Sie sind auf Seite 1von 7

(MILITAR ESTADUAL x MILITAR FEDERAL) ou (MILITAR FEDERAL x MILITAR ESTADUAL): CRIME MILITAR? QUEM JULGA?

IOSEF ARAS FORMA, Capito do Exrcito I. INTRODUO Um tema que tem despertado curiosidade na comunidade militar e nos operadores do Direito a ela relacionados a competncia para processar e julgar o crime praticado por militar das Foras Armadas (FFAA) em prejuzo de militar estadual ou distrital, bem como o crime cometido por militar de estado ou do Distrito Federal (DF) contra vtima militar federal. A comentada discusso tem grande importncia para a segurana jurdica dos militares (federais, estaduais e distritais) e para a efetiva aplicao da justia, pois, dependendo da definio da natureza do delito que venha a cometer - crime militar ou crime comum -, o agente militar poder ser processado pelo foro especializado - Justia Militar da Unio ou Justia Militar estadual ou do DF - ou pela Justia Comum estadual. Desta forma, ser mostrada a seguir a evoluo dos entendimentos doutrinrios e dos tribunais, em especial do Superior Tribunal Militar (STM) e do Supremo Tribunal Federal (STF), considerando tanto as modificaes trazidas pela Constituio Federal (CF) de 1988 e pela Emenda Constitucional (EC) n 18 de 1998 quanto a definio de crime militar prevista no art. 9, inciso II, alnea a, do Cdigo Penal Militar (CPM) de 1969. II. DESENVOLVIMENTO 1. Competncia Como saber qual o juzo competente para processar e julgar determinado delito? Respondendo questo, FERNANDO CAPEZ (2005) ensina:
Em primeiro lugar, cumpre determinar qual o juzo competente em razo da matria, isto , em razo da natureza penal. Para a fixao dessa competncia ratione materiae importa verificar se o julgamento compete jurisdio comum ou especial (subdividida em eleitoral, militar e poltica). A Constituio Federal estabelece as seguintes jurisdies especializadas: a) Justia Eleitoral: (...); b) Justia Militar: para processar e julgar os crimes militares definidos em lei (art. 124); c) Competncia poltica do Senado Federal (atividade jurisdicional atpica): (...) Ao lado dessas jurisdies especiais (tpicas ou no), a Constituio prev a jurisdio comum estadual ou federal: a) justia federal (...);

b) justia comum estadual compete tudo o que no for de competncia das jurisdies especiais e federal (competncia residual). (grifos do autor)

Sinteticamente e no mesmo sentido, aduz TOURINHO FILHO (1999): Essa, pois, a primeira delimitao no mbito constitucional. Delimitao feita em razo da matria. Acrescente-se aos ensinamentos de CAPEZ a previso do art. 125, 4, da CF/ 881 (alterado pela EC n 45/ 2004), sobre a competncia da Justia Militar estadual (JME) em face do Jri. 2. Competncia judicial criminal, qualidade do agente e definio de crime militar O agente (militar ou civil) que cometer crime militar contra bens juridicamente tutelados pela Unio, conforme o art. 124, Caput, da CF/ 88 2, ser processado e julgado no foro especializado militar federal. Entretanto, com relao ao crime militar definido no referido art. 125, 4, responder perante a Justia castrense estadual, quando houver3 (como o caso do DF)4, apenas o agente militar estadual ou distrital, pois ainda que se renam os elementos configuradores do crime militar (conforme o art. 9 do CPM), sendo o agente um civil, o crime ser comum e de competncia da Justia Comum estadual, compreenso esta extrada do citado dispositivo constitucional. O mesmo raciocnio deve ser empregado na anlise do crime doloso contra a vida de civil, praticado por militar estadual, visto que o comentado 4 estabelece, neste caso, a competncia do Tribunal do Jri. Ainda, se o crime for comum, seja o autor um militar ou um civil, a competncia ser da Justia Comum, federal ou estadual/ distrital (competncia residual), conforme o caso. Desta maneira, considerando a precedncia constitucionalmente estabelecida para a definio da competncia para julgar o agente de um crime, excetuada a competncia da Justia Eleitoral5, a referida definio depender do acontecimento ou no de crime militar (Justias Militares da Unio e estaduais/DF) e, estando caracterizado crime desta natureza, a prefalada competncia ser definida em razo da qualidade de militar ou no do agente (Justias Militares estaduais/DF). E como se identifica (define) um crime militar? O professor e ex-Ministro do STM, Dr. JORGE ALBERTO ROMEIRO (1994) responde:
Determinando a atual Constituio Federal que Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei (art. 124), manteve o nico critrio existente em nosso direito, desde a Constituio de 1946 (art. 108), para a conceituao dos crimes militares: o determinado critrio ratione legis. Crime militar o que a lei define como tal. (grifos nossos)

