Sie sind auf Seite 1von 9

1

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Prezado(a) Cliente,

Estamos felizes em receber sua Proposta de Financiamento Imobilirio. Sabemos que um importante momento de sua vida e nos sentimos orgulhosos de fazer parte dele.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possvel, informamos abaixo a lista de documentos necessrios para iniciar sua anlise. A relao inclui documentos do comprador, para utilizao do FGTS (se for o caso), documentos do imvel e do vendedor (Pessoa Fsica ou Jurdica). ssoa Ressaltamos que a documentao precisa ser entregue completa e em remessa nica, contribuindo assim para reduzir o tempo de anlise. Utilize a relao para

conferncia dos documentos a serem entregues. Lembre se que todos os do Lembre-se documentos devem estar vlidos na data de entrega ao Banco.

Eventualmente, o Banco pode solicitar outros documentos e certides adicionais ou em complemento, tanto para anlise da operao como para cumprir exigncias da localidade ou em face das caractersticas do financiamento pretendido. caractersticas

Se tiver alguma dvida, acesse www.bb.com.br/imoveis, procure sua agncia , de relacionamento ou ligue para a Central de Atendimento BB, 0800 0800-729-0001 ou 40040001 (Capitais e Regies Metropolitanas). gies

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

1. Documentos do Comprador Proposta de Financiamento Imobilirio.


Disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios. Documentos/Formulrios Deve ser entregue em sua forma original, com todos os campos preenchidos e sem rasuras, assinado pelo(s) proponente(s) e vendedor(es), inclusive os cnjuges/companheiros(as), se for o caso.

DPS (Declarao Pessoal de Sade).


Disponvel nas agncias do BB. O documento preenchido eletronicamente pelo gerente de relacionamento e deve conter data e a assinatura do(s) proponente(s). Para cnjuge/companheiro(a) com composio de renda, tambm necessrio o preenchimento da de declarao.

Comprovante de Estado Civil.


Para solteiro(a) Declarao Positiva ou Negativa de Unio Estvel. Para casado(a) Certido de Casamento Escritura do Pacto Antenupcial registrado no RGI Documento a ser apresentado conforme o regime de bens do casamento: Comunho de bens, aps 26.12.1977; Comunho parcial de bens, antes de 26.12.1977; Separao de bens em qualquer data; Comunho de aquestos, a partir de 13.01.2003. Obs.: A Escritura do Pacto Antenupcial no exigida para os casos definidos no artigo 1641 do atual Cdigo Civil Brasileiro ou artigo 258 do antigo Cdigo. O Pacto Antenupcial deve estar registrado no RGI (Registro Geral de Imveis. Caso o cliente no possua o Pacto Antenupcial registrado necessrio Antenupcial encaminhar declarao de prprio punho, com firma reconhecida em cartrio ou por funcionrio BB, com o compromisso de efetuar referido registro concomitante ao registro do instrumento de crdito do financiamento bancrio). Para vivo(a) Certido de Casamento Deve conter a averbao da condio de viuvez ou atestado de bito. Para separado(a) ou divorciado(a) Certido de Casamento Deve estar averbada a separao ou divrcio.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Declarao Positiva ou Negativa de Unio Es Estvel ou Escritura Pblica de Unio Estvel.


Documento necessrio sempre que o estado civil do(s) comprador(es) for diferente de Casado. Modelos fornecidos pelo BB, disponveis nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Quando for Escritura Pblica, deve estar Documentos/Formulrios. registrada em Cartrio.

Opo de Compra e Venda.


Modelo disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios. Deve ser entregue em sua forma original, com todos os campos preenchidos e sem rasuras, datado, assinado pelo(s) proponente(s) e vendedor(es), inclusive os cnjuges/companheiros(as), se for o caso.

Procurao por instrumento pblico.


Caso o comprador seja representado por procurao esta deve ser pblica e conter por poderes para comprar/adquirir o imvel (descrio do imvel), praticar todos os atos necessrios para efetuar a operao, tais como estabelecer condies e preos, constituir gravames, inclusive, alienar fiduciariamente em garantia do financiamento concedido para fiduciariamente a aquisio do imvel, assinar instrumentos particulares de venda e compra, contratar financiamento imobilirio. Caso a procurao tenha sido lavrada no exterior apresentar procurao validada no Consulado Brasileiro do pas onde foi lavrada, traduzida por tradutor juramentado e, nsulado posteriormente, registrada em Cartrio de Ttulos e Documentos. Se lavrada no exterior, em Consulado Brasileiro, no so necessrios a traduo juramentada e o registro em Cartrio de Ttulos e Documentos. artrio

2. Documentos para utilizao de FGTS Carteira de Trabalho e Previdncia Social.


Deve comprovar o tempo mnimo sob o regime do FGTS (3 anos). Apresentar cpia das folhas da CTPS, especificamente das pginas com a foto, da qualificao civil, dos contratos de trabalho.

