Sie sind auf Seite 1von 8

RESPONDER

O que ser cidado? Cidadania a qualidade ou estado de cidado, e cidado, por sua vez, aquele que goza seus direitos civis e polticos. Essa definio deve muito publicao da Carta de Direitos da ONU (1948). Nela afirma-se que todos os homens so iguais perante a lei, independente de raa, credo e etnia. Conferese o direito a um salrio digno, educao, sade, habitao e ao lazer. Assegura-se o direito de livre expresso, de militar em partidos polticos, sindicatos, movimentos e organizaes da sociedade civil. No que diz respeito aos deveres, a Carta estabelece que cabe aos homens fazer valer os direitos para todas as pessoas, ter responsabilidade pelo grupo social, respeitar e cumprir as normas e leis elaboradas e decididas coletivamente.

Por que os conceitos de cidadania devem ser construdos desde a infncia? Desde a infncia, a criana sofre influncia do meio social, por intermdio da famlia, da escola, dos amigos, dos meios de comunicao de massa, etc. Onde aos poucos, adquirem-se idias morais. o aspecto social da moral se manifestando e, mesmo ao nascer, a criana j se defronta com um conjunto de regras, normas e valores aceitos em seu grupo social. A construo da cidadania na infncia permite cuidar do presente para colher resultados positivos no futuro e assim poder contribuir, de alguma forma, para o convvio em sociedade, evitando atitudes que contrariam a ordem social.

Esporte e cidadania realmente tm alguma relao? Sim, pois os esportes proporcionam a experincia de situaes de convivncia e conflito, transferveis para o cotidiano social, em dinmicas com diferentes graus de competitividade e cooperao. Adorno (1995), relata que, durante o jogo, forma-se uma mini-sociedade que estabelece as regras e normas para sua realizao, transformando ou reforando valores e atitudes da sociedade maior.

Como cidadania e esporte podem estar ligados? Os esportes so ricos em situaes de imprevisibilidade, s quais o indivduo tem de responder prontamente assumindo responsabilidades e riscos. Os jogadores devem resolver situaes que exijam elevada adaptabilidade, ou

seja, a capacidade de elaborar e operar respostas s situaes aleatrias e diversificadas que ocorrem no jogo, o que supe o trabalho em equipe para alcanar a vitria ou conquistar os objetivos. Portanto, pode-se dizer que o esporte a mo amiga, que conduz ao caminho da cidadania. O primeiro passo para que se respeite o outro aprender a respeitar a si mesmo e o esporte tem a capacidade de formar cidados descentes e honrados, dentro de uma comunidade, como o exemplo do atleta Claudinei Quirino da Silva (atletismo): filho de pais pobres, morou em um orfanato at os dezessete anos. Antes de ser descoberto por um tcnico de atletismo quase caiu na marginalidade, mas graas ao esporte tornou-se um dos maiores velocistas brasileiros de todos os tempos.

RESPONDER

Quais so nossos verdadeiros direitos e deveres quanto prtica esportiva? Todo cidado tem direito habitao, educao, alimentao e a prtica de esportes entre outras coisas. A prtica de esportes um direito assegurado pela Constituio, essa prtica esportiva consegue contribuir para a formao de cidados conscientes.

Como o esporte interage com a cidadania? A aceitao das regras, o respeito por si mesmo e pelos outros, a disputa leal, a amizade, a cooperao, a solidariedade, o esprito de equipe, a percepo dos limites. Com o esporte aprendemos a noo de coletividade e tambm aceitar e conviver com as diferenas, portanto o pleno exerccio da cidadania de forma saudvel e divertida.

Como o esporte e o projeto contribuem para a cidadania? Contribuem resgatando valores humanos, como a amizade, cooperao, solidariedade e respeito, favorecendo a interao entre os alunos e o meio ambiente. Permite a construo de regras, normas e atitudes positivas, ampliando as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e scioafetivo. E principalmente, tem a intencionalidade de transformar cidados crticos, participativos e cientes do seu papel na sociedade, visando torn-la mais justa e democrtica.

RESPONDER

1) O que preciso fazer para garantir o direito de Cidadania com a ferramenta Esporte num Projeto Social? preciso utilizar o esporte de forma contextualizada para no reproduzir a cultura e os valores de uma sociedade desigual e opressora, mas produzir conhecimentos, valores e procedimentos que contemplem o ser humano de forma integral, inserindo as crianas e adolescentes na sociedade como indivduos participantes e modificadores, ou seja, que faam parte do processo pelo qual se compartilham decises que afetam a prpria comunidade que habitam. Durante a prtica esportiva importante priorizar a incluso de todos, a construo coletiva, o respeito diversidade, a educao integral e a autonomia. 2) Elaborar o Roteiro abaixo com uma aula prtica com o tema: Esporte e Cidadania

Quadro 2.3 Modelo de plano e relatrio de unidades didticas (AULAS)

Instrumento de Gesto Data: _______________________ Prof. Responsvel: _______________________

Turmas / Horrio: ______________________________________________________ Tema da aula: Estrutura da aula Contedo planejado Estratgias (Jogos e/ ou exerccios Material

Primeira parte (roda inicial) Roda de conversa para apresentao das atividades, objetivos da aula e construo de regras para o jogo. Segunda parte (vivncias)

Fundamentos do Handebol

planejados) Jogo pr-desportivo.

Cone e bolas.

Saber (fatos e conceitos) Conhecer as fintas e identificar as estratgias de enganar a defesa adversria. Saber fazer (procedimentos) Arremessar e receber com a movimentao rpida da bola, estruturao espacial e temporal nos deslocamentos, correr e saltar para a realizao do jogo. Saber conviver e ser (atitudes) Organizar o grupo na elaborao da estratgia de ataque, resultando em esprito de equipe, respeito s regras estabelecidas para o jogo e participao ativa para cumprir as tarefas, em benefcio do grupo.

Assistir a partidas de handebol atravs de vdeos.

Tv, aparelho de DVD e vdeos de partidas de handebol.

Jogo Bola torre

Cone e bolas.

Terceira parte (roda final)

Roda de conversa final para discusso sobre estratgias encontradas para resolver os problemas individualmente e em grupo.

Referncia Bibliogrfica: ROSSETTO JR, A.; MARTINS, C.; DNGELO, F.L. Prticas
Pedaggicas Reflexivas em Esporte Educacional: unidade didtica como instrumento de ensino aprendizagem. So Paulo: Phorte, 2008.

Exemplo de Avaliao de Atitudes:

Turma Primeira parte

Adequao das propostas (desafios)

Avaliao da aula Contedo Desenvolvido

Aspectos positivos

Desafios futuros

Segunda parte

Terceira parte

Nmero alunos inscritos: Observaes / Registros:

Nmero alunos presentes:

Das könnte Ihnen auch gefallen