Sie sind auf Seite 1von 27

DRUMMOND EM TRS TEMPOS

Prof. Wilberth Claython F. Salgueiro Doutor em Cincia da Literatura, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Esprito Santo

Resumo: em I Agora serei eterno, feito um prembulo, se aponta com alguma apologia a dimenso da obra do poeta centenrio em nossas letras; em II Traos, impresses, histrias, prope-se uma apresentao geral da poesia drummondiana, destacando os principais tpicos de sua vasta produo; em III Pedras que se tocam: um poema no meio do caminho, recuperam-se alguns poemas de autores contemporneos que reescrevem parodicamente a obra de Drummond, valendo-me da teoria da desleitura de Harold Bloom. Abstract: In I Now Ill be eternal, as in a preamble, will indicate with some apologia the dimension of our centenary poet within our literary production; in II Traces, impressions, stories, a general presentation of Drummonds poetry is proposed; highlighting the main topics within his vast production; in III Stones in contact: a poem in the middle of the road, some contemporary poets who, through parody, rewrite Drummonds work will be recovered, resorting to Blooms misreading theory 1.

pro Miguel, gauche

I AGORA SEREI ETERNO2 Um dia, em versos clebres, um certo Carlos disse: E como ficou chato ser moderno. / Agora serei eterno. E parece que a sina vai-se cumprindo na data que se anuncia: o mundo, depois de Drummond, faz cem anos. Sim, porque nenhum outro poeta brasileiro se lanou tanto fora das pginas quanto o gauche itabirano.

Nascido no incio dos Novecentos, em 31 de outubro de 1902, Carlos Drummond de Andrade testemunhou a Semana de Arte Moderna, a ascenso e o ocaso da era getulista, as duas grandes guerras, a Poesia Concreta, a ditadura militar, a tecnologia irrefrevel, os novos inocentes do Leblon. Quem l sua poesia est lendo a histria pensada em versos, fazendo o vaivm entre ideologia e esttica.

Dezenas de livros formam o conjunto de sua obra literria, basicamente composta de poemas e crnicas. Misso impossvel apontar qual destas obras conteria a suma de suas variadas vertentes, desde a poltico-social at a faceta (lato sensu) ertica, passando
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 1

pelos incessantes exerccios metalingsticos. Alguns arriscam prognsticos, feito Italo Moriconi ao afirmar que Claro Enigma , sem sombra de dvida, no apenas o melhor livro de poesia do sculo, como tambm a obra mais exemplar do significado profundo do deslocamento esttico e intelectual representado pelo modernismo cannico (MORICONI, 2002, p. 90). Ao lu, como no nos reconhecermos personagens de versos to aparentemente simples que circulam e se rejuvenescem nos mais distintos crculos socioculturais: E agora, Jos?; O tempo a minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.; Mundo mundo vasto mundo, / mais vasto meu corao; Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro; Trouxeste a chave?.

A fora avassaladora da poesia de Drummond talvez venha do fato de ser uma poesia absolutamente sedutora: seduz porque quer compartilhar com o leitor as pedras de que feita. s vezes, so as pedras duras da palavra, como um soneto escuro, / seco, abafado, difcil de ler; em outras, so pedras que paralisam, para depois empurrar, nossa existncia: Stop. / A vida parou / ou foi o automvel?; por fim, h as pedras de toque deliciosamente amoroso: Carlos, sossegue, o amor / isso que voc est vendo: / hoje beija, amanh no beija, / depois de amanh domingo / e segunda-feira ningum sabe / o que ser. Sem sair de cena, Drummond (essa ausncia assimilada) nos ensina com seus versos a sermos, por momentos, eternos carlos na vida.

II TRAOS, IMPRESSES, HISTRIAS3

Carlos Drummond de Andrade estria em livro no ano de 1930, com Alguma poesia. Em j clssico artigo, Mrio de Andrade (1974, p. 26-45) d as boas-vindas ao poeta que surge, ao lado neste ano de outros trs livros, a saber: Libertinagem, de Manuel Bandeira, Pssaro cego, de Augusto Frederico Schmidt, e Poemas, de Murilo Mendes. Em que pese a argcia no detectar o acontecimento ali no calor mesmo da hora, Mrio tende a psicologizar, sem mediaes, certas figuras freqentes na obra inaugural de

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

Drummond. De todo modo, soube ver que vinha para ficar uma das vozes mais poderosas que a poesia brasileira raramente tivera. Em Alguma poesia, dedicado a Mrio de Andrade, meu amigo, aparecem indelveis o fino senso de humor que se estende ironia contida, travestidos nos modernistas poemas-piadas e de circunstncia que capturam o cotidiano em versos

predominantemente livres e em linguagem coloquial. Com emoo reservada e cultivando uma doce e melanclica nostalgia, Drummond oscila entre o trivial e o csmico, passeando entre a provncia e a cidade. O poema que abre o livro transformouse, sem exagero, no hino potico a que todos, leitores e exegetas, devemos retornar. Vale a pena rel-lo, trazendo em contracanto a verso feita por Adlia Prado:

POEMA DE SETE FACES Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo (ANDRADE, 1992, p. 4).

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

Parodiando Alfredo Bosi ao referir-se Carta de Caminha, diria que este poema a prpria certido de nascimento do poeta. Revirado de ponta-cabea, as faces expostas ao pblico antecipam-se ao corpo, mostrando j as idiossincrasias do sujeito lrico. Em livrete recentemente lanado na coleo Folha Explica, Francisco Achcar elenca, de forma resumida, que mscaras o poeta escolhe para exibir, estrofe a estrofe: o poeta desajeitado, desajustado, gauche (1); o olhar erotizante e distanciado (2); a perplexidade, jamais perdida, diante do mundo (3); a relao sempre problemtica com o outro, possivelmente o prprio poeta (4); o desencanto, em tom elegaco, frente transcendncia (5); a reflexo quanto ao poder transformador ou conservador da palavra (6); a blague anti-romntica e auto-irnica (7) (ACHCAR, 2000, p. 2O-23).

Tamanha a fora desse poema fundador que outros poetas o tomam como modelo: modelo, sim, mas no de servilismo. A referncia j reverncia. Rapidamente, para que avancemos, recorde-se o tambm conhecido Com licena potica, de Adlia Prado:

Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher; esta espcie ainda envergonhada. Aceito os subterfgios que me cabem, sem precisar mentir. No sou to feia que no possa casar, acho o Rio de Janeiro uma beleza e ora sim, ora no, creio em parto sem dor. Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos dor no amargura. Minha tristeza no tem pedigree, j a minha vontade de alegria, sua raiz vai ao meu mil av. Vai ser coxo na vida maldio pra homem. Mulher desdobrvel. Eu sou (PRADO, 1991, p. 11).