Declarao do Empregador.
Modelo fornecido pelo BB disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Nos casos em que a CTPS no comprove o local de ocupao principal deve ser apresentada Declarao do Empregador em papel timbrado ou emitido com o carimbo CNPJ da empresa e com a identificao funcional do responsvel pela Declarao. Para trabalhador autnomo ou profissional liberal que explore atividade econmica, com autnomo ou sem scios, com ou sem empregados, necessria a apresentao do Registro de Autnomo junto a Prefeitura do municpio onde exera a ocupao principal.

Comprovante de residncia atual.


Em nome do trabalhador que ir utilizar o FGTS e emitido h menos de 90 (noventa) dias.

Extrato atualizado do FGTS.


Somente os emitidos nos guichs de atendimento da Caixa Econmica Federal ou recebidos por meio do Correios na residncia, com saldo disponvel. Deve ser emitido h menos de 60 (sessenta) dias.

Declarao Completa do IRPF ou Declarao de Isento.


Apresentar cpia da declarao e do recibo de entrega. Para casados ou companheiro(a), apresentar a declarao de ambos, conforme a situao (isento ou no, conjunto ou em separado). Caso o trabalhador tenha feito Declarao Retificadora aps o prazo regulamentar estipulado pela Receita Federal, deve apresentar tambm a Declarao anterior a que se refere a retificadora, para comprovar as alteraes feitas na declarao. No caso de Isentos, o modelo da Declarao pode ser obtido nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

Autorizao para Movimentao de Conta Vinculada.


Modelo fornecido pelo BB, disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

Obs.: Para utilizao do FGTS o trabalhador deve atender a todas as regras estipuladas no Manual de Utilizao do FGTS e legislaes aplicveis. O BB pode solicitar documentos adicionais para a aplicveis. comprovao do atendimento das regras, se necessrio.

3. Documentos do Imvel Solicitao de Avaliao de Imvel.


Formulrio fornecido pelo BB, disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Folha do carn de IPTU.


em que conste a rea do terreno, rea construda do imvel e destinao de uso da terreno, unidade (comercial/residencial/misto); Caso a destinao do imvel no conste no IPTU mas conste na matrcula do imvel, esta informao pode ser dispensada. em que conste o endereo e rea da vaga de garagem, nos casos de apartamento com garagem, vaga de garagem autnoma com lanamento individual de IPTU. para apartamento novo (registro de habite se inferior a 180 dias ou nunca transacionado), habite-se ainda sem o IPTU, deve ser apresentada a certido negativa de tribut tributos municipais contemplando o IPTU/TLP da rea maior.

Ficha de Matrcula atualizada do imvel e da vaga de garagem, se houver houver.


Emitida(s) no RGI competente.

Certido Negativa de nus Reais e Aes Reipersecutrias do imvel e da vaga de garagem, se houver.
Emitida no RGI competente.

Certido Negativa de Tributos Municipais, contemplando o IPTU/TLP do imvel e da vaga de garagem, se houver houver.
Em regra, emitida pelo rgo competente da Prefeitura local.

Certido de aforamento ou contrato ou termo de aforamento, juntamente com o ltimo comprovante de pagamento do foro.
Somente para imveis foreiros. No podem ser objeto de financiamento imveis em regime de ocupao.

Exclusivamente para imveis localizados no Estado do Rio de Janeiro: Certido de Quitao Fiscal e Situao Enfitutica do imvel imvel.
Substitui a Certido Negativa de Tributos Municipais e Certido de Aforamento.

Certido de Quitao de Taxa de Incndio.


Dispensado para imveis novos com habite se expedido h menos de 18 dias. habite-se 180

Certido do 9 Ofcio do Registro de Distribuio.


Somente para imveis localizados na cidade do Rio de Janeiro. Caso essa certido seja positiva, ser necessria a emisso de Certido de Objeto e P de cada processo apontado.