CF/88, art. 125: Os Estados organizaro sua Justia, observados os princpios estabelecidos nesta Constituio. (...) 4. Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. (grifos nossos) 2 CF/88, art. 124: Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. 3 Alguns estados no possuem Justia Militar. Nestes casos, o STF j se manifestou no sentido de competir Justia Comum o processo e o julgamento dos crimes militares cometidos por militares estaduais. 4 ROMEIRO, Jorge Alberto. Curso de Direito Penal Militar: Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 1994. p. 28 5 CF/88, art. 109: Aos juzes federais compete processar e julgar: (...) IV os crimes polticos e as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas, excludas as contravenes e ressalvada a competncia da Justia Militar e da Justia Eleitoral.

A lei que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil (CRFB) de 1988 mencionou o Decreto-lei n 1.001/69 (CPM). O comentado estatuto repressivo castrense, em seus arts. 9 e 10, define, respectivamente, os crimes militares praticados em tempo de paz e em tempo de guerra. Observando o citado art. 9 do codex penal militar, verifica-se as trs hipteses gerais de formao do crime militar:
I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; (...) III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: (...) (grifos nossos)

Neste momento que surge a grande questo deste estudo: o militar estadual e o militar federal, ambos na ativa, podem ser considerados militares em situao de atividade para fim de aplicao do art. 9, inciso II, letra a, do Decreto-lei n 1.001, de 21 de outubro de 1969? Segue adiante como a doutrina e os tribunais tm respondido a esta indagao. 3. Evoluo dos entendimentos dos tribunais e doutrinrios a respeito do tema a. CJ n 1.908 (04/07/1951) No julgamento do Conflito de Jurisdio n 1.908, realizado em 04 de julho de 1951, o Plenrio do STF, aps a vibrante divergncia de votos encabeada, de um lado, pelo eminente Min. NELSON HUNGRIA (Relator) e, de outro, pelo no menos ilustre Min. LUIZ GALLOTTI, decidiu, por maioria e na esteira do voto deste ltimo magistrado, que os militares estaduais na ativa e fora do servio poderiam cometer crime militar em prejuzo de militares federais na mesma condio. Segundo a citada opinio dominante, apesar de os policiais militares s integrarem as FFAA quando mobilizados, conforme disposio da Constituio poca, estes poderiam cometer crimes militares sim, e, por conseqncia, serem processados e julgados por uma Justia Militar constitucionalmente criada para crimes dessa natureza e praticados por agentes militares dos estados: a Justia Militar estadual. O voto do Min. Relator (vencido) baseou-se em contrario sensu da disposio do art. 183, p. nico, da CF/46 (Quando mobilizados a servio da Unio em tempo de guerra externa ou civil, o seu pessoal6 gozar das mesmas vantagens atribudas ao pessoal do Exrcito.). Ou seja, os militares estaduais no seriam militares integrantes das FFAA, sendo os ltimos os nicos jurisdicionados da Justia Militar federal aptos a cometerem crime militar segundo o critrio ratione personae do art. 6, inciso II, a, do CPM/44 (equivalente ao art. 9, inciso II, a, do CPM/69) No h notcias de entendimento do STM no sentido de haver crime militar nesses casos. b. Dcada de 1960 Ocorreram, na dcada de sessenta, julgamentos pelo STF na direo de no distinguir os integrantes das Polcias Militares estaduais como militares, para a existncia do delito de natureza militar, pelo critrio em razo da pessoa, o que ensejaria a competncia da Justia Comum. Os
6