Num gesto de pura rebeldia amorosa e edipiana, Adlia nega para poder afirmar-se. Repete, enviesada, a estratgia drummondiana ao colocar seu poema tambm como abertura do seu livro de estria, Bagagem, de 1976. Italo Moriconi encerra seu importante e j citado livro, Como e por que ler a poesia brasileira do sculo XX, exatamente com este poema de Adlia, a partir da idia de que o pastiche ps-

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

modernista apropria-se das palavras sagradas do passado e lhes d uma outra direo. E arremata: Se no Poema de sete faces quem fala um eu (o de Carlos) como projeo do eu universal que todo indivduo macho , em Com licena potica, de Adlia, o eu por detrs do poema no plural, esse ns, um sujeito plural. A espcie. Espcie ainda envergonhada, diz a poeta. E ns completamos: ainda enrustida, ainda recalcada, ainda oprimida, em muitos casos. Mas a poeta lamenta um pouco sua sorte: carregar bandeira (a bandeira da mulher) cargo muito pesado. No fcil ser mulher num mundo de homens. Ser mulher sina e obriga a fazer concesses: Aceito os subterfgios que me cabem, sem precisar mentir. (MORICONI, 2002, p. 145). A Alguma poesia pertencem prolas como Infncia (E eu no sabia que minha histria / era mais bonita que a de Robinson Cruso.), Toada do amor (E o amor sempre nessa toada: / briga perdoa perdoa briga. // No se deve xingar a vida, / a gente vive, depois esquece. / S o amor volta para brigar, / para perdoar, / amor cachorro bandido trem. // Mas, se no fosse ele, tambm / que graa que a vida tinha? // Mariquita, d c o pito, / no teu pito est o infinito.), Poltica literria, Poesia, Cidadezinha qualquer, Anedota blgara, Cota Zero, Explicao (Se meu verso no deu certo, foi seu ouvido que entortou. / Eu no disse ao senhor que no sou seno poeta?), o antolgico No meio do caminho, ao qual retornarei, e o impagvel Quadrilha:

Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria.

Ser total coincidncia que, nesta quadrilha em que os pares no se encontram, haja, como no Poema de sete faces, tambm sete personagens? Joo, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim, Lili e ningum / J. Pinto Fernandes seguem destinos mpares, imprevistos, incorrespondentes. Fulgura aqui a mestria do poeta ao construir seu poema em hbeis e sutis paralelismos sintticos e rtmicos, que, no entanto, desmoronam em mbito semntico. A quadrilha dana e bando se faz de desencontros para, enfim, se
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 5

desfazer com a entrada de um elemento estranho ao grupo, tratado, ao contrrio de todos, pela inicial e pelos sobrenomes, J. Pinto Fernandes, em que se destaca a aluso algo zombeteira da supremacia falocntrica do sujeito que no tinha entrado na histria mas leva vantagem sobre os precedentes. Na maravilhosa e danante cano Flor da idade, de 1975, Chico Buarque retoma a quadrilha drummondiana, atualizando-a em carnavalizada e plurissexual verso, bem ao modo da liberao comportamental dos nossos anos setenta:

Carlos amava Dora que amava Lia que amava La que amava Paulo que amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava Dora que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha (HOLANDA, 1975).

Aqui, com Chico, homens amam mulheres que amam mulheres que amam homens que a outros homens amam numa corrente que une toda a quadrilha. Em Autobiografia para uma revista, Drummond comenta que seu primeiro livro, Alguma poesia, traduz uma grande inexperincia do sofrimento e uma deleitao ingnua com o prprio indivduo. Na seqncia, afirma categoricamente: Entendo que poesia negcio de grande responsabilidade, e no considero honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor-de-cotovelo, falta de dinheiro ou momentnea tomada de contato com as foras lricas do mundo, sem se entregar aos trabalhos cotidianos e secretos da tcnica, da leitura, da contemplao e mesmo da ao. At os poetas se armam, e um poeta desarmado , mesmo, um ser merc de inspiraes fceis, dcil s modas e compromissos. Infelizmente, exige-se pouco do nosso poeta; menos do que se reclama ao pintor, ao msico, ao romancista... (ANDRADE, 1992, p. 1344-1345).

Torna-se sobremaneira fundamental divulgar tais pensamentos de Drummond quanto arte de fazer poesia, posto que a aparente simplicidade de seus poemas tem alimentado de equvocos e iluses uma srie de poetastros. Dir Silviano Santiago no Posfcio ao livro Farewell: Drummond o poeta que recebeu a maior consagrao por parte da crtica, tanto da militante em jornais, quanto daquele outra que ocupa a ctedra das
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

escolas e que, diante de mais jovens, reelabora os poemas dele na sala de aula. Esse desconcerto entre simplicidade e qualidade, alis, tema recorrente na vasta bibliografia crtica sobre Drummond (SANTIAGO, 1996, p. 107).

Nesse sentido, tambm impera a lembrana de certas lies de poetas-crticos, como Ezra Pound, de rigor sem condescendncia. Ao estabelecer princpios para o ato potico, Pound objetivo: Para comear, considere as trs proposies (exigncia de tratamento direto, economia de palavras, e seqncia da frase musical) no como dogma nunca considere coisa alguma como dogma mas como resultado de uma longa meditao a qual, mesmo que seja de outrem, pode merecer considerao (POUND, 1991, p. 11). Para ler (curtir, estudar) a poesia de Drummond, no envelheceram as espcies de poesia propostas por Pound: na melopia, as palavras esto carregadas acima e alm de seu significado comum, de alguma qualidade musical que dirige o propsito ou tendncia desse significado; na fanopia, prevalece o conjunto de imagens de que se nutre o poema; e na logopia, a dana do intelecto entre palavras, isto , o emprego das palavras no apenas por seu significado direto mas levando em conta, de maneira especial, os hbitos de uso, do contexto que esperamos encontrar com a palavra, seus concomitantes habituais, suas aceitaes conhecidas e os jogos de ironia (p. 37). Drummond tinge os versos com suave e significativa sonoridade (melopia), desenhando com traos minimalistas paisagens, pessoas e situaes (fanopia). Mas sua poesia hegemonicamente logopaica, posto que a atravessam, sempre, pensamentos que produzem pensamentos. Ao ler (estudar, curtir) a poesia de Drummond nosso lirismo se ilumina, e passamos a nos exercer no mximo das nossas foras ativas.

Quatro anos depois, em 1934, vem a lume Brejo das almas. Outras prolas se inscrevem no imaginrio de nossa historiografia potica: Soneto da perdida esperana (Perdi o bonde e a esperana. / Volto plido para casa.), O amor bate na aorta (O amor bate na porta / o amor bate na aorta, / fui abrir e me constipei), No se mate, Segredo, Necrolgio dos desiludidos do amor. J os ttulos dos poemas justificam o que disse John Gledson: um livro sobre o fracasso (GLEDSON, 1982, p. 16).

