Sie sind auf Seite 1von 3

Feminismo Como surgiu Principais Ideias Simone Beavoir em O Segundo sexo disse uma frase que representa a ideia

bsica do feminismo: no se nasce mulher, torna-se mulher. Principais Correntes Feminismo No Brasil O incio do feminismo no Brasil, na dcada de 70, foi marcado pela contestao ordem vigente desde o golpe militar. A maioria dos grupos feministas estava associada a organizaes de influncia marxista, que se opunham ditadura, o que trouxe caractersticas prprias ao movimento. A presena das mulheres na luta armada no Brasil dos anos 1960 e 1970, implicava no apenas se insurgir contra a ordem poltica vigente, mas representou uma profunda transgresso ao que era designado poca como prprio das mulheres. Sem uma proposta feminista deliberada, as militantes negavam o lugar tradicionalmente atribudo mulher ao assumirem um comportamento sexual que punha em questo a virgindade e a instituio do casamento, comportando-se como homens. Em 1975 a ONU declara o ano Internacional da Mulher, justamente pelo impacto que o feminismo europeu e norte americano estavam causando. Em 1996 o espao acadmico se abriu para um evento eminentemente poltico que debatia a tortura durante a ditadura militar no Brasil. Nesse seminrio, foi discutida a presena da mulher como protagonista na resistncia ditadura e, pela primeira vez, como vtima de uma violncia especfica. Iniciado nas camadas mdias, o feminismo brasileiro, que se chamava movimento de mulheres, expandiu-se atravs de uma articulao peculiar com as camadas populares e suas organizaes de bairro, constituindo-se em um movimento interclasses. As organizaes femininas de bairro ganham fora como parte do trabalho pastoral inspirado na Teologia da Libertao. Isso colocou os grupos feministas em permanente enfrentamento com a igreja na busca de hegemonia dentro dos grupos populares. Contudo o que predominou foi uma aliana entre o feminismo, os grupos de esquerda e a igreja catlica, todos contra o regime autoritrio. Aborto e outras questes polmicas permaneceram no mbito de discusses privadas. A participao das mulheres nos movimentos de bairro, que as retirava do confinamento domstico, propiciou a emergncia de um novo sujeito poltico, ao questionar, de diferentes maneiras, a condio da mulher e pr em discusso a identidade de gnero. Inicialmente, ser feminista tinha um tom pejorativo, significava ser antifeminina.

As questes propriamente feministas, as que se referiam identidade de gnero, ganharam espao quando se consolidou o processo de abertura poltica no pas em fins da dcada de 1970, onde haviam duas correntes mais fortes. A primeira, mais voltada para a atuao pblica das mulheres, investia em sua organizao poltica (trabalho, sade e redistribuio de poderes entre os sexos). A outra vertente preocupava-se sobretudo com o terreno fluido da subjetividade, com as relaes interpessoais, tendo no mundo privado seu campo privilegiado. A anistia de 1979 permitiu a volta das exiladas no comeo dos anos 1980, as quais traziam em sua bagagem a influncia de um movimento feminista atuante, sobretudo na Europa. Nos anos 1980 o movimento de mulheres no Brasil era uma fora poltica e social consolidada. Explicitou-se um discurso feminista em que estavam em jogo as relaes de gnero. O Brasil, como uma sociedade que se modernizava, estava mais receptivo, abrindo espao para as discusses de gnero. Muitos grupos adquiriram a forma de organizaes no-governamentais (ONGs) e buscaram influenciar as polticas pblicas em reas especficas, utilizando-se dos canais institucionais. O que resultou em uma grande repercusso na rea de sade. No plano governamental, criaram-se conselhos da condio feminina, em todos os nveis, federal, estadual e municipal. A questo da violncia contra a mulher comeou a ser tratada em delegacias prprias e, no mbito da sade, emerge como problema de sade pblica, que requer ateno especializada. Com a Constituio Federal de 1988 deu-se um grande passo, pois foi extinta a tutela masculina na sociedade conjugal. O feminismo, embora diga respeito mulher em geral, no existe abstratamente, mas se refere a mulheres em contextos polticos, sociais e culturais especficos. Pelo fato de atingir um grupo de mulheres mais elitizado, pressupe, assim, recursos de ordem material e simblica no acessveis a todas as mulheres, sobretudo na sociedade brasileira, marcada por profundas desigualdades sociais. As mulheres tornam-se mulheres em contextos sociais e culturais especficos. A anlise do feminismo, portanto, no pode ser dissociada do contexto de sua enunciao, que lhe d o significado. Feminismo e Antropologia Bruna Franchetto apontou a no-universalidade do feminismo ao sugerir a afinidade do feminismo com o individualismo ocidental, seu pressuposto ideolgico, na medida em que a ideologia feminista traz embutida a noo moderna de indivduo. Fato este que traz problemas para a atuao do feminismo no plano internacional. Durante a IV Conferncia Mundial sobre a Mulher, convocada pela ONU, em Beijin, em 1995, as feministas ocidentais, em sua representao oficial, assinaram uma declarao pblica contra o fundamentalismo islmico.

Contudo, solidarizar-se com as mulheres islmicas implica o reconhecimento de sua alteridade, para, dessa maneira, buscar entender as crenas e os costumes islmicos, tal como vividos e explicados por elas mesmas, sujeitos de sua prpria libertao. H uma dissonncia entre o feminismo, quando este se funda em uma identidade comum e unificadora, e a antropologia, para a qual a atitude dialgica constitutiva. A perspectiva feminista se funda na experincia compartilhada, a qual identifica o mim e o outro, essa experincia se torna um instrumento de conhecimento que no pode ser apropriado pelo outro. Pressupondo a dominao, exclui o outro. A prtica antropolgica, ao contrrio, volta-se para o reconhecimento do outro, preservando a distncia entre mim e o outro, no havendo qualquer oposio predeterminada. Reconhecer o outro pressupe, assim, o estranhamento em relao a si mesmo, como condio de possibilidade da prtica antropolgica, o que caminha no sentido inverso do feminismo. O conhecimento antropolgico sobre a mulher formula-se, ento, a partir de uma relao de alteridade e no de identificao. Mudanas Alcanadas

Das könnte Ihnen auch gefallen