Sie sind auf Seite 1von 10

RIO GRANDE DO NORTE

DECRETO N 23.095, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

Estabelece normas relativas ao encerramento da execuo oramentria, financeira e contbil das Administraes Direta e Indireta do exerccio 2012 e d providncias correlatas.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuies que lhe conferem o artigo 64, V, da Constituio Estadual,

Considerando as normas gerais contidas na Lei Federal n 4.320, de 17 de maro de 1964, e as diretrizes fixadas na Lei Complementar Federal n 101, de 04 de maio de 2000 Lei da Responsabilidade Fiscal;

Considerando que o encerramento do exerccio financeiro de 2012 e o conseqente levantamento do Balano Geral do Estado sero efetuados por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira SIAF/RN, envolvendo providncias cujas formalizaes devem ser, prvia e adequadamente, ordenadas;

Considerando que o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria do 6 bimestre de 2012 e o Relatrio de Gesto Fiscal do 3 quadrimestre de 2012 devem ser publicados at 30 de janeiro de 2013, em cumprimento as disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal;

Considerando que os procedimentos pertinentes a tais providncias devem ser cumpridos de maneira uniforme e rigorosamente de acordo com os prazos fixados,

D E C R E T A:

Art. 1 Os rgos da Administrao Direta, Fundos, Autarquias, Fundaes, inclusive Universidade Estadual e Empresas Dependentes disciplinaro suas atividades oramentria e financeira de encerramento em conformidade com as normas fixadas neste Decreto.

Art. 2 Para o encerramento do exerccio financeiro de 2012 ficam definidas as datas limite constantes no anexo deste Decreto.

Art. 3 O encerramento da execuo oramentria, financeira e contbil do exerccio financeiro dever observar os preceitos constantes deste Decreto, sem prejuzo do princpio da anualidade do oramento, previsto no art. 2 da Lei Federal n 4.320/64, e do regime de competncia determinado pelo art. 50, inciso II, da Lei Complementar Federal n 101, de 04 de maio de 2000.

Art. 4 Para a observncia do regime de competncia de despesa, somente devero ser empenhadas e contabilizadas no exerccio financeiro as parcelas dos contratos, convnios e demais ajustes, cujo fato gerador ocorra at 31 de dezembro do respectivo exerccio financeiro.

1 No exerccio financeiro subsequente, aps a publicao do respectivo oramento, devero ser realizados os empenhos dos valores das parcelas remanescentes, cujo fato gerador ocorra at o trmino do referido exerccio financeiro.

2 As Unidades Gestoras devero verificar, no ms de dezembro, a existncia de saldos de empenho no liquidados referentes aos ajustes especificados no caput, procedendo anulao daqueles cujas despesas no forem de competncia do exerccio financeiro corrente, no prazo estabelecido no anexo, deste Decreto.

Art. 5 Os gestores responsveis pelas unidades mencionadas no artigo 1 deste Decreto, para fins de encerramento do exerccio financeiro de 2012, devero promover o levantamento completo dos inventrios fsicos e financeiros dos valores em Tesouraria, dos materiais em Almoxarifado, ou em outras unidades similares dos bens patrimoniais em uso, estocados, cedidos ou recebidos em cesso, inclusive imveis, que so objeto de registros contbeis, conciliando os saldos contbeis com o resultado desse levantamento e efetuando os ajustes necessrios nos prazos definidos neste Decreto, de acordo com o princpio contbil da oportunidade, objetivando a fidedignidade e consistncia das informaes sobre o patrimnio do rgo ou Entidade.

Art. 6 Compete Controladoria Geral do Estado inscrever as despesas na conta Restos a Pagar enviadas por cada Unidade Gestora, obedecidas as mesmas formalidades fixadas para a administrao dos crditos oramentrios.

Pargrafo nico. Para efeito de inscrio como Restos a Pagar os saldos de empenho devero estar em conformidade com suas respectivas obrigaes.

Art. 7 - No encerramento do exerccio financeiro, as despesas pendentes de pagamento podero ser inscritas em Restos a Pagar como:

I processados: as empenhadas cujo servio ou material contratado tenha sido prestado ou entregue e aceito pelo contratante, cumprindo o estgio da liquidao e que se encontrem prontas para pagamento.

II no processados: as empenhadas cujo servio esteja sendo prestado ou material contratado esteja em fase de recebimento, condicionado verificao do direito adquirido pelo credor.

Pargrafo nico. Os rgos e Entidades que no encaminharem sua relao para inscrio de Restos a Pagar, at a data limite de inscrio, tero o saldo de seus empenhos no liquidados automaticamente cancelados, independente de cobertura financeira.

Art. 8 As despesas empenhadas e no liquidadas, inscritas em Restos a Pagar no processados, devero ser liquidadas at o dia 30 de junho do exerccio financeiro subseqente.

