Sie sind auf Seite 1von 24

Manual de Preveno do Stress

Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Outubro 2011

Projecto financiado com o apoio da Comisso Europeia. A informao contida nesta publicao vincula exclusivamente o autor, no sendo a Comisso responsvel pela utilizao que dela possa ser feita. 510375-LLP-1-2010-1-PT-GRUNDTVIG-GMP

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Parceiros do STRESSLESS:
Sociedade Portuguesa de Inovao Sara Brando E-mail: sarabrandao@spi.pt URL: http://www.spi.pt Health Education Milada Krej E-mail: krejci@pf.jcu.cz URL: http://www.pf.jcu.cz/ University of Nottingham Stavroula Leka E-mail: Stavroula.Leka@nottingham.ac.uk URL: http://www.nottingham.ac.uk/ University of Patras Konstantinos Poulas E-mail: kpoulas@ath.forthnet.gr URL: http://www.upatras.gr/ Latvian Adult Education Association Sarmite Pilate E-mail: sarmite.pilate@laea.lv URL: http://www.laea.lv Association Europenne des Enseignants Jean-Claude Gonon E-mail: jean-claude.gonon@aede.eu URL: http://www.aede.eu/ MBO Raad Manfred Polzin E-mail: M.Polzin@mboraad.nl URL: http://www.mboraad.nl/ Vedoma Olga Pregl E-mail: olga.pregl@siol.net URL: http://www.vedoma.si/

PARCEIROS ASSOCIADOS:

European Trade Union Committee for Education Susan Flocken E-Mail: Susan.Flocken@csee-etuce.org URL: http://etuce.homestead.com/ ETUCE_en.html Haute cole d'Ingnierie et de Gestion du Canton de Vaud Ariane Dumont E-mail: ariane.dumont@heig-vd.ch URL: http://www.heig-vd.ch/

ii

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

ndice

1. 2. 3. 4.

Sumrio Executivo ................................................................................................................................. 4 Projecto STRESSELESS ........................................................................................................................... 6 Metodologia .......................................................................................................................................... 9 Boas Prticas Identificadas ..................................................................................................................12 4.1. Boa prtica 1 Grcia .....................................................................................................................13 4.2. Boa prtica 2 Portugal ..................................................................................................................18 4.3. Boa prtica 3 Reino Unido ............................................................................................................20

5.

Bibliografia ..........................................................................................................................................23

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

1.

Sumrio Executivo

1.

Sumrio Executivo

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Este documento o Manual de Preveno do Stress desenvolvido no mbito do projecto STRESSLESS Promovendo a Resilincia dos Educadores ao Stress.

O objectivo deste manual apresentar boas prticas de intervenes para reduzir o stress e aumentar a resilincia, incluindo uma descrio da metodologia aplicada e as tcnicas pedaggicas aplicadas a formadores e professores na rea da educao.

O manual inclui intervenes de preveno de stress a partir de diversas perspectivas no sector da educao. Alguns casos de estudo so dedicados a professores, mostrando que podem tanto reduzir, como prevenir o stress ao nvel individual no seu trabalho. Outras boas prticas so dedicadas a instituies no sector da educao e incluem tanto exemplos de interveno, como de polticas que, por exemplo, o director de uma escola poder implementar como medida de reduo do stress. O objectivo de incluir boas prticas de diversas perspectivas o de fornecer tanta inspirao quanto possvel a todos os stakeholders relevantes no sector da educao.

O manual inclui boas prticas da Grcia, Portugal e Reino Unido. Uma verso mais longa est disponvel online e inclui exemplos de pases como Repblica Checa, Espanha, Letnia, Eslovnia, Brasil, Sua, Holanda e Blgica.

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

2.

Projecto STRESSELESS

2.

Projecto STRESSELESS

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

O Programa de Trabalho da Comisso Europeia Educao e Formao 2010 estabeleceu como prioridade a melhoria da qualificao dos educadores. Este Programa salienta a importncia de atrair e reter professores/formadores mais qualificados e motivados para a sua profisso. A qualidade do ensino vista como um factor determinante na concretizao dos objectivos da Estratgia de Lisboa no que se refere melhoria dos nveis de ensino1. Considerando as novas exigncias associadas profisso de educador, observa-se uma necessidade crescente de existirem novas solues que permitam aos professores/formadores gerir o aumento da presso social sentida no sistema educacional, bem como o stress relacionado com o trabalho nos colaboradores deste sector (ambos com um impacto negativo nos processos e resultados da aprendizagem).

Apresentado pela Agncia Europeia de Segurana e Sade no Trabalho como a segunda causa mais frequente de problema de sade relacionado com o trabalho, o stress um dos principais problemas com os quais o sector educacional se debrua, exigindo uma interveno multifacetada que integre quer uma anlise adequada dos riscos, quer a combinao de medidas orientadas para o trabalhador e para o trabalho, suportando-se no conhecimento dos especialistas, reconhecendo a importncia do ambiente de trabalho e promovendo aces preventivas. Neste contexto, impossvel ignorar as concluses do Relatrio publicado pelo Observatrio Europeu dos Riscos (2009), que apontavam para o facto de o stress lesar mais do que 22% dos trabalhadores da Unio Europeia, prevendo que o nmero de pessoas afectadas por stress relacionado com o trabalho venha a aumentar no futuro.