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

O livro seguinte, Sentimento do mundo, de 1940, traz em plenitude o que Affonso Romano de SantAnna denominou de eu menor que o mundo (SANTANNA, 1980), caracterizando a oscilao constante nas relaes do sujeito lrico com o seu entorno. Clssicos aqui so o poema-ttulo Sentimento do mundo, Confidncia do itabirano (Itabira apenas uma fotografia na parede. / Mas como di!), O operrio no mar, Congresso internacional do medo, Os mortos de sobrecasaca, Inocentes do Leblon, Os ombros suportam o mundo (Chega um tempo em que no se diz mais: meu Deus. / Tempo de absoluta depurao.), Mos dadas, Mundo grande (No, meu corao no maior que o mundo. / muito menor. / Nele no cabem nem as minhas dores.) O hbito de sofrer, que tanto me diverte (Confidncia do itabirano), perpetua-se, mas diludo, em Jos, de 1942. Dentre tantos, trs poemas emergem: a ertica verbal, com a batalha travada entre o poeta e a palavra, de O lutador (Lutar com palavras / a luta mais v. / Entanto lutamos / mal rompe a manh.); o questionamento do sentido da existncia humana, com A mo suja (Minha mo est suja. / Preciso cort-la. / No adianta lavar. / A gua est podre.); a aguda desesperana e a mscara que permite ligar a extrema solido do poeta dor universal aparecem em Jos (Com a chave na mo / quer abrir a porta, / no existe porta; / quer morrer no mar, / mas o mar secou).

Com seu quinto livro de poemas, A rosa do povo, de 1945, Drummond se instaura definitivamente como um cnone da altssima poesia brasileira. Feito de sensaes, reminiscncias, reflexes e desiluses do imediato ps-guerra, A rosa do povo envereda por um realismo social (francamente ao lado dos oprimidos e miserveis, sem demagogias populistas) enquanto firma uma noo mais ntida do processo de criao: complexos, duros, cruis so os tempos da opresso. Para falar novamente com Affonso Romano, agora, nem maior nem menor, o poeta se sente igual ao mundo. Deve, com sua arma, a palavra, ajudar a combater os horrores do mundo, os horrores de Auschwitz.

Data dessa poca, exatamente de 11-II-45, uma importantssima carta do amigo Mrio de Andrade, em que se diz: Pela primeira vez se imps a mim o meu, o nosso destino de artistas: a Torre de Marfim. (...) Porque, est claro, a torre-de-marfim no quer nem pode significar no-se-importismo e arte-purismo. Mas o intelectual, o artista, pela sua natureza, pela sua definio mesma de no-conformista no pode perder a sua profisso,
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 8

se duplicando na profisso de poltico. (...) da sua torre-de-marfim que ele deve combater, jogar desde o guspe at o raio de Jpiter incendiando cidades. Mas da sua torre. Ele pode sair da torre e ir brotar uma bomba no Vaticano, na Casa Branca, no Catete, em Meca. Mas sua torre no poder ter nunca pontes nem subterrneos. Estou assim: fero, agressivo, enojado, intratvel e tristssimo (ANDRADE, 1982, p. 243).

Hoje, em tempos de guerra (guerra urbana, rural, internacional, intertnica, de classes: por espao, terra, dignidade, respeito e dinheiro), reler A rosa do povo concordar com Italo Calvino, em Por que ler os clssicos, quando define, nas duas ltimas vezes, o clssico como aquilo que tende a relegar as atualidade posio de barulho de fundo, mas ao mesmo tempo no pode prescindir desse barulho de fundo e tambm, enfim, como aquilo que persiste como rumor mesmo onde predomina a atualidade mais incompatvel (CALVINO, 1993, p. 15).

L, em A rosa do povo, esto os poemas que esperam ser lidos, luz dos dias que correm: Considerao do poema (Tal uma lmina, / o povo, meu poema, te atravessa.), Procura da poesia, A flor e a nusea (As coisas. Que tristes so as coisas, consideradas sem nfase.), O medo, Nosso tempo (O poeta / declina de

toda responsabilidade / na marcha do mundo capitalista / e com suas palavras, intuies, smbolos e outras armas / promete ajudar / a destru-lo / como uma pedreira, uma floresta, / um verme.), poro, Nova cano do exlio, O mito,
Caso do vestido, O elefante, Morte do leiteiro (Da garrafa estilhaada, / no ladrilho j sereno / escorre uma coisa espessa / que leite, sangue... no sei. / Por entre objetos confusos, / mal redimidos da noite, / duas cores se procuram, / suavemente se tocam, / amorosamente se enlaam, / formando um terceiro tom / a que chamamos aurora.), Morte no avio, Consolo na praia, Carta a Stalingrado, Canto ao homem do povo Charles Chaplin (Dignidade da boca, aberta em ira justa e amor profundo, / crispao do ser humano, rvore irritada, contra a misria e a fria dos ditadores, / Carlito, meu e nosso amigo, teus sapatos e teu bigode caminham numa estrada de p e esperana.).

Aps Novos poemas, de 1949, outro estrondo no panorama da poesia brasileira, com Claro enigma, de 1951, que tanta celeuma provocou j com a epgrafe de Paul Valry:
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

Les vnements mennuient. Teria o poeta esgotado o veio social, tirando o p que firmara com contundncia em solo histrico? Em texto pouco lido, Srgio Buarque de Holanda arrisca um diagnstico que diria seguro: Quando muito pode-se dizer que o humanismo caracterstico dos primeiros livros, coado, j agora, por uma experincia maior da vida e dos homens, tende a diluir-se numa ingaia cincia de madureza, que j no consegue surpreender-se e nem indignar-se, pois sabe o preo exato dos amores, dos cios, dos quebrantos (HOLANDA, 1996, p. 507). Que dizer de obras-primas como o quinto poema do livro Confisso?

No amei bastante meu semelhante, no catei o verme nem curei a sarna. S proferi algumas palavras, melodiosas, tarde, ao voltar da festa. Dei sem dar e beijei sem beijo. (Cego talvez quem esconde os olhos embaixo do catre.) E na meia-luz tesouros fanam-se, os mais excelentes. Do que restou, como compor um homem e tudo que ele implica de suave, de concordncias vegetais, murmrios de riso, entrega, amor e piedade? No amei bastante sequer a mim mesmo, contudo prximo. No amei ningum. Salvo aquele pssaro vinha azul e doido que se esfacelou na asa do avio (ANDRADE, 1992, p. 202).

Poemas como esse legitimam a radical afirmao feita no incio, por Italo Moriconi, que repriso: Claro Enigma , sem sombra de dvida, no apenas o melhor livro de poesia do sculo, como tambm a obra mais exemplar do significado profundo do deslocamento esttico e intelectual representado pelo modernismo cannico. Naturalmente, o interesse do crtico confessadamente didtico, visando a um pblico mais amplo, da tais afirmaes de efeito. Lembremos que so de Claro enigma Sonetilho do falso Fernando Pessoa, Memria (Amar o perdido / deixa confundido / este corao. // Nada pode o olvido / contra o sem sentido / apelo do No. // As coisas tangveis / tornam-se insensveis / palma da mo. // Mas as coisas findas, / muito mais que lindas, / essas ficaro.), Ser, Oficina irritada, Os bens e o sangue, A mesa, A mquina do mundo. Os trs ltimos citados, por exemplo, so poemas longos,

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

10

difceis, intrincados. Recentemente, fazendo jus complexidade do poema drummondiano, Haroldo de Campos lanou A mquina do mundo repensada, relendo a um s tempo o poema que inspira o ttulo, os Lusadas de Cames, e a obra mxima de Dante.