1 Na hiptese de no liquidao dos Restos a Pagar no processados, at a data disposta no caput, o respectivo empenho dever ser cancelado pela Unidade Gestora.

2 Na hiptese de no liquidao dos Restos a Pagar no processados, pelas Unidade Gestora at a data disposta no caput, o respectivo empenho dever ser cancelado pela Controladoria Geral do Estado.

3 Para efeito de pagamento de Restos a Pagar, o processo dever ser examinado pela Controladoria Geral do Estado.

4 Podero ser excetuados do disposto no 1, mediante justificativa do rgo Controladoria Geral do Estado:

I as despesas providas por fonte de receita de convnios;

II relacionados ao cumprimento dos limites constitucionais relativos educao, sade, cincia e tecnologia;

III relativos a operaes de crditos contratadas;

IV referente as despesas de:

material adquirido no exterior que se encontra em processo de importao, inclusive aqueles referentes a convnios, devidamente comprovados por guia de importao; contratos de obras, inclusive os decorrentes de convnios ou operaes de crdito, que satisfaam as seguintes condies: a) suas medies ocorram at 31 de dezembro de 2012;

b) no caso de contratos de obras decorrentes de convnios ou operaes de crdito, apresentem disponibilidade financeira suficiente para honrar os compromissos a serem realizados at 30 de junho de 2013. material em fase de fabricao no pas, cujo credor seja indstria

nacional, vedada a inscrio quando a contratao ocorrer por meio de escritrio de representao ou equivalente.

V Despesas referentes a segurana pblica.

Art. 9 O pagamento das despesas inscritas em Restos a Pagar referentes ao exerccio de 2012, conta de recursos de outras fontes, ser efetuado diretamente pelo rgo ou Entidade que executou a despesa, mediante reexame pela Controladoria Geral do Estado.

Art. 10 As despesas que vierem a ser reclamadas em decorrncia dos cancelamentos previstos no 1 do art. 8 podero ser pagas por dotaes do oramento corrente, devendo ser apropriadas em natureza de Dvidas de Exerccios Encerrados, conforme disposto no art. 37 da Lei Federal n 4.320/64, quando devidamente reconhecidas pela autoridade competente e obedecida a ordem cronolgica, por fonte de recursos.

Art. 11 Os Restos a Pagar processados inscritos em 2012 tero validade at 31 de dezembro de 2013, inclusive para efeito de comprovao dos limites constitucionais de aplicao de recursos nas reas de ensino, sade e cincia e tecnologia.

Pargrafo nico. Aplicam-se as disposies do caput aos saldos de Restos a Pagar inscritos em exerccios encerrados 2012, desde que justificadas pelas Unidades Gestoras e respaldadas na existncia de disponibilidade financeira para sua cobertura.

Art. 12 Os saldos de contas financeiras de Restos a Pagar de Recursos do Tesouro cancelados sero revertidos Receita do Estado.

Art. 13 Os empenhos por concesso de adiantamentos de numerrio (Suprimento de Fundos) no podero ser inscritos em Restos a Pagar, devendo ser anulados os saldos das respectivas notas de empenho, conforme prazo definido no anexo deste Decreto.

Art. 14 Os saldos dos adiantamentos concedidos e no utilizados, cujo prazo de aplicao encerra-se no final do exerccio, os responsveis pelo adiantamento devero apresentar as respectivas prestaes de contas, bem como recolher os saldos, conforme data definida no anexo deste Decreto, sob pena de responsabilidade.

Art. 15 A Unidade Executora da ao que foi descentralizada por destaque oramentrio, deve procurar dar fiel cumprimento ao cronograma de execuo, para que no restem pendncias capazes de resultar em despesa de exerccio anterior para o exerccio financeiro de 2013.

Art. 16 Os convnios que apresentarem parcelas a serem executadas at o final do exerccio e que por alguma razo a despesa no foi paga ao convenente, esta no poder constar como despesa do exerccio encerrado. A unidade concedente ter que refazer seu cronograma de desembolso, por meio de Termo Aditivo, com novos prazos de pagamento para o exerccio subsequente.

Art. 17 Os dirigentes de rgos devero disponibilizar os saldos parciais ou totais dos empenhos globais e estimativos, bem como dos empenhos ordinrios dos Recursos do Tesouro provenientes de despesas que no sero concretizadas, por quaisquer motivos, devendo anul-los antes do trmino do respectivo exerccio financeiro, conforme limite estabelecido no anexo a este Decreto.

Art. 18 Ficam anulados os pr-empenhos provenientes de dotaes do Tesouro Estadual.