Vivenciado quando as exigncias do ambiente de trabalho excedem a capacidade dos trabalhadores as gerirem ou controlarem, o stress relacionado com o trabalho est associado a mltiplos factores de risco e envolve uma resposta de stress que desencadeada a nvel fisiolgico, psicolgico e comportamental. O stress relacionado com o trabalho pode ainda gerar consequncias negativas a longo prazo tanto nos trabalhadores (causando problemas de sade como doenas cardiovasculares e msculo-esquelticas ou afectando a sade mental) como nas organizaes (aumentando as taxas de absentismo e reduzindo a produtividade).

Em Maro de 2000, os lderes da Unio Europeia reuniram-se em Lisboa e definiram uma nova estratgia consensual e partilhada entre os

Estados Membros que visava tornara a Europa mais dinmica e competitiva. Esta iniciativa ficou conhecida como Estratgia de Lisboa e englobou um conjunto amplo de polticas. A Estratgia foi relanada na Primavera de 2005, depois de se ter observado que os resultados iniciais eram moderados, estando mais orientada para o crescimento e para o trabalho.

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Considerando a complexidade do stress relacionado com o trabalho, o projecto STRESSLESS Promovendo a Resilincia dos Educadores ao Stress, visa desenvolver uma abordagem integradora que indique aos educadores novos caminhos no sentido de reforar o seu conhecimento e competncias, criando respostas inovadoras para problemas antigos e produzindo um efeito positivo na qualidade e eficcia do processo de ensino atravs de novos mecanismos de gesto de stress nas escolas e da melhoria da sade dos educadores/formadores (pela utilizao de novas e melhores competncias de gesto do stress).

Assim, o projecto STRESSLESS, uma iniciativa de 2 anos que teve incio em Novembro de 2010, reconhece a necessidade de se desenvolverem solues mais eficientes para gerir o stress relacionado com o trabalho, em particular no sector educativo.

Tendo como objectivo o desenvolvimento de um Guia Prtico de Interveno que apoie os educadores e as instituies educativas/formativas, tornando-os mais resilientes na gesto de riscos psicossociais, o projecto espera produzir efeitos em 3 reas principais: Aumentar o bem-estar dos indivduos e nas instituies; Reduzir o stress dos colaboradores e nas instituies; Melhorar a qualidade dos cenrios educativos.

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

3. Metodologia

3. Metodologia

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

As boas prticas foram identificadas com base num conjunto de critrios definidos pelos parceiros. De forma a serem includas no manual, as boas prticas deviam concentrar-se em diferentes tipos de intervenes no sector da educao, de acordo o guia de melhores prticas.

As boas medidas de preveno do stress deviam ainda dirigir-se aos diferentes grupos-alvo do projecto STRESSLESS, principalmente professores, formadores e educadores, mas tambm directores e gestores de instituies de educao.

Tal indica que cada boa prtica est pensada ou para indivduos que trabalham no sector da educao ou para instituies, onde directores e outros membros da administrao podero implement-las como parte de uma poltica de reduo de stress.

O segundo critrio para incluso de uma boa prtica veio do projecto PRIMA-EF Orientaes do Modelo Europeu para a Gesto de Riscos Psicossociais2, onde se descreveu o stress laboral. Ao longo do projecto, trs tipos de trabalho relacionados com intervenes de gesto de stress foram identificados, podendo ser definidos como preveno primria, secundria e terciria:

As abordagens de preveno primria visam combater o stress laboral alterando a forma como o trabalho organizado e gerido. Entre os exemplos, incluem-se a reformulao do trabalho, o desenvolvimento de sistemas de comunicao adequados e a reviso dos sistemas de avaliao;

As abordagens de preveno secundria tm como objectivo combater o stress laboral atravs do desenvolvimento de competncias individuais na gesto do stress atravs da formao. Alguns exemplos destas abordagens incluem exerccios de relaxamento e de gesto do tempo;

As abordagens de preveno terciria visam reduzir o impacto do stress laboral na sade dos trabalhadores atravs do desenvolvimento de mtodos e sistemas de reabilitao e de regresso ao trabalho apropriados, bem como de cuidados de sade melhorados. Entre os exemplos, incluem-se a prestao de aconselhamento confidencial aos funcionrios e formao cognitivo-comportamental.

www.prima-ef.org

10

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

A parceria procurou incluir neste manual boas prticas que representem cada um dos trs nveis de interveno.

O terceiro critrio para incluso de uma boa prtica na verso curta do manual seria a representao de estados-membros da UE com diferentes nveis de stress. Assim, este manual inclui boas prticas do Reino Unido (nveis de stress abaixo da mdia europeia), Portugal (nveis de stress iguais mdia europeia) e Grcia (nveis de stress mais elevados que a mdia europeia).

De forma a descrever as boas prticas de uma maneira uniforme ao longo de todo o manual, foi criado um modelo com os seguintes pontos: Abstract Introduo Descrio da prtica Resultados e discusso Lies prticas Concluses e recomendaes

De notar que existe uma verso mais longa deste manual, que inclui mais exemplos de intervenes relacionadas com o stress laboral, e que pode ser encontrada em: www.spi.pt/stressless (em ingls).

11

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

4. Boas Prticas Identificadas

4. Boas Prticas Identificadas

12

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

4.1. Boa prtica 1 Grcia

ABSTRACT
Os Programas de Apoio ao Trabalhador (Employee Assistance Programs PAT) apresentam sistemas de multiinterveno, baseados em contextos reais, para lidar com o stress laboral no local de trabalho. A organizao responsvel pela implementao desta boa prtica na Grcia a Hellas Employee Assitance Programs LTD, que est a adaptar e implementar PAT certificados internacionalmente na cultura de trabalho grega.