4. Documentos do Vendedor Pessoa Fsica Documento de Identidade.


Para vendedor e cnjuge, se for o caso.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

CPF.
Para vendedor e cnjuge, se for o caso.

Comprovante de Estado Civil.


Para solteiro(a) Declarao Positiva ou Negativa de Unio Estvel. Para casado(a) Certido de Casamento Escritura do Pacto Antenupcial registrado no RGI Documento a ser apresentado conforme o regime de bens do casamento: Comunho de bens, aps 26.12.1977; Comunho parcial de bens, antes de 26.12.1977; Separao de bens em qualquer data; Comunho de aquestos, a partir de 13.01.2003. Obs.: A Escritura do Pacto Antenupcial no exigida para os casos definidos no artigo 1641 do atual Cdigo Civil Brasileiro ou artigo 258 do antigo Cdigo. O Pacto Antenupcial deve estar registrado no RGI (Registro Geral de Imveis). registrado Caso o cliente no possua o Pacto Antenupcial registrado necessrio encaminhar declarao de prprio punho, com firma reconhecida em cartrio ou por funcionrio BB, com o compromisso de efetuar referido registro co concomitante ao registro do instrumento de crdito do financiamento bancrio. Para vivo(a) Certido de Casamento Deve conter a averbao da condio de viuvez ou atestado de bito. Para separado(a) Certido de Casamento Deve estar averbada a separa separao ou divrcio.

Declarao Positiva ou Negativa de Unio Estvel ou Escritura Pblica de Unio Estvel.


Documento necessrio sempre que o estado civil do(s) vendedor(es) for diferente de Casado. Modelos fornecidos pelo BB, disponveis nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios. Quando for Escritura Pblica, deve estar Documentos/Formulrios. registrada em Cartrio de Imvel.

Comprovante de Domiclio Bancrio Bancrio.


Dispensado para correntistas, se crdito no BB. Para crdito em outros bancos, apresentar cpia de folha de talo de cheque, cpia do carto bancrio ou cpia de comprovante de depsito, ou extrato bancrio. Deve ser da mesma conta informada no formulrio Opo de Compra e Venda.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Certido dos Cartrios Distribuidores das Comarcas de residncia e de localizao do imvel Cveis, Executivos Fiscais (Fazenda Pblica), Tutela, Curatela e Interdio .
Caso essas certides sejam positivas, ser necessria a emisso de Certido de Objeto e P de cada pendncia apontada. Sendo o vendedor Pessoa Fsica detentor de Firma Individual, as certides com a grafia e CNPJ da empresa tambm devem ser apresentadas. bm Outras certides so emitidas pelo prprio Banco.

Declarao de Homonmia Homonmia.


Quando for o caso. Modelo fornecido pelo BB, disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

Se produtor rural, empregador ou imvel localizado na regi , imvel regio Sul ou no Estado de So Paulo - Certido Negativa de Dbito do INSS. o
CND/INSS ou Declarao de Dispensa de Apresentao de CND - INSS. o

Procurao por instrumento pblico, junto com o CPF e documento de identidade do representante.
Caso o vendedor seja representado por procurao esta deve ser pblica e conter poderes para vender o imvel (descrio do imvel), praticar todos os atos necessrios para efetuar a operao, tais como estabelecer condies e preos, dar domnio, direitos e rao, aes, receber e dar quitao, assinar instrumento particular de compra e venda e responder por evico de direitos. Caso a procurao tenha sido lavrada no exterior apresentar p procurao validada no Consulado Brasileiro do pas onde foi lavrada, traduzida por tradutor juramentado e, posteriormente, registrada em Cartrio de Ttulos e Documentos. Se lavrada no exterior, em Consulado Brasileiro, ficam dispensados a traduo juramen juramentada e o registro em Cartrio de Ttulos e Documentos.

Formulrio com os dados do Interveniente Quitante.


Quando o imvel encontra se ainda alienado/hipotecado a outra instituio financeira encontra-se necessrio o preenchimento do modelo fornecido pelo BB, disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

Para imveis com venda por meio de alvar judicial nos casos de: Inventrio
Em caso de esplio dever ser apresentado alvar judicial autorizando o inventariante a realizar a venda do imvel em nome do esplio, citando inclusive a forma de pagamento dos recursos (conta do inventariante ou depsito judicial em nome do esplio). As certides do vendedor devem ser providenciadas em nome do esplio. Devem ser apresentados documentos pessoais para qualificao do inventariante.