Depois desse stimo livro de poemas, ainda mais de uma dezena de novos ttulos viro se somar. A linha geral uma tendncia paulatina ao chamado memorialismo potico. Drummond comea a repassar a vida e, nesse recordar individual, a histria coletiva se denuncia. J o ttulo seguinte tensiona o prprio e o geral: Fazendeiro do ar (1953). Em A vida passada a limpo (1959) sonetos belssimos (como os dois Sonetos do pssaro) se misturam a homenagens em tom menor. Lio de coisas, de 1962, traz experimentaes, novas oferendas, o antiblico A bomba, o logopaico Isso aquilo, o fanopaico Cermica (Os cacos da vida, colados, formam uma estranha xcara. // Sem uso, / ela nos espia do aparador.).

A esta altura, creio j termos percorrido um recorte suficiente da obra de Drummond que, sem dvida, foi canonizada pelos leitores e pelos crticos. H um texto precioso e preciso de Antonio Candido, de 1965, Inquietudes na poesia de Drummond, que trata da poesia do mineiro de 1930 a 1962. De sada, interessa-nos a reflexo que faz Candido ao atribuir semelhanas da poesia de Lio de coisas (62) de Alguma poesia (30) e Brejo das almas (34): em ambos os momentos, o poeta parece relativamente sereno do ponto de vista esttico em face da sua matria, na medida em que no pe em dvida (ao menos de maneira ostensiva) a integridade do seu ser, a sua ligao com o mundo, a legitimidade da sua criao (CANDIDO, 1995, p. 111). Mas entre as obras que vo de 1935 e 1959, percebe-se uma desconfiana aguda do ser e do mundo. Podese ento dizer que sua obra se polariza em problemas sociais e individuais, permeados pela questo do problema da expresso. Dessa trade (sujeito, mundo, expresso) surgem as inquietudes, a cujo servio estar a metfora do torto: Na obra de Drummond, essa toro um tema, menos no sentido tradicional de assunto, do que no sentido especfico da moderna psicologia literria: um ncleo emocional a cuja volta se organiza a experincia potica (p. 114-115).

Tais inquietudes se daro de forma diversa: nusea, sujeira, estados angustiosos de sonho, sufocao, sepultamento (emparedamento; morte antecipada), sentimento de
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 11

culpa, negao do ser, automutilao tudo isso acaba solidificando a imagem melanclica da poesia drummondiana. Mas, adverte Candido, o poeta tempera tais inquietudes com um humorismo cido, que dissolve um pouco a dor da existncia, em que se inclui a procura v da palavra perfeita. Da, dois motivos avultam: o obstculo e o desencontro, de que so exemplos No meio do caminho e Quadrilha.

Antonio Candido traa, a partir de uma outra inquietude, uma hiptese bem instigante: esse caminhar de Drummond em direo poesia memorialstica, essa busca do passado atravs da famlia e da paisagem natal constituiria uma soluo de encontro entre o pessoal e o social, hiptese que teria sua configurao exemplar em Os bens e o sangue. Compondo o crculo maior que perpassa as outras inquietudes, h a meditao constante e por vezes no menos angustiada sobre a poesia (p. 139). No livro inaugural, Alguma poesia, domina a idia de que a poesia vem de fora, dada sobretudo pela natureza do objeto potico, como em Poema que aconteceu: Nenhum desejo neste domingo / nenhum problema nesta vida / o mundo parou de repente / os homens ficaram calados / domingo sem fim nem comeo. // A mo que escreve este poema / no sabe que est escrevendo / mas possvel que se soubesse / nem ligasse. J em Brejo das almas, a legitimidade da poesia bruscamente questionada, tornando-se ela prpria uma espcie de objeto. A seguir, em Sentimento do mundo e Jos, ocorre o mallarmeano embate com a palavra, como em O lutador, chegando a becos de fato sem sada. Em A rosa do povo, essa luta se intensifica, como se intensificam os questionamentos sociais. Se Bandeira desentranhava do cotidiano a poesia, Drummond a desentranhar diretamente da palavra, num processo de dessublimao crescente que comea com Lio de coisas.

De tudo que resta dito at o momento, para que no nos acomodemos na impossibilidade da sntese, resumamos: so mltiplas, sim, mas possveis de rastrear uma esttica drummondiana. Aparentemente dispersa, sua obra veio se construindo como um projeto em que as questes e as formas em que se expressam se pulverizam, mas podem ser resgatadas num esforo analtico-interpretativo. Sabendo indissociveis as poundianas espcies de poesia, podemos no entanto considerar, genericamente, a poesia de Drummond centrada prioritariamente em jogos logopicos,
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 12

tendo os fundamentos da melopia e da fanopia um carter suplementar imprescindvel. Drummond seria, para usar expresso de Roland Barthes em O prazer do texto, um Pensa-frases. Ou, dito de outro modo em Crtica e verdade pelo mesmo Barthes, o escritor no pode definir-se em termos de funo ou de valor, mas apenas por uma certa conscincia de fala. escritor todo aquele para quem a linguagem constitui um problema, todo aquele que experimenta a sua profundidade, no a sua instrumentalidade ou beleza (BARTHES, 1987, p. 46).

Em suma, como props Antonio Candido, podemos afirmar que as inquietudes bsicas da poesia drummondiana giram em torno do estar-no-mundo e os impasses ticos e estticos que da derivam.

Para suspender esse captulo em que se passeia pelas obras cannicas de Drummond, vamos dar um salto nas obras ditas memorialsticas, sobretudo as compostas pela trilogia Boitempo, e dizer duas palavras acerca das obras postumamente publicadas O amor natural e Farewell. Ainda na toada do resumo, no seria demasiadamente equivocado dizer que elas se completam se pensarmos em termos de eros e tanatos. Na primeira delas, destaque-se o fetiche do poeta pela bunda som, imagem e estrutura. Um dos vrios poemas dedicados e/ou construdos a partir do ertico objeto ganhou lugar de honra na antologia Os cem melhores poemas brasileiros do sculo (alis, Drummond o poeta com maior nmero de poemas na seleo). Ei-lo:

A BUNDA, QUE ENGRAADA A bunda, que engraada. Est sempre sorrindo, nunca trgica. No lhe importa o que vai pela frente do corpo. A bunda basta-se. Existe algo mais? Talvez os seios. Ora murmura a bunda esses garotos ainda lhes falta muito que estudar. A bunda so duas luas gmeas em rotundo meneio. Anda por si na cadncia mimosa, no milagre de ser duas em uma, plenamente. A bunda se diverte por conta prpria. E ama. Na cama agita-se. Montanhas avolumam-se, descem. Ondas batendo
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 13

numa praia infinita. L vai sorrindo a bunda. Vai feliz na carcia de ser e balanar. Esferas harmoniosas sobre o caos. A bunda a bunda, redunda (ANDRADE, 1993, p. 25-26).

