Sie sind auf Seite 1von 3

A Revoluo Republicana e a Queda da Monarquia As difceis condies de vida: maioria trabalhava na agricultura fbricas em Lisboa e Porto o pas estava

stava cada vez mais endividado (aumentavam os impostos) s os ricos viviam bem entre 1890 e 1911 a populao de Lisboa e do Porto aumentou cerca de 50% subiu o custo dos alimentos e do alojamento, surgiram doenas tais como gastroenterite e tuberculose. O Partido Republicano: Em 1876 formou-se o Partido Republicano Portugus, que propunha substituir a Monarquia pela Repblica A disputa por territrios Africanos: Vrios pases europeus como a Gr-Bretanha, a Alemanha e a Frana, mostravam-se interessados em ocupar territrios em frica (pois possuam riquezas, como ouro, algodo e ferro) Os conflitos pela posse dos territrios africanos tornaram-se frequentes. Na conferncia de Berlim (1884-1885), foi decidido que a partilha dos territrios seria feito de acordo com a sua ocupao efectiva, independentemente de quem os tivesse descoberto. Em 1887 o governo portugus apresentou internacionalmente o mapa corde-rosa. O ultimato Britnico: O Ultimato consistiu num telegrama enviado ao governo portugus pelas autoridades inglesas, a 11 de janeiro de 1890. A missiva exigia a retirada imediata das foras militares portuguesas mobilizadas nos territrios entre Angola e Moambique. Esta exigncia devia-se coliso entre o projeto portugus do Mapa cor-derosa (de ligar o Angola a Moambique) e o projeto Ingls de ligar o Cabo ao Cairo. Portugal acabou por ceder e no concluir o seu projeto.

Regicdio: Foi neste ambiente de descontentamento e luta poltica que, a 1 de Fevereiro de 1908 se deu o regicdio: O Rei D. Carlos I foi morto a tiro quando pelo Terreiro do Pao, no seu regresso de Vila Viosa, onde tinha enormes propriedades com ele morreu o seu filho, D. Lus Filipe O Infante D. Manuel, 2o filho, foi aclamado rei. 5 de Outubro de 1910: Na madrugada de 4 de Outubro de 1910, iniciou-se em Lisboa a Revoluo Republicana. A Revoluo Republicana saiu vitoriosa. Na manh no dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a Repblica, pondo assim fim Monarquia que, em Portugal, durou quase oito sculos. Aps a proclamao da Repblica foi criado um governo provisrio, presidido por Tefilo Braga. Diferenas entre Monarquia e Repblica: O Governo provisrio tomou varias medidas: adoptou-se uma nova bandeira o hino nacional passou a ser A Portuguesa a moeda passou a ser o escudo em vez do real estabeleceu-se a igualdade entre filhos legtimos e ilegtimos. As 1 medidas dos Republicanos: Lei da liberdade de imprensa Direito greve Lei do divrcio Descanso semanal obrigatrio ao Domingo para todos os assalariados Reforma do ensino primrio e universitrio

A 1 Repblica A Constituio Republicana: O governo provisrio Constituinte. organizou eleies para formar a Assembleia

Com a 1 Constituio da Repblica Portuguesa, aprovada a 19 de Agosto de 1911 a Constituio de 1911 -, Portugal deixou de ter como chefe de estado um rei e passou a ter um presidente da Repblica.

Poderes
Poder Legislativo (fazer as leis) Poder Executivo (governar, aplicando as leis) Poder Judicial (aplicar a justia) As principais medidas na Educao:

rgos de gesto
Congresso da Repblica ou Parlamento Presidente da Repblica Governo Tribunais

Para modernizar Portugal, os Republicanos consideravam que era necessrio melhorar a educao dos Portugueses, pois s assim o pas poderia sair do atraso em que se encontrava comparativamente a outros pases europeus. Principal preocupao dos governantes fosse alfabetizar. Infantil Primrio Secundrio Universitrio As principais medidas no Trabalho: direito greve direito a oito horas de trabalho dirio e a um dia de descanso semanal criao de um seguro obrigatrio para doena, velhice e acidentes de trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen