Sie sind auf Seite 1von 3

COLEGIO MUNICIPAL ESDRAS ROCHA DATA___________________ ALUNO:_________________________________ SRIE 5 E_ ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTORIA ( II UNIDADE)

Mesopotmia A palavra mesopotmia tem origem grega e significa "terra entre rios". Essa regio localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Mdio, onde atualmente o Iraque. Esta civilizao considerada uma das mais antigas da histria. RELIGIO:

Politesta (adoravam vrios deuses); Deuses antropomrficos (mistura de animais com seres humanos). No acreditavam na vida aps morte e no se preocupavam com os mortos, mas acreditavam em demnios, gnios, espritos bons, magias e adivinhaes. A importncia que atribuam aos astros levou-os a criar o zodaco e os primeiros horscopos.

ECONOMIA:

Agricultura; Criao de gado, o artesanato; Minerao; Comrcio base de trocas que se estendia sia menor, ao Egito e ndia

DIVISO EM CIDADES-ESTADO. SOCIEDADE: dividida em castas.

FORMADA DE VRIOS POVOS ORIUNDOS DE DIFERENTES REGIES. 1)SUMRIOS: os primeiros a habitar o sul da Mesopotmia e construir as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk Contribuies:

Escrita cuneiforme; Veculos sobre rodas; Irrigao; Metalurgia do bronze.

2)ACDIOS: Em 2300 a.C., os acdios dominaram os sumrios graas ao uso do arco e flecha, mas trezentos anos depois foram dominados pelos amoritas (antigos babilnicos). 3)AMORITAS (ou BABILNIOS): edificaram o Primeiro Imprio Babilnico. Principal rei: Hamurabi. Contribuies:

Primeiros cdigos de leis escritos da Histria - o Cdigo de Hamurabi; Astronomia.

4)ASSRIOS: passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista. Bastante violentos. Principal rei: Assurbanipal. Contribuies:

Armas de ferro; Carros de combate; Aretes.

5)CALDEUS (ou NEOBABILNIOS): os caldeus foram os principais responsveis pela derrota dos assrios e pela organizao do novo imprio babilnico. Principal rei: Nabucodonosor. Contribuies:

Matemtica.

APS LER O TEXTO ACIMA RESPONDA CORRETAMENTE. 1 Quais os povos que habitaram a regio da mesopotmia? __________________________________________________________________________ 2 Qual o povo que era conhecido como babilnios? __________________________________ 3 Qual a principal caracterstica do povo assrio? ____________________________________________________________________________

4 - Como estava dividida a sociedade da mesopotmia? __________________________________________________________________________

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. 5. Entre que rios localiza-se a Mesopotmia? Tigre e Eufrates Nilo e Tigre Tigre, Nilo e Eufrates

6. Qual o significado da palavra Mesopotmia? Imprio do Nilo Terra Entre Desertos Terra Entre Rios

A civilizao egpcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre
3200 a.C (unificao do norte e sul) a 32 a.c (domnio romano). Como a regio formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importncia para os egpcios A sociedade egpcia estava dividida em vrias camadas, sendo que o fara era a autoridade mxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsveis pela escrita) tambm ganharam importncia na sociedade. A escrita egpcia tambm foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgao de ideias, comunicao e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a demtica (mais simplificada) e a hieroglfica (mais complexa e formada por desenhos e smbolos). A economia egpcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens frteis do rio Nilo. A religio egpcia era repleta de mitos e crenas interessantes. Acreditavam na existncia de vrios deuses. Como acreditavam na vida aps a morte, mumificavam os cadveres dos faras colocando-os em pirmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida aps a morte seria definida, segundo crenas egpcias, pelo deus Osris em seu tribunal de julgamento. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA 7. A escrita egpcia era: Pictagnica Cuneiforme Hieroglfica 8. A economia egpcia baseava-se, principalmente na: Agricultura Navegao Produo Mineral

Das könnte Ihnen auch gefallen