Em 1985, justificando o ineditismo deste livro, Drummond diz: (...) eu no sei quando sair. Nem mesmo se sair. Ele est guardado na gaveta, sem pressa nenhuma. So poemas erticos, que eu tenho guardado, porque h no Brasil no sei se no mundo , no momento, uma onda que no de erotismo. de pornografia. E eu no gostaria que os meus poemas fossem rotulados de pornogrficos. Pelo contrrio, eles procuram dignificar, cantar o amor fsico, porm sem nenhuma palavra grosseira, sem nenhum palavro, sem nada que choque a sensibilidade do leitor. uma coisa de certa elevao. Ento, isso fica guardado para tempos melhores, em que haja uma possibilidade maior de ser lido, compreendido, e no ridicularizado ou atacado como se fosse coisa de velho bandalho... Eu no quero ser chamado disso no. (apud BARBOSA, 1987, p. 8).

Uma anlise de ordem estilstica que se detenha no ritmo (alternncia entre slabas tonas e tnicas, o corte dos versos) e nos jogos sonoros (basicamente assonncia e aliterao nasalizante) perceber como o poema desenha uma imagem acstica da bunda, ao tempo em que, a partir dela, constri consideraes que transcendem o corpo com sensibilidade e suave humor.

De Farewell, destacaria o conjunto de 32 poemas dedicados a obras plsticas (3 esculturas e 29 quadros) intitulado Arte em exposio. Recentemente, tive a feliz oportunidade de orientar na UFES a dissertao Poemas e pinturas em exposio: visitando quadros e a poesia de Carlos Drummond, de Mrcia Jardim Calgaro. So poemas em que a percia do observador de artes se realiza na elaborao dos versos, que passam a funcionar tambm como um guia possvel (bem pessoal, naturalmente) de entendimento potico-cognitivo das pinturas. Para se ter uma idia do trabalho de leitura intersemitica que Drummond leva a cabo, fiquemos com a leitura de dois poemas referentes a dois quadros bastante conhecidos:

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

14

O GRITO (Mnch) A natureza grita, apavorante. Doem os ouvidos, di o quadro. GIOCONDA (Da Vinci) O ardiloso sorriso alonga-se em silncio para contemporneos e psteros ansiosos, em vo, por decifr-lo. No h decifrao. H o sorriso.

No posfcio ao livro, Silviano Santiago aponta que Drummond raramente aprecia o todo do quadro, ou seja, os diversos movimentos da sua composio. Trata-se antes de um olho crtico seletivo e, principalmente, obsessivo. Seus olhos vo diretamente ao detalhe que d forma ao quadro ou escultura e que, para ele, ilumina o todo, se ilumina sob a forma de poema (SANTIAGO, 1996, p. 128). maneira do punctum barthesiano, de que fala em A cmara clara, Drummond transita pela arte verbal tendo como tela de fundo grandes clssicos da pintura universal. Ento, que a celebrrima Gioconda de que nos fala o poeta sirva de enigmtico guia para o captulo final desse excurso, agora adentrando caminhos de pedra.

III PEDRAS QUE SE TOCAM: UM POEMA NO MEIO DO CAMINHO 4


drummond perdeu a pedra: drummundano Soneterapia, de Augusto de Campos

PEDRA FUNDAMENTAL Poema basilar da literatura brasileira, No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade, j produziu centenas de pardias, pastiches e apropriaes poticas e crticas de toda ordem. O prprio Drummond, em 1967, encarregou-se de organizar um interessantssimo livro Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema (ANDRADE, 1967) em que reuniu parte das polmicas envolvendo o poema, desde o elogio da genialidade ao escrnio puramente rancoroso. A pedra drummondiana representa, ainda, beira do terceiro milnio, um obstculo que os poetas novos (o efebo) devem enfrentar para que possam postular o ingresso na tradio. Os movimentos de desleitura propostos por Harold Bloom, em A angstia da influncia REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 15

uma teoria da poesia, serviro de base para o exerccio comparativo entre o poema-pai e os poemas-filhos de Ana Cristina Cesar (pedra lume), Bith (uma pedra a mais) e Carlito Azevedo (A leitura que faltava).

Este resumo antecipa a vontade de interagir discursos de naipes suplementares como a recuperao historiogrfica de um poema (de Drummond), a persecuo terica de um conceito (de desleitura) e a anlise comparativa dos quatro poemas referidos. Pretendo, ento, dividir o tempo restante em trs etapas: primeiramente, em Pedra de escndalo, apresentar alguns dados significativos retirados do livro organizado por Drummond; na seqncia, em Pedra filosofal, sintetizar as seis razes revisionrias propostas por Bloom; finalizando, em Pedra de toque, averiguar os diversos efeitos parodsticos dos poemas selecionados, num vis comparativo.

PEDRA DE ESCNDALO

NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

No meio do caminho foi escrito em fins de 1924 ou incio de 25 e publicado, pela primeira vez, em 1928, na primeira pgina do n 3 da Revista de Antropofagia e, depois, no livro Alguma poesia, de 1930, sobre o qual, alis, comentou Medeiros de Albuquerque, no Jornal do Comrcio, de 8-6-1930: O ttulo diz: alguma poesia; mas inteiramente inexato: no h no volume nenhuma poesia...

Na apresentao do livro Uma pedra no meio do caminho - biografia de um poema, Arnaldo Saraiva, desde j inserido na tribo dos simpatizantes ao poema, alerta para o imediato estranhamento provocado pelo poema de Drummond, definindo o momento de
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 16

ento: Com o olho, ou ouvido, educado dentro dos esquemas parnasianos, quando no (ultra-)romnticos, no poderiam esses comuns leitores descortinar poesia onde faltava o grande tema a frase-bombstica, a pompa verbal, a solenidade meldica. (p. 9)

Dentre os comentrios do prprio autor acerca da obra que tanto furor causou, destaco o esclarecimento da relao entre o no meio do caminho de Drummond e o Nel mezzo del cammin di nostra vita de Dante. Segundo Saraiva, o poeta mineiro ter-lhe-ia informado que na data em que escreveu No meio do caminho ainda no tinha lido a Divina Comdia, mas que, sendo o verso inicial deste livro to popularizado e glosado pela literatura ocidental, lcito admitir que deixara eco em seu poema. (p. 10) Diante de tanta celeuma produzida por um artefato esttico, o autor relata a impresso que queria transmitir na fatura do poema, em entrevista publicada no Dirio de Minas, de Belo Horizonte, em 14-11-1954: Mas mesmo chateao o que estava sentindo. Queria dar a sensao de monotonia, no sentiu essa sensao?. A biografia do poema acusa que, apesar das acirradas divergncias de gosto e de interpretao desde o seu aparecimento, somente na sua adolescncia, a partir de 1940, o poema passou a ser alvo intenso de ataques ou elogios. So quatro as hipteses mais provveis para tal recrudescimento: 1) o fato de o poeta exercer um cargo poltico importante, o de Chefe de Gabinete do ministro Gustavo Capanema, e, portanto, ter-se tornado uma pessoa mais pblica, de prestgio e exposta; 2) a prpria projeo do poeta, com outros dois livros publicados Brejo das Almas, 1934 e Sentimento do Mundo, 1940 depois do Alguma poesia, 1930; 3) com a ascenso da gerao conservadora de 45, um grupo de poetas (?) dedicou-se oposio aos procedimentos iconoclsticos modernistas. Conforme Arnaldo Saraiva, Ledo Ivo chegaria mesmo a escrever que era necessrio jogar uma pedra na vidraa da janela de Drummond e voltar a Bilac; 4) por fim, foram fundamentais para trazer tona o debate sobre o poema, trs artigos blicos e ressentidos de Gondin da Fonseca, em 1938, no Correio da Manh, jornal de grande circulao na poca.

