Sie sind auf Seite 1von 5

Doenas microbianas do sistema nervoso

Resumo IV Microbiologia Tortora

Estrutura e funo do sistema nervoso


O sistema nervoso central (SNC) consiste do crebro, que protegido pelos ossos do crnio, e a medula espinhal, que protegida pela coluna vertebral. O sistema nervoso perifrico (SNP) consiste de nervos que se ramificam a partir do SNC. O SNC recoberto por trs camadas de membranas denominadas meninges: dura mter, aracnoide e pia mter. O lquido crebro-espinal (LCE) circula entre a aracnoide e a pia mter, no espao sub-aracnoide. A barreira hemato-enceflica normalmente impede muitas substncias de penetrar no crebro, substncias entre as quais se acham inclusos muitos antibiticos. Os microrganismos podem penetrar no SNC atravs de um trauma, ao longo dos nervos perifricos e pela corrente sangunea e do sistema linftico. Uma infeco das meninges denominada meningite. Uma infeco do crebro denominada encefalite.

Doenas bacterianas do sistema nervoso


Meningite bacteriana A meningite pode ser causada por vrus, bactrias, fungos e protozorios. As trs principais causas de meningite bacteriana so Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis. Cerca de 50 espcies de bactrias oportunistas podem causar meningite. Meningite por Haemophilus influenzae H. influenzae parte da flora normal da garganta. H. influenzae requer fatores sanguneos para o crescimento; existem seis tipos de H. Influenzae, com base nas diferenas entre as cpsulas. H. influenzae tipo b a causa mais comum de meningite em crianas com menos de 4 anos. Uma vacina conjugada dirigida contra o antgeno poli-sacardeo capsular est disponvel. Meningite por Neisseria (Meningite meningoccica) N. meningitidis causa meningite meningoccica. Essa bactria encontrada na garganta de portadores saudveis. As bactrias provavelmente ganham acesso s meninges pela corrente sangunea. As bactrias podem ser encontradas em leuccitos no FCS. Os sintomas de devem endo-toxina da bactria. A doena ocorre mais frequentemente em crianas pequenas.

Os recrutas militares so vacinados com poli-sacardeo capsular purificado, para impedir epidemias em campos de treinamento. Meningite por Streptococcus penumoniae (Meningite pneumoccica) S. pneumoniae comumente encontrado na naso-faringe. Os pacientes hospitalizados e crianas pequenas so mais suscetveis meningite por S. pneumoniae. Ela rara, mas tem uma alta taxa de mortalidade. A vacina para a pneumonia pneumoccica pode fornecer alguma proteo contra a meningite pneumoccica.

Diagnstico e tratamento dos tipos mais comuns de meningite bacteriana


As cefalosporinas podem ser administradas antes da identificao do patgeno. O diagnstico baseado na colorao de Gram e em testes sorolgicos das bactrias no LCE. As culturas geralmente so feitas em agar sangue e incubadas em uma atmosfera contendo nveis reduzidos de oxignio. Listeriose A Listeria monocytogenes causa meningite em recm-nascidos, imuno-deprimidos, gestantes e pacientes com cncer. Adquirida por ingesto de alimentos contaminados, pode ser assintomtica em adultos saudveis. A Listeria monocytogenes pode atravessar a placenta e causar aborto espontneo e natimortos.

Ttano O ttano causado pelo Clostridium tetani em uma infeco localizada de um ferimento. Clostridium tetani produz a neuro-toxina tetanospamina, que causa os sintomas do ttano: espasmos, contrao dos msculos que controlam a mandbula e morte resultante de espasmos dos msculos respiratrios. Clostridium tetani um anaerbico que cresce em ferimentos sujos profundos e em ferimentos com pouco sangramento. A imunidade adquirida resulta da imunizao com DPT, que inclui o toxoide tetnico. Aps uma leso, uma pessoa imunizada pode receber um refora do toxoide tetnico. Uma pessoa no-imunizada pode receber imunoglobulina humana anti-tetnica. O desbridamento (remoo do tecido) e os antibiticos podem ser usados para controlar a infeco.

Botulismo O botulismo causado por uma exo-toxina produzida pelo Clostridium botulinum crescendo em alimentos.

Os tipos sorolgicos de toxina botulnica variam em virulncia, sendo o tipo A o mais virulento. A toxina uma neuro-toxina, que inibe a transmisso dos impulsos nervosos. Viso borrada ocorre em 1 a 2 dias; paralisia flcida progressiva segue-se em 1 a 10 dias, resultando possivelmente em morte por insuficincia respiratria e cardaca. Clostridium botulinum no cresce em alimentos cidos ou em ambientes aerbio. Os endosporos so mortos pelo enlatamento correto. A adio de nitritos aos alimentos inibe o crescimento aps a germinao dos endosporos. A toxina termolbil e destruda pela fervura (100C) por 5 minutos. O botulismo do lactente resulta do crescimento do Clostridium botulinum nos intestinos do lactente. O botulismo de ferimentos ocorre quando o Clostridium botulinum cresce em ferimentos anaerbicos. Para o diagnstico, camundongos protegidos com anti-toxina so inoculados com a toxina do paciente ou alimentos. Lepra (hansenase) Mycobacterium leprae causa a lepra ou a doena de Hansen. Mycobacterium leprae nunca foi cultivado em meio artificial. Ele pode ser cultivado em tatus e nas patas de camundongos. A forma tuberculoide da doena caracterizada pela perda da sensao na pele circundada por ndulos. O teste da lepromina positivo. O diagnstico laboratorial baseado nas observaes de bacilos lcool-cido resistentes em leses ou lquidos e no teste da lepromina. Na forma lepramatosa, ocorrem ndulos disseminados e necrose tecidual. O teste da lepromina negativo. A lepra no altamente contagiosa e se dissemina pelo contato prolongado com exsudatos. Os indivduos no-tratados frequentemente morrem de complicaes bacterianas secundrias, como a tuberculose. Os pacientes com lepra podem tornar-se no-contagiosos entre 4 e 5 dias de tratamento com sulfonas e ento so tratados em nvel ambulatorial. A lepra ocorre principalmente nos trpicos.