(...) pessoal das Polcias Militares estaduais (...), segundo HUNGRIA, em seu voto no comentado CJ n 1.908 .

argumentos principais foram que policiais militares estaduais no poderiam ser considerados militares, para fim de lei penal, ou porque desempenhavam funo de policiamento civil (funo que no tpica do policial militar), ou porque no compunham as FFAA, cujos integrantes, segundo interpretao do Excelso Pretrio na poca, seriam os nicos militares que poderiam cometer crime militar ratione personae. Nesse diapaso: CJ n 2.698 e CJ n 2.735, ambos publicados no DJ de 23/08/1962. O STM no alterou sua linha de julgamento. c. Constituio de 1967 No inovou o tratamento atribudo pela CF/46 aos servidores militares. Em conseqncia, no foi observada deciso dos tribunais em sentido contrrio s suas idias anteriores relativas questo. d. Cdigo Penal Militar de 1969 Com o advento do CPM/69, o seu art. 227 restringiu o alcance da comentada expresso em exame ao integrante das FFAA. Da em diante, ganharam fora os segmentos dos tribunais e da doutrina adeptos no aplicao do precitado art. 9, II, a, da lei penal militar aos crimes cometidos por militares federais contra militares estaduais e vice-versa. Nesse sentido, KLEBER DE CARVALHO COELHO (1983, pp. 83 e 84). Assim, graas existncia do comentado art. 22, os tribunais passaram a contar com este fundamento legal para a interpretao restritiva de militar em situao de atividade. e. Emenda Constitucional n 07/ 1977 A vigncia da EC n 07/77 determinou o acrscimo do seguinte trecho alnea d) do 1 do art. 136 do texto constitucional vigente, relativa possibilidade de criao de Justia Militar estadual: ... com competncia para processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os integrantes das polcias militares (grifos nossos). Em conseqncia, durante a sesso plenria do STF de 01/06/1978, em que se julgava o RHC n 56.049/ STF (RTJ 87/47), houve uma proposta de reformulao da Smula n 297 daquela Corte considerando que o critrio de definio da competncia no seria mais o relativo funo do policiamento civil ou no pelos policiais militares, mas sim o referente condio pessoal de integrantes das polcias militares , que foi acolhida e encaminhada Comisso de Reviso da Smula, para efeito de nova redao. Todavia, no houve manifestao expressa sobre o critrio definidor de crime militar em razo da pessoa. O STM em nada modificou seu entendimento. f. Constituio Cidad (1988) A CF/88 estabeleceu a categoria de militares estaduais (art. 42, Caput) e manteve distinta a categoria dos militares membros das FFAA (art. 142, 3), ambas sujeitas aos princpios da hierarquia e da disciplina. Neste ponto, o grupo que defendia a incluso dos policiais e bombeiros militares da ativa na definio de militar em situao de atividade do art. 9, inciso II, letra a, do CPM/69,
7