Num desses artigos, de 9 de julho, o articulista investe, com visvel irritao, contra o poema e contra o poeta, demonstrando radical intolerncia e incompreenso crtica: O Sr. Carlos Drummond difcil. Por mais que esprema o crebro no sai nada. V uma pedra no meio do caminho, coisa que todos os dias sucede a toda gente (mormente
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 17

agora que as ruas da cidade inteira andam em conserto) e fica repetindo a coisa feito papagaio. [Cita trecho] Homem! E no houve uma alma caridosa que pegasse nessa pedra e lhe esborrachasse o crnio com ela?

Pouco tempo depois, em 26 de agosto, o mesmo Gondin no mesmo jornal, visando ridicularizao do poema drummondiano, publica a sua verso ou, diria melhor, a sua averso:

Eu tropecei agora numa casca de banana. Numa casca de banana! Numa casca de banana eu tropecei agora. Ca para trs desamparadamente, E rasguei os fundilhos das calas! Numa casca de banana eu tropecei agora. Numa casca de banana Eu tropecei agora numa casca de banana!

Se o poema produziu pardias ridicularizantes como esta, tambm poca instigou homenagens mais densas que optaram em resgatar a pedra de Drummond no sentido primeiro de obstculo existencial, como neste soneto de Joo Alphonsus, intitulado A pedra no caminho, publicado na Folha da manh, de 25-10-1942:

No meio do caminho sem sentido Em que a minha retina se cansava, Em face ao meu esprito perdido Naquela lassido estranha e escrava, No meio do caminho sem sentido, S uma pedra... Nada mais se achava! Que tudo se perdeu no amortecido, Morto marasmo de vulco sem lava... Que tudo se perdeu na estrada infinda... S a pedra ficou sob o meu passo E na retina se conserva ainda! Nem corao, furor, dio, carinho, Nada restou seno este cansao, A pedra, a pedra, a pedra no caminho!

Registre-se ainda o testemunho crtico de Mrio de Andrade, que, em duas cartas a Drummond, a primeira, sem data, de 1924 ou 25, e a segunda, de 1-8-1926, assim se referiu ao poema: O No meio do caminho formidvel. o mais forte exemplo que
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 18

conheo, mais bem frisado, mais psicolgico de cansao intelectual.; Acho isto formidvel. Me irrita e me ilumina. smbolo.

Para se ter uma noo mais prxima do efeito explosivo que teve a pequena obra do gauche mineiro, alinho alguns qualificativos e algumas expresses sobre ela: pilhria (Henri), bobagem (Cavaradossi), poema gozado (Augusto Linhares), poemeto futurista, marca indelvel de uma fase de loucura da literatura brasileira (Paula Reis), sopa de pedra, divina comdia da estultcie (Gondin da Fonseca), pitorescos versinhos (James Priesti), no que (...) apresente qualquer coisa de excepcional (Paulo Mendes Campos), poema mais caracterstico da nossa poca to prosaica e to agitada (Joo Alphonsus), Mensagem to simples e impressionante (Soares de Faria), pequeno (e bom) poema (Rubem Braga), estupendo (Alcntara Machado), poema formidvel de desalento (Manuel Bandeira), o poema mais srio, o poema que ns todos desejaramos ter escrito (Cyro dos Anjos), completamente agradvel, impressionante e desorientador (Paulo Mendes de Almeida), sem beleza, porm extremamente exuberante de poesia (Octvio de Freitas Jnior), coisa mais desesperadamente humana e angustiada que se possa imaginar (Pedro Vergara), a melhor cousa do mundo (Prudente de Morais, neto). Em sntese, referindo-se repercusso do poema, Drummond foi cido / lcido / at o osso ao dizer, no Estado de S. Paulo, em 8-1-1966, que serviu at hoje para dividir no Brasil as pessoas em duas categorias mentais. Encerremos essa pedra de escndalo, firmando-nos com Murilo Mendes, num de seus murilogramas, de 1965, a Drummond:

NO RASTRO DO POEMA No meio do caminho da poesia selva selvaggia Territrio adrede Desarrumado Onde palavras-feras nos agridem Encontrei Carlos Drummond de Andrade esquiptico fino flexvel cido lcido at o osso.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

19

PEDRA FILOSOFAL J passaram pela esteira aberta pelo poema No meio do caminho de Drummond muitas apropriaes de carter intertextual. Neste trabalho, no me interessam possveis significados imanentes do poema original e de seus sucessores. Antes, instiga-me outra questo: a possibilidade de se transformar a pedra do poema na prpria metfora do pai que se quer superar, de algum modo. Drummond, sem dvida, representa no quadro da histria da poesia brasileira um cnone, marco de referncia, obstculo a ser transposto. Drummond vira ento a prpria pedra para o poetas jovens, desejosos de se instaurarem na tradio dos poetas fortes. Mas no meio do caminho tem um Drummond.

Em seu livro A angstia da influncia: uma teoria da poesia (BLOOM, 1991), Harold Bloom desenvolve reflexes de interesse para este estudo. Ali, Bloom, algo firmado numa genealogia nietzschiana e, sobretudo, freudiana, discorre sobre as relaes de cunho edipiano entre o poeta jovem, efebo, fraco, filho, que, em direo prpria autonomia, deve se libertar do poeta forte, do poeta pai, do poeta canonizado. A essa libertao Bloom nomeia desapropriao ou desleitura e para ela prope seis tipos de atuao ou movimentos de desleitura ou, ainda, razes revisionrias.

Para Bloom, o pior que pode acontecer a um poeta sacralizar a obra do poeta admirado, tornar-se subserviente e incapaz de reao, ofuscado pela fora do outro do qual retira o alimento para a prpria fraqueza, qual parasita. Da ter buscado em Kierkegaard a imagem da ruptura que faz crescer: "Quando duas pessoas se apaixonam, e comeam a sentir que foram feitas uma para a outra, ento hora de romper, pois ao prosseguirem no tm nada a ganhar, e tudo a perder" (p. 64). A despeito das polmicas que envolvem os escritos de Bloom e a teoria da angstia da influncia, cuja prtica analtica teve no livro Um mapa da desleitura seu efetivo exerccio, tal como seu cnone ocidental, vitalizaram, para o bem ou para o mal, o debate no circuito acadmico mundial , aqui assumo o carter central da idia bloomiana de que os textos existem em relao, e a possibilidade de estabelecer valores, linhagens, disputas, foras sempre relacional. "O significado de um poema s pode
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

20

mesmo ser um poema: outro poema algum outro poema, diferente de si. E tambm no qualquer poema, escolhido de uma maneira totalmente arbitrria, mas algum poema essencial e de um precursor indubitvel, mesmo que o efebo jamais tenha lido esse poema" (p. 107).