INTRODUO
Um Programa de Apoio ao Trabalhador (PAT) um mtodo de organizao do trabalho que utiliza tecnologias especficas para aumentar a eficincia do trabalhador e do local de trabalho atravs da preveno, identificao e resoluo de questes pessoas e de produtividade (EAPA Int. 2002). Os PAT so sistemas baseados em contextos reais, que integram o conhecimento e as competncias da gesto e das cincias comportamentais com o intuito de gerir com mais eficcia certos desafios organizacionais, como: Stress pessoal e laboral Condies de trabalho que provocam stress, tais como reorganizaes, fuses e aquisies Riscos comportamentais no ambiente de trabalho, tais como violncia, bullying e vrios tipos de assdio Questes de sade mental Riscos psicossociais (cultura organizacional, sobrecarga de trabalho, exigncias da profisso, relaes interpessoais no trabalho, etc.) Questes pessoais e familiares Produtividade e desempenho Os principais objectivos dos PAT, ao implementar um sistema de interveno a vrios nveis no local de trabalho, so: Gerir e reduzir os nveis de stress laboral de uma forma eficiente Minimizar os efeitos dos factores de stress na sade fsica e mental Promover o bem-estar do capital humano Diminuir os riscos psicossociais no local de trabalho Prevenir doenas fsicas e mentais Construir um ambiente de trabalho e uma fora de trabalho saudveis

DESCRIO DA PRTICA
Metodologia dos PAT: Levantamento de Necessidades Desenhar um modelo PAT exige a recolha de evidncias com base em dados do local de trabalho. O primeiro passo avaliar e definir as necessidades do capital humano e os desafios da organizao atravs da anlise dos seguintes pontos: Questionrios de levantamento de necessidades, desenvolvidos especificamente para necessidades de organizaes que aderem s normais internacionais dos PAT; Informao que a organizao recolheu atravs de avaliaes (por exemplo, avaliaes de desempenho, pesquisas internas, avaliaes psicomtricas), discusses de grupo (focus groups), dados sobre ausncias/baixas, dados sobre produtividade, entre outros; Dados recolhidos pelo Departamento de RH e conversas informais com os trabalhadores. A fim de identificar as causas e efeitos do stress laboral, podem ser utilizados os seguintes instrumentos e ferramentas para avaliar o nvel psicossocial e o bem-estar dos trabalhadores utilizado os servios PAT: Avaliar os riscos para a sade: avaliao das atitudes do trabalhador em relao vida e sua sade fsica e mental

13

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

actual (exerccio fsico, dieta, exames e cuidados mdicos, consumo de lcool, medicamentos, etc.) Avaliao do stress: questionrio para avaliao dos sintomas de stress Avaliao do risco comportamental: avaliao dos riscos do comportamento do trabalhador no local de trabalho devido a factores como violncia, volume de trabalho, problemas de comunicao, insegurana no emprego, etc. Avaliao psicossocial: triagem, entradas, questionrios relacionados com o trabalho, a famlia e historial mdico Desenvolvimento de um modelo de servios Com base nos resultados obtidos anteriormente, desenvolvido um modelo PAT medida, de acordo com as necessidades dos trabalhadores e da organizao identificadas. Sistema de Gesto de Stress no Local de Trabalho Holstico e Multi-Intervencional (gesto, trabalhadores e seus familiares) Tal est relacionado com o apoio profissional, acompanhamento e formao da equipa de gesto executiva de uma organizao, dos seus funcionrios e suas famlias, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O objectivo apoi-los na gesto de situaes laborais e familiares stressantes, promovendo um bem-estar psicossocial em toda a organizao a partir do topo. Estatsticas e Taxas de Utilizao Os softwares PAT so utilizados para anlise quantitativa e qualitativa de dados decorrentes da utilizao do programa, fornecendo um relatrio com as seguintes informaes: Dados demogrficos (sexo, idade, residncia, posio, etc.); Taxas de utilizao de servios PAT; Factores de stress no dia-a-dia (questes relacionadas com o trabalho, pessoais e familiares que afectam e provocam stress no capital humano); Taxas de satisfao relativas implementao do programa; RI (Retorno do Investimento) Intervenes de Preveno do Stress Uma Aco em Trs Eixos Aps o levantamento de necessidades, deve ser desenvolvido e adaptado um programa abrangente de preveno e gesto de stress que d resposta s necessidades especficas da organizao (trs eixos de aco): 1 Eixo: Preveno: Preveno primria: foca-se na criao de uma cultura de trabalho saudvel, que apoia os funcionrios e tem um papel activo na gesto de stress, promovendo o bem-estar; Preveno secundria: inclui a identificao precoce de riscos que podem provocar problemas psicossociais no local de trabalho e exige medidas adequadas para os minimizar; Preveno terciria: incide sobre os trabalhadores cujos altos nveis de stress tenham afectado a sua sade mental e bem-estar (sndrome de burnout, depresso, ataques de pnico, vcios, etc.) e que necessitam de apoio de um profissional de sade para reabilitao e um regresso ao trabalho bem sucedido. 2 Eixo: Servios Directos: Para casos onde se revele necessrio uma interveno cara-a-cara, desenvolvido um plano teraputico individual para alvio dos sintomas de stress que inclui: Abordar os problemas e os sintomas Definir objectivos de curto prazo Definir objectivos de longo prazo Aprender novos mecanismos e competncias para aliviar os sintomas de stress O tempo estimado para atingir os objectivos propostos foi definido.

