveis de intensidade. Exemplos: pouco, muito, quase. 5. Advrbios de lugar: exprimem o lugar em que a ao ocorre. Exemplos: aqui, l. 6. Advrbios de modo: exprimem o modo pelo qual a ao ocorre. Exemplos: bem, mal. 7.Advrbios de tempo: exprimem o tempo em que a ao ocorre. Exemplos: ontem, agora, nunca. Locues adverbiais: Conjuntos de palavras que exprimem circunstncias verbais. Exemplo: ms que vem (locuo adverbial de tempo). Distino entre advrbio e adjetivo: H palavras que, dependendo do contexto, podem ser tanto advrbios quanto adjetivos. Neste caso, para descobrirmos a classe gramatical da palavra, devemos flexionar o sujeito da frase. Exemplo: O garotinho correu feliz ao encontro dos amigos. Queremos descobrir a classe da palavra feliz, e o sujeito da frase o garotinho. Flexionando-o, temos Os garotinhos correram felizes ao encontro dos amigos. Como advrbios so invariveis, feliz um adjetivo.

O avio voava baixo, para que admirssemos a beleza da paisagem. Queremos descobrir a classe da palavra baixo, e o sujeito da frase o avio. Flexionando-o, temos Os avies voavam baixo, para que admirssemos a beleza da paisagem. Baixo no foi flexionado, portanto, trata-se de um advrbio.

IMPORTANTE: No confunda palavras e locues denotativas com advrbios.


Os advrbios s possuem as 7 classificaes supracitadas. Palavras que exprimem incluso, excluso, retificao, explicao e realce no so classificadas como advrbios. Exemplos: mesmo, apenas, ou melhor, por exemplo. Dicas gerais: 1. Advrbios terminados em -mente: Locues adverbiais de modo podem ser reduzidas a advrbios simples atravs do sufixo -mente. Exemplos: todos os dias diariamente; mo - manualmente; nos ltimos tempos - ultimamente. Quando temos mltiplos advrbios terminados em -mente em uma frase, devemos simplific-la removendo o sufixo de todos os advrbios, exceo do ltimo. Exemplo: Ele falou com ela, docemente, amavelmente e calmamente. - Ele falou com ela doce, amvel e calmamente. 2. Preposies: Nenhuma locuo adverbial pode ter mais de uma preposio, portanto, locues empregadas coloquialmente como de a p esto incorretas. 3. Flexo de grau (bem e mal): A forma correta livro mais bem escrito, e no livro melhor escrito. ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Literatura (1 questo)
A prosa de Jos de Alencar
Jos de Alencar (1829-1877) considerado o maior prosador romntico da literatura brasileira. Sua literatura tinha como meta a formao de uma literatura autenticamente brasileira. Sua importncia mpar comprovada ao observarmos que ele o nico romancista que escreveu os 4 tipos de romances: regionalistas, indianistas, histricos e urbanos. O autor destaca-se nos indianistas e urbanos. Alencar pregava contra os escritores de folhetim, criticando seus enredos e linguagem fceis. Seus romances mais significativos so Senhora, Iracema e O guarani.

Obras regionalistas: O gacho; O tronco do ip; Til; O sertanejo. Apresentam a realidade de uma regio especfica do Brasil. Obras indianistas: Iracema; O guarani; Ubirajara. Enredo fundamentando na figura do ndio, construda maneira do mito do bom selvagem de Rousseau (o homem nasce bom - a sociedade o corrompe). Obras histricas: As minas de prata; A guerra dos mascates; Alfarrbios (composto de O garatuja, O ermito da Glria e A alma de Lzaro). Romantizaes de episdios da histria do pas. Obras urbanas (perfis de mulheres): Cinco minutos; A viuvinha; Lucola; Diva; A pata da gazela; Sonhos douro; Senhora; Encarnao. Retratam a burguesia carioca (a corte). Romances: 1. Senhora: Romance urbano que, por expor os defeitos psicolgicos dos personagens, antecede a literatura realista. Resumo do enredo na pgina 266 do livro didtico. 2. Iracema: Romance indianista que tem como tema principal o contato entre o indgena e o europeu. Resumo do enredo na pgina 275 do livro didtico. 3. O guarani: Romance indianista cujo protagonista, Peri, representa o ndio brasileiro (e no s o da tribo guarani). Resumo do enredo nas pginas 273 e 274 do livro didtico.

Das könnte Ihnen auch gefallen