CPM/69, art. 22: considerada militar, para efeito da aplicao desse cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao ou sujeio disciplina militar

voltou a reforar a sua idia, pois, segundo eles, a CF vigente teria ampliado a formulao apresentada no art. 22 do Decreto n 1.001/69. ROMEIRO (1994, pp. 78 e 79) foi um dos que defenderam esta ampliao da comentada formulao. A corrente contrria ampliao foi integrada, dentre outros, por CLIO LOBO (2004) que, discorrendo sobre o art. 9 do CPM, em sua ob. cit., ensina: (...) O militar que se encontrava e se encontra sujeito Justia Militar federal, nos crimes militares, quem se ajusta definio do art. 22, somente ele. Por sua vez, o STF veio decidindo desde 1970 (vigncia do CPM atual) contrariamente corrente de incluso dos profissionais de farda estaduais na conhecida alnea relativa ao critrio ratione personae, como ocorreu no CJ n 7.013 (1994) e no CC n 7.051 (1997). O STM manteve sua posio de excluir os integrantes das Polcias Militares (PM) e Corpos de Bombeiros Militares (CBM) do referido vocbulo (RC n 6.261-6-SP, RC n 6.235-7-RJ e RC n 6.323-0-CE). g. Emenda Constitucional n 18/1998 A EC n 18/98, alterando a disposio do art. 42 da CF, presenteou a categoria dos servidores militares estaduais ao retirar da Seo III (Dos Servidores Pblicos Militares) do Captulo VII (Da Administrao Pblica) do Ttulo III (Da Organizao do Estado) da CF/88 a categoria dos militares das FFAA. Assim, a citada Seo III foi reapresentada como Dos Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, de modo que a categoria dos militares estaduais foi prevista em sede constitucional e em uma Seo exclusiva. Tal fato reacendeu as discusses sobre a compreenso dos militares dos estados e do DF como militares em situao de atividade. A partir da, o STM mudou sua viso sobre o problema, passando a considerar como crime militar o delito praticado por ou em desfavor de militar estadual, estando do outro plo da relao um militar federal, considerando a proposio do art. 9 do CPM acima comentada (RC n 7.044-9-RS 8, RC n 7.199-2-RS, RC n 7.204-2-CE, HC n 34.096-3-MG e RC n 7.345-6-MG). De outra sorte, o STF manteve sua ideologia de no considerar militar estadual como militar em situao de atividade, na forma do art. 9, II, a do CPM/69 (HC n 83.003/STF, em que, no reconhecendo a ocorrncia de crime militar, anulou o Acrdo do RC FO n 7.199-2-RS/STM). III. CONCLUSO

Ementa: RECURSO CRIMINAL. REJEIO DA DENNCIA COM FUNDAMENTO NA INCOMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR PARA JULGAR ILCITO PENAL PRATICADO POR SARGENTO DO EXRCITO CONTRA SOLDADOS E CABO DA POLCIA MILITAR DO ESTADO, EM SITUAO DE SERVIO. COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM AFASTADA. MODIFICAO DO ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL A PARTIR DA EMENDA CONSTITUCIONAL N 18, QUE DEU NOVA REDAO AO ART. 42 DA CARTA FEDERAL DE 1988. I A conjugao do art. 9, inc. II, alnea a, do CPM, com os arts. 42, 125, 4, e 142, todos da Constituio Federal, conduz a concluir-se pela competncia da Justia Militar para processar e julgar crime militar, em tese, praticado por militar contra militar, todos em situao de atividade por definio constitucional. II A Constituio Federal de 1988 no recepcionou o art. 22 do CPM. Do mesmo modo, a orientao contida no enunciado da Smula 297, do Supremo Tribunal Federal, editada em 16.12.1963, encontra-se superada ante o novo texto constitucional; III O crime que envolve militar federal e militar estadual desperta o interesse da Unio, j que a Justia Militar Federal tutela os interesses da Federao, como a manuteno da ordem, disciplina e hierarquia nas Corporaes Militares estaduais e nas FFAA. IV Apelo ministerial provido, por maioria.