14

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

3 Eixo: Acompanhamento e Avaliao: Intervenes de acompanhamento: para controlar a evoluo de cada caso e avaliar os resultados. Servios PAT implementados em cada eixo para lidar com o stress
PREVENO Desenvolvimento de polticas e protocolos para o stress e bem-estar no local de trabalho. Linha de apoio telefnico 24/7/365 para gesto do stress. Apoio, aconselhamento e orientao a curto prazo a gestores, trabalhadores e familiares para lidar com questes pessoais e familiares que podem aumentar os nveis de stress e afectar o seu desempenho. Formao em sade e bem-estar (para executivos e trabalhadores). Programas de formao para o capital humano focados na luta contra o stress, aumento da resilincia e optimismo, capacidades de resoluo de problemas e melhoria do seu sistema psicoimunolgico como um todo. Seminrios e apresentaes relacionados com sade e bem-estar para sensibilizar, ensinar competncias e melhorar o bem-estar para l do stress (temas relacionados no s com doenas mentais e fsicas, mas tambm com dieta, fitness e programas de relaxamento e anti-tabagismo, etc.) Sesses de acompanhamento cara-a-cara: utilizando o modelo TCC, uma abordagem que visa reconstruir as formas negativas e stressantes de pensar, que afectam negativamente as emoes e o comportamento dos pacientes. Gesto de Stress aps Incidentes Crticos (GSIC): gesto de stress resultante de incidentes crticos e imprevisveis, dentro ou fora do local de trabalho, tais como assaltos, acidentes, perda sbita de trabalhador, aces de terrorismo, violncia, incndios, desastres naturais, etc. O GSIC um sistema de vrias componentes que auxilia a vtima/testemunha de incidentes crticos no seu ambiente trabalho e/ou na sua vida pessoal. Gesto de Caso: desenvolve e oferece um plano de cuidados contnuo a cada paciente, que consiste em acompanhar as intervenes telefnicas proporcionadas a quem utilizou os servios PAT. Alm disso, os profissionais de gesto de caso realizam uma avaliao sobre o grau de satisfao dos clientes e o sucesso dos servios prestados, atravs de questionrios annimos.

SERVIOS DIRECTOS

ACOMPANHAMENTO E AVALIAO

RESULTADOS E DISCUSSO
Apresentam-se os resultados da implementao e adaptao dos programas PAT na cultura empresarial grega como uma estratgia anti-stress holstica. Atravs de um estudo realizado pela Hellas EAP entre 2009 e 2010, com uma amostra de 1.427 trabalhadores de sete empresas (gregas e multinacionais) que receberam servios PAT, procurou-se identificar quais os factores que aumentam os nveis de stress, resumidos na figura seguinte: Factores que aumentam o nvel de stress

8,50% 16%

49,50%

8,50%

17,50% work-related stress lack of collaboration with collegues other problems conflicts at the work place difficulties in balancing work and personal life

15

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

1.

De acordo com outro estudo realizado pela Hellas EAP, utilizando uma amostra de 1.077 funcionrios de uma grande empresa (A) na Grcia, que implementa a certificao internacional Critical Incident Stress Management (Gesto de Stress em Incidentes Crticos CISM), que procurou identificar os factores que aumentam o nvel de stress dos trabalhadores, foram identificados os seguintes resultados: Factores que aumentam o nvel de stress dos trabalhadores

8% 14%

8% 56%

15%

work-related stress

conflicts at the work place

anger

difficulties in balancing work and personal life

other problems

importante realar que o stress laboral inclui: excesso de trabalho, insegurana no emprego, presses para cumprir os prazos e atingir os objectivos estabelecidos, presses de clientes exigentes, conflito entre supervisores, distribuio injusta de trabalho entre colegas, etc. Outros problemas: ataques de pnico, depresso, doenas fsicas e mentais, dificuldades nas relaes pessoais, divrcio, morte de um ente querido, doena crnica na famlia, problemas no acompanhamento de idosos, etc.

2. 3.

4. 5.

De acordo com um terceiro estudo realizado pela Hellas EAP entre 2007 e 2009, utilizando uma amostra de 250 trabalhadores no sector bancrio que foram expostos a um incidente e receberam interveno CISM: 97% dos funcionrios relataram que consideram importante ou muito importante o apoio que lhes foi dado pelos tcnicos CISM da Hellas EAP; 93% relatou que a interveno CISM contribuiu de forma significativa ou muito significativa para uma melhor performance no seu local de trabalho; 99% declarou que necessitam de um apoio contnuo para lidar com stress laboral e pessoal; De acordo com um quarto estudo realizado pela Hellas EAP, utilizando uma amostra de 2.870 trabalhadores e familiares (empresas gregas e multinacionais) que receberam servios PAT sobre questes pessoais e laborais relacionadas com o stress, os resultados indicam um grau de satisfao de 98%; O RI para as organizaes que utilizaram servios PAT, indica que: Empresa A: 1:19 (Sector Industrial) Empresa B: 1:36 (Sector Industrial) Empresa C: 1:30 (Sector Bancrio) Empresa D: 1:32 (Sector Bancrio) Em 2011, uma empresa cliente (B) da Hellas EAP, com mais de 5.000 colaboradores, conseguiu uma reduo de 0,6% no total de ausncias com a implementao do ncleo de servios PAT (Linha de Apoio Telefnico 24/7/365, sesses de acompanhamento cara-a-cara e CISM). A Hellas EAP props para 2012 a implementao de um PAT especfico: um Programa de Gesto das Ausncias.