Saber ler, portanto, o jogo de relaes que se trava na histria da poesia tarefa de uma crtica, tambm, forte, que cria seu paideuma e o coloca em conflito. Esta crtica dever ter a arte de descobrir os caminhos secretos levando de poema a poema" (p. 134). O leitor forte detecta, ento, exercendo seu repertrio particular e traando pontos comparativos, a luta entre poetas pela supremacia da obra. Se o poeta precursor possui, per si, a prioridade (natural) e a autoridade (espiritual), o poeta posterior possui o espao contemporneo da atuao. Ele age contra a paixo, o amor, a admirao, a sublimao, o respeito: o poeta, para ser forte, deve agir justamente contra a canonizao que congela, correndo, no entanto, o risco de, vencedor, tomar seu lugar no panteo.

A proposta de Bloom para a deteco do modo de relao entre o poeta efebo e o poeta pai inclui seis razes revisionrias. Como nos diz em Um mapa da desleitura, o amor inicial pela poesia do precursor rapidamente transformado em disputa revisionria, sem a qual a individuao impossvel (BLOOM, 1995, p. 22). Eis, resumidamente, os movimentos de desleitura propostos: 1) Clinamen: desleitura ou desapropriao potica, propriamente dita; movimento corretivo; 2) Tessera: complementao e anttese (preserva os termos, mas altera o significado, "como se o precursor no tivesse ido longe o bastante"); 3) Kenosis: descontinuidade, esvaziamento; "o poeta posterior supostamente se torna humilde (...) o precursor tambm se v esvaziado"; 4) Demonizao: "O poeta posterior se apresenta aberto ao que acredita ser uma potncia no poema-ascendente que no pertence, de fato, a este, mas sim a uma extenso ntica imediatamente alm do precursor."; 5) Askesis: autopurgao, isolamento, diminuio; "as virtudes do precursor tambm se vem truncadas"; 6) Apophrades: retorno dos mortos; "como se o segundo poeta houvesse, ele mesmo, escrito a obra caracterstica de seu precursor".

Arthur Nestrovski, tradutor e apresentador do livro A angstia da influncia, retoma o belo conto de Borges, "Kafka y sus precursores", em que se relativiza a questo da
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 21

primazia da anterioridade na fundao de paradigmas. Um escritor forte impe ao passado suas marcas e, assim, altera a percepo que se possa ter desse passado. Depois que Kafka construiu sua obra, outras obras de antes de Kafka passaram a ser kafkianas. Diz Nestrovski: "todo escritor cria seus precursores. Sua obra modifica nossa concepo do passado, como haver de modificar o futuro" (p. 12).

Vista por esse prisma, a pedra de Drummond passa a significar, agora de forma metonmica, o objeto de desleitura do poeta jovem, no intuito de, pelo menos, inscrever sua assinatura no livro dos poetas que venceram ou tentaram.

PEDRA DE TOQUE Penso, com Italo Moriconi, que a glria do poema libertar-se de seu contexto original para poder renascer em qualquer outro. Em contraste, a glria da histria da poesia, o que a realiza enquanto prtica disciplinar, situar o poema em seu prprio contexto (MORICONI, 1992, p. 19). Nesse sentido, ao fazer historiografia jogamos contra o poema que, se forte, h de se insurgir. O exerccio comparatista permite uma diversidade generosa de enfoques, oferecendo ao analista a oportunidade de escolher o modo de aproximao entre textos originalmente produzidos em contextos os mais dspares. Descontada, no entanto, a arbitrariedade de qualquer comparao, restam os elementos incontestveis de semelhana motivada.

A motivao entre textos poemticos que buscam sua afirmao na histria da poesia atuando justamente contra uma fora hegemnica na histria da poesia brasileira o que vai constituir o campo de referncia principal desta parte derradeira. Refiro-me, especificamente, motivao existente entre trs poemas de poetas contemporneos, jovens, e o poema-pai de Drummond, No meio do caminho. Irmana os trs poemas a vontade de desler, de alguma forma, o pai; distingue-os, contudo, o prprio movimento de desleitura na acepo bloomiana adotado.

Doravante, no intento elaborar qualquer espcie de anlise de texto, abrindo o leque interpretativo para elucubraes de carter psicanaltico, estilstico, sociologizante, formalista etc. To-somente procurarei apontar, justificando, qual o tipo de reviso
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

22

que cada um dos poemas executa em relao ao de Drummond. Pela ordem de publicao, vejamos pois os poemas de Ana Cristina Cesar, Bith e Carlito Azevedo:

pedra lume pedra lume pedra esta pedra no meio do caminho ele j no disse tudo, ento? (CESAR, 1991, p. 193)

uma pedra a mais bem no meio da lagoa minhas digitais (BITH, 1990)

A LEITURA QUE FALTAVA No meio da faixa de terreno destinada a trnsito tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido no meio da faixa de terreno destinada a trnsito tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido no meio da faixa de terreno destinada a trnsito tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido. Nunca me esquecerei deste acontecimento na vida de minhas membranas oculares internas em que esto as clulas nervosas que recebem estmulos luminosos e onde se projetam as imagens produzidas pelo sistema tico ocular, to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio da faixa de terreno destinada a trnsito tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido no meio da faixa de terreno destinada a trnsito no meio da faixa de terreno destinada a trnsito tinha um mineral da natureza das rochas duro e slido (AZEVEDO, 1991, p. 48).

Em que pese o fato de estarem estreitamente interligadas as razes revisionrias, do poema de Ana C. pode-se dizer que realiza uma desleitura pela demonizao, isto , o poema-ascendente representa uma potncia que o transcende. Em outras palavras, a pedra referida obstculo, sim, mas simultaneamente lume fogo, luz, brilho que propicia a criao. O impasse que a pedra drummondiana legou aos poetas posteriores est menos no poema em si do que no poeta. O enfrentamento do ser-poetaforte-Drummond exatamente a motivao que faz o poema de Ana Cristina perguntar ele j no disse tudo, / ento?, ainda que com sutil e costumeira ambigidade no tom

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

23

interrogativo de ento?. Ao invs do silncio, o poeta que se quer forte questiona e toca na pedra da tradio, moldando-a a seu gosto.