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Representao, tutela, curatela


Nas operaes envolvendo vendedor incapaz ou relativamente incapaz deve ser apresentado alvar judicial autorizando o Responsvel/Tutor/Curador a realizar a transao imobiliria em nome do assistido ou representado. As certides do vendedor devem ser emitidas em nome do assistido/representado. Nestas situaes devem ser apresentados documentos de identificao e CPF do(s) apresentados representante(s) legal(is).

5. Documentos do Vendedor Pessoa Jurdica CNPJ


Dispensado para empresas correntistas do BB.

Comprovante de Domiclio Bancrio.


Dispensado para correntistas, se crdito no BB. Para crdito em outros bancos, apresentar cpia de folha de talo de cheque, cpia do carto bancrio ou cpia de comprovante de depsito ou extrato bancrio. Deve ser da mesma conta informada no formulrio Opo de Compra e Venda.

Contrato Social (no caso de LTDA / Cooperativas / Comandita Simples / Sociedade Simples) ou Estatuto Social (no caso de S.A. / Comandita Simples) ou Estatuto (no caso de Associaes) e suas alteraes.
Pode ser apresentado o contrato social consolidado. Em qualquer situa situao, os documentos devem estar registrados no rgo competente.

Certido Simplificada da Junta Comercial ou Declarao de ltima Alterao Contratual ou Estatutria.


A certido da Junta Comercial tem validade de 30 dias. Caso a Certido Simplificada no informe a ltima alterao contratual ou estatutria, dever ser enviada declarao da empresa com esta informao, em papel timbrado ou com carimbo CNPJ e assinada por detentor de poderes para tal ato, conforme verificado no Contrato Social ou Estatuto.

Ata de eleio dos representantes legais (no caso de S.A.) S.A.).


Registrada no rgo competente.

Declarao com indicao e qualificao dos representantes que iro assinar pela empresa, com a cpia do documento de identidade e CPF.
Deve ser em papel timbrado ou com carimbo CNPJ da empresa, assinada por detentor de poderes para tal ato. Sendo nico o representante autorizado e podendo a informao ser confirmada atravs do Contrato Social ou Estatuto ou Procurao outorgada, dispensada a apresentao da declarao que trata este item. ada

BB Crdito Imobilirio
Relao de Documentos para o Estudo do Financiamento

Certido da Justia Trabalhista


Emitida na jurisdio da sede da empresa e de localizao do imvel.

Certido dos Cartrios Distribuidores Cveis, Executivos Fiscais (Fazenda Pblica), Falncia e Concordata.
Emitidas na jurisdio da sede da empresa e de localizao do imvel.
Caso essas certides sejam positivas, ser necessria a emisso de Certido de Objeto e P de cada pendncia apontada. Algumas empresas correntistas do Banco do Brasil possuem dispensa de apresentao de certides. Informe ao seu gerente de relacionamento o nome e CNPJ da empresa vendedora para verificar a possvel dispensa de emisso de certides.

Sendo a empresa vendedora filial, devem tambm ser apresentadas as Certides emitidas no CNPJ da Certides matriz. Sendo a empresa vendedora uma firma individual, tambm devem ser apresentadas as certides em nome da Pessoa Fsica, proprietria da firma individual. Outras certides so emitidas pelo prprio Banco, durante a fase de anlise. So elas: anlise. Certido da Justia Federal htp://www.jf.jus.br/cjf/servico/certidao tp://www.jf.jus.br/cjf/servico/certidao-negativa; Certido Conjunta SRF / PGFN - Certido Conjunta de Dbitos Relativos a Tributos Federais e a Dvida Ativa da Unio; http://www.receita.fazenda.gov.br/Grupo2/CertidoesSRF.htm Certido de Dbito do INSS - CND/INSS; http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/CND/CND.HTML Certido de Regularidade de Situao do FGTS CRS/CEF https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCrit

Formulrio com os dados do Interveniente quitante.


Quando o imvel encontra se ainda alienado/hipotecado a outra instituio financeira encontra-se necessrio o preenchimento do modelo fornecido pelo BB, disponvel nas agncias ou pelo site www.bb.com.br > Voc ou Estilo > Crdito > Financiamento de Imveis > Financie seu Imvel > opo Saiba Mais na lateral direita > item Documentos/Formulrios Documentos/Formulrios.

_____________________________
Assinatura do Proponente

Das könnte Ihnen auch gefallen