LIES PRTICAS
Desafios encontrados durante a implementao do PAT nas empresas gregas:

16

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

Gerir as desconfianas dos administradores das empresas para investigar e reconhecer os benefcios de mtodos e programas to inovadores de promoo da sade psicossocial e bem-estar, no que diz respeito gesto de desempenho dos funcionrios. Superar as dificuldades em ajustar os modelos e princpios de PAT internacionais para que se ajustem cultura organizacional grega e aos seus trabalhadores. A necessidade de uma educao contnua e de uma maior sensibilizao dos lderes governamentais, lderes do sector privado e profissionais de RH sobre os benefcios dos PAT em ajudar os funcionrios a lidar de uma forma eficiente com o trabalho e com os desafios pessoais que aumentam o stress e afectam a sua sade fsica e mental e o seu bem-estar. Um esforo constante para promover o valor de uma cultura de trabalho saudvel atravs da capacitao do capital humano. Reduzir equvocos dos trabalhadores em relao confidencialidade dos servios PAT. Combater o estigma e a excluso dos trabalhadores com doenas mentais no local de trabalho. Formar gestores para estabelecer limites quanto ao seu papel profissional e capacidades para lidar com questes de sade mental no local de trabalho, deixando esses casos para os profissionais qualificados atravs dos PAT. As empresas multinacionais localizadas na Grcia so mais receptivas implementao de servios PAT, uma vez que as suas empresas-me tm j uma longa tradio na implementao deste tipo de servios. Ultrapassar a falta de estatsticas e manuteno de registos de muitas organizaes (pblicas e privadas), que podem fornecer informaes precisas sobre os custos no local de trabalho provocados pelo stress laboral, como baixa produtividade, custos mdicos, ausncias excessivas, etc. Desenvolver esforos para aumentar a importncia do departamento de RH numa empresa, passando das actividades bsicas que so os procedimentos de recrutamento e folhas de pagamento para um departamento que detm um papel importante no campo da gesto e desenvolvimento do capital humano.

CONCLUSES E RECOMENDAES
Os servios PAT foram estabelecidos ao nvel internacional em pases como EUA, Canad, Austrlia, China, frica, Irlanda, Reino Unido e Finlndia, tanto no sector pblico como privado, h mais de 40 anos, com resultados qualitativos e quantitativos comprovados. Em alguns dos pases mencionados acima, como a Finlndia, a investigaopiloto foi realizada antes da institucionalizao dos PAT no sector pblico, que foi financiada pelo Fundo Social Europeu, o Ministrio dos Servios Sociais e do Centro Nacional de Investigao e Desenvolvimento, bem como por organizaes privadas. ainda importante destacar que os PAT foram estabelecidos como uma estratgia anti-stress nas organizaes pblicas europeias (Cooper et al. 1992a, 1992b) e so apoiados pela Organizao Mundial da Sade (OMS), pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT) e pela Administrao da Segurana e Sade Ocupacional (OSHA). Hoje em dia, os PAT so ensinados internacionalmente, tanto ao nvel do mestrado como do doutoramento. A Hellas EAP uma empresa pioneira na introduo de PAT na Grcia. A partir da sua experincia nacional e internacional na rea, recomendamos que sejam conduzidos estudos quanto introduo e implementao de PAT atravs de um programa-piloto no sector pblico grego. A hiptese proposta de que os PAT, comprovados como um sistema baseado em contexto laboral cientfico e com resultados, podem ser eficientes para reduzir o stress em tempos de uma grave crise financeira. Por outras palavras, os PAT vo: Agir como uma estratgia anti-stress de promoo de uma cultura de trabalho saudvel, com efeitos directos e indirectos sobre os trabalhadores, as suas famlias, a organizao e toda a sociedade; Contribuir activamente para o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva; Valorizar e promover a sade fsica e mental e a segurana psicossocial nos locais de trabalho; Aumentar os nveis de resilincia dos trabalhadores nos momentos mais difceis; Criar ambientes de trabalho saudveis, com nveis elevados de bem-estar entre os empregados; Aumentar a produtividade dos trabalhadores; Aumentar a competitividade das empresas e a qualidade dos seus servios.

17

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

4.2. Boa prtica 2 Portugal

ABSTRACT
Esta melhor prtica o resultado de um estudo realizado por vrias universidades em Portugal, Brasil e Espanha. O objecto era tentar e solucionar e prevenir o stress, a desmotivao e o burnout de professores e profissionais de sade. Para atingir este objectivo, foi desenvolvido um curso de gesto do stress para estes grupos-alvo. O curso consistiu em cinquenta horas de formao, divididas em onze sesses, dez das quais dentro de portas que incluram: a troca de experincias profissionais entre colegas; identificao de factores de stress especficos, e possveis estratgias para os resolver; substituio de crenas irracionais por outras mais adequadas; e treino de assertividade e relaxamento. O curso incluiu ainda um dia de formao no exterior. Comparando o incio com o fim do programa, os participantes mostraram um aumento significativo na auto-percepo do bem-estar.