Diante do exposto, a respeito da materializao do crime militar, os tribunais e a doutrina vm divergindo no que tange amplitude do comentado termo militar em situao de atividade, contido na alnea a do inciso II do art. 9 do CPM, face dualidade da Justia Militar (da Unio e estaduais/DF). Ainda, duas das principais Cortes com competncia criminal do nosso Poder Judicirio tm apresentado ultimamente as seguintes concepes a respeito da ocorrncia do crime militar: a) STF: no ocorrncia de crime militar, por considerar que o militar estadual no se inclui na definio de militar em situao de atividade, prevista no art. 22 do CPM; b) STM: ocorrncia de crime militar, por entender que os integrantes das PM e dos CBM estaduais devem ser considerados militares nos referidos inciso e alnea do art. 9 do CPM, face alterao no art. 42 da CF/88 trazida pela EC n 18/98. Deste modo, sem a pretenso de esgotar o assunto, o autor segue o entendimento do Egrgio STM de que cabe a extenso da qualidade de militar da ativa, conceituada no art. 22 do CPM/69, para fim de conformao de crime militar, aos militares estaduais, alicerando-se nos j citados fundamentos do Acrdo do RC (FO) n 2002.01.007044-9-RS exarado pela Superior Corte Militar. Embora se reconhea que no h hierarquia entre militares federais e estaduais9, certo que deve haver a disciplina e o respeito entre seus integrantes, conforme determinam seus respectivos regulamentos10. Observada a disciplina, a conseqente higidez principiolgica dos integrantes das Foras Militares estaduais e federais refletir direta e positivamente na capacidade da Unio tutelar a manuteno da ordem, da disciplina e da hierarquia nas comentadas instituies, que interesse da Federao - de acordo com a orientao do Superior Tribunal Militar - e garantia do Estado Democrtico de Direito. Logo, foroso admitir que, em tais casos, a competncia para processar e julgar ser de cada Justia Militar tutora da disciplina violada, ou seja, se o agente for militar federal, competir Justia Militar da Unio, e se o autor for PM ou bombeiro militar, ser competente a Justia Militar Estadual da Unidade da Federao a que o miliciano estiver subordinado. Ainda, se no houver Justia Militar Estadual, o militar estadual responder perante a Justia Comum Estadual. Em concluso, a manuteno da ordem, disciplina e hierarquia entre os indivduos das Corporaes Militares estaduais e das FFAA interesse da Federao e do Estado Democrtico de Direito, devendo estes militares zelar pelos bens juridicamente tutelados pelas Justias Militares brasileiras e se abster de cometerem crime (militar) uns contra os outros, sob pena de serem julgados pelas justias castrenses afetas a suas Instituies. BIBLIOGRAFIA CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 12 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 2005. COELHO, Kleber de Carvalho. A dualidade do foro castrense. Revista de Direito Militar. Braslia: Ministrio Pblico Militar da Unio, 1983, ano VII, n. 10, pp. 83 e 84. FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 3 ed. rev., atual. e ampl., So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.
9

Lei n 6.880/80 (Estatuto dos Militares), art. 14, 1: A hierarquia militar a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, dentro da estrutura das Foras Armadas. (grifos nossos) 10 RCont (Regulamento de continncias, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das Foras Armadas, aprovado pelo Decreto Presidencial n 2.243/97), art. 15: Tm direito continncia: ... XV - os integrantes das Polcias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, Corporaes consideradas foras auxiliares e reserva do Exrcito. (grifos nossos)

LOBO, Clio. Direito Penal Militar. 2 ed. atualizada. Braslia: Braslia Jurdica, 2004. ROMEIRO, Jorge Alberto. Curso de Direito Penal Militar: Parte Geral. So Paulo: Saraiva, 1994. TAVARES, Maria Ester Henriques. Despacho relativo ao PDIC n 24/5 e Protocolo n 010/06/DDJ. http://www.mpm.gov.br/static.php?file=noticias/sintese.htm. Acesso em 24 de outubro de 2006. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Cdigo de Processo Penal Comentado. 4 ed. rev. e atual., So Paulo: Saraiva, 1999, v.1.

Das könnte Ihnen auch gefallen