Art. 19 Compete a Controladoria Geral do Estado, responsvel pela avaliao do controle interno do Poder Executivo, por meio do acompanhamento dos atos praticados no mbito dos rgos e entidades da Administrao Pblica Estadual, zelar pelo cumprimento do disposto neste Decreto, com a consequente responsabilizao dos servidores e dirigentes que no atenderem as determinaes nele contidas.

Art. 20 Fica a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanas e a Controladoria Geral do Estado autorizadas a:

I bloquear ou suspender a liberao das cotas estabelecidas na Programao Financeira, em casos de descumprimento das normas contidas neste Decreto, pelos rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, at regularizao da pendncia;

II expedir portarias, instrues e orientaes que se fizerem necessrias ao fiel cumprimento deste Decreto; e

III prorrogar, em casos excepcionais, os prazos estabelecidos neste decreto, respeitadas as normas oramentrias em vigor e decidir sobre os casos especiais.

Art. 21 Este Decreto entra em vigor na data da sua publicao.

Palcio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 13 de novembro de 2012, 191 da Independncia, 124 da Repblica.

ROSALBA CIARLINI Francisco Obery Rodrigues Jnior

DECRETO N 23.095, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

ANEXO

LIMITES DE PRAZO PARA ENCERRAMENTO DO EXERCCIO FINANCEIRO DE 2012

I at 20 de novembro de 2012 encaminhamento Secretria de Estado do Planejamento e das Finanas - SEPLAN de solicitaes de crditos suplementares, liberao de cotas contingenciadas, antecipao de cotas, alterao do Quadro de Detalhamento da Despesa QDD, dos recursos do Tesouro, excetuando-se:

a) as despesas de pessoal e encargos sociais; b) aquelas cujos percentuais de aplicao so definidos constitucionalmente, ou atravs de lei especfica; c) as que acarretem a inscrio do Estado no Cadastro Informativo dos crditos no quitados de rgos e entidade federais CADIN; d) as decorrentes de sentenas judiciais; e) as decorrentes de juros, encargos e amortizao do servio da dvida; f) e os casos julgados necessrios pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado CDE.

II at 23 de novembro de 2012 para emisso de notas de empenho da despesa de custeio e capital, com Recursos do Tesouro, exceto as mesmas despesas descritas no Inciso I, e os casos julgados essenciais pelo CDE. A partir desta data o crdito oramentrio e a cota financeira disponvel para empenhar sero bloqueados pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira do RN - SIAF.

III at 23 de novembro de 2012 anulao de saldos de notas de empenho de devoluo total ou parcial de adiantamentos, pela prpria Unidade Gestora UG.

IV at 23 de novembro de 2012 para disponibilizar SEPLAN, pelas unidades gestoras dos rgos e entidades, os saldos das dotaes oramentrias financiadas com Recursos do Tesouro, comprovadamente insubsistente, ou seja, aqueles que tm sua permanncia interrompida devido a no ocorrncia do fato gerador da despesa.

V at 07 de dezembro de 2012, para o encaminhamento dos processos de despesa Controladoria Geral do Estado para fins de registro, salvo as hipteses previstas neste Decreto, quando houver diligncia determinada pela CONTROL o prazo para o seu cumprimento ser de 02 dias teis.

VI at 23 de novembro para anulaes de empenhos no passveis de inscrio em Restos a Pagar pelas respectivas unidades oramentrias.

VII at 31 de janeiro de 2013 para entregar CONTROL o levantamento da dvida flutuante e fundada e dos inventrios de matrias em estoque e dos bens mveis existentes em cada rgo em dezembro de 2012.

VIII at 26 de dezembro de 2012 as Unidades Gestoras podero emitir ordem bancria OB.

As relaes de Ordens Bancrias devero ser levadas a instituio financeira at o dia 27 de dezembro de 2012.

As Ordens Bancrias emitidas nos termos deste Inciso, somente tero validade, para crdito em conta bancria ou saque na prpria agncia, at o dia 27 de dezembro de 2012.

IX at 28 de fevereiro de 2013, para remessa CONTROL da relao de inscries em Restos a Pagar de 2012, para o Tribunal de Contas do Estado - TCE.

A relao de Restos a Pagar mencionada no Inciso VI deste artigo dever conter as seguintes informaes: cdigo da Unidade Oramentria, funo, subfuno, programa, natureza de despesa, fonte de recursos, nmero e tipo de empenho, nmero do processo, nome do credor e valor da inscrio e exerccio, devendo ser obrigatoriamente emitida atravs do Sistema Integrado de Administrao Financeira do RN - SIAF.

X at 31 de janeiro de 2013, encaminhamento pelas Unidades Gestoras CONTROL, da conciliao bancria, que tem por objetivo primordial confrontar o saldo do extrato bancrio com o saldo registrado na contabilidade.

Das könnte Ihnen auch gefallen