INTRODUO
Este estudo foi realizado em 2004 por professores da Universidade do Algarve, da Faculdade de Educao da Universidade Catlica do Rio Grande do Sul e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Mlaga, Espanha. O objectivo do estudo foi tentar resolver os problemas de stress, desmotivao e burnout entre professores e profissionais de sade, pois so estes os grupos de maior risco. A questo do stress (incluindo burnout, depresso, desmotivao, etc.) um fenmeno altamente complexo para o qual no existe uma nica soluo. Contudo h solues e muitas vezes a formao e a educao contnua so as propostas. Estes tipos de cursos e formao podem melhorar a satisfao geral com o trabalho, aumentar a confiana dos alunos que os frequentam e contribuir para um desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto de formao direccionado para resoluo de problemas pessoais, um primeiro programa de formao contnua foi desenvolvido, com a durao de 30 horas, distribudas em 10 sesses, que inclui vrios exerccios. O curso foi um sucesso, embora os participantes tenham sentido que seriam necessrias mais sesses/horas para explorar e resolver as questes de um modo mais aprofundado. Assim, este curso em formao de gesto do stress baseado no anterior, mas inclu tpicos temticos mais relevantes e tem uma durao mais prolongada, tal como exigido pelos participantes do curso anterior.

DESCRIO DA PRTICA
O curso de formao foi estruturado em onze sesses, com um total de 50 horas. Cada sesso foi dividida em quatro horas. Dez das sesses foram conduzidas numa sala interior e a ltima decorreu ao ar livre e teve a durao de dez horas (um dia). O objectivo e a metodologia visaram validar a implementao do curso (contedo e estratgias) por qualquer formador. Assim, o curso foi implementado com dois tipos diferentes de formadores e inclui um grupo de controlo e um grupo experimental. O curso foi realizado com 28 professores, que ensinam ao nvel do ensino secundrio. 21 deles eram do sexo feminino e 7 do masculino. Este foi o grupo experimental. O grupo de controlo era constitudo por 30 professores (que tambm ensinam ao nvel do ensino secundrio), 19 do sexo feminino e 11 do masculino.

RESULTADOS E DISCUSSO
Os indicadores utilizados como mdia para calcular os resultados mostraram que houve uma diferena entre a avaliao preliminar e a ps-avaliao, realizada na ltima sesso. Em geral, o bem-estar profissional dos participantes teve uma avaliao elevada (quanto mais alta a classificao, melhor). A maioria dos participantes sentiu-se mais feliz e estava mais motivada para continuar o seu trabalho no sector. Tal como esperado, o grupo de controlo no apresentou mudanas significativas. O impacto do curso de formao varia de acordo com cada indivduo, porm o estudo foi realizado sob condies profissionais e pode ser considerado uma investigao vlida para novos estudos e investigaes. ainda importante realar que embora a diferena entre os resultados preliminares e a ps-avaliao varie ligeiramente de pessoa para pessoa, os resultados apontam para uma interpretao nica: os participantes sentiram-

18

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

se menos stressados e muito melhor aps a concluso do curso.

LIES PRTICAS
O programa da formao foi o seguinte:
SESSO 1 2 3 ACTIVIDADE 4 Apresentao do curso, programa e participantes Avaliao preliminar das variveis que, juntas, constituem a diferena entre bem-estar e desconforto no trabalho Identificao dos sintomas ou indicadores de stress no trabalho Identificao dos indicadores que podem potenciar este desconforto Identificao de possveis maneiras de resolver problemas e desenvolver estratgias que os profissionais podem utilizar para superar as dificuldades Identificao e substituio de pensamentos negativos e irracionais sobre o indivduo e sobre certos aspectos da vida profissional Desenvolvimento de competncias para lidar com as responsabilidades, expectativas e objectivos profissionais no contexto mais preciso da funcionalidade cognio-motivao Desenvolvimento de competncias de gesto quanto aos sintomas fsicos associados com o desconforto (respirao e exerccios de relaxamento) Desenvolvimento de competncias de gesto do tempo no trabalho Desenvolvimento de competncias de trabalhar em equipa e em reunies Identificao de caractersticas de atitudes relacionais teis Desenvolvimento de competncias de liderana nas relaes interpessoais Identificao e desenvolvimento de competncias de assertividade Identificao e desenvolvimento de competncias para lidar com situaes potenciadoras de conflito no local de trabalho Identificao de regras para um estilo de vida saudvel Desenvolvimento de uma estratgia individual para cada participante

5 6 7 8 9 10 11

Exerccios de dinmica de grupo Perspectivas sobre a implementao da aprendizagem ao longo da vida, profissional e pessoal, para cada participante Ps-avaliao das variveis que, juntas, constituem a diferena entre bem-estar e desconforto no trabalho, bem como da utilidade do curso para os participantes.

CONCLUSES E RECOMENDAES
O grupo experimental confirmou que os participantes mostraram um aumento na percepo de um maior bem-estar no trabalho; estavam tambm mais motivados para continuar o seu trabalho. Os resultados devem ser utilizados como base para discusses e debates sobre como melhorar o bem-estar dos professores e funcionrios de sade atravs da educao contnua sobre estes temas, visto que mostram que h um efeito positivo sobre os participantes.