Harold Bloom, ao defender sua teoria, diz ser a histria da poesia indistinguvel da influncia potica, reafirmando seu interesse pelos poetas fortes, grandes figuras com persistncia para combater seus precursores fortes at a morte. Talentos mais fracos so presa de idealizaes: a imaginao capaz se apropria de tudo para si" (p. 33). O poema de Bith retoma, como os demais selecionados, a pedra drummondiana, mas de maneira complementar e antittica (para usar os termos de Bloom), caracterizando-se, assim, por revelar uma desleitura do tipo Tessera. A tssera um objeto que, entre antigos cristos, servia de senha. A pedra de Drummond fundadora, a de Bith perpetuadora, porque a mais; a pedra de Drummond est no caminho, a de Bith no meio da lagoa5; a pedra de Drummond se fixa nas retinas to fatigadas, a de Bith nas digitais, tentativa que faz o poeta de individuar-se. Complementando e opondo-se ao poema-pai, a identidade do poeta novo se consumar e se estender a partir da prpria pedra fundadora, que, ao ser lanada na lagoa, produzir ondas que mimetizaro as linhas das digitais que singularizam um indivduo. Desde sempre, como vimos em Pedra do escndalo, Drummond, com seu poema, tornou-se a pedra; Bith, como Ana C. e sua pedra lume, busca um lugar para a prpria pedra, nem que seja uma pedra a mais. O poema de Carlito Azevedo, A leitura que faltava, resulta num misto de Kenosis e de Apophrades. O primeiro movimento supe uma espcie de esvaziamento, em que se dessacraliza o poema precursor; o segundo movimento de desleitura supe uma espcie de simulacro que o poeta jovem faz da obra do precursor: numa roupagem fantasmagrica, Carlito se finge traduzindo o poema como que literalmente, ocasionando um choque de literalidade e literariedade. Aquilo que Drummond dissera e fizera do prprio poema Mas mesmo chateao o que estava sentindo. Queria dar a sensao de monotonia, no sentiu essa sensao? Carlito eleva ensima potncia pela transfigurao de um signo potico num outro signo pretensa e falsamente dicionarizado. Algo como um processo de desmetaforizao e subseqente remetaforizao: nesse processo, a instaurao da marca de enfrentamento.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

24

Enfim, como j prenunciava a epgrafe de Augusto de Campos, a pedra de Drummond ganhou o mundo, agora drummundana. Ana Cristina Cesar, Bith e Carlito Azevedo representam algumas das vozes poticas brasileiras contemporneas que querem o enfrentamento, querem a desleitura, querem um lugar, querem a prpria poesia como pedra de toque das prprias foras poticas. Sim, no meio do caminho tem um Drummond. Cabe, todavia, aos poetas jovens no se deixarem petrificar pelo olhar do poeta forte.

E para deixar meu muito obrigado pela pacincia, e pelo possvel interesse, leio o poema Obrigado, de Viola de bolso, de nosso centenrio poeta-itabirano-mineirobrasileiro-gauche-Jos-Carlos Carlos Drummond de Andrade:

OBRIGADO Aos que me do lugar no bonde e que conheo no sei donde, aos que me dizem terno adeus, sem que lhes saiba os nomes seus, aos que me chamam deputado quando nem mesmo sou jurado, aos que, de bons, se babam: mestre! inda se escrevo o que no preste, aos que me julgam primo-irmo do rei da fava ou do Hindusto, aos que me pensam milionrio se pego aumento de salrio e aos que me negam cumprimento sem o mais mnimo argumento, aos que no sabem que eu existo, at mesmo quando os assisto, aos que me trancam sua cara de carinho alrgica e avara, aos que me tacham de ultrabecia a pretenso de vir da Esccia, aos que vomitam (sic) meus poemas, nos mais simples vendo problemas, aos que, sabendo-me mais pobre, me negariam pano ou cobre
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005. 25

eu agradeo humildemente gesto assim vrio e divergente, graas ao qual, em dois minutos, tal como o fumo dos charutos, j subo aos cus, j volvo ao cho, pois tudo e nada nada so (ANDRADE, 1992, p. 972-973).

Referncias: ACHCAR, Francisco. Carlos Drummond de Andrade. So Paulo: Publifolha, 2000. ANDRADE, Carlos Drummond de. Carlos Drummond de Andrade poesia e prosa. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992. ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993. ANDRADE, Carlos Drummond de. Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967. ANDRADE, Mrio de. Aspectos da literatura brasileira. 5. ed. So Paulo: Martins, 1974. A poesia em 1930. ANDRADE, Mrio de. A lio do amigo. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1982. AZEVEDO, Carlito. Collapsus linguae. Rio de Janeiro: Lynx, 1991. BARBOSA, Rita de Cassia. Poemas erticos de Carlos Drummond de Andrade. So Paulo: tica, 1987. (Srie Princpios, v. 110). BARTHES, Roland. Crtica e verdade. Traduo de Madalena da Cruz Ferreira. Lisboa: Edies 70, 1987. [1966] BITH. Digitais. Rio de Janeiro: Portopalavra, 1990. BLOOM, Harold. A angstia da influncia: uma teoria da poesia. Traduo de Arthur Nestrovski. Rio de Janeiro: Imago, 1991. BLOOM, Harold. Um mapa da desleitura. Traduo de Thelma Mdici Nbrega. Rio de Janeiro: Imago, 1995. CALVINO, Italo. Por que ler os clssicos. Traduo de Nilson Moulin. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. CANDIDO, Antonio. Vrios escritos. 3. ed. So Paulo: Duas Cidades, 1995. Inquietudes na poesia de Drummond. [1965]
REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

26

CESAR, Ana Cristina. Inditos e dispersos. 2. ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. GLEDSON, John. Poesia e potica de Carlos Drummond de Andrade. So Paulo: Duas Cidades, 1982. HOLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque & Maria Bethnia ao vivo. Rio de Janeiro: Philips, 1975. 1 disco sonoro. HOLANDA, Srgio Buarque de. O esprito e a letra: estudos de crtica literria, 19471958. Organizao, introduo e notas de Antonio Arnoni Prado. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. v. II. Rebelio e conveno - II. (Artigo publicado no jornal Dirio Carioca, Rio de Janeiro, 27 abril 1952). MORICONI, Italo. Como e por que ler a poesia brasileira do sculo XX. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MORICONI, Italo. Demarcando terrenos, alinhavando notas (para uma histria da poesia recente no Brasil). In: TRAVESSIA 24. Poesia brasileira contempornea. Florianpolis: UFSC, 1992. POUND, Ezra. A arte da poesia. Traduo de Heloysa de Lima Dantas e Jos Paulo Paes. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1991. PRADO, Adlia. Poesia reunida. 3. ed. So Paulo: Siciliano, 1991. SANTANNA, Affonso Romano de. Carlos Drummond de Andrade: anlise da obra. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. SANTIAGO, Silviano. Posfcio. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996.

Traduo de Lillian Virgnia DePaula Filgueiras. Parte publicada no jornal A Gazeta, Vitria, 27 out. 2002. Caderno Dois.

Parte publicada, com modificaes, na revista Ipotesi (Juiz de Fora, v. 12, p. 99-108, 2003), do Programa de Ps-Graduao em Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o ttulo Aos que me do lugar no bonde: breve guia para Drummond.
4

Parte publicada, com modificaes, na revista Contexto (Vitria, n. 7, p. 173-183, 2000), do Programa de Ps-Graduao em Letras, da Universidade Federal do Esprito Santo, com este mesmo ttulo Pedras que se tocam: um poema no meio do caminho.
5

A imagem da lagoa, neste poema, pode ser pensada tambm em outro corte comparativo com o famoso haicai de Bash (velha lagoa / o sapo salta / o som da gua em traduo de Leminski), o que faria supor o desejo do poeta em dialogar com dois poetas fortes, um da cultura ocidental, outro da oriental.

REEL Revista Eletrnica de Estudos Literrios, Vitria, a. 1, n. 1, 2005.

27

Das könnte Ihnen auch gefallen