Sie sind auf Seite 1von 3

10 super alimentos que combatem a diabetes

Comer bem a chave para lidar com a diabetes. Nesse artigo vamos apresentar 10 super alimentos que ajudar a minimizar o nvel de acar no sangue e at reverter a doena!

1 . Vegetais. Cheios de nutrientes poderosssimos, os vegetais so naturalmente pobres em calorias, e como so lotados de fibras, ajudam na saciedade. Encher seu prato de vegetais significa que voc automaticamente est comendo menos carboidratos simples (que aumentam o nvel de acar do sangue) e gorduras saturadas (que aumentam a resistncia insulina). Procure comer de quatro a cinco pores por dia. (Uma poro meia xcara de legumes enlatados ou cozidos ou uma xcara de legumes crus). No pegue pesado nos vegetais que contm muito amido - como batata, milho e ervilha - eles contm mais calorias do que outros vegetais.

2. Frutas. Com quase as mesmas vantagens que voc obtm com os vegetais, as frutas transbordam os nutrientes que voc precisa, tem pouca gordura, muita fibra e tem menos calorias do que a maioria dos outros alimentos. O melhor de tudo: frutas so cheias de antioxidantes que ajudam a proteger os nervos, olhos e o corao.

Pelo fato de as frutas terem mais acar natural do que a maioria dos vegetais, voc no pode consumi-las descuidadamente. Tente consumir de 3 a 4 pores por dia. (Uma poro um pedao da fruta ao natural, 1/2 xcara da fruta cozida ou enlatada, ou uma xcara da fruta fresca picada). Prefira a fruta inteira ao invs do suco. Muitos dos nutrientes e praticamente toda a fibra esto na casca, polpa ou semente da fruta, ento eles se perdem no processo de virar suco. No entanto a maior parte das calorias e do acar se mantm.

3. Gros. So uma das melhores fontes de fibra alimentar que voc vai encontrar, o que no s faz com que voc se sinta satisfeito por mais tempo, mas tambm torna a digesto mais lenta e evita os picos de glicose no sangue depois das refeies. Esse efeito to poderoso que pode inclusive reduzir os teores de acar do sangue.

Salpique a salada com gros de feijo, adicione ao macarro e ao chili. Feijo preto,

ervilha partida ou sopa de lentilhas so excelentes opes para o almoo, mesmo que seja enlatado.

4. Cereal. Consumir o cereal certo no caf da manh a sua melhor oportunidade de adicionar fibras ao seu dia. Eis o bnus: Estudos mostraram que pessoas que iniciam o dia com um cereal com alto teor de fibras costuma comer menos ao longo do dia. Ento no esquea do caf da manh. Melhor ainda, escolha um cereal com pelo menos 5 gramas de fibras por poro. No Brasil as melhores opes que voc vai encontrar so All-Bran da Kellogg's (10 gramas de fibras) e Fiber One da Nestl (14 gramas). Aproveite para adicionar fruta ao seu cereal e voc j est em dia com parte da recomendao diria.

5. Peixe. Rpido e fcil de preparar, peixe uma boa fonte de protenas e um excelente substituto para carnes gordurosas. Alm disso, peixes gordurosos so a melhor fonte do cido graxo mega-3, aquelas incrveis gorduras do bem que ajudam a manter as artrias limpas. Pessoas com diabetes frequentemente tem alto nvel de triglicerdios e baixos nveis de HDL, o colesterol "bom". O mega-3 pode auxiliar na melhora de ambos os nveis. Procure consumir peixe ao menos duas vezes por semana. Peixes como salmo, cavala e atum so os mais ricos em mega-3.

6. Peito de aves. Versteis, extremamente magros e com poucas calorias, peito de frango praticamente um alimento milagroso. Ao contrrio de bifes e hamburgueres, tem baixos nveis de gordura saturada, que aumenta o mau colesterol e pode aumentar a resistncia insulina, tornando o controle da glicose sanguinea mais difcil. Uma poro de 85 gramas de peito de frango sem pele contm apenas 142 calorias e 3 gramas de gordura. Peito de peru ainda mais magro e contm menos calorias.

7.Nozes. So cheias de gorduras do bem, que combatem doenas cardacas. Foi provado que essas gorduras ajudam a reduzir a resistncia insulina e facilitam a controlar os nveis de glicose. Nozes so tambm uma das melhores fontes de vitamina E. um antioxidante que protege as clulas e pode ajudar a prevenir danos nos nervos e olhos. So ricas em fibras e magnsio, ambos importantes aliados na regulagem do nvel de glicose. Estudos sugerem que inclui-las em sua dieta pode at ajud-lo a perder peso - se consumidas em

moderao, claro. No esquea que so altamente calricas.

8.Azeite de Oliva. No centro da famosa dieta do corao, a Mediterrnea, o azeite de oliva considerado uma gordura do bem que ajuda a diminuir os riscos de ataques cardacos - e foi demonstrado que auxilia a manter os nveis de glicose em ordem ao reduzir a resistncia insulina. Ento deixe de lado a manteiga e cozinhe com azeite de oliva. Em casa e em restaurantes, molhe seu pozinho no azeite. Apenas cuide para no exagerar, pois com 119 calorias por colher de sopa, mesmo uma gordura do bem pode causar uns quilinhos a mais.

9. Iogurte. rico em protenas e outro aliado poderoso na perda de peso: clcio. Diversos estudos demonstraram que quem consome bastante alimentos ricos em clcio emagrecem com mais facilidade - e tem menos probabilidade de se tornarem resistentes insulina. Como lanche ou como caf da manh, escolha o iogurte natural desnatado e adicione fruta fresca ou algumas colheres de grmen de trigo ou granola para deixar a refeio ainda mais poderosa com nutrientes extras.

10. Canela. Acredite! Incrivelmente, s por salpicar canela na sua comida voc pode diminuir o seu nvel de acar no sangue. Componentes da canela auxiliam o corpo a usar a insulina mais eficientemente, de modo que mais glicose possa entrar nas clulas. Um estudo recente demonstrou que em pessoas com diabetes, apenas 1/2 colher de ch j consegue diminuir significativamente o nvel de glicose. Ento trate de adicionar canela em p na sua torrada de po integral, aveia, ma ou at em pratos com frango. Ou deixe a canela em pau de molho na gua quente para fazer uma xcara de delicioso e curativo ch de canela.

Das könnte Ihnen auch gefallen