19

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

4.3. Boa prtica 3 Reino Unido

ABSTRACT
O Oxfordshire County Council (Conselho do Condado de Oxfordshire) administra cerca de 300 escolas. O Conselho reconheceu que o stress era um problema nalgumas atravs da observao de registos de faltas e opinies dos sindicatos. Para resolver esta questo, o Conselho desenvolveu o Worklife Enhancement Scheme (Mtodo de Aperfeioamento da Vida Profissional WLE). Este programa baseia-se em cinco etapas que incluem a preparao da organizao, recolha de dados, anlise dos problemas e desenvolvimento de solues, registo, monitorizao e reviso dos resultados. O programa baseado numa abordagem sistemtica, tal como promovido pelas normas de gesto do Health and Safety Executive (HSE). Aps a implementao do programa, solues locais tm sido postas em prtica em escolas individuais, que incluem a reorganizao do trabalho, disponibilizao de pessoal de apoio, bem como uma formao em gesto de stress. Os resultados mostram uma melhoria constante nas escolas onde o sistema foi implementado. Os trabalhadores reduziram o risco da probabilidade de aumento dos nveis de stress e um maior nvel de bem-estar no local de trabalho quando medido de acordo com as Normas de Gesto do HSE. Desde ento, o WLE tornou-se numa parte importante do programa para o bem-estar do Conselho e actualmente est a expandir-se para outras divises dentro da regio.

INTRODUO
O Oxfordshire City Council responsvel por muitos dos servios essenciais no condado. Anualmente, o Conselho gere cerca de 845 milhes de libras de dinheiro pblico na prestao desses servios, em nome de 615 mil contribuintes. o maior empregador em Oxfordshire, contando com mais de 20.000 funcionrios. Parte da sua responsabilidade a de gerir as cerca de 300 escolas espalhadas por todo o Conselho. Atravs da observao de registos de ausncias e opinies dos sindicatos, o Oxfordshire City Council reconheceu que o stress era um problema nalgumas das suas escolas. O Conselho incentivou as escolas a tomar medidas contra o stress e o seu departamento de RH foi encarregado de produzir um programa de trabalho que ajudasse a reduzir o stress nas escolas participantes. Em 2004-05 foi decidido que o National Well-being Programme (Programa para o Bem-estar Nacional), um modelo desenhado pela Teacher Support Network (Rede de Apoio ao Professor), poderia ser utilizado para comear a abordar estas questes. Tal levou o Conselho a desenvolver o seu prprio programa, o WLE. O trabalho em cada escola foi auto-financiado, o que indicou que o programa era acessvel, principalmente para o grande nmero de pequenas escolas no condado. O WLE est agora no seu quarto ano. Tem uma gesto a tempo integral e faz parte da estratgia de sade e segurana do Conselho. Novas escolas continua a fazer parte do programa, tanto por iniciativa prpria como atravs de uma inspeco. Prev-se tambm tornar o WLE disponvel para outros departamentos do conselho, com o intuito de os auxiliar a evitar que o stress afecte a sade dos seus trabalhadores.

DESCRIO DA PRTICA
H cinco elementos-chave do programa WLE que so implementados nas escolas. Estes esto representados na Tabela 1. O processo ajudou a equipa a falar mais abertamente sobre o stress e mostrou o compromisso da escola para o combater, bem como a determinao do conselho para melhorar a situao. Elementos-chave do WLE
PREPARAR A ORGANIZAO Informar os professores responsveis sobre o processo essencial para garantir que esto preparados para disponibilizar os recursos necessrios para completar a actividade e reconhecer os benefcios da utilizao deste programa. realado que o esquema procura ajudar a escola e est de acordo com a lei. Um membro da equipa da WLE visita as escolas para realizar um levantamento do stress, onde todos os grupos de funcionrios tm a oportunidade de preencher um questionrio confidencial, com base em normas de gesto do HSE [link com o levantamento, em Ingls], sobre assuntos relacionados com stress potencial no local de trabalho. Os

RECOLHA DE DADOS

20

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

ANLISE DOS PROBLEMAS E DESENVOLVIMENTO DE SOLUES

REGISTO DOS RESULTADOS

MONITORIZAO E REVISO

facilitadores na escola ajudam com o processo e garantem que as informaes tm a qualidade necessria. Garantem tambm que todos os funcionrios esto devidamente informados sobre a recolha de dados. realizado um perfil da escola, analisando os dados fornecidos nos questionrios. Este perfil discutido tanto com o director da escola, como com os e facilitadores. O feedback dado de uma forma positiva, no acusativa, por pessoas formadas ao longo do processo. De seguida o director, primeiro, e os facilitadores, depois, do conhecimento do feedback a todos os funcionrios e decidem as aces-chave a tomar. ministrada formao para sensibilizao quanto ao stress aos trabalhadores de cada escola. Pode tambm ser ministrada formao em gesto de tempo, de comunicao ou qualquer outra rea considerada necessria. No seguimento das consultas realizadas a todos os funcionrios, os facilitadores elaboram um plano de aco; podem sugerir medidas que resultaram noutras escolas ou sugerir medidas especficas para a escola. Reunies em rede para partilhar as melhores prticas ocorrem regularmente, entre os directores e os facilitadores. O Grupo de Aco para a Sade e Segurana (Health and Safety Action Group) do Conselho assumiu j o papel de coordenao. O estudo concludo anualmente, permitindo assim que o progresso seja monitorizado e que se identifiquem novas solues para os problemas.