Doenas virais do sistema nervoso


Poliomielite Os sintomas da poliomielite geralmente so dor de cabea, dor de garganta, febre, rigidez da nuca e dorso, e, ocasionalmente, paralisia (menos de 1% dos casos). O poliovrus encontrado somente em seres humanos e transmitido pela ingesto de gua contaminada com fezes. O poliovrus primeiramente invade os linfonodos do pescoo e do intestino delgado. A viremia e o envolvimento da medula espinhal podem se seguir. O diagnstico baseado no isolamento do vrus das fezes e das secrees da garganta. A vacina Salk (uma vacina antiplio inativada, ou VPI) envolve a injeo de vrus inativados com formalina e reforos dentro de alguns anos. A vacina Sabin (uma vacina antiplio oral, ou VPO) contm trs linhagens vivas atenuadas de poliovrus e

administrada oralmente. A plio ser eliminada por meio da vacinao. Raiva O vrus da raiva (um rabdovrus) causa uma encefalite aguda, geralmente fatal, denominada raiva. A raiva pode ser contrada atravs da mordida de um animal raivoso, pela inalao de aerossis ou invaso por meio de soluo de continuidade com a pele. O vrus se multiplica no msculo esqueltico e no tecido conjuntivo. A encefalite ocorre quando o vrus se move ao longo dos nervos perifricos at o SNC. Os sintomas da raiva incluem espasmos dos msculos da boca e da garganta, seguidos por extensa leso cerebral e da medula espinhal e morte. O diagnstico laboratorial pode ser feito por testes FA diretos da saliva, do soro e do LCE ou esfregaos do crebro. Os reservatrios da raiva nos Estados Unidos incluem gambs, morcegos, raposas e guaxinins. O gado, os ces e os gatos tambm podem adquirir raiva. Os roedores e coelhos raramente contraem a doena. O tratamento atual ps-exposio inclui a administrao de imunoglobulina humana antirbica (IGHAR) junto com mltiplas injees intra-musculares da vacina. A imunizao pr-exposio consiste de vacinao. Encefalite arboviral Os sintomas de encefalite so calafrios, dores de cabea, febre e, no final, coma. Muitos tipos de vrus (chamados arbovrus) transmitidos por mosquitos causam encefalite. A incidncia de encefalite arboviral aumenta nos meses de vero, quando os mosquitos so mais numerosos. Infeces arbovirais que devem ser relatadas so a encefalite equina do Leste (EEL), a encefalite equina do Oeste (EEO), a encefalite de St. Louis (ESL), a encefalite da Califrnia (EC) e o vrus do Oeste do Nilo (WNV). O diagnstico baseia-se em teste sorolgicos. O controle do mosquito vetor a forma mais efetiva de controlar a encefalite.

Doenas Fngicas do sistema nervoso


Meningite por Cryptococcus neoformans (criptococose) Cryptococcus neoformans um fungo encapsulado semelhante a uma levedura, que causa a criptococose. A doena pode ser contrada por inalao de excremento infectados de pombos ou galinhas. A doena comea como infeco do pulmo e pode se espalhar para o crebro e as meninges. Os indivduos imuno-deprimidos so mais susceptveis meningite por Cryptococcus neoformans. O diagnstico baseia-se em testes de aglutinao no ltex para antgenos criptoccicos no soro ou no LCS.

Doenas do sistema nervoso causadas por protozorios


Tripanossomase africana A tripanossomase africana causada pelos protozorios Trypanosoma brucei gambiense e Trypanosoma brucei rhodesiensi, e transmitida pela picada da mosca ts-ts. A doena afeta o sistema nervoso do hospedeiro humano, causando letargia e, no final, coma. Ela comumente denominada doena do sono. O desenvolvimento de uma vacina dificultado pela capacidade do protozorio de alterar seus antgenos de superfcie. Menigo-encefalite por Naegleria Encefalite causada pelo protozorio N. fowleri, quase sempre fatal. O protozorio invade o crebro atravs da mucosa nasal.

Doenas do sistema nervoso causadas por Prons


Doenas do SNC que progridem lentamente e causam degeneraes espongiformes so causadas por prons. A doena scrapie da ovelha e a encefalopatia bovina espongiforme (EEB) so exemplos de doenas causadas por prons, que so transferveis de um animal a outro. A doena de Creutzfeldt-Jakob e o kuru so doenas humanas similares doena scrapie da ovelha. Elas so transmissveis entre humanos. Os prons so protenas auto-replicantes sem cido nucleico detectvel.

Doenas causadas por agentes no-identificados


Sndrome da fadiga crnica - A sndrome da fadiga crnica (SFC) pode ser causada por um agente infeccioso no-identificado.

Das könnte Ihnen auch gefallen