RESULTADOS E DISCUSSES
Aps a implementao do programa, vrias solues individuais tm sido postas em prtica em cada escola. Entre os exemplos incluem-se: 1. Numa escola primria, os resultados do estudo permitiram ao director perceber que as crianas no respeitavam o pessoal auxiliar. Um funcionrio sugeriu um sistema de escolha-consequncia, onde os alunos indisciplinados receberiam um carto amarelo ou vermelho. Estes cartes seriam depois encaminhados para os directores de turma, que decidiriam a punio a aplicar, permitindo ao pessoal auxiliar continuar as suas tarefas. O sistema foi discutido com todos os funcionrios e apresentado aos estudantes durante uma assembleia e melhorou o comportamento na escola. 2. Uma escola secundria alocou uma parte do seu oramento especificamente para o programa WLE, que incluiu a nomeao de um coordenador WLE para melhorar o bem-estar de todos os trabalhadores. Tal tem ajudado a melhorar o trabalho dos facilitadores do WLE, com os funcionrios a pedirem o seu apoio/conselho sempre que consideram necessrio. Embora os benefcios do programa exijam algum tempo at dar frutos, a escola reconhece j algumas melhorias. 3. Outra escola secundria incentivou os funcionrios a melhorar o equilbrio vida-trabalho, recomendando que no levem trabalho para casa e saiam a uma hora especfica. Tal tem ajudado a repensar as suas cargas de trabalho e a sua gesto do tempo. 4. Uma escola identificou que o volume de trabalho de alguns professores se tornava um problema em certas alturas do ano (por exemplo, durante os exames), procurando por isso analisar como poderiam libertar tempo dos professores durante essas pocas. Assim, as reunies das equipas foram reorganizadas e o trabalho do aluno em casa foi ajustado (atravs de trabalhos que no necessitassem de avaliao por parte do professor), procurando reduzir os compromissos dos professores. Tal permitiu reduzir a presso e o volume de trabalho de alguns professores em pocas mais complicadas. 5. Ao trabalhar com uma equipa de administrao, um facilitador identificou que o seu volume de trabalho era um factor potenciador de stress. Assim, decidiram introduzir um sistema rotativo para impedir o crescimento do volume de trabalho. 6. A formao em gesto de stress inclui reconhecer oportunidades sobre como e quando fazer uma pausa. Devido

21

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

natureza do trabalho, este um problema em muitas escolas; no entanto, os funcionrios so alertados para a importncia de fazer pausas, visto que a nica forma de manterem os seus nveis de energia durante todo o dia, o que lhes permitir trabalhar de uma forma mais eficaz. Quando o inqurito foi repetido anualmente nas escolas, os resultados mostraram uma melhoria constante; os funcionrios reduziram o risco de aumentarem os seus nveis de stress e aumentaram os nveis de bem-estar no local de trabalho, quando medidos de acordo com as normas do HSE, tal como apresentado no grfico seguinte: Escolas que participaram em 2006/07 e 2007/08

As classificaes so de 1-5 (no de 1-5), onde 1 o menos favorvel

LIES PRTICAS
As cinco etapas de preparao da organizao, recolha de dados, anlise dos problemas e desenvolvimento de solues, registo dos resultados e monitorizao e reviso so baseadas numa abordagem sistemtica, tal como preconizado pelo HSE e pelo modelo europeu de gesto dos riscos psicossociais, da Comisso Europeia. Tal como mostrado anteriormente, seguir estas abordagens leva a benefcios sustentveis a longo prazo, tanto para os trabalhadores como para as organizaes. Algumas opinies em relao ao programa so apresentadas em seguida: Durante a formao do WLE quase chorei, porque todas as emoes estavam a transbordar e eu sentia-me realmente stressado. Foi muito difcil falar sobre isso. A formao obrigou-me a reconhecer que o stress estava l e deu-me ferramentas para lidar com ele, professor, recm-formado, numa escola primria em Oxfordshire. O impacto sobre a escola evidente e positivo. A maioria dos directores das escolas consideram que tm em conta as necessidades das suas equipas, e todos gostam de pensar que os funcionrios esto felizes a trabalhar com eles, director de uma escola secundria O programa WLE aumentou o bem-estar de todos os trabalhadores. Permite s pessoas analisarem-se a si mesmas e d-lhes oportunidade de reflectir sobre o seu trabalho e o efeito que tm sobre os indivduos e sobre a escola como um todo, directora de uma escola primria.

CONCLUSES E RECOMENDAES
O sucesso do programa levou a que a cada ano mais escolas aderissem ao WLE. Os directores das escolas, os administradores e os funcionrios das escolas participantes podem observar os benefcios de serem envolvidos no processo. O desenvolvimento e implementao do programa levou tambm a algumas escolas a criarem as suas prprias iniciativas para melhorar o bem-estar. O WLE tornou-se uma parte importante do programa para o bem-estar do Conselho, e este est actualmente a avaliar as oportunidades para o expandir para outras regies.

22

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

5. Bibliografia

5. Bibliografia

23

Manual de Preveno do Stress


Modelos e Boas Prticas Verso Curta

BOA PRTICA 1
Relatrio sobre o stress no trabalho da Fundao Europeia para a Melhoria das Condies de Vida e de Trabalho, 2010, Fundao Europeia para a Melhoria das Condies de Vida e de Trabalho HELLAS EMPLOYEE ASSISTANCE PROGRAMS LTD. Dr. Anastasia P. Rush Directora de Servios Clnicos na Hellas EAP Ltd.

BOA PRTICA 2
O estudo Formao em gesto do stresse est disponvel em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/271/27140210.pdf.

BOA PRTICA 3
Oxfordshire County Council - stress case study education. Disponvel em (em Ingls): http://www.hse.gov.uk/stress/casestudies/oxfordshirecountycouncil.htm Management Standards for work related stress. Disponvel em (em Ingls): http://www.hse.gov.uk/stress/standards/index.htm

24

Das könnte Ihnen auch gefallen